IBGE: taxa de desemprego diminuiu em junho

Enviado por Assis Ribeiro

Do Muda Mais

Desemprego diminui mais uma vez

Em comparação com junho de 2013, o número de pessoas sem ocupação diminuiu em todas as regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(link is external) (IBGE). A Pesquisa Mensal de Emprego (PME) divulgada hoje (24) traz dados referentes ao mês de junho de 2014, para as regiões metropolitanas de Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Excepcionalmente, ainda não foram disponibilizados os dados das Regiões Metropolitanas de Salvador e Porto Alegre.

Ao comparar junho de 2014 com o mesmo mês de 2013, o Rio de Janeiro apresentou a maior queda na taxa de desemprego, de 2,1 pontos percentuais, o que representa 40,3%; da taxa total.   São Paulo teve queda de 1,5 ponto percentual, o que  representa 24,3% do total; Recife de 0,3 ponto percentual e Belo Horizonte de 0,2 ponto percentual.

No comparativo com o mês anterior, Recife apresentou maior diminuição na taxa de desocupação: em maio de 2014 estava em 7,2% e em junho passou para 6,2%. No Rio de Janeiro a diminuição foi de 3,4% para 3,2% de maio para junho de 2014. Em Belo Horizonte foi registrado aumento de 0,01 ponto percentual: de 3,8% para 3,9%. Em São Paulo, o número de pessoas sem ocupação se manteve estável em junho com relação a maio de 2014: 5,1%.

De acordo com o IBGE, a PME “produz indicadores mensais sobre a força de trabalho que permitem avaliar as flutuações e a tendência, a médio e a longo prazos, do mercado de trabalho, nas suas áreas de abrangência, constituindo um indicativo ágil dos efeitos da conjuntura econômica sobre esse mercado.”

A taxa de desocupação é a proporção de pessoas desocupadas em relação à população economicamente ativa, que é formada pelos contingentes de ocupados e desocupados.

Redação

Redação

View Comments

  • pessimismos

    Este post traz boas notícias para o povo brasileiro. Mas a ressaca da copa nos próximos meses  pode apresentar sintomas desagradáveis para o país, para o governo e para a candidata Dilma. Aos otimistas tais consequências "etílicas" não deverão atrapalhar a próxima festa(as eleições).

  • E dá-lhe notícias ruins para

    E dá-lhe notícias ruins para os vira-latas. Emprego a mil, inflação baixando, 3 milhões de jovens formados pelo PRONATC, et, etc, etc.

Recent Posts

Mauro Cid pode ter negociado perdão judicial em troca da delação premiada, diz jornalista

Acordo poderia ajudar o tenente-coronel a pelo menos manter o cargo e não perder totalmente…

1 hora ago

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad

Apesar da advertência, o ministro se disse confiante em um acordo para resolver o impasse…

2 horas ago

Brasil soma mais de 4 milhões de casos de dengue em 2024

Nove estados e o Distrito Federal já decretaram emergência em decorrência da dengue. Minas Gerais…

2 horas ago

Parece que uma anistia está sendo urdida, por Fernando Castilho

Muita gente já esqueceu as centenas de milhares de mortes pela Covid-19, a tentativa de…

2 horas ago

A Lei de Alienação Parental no Brasil, por Salvio Kotter

Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…

2 horas ago

O Direito de Julgar no vale tudo do mundo, por Marcelo Henrique

Com que “direito” têm estas inúmeras e incontáveis, pessoas, iguais a nós, de declararem suas…

2 horas ago