IBGE: taxa de desemprego diminuiu em junho

Enviado por Assis Ribeiro

Do Muda Mais

Desemprego diminui mais uma vez

Em comparação com junho de 2013, o número de pessoas sem ocupação diminuiu em todas as regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(link is external) (IBGE). A Pesquisa Mensal de Emprego (PME) divulgada hoje (24) traz dados referentes ao mês de junho de 2014, para as regiões metropolitanas de Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Excepcionalmente, ainda não foram disponibilizados os dados das Regiões Metropolitanas de Salvador e Porto Alegre.

Ao comparar junho de 2014 com o mesmo mês de 2013, o Rio de Janeiro apresentou a maior queda na taxa de desemprego, de 2,1 pontos percentuais, o que representa 40,3%; da taxa total.   São Paulo teve queda de 1,5 ponto percentual, o que  representa 24,3% do total; Recife de 0,3 ponto percentual e Belo Horizonte de 0,2 ponto percentual.

No comparativo com o mês anterior, Recife apresentou maior diminuição na taxa de desocupação: em maio de 2014 estava em 7,2% e em junho passou para 6,2%. No Rio de Janeiro a diminuição foi de 3,4% para 3,2% de maio para junho de 2014. Em Belo Horizonte foi registrado aumento de 0,01 ponto percentual: de 3,8% para 3,9%. Em São Paulo, o número de pessoas sem ocupação se manteve estável em junho com relação a maio de 2014: 5,1%.

De acordo com o IBGE, a PME “produz indicadores mensais sobre a força de trabalho que permitem avaliar as flutuações e a tendência, a médio e a longo prazos, do mercado de trabalho, nas suas áreas de abrangência, constituindo um indicativo ágil dos efeitos da conjuntura econômica sobre esse mercado.”

A taxa de desocupação é a proporção de pessoas desocupadas em relação à população economicamente ativa, que é formada pelos contingentes de ocupados e desocupados.

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. pessimismos

    Este post traz boas notícias para o povo brasileiro. Mas a ressaca da copa nos próximos meses  pode apresentar sintomas desagradáveis para o país, para o governo e para a candidata Dilma. Aos otimistas tais consequências “etílicas” não deverão atrapalhar a próxima festa(as eleições).

  2. E dá-lhe notícias ruins para

    E dá-lhe notícias ruins para os vira-latas. Emprego a mil, inflação baixando, 3 milhões de jovens formados pelo PRONATC, et, etc, etc.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador