Primeiro dia de greve paralisa 6 mil agências bancárias

Da Revista Fórum

 

De acordo com a Contraf-CUT, aproximadamente 27% das agências de bancos públicos e privados do país não funcionaram nesta terça-feira (6). Paralisação continua na quarta

Por Redação

No primeiro dia da greve nacional dos bancários, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) calcula que 6.251 agências de bancos públicos e privados paralisaram suas atividades. O número equivale a pouco mais de 27% das agências do país, que seriam hoje 22.975, de acordo com o Banco Central.

“A proposta dos bancos de reajuste de 5,5%, na prática, está anulando os ganhos conquistados pela categoria bancária em 2013 e 2014”, avalia Juvandia Moreira, vice-presidenta da Contraf. De acordo com a entidade, a categoria obteve um aumento real acumulado entre 2004 e 2014 de 20,7%.

“Todos precisam saber que os banqueiros é que são os responsáveis por este impasse. Condições para atender nossas reivindicações eles têm. Cobram 403,5% a.a. no cartão de crédito, 253,2% a.a no cheque especial, tarifas exorbitantes e tem lucros fantásticos”, diz Roberto von der Osten, presidente da Contraf. “Continuamos dizendo aos banqueiros: estamos dispostos a voltar a negociar, mas tem que ser apresentada uma proposta que valorize os trabalhadores, que reponha a inflação, que continue o ciclo de ganho real, que distribua parte dos seus lucros, que tenha salvaguardas para os nossos empregos, que garanta igualdade de oportunidades para todos e, por fim, proteja os trabalhadores do assédio moral, das metas abusivas e do adoecimento”, acrescenta.

A paralisação continua nesta quarta-feira (7).

Redação

Redação

View Comments

  • Durante o primeiro semestre,

    Durante o primeiro semestre, 69% das categorias que tiveram negociação salarial conseguiram ganhos reais, mesmo que inferiores a 1%.

    Agora, o setor que mais lucra, acredito que na face da terra, que é o setor financeiro no Brasil querer impor uma perda de 4.3% aos seus empregados é uma baita falta de consideração com aqueles que fazem este lucro, mesmo ganhando salários irrisórios.

    Mas, os bancos públicos negociam juntos com os privados na FEBRABAN, fato que me faz acreditar que quem está por trás desta proposta ridícula é o governo, através do seu gerente financeiro chamado Levy.

  • Febraban

    O oligopólio dos bancos é o maior tapa na cara dos brasileiros que ganham a vida trabalhando honestamente. Os bancos ampliam e fomentam a crise através do terrorismo na mídia, pagando para seus cães de guarda escreverem sobre o perigo da inflação. Aí colhem o aumento da Selic em níveis totalmente desnecessários. E quanto mais a economia se enfraquece, maiores são os seus lucros.

Recent Posts

Mandato de Sergio Moro no Senado nas mãos do TSE

Relator libera processo para julgamento de recursos movidos por PT e PL em plenário; cabe…

7 horas ago

Uma “Escola para Anormais” no Recife, em Água Fria, por Urariano Mota

Diante disso, quando respiramos fundo, notamos que a escola seria uma inovação. Diria, quase até…

7 horas ago

Praticante da cartilha bolsonarista, Pablo Marçal mente sobre proibição de pouso de avião com doações

Coach precisava ter passado informações básicas à base com 3h de antecedência; base militar tem…

7 horas ago

Enchentes comprometem produção de arroz orgânico do MST no RS

Prognósticos mostram que perda pode chegar a 10 mil toneladas; cheia começa a se deslocar…

8 horas ago

Nova Economia debate o poder da indústria alimentícia

Com o cofundador do site O Joio e o Trigo, João Peres; a pesquisadora da…

9 horas ago

Processos da Operação Calvário seguem para Justiça Eleitoral

Decisão do Superior Tribunal de Justiça segue STF e beneficia ex-governador Ricardo Coutinho, entre outros…

9 horas ago