Ignorante, FHC chama o povo nordestino de burro e de desqualificado

O BRASIL E O NORDESTE – Fernando Henrique Cardoso, preconceituoso e ingrato que é, chamou o povo nordestino de burro e de desqualificado porque este mesmo povo votou em massa a favor da reeleição de Dilma Rousseff.

A fala preconceituosa de FHC não chega a ser exatamente uma novidade visto que o mesmo um dia já chamou todos os aposentados brasileiros de vagabundos, para logo depois criar o Fator Previdenciário que pune até hoje estes mesmos aposentados.

O quadro público mais odiado pelo povo brasileiro, e que é o mentor intelectual de Aécio Neves, disse isso de caso pensado para instilar ainda mais preconceito nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, na esperança de que isto reverta em mais votos para o seu pupilo das Minas Gerais.

O povo nordestino merece todo o respeito da face da Terra. O Brasil que conhecemos hoje nasceu no Nordeste. Salvador foi a capital do Brasil (no tempo do Brasil Colônia) por mais de 200 anos.

O Nordeste tem imensas contribuições prestadas ao Brasil nos campos político, econômico, literário, social, cultural, musical e esportivo, entre outros vários setores.

Isto para não falar das lutas que o bravo povo nordestino travou contra invasores holandeses e franceses, além das lutas para consolidar a independência política do Brasil.

Este bravo povo nordestino é exatamente o mesmo que votou da seguinte forma desde 1945:

-Eleição de 1945: General Eurico Gaspar Dutra, do PSD, vence no Nordeste;

-Eleição de 1950: Getúlio Vargas, do PTB, vence no Nordeste;

-Eleição de 1955: Juscelino Kubitschek, do PSD, vence no Nordeste;

-Eleição de 1960: Jânio Quadros, do PTN, vence no Nordeste;

-Eleição de 1989: Fernando Collor de Mello, do PRN, vence no Nordeste;

-Eleição de 1994: FHC, do PSDB, vence no Nordeste;

-Eleição de 1998: FHC, do PSDB, vence novamente no Nordeste;

-Eleição de 2002: Lula, do PT, vence no Nordeste;

-Eleição de 2006: Lula, do PT, vence novamente no Nordeste;

-Eleição de 2010: Dilma Rousseff, do PT, vence no Nordeste;

-Eleição de 2014: Dilma Rousseff vencerá novamente no Nordeste.

Como vemos, o povo do Nordeste já elegeu, entre outras figuras, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e Lula.

Dizer que o povo nordestino é burro ou desqualificado é uma monstruosidade e uma perversidade inomináveis. E o é porque a própria história trata de jogar por terra o preconceito de pessoas como Fernando Henrique Cardoso.

Este ser infeliz, aliás, não é apenas o quadro público pelo qual o povo brasileiro mais sente ódio, ele é também um preconceituoso e um ingrato de marca maior (foi eleito e reeleito fazendo imensas votações no Nordeste e agora chama os mesmos nordestinos que o elegeram e reelegeram de burros e de desqualificados).

Talvez a ingratidão seja uma das suas mais pérfidas características (que o diga Itamar Franco).

O Brasil deve muito ao Nordeste e ao bravo povo nordestino.

Redação

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Brasil e o Nordeste
    Para quem sofreu as consequências da era FHC nada disso é novidade. O que me assusta é a idolatria de jovens, talvez levados pela adoração doa novos “heróis”:Lobão Roger, Gentili e Ronaldo(esse não fala ou escreve, aliás só lucra). E essa “epidemia” se agiganta e assusta. Os abutres azuis ou a Elite Ariana Tucana, “leva no bico” esse legião cética. Se Constantigo, Mainard, Reinaldo, Blinder ete, convenceram sem questionamento que nossa presidenta “queria trocar ideias” com o EI e que seremos invadidos por Cuba, não duvido de mais nada. Esse senhor deveria se envergonhar por ofender não apenas os nordestinos, moro no Ceará e aqui ninguém liga para as sandices dele, mas aos que “letrados” ou não, sabem.quem ele foi e continua sendo. Não posso escrever!

    1. Tens razão, Elly, corremos o

      Tens razão, Elly, corremos o risco da volta da tucanalha!

      Tinha razão o velho e digno DR. Ulysses: “Os tucanos são muito bons…de bico!”

  2. Parabéns, Diogo Costa. Soube

    Parabéns, Diogo Costa. Soube defender bem melhor que muitos daqui da nossa região a esse despautério emanado do “principe” FHC.

    A recíproca, pelo menos de minha parte, é verdadeira com referência ao bravo  “povo” gaúcho. 

  3. FHC X Nordeste – já se amaram!

    LULA condena o preconceito de FHC, AÉCIO e PSDB contra o NORDESTE

     Preconceito do PSDB estimula ataques ao nordeste, FHC hoje diz que nordestinos são “pobres e desinformados”, mas em 1994 e 1998 eram “ricos e inteligentes”Votação de FHC no Nordeste, em 94 e 98, naquele tempo que o Nordeste quer esquecer, ele não destilou preconceito contras os “pobres e desinformados”! Lula sai em defesa do Norte, Nordeste e dos pobres, condenando preconceito do FHC, PSDB e Aécio Todos mundo sabe que o PSDB governa para as elites, para os mais ricos, divide o país e direciona tudo para São Paulo, governa apenas para uma parcela da população, para a grande maioria eles oferecem as novelas da Globo, jogo do Flamengo e Corinthians e as manipulações do Jornal Nacional, tudo na telinha, se reclamar ainda apanha da PM. Em 1994 Veja você, em 1994, quando FHC foi eleito no primeiro turno, teve em estados do Nordeste até 76,18% dos votos, mas ele não falou que esse povo era pobre e mal informado. Em 1998 Em 1998, mesmo com LULA e CIRO GOMES, dois nordestinos candidatos, o FHC ainda venceu em todos os estados do nordeste, exceto o Ceará, terra do Ciro Gomes.

     www.soldocarajas.blogspot.com

  4. Agora ele fala mal dos

    Agora ele fala mal dos nordestinos, mas quando era candidato não saia de lá andando de jegue e comendo buchada de bode. Depois que se elegeu não tinha mais tempo de ir lá pois tinha que correr o mundo para pegar seus títulos de doutor. Narciso ingrato!

  5. o pior desse homem sem nenum

    o pior desse homem sem nenum caráter,

    é que fhc faz isso mesmo para incitar

    o preconceito e ganhar votos do sudeste!

    pode até ser bem sucedido,

    mas deixará um marca de crueldade

    e de rancor inomináveis na história do país!

    mesmo que ganhe, perde,

    perde a essencia do homem! 

    dginidade!

     

  6. JB, vc é campeão em distorcer

    JB, vc é campeão em distorcer as palavras dos outros e molda-las para fazer seu discursinho rastaquera. 

    Desde quando o Professor Fernando Henrique Cardoso se referiu ao nordeste? 

    O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse nesta segunda-feira (6) que o PT cresceu nos grotões do país e que o Partido dos Trabalhadores tem o voto dos “menos informados”. A declaração foi dada aos blogueiros do UOL Josias de Souza e Mário Magalhães.

    “O PT está fincado nos menos informados, que coincide de ser os mais pobres. Não é porque são pobres que apoiam o PT, é porque são menos informados”, afirmou o ex-presidente.

    “Essa caminhada do PT dos centros urbanos para os grotões é um sinal preocupante do ponto de vista do PT porque é um sinal de perda de seiva ele estar apoiado em setores da sociedade que são, sobretudo, menos informados”, disse FHC.

    Para o tucano, o desempenho do PSDB é diferente, nesse aspecto, uma vez que em Estados como São Paulo seu partido tem maioria.

    “Aqui em São Paulo, quando o PSDB ganha, ele ganha porque tem apoio de pobre, não é porque tem apoio de rico. (…) A falta de informação é responsabilidade do Estado, não da pessoa, é uma constatação. Geralmente é uma coincidência entre os mais pobres e os menos qualificados.”

    O FATO: FHC está completamente certo, o PT criado como representante máximo dos trabalhadores dos grandes conglomerados urbanos está se tranformando sim num partido dos grotões, dos grotões do RS, SC, SP, Minas e TAMBÉM do Norte/Nordeste.

    Outra coisa: FHC ao chamar aposentados de vagabundos, vc sabe muito bem que ele se referia aso aposentados do serviço público com 50 anos de idade, que no meu conceito são vagabundos sim.

    O PT está a 12 infinitos anos no comando do governo central, tem um base aliada que dá dez voltas no quarteirão, um verdadeiro latifúndio, e poderia ter derrubado o Fator Previdenciário desde sempre, se não o fez foi porque o acha necessário.

     

    1. FHC também não chamou todos

      FHC também não chamou todos os aposentados de vagabundo.

      Ele criticou quem se aposentava com menos de 40 anos.

    2. FHC vs “os mal-informados”

               Rapaz, sem delongas, quando ele diz que os “mal-infomados” votam no PT, ele que dizer isso mesmo que o colunista escreveu. Comentário altamente preconceituoso. Queria ver se fosse o PT, já tinham aberto sindicância para o povo ser preso. Agora, como é FHC, pode, não é?!

       

    3. O interessante senso da realidade

      Realmente, essa é de assustar. 

      FHC aposentou-se aos 38 anos de idade, e você, que acha que o funcionário público que se aposenta com 50 anos é vagabundo, o que acha dele?

      O PSDB ganhou em todos os grotões no passado. Porque Fernando Henrique, em 1994, elegeu num partido que era social democrata. Dizia que eram cinco as prioridades: educação, saúde, segurança, habitação e transporte. Como deveriam ser num governo social democrata. Ele se elegeu nos grotões, com os votos ” desinformados” das pessoas que foram cooptadas por um partido que esperava ser comprado com escolas, e chance de se educar e chegar a faculdade. Um povo que esperava ser comprado com habitação. Que esperava ser comprado com saúde. Aí vem um partido cujo projeto de poder comprou os grotões com essas conquistas. Esse é o absurdo moral das questão. Sim,os grotões votam no FHC. E Sabe porque? Porque o rudimento de estado de bem estar social melhorou as suas vidas de forma substancial. Dizer isso que ele disse assusta porque denota duas questões básicas: 

      1) Ou FHC não tem a percepção de que os diversos avanços sociais, registrados em números, foram mais sensíveis sobre as parcelas menos favorecidas de renda, 

      2) Ou ele realmente optou por desprezar esse eleitor, para aproximar-se de uma parcela mais reacionária do eleitorado, num cálculo político tão macabro quanto é macabro pensar que esse senhor já andou por aí montado num jegue e vestindo um chapéu cocó, enquanto vendia aos grotões esperança, para lhes entregar 45% de juros ao ano, e desemprego de 18%.  

  7. Ninguém, absolutamente

    Ninguém, absolutamente ninguém no Nordeste, seja nos círculos acadêmicos, que têm mil diferentes horizontes para desbravar e aprofundar, seja entre qualquer camada da população, ninguém no Nordeste  ainda se lembra de Fernando Henrique Cardoso. As fortes desgraças do passado são creditadas a um tempo acinzentado, digamos assim, “anterior a Lula”. Só no Sul insistem em falar dele o tempo todo. Mas se ele por lá chegar, com certeza será bem vindo e civilizadamente acolhido, desde que não se ponha a discursar na imprensa nordestina.

  8. FHC não chamou o povo

    FHC não chamou o povo nordestino de burro e desqualificado;

    FHC não chamou todos os aposentados de vagabundos.

    Não sei porque se dá destaque a um post com duas inverdades.

    Desafio qualquer um a transcrever trechos de fala do FHC onde ele tenha dito essas coisas.

  9. Por favor ,por que não coloca

    Por favor ,por que não coloca o link do video onde o FHC deu a entrevista.Estão distorcendo o que o FHC falou para conseguir mais votos no Nordeste.Pesquisem no Google.

  10. BAIXARIA

    Prezado Diego, que baixaria, golpe baixo é por que não gostou da nova pesquisa 54 x 46 pro Aécio. Lula, joga pra todos os lados, você me diz que FHC, tem ofendido teu povo, imagine o Lula que ultimamente ofende todos os brasileiros dizendo que o eleitor que vota no PT não conhece mercado de capitais, e sim o marcado da esquina, isso não é ofensa ao povo brasileiro. Só pra informação, a votação em massa no nordeste em Dilma, faz parte de uma tradição de seu povo de ser o último a desgarrar de seu governo, foi o último com antiga Arena, PSDB….. , democracia é assim mesmo, um dia se ganha outro se perde.

  11. BAIXARIA

    Prezado Diego, que baixaria, golpe baixo é por que não gostou da nova pesquisa 54 x 46 pro Aécio. Lula, joga pra todos os lados, você me diz que FHC, tem ofendido teu povo, imagine o Lula que ultimamente ofende todos os brasileiros dizendo que o eleitor que vota no PT não conhece mercado de capitais, e sim o marcado da esquina, isso não é ofensa ao povo brasileiro. Só pra informação, a votação em massa no nordeste em Dilma, faz parte de uma tradição de seu povo de ser o último a desgarrar de seu governo, foi o último com antiga Arena, PSDB….. , democracia é assim mesmo, um dia se ganha outro se perde.

  12. O querealmente tem feito FHC

    O querealmente tem feito FHC com as palavras é não saber impregá-las devidamente. De qualquer forma, não é aceitável que um sociólogo que escreveu livros (pra ninguém ler) não conheça o peso de suas declarações cada vez que abre a boca. Tá sempre deixando margens para ter suas palavras em discussão. Pelo sua história, e idade, deveria se comportar melhor para não ser mal-interpretado como vemos acima. Ou será que ele é mesmo contra o povo nordestino que votou em Dilma? Eis a questão.

  13. Mentira, em nenhum momento

    Mentira, em nenhum momento foi dito qualquer referência a qualquer região do país.

    A critica foi para quem não conhece o PT que é na verdade uma organização criminosa, o texto confirma a regra,o mal informado vota no PT por falta de conhecimento.

    Se o PT tem que usar deste espediente para tentar vencer a eleição é sinal que as coisas não vão bem.

    Notem que foi o mesmo expediente usado em outras eleições, inventam um expantalho e batem nele.

    O PT se alimenta do ódio, semea ódio para ter poder.

  14. JB e o Método Petista.

    Mentir, dissimular e inventar, jogar brasileiros contra brasileiros. Essa estratégia já caducou, não produz mais os efeitos desejados.

    Daí não entendem porque o povo brasileiro está tomando nojo pelo PT.

    O presidente Fernando Henrique Cardoso chamou ontem de “vagabundos” os que se aposentam no Brasil com menos de 50 anos.
    “Fiz a reforma da Previdência para que aqueles que se locupletam da Previdência não se locupletem mais, não se aposentem com menos de 50 anos, não sejam vagabundos em um país de pobres e miseráveis”, disse FHC.
    A frase foi dita quando ele se referia aos benefícios previdenciários que, segundo ele, foram estendidos aos velhos no seu governo. Segundo o presidente, os velhos passaram a ter um programa de renda mínima que não existia.
    Ele disse ainda, sem citar números, que houve um aumento do valor médio dos benefícios pagos pela Previdência e acrescentou que esses são aspectos que precisam ser mantidos na reforma.

     

     

  15. O comentarista Diogo Costa

    O comentarista Diogo Costa mente descaradamente!!! Jamais FHC “chamou o povo nordestino de burro e desqualificado”.

    A partir dessa constatação, não dá para levar a sério uma frase sequer de Diogo Costa. Por partidarismo ou por profissão, a atividade dele é apoiar sempre e sempre o governo, valendo-se de todos os métodos, éticos ou não.

  16. Belíssimo texto, que lava a

    Belíssimo texto, que lava a alma do nordestino. Sim! O Brasil DEVE MUITO AO NORDESTE…até a CONSOLIDAÇÃO DA SUA INDEPENDÊNCIA FOI ÀS CUSTAS DE SANGUE BAIANO. E FHC, é o que chamamos “de pó de traque*” de uma elite despirocada das idéias.

    Bravo! Bravíssimo Diogo.

    *Flatulência.

  17. Não achei

    Cai nesse blog a procura da citação de FHC fez sobre o povo nordestino, mas como em todos os outros lugares não consegui verificar se a palavra NORDESTINO realmente saiu da boca dele ou se saiu de uma inferência de outra parte. Se saiu a palavra NORDESTINO da boa dele, eu gostaria de saber a origem, em entrevista a quem, se tem imagens, se tiverem isso e puderem me falar fico grato. Não sou anti ou a favor de qualquer um dos partidos, só estou procurando os fatos mesmo.

    1. Vejam a reportagem
      Eu vi a reportagem, em momento nenhum ele chamou nordestinos de burros, até disse que a culpa não é dos nordestinos e sim da falta de informação da população, pois os Estados de melhor educação formal tiveram menos votos do pt. A única coisa que ele disse e eu concordo é que infelizmente o Nordeste acaba coincidindo com uma maior concentração desse pessoal carente de informação… Nossa gente, vão ver a entrevista primeiro! Para depois não engolir artigos sem o menor senso crítico!!!

      1. Um pingo pra bom entendendor
        Um pingo pra bom entendendor e a letra .vi essa matéria em vários sites. Mei fiquei com mais nojo desse inginorante.ouvi dizer que ele aposentou com 37 anos.quem aposenta com 65 e vagabundo. Veja e rede globo band . E tudo farinha do mesmo saco.porque vcs nao fala dos desvio da petrobras para campanha do psdb tambem. Assim e os desvio do metro trens etc
        Etc.. e nao votei no pt . Maias ficou em boas mãos

        Quem nao vota no psdb sabe que e uns dos mais corruptos desse pais

  18. custo-me acreditar que este

    custo-me acreditar que este senhor ja foi presidente de uma nação chamada Brasil, não sou do nordeste porem Amo o Nordeste, e não merece tanto preconceito principalmente de pessoas que querem levar vantagens  do bolso do povo   e que não sabem o que e  dar duro para ter seus patrimonios,  este mesmo Senhor com certeza deve   tira umas ferias  no nordeste, para gastar um pouco do dinheiro que o povo lhe beneficiou, eiiiita vidão, ja diz o ditado  cuspiu no prato que comeu, lamentavel.

  19. Acho que este fhc é um

    Acho que este fhc é um sociólogo de butiquim e que por sinal é o admirado do Aecio Neves como próprio mesmo disse. Para mim o fhc não é sociólogo aqui nem la mais adiante. fhc, fecha a matraca e pare de incentivar o preconceito entre os níveis culturais. Escrevi o nome fhc com letra minúscula não porque sou desinformado, é porque este nome não merece ser escrito com letra maiúscula.

  20. FHC E PSDB X NORDESTE
    Gente, a questão não é o que o FHC disse ou não, aliás, pelo o que já li, ouvi e vi o que esse ” cidadão ” , nao tenho nenhuma dúvida que ele tenha dito mesmo, pois seu jeito é sorrateiro, dissimulado e frutiqueiro, tipo que aqui no nordeste chamamos de cínico. A questáo é que ” COINCIDENTEMENTE” durante seus 8 anos de governo, nao trouxe nenhum investemente de GRANDE PROPORÇÁO para o norte e nordeste ( REFINARIA, MONTADORAS DE AUTOS, TRANSPOSICAO DO SAO FRANCISCO, TRANSNORDESTINAS, DUPLICACOES DE BRs PÓLOS PETROQUIMICOS, , UNIVERSIDADES, ESCOLAS TECNICAS, UPAS ETC….) obras essas estruturadoras e que trazem valores agregados e geração de empregos… Olha, nao posso e nao sou leviando pra dizer que vi ele chamar nordestinos de ignorantes e desinformados, mas vi e ouvir ele após ser reeleito , sendo indagado por um jornalista sobre promessa de campanha, ele disse em bom som: ” esqueçam o que prometi na campanha, e vi e ouvi que ele chamou sim aposentados de VAGABUNDOS,

  21. Com todo respeito ao povo
    Com todo respeito ao povo nortista e nordestino; mas tive proximidade com os inestimentos oriundos do Imposto de Renda para a Sudam e Sudene. Sei o quanto de dinheiro público foi destinado.
    Sei também o quanto recursos públicos foi destinado a fundo perdido, pois os projetos financiados, muito poucos prosperaram.
    A corrupção era inadministravel.
    Penso que passou da hora dessas regiões, andarem com suas próprias pernas
    Me faz lembrar dos filhos, que mesmo tenfo idade suficiente para procurar sua independência, insiste em viver com os pais.

    1. Muitos acreditam que é apenas

      Muitos acreditam que é apenas esse e aquele que rouba, esta ou aquela área do país que é assim ou assado. Na verdade eles mesmos ficam dentro de tudo isso e nem sabem. O Sudeste também fez parte do fim da Sudene. Já passou mesmo da hora disto acabar. Muito dinheiro da Sudene e do Banco do Nordeste, entre outros, foram parar em lojas e indústrias de SP. Para construir prédios que nada tinham a ver com seca. O dinheiro da seca enriqueceu muita gente do Brasil que nada fazia ou fez em prol de seca. Nada disso se fala, porque o digníssimo FHC fez o favor de por uma pá de cal em cima e quase nada foi para a imprensa. Talvez fosse o caso de se pedir um julgamento no Tribunal de Haia, afinal água é o bem primordial da vida. O dinheiro durante décadas, como dizem, teria dado para irrigar várias vezes o Semi-Árido. Enquanto isso milhares de quilômetros além da seca, outra área estava se desenvolvendo muito bem, sugando em vários canudos.

      Se é para generalizar também de uma forma injusta e alienada, seria o mesmo que dizer que isto me faz lembrar dos filhos adultos, que mesmo já tendo construído uma boa vida na cidade grande, pegam dinheiro dos pais aposentados e os irmaos roceiros, sem que eles saibam, afinal nunca “iriam para a frente mesmo”.

  22. Sulistas, vocês vão pagar, não pensem que eu vou esquecer, vocês ainda vão me pagar, quando menos esperarem, o sul vai explodir, eles vão sentir tudo o que meus ancestrais passaram, e tudo vai se resolvido com o fim do sul. Minha vingança contra eles!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador