Mais sobre a capa de “Todos os Olhos”, de Tom Zé

Atualizado às 20:41

Por Tam

Chico Andrade, fotógrafo da famosa capa do album de Tom Zé, “Todos Os Olhos”, revelou que a fotografia da capa foi mesmo do ânus. Ele postou outra foto da sessão. É só acessar o link:

http://chicoandrade.wordpress.com/2011/11/15/inedito-foto-original-da-ca…

Do Blog do Chico Andrade

inédito, foto original da capa do disco de TomZé…

… a capa do LP “todos os olhos do mundo”… :

… essa capa é um dos meus orgulhos criativos… minha maior e mais duradoura criação… criada em 1973 é até hoje polêmica… considerada a 2a. melhor capa do século XX pela Folha de SP, e agora (2011) faz parte da exposição das melhores 50 capas de discos de todos os tempos… tem gente que jura que era uma bôca… mas, foi um cu mesmo… eu ainda tenho as fotos originais (em slides)… meu nome está lá para quem duvidar… na época eu era sócio do prof. Décio Pignatari…

… sempre relutei em mostrar as fotos originais que tenho até hoje guardadas em slides… mas, como o post que publiquei sobre o assunto, bombou, resolvi publicar a foto… a moçoila que posou fazia ponto na rua e cobrou um cachê artístico, inclusive, assinando recibo e tudo mais… sabendo inclusive o destino da foto… abaixo portanto uma das fotos da sessão:

Por Reinaldo Moraes

Com todo o respeito ao Chico Andrade, não à memória dele, saliento que no encarte do LP tá lá: Fotografia – Reinaldo de Moraes. Na época eu ainda usava esse “de” no meu nome. Deixei todos os cromos com o Marcão, o cara da arte da agência do Décio Pignatari.

Me lembro vagamente do Chico, sócio do Décio na agência. Esse que o Chico exibe no post talvez seja um desses, da primeira série que eu fiz com a bolinha no cu da moça (uma ex-namorada paciente) e que foi rejeitada pelo Marcão e pelo Décio por ter ter resultado muito obviamente anal e não passar a ambiguidade semiótica requerida pela concepção da foto/título, idéia transgressiva do Décio e do Chico.

Achei meio mal ele publicar aquela foto, que não sei dizer se era ou não da minha ex, acho que sim.

Toda a história que eu contei no Ilustríssma, suplemento da Folha, é absolutamente verdadeira. Dêem uma olhada no link abaixo. Remete a uma monografia sobre as capas dos discos do Tom Zé.

Nos comentários sobre o “Todos os olhos”, há uma reprodução do encarte do LP original, com uma ficha técnica. Está lá meu nome no crédito da foto. Se eu fiz a foto, como não vou me lembrar das circunstâncias em que ela foi feita? Talvez eu não devesse ter aberto esse segredinho. Foi a jornalista Phydia de Andrade que publicou isso primeiro na Carta Capital, bem antes da Folha.

Mas como alguém aí já disse, que importância isso tem? A idéia da capa foi realmente ótima e eu a realizei com os paupérrimos recursos que tinha à mão, excetuando a rica matéria orgânica da garota. http://www.anhembi.br/mestradodesign/pdfs/marcio_beltrao.pdf

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador