PROTESTE encontra altos níveis de acrilamida em alimentos industrializados

A PROTESTE Associação de Consumidores avaliou a quantidade de acrilamida de 51 produtos de oito categorias de alimentos – batata frita, batata chips, biscoito doce e salgado, biscoito cream cracker, pão francês, salgadinhos e torradas – e constatou que o pão francês e os biscoitos doces e salgados são os campeões em teor da substância.

O pão francês da marca Extra contém a maior quantidade da acrilamida, 225 microgramas por quilo, enquanto o do Carrefour tem 111.

Entre os biscoitos doces, o Passatempo tem menos de 100 microgramas por quilo, enquanto o Adria tem 1.110. Já entre os salgados, o da Nestlé Nesfit tem 1.060 microgramas por quilo e o Club Social, 526. E o biscoito cream cracker da Mabel apresenta 448 microgramas por quilo, e o Richester, 210.

A batata frita do Habib’s contém a maior quantidade de acrilamida, 496 microgramas por quilo e a do Bob’s a menor, com 100. E entre as batatas chips, a Stax tem 765 microgramas por quilo, e a Ruffles tem 243.

O salgadinho da Cheetos tem menos de 100 microgramas da substância e o Pingo D’Ouro, 393. E a torrada da Plus Vita tem 244 microgramas de acrilamida por quilo, enquanto a da Visconti tem 102.

A acrilamida é uma substância química formada durante o aquecimento de alimentos ricos em carboidratos, a temperaturas acimas de 120°C. Classificada como um provável cancerígeno pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, ainda não há consenso sobre o limite seguro para o consumo. Por isso, a PROTESTE recomenda a ingestão destes alimentos com extrema moderação.

A PROTESTE pediu a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a elaboração de um código de boas práticas para que os fabricantes revejam seus processos de fabricação e cumpram metas para a redução da acrilamida em  seus produtos.

A avaliação completa está disponível na revista PROTESTE Saúde nº 27 de fevereiro, que é distribuída exclusivamente aos associados à entidade e também no site: www.proteste.org.br

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. “Acrilamida é uma substância

      “Acrilamida é uma substância química formada durante o aquecimento de alimentos ricos em carboidratos, a temperaturas acimas de 120°C”

      Ou seja, é uma substância que os seres humanos já ingerem desde que descobriram o fogo e passaram a consumir carbohidratos cozidos ou assados. Isto é, desde que começaram a comer trigo (pão) milho (tortilhas), etc.

      Mas, tem um pessoal que é contra o desenvolvimento das forças produtivas – do conhecimento, da tecnologia, das ferramentas, etc. – e em lugar de coçar o saco com carinho, resolve encher o dos outros inventando, a cada dia, uma notícia de uma substância que acusam de ser cancerígena. Estão dizendo pra você que não coma pão nem tortilhas, porque são cancerígenos. Hoje, estão dizendo que tem que diminuir a quantidade. Mas, já preparam para querer uma lei proibindo tudo, ao dizer que “ainda não há consenso sobre o limite seguro para o consumo”.

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador