Aécio não é nem sabido nem esperto

Em Minas há um dito para definir pessoas: ˆFulano é sabido mas não é esperto”. Refere-se àquelas pessoas que esbanjam conhecimento, mas carecem de esperteza.

Aécio Neves, seguramente, não é sabido nem esperto.

Em relação aos temas contemporâneos, é de uma ignorância crassa. Em relação à decantada esperteza política mineira – da qual seu avô Tancredo Neves quase foi um representante – é um completo jejuno.

Enquanto estava em Minas, Aécio foi blindado. Representava um conjunto de forças relevantes e seus partidários o cercavam quase com o mesmo zelo com que se cerca um incapaz. Aqui mesmo, alguma vez me iludi que ele seria a força civilizada do PSDB contra a selvageria representada por Serra.

Engano. Não se desgastou porque pouco se sabia sobre ele, apenas o fato de ser um folgazão, um cinquentão cercado de amigos farristas e querendo gozar a vida.

Colocado no centro do picadeiro, a cada dia que passa revela sua verdadeira face, de um político sem dimensão do nacional, desinformado e bobo, de uma tolice adolescente.

José Serra sempre foi excessivamente esperto, da modalidade que em Minas se diz que a esperteza engole o esperto.

Sua tática consistia, sempre, em analisar para onde soprava o vento da mídia e se colocar em posição favorável. Havia espaço vago para assumir um discurso industrialista? Serra se colocava. O momento agora é da intolerância moral? E Serra se punha a ler a Bíblia e condenar os ímpios ao fogo do inferno.

Aécio tenta praticar a mesma esperteza, mas com um grau mortal de desinformação.

Sempre foi um parlamentar apagado. No Senado, era nublado até pela atuação de Itamar Franco.

Como não tem nada a oferecer, ideias, conciliação, propostas, paciência para abrir mão do lazer em favor dos trabalhos, embarcou na única canoa que se julgou capaz de dirigir: a do terceiro turno. E passou a produzir um festival campeão de fanfarronices e factoides, contando com a falta de discernimento da mídia para se promover.

É um completo tolo.

Serra, o mais rancoroso dos tucanos, já se deu conta de que o momento é o da responsabilidade e da pacificação. Tirou correndo a túnica de incendiário e de pastor louco e voltar a envergar a de parlamentar responsável.

Geraldo Alckmin fica na dele. Dia desses conversei com um dos generais alckmistas. Dizia ele: se o Geraldo não fizer nada, leva tudo contando apenas com as besteiras do Aécio.

Mas Aécio vai continuar assim pelo resto da sua vida política. Conta prosa em público, como um valentão de praia. Depois, irá se vangloriar com seus companheiros de noitadas intelectuais: Ronaldão, os Garnero e outros playboys “malacas” das praias do Rio.

***

Sobre os amigos de Aécio:

https://www.youtube.com/watch?v=t4v6Sl10_yE width:700 height:394

Luis Nassif

106 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif, você pintou o aécio

    Nassif, você pintou o aécio cuspido e escarrado, como se diz aqui em minha região. É realmente incapaz.

  2. Ciro Gomes, amigo de Aécio

    Ciro Gomes, amigo de Aécio Neves, certa vez afirmou: “Aécio é um bom rapaz, mas lhe falta cultura para assumiar a presidência da república; ele precisa ler mais, se informar, estudar.”

     

  3. Triste pais cuja “elite”

    Triste pais cuja “elite” economica , empresarial apoia um candidato de tal envergadura.

    Um cidadão com tamanho preparo poderia no maximo dirigir um clube de futebol de praia, de segunda divisão.

    1. Não, não, não !

      Até para dirigir um clube de futebol de praia há de existir uma estrutura! Sinceramente, pelo que já vi em vídeos e jornais sobre esse político, não consigo ver estrutura e equilíbrio para dirigir o que quer que seja. Ele realmente administrou Minas Gerais? Ou outros administraram? Lembro que enquanto governador, saia sempre em colunas sociais de festividades no Rio. Uma delas, a do Hotel Fasano, transformou-se em escândalo…

    2. “Triste pais cuja “elite”

      “Triste pais cuja “elite” economica , empresarial apoia um candidato de tal envergadura.”

      É exatamente por este motivo que o apoiam. não querem um presidente, querem um abestalhado para ser manipulado pelos “espertos”.

  4. Bravo, Nassif!

    Sensacional!

    Direto ao ponto.

    Mas…

    Acredite: as praias do Rio são bem melhores frequentadas do que você sugere.

    A gente carioca não merece comparação com esse caipirão de BH.

    hahahaha

  5. Por mim apesar desses tempos

    Por mim apesar desses tempos sombrios que vivemos, fico satisfeito por ver que mesmo os jornalistas e varios sites que antes apoiavam abertamente ou veladamente esses senhores cairam na real e descobriram as suas verdadeiras faces, isso não tem preço; quanto a midia, está nos bons livros de Historia a sua deleteria participação quando o país caiu nas trevas, só se deixa enganar (e confesso nos anos 80 eu acreditava) hoje em dia quem quer.

  6. O que impressiona mais é que

    O que impressiona mais é que quase o transformaram em presidente da república. Dá pra imaginar um país com um presidente assim? Só mesmo em algum episódio dos Simpsons.

  7. Sensacional!

    Nassif foi claro e definitivo nas suas apreciações.

    Acho que é bom, nestas horas, colocar as coisas claras. O xadrez politico fica mais compreensível com este tipo de comentários

    Parabéns Nassif

  8. “Serra, o mais rancoroso dos

    “Serra, o mais rancoroso dos tucanos, já se deu conta de que o momento é o da responsabilidade e da pacificação. Tirou correndo a túnica de incendiário e de pastor louco e voltar a envergar a de parlamentar responsável.”

    Dizer o quê desse trecho? 

    1. Serra .

      Ele não tirou a túnica incendiário, pois só trabalha no escuro, o Vampiro da Mooca. E no escuro, em conversas com os presidentes das casas legislativas, os salafrários Renan e Cunha, conseguiu, em regime de urgência, a tramitação do seu projeto de venda do Pré Sal. Para o “filho dio verdureiro”, só interessa a grana.  Quanto aos bobos alegres Aécio e FHC,não passam disto mesmo: uns bobos alegres que nem conhecem política. Estão aprendendo agora, mas a suja. dos golpists desesperados, esfomeados pelo poder ($).

  9. O Aécio é tão blindado pela mídia

    Que já foi filmado bêbado que nem um gambá, já deu entrevista bêbado e já teve a carteira apreendida em blitz da Lei Seca, mas o cachaceiro é o Lula.

    Só uma blindagem muito poderosa da mídia pra manter esse tipo de situação. E é só por conta dessa blindagem que Aécio sobrevive. Se a mídia dedicasse a ele 10% do ímpeto que dedica à destruição da imagem de Lula e Dilma, Aécio não ganhava eleição nem pra síndico…

    1. Como já foi dito certa vez,

      Como já foi dito certa vez, caso fosse Lula que tivesse sido pego na Lei Seca, o Jornal Nacional faria uma semana inteira de reportagens especiais falando sobre o drama do álcool e sua influência nos acidentes de trânsito no Brasil.

  10. Das ilusões de um meninão mimado

    Aécio se confunde: “fui reeleito presidente da República”

     

    Nesta terça-feira (7), o senador Aécio Neves deu a sua primeira entrevista após ser reeleito presidente nacional do PSDB. Em conversa de mais de 20 minutos com o programa Timeline , da Rádio Gaúcha, o tucano direcionou suas críticas às afirmações de Dilma Rousseff (PT) feitas ao jornal Folha de S. Paulo , que foram publicadas também nesta terça. Entre uma forte declaração e outra, ele se confundiu e afirmou que “foi reeleito presidente da República” na convenção de seu partido no último domingo (5) .

    http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/aecio-se-confunde-fui-reeleito-presidente-da-republica,3b9654278269174aec47fe73ed3421487c00RCRD.html

    1. A obsessão…

      Sem dúvida demonstrou a obsessão doentia. O inconformismo abalou uma mente que já se mostrava por vários episódios, não ser saudável. Imagina esse ser como presidente do Brasil!  Socorro!

  11. É que o “preiboy” cresceu no

    É que o “preiboy” cresceu no Leblon, no meio dos “ispertos” na praia, vai na onda, e não conheceu a esperteza dos mineiros que vivem nas montanhas e veem do alto.

     

  12. Atos falhos de Aécio revelam muito

    http://www.brasil247.com/pt/247/minas247/187943/Em-ato-falho-A%C3%A9cio-diz-ter-sido-reeleito-presidente-da-Rep%C3%BAblica.htm

     

    Em ato falho, Aécio diz ter sido reeleito presidente da República

     

    Tal é a vontade do senador tucano de ser presidente que, em sua primeira entrevista após a convenção do PSDB, que o reelegeu presidente da legenda, declarou à rádio Gaúcha: “O que nós dissemos na convenção que me reelegeu, neste domingo, presidente da República, é que o PSDB é um partido pronto para qualquer que seja a saída”; em outra entrevista, à rádio Itatiaia, ele afirmou que o PSDB “é o maior partido de oposição ao Brasil”, em vez de “do Brasil”

    7 de Julho de 2015 às 14:46

     

    247 – O senador Aécio Neves (PSDB-MG) cometeu um ato falho em sua primeira entrevista após a convenção do PSDB, no domingo, que o reelegeu presidente nacional da legenda. À Rádio Gaúcha, ele se confundiu e disse ter sido reeleito presidente da República.

    No momento em que tucanos defendem impeachment ou a cassação da presidente Dilma Rousseff, a frase virou piada. “O que nós dissemos na convenção que me reelegeu, neste domingo, presidente da República, é que o PSDB é um partido pronto para qualquer que seja a saída”, disse Aécio Neves.

    Em outra entrevista, concedida à rádio Itatiaia, o senador afirmou que o PSDB é “o maior partido de oposição ao Brasil”, em vez de “do Brasil”.

    1. Uma séria patologia…

      Esse rapaz (?) , está vivendo talmente fora da realidade, num mundo de fantasia que só existe em sua mente. Um psiquiatra irá diagnosticar facilmente.

  13. Meu pai viveu até os 90 anos

    Meu pai viveu até os 90 anos sem nunca dizer que era de esquerda, mas sem jamais deixar de saber em que lado do campo da luta de classe ele estava. É uma das coisas que mais tenho orgulho em sua história. Nunca o vi titubear. Tinha plena consciência de como eram as formas de ação de quem estava no seu campo sem explicar muito as razões. Ele, por exemplo, com pouca formação, tratorava FHC com uma unica e mortal frase “esse camarada é um bobo”. Papai estava dizendo com isso que FHC era um vaidoso inútil, isso quando ele não estava mais inspirado e olhava pra gente rindo e fazia uma cara de deboche quando FHC aparecia na TV; Sem dar uma única palavra, papai fulminava o cabotinista. Quando papai lembrava o que FHC tinha feito com a paixão de sua vida, a CSN, papai só dizia uma frase com uma risada irônica e caustica, sem direito a qualquer réplica: Esse sujeito não vale nada!

  14. Um pateta

    Aécio diz na Rádio Itatiaia (chapa branca tucana) que “o PSDB é o maior partido de oposição AO Brasil”.

    Alckimin vai nadar de braçada no PSDB mesmo se decidir não mover uma palha.

  15. Pois é…

    Pois é… e pensar que fui levado na conversa durante um bom tempo por essa mídia porca que fez de tudo e mais um pouco para acobertar o verdadeiro fracasso que ele é… Tive prazer em ler essa análise e concordo com ela… 

  16. O pior é saber que ainda tem uns decanos do psdb

    que fazem coro ao Aécio, como o Aloysio Nunes, que anda parecendo um cachorro louco, e o FHC, que incentiva o golpe, mas tenta ser mais discreto.

    1. Entenda a tática.

      O Aloysio é bate pau do Serra e está incentivando Aécio a pedido daquele, para o mesmo se estrepar.

      O FHC faz o mesmo, mais pela preservação do poderio paulista da tucanalha.

      Alí como em qualquer outro partido, o mais ingenuo dos líderes desmonta e monta um relógio suisso no escuro, usando luvas de box. É o ditado mais corrido nos meios políticos.

      É tambem por isso que a prática política pode ser muito interessante, divertida.

    2. pior é a juventude corrompida pelos bicudos…

      hordas de jovens de classe média média/alta que no passado seriam ptistas ou psolistas embarcaram na nave louca emplumada azulamarela.

      É DEPRIMENTE!

       

      Pessoas técnicamente competentes mas de um CINISMO político opressor. Pq não acredito que pessoas com 3º/4º grau não tem discernimento suficiente para apoiarem a canhalha demobicuda.

       

      Triste país…

       

      :((

       

      ps- quem é o dono da Crefisa 45 ?? (propaganda eleitoral subliminar EVIDENTE!!!)

  17. É estarrecedor, mas é um

    É estarrecedor, mas é um fato: Aécio é um adolescente – no pior dos sentidos – ao 50! E pelo jeito vai continuar aos 60, aos 70…

  18. A palavra inútil é a que mais

    A palavra inútil é a que mais define Aécio Neves, um sujeito provinciano que faz política à moda grêmio estudantil, o incrível na trajetória de Aécio é a proteção que os donos da mídia lhe distinguem, fico pensando que virtude possui para ter tamanha consideração.

    A única resposta que encontro é que Aécio representa o ódio à esquerda, ao povo humilde e ao próprio Brasil, é uma espécie de alter ego do baronato decadente com suas empresas familiares em condição pré-falimentar.

    Triste constatar que o golpismo está na ordem do dia, que o brasileiro não consegue conviver com a democracia e por isso mesmo será sempre um povo inferior.

  19. Para lembrar

    Ao final do 7 a 1 o Filipão em uma coletiva disse de peito estufado: A responsabilidade é minha. Não teve um reporter para rebater : Tudo bem, agora conta uma novidade. Nassif, repito a frase: Tudo bem, agora conta uma novidade.

  20. Tudo muito bem, o retrato de

    Tudo muito bem, o retrato de Aécio ficou bem pintado. Teve até uma ligeira mea-culpa do Nassif, relembrando os tempos em que dava força para o “choque de gestão” do mineiro.

    Mas o turco pisa na bola quando diz que Serra vestiu o modelito parlamentar resposável. Só se for responsável pelo projeto mais indecente de todos os tempos, e que está em votação hoje no senado: retirar da Petrobras o status de operadora única do pré-sal é um atentado à Nação Brasileira.

    Espero uma retratação do Nassif…rsrs

    1. 1. Porque ele é presidente do

      1. Porque ele é presidente do PSDB.

      2. Porque ele foi o candidato derrotado nas últimas eleições.

      3. Porque está propondo o golpe.

      Não é óbvio?

      1. Mais um adendo …

        Ele pensa que, se Dilma for derrubada, ele poderá ganhar a eleição mediante campanha política apoiada pela mídia… Que ilusão, se isso ocorre, ele nem consegue por os pés no nordeste, pois sofrerá, inclusive, agressões físicas …

      2. 4. Porque ele se diz Senador

        4. Porque ele se diz Senador da República do Brasil, mas só embolsa o nosso dinheiro.

        5. Porque ele tem muita coisa em sua atuação política a ser envestigada, mas que estão ( até o momento), todas devidamente arquivadas. Como faziam com seu velho padrinho fh.

  21. Aécio

    Aécio é só mais um senhozinho escravocrata que foi instrumento da grande mídia golpista +  PSDB + setores da PF + setores do MPF + setores do Judiciário e setores golpista da sociedade civil para tentar dar o golpe. Caso no poder não governaria nada, teria uma vida social e policial intensa terceirizando o exercício do poder.

  22. Aécio não é nem sabido nem esperto

    Vocês não acham que há semelhanças demais entre Aécio e Mussolini? A mesma cara estúrdia, a arrogância, o discurso violento, carregado de nonsense, e a subserviência ao poder estrangeiro são comuns aos dois. A história se repete como farsa?

    1. Mussolini era um safado, porém um safado com história própria.

      Não podemos comparar Aécio com Mussolini, o Duce teve sua vida montada por ele mesmo, era filho de um socialista e como tal começou a sua vida política, participou na primeira guerra mesmo até ter tentado fugir do serviço militar na Suíça onde não conseguiu emprego e teve que voltar para a Itália, foi bígamo e mandou encerrar a sua primeira esposa num manicômio e depois o primeiro filho que foi assassinado também num manicômio.

      Era um grande safado, porém teve vida própria e incomodou meio mundo sendo um dos heróis do início da carreira de Hitler.

      Ou seja, a história de Mussoline dá para escrever várias biografias, a de Aécio, não enche dez páginas.

  23. O incapaz está solto,  o zelo

    O incapaz está solto,  o zelo com que o cercavam em Minas não existe mais, o resultado está aí escancarado.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  24. Apenas um reparo:  ainda há

    Apenas um reparo:  ainda há muito zelo com ele, senão, como explicar o engavetamento da Lista de Furnas?

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  25. Aecio nunca trabalhou, desde

    Aecio nunca trabalhou, desde cedo teve boa vida, poderia ter melhor instrução, recursos nunca faltaram, mas preferiu ser um eterno bon vivant sem conteúdo. Alguns exemplos de patetice explícita dele: a recente ida à Venezuela foi uma boa mostra do sem noção completo que ele é. Podemos também lembrar do péssimo perdedor que pediu recontagem dos votos logo após ser derrotado nas eleições. Outro bom momento foi a convocação à passeata contra Dilma, quando ele próprio foi à praia (kkkkkkkk) e deixou o Lobão Bobão pagando de otário. Em uma outra passeata contra o governo Aecio fez um vídeo-convite pedindo veementemente o comparecimento à manifestação de rua, mas …. tambem nessa ele não apareceu, deu uma desculpa esfarrapada e foi chamado de amarelão (kkkkkk) pelos próprios correligionários.

  26. Pronto, agora ele se esbalda

    Mais uma razão para tirar a Dilma.

    Enganaram Tsipras

    A incerteza trazida pelo governo de esquerda da Grécia levará tempo para se dissipar

     

    02/07/2015 – 16p2Dilma Rousseff e Alexis Tsipras (Foto:  Emmanuel Dunand / AFP / Getty Images)Dilma Rousseff e Alexis Tsipras (Foto: Emmanuel Dunand / AFP / Getty Images)

    Carlos Alberto Sardenberg, O Globo

    ADVERTISEMENT

    Não é piada porque o povo grego não está achando graça nenhuma. Mas é uma ironia pronta. Há dois anos e meio, Alexis Tsipras, então um jovem aspirante a líder europeu, esteve no Brasil para ouvir o conselho de Dilma e Lula. Ouviu que políticas de austeridade só levam ao desastre e que era preciso, ao contrário, aumentar o gasto público e o consumo. E não é que ele, eleito primeiro-ministro, seguiu o conselho quando o governo Dilma estava fazendo justo o contrário, uma severa política de aumento de impostos, corte de gastos e alta de juros? A mesma que os credores europeus estão exigindo da Grécia.

    Tsipras está muito ocupado com a confusão que armou. Mas ainda assim poderia tomar um tempinho para telefonar ao mentor e à mentora brasileira: e o que eu faço agora, hein?

    Seria só para manifestar sua bronca porque Lula e Dilma não teriam o que responder. Depois de três anos de política anti-austeridade, a economia brasileira chegou ao desastre. Logo, o conselho de dezembro de 2012, quando Tsipras teve longos papos com Dilma e Lula, está superado pelos fatos.

    Austeridade, então? Dá para imaginar Tsipras reclamando com razão: mas só agora vocês me avisam? Seria melhor, então, que os conselheiros não dissessem nada. Simplesmente não atenderiam o telefone, celulares… e, talvez, poderiam mandar uma mensagem tipo “desculpaí, foi mal”. Sabem como é, o primeiro-ministro grego é bem jovem, nem usa gravata.

    Mesmo porque, seguem as ironias, Dilma não poderia recomendar austeridade no momento em que sua popularidade é um desastre tão grande quanto a economia.

    E querem mais uma? Pois a Grécia, do ano passado para cá, estava em processo de recuperação do crescimento, junto com a Europa. Podem checar os diversos cenários que vinham sendo feitos por instituições internacionais. Ou pela revista “Economist”: a previsão de crescimento para este ano é (era) de 1,4%, depois de uma expansão de 0,8% em 2014.

    É pouco, claro, nem de longe repõe as perdas da recessão e o desemprego continua na casa dos 25%. Mas era um desempenho melhor que a anti-austeridade brasileira. Nada de crescimento em 2014 e uma recessão em 2015. Alguns dirão: a recessão deste ano é culpa da austeridade. Não é. Nenhuma política conseguiria produzir maldades tão rapidamente. Desastres econômicos são cuidadosamente construídos ao longo de muitos equívocos. E tanto maior o tempo de recuperação quanto maior e mais longo o desastre.

    Tudo considerado, a população brasileira sabe que ainda passará por tempos difíceis: inflação elevada, juros altos, desemprego em alta e só a renda em queda. A população grega vai passar por tempos piores, ficando ou não na Zona do Euro, fazendo ou não um novo acordo com os credores. A incerteza trazida pelo governo de esquerda de Tsipras levará tempo para se dissipar.

    Por exemplo: se o governo reabrir os bancos e permitir a livre movimentação do dinheiro, não sobrará um centavo na Grécia. Toda pessoa de bom senso transferirá sua poupança para, digamos, a Alemanha.

    Mas o país estará certamente pior se deixar o Euro, sem novo acordo de financiamento. Além dos problemas atuais, haverá desvalorização e alta inflação na nova moeda (contra inflação zero do euro) e, pois, a perda do valor de poupanças e rendas.

    Neste caso, entrará em operação o Plano B, explicado em entrevista a O GLOBO por Theodoros Paraskevopoulos, assessor econômico do Syriza, o partido de Tsipras: “Suspender completamente o pagamento da nossa dívida, em outras palavras, dar o calote. Pela primeira vez, os bancos alemães e franceses vão sofrer com essa crise. Eu sei que, nesse caso, a Grécia não teria mais acesso ao mercado de capitais”.

    Não é verdade que aqueles bancos vão sofrer pela primeira vez. Lá atrás, no primeiro acordo de resgate da Grécia, já foram obrigados a aceitar um desconto nos seus créditos e a refinanciá-los com juros menores. Hoje, é bem pequena a exposição de bancos privados alemães e franceses à dívida grega. Aprenderam. Esta dívida está hoje, na maior parte, com os governos e instituições europeias. A Grécia de Tsipras, portanto, vai dar um calote nos colegas, vai passar a conta para contribuintes de outros países.

    De todo modo, ficará isolada da Europa na política, estará fora dos mercados de capitais, sem financiamento, portanto, e afastada da economia global. Tudo bem, disse Paraskevopoulos: “Temos a chance de procurar novas alianças, com o Brasil, com a Venezuela, com a Rússia”.

    Estão lascados. Vão cair na esparrela outra vez.

    Carlos Alberto Sardenberg é jornalista

    1. Cara voce postou isso para a

      Cara voce postou isso para a gente gargalhar ?

      Nosso o Sandenberg é mais criminoso do que me falaram! 

      faz questão de subtrair a informação que Alexis foi eleito esse ano,encaixa os 25% de desemprego sem informar que é herança .

      E o Principal: o referendo foi convocado por Alexis e decidido pelo povo grego.

      60% da população grega disse NÂO a austeridade da Troika!

      O Lula e a Dilma aconselharam mais o menos 6 milhões de pessoas.

    2. A Grécia já tinha dado uma

      A Grécia já tinha dado uma “forçada” grande para entrar na União Européia / CEE, mas a situação ficou realmente crítica para ela quando o grupo se alargou para receber Portugal e Espanha. 

      Agora, relacionar a falência grega com Dilma Lula é bordão Vejístico sim. 

  27. Isso eu já sabia há muito

    Isso eu já sabia há muito tempo. Não fosse a goebbels e o sobrenome,  Aócio hoje seria no máximo vereador de Bom Repouso. 

  28. DAS VANTAGENS DE SER BOBO- Clarice Lispector

    Das Vantagens de Ser Bobo

    O bobo, por não se ocupar com ambições, tem tempo para ver, ouvir e tocar o mundo. O bobo é capaz de ficar sentado quase sem se mexer por duas horas. Se perguntado por que não faz alguma coisa, responde: “Estou fazendo. Estou pensando.” 

    Ser bobo às vezes oferece um mundo de saída porque os espertos só se lembram de sair por meio da esperteza, e o bobo tem originalidade, espontaneamente lhe vem a idéia. 

    O bobo tem oportunidade de ver coisas que os espertos não veem. Os espertos estão sempre tão atentos às espertezas alheias que se descontraem diante dos bobos, e estes os veem como simples pessoas humanas. O bobo ganha utilidade e sabedoria para viver. O bobo nunca parece ter tido vez. No entanto, muitas vezes, o bobo é um Dostoievski. 

    Há desvantagem, obviamente. Uma boba, por exemplo, confiou na palavra de um desconhecido para a compra de um ar refrigerado de segunda mão: ele disse que o aparelho era novo, praticamente sem uso porque se mudara para a Gávea onde é fresco. Vai a boba e compra o aparelho sem vê-lo sequer. Resultado: não funciona. Chamado um técnico, a opinião deste era de que o aparelho estava tão estragado que o conserto seria caríssimo: mais valia comprar outro. Mas, em contrapartida, a vantagem de ser bobo é ter boa-fé, não desconfiar, e portanto estar tranqüilo. Enquanto o esperto não dorme à noite com medo de ser ludibriado. O esperto vence com úlcera no estômago. O bobo não percebe que venceu. 

    Aviso: não confundir bobos com burros. Desvantagem: pode receber uma punhalada de quem menos espera. É uma das tristezas que o bobo não prevê. César terminou dizendo a célebre frase: “Até tu, Brutus?” 

    Bobo não reclama. Em compensação, como exclama! 

    Os bobos, com todas as suas palhaçadas, devem estar todos no céu. Se Cristo tivesse sido esperto não teria morrido na cruz. 

    O bobo é sempre tão simpático que há espertos que se fazem passar por bobos. Ser bobo é uma criatividade e, como toda criação, é difícil. Por isso é que os espertos não conseguem passar por bobos. Os espertos ganham dos outros. Em compensação os bobos ganham a vida. Bem-aventurados os bobos porque sabem sem que ninguém desconfie. Aliás não se importam que saibam que eles sabem. 

    Há lugares que facilitam mais as pessoas serem bobas (não confundir bobo com burro, com tolo, com fútil). Minas Gerais, por exemplo, facilita ser bobo. Ah, quantos perdem por não nascer em Minas! 

    Bobo é Chagall, que põe vaca no espaço, voando por cima das casas. É quase impossível evitar excesso de amor que o bobo provoca. É que só o bobo é capaz de excesso de amor. E só o amor faz o bobo.

  29. ResponsaCuma?¹

    “Serra, o mais rancoroso dos tucanos, já se deu conta de que o momento é o da responsabilidade e da pacificação. Tirou correndo a túnica de incendiário e de pastor louco e voltar a envergar a de parlamentar responsável.”

    Que isso Nassif? Responsável com quem?

    Serra (como de resto a maioria dos tucanos) é (no mínimo) dissimulado, sabe agir nas sombras do cinismo, ainda que deixando rastros. Se fosse responsável, não estaria com esta campanha infame contra a partilha, cumprindo promessas de campanha, não de senador mas de presidente da Chevron Brasil, digo do Brasil da Chevron, digo do Brasil.

    Sua desfaçatez é tanta que pra ele, assim como Cunha, Renan, Gilmar, Moro e o da PF (esqueci o nome da peça), tanto faz se a Dilma e o PT estão ou não “na autoridade” (sim pois no poder parece que não estão).

    Com ou sem Dilma, vão fazendo o que querem, cansaram de esperar e perderam a vergonha. Só Aécio talvez pense(asse) que precisem derrubar o governo mais real que o rei, digo mais republicano que a república.

    Para mim, o moleque Aécio, netinho de vovô e filhinho de papai (Cunhas, de direitíssima) é playboy assumido, recebeu a missão de ser bucha de canhão e entre um “fôlego” e outro, vai fazendo o trabalho sujo para Alquemim ou Cerrote.

    Tá nem aí, o negócio dele é outro e tem muito mais adrenalina… 

    1. Vestiu a túnica

      Prezado Nor Epinefrino, não é isso que o Nacif disse, mas que Aécio se passou antes por “incendiário” e “pastor louco”, e agora tenta se fazer passar por parlamentar responsável, o que, obviamente, não é. Substitua as túnicas por máscaras, e creio que isso se tornará claro…

  30. politico de quarta divisao


    É um político de quarta ou quinta divisao. Foi o pior governador que Minas já teve em todos os tempos,deixou o estado numa penúria irrecuperável. Manteve a imprensa debaixo das suas rédeas durante todo o período que governou(!) o estado.

    Para se ter uma idéia, desse período, sequer existe uma caricatura dele na imprensa mineira, era proibido. Um ditadorzinho com cara de playboy! No tempo do Itamar Franco, todos os dias  o topete dele era caricaturado pelos jornais, bem como no período do Newton Cardoso e do Hélio Garcia, todos os dias, além de caricaturas, publicava-se piadas, apelidos…Já o rapazinho sempre foi intocável. Tudo isto à custas do povo mineiro. E esse pulha ainda tem coragem de falar em corrupcao,umsanto!

     

    José Emílio Gedes Lages- Belo Horizonte 

     

  31. É infantil…

    .. como uma criança que faz escândalo no mercado quando não é feita a sua vontade. Não há limites à megalomania: o princípio de fantasia do perdedor, movido pelo ressentimento, quer se sobrepor ao princípio de realidade. Nao importam os meios. Deseja fugir da frustração  e atingir o prazer –  represado por limites concretos e adversos aos delírios. Que fazer com a obsessão da  ideia fixa? Com frequência, até o inconsciente procura realização para o trauma não resolvido. Recentemente, em cerimônia do PSDB, ao se referir à presidência da sigla, auto-intitulou-se  “presidente da república”. Se tem cura, não se…

  32. Não entendi

    Nassif, não entendi o vídeo. E qual o problema se o Ronaldo for namorado enrustido do cara? Preconceito indigno desse site!!! Coloque o vídeo do Aécio bêbado no Leblon. Coloque ele não aceitando soprar o bafômetro no Rio (e perdendo a carteira por isso) e depois se desculpando pela atitude idiota! Por favor, tire o vídeo do Ronaldo. Coloque qualquer uma das asneiras q o Ronaldo já falou/fez, mas tire o vídeo. Esse site é mais progressista q isso.

    1. Não deturpe o conceito do

      Não deturpe o conceito do politicamente correto. Ora, o problema não é ser gay ou não ser gay – e acho que não é – mas a total falta de compostura dele. Seria tão inconveniente quanto se ele estivesse agarrando uma moça.

      1. E o contexto?

        Ninguém de nós sabe o contexto do vídeo. Nenhum de nós sabe se o “incoveniente” no vídeo é proposital.Ou vc nunca falou alguma gracinha impertinente fruto de uma piada particular com um amigo? O problema não é esse e vc sabe. Repito; Coloca qualquer OUTRA imbecilidade do Ronaldo… a internet está cheia delas. As do Aócio já até colocaram aqui. Esse vídeo parece preconceito. E vc é mil vezes melhor q isso. E o site idem.

        1. Concordo

          Sofia, essa é uma das raras ocasiões que discordo do Nassif. Obviamente seu comentário foi apropriado e não tem nada a ver com politicamente correto, mas simplesmente com o que é correto. Também acho que não tem nada a ver o que o Ronaldo faz, com as críticas acertadas à vida política e pessoal de um senador da república.

          1. Público x Privado

            Isso. Q se dane o politicamente correto! Mas o certo ainda é certo e o errado é errado independente de ser PC ou não. Acho q o vídeo foi feito num contexto privado e (a mim) parece uma brincadeira entre amigos. SE fosse o Ronaldo cheirando cocaina, fumando bagulho, dirigeindo bêbado, sei lá, poderia sim ilustrar o “sobre os amigos do Aécio”. Achei o q vídeo escolido apaga um pouco do brilhantismo (de sempre) do texto pq ao leitor q ainda não conhece o Nassif, transparece preconceito.

  33. Nassif!

    Nassif,

    Você já se enganou com o Serra, como já confessou.

    Confessa que já se enganou com o Aécio, que não representa o que parecia.

    Agora, vai se enganar novamente com o Serra, que se faz de parlamentar responsável?  O Serra simplesmente contorna a fogueira, enquanto estimula seu tolo concorrente a pisar nas brasas.

  34. Vingou-se, hem, Nassif?

    Desde os tempos da Folha de São Paulo que volta e meia, na minha condição de leitor com alto grau de assiduidade eu sempre batia de frente com as insinuações do Nassif de que Serra seria um grande político. Não é, nunca foi nem nunca o será, sempre dizia eu. Algum tempo depois e infelizmente confirmou-se pro Nassif que eu estava certo. Mas aí, torcendo intensamente pelo surgimento de lideranças políticas nacionais sólidas, inclusive na direita, das quais a casa mineira é um grande manancial; crendo que o DNA de Tancredo seria honrado pela posteridade; e diante da blindagem que era promovida em torno de Aécio, passei a defender que se tratava de uma grande liderança, pronta pra desabrochar, assim que o momento lhe fosse oportuno. Esfarelou-se no ar. A vingança do Nassif só não é completa porque, como eu, ele também acreditou no garotão; quiçá, como eu, esquecendo as meninices de sua estréia na vida pública, durante a agonia do avô quando até pai de santo andou consultando (quem diz é a Veja da época). Tem nada pior do que desperdício de gente… é uma tremenda desgraça.

    Haja Chapolim Colorado!

    1. Vingança do Nassif

      Já que estamos em época de confissões, eu também confesso. Na década de 70 eu acreditei no FHC. Isto durou pouco tempo, mas é imperdoável.

      1. Nos verdes anos 80, aos 14 e
        Nos verdes anos 80, aos 14 e integrante do PMDB Jovem da minha cidade, maravilhado com as presenças de Montoro, Covas, Ulisses e FHC, acreditei nos traíras de discurso elaborado, sonhei com um país melhor. Engrosso, frustrado, o coro dos enganados.

  35. Astúcia, inteligência, sabedoria

    Astúcia, inteligência, sabedoria

    Moacyr Scliar

    “Quando se trata de salvar a pele, o melhor mesmo é a astúcia”.

    No interessante Onde Encontrar a Sabedoria? (Ed. Ponto de Leitura), o respeitado crítico norte-americano Harold Bloom observa que, ao longo do tempo, as pessoas sempre recorreram aos livros e aos autores famosos com o objetivo de se tornarem mais sábias. Leitura, esse era o raciocínio, pode ser uma coisa difícil, mas o esforço valeria a pena se, como resultado, a pessoa se tornasse mais sábia. Cabe, contudo, a pergunta: será que este é um sonho comum à humanidade? Será que todos nós queremos a sabedoria? Será que no Brasil, em particular, é este um ideal?

    Tenho minhas dúvidas. Sabedoria é uma condição que resulta de uma profunda compreensão do mundo e da condição humana. Nós não nascemos sábios, não nascemos com esta compreensão; temos de adquiri-la através da vida, e isso se faz mediante conhecimento (daí a necessidade da leitura) mas também graças ao “insight”, o “conhece-te a ti mesmo”, de Sócrates, mediante o qual aprendemos a não nos deixarmos iludir por nossa arrogância, a reconhecer nossas limitações e defeitos, a pensar e a agir de forma serena e desapaixonada. Agir, sim; sabedoria não é só pensar bem, não é só ter conhecimento e entender as coisas. Sabedoria é agir bem, resolvendo os problemas de forma eficaz, mas de forma ética, decente.

    Um componente importante da sabedoria é a inteligência, a palavra que vem do latim e quer dizer entendimento. A pessoa inteligente entende, mediante o raciocínio e a experiência, as coisas, mesmo complexas. É uma habilidade que, diferente da sabedoria, pode ser avaliada, e até quantificada; daí os testes de inteligência, incluindo o famoso QI, quociente de inteligência, aliás objeto de controvérsia nos últimos anos.

    Ser inteligente não é ser sábio: na sabedoria o furo está mais acima. A pessoa inteligente nem sempre age bem; a história da humanidade está cheia de vigaristas que aplicavam e aplicam golpes inteligentíssimos (os hackers, por exemplo). No fim essas pessoas se dão mal, exatamente porque lhes falta esse conhecimento maior que é a sabedoria.

    Isso é ainda mais verdadeiro no caso da astúcia, que não é sabedoria nem inteligência. É uma coisa menos sofisticada, mais primitiva, daí porque, nas fábulas, é simbolizada por um animal, a raposa. A raposa não é sábia nem inteligente; a raposa é astuta. Astúcia é a habilidade de enganar; astúcia é manha, esperteza. Zélia Duncan diz isso na letra de uma música: Astúcia, astúcia/O que te faltou foi astúcia/Pra roubar meu coração faltou muito pouco/Era só ter procurado no outro bolso. Astucioso é o cara que procura no outro bolso; é o cara que sabe como roubar. Isso explica por que a astúcia é ainda tão valorizada no Brasil: porque representa uma maneira fácil de conquistar as coisas, de subir na vida. Se vocês perguntarem a alguém como se ganha eleições, se com sabedoria, com inteligência ou com astúcia, a pessoa certamente optará por esta última alternativa, atrás da qual estão séculos de safadeza e de corrupção. Mas é que as duras condições da vida em nosso país, a pobreza, a desigualdade, deixaram esta lição: para sobreviver é preciso ser astuto, esperto. É muito glamouroso ser inteligente, é digna de admiração a pessoa sábia; mas, quando se trata de salvar a pele, o melhor mesmo é a astúcia.

    Compreensível. Mas não satisfatório. Nós só chegamos à verdadeira maturidade quando a astúcia reconhece a importância da inteligência e quando esta é um recurso para atingir a sabedoria. Um Brasil sábio deveria ser o nosso objetivo maior.

    Zero Hora (RS), 1/8/2010

  36. O pior de tudo nas eleições

    O pior de tudo nas eleições de 2014 foram meus conterrâneos votarem em massa nesse inutíl!!! Teve um surto de retardamento mental em São Paulo? Ou serão os efeitos colaterais do volume morto do Sistema Cantareira de abastecimento de água?

    1. Surto????
      Os paulistas de vez

      Surto????

      Os paulistas de vez em quando têm surtos ou espasmos de lucidez. O retardamento, infelizmente, é regra.

  37. Aécio Neves desde a campanha

    Aécio Neves desde a campanha de 2014 vem dando sobejas provas de que é um político menor, sem cancha nenhuma para assumir a grave responsabilidade de liderar a oposição política ao atual esquema que assumiu o Poder em 2003. Longe, a anos-luz de seu  avô e inspirador, Tancredo Neves,  e de outras personalidades vivas ou já falecidas que militam e militaram na arte da Política. 

    Se na campanha já demonstrara suas limitações, é na condição de derrotado que emerge uma mentalidade tacanha, rancorosa, egocêntrica, ressentida e descompromissada com os destino do país. Traçou como meta única no exercício das lides políticas o ataque diuturno a governante que o derrotara. Um mau perdedor tende a se transmutar em mau-caráter. Talvez não tenha alcançado esse patamar, mas está a um passo dele. 

    Ao senador mineiro falta uma biografia que justifique tanta empáfia. Sua trajetória política e pessoal, ao contrário de um Lula ou de uma Dilma, que “subiram” puxando os próprios cabelos, a depender de méritos próprios não daria um livro; talvez nem uma carta de dez laudas; provavelmente um reles bilhete de cinco linhas. Foi a condição de neto e assessor  de Tancredo Neves que o fez chegar aonde chegou. E até agora nada fez para demonstrar que esse impulso inicial foi apenas contingente. 

  38. Lutadores pela democracia ???????????

    A voz corrente, não sei se plantada, mas é … que Serra lutou contra a ditadura. Bem. gostaria de entender e se alguém tem uma ideia me explica – Serra fugiu do Brasil no primeiro bafo dos militares. Foi para o Chile e assistiu de camarote a queda de Allende, depois foi para os Estados Unidos, patrocinador dos dois golpes, e lá foi recebido de braços abertos. Dizem até que estudou em uma Universidade onde aprendeu a não achar o resto de uma divisão … perdeu os “deplomas”. ——– Sei não, mas tem muito heroi por aí que foram na realidade, quinta-colunas.

    O Aloísio é outro. De ferrenho resistente a um ferrenho conservador direitista. Dizem que foi chofer do Lamarca. Quem sabe está aí a razão do guerrilheiro ter sido metralhado.

    Cala-te, boca ferina!!!! haha …

  39. Sempre que falam do

    Sempre que falam do desqualificado senador mineiro, lembram do avô, mas ele é herdeiro de fato é do pai, Aécio Cunha, político mineiro, apoiador de primeiro segundo do golpe de 64.

  40. Corra para as colinas,

    Corra para as colinas, Nassif. Veremos mais uma temporada de gente escrota mandando e desmandando já já. Golpistas e entreguistas, rentistas, achacadores, fanáticos religiosos e neuróticos de guerra fria todos juntos arrebanhando uma cambada de celerados em busca de um sacrificio ritual…

    … Pra depois tudo voltar à merda fundamental…

  41. Esperto

    Posso falar tudo do Aecim: falastrão, filhinho de papai, netinho de vovô, playboy, ………….

    Porém simpelesmente tratá-lo de ” nem sabido e nem esperto” aí é querer tapar os olhos com a peneira como dizemos em Minas. Fez o que fez e é senador por Minas no Rio de Janeiro a beira da praia, casou e para ter lua de mel paga nos EUA foi dar uma palestra convenientemente marcada para a lua de mel, deixou um buraco de 14 bi na saúde mineira, construiu um aeroporto em suas terras, mandou prender o jornalista que o criticava e nem mandou um tucano para visitar, foi acusado por Serra (e pelo mineirão lotado) de cheirador, foi pego no transito bebado e sem carteira, bateu em mulher na frente da nata paulista, e por aí vai…………

    Qual é a situação desse que não é sabido nem esperto??????????????????

    Tá botando terror num governo eleito legitimamente que representa a quarta vitória de um mesmo partido, tá na capa de toda mídia incluindo os chamados blogs chapa branca, sujos ou o que o PIG instituiu como nomenclatura. Tem a audácia de colocar entre os convidados de honra de sua reeleição à presidencia do tucanato um pseudo condenado ao seu mensalão.

    Me desculpem, mas que não foi sabido nem esperto pra deixar essa situação estar do jeito que está não foi esse m…. de político do interior das Minas Gerais não.

  42. Nunca me esqueço. Estava lá.

    Nunca me esqueço. Estava lá. No Itamarati, onde seria a recepção da posse que não houve, com Tancredo recém internado, nós todos ansiosos, Aécio bêbado passou aqueles momentos dando um “amasso” na Maitê Proença. O ar era de tragédia, ele imprimia o de tragicomédia.

  43. Penso que colocar Tancredo

    Penso que colocar Tancredo Neves como grande político, exagera-se. Raposa e oportunista com certeza foi!

  44. GOLPISTAS!

    Prece tucana, puxada pelo aspirador de pó: “Ô Meu Deus, me ajuda a tirar logo esse governo para acabar com essas investigações….”

    G O L P I S T A ! ! ! ! 
    APENAS UM GOLPISTA. 
    REDUZIDO A ISTO: GOLPISTA. 
    RESUMINDO: G O L P I S T A ! ! !

    E a Justiça? A (in)Justiça?
    JUSTIÇA À BRASILEIRA >> INJUSTA, PARCIAL, TENDENCIOSA, PARTIDARIZADA, CRETINA, COVARDE, TRISTE.

     

  45. O homem é um pateta

    Esse playboy nunca me enganou. Tenho idade sufuciente pra dizer isso. O homem é um pateta. Nunca se envolveu em qualquer causa ou movimento social relevante. Nada. Foi catapultado a condição de “liderança nacional” pelos imbecis iguais a ele, que infestam as redes sociais, bem comom pelo seu partido, carente de lideranças verdadeiras. Sou atéia, mas chego até a acreditar que deus existe, por ter nos livrado dessa besta. Por enquanto …

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador