newsletter

Assinar

Ailton Krenak recebe título de professor Honoris Causa na Federal de Juiz de Fora

Da Universidade Federal de Juiz de Fora

UFJF concede título de professor Honoris Causa a Ailton Krenak

A Universidade Federal de Juiz de Fora vai conceder, na próxima quinta-feira, dia 18, o título de professor Honoris Causa a Ailton Krenak, uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro. Krenak vem trabalhando junto à UFJF desde 2014 em diversas atividades, com destaque para o Curso de Especialização “Cultura e História dos Povos Indígenas” e a disciplina “Artes e ofícios dos saberes tradicionais”.
 
“Embora esse reconhecimento tenha chegado junto com os meus 63 anos, é um ponto de partida, não de chegada. Este é um movimento para descolonizar a UFJF, abrir janelas para outros saberes e passá-los adiante”, diz Krenak, que é ambientalista, escritor e coordenador da Rede Povos da Floresta, dentre inúmeras outras ações voltadas para a agregação e união dos povos indígenas e dos povos da floresta.
 
A UFJF é a primeira universidade a outorgar esta titulação a um mestre do Movimento Encontro de Saberes, projeto nacional que tem o objetivo de levar à academia conhecimentos tradicionais. “Vejo como um privilégio para a Universidade a oportunidade de conceder essa honraria a Ailton Krenak, cujo trabalho tem alcance e relevância internacional. Começamos por uma pessoa que não deixa dúvidas quanto à sua capacidade e competência”, diz o coordenador do curso “Cultura e História dos Povos Indígenas” e das disciplinas do Encontro de Saberes na UFJF, Daniel Pimenta.
Como líder indígena, Krenak espera que a decisão da UFJF abra caminho para a ampliação do conhecimento também em outras instituições de ensino. “A UFJF avança com um sinal importante para outras universidades, especialmente as públicas, acerca da importância de integrar conhecimentos que não são os dos cânones ocidentais que orientaram até hoje a história brasileira. Diferentes saberes estão sendo integrados como recursos, e isso é fundamental”, diz, destacando que trata-se de um ganho coletivo. “Sempre ouvi comentários preconceituosos, mas um grande contingente da população à margem da leitura e da escrita é portador de conhecimento. Hoje a universidade se abre para outras formas do saber e fico feliz por fazer parte disso. É uma vitória coletiva não só dos indígenas, mas de outras culturas da oralidade e da memória.”
 
O título
 
O título de professor Honoris Causa é concedido pela UFJF a personalidades, nacionais ou estrangeiras, cujas atividades, publicações ou descobertas tenham contribuído para o progresso da educação, das ciências, das letras e das artes. O processo para outorga da honraria a Ailton Krenak foi iniciado no Departamento de Botânica, passou pelo Instituto de Ciências Biológicas e foi, em seguida, aprovado também pelo Conselho Superior (Consu). A entrega do título será feita em sessão solene, às 19h desta quinta-feira, no Mamm. O evento é aberto ao público.

 

Imagens

Média: 5 (11 votos)

Recomendamos para você

4 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Noturno
Noturno

UFJF, parabéns pela

UFJF, parabéns pela iniciativa!

Título mais do que merecido, cheio de significados e de grande valia.

Seu voto: Nenhum
imagem de jns
jns

No Canadá

Acima de 4.000 relatos de casos de índias desaparecidas e assassinadas no Canadá em três décadas

Ativistas, líderes indígenas e muitas famílias de vítimas têm apelado para a instauração de uma investigação nacional para mais de cinco anos – uma solicitação que foi rejeitada pelo conservador antecessor de Trudeau, Stephen Harper.

A Associação Womens nativo do Canadá vem pedindo o fim da violência contra as mulheres indígenas.

 A Native Womens Association of Canada vem pedindo o fim da violência contra as mulheres indígenas.Fotografia: Oscar Aguirre / Demotix / Corbis

"As vítimas merecem justiça, suas famílias uma oportunidade de serem ouvidas", disse o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau. "Temos de trabalhar em conjunto para pôr fim a esta tragédia em curso."

http://www.theguardian.com/world/2016/feb/17/missing-and-murdered-indige...

http://www.cbc.ca/news/politics/mmiw-4000-hajdu-1.3450237

Seu voto: Nenhum
imagem de Arlene Fatima Vicente
Arlene Fatima Vicente

Lembro do Krenak naquele

Lembro do Krenak naquele programa da gazeta, Vamos sair da Crise

Seu voto: Nenhum
imagem de altamiro souza
altamiro souza

krenak é

krenak é admirável,

admnirio-o mais ainda por esse trabalho com esses movimentos sociais......

Seu voto: Nenhum
imagem de jns
jns

ÍNDIO CIDADÃO?

 

Ofensivo a imagem do Parlamento brasileiro?

Vídeo censurado pelo pilantra Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o pilantra presidente da cambada de pilantras do Congresso Brasileiro.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.