Além da Petrobras, Justiça dos EUA investiga empreiteiras brasileiras

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – A Justiça norte-americana ampliou o foco das investigações sobre as empresas brasileiras acusadas de corrupção. Agora, além da Petrobras, as empreiteiras nacionais Odebrecht, Andrade Gutierrez, Braskem e OAS também serão alvos. 
 
Do Estado de S. Paulo
 
Justiça dos EUA amplia investigações de corrupção para empresas da Lava Jato
 
Além da Petrobrás, empresas como Odebrecht, Andrade Gutierrez, Braskem e OAS também estariam sendo monitoradas pelo Departamento de Justiça
 
Por ALTAMIRO SILVA JUNIOR
 
A Justiça dos Estados Unidos resolveu ampliar as investigações de empresas brasileiras acusadas de envolvimento em corrupção. Inicialmente, apenas a Petrobrás vinha sendo investigada, mas advogados em Nova York e Washington afirmam que outras empresas que aparecem na Operação Lava Jato – como Odebrecht, Andrade Gutierrez, Braskem e OAS – também estão sendo monitoradas pelo Departamento de Justiça (DoJ) dos Estados Unidos.
 
As investigações são feitas com base na Lei sobre Práticas de Corrupção no Exterior (FCPA, na sigla em inglês). Segundo os advogados ouvidos pelo Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, não é preciso que a empresa tenha negócios ou ações listadas nos Estados Unidos para ser alvo do monitoramento do Departamento de Justiça. Basta, por exemplo, o fato de a companhia estrangeira ter emitido bônus no mercado americano para captar recursos, como é o caso de algumas construtoras brasileiras citadas na Lava Jato. Essas investigações podem ou não se transformar em processos contra as empresas pelo DoJ.
 
Funcionários do DoJ têm tido contato permanente com autoridades judiciais brasileiras em busca de informações sobre corrupção e também para colaborar com as investigações brasileiras, afirmam as fontes. Recentemente, o chefe da unidade de FCPA do Departamento de Justiça, Patrick Stokes, foi a Curitiba, onde ficou quatro dias e conversou com o juiz Sergio Moro e membros da força-tarefa da Lava Jato. Outros técnicos foram ao Rio em busca de informações sobre a Petrobrás e construtoras envolvidas em denúncias de corrupção.
 
Uma apresentação do escritório de advocacia Mayer Brown destaca que o Departamento de Justiça tem contribuído com assistência, formal e informal, para a Justiça do Brasil, como o rastreamento de recursos que passaram pelos EUA e que podem ser dinheiro de pagamento de propina. “Empresas apanhadas nas investigações da Petrobrás estão enfrentando escrutínio em múltiplos países”, destaca o documento, citando que, além do Brasil, as justiças dos EUA, Holanda, Suíça e Argentina monitoram essas companhias.
 
As investigações do DoJ na Petrobrás começaram no fim de 2014 e a empresa foi uma das que divulgaram publicamente que estava sendo alvo do monitoramento. Um documento de outra firma de advocacia americana também ressalta que o DoJ vem investigando a Petrobrás e, citando informações de seus advogados em Washington, afirma que a instituição mais recentemente passou a monitorar outras empresas que fizeram negócios com a estatal. Entre elas, especifica o texto, estão a Odebrecht, Braskem, OAS e Andrade Gutierrez.
 
Em documento enviado à Corte de Nova York na quinta-feira, os advogados do escritório Cohen Milstein Sellers & Toll, Christopher Lometti e Steven Toll, responsáveis por uma ação coletiva de investidores contra a Braskem, mencionam que a empresa estaria sendo investigada pelo Departamento de Justiça e que foi recentemente intimada pela Securities and Exchange Commission (SEC). O órgão federal, que regula o mercado de capitais dos EUA, teria pedido informações sobre as supostas irregularidades. Na ação, a Braskem é acusada de pagar propina para políticos e para a Petrobrás para conseguir preços favoráveis de sua principal matéria-prima, a nafta (ver texto abaixo).
 
Os advogados do Cohen Milstein Sellers & Toll, que colocaram a Odebrecht como ré na ação coletiva da Braskem, mencionam que a construtora, além de ter lançado bônus nos EUA, tem uma empresa sediada na Flórida, a Odebrecht Construction, e que, por isso, pode ser alvo das autoridades americanas.
 
Respostas. Procurado pelo Broadcast, o Departamento de Justiça afirma que “não confirma e nem desmente” as investigações e que não se pronuncia sobre companhias específicas, assim como a SEC. A Andrade Gutierrez diz desconhecer as investigações. A Braskem afirma que, quando soube das denúncias de corrupção, em março de 2015, passou fazer investigações internas e contratou escritórios de advocacia no Brasil e no exterior para relatar o andamento do monitoramento a autoridades, como o DoJ e a SEC. Além disso, a empresa criou uma comissão com finalidade específica de acompanhar o assunto no âmbito do conselho da companhia. Odebrecht e OAS não se pronunciaram.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Jucá

    Pé De Jucá
    No solo da  minha terra
    nasceu um pé de Jucá
    que da Cunha como Flôr
    Temer é o fruto que ele da
    não  da sombra como abrigo
    tem galhos cheios de espinhos
    tão agudos feito lanças
    para matar passarinho
    só da abrigo pra ratos
    para  morcegos vampiros
    tem as folhas venenosas
    faz mal como fosse um virus
    é uma planta parasita
    se espalha feito sipó
    suga seiva água e vida
    das plantas em seu redor
     

  2. Os documentos e as

    Os documentos e as instigações para processar vieram do Brasil, brasileiros colaborando com americanos para processar brasileiros.

    1. André  gostaria de sugerir

      André  gostaria de sugerir que você escrevesse um texto para o blog, sobre essa questão do lobby por parte de autoridades que no exercício do cargo público, defenderam os interesses das empresas nacionais de seus países e após concluirem os respectivos mandatos foram ou trabalhar na iniciativa privada, às vezes prestanto serviço para essas empresas que  quando no  cargo público tiveram que defendê-las ou sobreviver proferindo palestras, contratados por meios dessas empresas, tendo vista a situação do ex presidente Lula que responde a inquéito no ministério público, em face de sua atuação e prospecção de negócios para as empresas nacionais, comparando com outros chefes de Estados, seja no E.U.A, Europa ou em qualquer outra parte do mundo. E se na história recente, os E.U.A iniciaram alguma guerra, ameaçaram nações que tentaram espoliar, restringir ou punir suas corporações.

      1. É ansolutamente normal

        É ansolutamente normal autoridades com mandato ou sem, ex-Presidentes, ex-Primeiros Ministros, ex-Ministros,  ex-Embaixadores, ex-Generais

        trabalharem ABERTAMENTE e com registro como lobistas de empresas privadas, isso ocorre em todo o mundo, especialmente nos EUA, não há absolutamente nada de desonesto ou imoral nesse trabalho.

        O ex-Embaixador dos EUA no Brasil Anthony Harrington assim que deixou a embaixada  abriu escritorio de consultoria em Washington para

        ajudar empresas internacionais especialmente no Brasil. O mais celebre lobista que veio da alta politica é Henry Kissinger, cuja empresa Kissinger Associates tem como clientes paises e grandes empresas.

        A maior empresa de lobby de Washington é Squire Patton Boggs, cujo fundador, Tom Boggs foi Senador, Lider da Maioria no Senado e presidente do Parido Democrata, hoje tem como socios tres ex-Senadores, inclusive o famoso Trent Lott, essa empresa tem dezenas de ex-Embaixadores, ex-Ministros, ex-Governadores, tem escritorios em todo o mundo e 1.600 funcionarios, fatura dois bilhões de dolares por ano. Tenho grandes amigos nessa firma e a conheço por dentro.

        Não há abslutamente nada de ilegal no trabalho do ex-Presidente Lula DEPOIS que deixou de ser Presidente nessa função e se nela ganhou 100 mil dolares, um milhão de dolares ou 20 milhões de dolares é problema dele e de quem pagou porque ELE NÃO TINHA MAIS FUNÇÃO PUBLICA, é um particular prestando serviços avulsos.

        Da mesma forma o ex-Ministro Jose Dirceu abriu uma firma de consultoria APOS deixar de ter qualquer função publica mas no Brasil não se aceita , vira crime, EXCETO se for ex-Procurador, ex-Desembargador Federal, ex-Ministro de tribunal superior, ex-Procurador Geral da Republica. AI PODE. O ex-PGR Antonio Fernandes de Souza foi advogado de Eduardo Cunha e curiosamente NINGUEM ESTRANHOU, qual a diferença desse caso e do ex-Presidente Lula trabalhando para empreiteiras DEPOIS que deixou de ter função publica?

        O fato é que não se faz grande negocio no mundo sem lobista, é a ENGRENAGEM fundamental para juntar as partes e as pontes, a criminalização desse trabalho é em grande parte a causa da PARALISIA DAS CONCESSÕES, sem os lobistas não se amarram as pontas, o que tem o projeto, o que tem o dinheiro, quem vai construir, isso dentro do Pais, lá fora é muito mais importante, porisso o ex-Presidente Giscard d Éstaing trabalhou intensamente para apresentar grandes empresas francesas, isso FAZ PARTE DO JOGO MUNDIAL DE NEGOCIOS, só não contaram aqui.

         

         

    2. acontece da mesma forma…

      assim como coloquei, em outros países, Andre?

      já li por aí que as empresas são notificadas de imediato e que a oferta de redução das “punições” também são oferecidas ou apresentadas de imediato, o que me deixa a impressão de que nossos procuradores estão pulando fases ou procedimentos

    3. muito estranho…

      darem mais importância às delações do que à confissão e cooperação partindo diretamente das empresas

      será que o os procuradores brasileiros estão se antecipando, negando esta possibilidade ou tomando o lugar das empresas, Andre?

      confissão e cooperação certamente reduziriam em muito as multas e até tempo de prisão

      pergunto porque considerei muito estranho o fato das delações terem acontecido primeiro

  3. Entrega a domicílio

    O Janot reuniu toda documentação e levou em mãos para o Departamento de Justiça. Quando o Sivam foi entregue à empresa norte-americana Raytheon e estourou o escândalo de corrupção no governo FHC, foi bem diferente. Primeiro, não se investigou nada. E se houvesse investigação, alguém acredita que a justiça brasileira receberia algum documento incriminador dos procuradores norte-americanos?

    1. Sempre que essas idas e
      Sempre que essas idas e vindas da força tarefa vem à pauta, lembro da megaespionagem da NSA. Dai fico em dúvida sobre quem de fato era abastecido com informações. Será que esperta e bem informada turma do Tio Sam não esteve (está) monitorando os trabahos por aqui, partindo dos dados de que dispõe? Parece que o esforço investigativo nativo está mais ligado às delações premiadas e aos métodos para obtê-las. Se bem que até nisso o povo lá do Norte também é muito “engenhoso” e pode até colaborar com instruções.

  4. São muitas as informações

    São muitas as informações daqui e de fora constatando a influência que vem tendo os EUA em favor dos golpistas. Tudo faz parte do jogo sujo dos próprios parlamentares brasileiros, de mãos dadas com aquele país, já claramente exposto até mesmo por jornalistas estrangeiros, sendo a peça mais destacada o tucano Aloysio Nunes. Este, que diz ter lutado pela democracia nos anos de chumbo, hoje parece se contradizer com ações de político entreguista, imoral, abjeto.

    Há pouco li um artigo de uma sentral sindical dos EUA que divulgou na Internet uma carta a OBAMA solicitando dele atitudes contra o golpe brasileiro, e esclarecendo que seu silêncio poderá vir a ser a sua sentença. 

    Estamos numa escalada de sucesso em relação ao posicionamento do Estrangeiro, em geral. Isso, com certeza, tem incomodado muito esse governo-interino, que querendo ou não vê-se avacalhado e se avalhando mundo afora, tal o seu desprestígio.

    O STF, que tanto acolhe as vozes das ruas, podia abrir os ouvidos para as novas vozes do Brasil e do mundo, se também quiser manter-se uma instituição respeitosa. 

  5. EM TERRITORIO americano  se  

    EM TERRITORIO americano  se   as empreiteiras  tiverem obras por la, ok que eles  processem as  empresas  mais aqui no Brasil  eles nao tem  direito de  tomar  memhuma provideencia  contras  as  empreiteitas. Eles  deviam invedstigar é a sabotagem  do proprio governo americano  no Brasil,  a  roubalheira,  a  evasao  de  divisas  sem  declarar. que todas as  empresas  americanas  em territorio brasileiro  fazem abertamente. 

    1. Nada como o poder. Ainda bem

      Nada como o poder. Ainda bem que as multinacionais deles nunca, jamais, em tempo algum se envolveram com esses problemas terceiromundista de corrupção, superfaturamento. Ou vocês acham que a Halliburton já se meteu nessas coisas pela China e pelo resto da Ásia ?

  6. Saíram daqui os documentos

    Saíram daqui os documentos para esta investigação. Isso explica as constantes viagens de seu Janot e procuradores da força tarefa. Eu duvido que os E.U.A fornecessem documentos para investigar suas empresas. A primeira coisa a ser alegada, segurança nacional. Aqui essa fantasia chamada Lava Jato, destruiu empregos, afastou uma presidenta eleita por mais de 54 milhões de votos para no lugar dela instalar um grupo de corruptos, tudo em menos de 3 anos. Um trabalho fantástico de acoelhamento de uma nação. O GIGANTE ACORDOU para sua derrocada. A escalada continua. O que as bombas fizeram na Líbia, Moro, Janot e seus meninotes, se encarregaram com os homens de toga do STF de causar o mesmo estrago por aqui, sem disparar um único tiro.

  7. É incrível a justiça nas
    É incrível a justiça nas repúblicas de bananas, os pilotos que foram responsáveis pela mortes de centenas de pessoas no vôo da Gol nunca mais pisaram aqui, os procuradores e juízes vão aos EUA fornecer informações que abram processos contra empresas brasileiras. Viva o Brasil sil sil …

  8. Ridículo!

    Curioso…se eles nos espionam desde sempre, agora vão nos julgar? Mas se inventaram a corrupção antes de nós? Se massacraram os índios norte-americanos? Tenha paciência! Que cuidem da sua casa que está cheia de problemas, muito maiores que os nossos! Investiguem a Chevron, por exemplo, quanto que ela investiu no golpe que acontece aqui!

  9. ELES ESTÃO INVESTIGANDO…

    ELES ESTÃO INVESTIGANDO DAS EMPRESAS MESMA COISA QUE MORO E JANOT, ISSO É SINAL QUE ELES NÃO BOTAM FÉ NAS INVESTIGAÇÕES DOS DOIS… TODAS ESSAS EMPRESAS SÃO DE NOME PRINCIPALMENTE A ODESBRECHT COMO CITADA POR TER UMA FILIAL NS ESTADOS UNIDOS, MAS EU ACHO QUE A ALÉM DESSA INVESTIGAÇÃO, TEM A INVESTIGAÇÃO DE LULA QUE COM CERTEZA ELES TAMBÉM IRÃO QUERER FUÇAR. OS AMERICANOS NÃO DÃO PONTO SEM NÓ. ELES COM CERTEZA NÃO ESTÃO INVESTIGANDO APENAS AS EMPRESAS.

  10. acredito que Lula será preso por aí…

    depois Dilma

    tem alguém encarregado, no STF e STE, de uma devassa geral na passagem dos dois pela Presidência

    1. primeiro testou…

      uma devassa diretamente na sociedade, contribuições particulares para condenados petistas

      se pôde na sociedade, e ninguém reclamou oficialmente, pode sobre qualquer autoridade

  11. bem…

    ficam as perguntas e o que a visão sugere

    respostas? pouco importa

    porque só surgirão, da forma que antecipei ao perguntar, com o tempo

    já estou acostumado a conversar com o tempo

  12. A grande oportunidade para quebrar o Brasil de vez

    O Judiciário brasileiro – junto com o PIG e os partidos que gostam de pobres – está levando o Brasil para a bancarrota.

    Teremos, diante disto tudo, dias muito tristes, com retorno do Brasil colônia.

    Conseguiram, depois da eleição de Dilma, acaber com todo o progresso que tivemos durante 13 anos.

    A final, parece que é o que estas corporações queriam.

  13. Tinha o tira sapatos no fhc
    Jurista consegue ser diplomata? fhc conseguiu responder, dentro da pior forma possível: no terreno do pouco significando muito, e tudo até, a Diplomacia, Celso Lafer, ministro e chanceler tirou os sapatos. Agora este pessoal da Republiqueta das Araucárias inventou o lambe sapatos internacional. E lá foi o PGR praticar…

  14. Falta de pudor é total.

    Falta de pudor é total.  Depois de reconhecer o golpe, USA finalmente deixa explícito que o objetivo é torpedear toda e qualquer empresa brasileira que um dia ousou se tornar multinacional. A operação Zelotes não pegou a RBS a Globo, mas tentou pegar o filho de Lula e pegou a Gerdau. Antes disto a LavaJato  preparou as ações no USA contra a  Petrobras e a Eletrobrás, e agora Oderbrecht e OAS. E no meio do caminho Temer coloca Serra, a peça que faltava para destruir as relações das nossas empresas, com a América Latina e Africa. Além é claro de destruir o mercosul e os BRICS.  Agora esta notícia despudorada onde a justiça de um pais, que até hoje não puniu os principais artifices criminosos da crise mundial , os tais CEOS de wall street, querem agora posar de justiceiros. Continuo perguntando porque a FIFA está sendo julgada nos USA. Afinal eles não tem sequer futebol, embora é claro eles tenha cadeias de televisão, e duzias e duzias de empreses de material esportivo e de patrocinadores. Enquanto a justiça americana age para preservar os lucros de suas empresas, aqui temos um procurador que fornece dados para a justiça americana e faz de tudo para condenar a unica política que nos deu independência.

  15. Dinheiro é que faz o mundo girar.

    Nossa, quanta hipocrisia nesses comentários… Quer dizer que os investidores que aplicavam na petrobrás devem se conformar com suas perdas? É absolutamente normal que uma empresa que mostrava resultados e balanço sempre positivos e de uma hora pra outra vem a bancarrota seja alvo de investigação, inclusive as empresas parceiras, que são estas citadas por receberem as propinas milhonárias. Fazer comparações com casos nos EUA que não deram em nada não traz o dinheiro de volta aos investidores, que eram o coração da petrobrás. E vocês realmente acreditam que só existiam investidores nos EUA? No mundo inteiro existiam investidores da petrobrás, e eles aplaudem a atitude que o juiz nos EUA está fazendo. Petrobrás, uma empresa de renome e credibilidade que o governo conseguiu destruir ao longo de muitos anos de má gestão, corrupção e feijoada, inclusive era fonte de muito orgulho para os brasileiros. Agora só remete a falcatrua e gera desconforto em lembrar que os funcionários ali alocados perderam suas aposentadorias. Att.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador