Ana Julia Ribeiro, uma voz a ser ouvida entre os estudantes em luta

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

https://www.youtube.com/watch?v=oY7DMbZ8B9Y width:700 height:394

Sugestão de Eros Antonio Ferreira Lang – via Facebook

Jornal GGN – Uma menina de 16 anos, Ana Julia Ribeiro, estudante secundarista, dá uma aula de cidadania na Assembleia Legislativa do Paraná. A jovem consegue ser tudo: informada, cidadã, contundente, doce, emocionada, feroz. Ela representa a juventude brasileira que hoje se posiciona, e ocupa escolas por todo o país. Ela ensina como é que deve ser o exercício de se posicionar, se colocar frente às realidades do país, enfrentar as adversidades e a tristeza de perder um amigo para uma sociedade que não sabe o que é que está acontecendo hoje. A estudante coloca a juventude no seu lugar: o de construtores de uma nova Nação, uma Nação que se importa com seus cidadãos. Ela é tudo o que os adultos precisariam ser: íntegra! Use dez minutos de sua vida e entenda o que é ser um cidadão, um ser que luta por um país justo, por uma educação de primeira. Ela aborda a PEC 241, a Lei da Mordaça, a saúde, a educação, a assistência social, o futuro, e critica a criação de uma sociedade sem cérebro. Palmas para os estudantes em luta! Palmas para Ana Julia!

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

63 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Repassem

    Mandei o vídeo para todos os meus contatos. Essa menina me fez ir às lágrimas de tanto orgulho. O discurso dela é de uma clareza que fará até o mais reacionário entender.

      1. Somos dois Maestri

        E chorei por dois motivos também:

        Primeiro, pela lindeza desta menina – uma criança pra um cabra de 50 e poucos que nem eu – a coragem, a postura, o cérebro tinindo, a clareza das ideias e sua emotividade. Ela resgata minha esperança no futuro, dado o meu desalento com grande parte da sociedade brasileira atual, que parece querer nos mandar de volta a Idade Média.

        Segundo, pela “velhacaria” representada pelo “politico” que aparece aos 7:00 minutos do vídeo, coisa que terei que aguentar até o fim da vida, vê-los desfilando pelo cenário político nacional. 

  2. Nassif,
     
    Com essa meninada

    Nassif,

     

    Com essa meninada por aí estamos salvos!!!! Estamos salvos!

    O Brasil está salvo, o futuro é nosso, é deles!!

    Abraço

    1. O Brasil está destruído. A

      O Brasil está destruído. A geração imediatamente anterior a deles destruiu o país !!!

      OS Cretinos destruiram o futuro do Brasil por 20 centavos !!!

      O pré-Sal e a petrobrás ??? Já eram !!!

      A saúde e a educação ??? Já eram !!!

      Até pq esses estudantes são milhares. PAra cada um deles, tem um milhão de paulistas puxando o país para trás !!!

      Tomara que essa nova geração COBRE da imediatamente anterior a destruição do futuro deles !!!

      Queria oferecer um país melhor a minha filha, mas destruiram o país e não fui capaz de fazer nada para evitar…

  3. Emocionado lembrei de
    Emocionado lembrei de Gonzaguinha: Acredito Na Rapaziada Eu acredito é na rapaziadaQue segue em frente e segura o rojãoEu ponho fé é na fé da moçadaQue não foge da fera e enfrenta o leãoEu vou à luta com essa juventudeQue não corre da raia a troco de nadaEu vou no bloco dessa mocidadeQue não tá na saudade e constróiA manhã desejada ……..

  4. Nassif;
    CORAÇÃO DE ESTUDANTE,

    Nassif;

    CORAÇÃO DE ESTUDANTE, voltou a pulsar.

    Que lição para mim!!! Volto a ter esperança neste nosso Brasil.

    Genaro

     

     

  5. Nossa!Valeu garota!

    Nossa!

    Valeu garota!

    Avance, ainda que o Brasil não te acompanhe…

    Será que estes parlamentares terão o que merecem?

    Passaram da conta…

    1. Terão nada !!!
      Roubaram nosso

      Terão nada !!!

      Roubaram nosso futuro há 52 anos, e o que fizemso com estas pessoas ??? Nada.

      E os netos dqueles se sentiram a vontade para roubar de novo.

       

      1. Rapaz….

        vc tá de brincadeira !!!!   Isto aí é do quilate da primavera de Vivaldi  !  

        Eu também  não sabia que existiam jovens  com a conscência da Ana Julia…..    Bem vindos à Terra, alliens !!…

  6. A esperança que sobrou desse

    A esperança que sobrou desse terreemoto é esta juventude, que está fazendo a melhor resistência que apareceu até agora (senão a única).

    Fiquei chapado com esta menina. Quanta luz!

  7. A menina Ana Julia é um

    A menina Ana Julia é um sol brilhante em meio a

    opacidade da Assembléia Legislativa do Paraná.

    Com ela venceremos.

    Pontos para o GGN.

  8. muita luz sim…

    e se depois dela nossas autoridades não concluírem que o descaso com a Educação é uma vontade deliberada de certos políticos golpistas, e que não deve ser atendida por ninguém, adeus transformações profundas que poderiam livrar nossos jovens de toda esta podridão golpista atual…………………….

    dificultar a Educação, é golpe que se quer também no futuro, pois não afeta apenas o que os nossos jovens são agora, afetará principalmente o que eles serão no futuro

  9. Perdi a conta do numero de

    Perdi a conta do numero de vezes que eu lacrimejei ouvindo essa crianca!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Ana Julia Ribeiro, voce eh minha heroina do ano!

  10. Fiquei bastante comovida com

    Fiquei bastante comovida com a fala dessa extraordinária menina. Tomou absolutamente todo o espaço daquele lugar e quem sabe do Brasil. Mil parabéns Ana Júlia Ribeiro!

    1. Velhos Velhacos

      E os velhacos moribundos aparecem aos 7:00 minutos do vídeo. Nunca vi deputado mais idiota,  vestiu a carapuça com uma rapidez espantosa.

  11. A propósito
    Há, nas escolas ocupadas, alguma em que haverá eleição? Os tre tomarão alguma atitude? Em caso afirmativo, estarão defendendo ou não o direito do voto?

  12. É por gente assim…

    Feito essa menina que eu acho que ainda vale a pena lutar.

    Parabéns Ana Julia.

    Voce colocou os velhos velhacos em seus devidos lugares.

        1. A turma do “Não é por 20

          A turma do “Não é por 20 centavos”. Derrubaram a popularidade do governo, e o resultado foi o golpe. Milhões foram às ruas por saúde e educação. CadÊ essa turma agora para protestar contra a PEC 241 ???

          Na verdade, mais saúde e educação essa turma só queria com o poder no governo. Agora que o PT saiu, uma ínfima parte da galera protesta contra a PEC 241. Estão preocupados com Branco usando turbante, fazendo performances, lutando para alunos poderem usar saias. Mas a luta por uma sociedade economicamente mais justa, pela saúde e educação pública de qualidade, essa eles abandonaram. Só valia a luta se fosse para derrubar o PT.

          1. Concordo apenas em parte com

            Concordo apenas em parte com essa avaliação. Entretanto, como não vou expor nenhum argumento AGORA(talvez depois) isso é mesmo que nada. Apenas adianto que se tivéssemos tido um pouquinho mais de visão, e, por que não dizer, paciência, talvez o desfecho fosse outro. 

            Essa centralidade excessiva no PT cria uma névoa que não raro nos impede de enxergar a realidade como ela é, e não como queremos. 

            Talvez lá na frente desenvolva esse raciocínio. 

  13. Ana Júlia me emocionou

    Ana Júlia me emocionou deveras. Ela é a representação da nossa juventude, triste, mas amadurecendo ideias que foramrão, certamente, outro momento político brasileiro. Talvez demore, mas a persistência desse jovens, como ana Júlia, nos diz que é por eles que vamos um dia ver alguma luz no fim do túnel.

    1. A não reação é um estímulo

      A não reação é um estímulo para esses desqualificados continuarem com essas ofensas. Cabe tranquilamente um processo com grande chance de sucesso.

      Fui lá e ouvi as barbaridades. Aconselho aos mais sensíveis não fazerem o mesmo. 

       

  14. Maravilhosa, merece palmas

    Maravilhosa, merece palmas sim.

    Agora a carapuça de mãos manchadas de sangue serviu no presidente da assembléia de Curitiba. Fazer o que? .Ele vestiu., serviu né…

  15. Uma estrela brilha em Curitiba

    Ao contrario do discurso oportunista do governador do Beto Richa, que retrata a ocupação das escolas como um movimento de incnsequentes e manipulados, a estudante, acompanhada dos pais que deram todo apoio à sua manistação, mostra que há algo a mais nesse país, ao contrário do que propaga a grande  impensa. Forças independentes e pulsantes coexistem com esse cenario de desolaçao, onde pontuam Carmen Lucia, Gilmar Mendes e demais próceres domstatus quo. Ana Julia quebrou o pensamento único que eleva altars a Sergio Moro p, sem qualquer fconexao partidária. Nem deputado que pediu a tribuna para ela não a conhecia. E nunca na historia da AL do Paraná  alguém conseguiu calar  os desatentos deputados. A verdade aparce em toda sua beleza e transparência. Tanta sinceridade, após a fala, pôs em fuga o presidente da casa , Ademar Traiano (PSDB)  – que cobardemente cortou sua palavra, mas no dia anterior havia sorrido e vibrado quando representantes do MBL acusaram os estudantes  de sererem drogados. baderneiros…. Mas Ana Julia não está sozinha. É uma das meninas que vem se destacando nese processo que surpreende o estado, e principalmente,Curitiba,  sede do comservadorismo, onde vicejam o mais feio,  as sement pes da intolerância e do fascismo, mas também, dialeticamente, onde gra a contradição  e a síntese, mais  brilahnte e  bela.

    1. Enquanto isso, o PSDB nada de

      Enquanto isso, o PSDB nada de braçada e destrói o nosso futuro.

      O Brasil está fadado ao fracasso.

      Se eu colocar ela na minha TL, vão chamar a garota de terrorista para baixo…

       

  16. Ana Júlia botou pra quebrar.

    A fala emocionada, mas firme, o olhar corajoso e altivo, a boa argumentação – apesar de algumas escorregadelas nas concordâncias – mas sobretudo a consciência cidadã e política dessa jovem nos fazem refletir e ter um restinho de esperança, de que no futuro a democracia possa ser restabelecida e este nosso País retomar um projeto soberano de desenvolvimento, com inclusão social.

    O que mais me surpreendeu foi quando o presidente da Assembléia quis intimidá-la, ameaçando cortar-lhe a palavra por ela ter dito que os parlamentares estavam  com as maõs sujas do sangue de Lucas, o estudante que foi assassinado no interior de uma das escolas ocupadas. Ela se desculpou pelo excesso verbal cometido, mas retomou com firmeza o argumento, citando o ECA, que estabelece de forma clara a responsabilidade do Estado em zelar pela segurança das crianças e adolescentes, aí inclusos os etudantes, obviamente. Foi um xeque-mate. Parabéns a Ana Júlia, a quem registrou em vídeo fala dela ALEP, a quem forneceu o vídeo ao GGN e a este portal por tê-lo divulgado.

  17. Emocionante como estar vivo

    Lindo, emocionante, inspirador, revolucionário, e ela não está sozinha, isso é o melhor! É um exército pacífico que está se formando, espalhando – ainda que eu considere lento e localizado, com possibilidade, Deus conceda, de ser a ignição pra que os diversos movimentos confluam num núcleo comum de defesa de direitos, de construção e proteção da cidadania, de uma democracia real e pujante.

    Os Herodes de hoje não impedirão a revolução da solidariedade social e da busca da justiça com paz e alegria de estar vivo.

    Parabéns aos jovens e familiares, professores e rede de suporte material e emocional a estes guerreiros que mantêm a chama da esperança na humanidade acesa e revigorante.

    Podiam criar um financiamento coletivo pra que os que não podem ocupar possam colaborar de algum jeito. Venham a público com mais frequência, falem com a sociedade, é desse encontro de forças que pode surgir a fagulha que conscientize o resto do país, pra além das disputas partidárias, necessárias e indispensáveis mas não prevalecentes sobre o bem comum neste momento, bem este facilmente demonstrável como o oposto dos interesses dos grupos de poder atualmente parasitando os três poderes em todas as esferas, com raríssimas e honrosas exceções.

    Deus abençoe a renovação da sociedade, nos novos e velhos artíficies da utopia redentora. E cuidado com as ovelhas que sempre aparecem pra tirar proveito do que é autêntico e socialmente mobilizador.

    A luta está só começando.

    Obrigada. Por ousarem fazer uso da palavra com a espontaneidade nascida da lida direta, diária e verdadeira com os graves problemas e seus dilemas e não se acovardarem diante dos predadores, comprovam que os esforços de gerações anteriores pra forjar um país justo e acolhedor não foram em vão. 

    SP, 27/10/2016 – 01:09

     

    1. Infelizmente, o Exército não

      Infelizmente, o Exército não ficará pronto a tempo de salvarmos o pré-sal…

      Alias, se a gente conseguir essa revolução da solidariedade social e da busca da justiça com paz e alegria de estar vivo em menos de 50 anos estaremos no lucro

      Ontem os Venezuelanos gritavam “Venezuela não é Brasil”. Eu abaixei  cabeça e chorei de vergonha…

      Que essa geração tenha muita energia, pois assumirão o país em cenário de terra arrasada. Vão acabar como o Tzipras, tocando reformas liberais por falta absoluta de margem.

  18. Ainda na condição de imensa

    Ainda na condição de imensa tristeza com tudo o que nos vem acontecendo,  essa menina me jogou em um mar de esperança. É voltar a remar, não tem outro jeito.

     

  19. Às vezes, raramente, um

    Às vezes, raramente, um discurso ou evento, fazem a política e a vida social absolutamente cristalinas. Nesses momentos, a verdade se apresenta em toda a sua plenitude. E análises e discussões parecem absolutamente desnecessárias e redudantes. E basta, então, ver quem está de um lado e quem está do outro.

    Há a  Ana Júlia…  e há Janaína Paschoal, Cristovam Buarque, Olavo de Carvalho, Reinaldo Azevedo, otavinho, Kim Kataguiri e por aí vai,

     

  20. Esse é o “problema”….

    Esse é o “problema” que querem solucionar com a escola sem partido.

    Adorei a menina e me deu novas forças para acreditar no nosso futuro.

    A menina apenas tropeçou ao confrontar diretamente aos deputados estaduais. Ela poderia, em forma sutil, ter dito que dentre outros benefícios desta reação estudanti, poderá vir uma maior consciência no voto popular e, graças a isso, ela e o Brasil poderiam estar assistindo agora um conjunto melhor de deputados na sua frente.

  21. Putz….

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=3l4nVByCL44%5D

    Knock-down na ignorância golpista!!   Saber que há exemplos de líderes de verdade como esta menina no lado oposto do time do moleque Kim Katacaqui…é uma dádiva divina !

    Obrigado Mendonça e Alexandre “Idiota” ,  ops…”frota”  por terem cutucados  estas oncinhas  com vara curta !!!

    Só falta agora o Moro dar o golpe de misericórdia  e  prender o Lula….Aí vai ser o Ó-do-borogodó  neste país !!

    Vocês estão pensando que  ” o cachorro está morto ” ….do alto dos meu cinquentenário, alerto: não chutem !!

     

  22. Há mais vozes na voz dessa menina. E há mãos sujas de sangue…

    Uma menina dessas falando desse jeito num parlamento conservador da república de Moro & Richa, depois da morte de um estudante numa escola ocupada,  é uma coisa simbólica demais.

    São dessas “coincidências” que guardam significados muito mais profundos do que aparentam.

    Desconfio que na boca da menina há milhões de vozes. Das pessoas que estão sendo sumariamente excluídas da sociedade com o desemprego, a política do porrete, a economia pró-rentismo e todas estas leis e ações governamentais.

    Há algo fervillhando nas bases da sociedade. Insatisfações e revoltas que ainda não encontraram formas de se expressar. Ou melhor, encontraram apenas na boca dos estudantes, por enquanto.

    Os jovens, por ainda não estarem absorvidos na sociedade do  trabalho, tem esse dom de ver e dizer as coisas por atencipação. De lutat antes.

    As mão dos políticos estão sujas de sangue!

    As mão dos burocratas estão sujas de sangue!

    As mão dos juízes estão sujas de sangue!

    As mão das elites estão sujas de sangue!

    É a acusação que quer sair da boca dos excluídos.

    Há mais vozes, muito mais vozes silenciadas na boca dessa menina…

    1. Há algo fervillhando nas

      Há algo fervillhando nas bases da sociedade. Insatisfações e revoltas que ainda não encontraram formas de se expressar. Ou melhor, encontraram apenas na boca dos estudantes, por enquanto.

       

      O que eu vejo é gente aplaudindo os retrocessos !!!

      Esse país está morto. Congelado por 20 anos. Depois de 20 anos, esses jovens que ocupam as escolas erão terra arrasada para administrar.

      LEmbrando que o estado dela, com toda essa consciência, elegeu Álvaro dias para o senado com SETENTA E SETE % dos votos, reelegeu Beto Richa. 

      Jamais teremos votos para reverter essa PEC no futuro.

       

  23. Parabéns a Ana Júlia. E

    Parabéns a Ana Júlia. E também à família dela e aos educadores que a conduziram a esse desabrochar emocionante de liderança cidadã. Viva Ana Júlia! Abaixo a destruição do pensamento crítico! Abaixo a mordaça!

    1. parabéns…..

      Onde está quela menina de SC que denunciou as condições da sua escola? Foi elogiada por alguns, em público. E bombardeada por muitos, no privado. É uma caracteristica da politica brasileira. Esta moça Ana Julia, representa toda esta juventude que era rotulada e não ouvida. As elites de esquerda e de direita diziam: juventude alienada, não se mobilizam, não ligam para a realidade nacional, não se indignam, não são politizados, não ligam para os estudos e suas escolas, não ligam para sua comunidade e sociedade e outras imbecilidades. Na realidade estavam descrevendo a eles próprios. Ana Julia é a face mais bonita e corajosa da juventude brasileira. Quanta coragem e dignidade representados numa menina. Parabéns é muito pouco para esta rapaziada que está se levantando contra esta politica que parasita e sabota que o Brasil evolua. Ana Julia, você está ungida pela verdade: as mãos da politica estão cobertas de sangue. 

      1. Desconheço a menina

        Desconheço a menina catarinense, cujas denúncias também merecem ser divulgadas. Agradeço se me informarem quem é. E lastimo que muita gente covarde sequer parabenize as estudantes em ambiente privado. Coragem é para quem pode, não para quem quer.

  24. Esperança

    Que dizer diante da realidade, irretocável, só resta oferecer essa mensagem a todos. Tenho esperança que possa ser divulgado a pessoas chave, há alguém que possa legendar para outras linguas (com observações sobre Eca,e PEC 241) e provoque em todos o sentimento que temos agora. Quem sabe chega em Chico, Francisco, Mujica, Waters, Gilmor, Mujica, etc.

  25. Parabéns, Ana Júlia Ribeiro!

    Enquanto isto, infelizmente, parte da opinião pública, que não é representativa neste canal, prefere se aproveitar da notícia de morte de um dos estudantes destas ocupações para deslegitimar esta ação. Como se isto não fosse consequencia da própria omissão secular do estado. A própria Ana Júlia proferiu bem que a resposabilidade pelo estudante, e do ensino de maneira geral, é do estado, da sociedade e da famíla.  

    Impressionante como a sociedade, esta do senso comum raso, é crítica e impiedosa com os estudantes como se eles não estivessem em uma fase da vida de aprendizado, de desenvolvimento de caráter, de crescimento de conhecimento político e de cidadania. Enquanto que em relação aos responsáveis po estas ocupções à um esquecimento e até permissividade. Só para citar um exemplo, em São Paulo a máfia da merenda em investigação quase não é motivo de críticas ou de cobranças por um rápido desfecho. Ainda que nesta investigação apareçam delações premiadas apontando para a participação de dois acessores e um cunhado do presidente da assembléia legislativa de São Paulo, Fernando Capez (e não estou aqui acusando ele), não há qualquer mobilização neste sentido de posicionamento da sociedade.

    O Brasil não vai acabar em função da corrupção. Vai acabar em função da cara de pau da sociedade.

     

  26. Há algo de podre no reino de banânia…

    Pessoal, uma reflexão: as escolas estão invadidas por menores, sem qualquer adulto entre eles, inclusive pais, que foram impedidos de entrar. Nâo há presença sequer do conselho tutelar no ambiente, tomado pelo uso de álcool e drogas. Os menores se entorpecem, esfaqueiam-se, assassinam-se uns aos outros e a culpa é dos deputados? Os partidos autodenominados de esquerda, parte da imprensa, e Coselho Tutelar fomentam o ambiente de morte e quando morre alguém a culpa é da direita? É isso? A culpa ainda é dos outros? Será que não aprendemos nada mesmo? Façam o favor…

  27. Cadê aquele país elogiado

    Cadê aquele país elogiado pelo mundo todo, que ia sediar copas, olimpiadas, que tirou milhões da miséria e saiu do mapa da fome. Não existe mais. Não quisemos ele. Preferimos voltar a ser a republiqueta de sempre. Não cuidamos dele, achamos que os avanços eram garantidos, que eram lentos demais, Nossa juventude fez tudo para derrubar o antigo governo, e agora vem algo pior e ela faz como não é com ela. Ela tirou todos os conservadores da frente de suas TV´s e os botou nas ruas. Fomos intimidados. Os jovens que chamaram os conservadores para as ruas não fazem nada para reconstruir o que destruiram e ainda nos culpam pela desgraça que eles fizeram com oBrasil.

  28. Também fiquei chapado, como

    Também fiquei chapado, como um colega aqui. Essa menina nocauteou a todos. Os deputados que ficaram como se fossem adolescentes bagunceiros que se calaram diante da força da verdade mais sincera, que só poderai vir de alguém com 16 anos de idade.

    A gente que concorda com ela também fomos noauteados. Pois estamos aqui no teclado fazendo “analise”. Ela e seus colegas estão fazendo história. E fazem porque sabem que o futuro deles depende disso.

    Porque se depender da geração hoje com 40, 50, 60 anos, eles estão lascados. Está aberto o caminha para essa nova juventude brasileira. Show de bola 

    1. Não precisa nem ir tão longe

      Não precisa nem ir tão longe não… se o futuro deles depender da geração que está agora com seus 20 e poucos anos, gente que era secundariasta quando eles estavam iniciando o antigo ginásio, eles estão lascados. Na verdade, foi essa geração que começou a destruir o futuro dessa garotada e os deles próprios…

      Lembrando que essa geração botou fogo no país em 2013 e foi quem começou o golpe. Queriam mais saúde e educação, agora se omitem contra a PEC 241, e contra a entrega do pré-sal. O país está indo pelo ralo por causa dos tais 20 centavos.

       

       

      1. Bingo !!

        Geração Disney  ou  FIFA 2018 !!

        Sem  falar na geração “nudes”  pelo  Smartphone !!!  No  meu tempo: anos  70,  “nudes”   era   ” ao  vivo  e  a  cores ”  mesmo com  a  TV  ainda  em  P&B !!

        Respeitem  os  ” tiozinhos “:  vocês não  estariam  aqui  hoje  se  ficássemos perdendo  tempo de vida no zap !!!

         

  29. Não deve ser fácil para um

    Não deve ser fácil para um jovem dar um “pause” na vida, ocupar uma escola para tentar salvar o futuro e ver que ninguém liga, a Globo não liga, os representantes do povo não se importam. Deve ser F…..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador