As elites e a eficiência da polícia

Sugerido por Gunter Zibell – SP

Da BBC 
 
Elites não querem polícia eficiente, diz especialista
 
Rodrigo Amaral – 26 de agosto, 2002
 
A face mais visível do combate à violência é a das forças de segurança do Estado, em especial a polícia, da qual se esperam soluções imediatas para o problema.
 
Mas em diversos países da América Latina – e o Brasil não é exceção à regra – a polícia não é conhecida nem pela sua eficiência nem pelo respeito aos direitos dos cidadão.
 
O americano Paul Chevigny, um especialista em forças de segurança na América Latina da Universidade de Nova York, adverte porém que, se a polícia não responde aos anseios dos cidadãos, isso em grande medida se deve ao desinteresse de setores influentes de uma sociedade.
 
”Um tempo atrás, um delegado brasileiro disse que as classes privilegiadas não querem uma polícia eficiente, e sim uma que aja com dureza contra os mais pobres”, afirma Chevigny. “Eu acho que há muita verdade nesta afirmação.”

 
Cultura
 
Chevigny segue o raciocínio de outros analistas que estudam o desempenho das polícias latino-americanas e vêem uma corporação nem sempre preocupada em proteger todos os cidadãos de uma forma eqüânime.
 
Ele vê problemas tanto na cultura da polícia quanto em setores mais amplos da sociedade que acabam se refletindo no comportamento dos homens da lei.
 
“Enquanto houver tanta corrupção nos países latino-americanos, os problemas da polícia não têm como ser resolvidos”, diz Chevigny. 
 
“A incapacidade da polícia de combater o crime de uma forma efetiva em grande parde se deve a um sistema em que políticos querem que crimes de grande expressão não sejam investigados.”
 
Por esse motivo, segundo Chevigny, antes de cobrar uma postura mais correta das forças de segurança, o que a sociedade deve fazer primeiro é olhar para si mesma.
 
”Os policiais brasileiros não são estúpidos, eles podem ser treinados para fazer seu trabalho muito bem. Mas o sistema inteiro encoraja a polícia a agir de uma forma violenta.” 
 
Primeiro passo
 
Mas Chevigny, autor de estudos sobre as polícias do Brasil, da Argentina e da Jamaica, reconhece que não é possível esperar a solução de todos os problemas que afligem um país antes de reformar a polícia para torná-la mais eficiente.
 
Ele diz que é possível tomar algumas medidas imediatas para melhorar a situação. No caso brasileiro, Chevigny recomenda, como primeiro passo, o fim da organização militar das diversas forças policiais.
 
“A polícia no Brasil fuciona como se fosse um exército”, diz Chevigny.
 
“Esse é o jeito errado de organizar a polícia porque não existe um inimigo. O povo não é o inimigo.”
 
Na opinião de Chevigny, esse tipo de organização faz com que os policiais sejam premiados por bravura até quando cometem violações aos direitos humanos – chegando a extremos como premiar os agentes que matam mais pessoas quando estão trabalhando.
 
Já o sociólogo venezuelano Roberto Briceño-León afirma que, para se tornarem mais eficientes e confiáveis, os policiais precisam receber treinamento e ser tratados com mais respeito, o que inclui o pagamento de melhores salários.
 
Caso contrário, a população vai perdendo a confiança nas forças de segurança e começa a chamar para si mesma as responsabilidades da polícia.
 
“A classe média olha para a polícia e, se não fica satisfeita, pensa em se armar, em privatizar a segurança”, afirma Briceño-León.
Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sem mais, sem menos:
    ”Um

    Sem mais, sem menos:

    ”Um tempo atrás, um delegado brasileiro disse que as classes privilegiadas não querem uma polícia eficiente, e sim uma que aja com dureza contra os mais pobres”

  2. Tem que começar as reformas,

    Tem que começar as reformas, senhores deputados e senadores. Reforma Politica, Reforma do Jucidiario, Reforma das Policias.

  3. Eficiência seletiva!!!

    A polícia não é ineficiente, NUNCA!!!

    Sem ela nossos níveis de desigualdade NUNCA seriam possíveis…Tanto aqui, como em qualquer país da América Latina…uns mais outros menos!

    Para o modelo de Estado que construímos, a polícia brasileira é a ideal…

    Quando morreu a juíza Accioly, em Niterói, abatida por um grupo de extermínio da São Gonçalo, a polícia indiciou em 60 dias os investigados, e o MP os denunciou em um ou dois anos…Vários já têm sentença…

    Alguém conhece alguma outra vítima deste mesmo grupo, e que o tempo médio de processamento tenha sido, ao menos, ou pelo menos, o dobro do que foi necessário para resolver o caso da juíza? Pois é…

    O policial no Leblon ou nos jardins é extremamente cordial…dependendo da cor de quem esteja dentro do carro, eles até ajudam a trocar o pneu, se for o caso…

     

  4. “Mas em diversos países da

    “Mas em diversos países da América Latina – e o Brasil não é exceção à regra – a polícia não é conhecida nem pela sua eficiência nem pelo respeito aos direitos dos cidadão.”

    Diversos? Por que não TODOS?

    Poderia citar 1 que não seja?

  5. Elite versus Elitismo

    Boa análise! É um acordo implícito entre estas pessoas da eleite e a polícia.

    Só um porém: eu penso que generalizar esta condição para toda a “elite” induz a uma injustiça, tema que falo neste meu artigo:

    http://terrabrasili.blogspot.com/2015/06/a-diferenca-entre-ser-da-elite-e.html

    Na sequencia, coloquei exatamente esta questão do “acordo”:

    http://terrabrasili.blogspot.com/2015/06/o-acordo-implicito-entre-os-elitistas-e.html

    Bom feriado (quem sabe, prolongado!)!

    Valdecir.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador