As suposições sobre o caso Delcídio

Atualizado às 7:45

Vamos ao nosso jogo de xadrez sobre o terremoto político de ontem, com a notícia sobre a suposta delação premiada do senador Delcídio do Amaral.

Peça 1 – a delação premiada de Delcídio do Amaral provavelmente é verdadeira.

Há um conjunto de indícios nessa direção.

O primeiro, a existência de um documento organizado com anexos e tudo, que se pode conferir nas imagens divulgadas. Não se trata nem de rascunho, nem de check-list.

Segundo, o fato do próprio Procurador Geral da República Rodrigo Janot ter deixado entrever, dias atrás, a existência de uma delação bomba, detalhada, que estaria em mãos de Teori Zavaski.

Também, o fato de nem Janot nem Delcídio terem desmentido a existência da delação. Janot limitou-se a desconversar e Delcídio a afirmar que não podia garantir a origem e a autenticidade dos documentos mencionados na reportagem.

Finalmente, o fato do Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo ter batido direto em Delcídio. Poderia limitar-se a rebater as denúncias. Mas a troco de quê bater em Delcídio se não houvesse segurança sobre a existência da delação?

Peça 2 – os focos de vazamento.

A estratégia dos vazadores consiste em agir quando as informações sigilosas estão em mais de um local. No caso, quem teria acesso à delação seriam fontes da PGR ou do STF (Supremo Tribunal Federal). Não passa pelo escoadouro da Lava Jato.

Por outro lado, o vazamento foi através de uma revista estreitamente ligada à Aécio Neves, mas por uma repórter próxima ao Ministro Cardozo.

Nesse eixo, cabe tudo: vazadores a serviço da oposição ou do governo.

Peça 3 – os interesses em jogo.

Aí, cabem várias hipóteses aventadas durante o dia.

Hipótese 1 – alguém interessado em aumentar o fogo do impeachment que atingirá seu auge nas próximas semanas com a ofensiva sobre Lula e as manifestações do dia 13. Essa hipótese justificaria o fato da reportagem não se referir a nenhum grão-duque do Congresso. Boa probabilidade.

Hipótese 2 – o receio de algum recuo de Delcídio. O vazamento seria a a maneira de não desperdiçar o conteúdo da delação original. Como há um conjunto muito grande de inconsistências, haveria o receio de que fosse podada, quando analisada pelo Ministro Teori Zavascki. Boa probabilidade.

Hipótese 3 – na direção oposta, a desmoralização antecipada da delação, realçando os aspectos mais vulneráveis, para anular seu impacto posterior, caso fosse endossada pelo STF. É impossível que, em mais de 400 páginas de delação, aliás, a revista ter destacado aspectos tão inconsistentes da delação. Provavelmente focou apenas nos trechos que se referiam a Lula e Dilma. Média probabilidade.

Hipótese 4 – seria uma maneira do PGR pressionar o Ministro Teori a endossar a delação. Baixa probabilidade.                 

As consequências

O vazamento nublou o impacto da aceitação da denúncia contra Eduardo Cunha pelo STF. Mas a ofensiva pelo impeachment jogará todas suas fichas nas próximas semanas com o ativismo político de sempre da Lava Jato.

De qualquer modo, o foco central do impeachment reside na fragilidade demonstrada até agora pelo governo Dilma,  pela dificuldade de concatenar uma pauta nacional mínima.

E a fraqueza maior da campanha do impeachment está na incapacidade da oposição de apresentar um rascunho de projeto de país. O grupo central pró-impeachment – Gilmar Mendes, Aécio Neves, José Serra, Michel Temer – não consegue passar a ideia de espírito público e de brasilidade.

Por LN, às 07:45

A operação deflagrada agora de manhã, visando levar Lula coercitivamente para depor, resolve o enigma. O vazamento foi preparação para ela.

Explica também a saída do Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. E pode esclarecer, também, a conduta da Procuradoria Geral da República: o depoimento de Delcídio estava com ela.

Explicaria também o fato do relatório sair em uma revista alinhada com Aécio, por uma repórter próxima a Cardozo?

Luis Nassif

102 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  
     
     
    Os truques da mídia

     

     

     

    Os truques da mídia para ludibriar o público na questão das delações. Por Paulo Nogueira

    Direto da maternidade a ordem de prisão para Lula: Erick Bretas

    Direto da maternidade a ordem de prisão para Lula: Erick Bretas

    Os truques da mídia para ludibriar o público ingênuo na questão das delações premiadas são patéticos.

    PUBLICIDADE 

    Você tem que ser um completo analfabeto político para engolir a manipulação.

    É assim.

    Se o citado na delação é o Aécio, por exemplo, a imprensa toma todos os cuidados. Tudo vai na condicional.

    Fulano alegou, afirmou etc etc.

    Segundo o delator etc etc.

    O desmentido aparece com destaque.

    Rapidamente a delação desaparece do noticiário. Muitas vezes não fica sequer um dia. Isso não se altera nem quando o citado aparece, como Aécio, em três diferentes delações.

    Agora. Quando os personagens mencionados na delação são os inimigos, os métodos são outros.

    Todas as condicionais do bom jornalismo são abandonadas.

    O delator não “afirma”: “revela”. “Confirma”. Onde havia dúvida, aparece a certeza.

    É o caso da alegada delação de Delcídio. Lula e Dilma estão nela? É uma  festa.

    O diretor de novas mídias da Globo, Erick Bretas, representa à perfeição este estado de espírito.

    No Facebook, em plena maternidade, onde sua mulher estava dando à luz, ele postou o seguinte. “Na maternidade vejo a notícia de que Delcídio delatou Dilma e Lula. Que Dilma nomeou ministros do STJ para barrar as investigações da Lava Jato e que Lula comandava a corrupção na Petrobras. Nossos filhos não merecem um país assim. Dilma tem que cair e Lula tem que ser preso.”

    Para escrever algo assim, Bretas tem que estar certo de que a Globo aprova. Ele não correria risco de desagradar os patrões.

    Você pode avaliar, por aquele post histérico, o ambiente pró-golpe nas redações do Grupo Globo.

    Note. Ele conferiu uma estatura de Catão a Delcídio, um homem incapaz de mentir para se safar de alguma enrascada. Deu à IstoÉ o status de uma revista séria, confiável.

    E julgou sumariamente Dilma e Lula.

    Eu, aqui do meu canto, diria: “Meus filhos não merecem a Globo e nem jornalistas como Bretas.”

    Mas o que importa, aqui, é notar a diferença de tratamento nas delações.

    Claro que Delcídio vai ficar nas manchetes, no Jornal Nacional, nas primeiras páginas dias, e dias, e dias. Porque, neste noticiário, você joga Lula e Dilma na lama.

    Pelo menos para os analfabetos políticos esse truque funciona. A palavra de Delcídio na alegada delação vira verdade absoluta para os que acreditam na honestidade e nos bons propósitos de jornais e revistas.

    Se o alvo é Aécio, a sombra e o silêncio, espaços mínimos e o sumiço. Se é Lula e Dilma, o estardalhaço contínuo – e a imediata alusão a impeachment e prisão, como escreveu, em plena maternidade, Erick Bretas.

    Não fosse a internet, com o contraponto, a situação estaria perdida, como esteve para Getúlio e para Jango.

    Mas a internet, com as redes sociais e sites independentes, é um foco de resistência contra os que tentam, mais uma vez, destruir a democracia, como fizeram em 1054 e em 1964.

    Nós, sites independentes e redes sociais, não somos tudo – mas também não somos nada.

    Já é alguma coisa.

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/os-truques-da-midia-para-ludibriar-o-publico-na-questao-das-delacoes-por-paulo-nogueira/

  2. Achei a reação de Lula

    Achei a reação de Lula tímida, sem entrar nos aspectos das acusações que lhe foram assacadas na suposta delação de Delcídio, como dizer que o ex presidente teria mandado pagar 50 mil à família de Cerveró e ter recolhido o dinheiro com o filho de Bumlai. A nota do instituto Lula deveria ter sido mais enérgica além de ter anunciado medidas penais contra o senador Delcídio por calúnia.

    É preocupante que entre alguns dos membros da força tarefa se cogite, com base nesta delação prender o ex presidente Lula, sob a alegação de que se Delcídio foi preso pelos fatos que levaram o STF a tomar tal medida extrema,  Lula deveria sê-lo. Ocorre que haviam provas cabais, gravação e tudo, da interferência de Delcídio nas investigações. Contra Lula não foi apresentada nenhuma prova, a não ser a palavra de um delator, bandido que agia para obstruir a ação da justiça.

    Basta que um ou dois delatores acusem aqueles que interessa à força tarefa da lava jato e pronto, estão aí geradas as condições para decretar a prisão preventiva do delatado. Isso beira ao absurdo. A continuar assim são imprevisíveis as reações e consequências de uma eventual prisão do ex presidente Lula.

     

  3.  Não temos paz,dias difíceis
     Não temos paz,dias difíceis virão e acredito que palavras não possuirão a força necessária para que as dificuldades sejam superadas.Os males causados pela politização da polícia federal,pelo MP e pelo judiciário com ampla cobertura criminosa da mídia surtirão seus piores efeitos nos próximos dias é triste mas seremos muito mais exigidos do que já fomos,debito todo esse tenebroso momento na irresponsabilidade criminosa da gestão de José Eduardo Cardozo frente ao ministério da Justiça.
    Viveremos um momento Histórico;uma única geração terá de enfrentar dois golpes contra a Nação.Teremos pois de enfrentar,não podemos aceitar retrocessos ao pouco que foi construído,não devemos aceitar passivamente um golpe seja ele político,jurídico ou armado.Não nascemos para a escravidão.Que o Governo tenha a força necessária para resistir e nós a coragem que as futuras gerações merecem.

  4. quinta hipótese: vazou é

    quinta hipótese: vazou é crime.

    portanto, melou a tal da delação….

    não tem valor jrídico, como disse o janot…

    janot terá de ouvi-lo, de qualquer maneira…

    mas o estrago já foi feito.

    o fundamental então é saber a quem favoreceu

    essa materia da isto é, provaelmente falsa ou arranjada pelos

    interessados em que ela  saisse – a matéria……

    daí a validade deste post…

  5. Quando o Delcídio foi

    Quando o Delcídio foi flagrado  na gravação feita pelo filho do Cerveró falando que o michel temer estava preocupado com o zelada, citando conversas com ministros do supremo, japoês bonzinho, parlamentares… foi desacreditado imediatamente e ficou três meses na cadeia. Bastou “delatar” lula e dilma  e  pronto ! agora o que ele diz é a mais pura verdade. 

    Sejamos francos, que o Delcídio é homem bomba, só não sabe quem não escutou a gravação feita pelo filho do cerveró.

    agora, inocentes ou não, o mantra de acusação não vai parar, a imprensa e o apararto juridico policial esta em guerra total contra lula e dilma, de antemão ambos  já são culpados.

     

    O golpe midiático-juridico-policial esta avançado, creio que é hora da população se posicionar. . 

  6. Bueno, bueno… o fato da

    Bueno, bueno… o fato da revista antecipar o lançamento da edição para uma quinta-feira – uma semana antes do cabalístico 13/03 – e a capa manjada, estilo ‘eles sabiam de tudo’, é bem um resumo da ópera bufa mais longa da História. A tchurma resolveu partir pra um tudo ou nada bem chinfrim. Pobres de nós todos!

  7. Faltou colocar como

    Faltou colocar como suposição, o componente passional. Os documentos que embasam a delação de Delcídio estavam em todas as redações da velha mídia, esperando a homologação e a proximidade do dia 13 para serem divulgados numa ação coordenada que seria usada como convocatória para os protestos daquele dia, não sem antes passar pelo crivo do JN que mostrou hoje, por antecipação, como seria feita a repercussão dessa delação que tomou quase todo o espaço do JN. Um absurdo jamais visto. O JN se superou. Este furo atrapalhou os planos golpistas ou os antecipou prematuramente. A jornalista que noticiou na Istoé, mais conhecida como quanto é, era casada com um jornalista do Estadão que pediu ao garanhão do Cardozo uma boquinha no ministério da justiça. Sabe como é que é, aquela coisa de meritocracia só rola pra enganar trouxas, levou um chifre e perdeu a mulher que ora dirige a quantoé em Brasília, esta, “enciumada” com a relação de intimidade entre a presidenta e Cardozo, os dois se conversam extra agenda, segundo as más linguas, rola uma amizade colorida, detonou a matéria furando a velha mídia que está fula da vida. É uma verdadeira esculhambação este governo, perdeu completamente o rumo e vai pagar caro. Se Lula escapar desse cerco, sairá como um herói.

  8. quando a Marilena disse que
    quando a Marilena disse que 1964 era banal perto da cena politica e social atial, muita gente acelerou se pra desqualificar sua analise

    a coisa tá rumando pra algo totalmente inédito, sem paralelos na jovem democracia brasileira

    a violência indisfarçada de ontem da Globo em seus jornais escancarou que temos uma guerra sangrenta, metaforica e literalmente, adiante

    guerra esta pela democracia, pela soberania, contra a volta das forças retrogradas

    como bem disse o Vianna, a Globo e a direita histérica querem a prescrição da esquerda, e isso vai atirar o BR num caos politico e social jamais enfrentado antes

    sinto, honestamente, pelo Brasil e pelas pessoas de bom senso

    lamento, tambem, a incompetencia do Lula, da Dilma e do PT, de terem injetado 5 bilhões na midia golpista, bem como de acreditarem ingenuamente que elogiar Marinho e ir fritar ovo na Ana Maria, fosse capaz de dobrar a indole golpista

    tempos tensos, nuvens densas

  9. Conjecturas, assim sendo, eu

    Conjecturas, assim sendo, eu também tenho as minhas.

    Se a delação do Delcídio for uma bomba, como dizem, envolve vários membros do congresso.

    Delcídio declarou, ou teria declarado, que se abrisse a boca carregava metade o senado com ele.

    Com vários políticos envolvidos, da situação e oposição, politicos graúdos, nessas condições, com que moral esse congresso votaria o impeachment da Dilma ?

    Principalmente se constar o nome do Aécio. O Delcidio não é bobo de só fazer delação apenas contra membros do governo.

    Se o Janot denunciar o Lula e a presidenta, terá que abrir a delação, assim saberemos quem está envolvido.

    Se de fato constar politicos graúdos de vários partido, não acontecerá nada, a operação abafa entrará em cena.  O objetivo do vazamento teria sido alcançado, que é fazer barulho.

    O impeachment só ocorrerá se o lado pró for mutio maior que o lado contra, acredito que numa proporção de pelo menos 80%.Que não é o caso, hoje o pais está mais ou menos dividido, com risco de embate nas ruas.

    No fundo esse vazamento é para esquentar a passeata dos coxinhas no dia 13.

    A Dilma fica

     

  10. A Veja tentou isso ANTES DA ELEIÇÃO

    Acho que há a visão que com o TRIPLEX DOS MARINHOS HOUVE uma inflexão do sentimento do impeachment, dai somente algo BOMBÁSTICO.

    Não acredito que a Dilma ou o LULA tenham FEITO QUALQUER COISA DO QUE FOI DITO!

    É tão distante da linguagem EXISTÊNCIAL QUE EMANA DA DILMA que não tem menor possibilidade de ser verdadeira as acusações da revista…

     

  11. Poderia ter sido Delcidio quem vazou o texto?

    O maior interesse de Delcídio é que sua delação seja homologada, independentemente da veracidade da mesma e principlmente se ele tiver ajustado explicações para fatos reais, que não possam ser provadas, o que não deveria ocorrer em caso de que ele quebrasse o sigilo antes de sua homologação. Para afastar suspeitas de si, pedir que ela fosse mantida em sigilo por seis meses, poderia ser uma boa idéia, que seria “explicado” como tentativa de livrar que seu mandato fosse cassado.

    Não tenho o direito de afirmar que Delcídio fez isto, mas penso ser muito consistente.Vejo uma certa lógica nesta estratégia e duvido muito que o vazamento tenha ocorrido na PGR ou no STF. Resta saber se seu pedido de sigilo vai ser considerado para relevar a exigência de que o mantivesse. Mesmo que, como sempre, não se descubra a origem do vazamento, as afirmações feitas pelo senador entusiasmam muita gente a desejar e pressionar para que o Ministro Teori Zavaski a homologue, se bem que, pelo sim pelo não, esta gente vai fazendo a “festa”. Quando não interessa o que o Delcidio diz, é bravata.

  12. Nassif,
    Você sabe que a

    Nassif,

    Você sabe que a jornalista da Isto É  autora da matéria sobre o Delcídio é a mulher do Eduardo Cardozo.

    Porque não diz isso a seus leitores?

     

    rsrsrsrs

    1. Miopia?

      Está lá em cima, “Peça 2”.

      Releia: “por uma repórter próxima ao Ministro Cardozo”

      É que o refinamento do Nassif é inversamente proporcional à sua falta de educação.
      Brasil é um país de grossos e boçais, de sem modos, longe da civilidade…

      1. Próxima vítima

        Próxima é colega de trabalho ou amiga da faculdade.

        Cardozo vai com ela para a cama.

        Logo, Cardozo foi a fonte é possivelmente o corno.

      2. Numa hora dessas?

        O golpe  consumado, Lula e Dilma  sendo massacrados e você preocupado com refinamentos e punhos de renda.  

        Foi uma opção do Nassif não dizer, mas que a moça é namorada do Cardoso é fato público e notório. 

         

  13. Nassif, já sabemos dos

    Nassif, já sabemos dos vazadores…

     

    Mas a Isto é em conexão ao Ministro Cardozo é coisa que seus leitores gostariam de saber.

     

     

  14. corrigiu-me Fr@ancisco, reconheço o apressado erro, eis:

    “Conhaque de Alcatrão ou Catraca de Canhão? “sex, 04/03/2016 – 00:46   https://jornalggn.com.br/noticia/o-rescaldo-da-delacao-de-delcidio#comment-857699 Grato,mesmo.Errei e pronto.Todos erram,não é mesmo?Como vc viu,nalgumas poucas postagens pelo GGN,leio rápido,digito idem, não reviso,e não leio comentários (em geral).Aproveito a deixa,pra um capítulo do “relançamento” de 1978 de “O Presidente Segundo o Sociólogo”, sobre o papel de Lula no Sindicato e na fundação do PT e restrições (que FHC não detalha) por parte de alguns grupos de esquerda q compuseram o PT.

    1. “Conhaque de Alcatrão ou Catraca de Canhão?”

      “LN não escreveu, nem com algumas e menos ainda com todas as letras, “fatos verossímeis” e sim “texto verossímel”, ou seja, é provavel que o texto de Delcídio exista de verdade, é real, e não os fatos são ou não, verdadeiros, o que faz uma enorme diferença, em tempo de desinformação continuada assimilada por osmose global.” Fr@ncisco. [ Ah! Prefiro vinho de colônia do interior do interior do RS,produção familiar,nem chega a Porto Alegre, são divinos. Não conhecia o termo catraca de canhão. Grato, de novo].

      1. quem quiser ver a postagem original, clicke no link

        a postagem sobre a qual Fr@ancisco fez uma observação (e me corrigiu) sobre um dos 3 pontos que toquei,

        clicke naquele link mais acima.

  15. Não podem ser falsos os textos ?

    Nassif,

    PML, no Brasil 247, aventou uma hipótese que achei bem plausível: de que o texto divulgado seja um tipo de rascunho já pré-elaborado pelo MP, aguardando adesão e assinatura de Delcídio do Amaral. Essa delação não aparece da forma habitual _ como excertos do interrogatório em video _ mas com redação elaborada historiando os fatos. Dilma chamou atenção para o fato de aparecer apócrifo, e, de fato, não aparece assinatura nenhuma na prova. E Janot, me parece ter negado a delação, dizendo que teria que ser feita perante ele, porque Delcídio tem foro provilegiado. Enfim, minha tendência é achar que os textos são falsos. Você não acha isso possível, Nassif ?  

    1. O que menos interessa a

      O que menos interessa a grande mídia brasileira é a veracidade dos fatos! Em poucos minutos uma mentira é transformada em verdadeira onde prevalece a versão em todos os grandes jornais do país por semanas, desde que seja contra Dilma, Lula e Petistas. O nome disso é uma imprensa esquizofrenica  tentando tomar o poder a qualquer custo!

  16. Para mim foi uma jogada do

    Para mim foi uma jogada do Delcídio, ele fez isso para atemorizar o Senado – obviamente só poderia falar de Lula e Dilma para que saísse na imprensa e desse algum impacto. Desse modo, não há dúvidas de que tem muito parlamentar se borrando, inclusive da oposição. É provável que não saia a delação, mas é mais provável ainda que ele não perca o mandato agora, o que é de extrema importânica. É claro que os fatos não se sustentam, mas para a Lava Jato pouco importa. 

  17. Do facebook de Luis Costa Pinto
     

    Luís Costa Pinto

    7 h · Brasília, DF, Brasil ·  

    Sobre o jornalismo e as
    capas que “contam tudo”

    A revista Istoé antecipou sua edição do próximo fim de semana para hoje, quinta-feira.

    Antes de analisar qualquer coisa, o ato de antecipar a circulação da edição impressa só mostra quão difícil é pensar as publicações nos dias de hoje.

    Modernos fossem, os editores de Istoé podiam ter arrebentado numa edição eletrônica e podiam resguardar a outrora preciosa edição impressa para oferecer a seus leitores uma cobertura espetacular sobre os desdobramentos da crise. Afinal, revistas nasceram para analisar em profundidade os cenários e para explicar o porquê dos fatos.

    Mas esse foi só um desacerto editorial. Deixemo-lo de lado.

    Na capa da edição, o título ‘Delcídio Conta Tudo’ e uma foto do senador do PT do Mato Grosso do Sul com ar soturno e a cabeça levemente inclinada para baixo.

    A ambição, inconfessa, contudo evidente e descarada, é remeter os mais velhos à histórica capa de Veja ‘Pedro Collor Conta Tudo’, de autoria central minha, mas fruto de um amplo e espetacular trabalho de equipe – repórteres, editores, correspondentes e diretores – num formato de redação e de publicação que já não existe mais. Não existe. Mimetizar a força de uma capa por similaridades gráficas é mais que equívoco: é má fé.

    O texto de Istoé relata o acesso que a repórter teve a um texto que seria parte de uma delação premiada, não homologada, do senador Delcídio Amaral. No rol de denúncias, supostos fatos que serão graves se forem verdadeiros.
    Alguns deles:

    1- A presidente da República e o ministro da Justiça teriam feito gestões junto ao presidente do Supremo Tribunal Federal numa reunião extrapauta, no Porto, para que Ricardo Lewandowiski ajudasse num processo de esvaziamento da Operação Lava Jato.

    2- A presidente da República teria pedido ao líder do Governo no Senado, o próprio Delcídio, para que ele confirmasse com um futuro ministro do Superior Tribunal de Justiça se ele concederia habeas corpus aos presidentes de duas empreiteiras – Odebrecht e Andrade Gutierrez – tão logo assumisse a vaga no STJ. E que o presidente do STJ teria auxiliado nessas gestões.

    3- Que Dilma Rousseff, então ministra da Casa Civil, soubera com todos os detalhes do passo a passo da compra da refinaria da Petrobras em Pasadena (EUA).

    4- Que Dilma Rousseff, então ministra de Minas e Energia e da Casa Civil, havia articulado com a CPI dos Bingos para que seu nome não fosse tratado lá dentro.

    Não vale descer ao rol quilométrico de versões elencadas no papelório divulgado por Istoé, mas:

    1- Delcídio Amaral nega a delação. Seus advogados, idem. Um dos advogados de Amaral é ex-presidente do STJ, Gilson Dipp, operador do Direito que construiu sólida reputação em Brasília. Eles não foram procurados antes da publicação do texto. Sequer para confirmar ou negar a existência da delação – ou para ajudar a melhorar a “apuração”. Por que?

    2- O presidente do STF, Ricardo Lewandowiski, em que pese ter sido “elogiado” na edição de Istoé, não foi procurado antes da divulgação da revista. Por que? Deveria ter sido procurado, até para dar detalhes da conversa ocorrida no Porto, em Portugal. Lewandowiski negou que tenha ocorrido abordagem não-republicana na conversa entre ele, a presidente e José Eduardo Martins Cardozo.

    3- O presidente do STJ também não foi procurado por repórteres de Istoé para dizer o que houve naquelas supostas gestões – para melhorar, para tentar derrubar a “apuração”. E até mesmo as reações dele já seriam notícia, em si, numa eventual reportagem.

    4- O ministro Marcelo Navarro nega ter existido a conversa citada na suposta delação também negada. E também não foi procurado por repórteres de Istoé. Por que? Mesmo que Navarro negasse, havia reportagem se fato houvesse.

    5- Regressar à compra de Pasadena, dizendo que Dilma sabia o que se passaria na reunião que levou à efetivação da compra da refinaria nos EUA, é chover no molhado numa obra já feita: a presidente já dissera, em outro momento, que soubera da compra por relatório preliminar – mas que não o lera antes da reunião do Conselho da Petrobras. E isso não é crime, é notícia velha. Por que não citar, em um parágrafo, que ela sabia o que já dissera que sabia?

    6- A CPI dos Bingos não tinha rigorosamente nada a ver com Dilma. Nada. Foi ela, a CPI, a responsável por levar à queda de José Dirceu do ministério da Casa Civil. E Dilma assumiu o posto dele. E naquele momento ela não era nada, não era ninguém, no horizonte político nacional. Lula tirou o nome de Dilma da cartola depois da posse para o segundo mandato – e ali a CPI dos Bingos já não existia mais.

    7- De resto, no texto da revista há dois parágrafos remetendo à renovação da tese do impeachment que não nasceram da pena jornalística. Saíram de uma mente policialesca. São indícios de digitais.

    De volta ao jornalismo e ao trabalho que dá apurar reportagens que fazem, fizeram ou podem fazer História – e para desautorizar a remissão de Istoé à capa “Pedro Collor Conta Tudo”, de Veja:

    A entrevista de Pedro Collor a Veja não foi nem o início, nem a bala de prata da crise política que levou ao desfecho do primeiro impeachment da História. Foi apenas o curso de um processo que se iniciara havia mais de um ano no cultivo de uma fonte, no trabalho de convencimento para que falasse o que sabia, na demonstração de independência do veículo (no caso, a revista) em relação ao governo com a publicação de reportagens anteriores que eram evidentemente ruins para o presidente de então (o do irmão de Pedro Collor). Mas no curso daquele processo uma vasta equipe de profissionais da revista colocou a apuração à frente de tudo – tínhamos certeza de que os rios de fatos correriam para o mar da boa apuração. E se deu assim, e não só na Veja. No meio do processo outras publicações deram furos essenciais para o processo – inclusive Istoé, com a revelação do motorista Eriberto França.

    A entrevista de Pedro Collor a Veja não decorreu da eleição de uma publicação, pelo entrevistado, em detrimento das outras publicações. Longe disso: comecei a me aproximar de Pedro Collor em agosto de 1990, quando entrei em Veja, por orientação e sugestão de editores da revista. Minha área de responsabilidade ia de Alagoas ao Piauí, com base no Recife, e Pedro era a principal fonte próxima do poder federal nessa área. Por mais de um ano mantive uma rotina de ir a Maceió quase semanalmente com um único objetivo: consolidar a fonte. Isso era estratégia de jornalista, e empresas jornalísticas ousavam fazer esses investimentos.

    Cultivar fontes é uma arte. É uma costura. Eu era um aprendiz naquele ofício, em 1990, mas vinha de uma escola em que aprendíamos a amadurecer à base de carbureto e a publicação para a qual trabalhava me dava todas as ferramentas para fazê-lo.
    A Polícia Federal daquela época existia para servir à presidência – era um desvio colateral cultivado, ainda, pela ditadura militar da qual havíamos saído apenas em 1985.

    O Ministério Público engatinhava – tinha sido criado pela Constituição de 1988 e fora montado a partir de uma costela do Palácio do Planalto com procuradores egressos de uma carreira em que investigar não era hábito.

    A entrevista de Pedro Collor à Veja não foi a primeira reportagem do processo que incendiou o país e levou à cassação do presidente. Foi a quarta reportagem – e depois dela se deu todo um processo político e investigativo, no Congresso e por meio das instituições, catalisado por movimentos populares, que conferiu legitimidade a tudo.

    Antes da capa ‘Pedro Collor Conta Tudo’ a Veja havia publicado uma reportagem com o próprio irmão do presidente sugerindo acusações mais graves, mas voltando atrás em muitas delas. A notícia era o desentendimento dentro da família presidencial. Algumas semanas depois, escorado em documentos passados por Pedro Collor, mas fruto de apurações também, de confirmações, e de uma antológica conversa que mantive com Paulo César Farias na suíte que ele ocupava num hotel de luxo em São Paulo (em que ele negou todos os papeis que tínhamos em mãos, mas em que ouviu do diretor de redação no ato que iríamos publicar a reportagem porque sabíamos que ele mentia em razão do comportamento que adotava na conversa interpessoal), fizemos a primeira grande reportagem sobre o tema. E não havia entrevista de Pedro até ali. Na semana seguinte, e com 40% da equipe de Veja mobilizada para apurar, confirmar, desmentir e melhorar as informações que obtínhamos na revista, Veja publicou a capa com o imposto de renda de PC mostrando que ele enriquecera no governo do amigo Collor. Naquele momento já tínhamos a entrevista com Pedro – mas ela não estava gravada e a direção de Veja se recusava a dar uma entrevista daquele teor contra o presidente sem gravação. Recebi a missão de voltar a Pedro Collor e a seguir insistindo com que gravasse, o que só consegui na semana seguinte. Ainda assim, as principais acusações de Pedro ao irmão Fernando Collor forma publicadas com apurações e outras versões – as oficiais – ao lado. Havia apuração. E não havia nem MP nem PF entregando papelório à noite e participando do processo – fazendo com que a apuração se escorasse em vazamentos. Havia apuração.

    Por que um veículo de comunicação sai correndo para publicar, sem ouvir outros lados, o que recebe na calada da noite?

    É claro que erros são cometidos no calor de um processo de apuração. Somos todos passíveis de errar. Somos passíveis, também, de ver jornalistas sendo usados em meio a processos políticos. Frank Underwood, em House of Cards, retrata isso bem quando se torna amante de uma das principais repórteres de Washington. Ali é ficção, mas baseada em fatos reais. Quando isso ocorre, diz-se que um veículo, ou um repórter, está sendo “operado” pelo detentor do “fato” ou do suposto fato. Será que isso ocorreu?

    Por fim, o mais estranho em todo esse processo foi a eleição de Istoé para ser o veículo da vez. A revista é a terceira em circulação no país e tem importância secundária, hoje, no processo político. A ressurreição da publicação – mesmo que num fatídico beijo da morte caso tudo se prove uma barriga monumental – se dá justo na véspera da troca de comando em Veja (na próxima segunda-feira um jornalista de carreira equilibrada, de texto primoroso e de responsabilidade ética assume a direção de redação da publicação da Abril, e isso suscitou um debate paralelo nas redes sociais em relação a um suposto e improvável “enquadramento” de Veja pelo Governo). Por que os vazadores da suposta delação negada de Delcídio Amaral elegeram Istoé para entregar um papelório potencialmente bombástico?

    Para reflexão: para alguns, “perder” a adesão de Veja à tese cataclísmica do impeachment seria como a derrota do general Von Hommel no norte da África por parte do Exército Nazista. Sem o norte da África os delírios totalitários de Hitler foram se enfraquecendo, a demora em dobrar a União Soviética na frente russa pesou e as duas derrotas juntas auxiliaram ao cenário conjuntural que permitiu aos aliados desembarcarem na Normandia. A analogia pode ser transposta para a cena política do Brasil de hoje. E o regresso (até aqui, imaginado, possível, provável) de Veja a uma linha mais sensata e fundada em apurações de fato, pode estar sendo lido por alguém como a derrota das divisões Panzer no Saara. Será que o Governo ainda é capaz de reunir três nomes de Estado numa Conferência de Casablanca? Em meio à guerra, Roosevelt, Stalin e Churchill, sob a assessoria de De Gaulle, reuniram-se no Marrocos. E nós? Temos ainda uma Casablanca?

    Em meio a tudo isso, houve quem tentasse desmontar o texto de Istoé divulgando versões canalhas e sexistas sobre a vida pessoal da repórter que o assina. Desespero, calhordice. Ausência de lógica e de fatos se rebate com a exposição dos… fatos! Ao longo dos anos afastei-me das redações, sobretudo da Veja, do jornalismo e até do dia a dia do noticiário político de Brasília. Mas, ao ver a tentativa de mimetização farsesca da capa de Veja de 25 de maio de 1992 com essa da Istoé de hoje, senti-me obrigado a expor as diferenças entre um mundo e outro, entre um Brasil e outro, entre uma conjuntura e outra, para animar o debate.

     

  18. A primeira vista

    Vou de Hipótese 1, aumentar o fogo da fervura e tentar dar a cartada do impeachment no canto de cisne do Cunha ou num passe de mágica turbinada no TSE.

    Para a oposição e jornalistas aliados do meio é muito facil, quase um jogo de crianças, montar uma história ou um dossié misturando fatos veridicos, conhecidos ou não (Em Brasilia boataria não falta), acrescentadas de ilações mais ou menos criveis (hoje em dia tudo passa pelo crivo dos midiotas). Já foi tentado antes…

    Convenhamos que montar esse dossié para a curriola tucana, Dantas (IstoÉ) e Veja não seria nada novedoso e que já não tenhamos visto anteriormente antes do Imperio Euriipedes ruir (dinheiro das Farcs, contas no exterior, Cartões Corporativos, Erenice, Orlando Silva,Vedoin, Vampoiros, Sanguessugas, etc, etc, etc).

    No caso desta hipótese, o único que me deixa com a pulga atrás da orelha é a figura da jornalista escolhida : traição, despeito ou o quê?

  19. Um dos mais fortes indícios
    Um dos mais fortes indícios  da veracidade da delação no meu entender foi a reação de Cardozo, que tratou a suposta delação  como fato consumado. Ele chamou Delcídio de mentiroso, ele  fez isso por vingança, quis atingir uma ou outra pessoa, etc. Dessa forma, atacando Delcidio ( em vez de colocar em xeque a publicação), além de admitir que a delação existe, praticamente confessa o crime. E para completar se diz decepcionado com Delcidio. Decepcionado  porque foi traído ?   

    1. Ministro

      Tambem percebi isso na coletiva, sendo que em várias oportunidades, Cardozo chegou a se confundir nas respostas

      Porém, no atual momento de instabilidade em que todo boato ganha ares de verdade consumada, até a verificação dos fatos, o Governo tem a obrigação de trabalhar com as duas hipóteses: veridica e inveridica.

      E assim sendo, rebater de plano, o conteudo que considere não corresponder aos fatos

  20. A hipótese de Rodrigo Vianna

    A materia na IstoÉ foi intrumentalizada pra repercutir nos demai meios, turbinadas pela Globo, em guerra declada contra PT. Leia:

    JN promove massacre contra Lula: a guerra total da Globo pra exterminar a esquerda

    Por Rodrigo Vianna, no Escrevinhador

    A Globo, nesta quinta-feira, dobrou a aposta. O alvo é Lula, depois Dilma. E por fim o PT. Cercados, a esquerda e os movimentos sociais começam a travar uma espécie de batalha de Leningrado no Brasil.

    Foi um massacre com mais de quarenta minutos. Estou numa pequena cidade no interior do Ceará. Na pracinha central, numa pequena lanchonete, vi (mais do que ouvi) as TVs ligadas na Globo, no horário do Jornal Nacional.

    Duas matérias (cada uma com cerca de 4 minutos, uma eternidade em TV) promoveram a “leitura” da revista Istoé. Sim, numa estratégia antitelevisiva, que só se justifica nos momentos de intervenção política total dentro do noticiário, a revista foi exposta na tela, enquanto os repórteres escalados por Ali Kamel liam cada trecho da suposta delação de Delcídio Amaral.

    Lembro que em 2006, ao lado de outros colegas jornalistas, entrei na sala do diretor da Globo em São Paulo (onde eu trabalhava), e cobrei: por que não repercutimos o que a Istoé falou sobre Serra e a máfia das ambulâncias? Por que, eu insisti, só atacamos um lado (que naquela época, claro, já era o PT com seus “aloprados”)? A resposta do diretor da Globo: “não repercutimos a Istoé, porque é uma revista suspeita de vender espaço jornalístico a quem pagar mais.”

    Em 2016, Ali Kamel usou a Istoé contra Lula nesta quinta-feira. E depois veio muito mais no massacre do JN: “juristas” a favor do impeachment, especulando em cima de uma suposta delação. Ministros defendendo o governo, mas cuidadosamente colocados (pela edição da Globo) numa defensiva sem saída. A narrativa era a de um governo que cai.

    Mas a cereja do bolo era outra: o ataque a Lula. Primeiro, na boca de Delcídio e da revista Istoé (de novo!). Depois, numa “reportagem” que significou o retorno da Globo ao triplex do Guarujá, incluindo fotos de Marisa e de um dos filhos de Lula com os rostos levemente deformados.

    João Roberto Marinho está possesso porque a filha dele foi exposta na internet: blogueiros descobriram as peripécias do ex-marido de Paula Marinho e divulgaram até endereços da família bilionária. O capataz dos Marinho, Ali Kamel, deu então o troco no JN: expôs a família Lula, de novo. Com as expressões deformadas…

    Mas não interessa tanto contar em detalhes o que foi o JN. A ideia desse texto é outra: alertar que a edição do Jornal Nacional cumpre uma dupla tarefa. Primeiro, preparar o terreno para nova operação da PF (agora centrada em Lula) que deve acontecer nos próximos dias. Um observador experimentado da política carioca me disse: os Marinho não promoveriam esse massacre, se não soubessem que o ataque é apenas parte de uma escalada maior. Portanto, estamos já numa escalada sem volta.

    Em segundo lugar, o JN cumpre a tarefa de reunir a oposição e dar o grito de guerra: “avancem! e sejam rápidos”.

    Na pracinha do Ceará, onde eu estava, reparei que só havia gente com 40 anos ou mais olhando para a TV. Os jovens namoravam, tomavam sorvete, olhavam o celular.

    A Globo não tem o poder de outras épocas, é verdade. Mas segue a cumprir o papel de organizar a tropa conservadora. O sinal está dado: se forem para o ataque, bravos líderes da oposição, vocês terão o apoio da máquina midiática da Globo. Mas não titubeiem. Avancem!

    A guerra contra Lula foi declarada há vários meses. Nas últimas semanas, Lula topou a briga (até porque não tinha saída), e também declarou guerra: “nesse país, não há partido de oposição, partido é a Globo”, disse ele.

    A Globo, nesta quinta-feira, dobrou a aposta. O alvo é Lula, depois Dilma. E por fim o PT.

    Essa guerra, se tiver o desfecho que a família Marinho pretende, pode transformar o Brasil numa Colômbia. A esquerda seria proscrita. Lula seria preso. Os movimentos sociais voltariam a ser o que sempre foram: forças marginais, excluídas do jogo político. Os sindicatos seriam massacrados (já há CPI a caminho).

    Por enquanto, é a direita apenas que exibe seu poder – com a violência simbólica de um JN tomado pelo ódio, como vimos hoje. Mas se a esquerda for jogada mesmo pra fora do jogo institucional, a escalada de violência política pode ganhar outros contornos, atingindo também aqueles que – do Jardim Botânico, ou de seus gabinetes acarpetados em Curitiba e Brasília – lançaram o país nessa espiral.

    Lula não escolheu a hora de combater. A guerra chegou até ele. Os que se reúnem em torno do petista devem ter a certeza de que estamos diante de um momento decisivo. Agora, só um dos lados vai sobreviver.

    O lado de lá é mais forte (até pela tibieza de um partido e de um governo que apostaram em Cardosos e Delcídios para dar “governabilidade”).

    O que pode acontecer?

    “A sensação de cerco às vezes faz milagre na política”, disse um amigo que também gosta de metáforas bélicas. O cerco ao lulismo ficou mais forte hoje: há uma espécie de batalha de Leningrado em curso.

    Os que se defendem parecem fracos e sem munição, como se sentiam os soviéticos diante do avanço nazista. Mas, a favor da turma que defendia Leningrado, havia um fator imponderável: sabiam que deviam resistir até o último homem, casa a casa.

    A esquerda no Brasil (com todos seus defeitos, com todas as limitações do que foi o PT nos últimos anos) trava, a partir de agora, sua batalha de Leningrado.

    Lula também está cercado. E decidiu lutar. Não é pouco.

    PS do Viomundo: Eu, Azenha, estava lá. Fui testemunha. Por conta da reclamação de Rodrigo Vianna e outros colegas, fui escalado para fazer uma reportagem sobre a máfia das ambulâncias, mas sem citar a IstoÉ. A colega Cecília Negrão, à época produtora da TV Globo, é testemunha: não nos deram recursos para investigar. Nem viagem até Piracicaba foi aprovada. A apuração foi toda feita por telefone. Mas um dado essencial foi apurado: a maioria das ambulâncias superfaturadas tinha sido entregue mesmo no período Serra/Barjas Negri, não depois que Lula assumiu o Planalto, em 2002. Ou seja, era um escândalo nascido “no governo anterior”, como o JN se referia ao período FHC. A reportagem foi editada por Marco Aurélio Mello mas… nunca foi ao ar.

  21. Estamos numa guerra sem mísseis

    O conluio do poder verbalizador com o poder curador(ex-judiciário), comandados por Globo e Moro aperta o torniquete

    Estamos numa guerra de terceira geração, sem mísseis, os quais foram substituidos por bombas semióticas e de informação, a pior das guerras..,..a população assiste diariamente a um show perpetrado por covardões que se assemelham a criminosos de guerra: a vítima não pode se defender, aliás, essa coisa de defesa e presunção da inocência foi abolida da CF por esse famigerado conluio midiático penal..,..os patrões sic pelotões se revezam no ataque: ora a Veja, ora a Epoca, ora o Estadão, ora a Folha, ora a Isto É, com o JN atuando como porta-voz mor.

    Mal a vítima começa a se levantar, o sistema midiático-penal [que responde pelo nome de Partido do Judiciário] lança seus torpedos, tendo na retaguarda as Instituições que deveriam defender a democracia e o estado democrático de direto,  inacreditável essa ação criminosa comandada pelas tais Instituições “Republicanas”. Como é possível que um cidadão não tenha acesso ao conteúdo de acusações tão serias mas a imprensa as tenha, isso é guerra de terceira geração ou não…,….e  Janot só se fazendo de sonso…

    E pensar que nas nações civilizadas os julgamentos e delações são sigilosos, a imprensa nem entra em ambientes onde ocorrem os tribunais de juri. Me desculpem, mas o tal “republicanismo” virou uma putaria, um bordel chefiado por um cafetão que responde pelo nome de moro, sendo o PGR, PF, STF, STF, TRF meros agenciadores de uma meretriz chamada Globo, que manda no cafetão-mor. E dizem que estamos numa democracia. Façam-me rir.

  22. Se esse governo cair o povo

    Se esse governo cair o povo desse país vai sentir na carne o que podem fazer os ultradireitistas enraivecidos. O país vai recuar uma geração inteira, no mínimo. Seria um belo castigo para tanta obtusidade.

  23. Tudo o que hoje está

    Tudo o que hoje está acontecendo foi discutido e planejado lá atrás, antes mesmo de começarem a armar a arapuca para a prisão de Delcídio. Delcídio foi escolhido para ser arapucado por razões óbvias: Foi homem da Petrobras no governo FHC, onde trabalhou com Cerveró e Paulo Roberto, os falcatrueiros delatores. E também foi líder do governo no Senado; então com certeza seria íntimo o suficiente para saber de algo comprometedor, por mínimo que fosse. A mídia se encarregaria de fazer do mínimo o máximo, e não deixa jamais de haver, em governo algum, algo que possa ser visto como comprometedor. Ao mesmo tempo, Delcídio, por sua conduta, poderia ser definido como uma pessoa disposta a vender a alma ao Diabo para salvar qualquer centímetro de sua pele. Ele seria capaz de fazer a delação premiada que tanto os golpistas perseguiam. O fato de ser senador não inibia os golpistas, pelo contrário: Dentro da armação, colocariam algo a ser dito por Delcídio (e gravado) que mexesse nos brios do Supremo e exigisse resposta urgente, para salvaguardar a honra do poder. Por tal insolência o Supremo determinaria sua prisão, enfrentando qualquer risco de passar por cima de outro poder. Tudo foi muito bem planejado.

    O que vemos agora não é o resultado de fatores casuais ou o desdobramento orgânico de circunstâncias ocasionais. É o desdobramento racional e consequente do que foi feito com árduo trabalho de equipe, com assessoria internacional, visando a derrubada do Governo democraticamente eleito, resguardando um mínimo de aparência legal. Recordemos que em plena vigência do governo dos militares, a  maioria da população acreditava que o governo Jango havia sido afastado de modo naturalmente democrático.

    O vazamento aconteceu por uma única razão: Porque a manifestação de 13 de Março, fundamental para dar o respaldo “popular” ao golpe, estava gorada. Estava condenada ao fracasso, e o golpe estava a um passo da sepultura definitiva.  Não havia como a manifestação acontecer de modo vibrante e espetacular, como seria desejado. A prisão de João Santana não forneceu nem um pouco do gás necessário. Foi apenas por isso que o vazamento da delação de Delcídio aconteceu, para tentarem botar na fornalha do golpe a quantidade gigantesca de lenha que ela precisa ter para deslocar sua locomotiva.

    O vazamento foi um parto prematuro do que estava preparado para mais tarde como sendo a cartada decisiva. Mas que até poderia sofrer, como uma das hipóteses do Nassif, alterações castradoras e imprevisíveis. Agora todas as cartas golpistas foram jogadas sob muito risco, e o Governo ainda pode armar seu contra-ataque e vencer. Agora, diante de um rebento prematuro de uma das mais complexas, preciosas e promissoras armações dos golpístas, o Governo tem uma chance de lutar por sua vida e vencer. Mas só com o apoio decidido daquele mesmo povo que já foi às ruas para defendê-lo uma vez.

     

  24. Tá dominado, tá tudo dominado!
    A máfia demotucana volta a atacar. Conseguiram mais uma vez colocar cortina de fumaça nos fatos que incriminam os gangsters criminosos Aécio Neves e Cunha. Outro grande mistério é o de termos mais uma vez Youssef preso sem que haja o aparecimento sequer uma única vez de seu mentor, amigo íntimo e parceiro de corrupção Álvaro Dias. A quadrilha tucana dominou mesmo o país.

  25. Máfia demotucana tomou posse do país
    A máfia demotucana dominou o país. Primeiro tomou a imprensa, através de concessões de rádio e TV distribuídas no período da ditadura e de um conluio com esses governos. Depois tomou seitas como a maçonaria e outros espaços criminosos da sociedade, apoderou-se da economia, invadiu e disseminou-se em órgãos públicos e, por último, doutrinou uma legião de analfabetos políticos úteis. Agora, atacam seus adversários políticos e tentam derrubá-los no tapatão, ao mesmo tempo que são omissos, cúmplices ou coniventes com a corrupção e outros crimes de seus aliados. O Brasil vai de mau a pior na mão dessa corja. Não têm escrúpulos. Isso fica evidente no caso do helicóptero do pó do amigo de Aécio. Ou mesmo na morte da modelo que sabia demais sobre os gangsters tucanos de Minas. Estamos na mão de bandidos.

    1. pedido de autorização para reproduzir este texto.

      Achei este comentario perfeito. resume exatamente o que eu estou sentido e percebendo neste momento politico.

      Será que posso utilizar no meu facebook? 

  26. Papel pintado
    Comentaristas que passaram pela grande mídia, como Azenha e Rodrigo Vianna, têm tratado esse episódio como o “Cerco a Leningrado”, quando os nazistas invadiram a Rússia na mais longa e cruel batalha da 2a Guerra.
    As capas dos principais jornais de hoje não deixam margem à dúvidas de uma operação casada. Os nazistas, no caso o PIG, comandados por Adolf Hitler, no caso João Roberto Marinho, que estaria ” possesso” pelos ataques à filha, dona da Paraty House, colocaram todos seus pelotões em marcha ontra Lula. Dilma, PT e os sindicatos, nessa ordem.
    Bom, os nazistas perderam a guerra em Leningrado e no mundo real, fora da caixinha dourada do PIG, no mundo do trabalho e da marmita, tudo isso não passa de papel pintado.

  27. A Globo está acuada e nas

    A Globo está acuada e nas cordas

    Pela primeira vez foi obrigada a dá satisfação a blog sujos.

    Alguém algum dia imaginou tal situação, a Globo tendo que se explicar, se defender ?

    É claro que a Globo ia sair das cordas, sair da situação incomoda, e partir para o ataque. Foi o que fez.

    Agora, o resultado pode não ser o esperado, e potencializar  e unir a esquerda.

    Unir os movimento sociais, sindicados, parte da sociedade civil, grupos de intelectuais não não compactuam com as ideias da Globo.

    A reação ontem no JN, foi de uma Globo com medo, ainda atônita com a porrada que levou dos blogs sujos, expondo às suas sujeiras.

    Se houver golpe só o contra golpe para frear.

    Povo nas ruas, passeata em vários estados,porrada comendo, tiros, bombas, policia prendendo pessoas, black blog petralhas X black blocks coxinhas se enfrentando, agencia bancaria quebradas, casas sendo invadidas, instalações da Globo sendo quebradas pelos país afora, movimento sociais nas ruas, greve geral, assaltos, roubos, assassinatos, empresas estrangeiras abandonando o país, imagem do pais correndo o mundo divulgando o golpe, desabastecimento, povo invadindo supermercados, hospitais colapsados, enfim … ao final vamos ver o merdelê que isso tudo pode dá.

    Eu quase sessentão já vou preparar o meu taco de massaranduba. Tem uns três coxinhas aqui perto que ando doido para dá umas porrada neles, a hora é agora.

    Se a esquerda está preocupada, a Globo e a direita mais ainda. A queda do Lula/PT significa a sua sobrevivência, sua sobrevida, caso contrário sucumbem.

    Agora, se irão conseguir, veremos ?

    Se conseguirem, será a que custo, quantas pessoas mortas, quantos prejuízos matérias,  e o país como será visto no exterior.

    Isso tudo para defender uma família bilionária, num país onde existem milhões de miseráveis.

     

     

    1. “Pela primeira vez foi

      “Pela primeira vez foi obrigada a dar satisfação a blog sujos”

       

      E respondeu mostrando sua força, o seu poder. Poder, claro, relativo, visto que ancorado em um poder muito, muito maior que a sustenta e está no comando de tudo, desde o começo.

  28. Bem, são 6:48m e a PF já está

    Bem, são 6:48m e a PF já está a postos, junto com agentes da RF, na casa de Lula, no seu instituto e na casa do seu fillho, o Lulinha, “dono da Friboi”.

    É a manchete da folha online, na página da UOL;

  29. Luta declarada

    Sem pudor, sem medo, sem excesso de “educação” ou de republicanismo.

    A situação é de enfrentamento, embora ainda dentro dos limites da Democracia.

    Eles apenas tem o ódio e o “fora Dilma” ou “anti-PT”.e, ainda, um playboy como alternativa política. Uma marcha cheia de gente vazia.

    Nos temos como bandeira o desenvolvimento do Brasil, com viés social. Temos um líder como Lula.

    Marquem a data, já tenho a minha camiseta vermelha.

    1. Concordo !!!

      Mas não acho que ainda temos o poder de lutar dentro da democracia porque dentro da democracia eles não estão lutando !!! A democracia praticamente acaba, se não reagirmos !!! Temos que ir pras ruas !!!

      1. Quem está à frente p/ organizar uma manisfestação?

        Ivam e Alexis, nesse momento, SÓ A RUA É QUE VAI SALVAR ESSE GOVERNO AUTISTA E SEM ESTRATÉGIA. O problema é a falta de organização em relação à isso. Quem está à frente ? Procurei nos sites e não vi nenhuma articulação séria nesse sentido. Se deixar passar, aí vai ficar dif[icil … Dia 13 está perto e já tem calendário.

        1. à frente

          Mas, e os coxinhas, quem tem à frente: o Aecim?

          Os coxinhas possuem apoio por trás da TV Globo e a CIA.

          Nossa turma tem pela frente um quadro (ainda) de bons políticos do PT e aliados de esquerda e, principalmente, de ideias claras em relação ao que queremos do Brasil.

  30. Aconteceu o esperado

    PF FAZ OPERAÇÃO NA CASA DO EX-PRESIDENTE LULA

    http://www.brasil247.com/Pela 24ª fase da Operação Lava Jato, Polícia Federal realiza na manhã desta sexta-feira (4) ação no prédio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Bernardo, e de seu filho Fábio Luíz Lula da Silva, conhecido como Lulinha, em Moema; há também agentes da PF no Instituto Lula, no bairro Ipiranga, e na Odebrecht, na marginal Pinheiros; Lula está sendo conduzido coercitivamente para depor; ação foi batizada de “Aletheia” em referência a uma expressão grega que significa “busca da verdade”; no total, cerca de 200 agentes da PF e 30 auditores da Receita Federal cumprem 44 mandados judiciais, sendo 33 mandados de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva no Rio de Janeiro, em São Paulo e na Bahia; na última etapa, batizada de Acarajé, operação prendeu o marqueteiro do Partido dos Trabalhadores (PT) João Santana, além de mulher dele Monica Moura

    247 – Pela 24ª fase da Operação Lava Jato, Polícia Federal realiza na manhã desta sexta-feira (4) ação no prédio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Bernardo, e de seu filho Fábio Luíz Lula da Silva, conhecido como Lulinha, em Moema.

    Há também agentes da PF no Instituto Lula, no bairro Ipiranga, e na Odebrecht, na marginal Pinheiros. Mandados também são cumpridos em Atibaia e Guarujá, onde estão sítio e tríplex, respectivamente ligados à familia Lula, além de Santo André e Manduri. Lula está sendo conduzido coercitivamente para depor.

    Ação foi batizada de “Aletheia”, em referência a uma expressão grega que significa “busca da verdade”.

    No total, cerca de 200 agentes da PF e 30 auditores da Receita Federal cumprem 44 mandados judiciais, sendo 33 mandados de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva no Rio de Janeiro, em São Paulo e na Bahia.

    Na última etapa, batizada de Acarajé, operação prendeu o marqueteiro do Partido dos Trabalhadores (PT) João Santana, além de mulher dele Monica Moura.

     

    1. Acabei de ver e estou

      Acabei de ver e estou indignada.o que eles esperam encontrar? Mais pedalinhos, mais barcas de alumínio. Na verdade é só a humilhação, o escárnio. Não consigo deixar de pensar o quanto detesto essa oposição maligna, esse juiz infeliz e vingativo.

      Estou muito chocada e indignada. Não são os palhaços coxinhas que têm  que ir prá rua, somos nós, somos nós que temos que fazer um escândalo enorme se não o maldito aécio e sua corja de safados vão ganhar.

  31. Atenção !!!

    Ou reagimos ou eles vão destruir o país com o qual sonhamos e vão nos escravizar, temos que ir prás ruas acabar com esta sacanagem !!!

    1. Calma a reação virá.
      Deposi

      Calma a reação virá.

      Deposi que passar o choque inicial, será a hora da reação.

      Isso não vai e não pode ficar assim.

  32. Me parece que essa reportagem

    Me parece que essa reportagem tem segunda parte. 

    Primeiro espera-se a oposição dar respaldo a tal suposta delação , exigir  providencias, exigir a queda de Dilma para em seguida lançarem a segunda parte da matéria com as denúncias envolvendo o outro lado e outros juizes da ala PSDB, PMDB. 

    Se a oposição aceitar a primeira parte terá que aceitar as denúncias contra eles mesmos. 

    Partiu-se da jornalista ligada a Cardoso justamente porque ela tem o segredo de fonte que pode ser o proprio Cardoso. 

    O objetivo parece ser envolver juíses  para que o processo de vazamentos seja estancado.

    Se o fato não for verdadeiro, exigirá de Lewandovsky ações contra os vazamentos.

    Além disso, o vazamento pode retirar de Dilcidio o direito da delação premiada o que de certa forma o calaria. 

     

    Intrigante que aconteça imediatamente após a saida de Cardoso do Ministério da Justiça onde permanecia sob respaldo total e incompreensível de Dilma, dada a total incapacidade para o cargo.

    O jogo de cena aqui parece ser de Cardoso e de sua namorada jornalista. 

  33. Essa Lava Jato é uma vergonha

    A PF, por ordem de Moro, em mais uma sexta-feira, cria factoide policial do qual a Globo News foi avisada, pois a operação está na TV, e que será explorado pelas revistas semanais com o claro intuito de enlamear a história de Lula. Enquanto isso, Aécio, Marinhos, Aloysios e outros pulhas não são incomodados.

    Ou os políticos resolvem suas diferenças, se autocontêm e põem o Judiciário nos trilhos; ou serão comandados por juizecos de primeira instância.

  34. Chacais

    Solta um monte de chacais em volta de ti e tenta tratar como poodles.

    O resultado é o que estamos vendo agora, ao vivo!

    O pais não tem comando e o proximo passo é entrar no planalto cumprindo mandado, confiscando documentos e computadores!

    Bem feito para as polianas governistas e para os torcedores ceguetas!

  35. Quando se mata uma pessoa é

    Quando se mata uma pessoa é homicídio

    Quando se mata uma criança é infanticídio

    Quando se mata um povo é genocídio

    Quando se mata um governo é Delcídio

        1. Sofista estúpido

          Quando se estupra o Estado de Direito com o teu patrão fez ontem no JN e está fazendo hoje no Golpe de Estado contra um governo eleito de forma limpa e democrática, a única alternativa é o fascismo ou a guerra civil contra o fascismo.

          Te espero nas ruas. No dia 13.
           

  36. E a Dilma como fica nessa estória

    “A operação deflagrada agora de manhã, visando levar Lula coercitivamente para depois, resolve o enigma. O vazamento foi preparação para ela.

    Explica também a saída do Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. E pode esclarecer, também, a conduta da Procuradoria Geral da República: o depoimento de Delcídio estava com ela “

     

     E a Dilma Sabia ou não sabia ?

  37. Depois de todos os indícios
    Depois de todos os indícios de que havia escuta ilegal no gabinete do presidente do STF, ele mesmo presidente da mais alta corte afirmava isso, e era tudo factoide,….

    Enquanto isso, nem uma panela batendo contra os absurdos judiciais que estão ocorrendo no país; aprovação da lei antiterrorismo, prisões arbitrárias, vazamentos, midiatilização das ações judiciais,…

    Poucas pessoas estão observando a intensa queda de braço entre o sistema e a sociedade. Leis draconianas sendo criadas, repressão à movimentos cada vez mais violência….

    Perda do direitos…..

    Grandes perdas de direitos…

    1. E esse é o nó da questão, Assis

      Que vão prender o Lula pra mim já está mais do que claro – o alvo da Lava-Jato sempre foi esse. Que vão tentar derrubar a Dilma até conseguirem ou até o último dia do mandato dela, já está mais do que claro. Que em 2018 a oposição ou o PMDB (que no fim se eleito é o mesmo que a oposição…) vão fazer o presidente, é uma realidade amarga, mas eu já aceitei.

      O rescaldo de tudo é que me dá medo. Uma ou duas gerações perdidas, pois no meio do ódio anti-PT se enfiaram várias ideias conservadoras e reacionárias. Aproveitaram o momento pra interditar qualquer debate de ideias progressistas, associando-as a “petismo”. Qualquer tentativa de fazer um contraponto às ideias dominantes sempre resulta em um “petista” ou “mortadela”, dito em tom de xingamento, aquele que precede em 1 segundo a agressão física.

      Teremos pelo menos uma geração perdida, desabilitada para o debate, e repetindo por aí os mantras criados pelos antipetistas (mesmo depois que o PT se for…), de que “direitos humanos é direito pra bandido”, “racismo não existe”, ou ainda “assédio sexual é mimimi”. Se já ressuscitaram com toda a força o conceito de “mulher honesta”, imagine o que vem por aí…

      Vamos passar décadas sem poder debater os grandes temas sociais, como racismo, homofobia, violência contra a mulher, estado laico, redução da maioridade penal, uma possível liberação de drogas ilegais. Temas que geram problemas sociais e políticos, e que precisamos resolver, mas que pra resolver temos que discutir, e não conseguiremos jamais fazer isso com esse clima de caça às bruxas que tomou o país.

      E demora para as pessoas se darem conta da existência de um monstro que elas mesmas criaram. Geralmente só acordam pra isso quando o monstro dá uma de Godzilla e destroi a cidade, mas aí é tarde demais. Aí a vaca já foi pro brejo, e vai sair bem caro, demorado e difícil arrumar outra vaca…

      1. concordo

        Alan,  concordo com o que voce escreveu.

        E tem mais, logo vão mexer nas conquistas sociais, vão oficializar a precariedade ( adeus CLT), vão restaurar as campanhas pagas pelos empresarios etc.

        Para a população mais pobre vai ser um inferno ( o que acontece hoje  com a Argentina é refresco).

        Há muito odio nessa gente ( as direitas)  e isso é que me preocupa.

        Uma caça as bruxas não é descartado.!

        Trabalho com alguns coxinhas eles estã tendo orgasmos!

        Hoje vai ser um dia duro! Haja paciencia!

         

         

         

        1. E sabe o que é pior????

          E sabe o que é pior???? Colocarão TODA a culpa pelo que fizerem de mal ao povo brasileiro na conta do PT!!!!!!!!!! PREPAREM-SE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

          1. Mas e a Dilma?

            A Dilma já não limitou direitos do trabalhador, como ter um ano e meio de carteira assinada pra requerer auxílio desemprego, sendo que antes era de seis meses? E a reforma que ela quer fazer na previdência igualando o tempo de contribuição de homens e mulheres, que hoje são diferentes? Lógico que é igualar pra cima, com mais tempo de contribuição para mulheres… E a reforma agrária que está paralisada, nem decretos de imóveis ela fez o ano passado inteiro!!! Não temos mais imóveis improdutivos no Brasil? Então o discurso da Kátia Abreu é verdade? O aumento dos impostos que proporcionalmente foram mais pesado para as classes mais pobres? Desculpa, mas o PT tem culpa sim.

      2. Perfeito, Alan.

        Perfeito, Alan.

        PT, PX, PY, PZ estarem ou não no poder é mais que secundário. Mas a longa noite que se aproxima é exatamçente a que você mencionou: a hegemonia que a boçalidade adquiriu à base de cinismo, hipocrisia e desinformação. Isso já eh fato.

        Depois da farra voraz certa de acontecer à partir do primeiro dia em que os reacionários chegarem ao poder – “pra arrumar a casa” – veremos ainda o persistente triunfalismo pra “acabar com a raça” de qualquer coisa que se mexa e que pareça “de esquerda”.

        O que chega a dar raiva é que durante anos e anos a fio foi dito e repetido que o mato estava crescendo a olhos vistos… e nada foi feito.

        PS: chega a dar vontade rir quando leio ou ouço, em março de 2016, que “o objetivo da Lava jato é político”, que “a imprensa age como um partido de oposição”… Ai, ai…

      3. Alan, eu penso que a

        Alan, eu penso que a leniencia da Dilma ja passou dos limites. 

        Ou ela reage hoje, e de maneira firme ou é melhor renunciar e deixar o Temer tentar resolver essa balbúrdia que se tomou conta do País. 

        Será que nem um exigencia de explicações do STF e da PGR ela vai fazer  ?

        Ai não né….vai ser bunda mole assim la longe..

        1. D_P, não são respeitados nem
          D_P, não são respeitados nem pela PF, que vai pra uma operação combinada com a imprensa vestida de camuflado, vão fazer “exigência” de STF e PGR?!

  38. Golpe

    MInha hipótese é mais singela.

    A operação cinematográfica para prisão de Lula estava programada para acontecer na semana passada, mas os blogs sujos (Edu Guimarães) furaram o balão, publicando a lista dos possíveis presos.

    O ataque coordenado da mídia de ontem foi só uma bomba de fumaça para distrair a atenção do PT e do povo para o verdadeiro Golpe de Estado, que aconteceu hoje, com a prisão de Lula.

    Pouco importa a veracidade da delação (é mais provável que seja partes de depoimentos de Delcídio ao ser preso). A ideia na cabeça dos marketeiros do Golpe é induzir o povo a ligar os “pontos”.

  39. Hipótese 5…
    Um país acima
    Hipótese 5…

    Um país acima das leis, onde a imprensa se considera o primeiro e principal poder, onde os jornalistas se consideran heróis acima da lei, onde a direita (casa grande) – com o seu reconhecido falso moralismo – se considera salvadores da pátria -…..

  40. o culpado é a direção do pt
    O culpado e a direção do pt ter aceito esse tipo de gente.
    deveria ter sido mais exigente nas filiações.
    na ansia de ter o poder aceitaram qualquer picareta que desse votos.

    Volto dizer o que já escrevi:
    O mal da esquerda foi o sofá macio, o carro de luxo e as mordomias do poder. Tivesse mse mantido integros nada disso aconteceria.

    E a leitura do bom e velho Marx e Lenin também faria bem.
    ( entenderiam que não há conciliação possivel entre proletariado e burguesia!)

    1. Jasantos, cuidado. Não use saias curtas.

      Quer dizer que a culpa do estupro foi  da mocinha que usava saias curas e provocantes?

       

    2. O PT não é esquerda, no

      O PT não é esquerda, no máximo social liberal reformista. Talvez o extremo centro (denominação que se dá na Europa hoje para a quase absoluta falta de diferença nas diretrizes econômicas dos partidos liberais e social-democratas). Não coloque na conta da esquerda o que não é da conta dela, nesse momento isso é fatal para a esquerda.

      Já que você falou de Marx, é bom lembrar a frase dele: ‘na vida pessoal como na politica é preciso distinguir entre o que as pessoas dizem ser e o que elas realmente são’ (do 18 de brumário)

  41. É tudo mentira. Amém.

    É, e tem que ser. Uns erros não justificam os outros. Uma corrente interna fez de tudo pra barrar a filiação de Delcídio. Não acho que tudo seja conspiração da grande mídia. Claro, sempre (sempre) houve extrema parcialidade e seletividade nalguns escorregões (e menitras) contra nosso maior partido das esquerdas brasileiras. Já disse, já dissemos tempos atrás que o sistema de segurança interno (Pizzolato, etc) é tão ruim que só perde pra “imprensa” do PT (com tanto dízimo e arrecadações, nunca teve um jornal nacional ou uma revista nacional (que não fossem mesmices pra uns pucos lerem, se lerem com atenção)

     

    1. Tarso Genro entrevista ontem no Fora de Pauta por outro particip

      Diz q o projeto político do PT se esgotou (matéria-entrevista,V.ontem, no Fora de Pauta – tenho dúvidas se as palavras em negrito são da matéria origianl,ou se foram realçadas pelo visitante ou participante cadastrado q colocou. Mas acho T. Genro vaselina, dança conforme sopram os ventos:nunca gritou contra o caciquismo,contra as expulsões,os boicotes ao longo da história do PT (nossa memória é curta),e as rasteiras dadas pelos caciques cntra quaisquer lideraanças presidenciáveis (prática tão comum em Sindicatos e Movimento Estudantil !…). Sua corrente sempre nas mesmices de catataus de “Teses” pré-Con gressuais dos mesmos para os mesmos, que a “plebe” não vai ler, nem entender as nuances dos iluminados.

      1. O partido se fechou. Suas consultas ás bases viraram pró-forma.

        (Ainda q eu não concorde com democratismos,nem eleições “democráticas” pra Reitores e Diretores de escolas,etc – sede de democracia depois da ditadura civil-militar,mas sede equivocada,minha opinião).Um partido (do qual não sou filiado, nem simpatizante fiel-ovelha q acredita em tudo q a Direção Nacional propaga,nem em tudo q a mídia ou blogosfera alternativa defende).Um partido q nasceu “diferente” se transformou num partido com traços stalinistas.Em parte pelo deslumbramento próximo do fim da ditadura,criou-se um verdadeiro culto à personalidade.(Quem dissentir,no minimo chamam de troll,coxinha, vendido pro PSDB,direita do blog,desacostumados q ficamos da pluralidade mesmo entre as esquerdas e liberais-democratas, democratas radicais).

        1. Por uma Frente Democrática(e não frente de esquerda q se divide)

          Por uma Frente Democrática(e não frente de esquerda q se divide em mil pedaços -o PSOL-Recife-PE é minúsculo e já tá dividido,p.ex.Há centristas e direita civilizada mais confiáveis).Falando nisso,já me criticaram por me manifestar de q há direita civilizada,sim.E já vi gente muito ativa e antiga no Blog falar “na direita do Blog”).Essas infantilidades,assim,não dá.Por último, a Direção Nacional:na história não é raro agentes duplos,infiltrados,com os mais inflamados discursos.Cuidado com eles,são difíceis de serem detectados.Ah!a classe média há tempos engloba “o proletariado em conjunto”,e a ridícula filósofa q odeia a classe media é aplaudida só pq é fundadora e simpatizante do PT. Vamos deixar de ser rebanho,pessoal.

  42. JEC saiu da sombra definitivamente. Ele é o homem do jogo.

    Para mim agora está cristalino como água de nascente o motivo do J.E.Cardozo ter ficado tanto tempo no cargo de ministro.

    Ele deve ter informações ou meios de fazer tudo ficar ainda pior para Dilma e provavelmente Lula (se infos ou dados falsos ou não, só o tempo dirá). Ou Dilma está se protegendo ou está protegendo Lula.

    Por que estas afirmações: na semana em que ele é afastado do ministério ele dá a resposta por meio de sua namorada. (Alguém tem dúvidas quem foi que a municiou? )

    É o que eu chamo de ‘cair prá cima’. Saiu de perto do pepino PF e foi acabar num cargo onde poderá ver de camarote a balbúrdia comendo solta.

    E Dilma o mantém num cargo sensível aos interesses do governo a troco de que, já que ele é notoriamente inepto para qualquer coisa exceto de falar horas e fio sem nada de concreto apresentar? 

    JEC vai continuar a fazer o que sempre fez: nada; agir nos bastidores por seus interesses; agir contra o governo. 

    Abrem-se as portas das dúvidas: ou Dilma deve muito ou protege Lula ou está pedindo para cair mesmo. 

    E JEC tem algo bem forte para se manter assim quase intocável.

    Para mim essa reporcagem é um ‘recadinho’ para Dilma e Lula. Se eles tiverem rabo preso vão se encolher, se estiverem sem nada a temer vão para cima. É isso que fazem os homens sem nada a temer numa situação dessas!

    Votei em ambos nas quatro últimas eleições. Torço pela segunda opção: DR e LILS declarem guerra a essa gente que joga sujo e que quer ver o pais cada vez pior.

    Se não o fizerem entenderei como um recibo. Declaração velada de culpa, já que republicanismo não se aplica ao caso. Neste caso perdem ambos a minha consideração e meu voto.

    1. Bom comentário

      Prezado Maco: bom comentário e talvez somente daqui a uns vinte ou trinta anos, quando nós estivermos ou velhinhos ou mortos, algum historiador trará mais luz sobre os bastidores destes tenebrosos anos em que vivemos. Considerando que seja verdade o relacionamento entre JEC e a moça da IstoÉ, não haveria nenhuma razão para mantê-lo por tanto tempo na pasta da Justiça. Abraço

  43. É obvio que esse vazamento,da

    É obvio que esse vazamento,da delação que não foi ou vai ser….Foi para casar com os ataques de hoje a Lula e sua Familia.

    Li que o Moro assinou esse despacho no dia 22 de fevereiro.Era para ter sido na Sexta feira passada,resolveram esperar para dar tempo de fazerem algo mais grandioso.

    E infelizmente acredito que a Dilma vai renunciar.Vão trocar o cargo dela pelo Lula.

    1. Eliane, a Dilma está

      Eliane, a Dilma está mostrando que não tem um mínimo de vergonha na cara. 

      Deveria mesmo renunciar e colocar o Temer para tentar acabar com essa balburdia no País. 

      Na minha opinião, ou ela reage, de maneira firme, ainda hoje, ou renuncia. 

       

  44. O republicanismos tosco e

    O republicanismos tosco e infantil desse governo está chegando com uma conta bem cara. Preço a pagar: prisão para todos. 

    Tudo começa com um pgr alinhado, como fazia fhc. O que o fhc fazia é o que acontece no mundo todo. O PT quis fazer diferente e se f….

    Bando de tolos….

  45. O PT errou demais no Governo
    O PT não errou apenas ao agradar o mercado financeiro ou a velha mídia (via publicidade de estatais), o partido também errou em outras coisas no governo.
    1) a operação Satiagraha poderia ter acabado com a vida mansa do Dantas no Brasil, o que o Lula fez? afastou o Paulo Lacerda e desmoralizou o Prótogenez. https://jornalggn.com.br/noticia/como-o-pt-blindou-o-psdb-e-se-tornou-alvo-da-pf-e-do-mpf
    2) No auge do escândalo Carlinhos Cachoeira o partido poderia ter humilhado Roberto Civita publicamente, bastava convoca-lo a depor na CPI, o que Lula e Dilma fizeram? agiram nos bastidores pro PT não ir pra cima do empresário. https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/lula-e-civita-a-solidariedade-no-cancer
    3) o PT viu, e foi complacente, com essas facções evangélicas que cresceram na câmara, o que o PT fez? Nada.
    Nesse momento a cobertura da Lava Jato na TV Record é tão manipuladora e partidária quanto a da Globo

    1. Exceto o JRNews, RecordNews, o melhor, mais que o EBC.

      que pega tanto em tv aberta (nalgum canal da faixa acima do canal 13, faixa UHF, com pequena e barata antena de qualidade ( em Recife é no Canal 17 ).

      e também como canal pago, p. ex., GVT, canal 225. O JRNews 21:00 horas com Heródoto Barbeiro, editor, sempre traz várias entrevistas e de pontos-de-vista opostos, e avisa um dia antes. Tem reprise no início da madrugada e noutro horário que tá no site.

  46. Vixe, Maria.
    Todo mundo dizendo que a operação visava Lula e o Ministro da Justiça informando que não era nada disso.

    E as forças democráticas sendo impedidas de servir como contraponto ao sistema.

    Triste Brasil que a “casa grande” permanece encurralando.

    Desinformado?

    Enganado pelos subordinados?

    Bobo?

    Fantoche?

    Ou, traíra?

  47. O Cardozo é o Traíra!

    Hipótese 1 – Teoria da Conspiração

    O Cardozo é o conselheiro mor da presidente, sabe de tudo, e provavelmente, não a suporta mais. Dilma é cabeça dura, intransigente, voluntarista, mas honesta. Cardozo é um homem de negócios. Negociou com Temer o impeachment de Dilma, via congresso. Temer assume, ele permanece na AGU, que é uma função técnica. 

    Ou porque cargas d’água, a namorada de uma das pessoas mais importantes da República vaza uma informação bomba, que compromete completamente o governo?

    Hipótese 2 – Revanche de Cardozo contra Lula

    Indignado com os ataques que sofria por parte do PT e de Lula, Cardozo revida vazando pra namorada depoimento dado por Delcídio à PF ou mesmo à PGR.

    Em qualquer das dus hipóteses, Dilma é a culpada!

  48. Acredito que a turma

    Acredito que a turma Globo-Judiciário-PF-Oposição trocaram a prisão de Lula pela tal condução coercitiva para avaliar qual será a reação daqueles que apoiam o ex-presidente. Tudo feito a conta-gotas. Evitaram ir com muita sede ao pote para não correrem riscos, isso é o que me parece.

  49. Hipóteses muito bem colocadas. Tem mais uma:

    Além das hipóteses colocadas, temos que considerar que a Justiça Federal já vinha preparando a conducão coercitiva do ex-presidente Lula para depor antes do vazamento da delação, pois uma operação desta monta nao se faz de um dia para o outro.

    Temosque considerar que, pela primeira vez, vemos uma Justiça Federal, na condução do juiz Sergio Moro, muito preparada e aparelhada, para esse tipo de investigação. Não dá pra contestar a extrema competência e isso está fazendo toda a diferença.

  50.  
    Aqui pra gente, e que

     

    Aqui pra gente, e que ninguém nos ouça, mas, algo me diz que as lideranças que se apresentam como possíveis operadores dessa  patranha golpista, são muito ordinários, incompetentes, e fracoides, PQP!  Não fosse pelo intenso e competente desempenho da imprensa contratada pro serviço sujo, a patranha golpista já teria dado com os costados no lixão.

    Desta feita, a continuar esse festival desastroso de atropelamentos às leis vingentes, os patrocinadores e investidores extrageiros recuam. Eles agora, preferem financiar golpes com aparência de segurança jurídica, para respaldar, encobrindo as badalheras que promovem. A essa altura, os mentores externos do golpe já se preparam para tirar o time, reduzindo as verbas que abastecem o apetite desses incompetentes e traidores tucanos e demais golpistas.

    Orlando

  51. O que é que esse Cardozo ainda tá fazendo nesse governo?

    E no PT ? Participa de reunião com Jaques Wagner, e agora vai pra AGU … Nem os enredos mais mirabolantes do cinemão holiudiano seria capaz de se igualar a uma peça como essa. Um minsitro da Justiçã que trepa com uma reporter da Isto É, que é poleiro dos tucanos … Existe isso? O que é que esse canalha ainda tá fazendo nesse governo?? Alguem me explique por favor.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador