Revista GGN

Assine

Barbosa e a investigação dos supostos privilégios na Papuda, por Jânio de Freitas

Da Folha

 
Janio de Freitas
 
No despacho em que acusa o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, de não investigar as denúncias contra os presos do mensalão, o ministro Joaquim Barbosa ora lhes atribui "irregularidades", como certeza consumada; ora "fatos narrados", o que nada assegura sobre fatos reais; "aparentes regalias", ou meros aspectos; e, de repente, seguro e definitivo, "ilegalidades".
 
Tudo isso a propósito das "regalias" e "privilégios" de Delúbio Soares e José Dirceu, e agora, por denúncia na Folha, de Valdemar Costa Neto.
 
Em fins de fevereiro, Delúbio teve cassadas as suas saídas para trabalho externo, porque um carro da CUT, onde trabalhava, estacionou no pátio da penitenciária. De volta ao regime fechado por um mês, Delúbio recuperou agora o semifechado. No fim de fevereiro encerrou-se o prazo de uma "investigação" para saber se Dirceu, em 6 de janeiro, falou ou não em um celular. Está há muitos dias pendente de Joaquim Barbosa a decisão sobre o emprego de Dirceu em um escritório de advocacia. Valdemar será investigado porque repórteres o acampanaram durante dias, como fazem os tiras, e comprovaram que ele foi acompanhado pela mulher no percurso para o trabalho, aí recebeu dois deputados e, nada menos grave, compraram-lhe um sanduíche na volta à cadeia.
 
Os dois petistas, e alguns colegas de prisão, foram acusados ainda da "regalia e privilégio" de comer um churrasco na Papuda. Razão bastante para que promotoras brasilienses peçam as transferências de Dirceu e Delúbio para presídio federal.
 
Espanta que a tantos juzíes, promotores e jornalistas não haja ainda ocorrido, ao menos como hipótese, uma ideia simples. A de que o autor e responsável por "privilégios e regalias" não é quem os desfruta, mas quem os proporciona. Só os parlamentares brasileiros estão livres dessa regrinha.
 
Delúbio não dirigia o carro da CUT, Delíbio não abriu os portões para o carro. Nem se provou que o carro entrasse na penitenciária para pegá-lo. O churrasco, ao fim de importantes investigações, não saíra do açougue. O uso de celular por Dirceu foi negado pela penitenciária, mas teve depoimento do acusado por exigência do juiz Bruno Silva Ribeiro e duas diferentes sindicâncias. Para a conclusão de que no existiu.
 
Em que lei está a obrigação de que Valdemar Costa Neto almoce sozinho, não possa falar com a própria mulher a caminho do emprego, esteja proibido de comprar um sanduíche para suprir o jantar perdido no presídio? E quem adivinhou que os deputados fizeram com ele "reunião poltica"?
 
Dizer, publicar e dar despachos à vontade são "privilégios e regalias".
Média: 5 (13 votos)
28 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".

E eu me pergunto: Qual seria

E eu me pergunto: Qual seria o ministro que fez toda a cabecinha do descabeçado ? Eu tenho quase a certeza que foi alguém que "ama"........ os petistas. Alguem de "muito respeito", muito "sério", honesto..... E... cabeça oca foi na conversa, que logicamente tinha uma boa recompen$a. Joaquim não fez nada di$to $ozinho e até tirou uma$ licencinha$ para não dar na vi$ta. Foi um grande trabalho de equipe e excelente a$$e$$oria.

Seu voto: Nenhum

lenita

imagem de Chicaneiro Supremo
Chicaneiro Supremo

Sei não ...

Suspeito que JD e colegas só se livrarão desta perseguição ignominiosa ( e ilegal) quando Braboso deixar o "comando", digo a presidência do Supremo (ele confunde mandar com presidir, julgar com processar, condenar com castigar, ser juiz com ser carcereiro e tantas outras obviedades básica que certamente não aprendeu na Sorbonne/ Assas. Inventou dos recônditos de seu escuro coração (nada a ver com pele, por favor).

Portanto, que os petistas se preparem para aguentar até lá.

Mas ficaria muito feliz se no ínterim, alguém desautorizar antes disso todo este esquema de poderzinho medíocre.

Seja pelo colegiado, por um colega ou mesmo por um "simples" advogado...

Ou outra alternativa qualquer que resgate o respeito à lei.

Seu voto: Nenhum

.

Vejam que JB logo envolveu-se diretamente e tomou decisão rápida sobre o afastamento e recolocação do tal juiz, ao mesmo tempo enviando o caso para o outro tribunal, ao qual também preside.  Foi ágil e hábil para resolver o problema causado pelo problema, no caso, o juiz seu capacho,  ou seja, prova claramente, com o comportamento, que está abusando e tripudiando da condição carcerária ilegal a que Zé Dirceu está submetido e, para exibir seu poder supremo, age com pressa quando o carrasco nomeado entra em dificulddes no seu "trabalho" de torturar Zé Dirceu. 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Toni

imagem de Teo Ponciano
Teo Ponciano

É mentira que o barbosão

É mentira que o barbosão possui o ego inflado.

Ao que me consta ele expulsou o ego, pois estava fazendo sombra.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Sabe qdo o STF vai se

Sabe qdo o STF vai se "desligar" de José Dirceu? Nunca! Só mesmo JD para fazer com que meia dúzia de anônimos virassem celebridades do dia para a noite. O STF conheceu o  " poder" de José Dirceu e, agora, não quer mais viver sem ele. São parasitas da competência alheia; JD é a única chance do Poder que quer destronar os outros dois manter-se em evidência. Caso se desvinculem de lideranças políticas de peso, os ministros voltam para a caverna. Se hoje, a Corte é alguma coisa, maior que o nada que sempre foi, deve isso a José Dirceu, que onde chega, na condição que for, atrai todas as atenções. O STF deve ser protagonismo a José Dirceu. E ainda tem a cara de pau de dizer que a representação política está em crise. Ora, se tivesse, os onze não precisariam de 1 para tornar-se alguma coisa maior que nada.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Carla Antonia
Carla Antonia

dois pesos, duas medidas

Pois é...o acanimento do Barbosa cheira realmente à rancôr e mesquinharia. Parabéns ao Alexandre Barros Neto. Aliás, todo dia aparece mais uma vítima da "ditabranda", não é mesmo?

Poderíamos nos perguntar também sobre a prisão do Bob Jefferson, em Niteroi (por que?), com regime "diferenciado" coitadinho...

Esta falta de objetividade é realmente revoltante.

 

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Joaquim Barbosa está fazendo

Joaquim Barbosa está fazendo o que quer,  porque não há ninguém que tenha coragem de enfretá-lo, como o Senado e o ppróprio Pleno do STF. 

JB está agindo como um boi ladrão: rompe qualquer cerca fraca para comer o milharal do vizinho.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Jérsão
Jérsão

Imaginem

o quanto deve ter sido xingado nos comentários da Folha...

Seu voto: Nenhum
imagem de Charles Harnack
Charles Harnack

Assim que ele conseguir

Assim que ele conseguir entender aquele livro que  carrega o tempo todo,ele muda.

Seu voto: Nenhum
imagem de pedro holanda
pedro holanda

BARBOSA

O velho e bom TIM MAIA, uma vez disse: Quer conhecer sua namora? Tome-a por noiva. E a sua noiva? Case. e a sua mulher? separe-se.

Quer conhecer uma pessoa? DÊ PODER!!!

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de wendel
wendel

É a necessidade de afirmação!!!!!!!!!!!!!!!!!

Este individuo está lameando nosso STF!

Não podemos e não devemos generalizar, mais o citado já devia há muito ter sido impedido de cometer desatinos como os que tem cometido na presidência daquele órgão.

Não entendo porque seus pares ainda não o defenestraram, pois a mídia já o fêz há muito tempo, e o que vem fazendo atualmente, nada mais é que uma vã tentativa de ainda permanecer em evidência, inutilmente, pois já é um produto descartável!

Lembro que existe um provérbio, não sei se nacional, mas em Minas é muito usado, e aquí vai:

"... quando não faz na entrada, faz na saída"!!!!!!!!!!!!!!

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de luiz valentim
luiz valentim

Barbosa tem coração de Ditador e quer alterar na marra o semi-ab

aberto determinado por uma decisão colegiado da suprema corte brasileira.

Isso não é oouca coisa , um Presidente do poder judiciário qurer alterar sentença por puro descontentadmento 

com o decidido pelo seus pares.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Maria Rita
Maria Rita

Essa perseguição chega a ser

Essa perseguição chega a ser imoral. Mas deve ser o  ocaso tomando vulto na vida desse senhor. Se não for por isso, como é que vai conseguir aparecer? Uma sugestão: talvez se juntar aos maçons com seus aventaizinhos comemorando 50 anos da maldita. Taí, ia chamar atenção até no fashion week.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de cesarT
cesarT

Ferando Brito no "tijolaço"

Ferando Brito no "tijolaço" deu a melhor definição para o Presidente do Supremo, JB se tornou um carcereiro doentio, cheio de ódio, cujo unico prazer é ver o sofrimento alheio.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Bruno Leonelo Payolla
Bruno Leonelo Payolla

  "Dizer, publicar e dar

 

"Dizer, publicar e dar despachos à vontade são "privilégios e regalias".

Frase antológica do grande Jânio de Freitas!!

Seu voto: Nenhum (6 votos)

regalia mesmo...

é JB poder fazer psicanálise com petistas sem precisar pagar psicanalista..............

 

 

Seu voto: Nenhum (3 votos)

ele se acha o todo poderoso...

mas, &K& tem um talento que nenhum outro tem.............

tanto é que todos foram na onda dele, e quando perceberam a podridão da trágica litertura com que foram convencidos já era tarde

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Chicaneiro Supremo
Chicaneiro Supremo

As chicanas supremas e os "primitivos instintos" do sinistro

O supremo sinistro (para a nossa Constituição), digo ministro, teve "despertados" seus mais primitivos instintos em relação ao desfecho do seu "primoroso" trabalho" de condenação dos réus da AP 171, digo 470.

Estragaram-lhe os objetivos tão "bem" trabalhados de condenar petistas vivos à fogueira. Que deveria ser apagada a cada minuto para que a suprema tortura desse tempo aos condenados de sentir as queimaduras e ser retalhados e torturados até a próxima sessão, sem que jamais morressem .. apenas sofressem.

Houve um tempo em que (como é comum no mundo) somente os advogados faziam "chicanas" jurídicas para postergar e dar chances a seus defendidos.

Hoje, em nossa (des)justiça, são os juízes e promotores que fazem chicanas, engavetando e arquivando "erronea e distraidamente" processos e manipulando ("foi pra isso sim") penas para driblar prescrições previstas na lei em que são os últimos e finais defensores, apenas para saciar seus pontos de vista acima dela e da neutralidade cega e devida de suas decisões

Os tempos neoliberais consolidaram uma Justiça de "resultados" (para eles, evidentemente) onde para privatizar, valeu de tudo, desde manobras judiciais "overnight" até compra do legislativo e insuflagem por juristas do Estado a que "não respeitasem a lei" (copyright Gilmar Mendes), sempre que não lhes fosse favorável.

Embora menos imediato, este é um Golpe de Estado sutil, lento, aperfeiçoável e irrecorrível que está se dando à Nação.

Dentre tantos outros que estão sendo tentados.

Continuemos atentos!

Seu voto: Nenhum

Serviçal.

Esse serviçal da casa grande tá nervosinho porque  colocaram o seu apadrinhado,aquele  juizinho que abanava o rabo e o colocava entre as patas quando o capitão do mato o fazia  cumprir  as ordens emanadas da sua mente doentia e complexada,no seu devido lugar.Quem esse senhor pensa que é para afrontar um governador eleito democraticamente?Agora falta  ao  PT  covardão  a coragem de fazer o mesmo com esse senhor que  julga(ops) ser o que não é e nunca será.

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de Durvaldisko
Durvaldisko

Sinceramente, o Barbosa  da

Sinceramente, o Barbosa  da TV Pirata ,era bem mais engraçado e original. O atual, se  esforça para  se tornar ridículo.E consegue !

Seu voto: Nenhum (9 votos)

Até as eleições, vai ser isso

Até as eleições, vai ser isso aí. O "mensalão" precisa render ao máximo!

Seu voto: Nenhum (8 votos)

..."Mensalão", CPI e

..."Mensalão", CPI e manifestações. Imagina na copa!

Seu voto: Nenhum

PJ não VOTA!

O Jornalismo acabou e a eleição não tem fim!

imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

Mais folgado, so colarinho de

Mais folgado, so colarinho de palhaco mesmo...

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Alexandre Barros Neto
Alexandre Barros Neto

Estive preso por 3 anos

Estive preso por 3 anos durante a ditadura, com direito ao tratamento habitual da época. Incluia tortura, períodos de isolamento, etc. Mas, puxando pela memória, não me lembro de preocupação dos milicos com a comida dos presos. Uma vez reconhecida a prisão do cidadão e determinada unidade, mesmo durante fases de inquérito, a família trazia a comida que quizesse, revistada obviamente, e este dividia com quem quizesse e pudesse. Imagino que a repressão se interessasse por coisas mais importantes. Nunca imaginei tanta mesquinharia. Nossa sorte é que o Barbosa ainda não tinha atingido o ambicionado cargo de carcereiro. (Com perdão da sacrificada categoria de funconários do sistema penitenciário.)

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Luiz Conceição
Luiz Conceição

Regalias

É encorajador ler textos como esse produzidos pela argúcia, tempero e talento do Jânio de Freitas. Tomara os seus colegas "calças curtas", apesar de bacharéis em jornalismo, com ele aprendam. Sim, calças curtas. Como os extintos cargos de delegaados de polícia (tiras) no interior do brasilzão.

A cretinice de autoridades e das redações da mídia corporativa emporcalha a vida pública no País. Basta que se tenha lido livros de jornalistas e autores brasileiros sobre eventos políticos e culturas, a partir da década de 20 do século passado, para se ter a noção de como a mídia se comporta e que interesses sempre defendeu...

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Gardenal
Gardenal

O núcleo demotucano condenado

O núcleo demotucano condenado no mensalão  do PT  -sim, há um núcleo ligado aos demotucanos, aqueles que, em   última análise, foram os quem erigiram o maior LABORATÓRIO DE REFINO DE CORRUPÇÃO do país - o VALERIODUTO) composto pelo  próprio Marcos Valério, Kátia Rabelo, Simone Vascondelos, entre outros que cumprem suas penas no Aocioquistão não desperta a menor curiosidade do Batman sobre como se dá o cumprimento de suas penas. Alguém,em sã consciência,  acredita que eles estão comendo quentinhas? Tá, a Kátia Rabelo com uma quentinha na mão......aqui......no Aocioquistão???????? Me engana que eu gosto. 

Seu voto: Nenhum (9 votos)

E onde anda o Bob Jeferson?

E onde anda o Bob Jeferson?

Seu voto: Nenhum (8 votos)

Vera Lucia Venturini

imagem de Dulce (Madame X)
Dulce (Madame X)

Depois de Maria I, a

Depois de Maria I, a rainha louca...temos Joaquiam, o "despirocado das idéias". 

Seu voto: Nenhum (13 votos)

Joaquim Barbosa não se cansa

Joaquim Barbosa não se cansa de fazer o papel de bufão nacional. Ainda não caiu a ficha dele de que o seu tempo já passou. Mas a sua alma sombria o fará continuar na perseguição aos condenados do mensalão até mesmo para suprir a sua decadencia junto aos meios a quem serviu caninamente.

Seu voto: Nenhum (11 votos)

Vera Lucia Venturini

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.