China e EUA disputam rota marítima na América Central

 
Jornal GGN – A Nicarágua poderá se tornar o principal centro logístico entre as Américas do Sul e do Norte, roubando hoje o posto que é do seu vizinho Panamá. A China está investindo fortemente na construção de um canal nicaraguense, que promete ser a maior obra de engenharia do mundo, com 276 quilômetros, podendo permitir a passagem de navios com até 25 mil contêineres. Hoje o Canal do Panamá permite a passagem de navios com capacidade de cerca de 13 mil contêineres. Os panamenhos prometem não permitir que a Nicarágua se torne o melhor destino logístico entre as Américas do Sul e do Norte, com o apoio dos Estados Unidos que supervisionam as obras de ampliação do canal panamenho. 
 
Cúpula no Panamá expõe disputa de potências por rota marinha

João Fellet, BBC Brasil

No caminho para o hotel onde presidentes de multinacionais se reuniram nesta semana durante a Cúpula das Américas, na Cidade do Panamá, um edifício envidraçado em forma de parafuso se destacava em meio a gruas e outros arranha-céus.

A poucos metros da torre, sede panamenha do banco espanhol BBVA, operários davam os últimos toques a um shopping que terá lojas da Gucci e da Louis Vuitton.

O boom imobiliário na região, que se estende até a beira do Pacífico e vem tornando a Cidade do Panamá uma espécie de Dubai das Américas, é um dos trunfos do governo panamenho para influenciar empresários numa disputa que trava nos bastidores da cúpula.

O embate, que envolve o controle da rota marítima entre o Atlântico e o Pacífico, põe em lados distintos as duas maiores potências globais: Estados Unidos e China.

Hoje o único atalho para essa rota é o Canal do Panamá, escavado pelos Estados Unidos em 1914 e território americano até 1979. Mas a exclusividade da passagem está ameaçada pela polêmica construção de um canal na Nicarágua, que se iniciou em 2014 e é financiada por um empresário chinês.

Se concluído, o canal nicaraguense será a maior obra de engenharia do mundo, estendendo-se por 276 quilômetros. O empreendimento tem custo estimado de US$ 50 bilhões (aproximadamente R$ 154 bilhões), cerca de cinco vezes o valor financiado da hidrelétrica de Belo Monte.

Ele permitirá a passagem de navios com até 25 mil contêineres, quase o dobro do limite do Canal do Panamá.
O governo nicaraguense espera que, a exemplo do ocorrido no vizinho centro-americano, o canal atraia uma série de investimentos, tornando a Nicarágua o principal centro logístico entre as Américas do Sul e do Norte.

O Panamá, porém, tenta preservar esse posto, apresentando-se aos empresários como um país mais moderno e seguro para investimentos que o vizinho. Os arranha-céus são o aspecto mais visível do vigor da economia panamenha, que cresceu 6,5% em 2014 (maior índice da América Latina) e deve manter o ritmo nos próximos dois anos.

O canal é considerado um pilar da economia do país: por causa dele e de benefícios fiscais e trabalhistas, dezenas de multinacionais – entre as quais Caterpillar, Dell e HP – optaram por instalar suas sedes latino-americanas na Cidade do Panamá.

Relações públicas

Os anfitriões têm usado a cúpula para promover seu canal e minimizar os riscos gerados pela iniciativa nicaraguense.

Em discurso a empresários, o presidente da autoridade do canal panamenho, Jorge Quijano, disse que é possível que outras rotas marítimas surjam, mas que o Panamá “está preparado a fazer os investimentos necessários para continuar sendo a decisão óbvia dos nossos clientes”.

Há dois anos, o então chanceler panamenho, Fernando Núñez Fábrega, chegou a afirmar que “é mais fácil chegar à Lua do que construir um canal na Nicarágua”. A obra enfrenta uma série de desafios, como a escavação de dezenas de quilômetros em mata fechada.

Os panamenhos contam com o apoio dos Estados Unidos em seus esforços. O presidente americano, Barack Obama, visitou nesta sexta as obras de ampliação do canal panamenho e agradeceu o país aliado por administrá-lo.

Os Estados Unidos também vêm criticando a forma como o canal nicaraguense tem sido construído.

Em evento no início do mês, a secretária assistente do Departamento de Estado americano para Hemisfério Ocidental, Roberta Jacobson, disse que falta transparência à obra e que o governo em Manágua deve responder a cidadãos nicaraguenses “que estão preocupados com questões ambientais e fundiárias.”

Moradores de regiões que serão afetadas pela obra – entre os quais indígenas e pequenos agricultores – têm protestado contra o empreendimento. Eles dizem temer ser desalojados e não receber compensações adequadas.

Há também a preocupação de que o canal cause grande impacto ambiental, prejudicando especialmente comunidades que vivem da pesca ou do turismo no Lago Nicarágua, santuário ecológico que será atravessado pelo canal.

O governo em Manágua rebate as críticas e diz que a obra terá um plano robusto de compensações. Os estudos de impacto ambiental estão a cargo da consultoria britânica Environmental Resource Management.

Os questionamentos americanos devem ampliar o distanciamento entre Washington e Manágua. O presidente nicaraguense, Daniel Ortega, é um dos maiores desafetos globais dos Estados Unidos e com frequência acusa a Casa Branca de ter ambições “imperialistas” na América Latina.

Analistas avaliam que as preocupações americanas são mais abrangentes. Em artigo publicado em março, o professor de relações internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Oliver Stuenkel diz que a obra pode “alterar a dinâmica regional” e dar a Pequim uma posição estratégica numa área que Washington considera seu quintal.

Para Stuenkel, os objetivos chineses em financiar o canal são mais geopolíticos do que comerciais. A Hong Kong Nicaragua Canal Development Investment Co (HKND), companhia chinesa a cargo da obra, terá o direito de operá-lo e de erguer portos, aeroportos, estradas e ferrovias ao longo do canal. A empresa firmou ainda um contrato para construir uma rede de telecomunicações no país.

Stuenkel afirma ainda que uma reforma recém-aprovada na Nicarágua pôs fim à proibição de que soldados estrangeiros transitem pelo país, o que abre o espaço para a construção de uma base militar chinesa no longo prazo.

Cautela e oportunidade

Presidentes de empresas presentes na cúpula expressaram cautela sobre a iniciativa nicaraguense.

Para Ingo Plöger, presidente do Business Council of Latin America, empresários gostam de competição e recebem bem investimentos que lhes ofereçam alternativas para seus negócios.

“A questão é: existe disposição de fazer um canal dentro dos moldes ambientais corretos? A administração do canal será independente e terá a mesma competência que a do Canal do Panamá? Tenho minhas dúvidas”, ele afirma.

Ele questiona ainda se a China e a Nicarágua têm a estabilidade política necessária para levar a obra até o fim. Manágua diz que a construção durará cinco anos, mas especialistas avaliam que, dada a sua complexidade, o prazo dificilmente será cumprido.

Para Stanley Motta, presidente da companhia aérea panamenha Copa, “o canal nicaraguense ainda é uma aventura que se está tratando de financiar”.

“Ainda há um caminho muito longo para que ele se torne uma realidade”, diz.

Empresários e observadores parecem concordar num ponto: a conclusão da obra só ocorrerá se o governo chinês encampá-la oficialmente. Por ora, porém, Pequim tem mantido certa distância do empreendimento.

Para Oliver Stunkuel, da FGV, a postura dá aos chineses a possibilidade de recuar caso problemas logísticos e políticos relacionados à obra se mostrem insuperáveis.

Redação

44 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Uma obra aventureira a ser

    Uma obra aventureira a ser construida no modelo chines de mão de obra no chicote, sem qualquer preocupação ambiental, em um Pais governado por um governo estilo Venezuela , incompetente e corrupto, um Estado inconfiavel para investimentos.

    Os danos ambientais serão imensos porque o traçado do canal passa pelo santuario ecologico do Lago Managua, que evidentemente será destruido., chinês não tem essas frescuras de meio ambiente.

    O Panam é um Pais historicamente bem organizado, com solido mercado financeiro, ambiente internacional, tudo aquilo que a Nicaragua não é. O incremendo do trafego maritimo internacional comporta dois canais mas o da Nicaragua ainda não é uma realidade nem de engenharia, nem comercial e nem politica.

    1. La vem o famoso discurso ambiental!

      Nos dias atuais a capacidade da engenharia em levar em conta as preocupações ambientais em relação as que haviam no fim do século XIX e início do século XX é INFINITAMENTE maior. O termo infinitamente não é utilizado como uma figura de retórica, mas sim como uma realidade.

      Durante a construção do canal do Panamá a preocupação com o meio ambiente era ZERO, atualmente não só pela preocupação que há com o meio ambiente, mas como também com o ferramental para avaliar corretamente os danos ambientais e as possibilidade de mitigação destes a um valor mínimo e tolerável é imensa.

      O Canal do Panamá, apesar de ter sido construído sem NENHUMA preocupação ambiental não causou uma catástrofe no Panamá, agora 100 anos após a sua construção, com a existência de uma prática de avaliação correta dos danos e a procura de soluções corretas levarão a soluções centenas de vezes menos invasivas ao meio ambiente do que na antiga construção do canal do Panamá.

      O que se vê claramente é uma disputa meramente comercial em que um lado pressiona o outro para criar barreiras intransponíveis do dano zero. Dentro da lógica do dano zero é impossível construir um chalé de montanha com pedras retiradas da região, cobertura de madeira com palha, ou seja, a arquitetura com preocupações ambientais seria impossível, pois a mera ocupação de uma pequena área para a construção de um chalé causa um impacto que não há como evita-lo.

      Imaginando a construção de um parque eólico, ou mesmo de energia solar, sempre há impactos ambientais significativos, no caso dos parques eólicos, por exemplo, não há uma maior preocupação pela rede viária que é necessária para permitir o acesso de equipamentos pesados e para as equipes de manutenção. Estes danos ambientais, junto com a mortandade de pássaros morcegos insetívoros (um bom morcego insetívoro chega a consumir 600 mosquitos por hora) são totalmente ignorados na implantação de parques eólicos.

      A contraposição entre o benefício ambiental de uma obra em relação ao dano da mesma não existir (no caso, a diminuição do consumo de combustíveis fósseis com o novo canal) é ignorada por agentes de financiamento desde que se tenha interesse da venda de novas tecnologias dominadas por empresas transnacionais.

      A mesma crítica que está se fazendo ao novo canal é análoga a crítica que se faz na implantação de hidrelétricas (pequeno ou grande porte) contabiliza-se o dano e jamais o benefício indireto e distribuído por evitar a implantação de outras formas de produção de energia ditas “ecologicamente corretas”. O caso dos morcegos e das aves é claro, se contabiliza para a construção de um aproveitamento hidrelétrico todo o dano ambiental, porém não se contrapõe a mortandade das aves e morcegos como benefício do empreendimento.

      A luta é meramente comercial, porém as desculpas são ambientais.

    2. Sr. Araujo, mesmo o Sr. sabe

      Sr. Araujo, mesmo o Sr. sabe que o Canal do Panamá original é que foi construído com “mão de obra no chicote, sem qualquer preocupação ambiental, em um Pais governado por um governo estilo incompetente e corrupto”…

      Brincadeira o chauvinismo desse seu comentário!

      Quem diz que o Canal da Nicarágua vai ser construído com mão de obra no chicote? Como sabe isso? Quem diz que a mão de obra das ampliações do Canal do Panamá tem melhores condições de trabalho que a mãos de obra do futuro Canal da Nicarágua? Somente sua torcida contra é que diz isso.

      E com a construção original do Canal do Panamá então? Nem dá para comparar. As condições de trabalho naquela obra foram desumanas, milhares morreram. A corrupção foi tanta que os americanos separarm uma parte da Colômbia para criar um Estado títere só para eles manipularem.

      E esse seu “Pais governado por um governo estilo incompetente e corrupto”? É tão ridículo que chega a configurar-se uma verdadeira palhaçada. Então a China é incompetente? Por isso que as enormes obras de infraestrutura que a China tocou nos últimos anos (incluindo a represa de Três Gargantas) deram errado e não funcionam? E a corrupção americana é menor que a chinesa? O Sr. tem a cara de pau de afirmar isso?

      É emblemático ver que os americanófilos defensores da “livre iniciativa” e do “livre comércio” tem uma preocupação tão grande em detonar a concorrência quando ela surge. Mas eu esperava uma intervenção um pouco mais sutil e elaborada de uma pessoa culta como o Sr. Araújo e não esse espetáculo de chauvisnismo (o pior que é chauvinismo alheio porque que eu saiba ele não é americano, chauvinismo que dos colonizados nutrem devido à sua adoração à Metrópole) tosco e despeitado, que de certa forma chega a ser decepcionante.

       

      1. O Canal do Panama foi

        O Canal do Panama foi construido em zona de malaria, só depois que se decobriu a vacina contra malaria foi possivel construir o Canal, a tentativa anterior de Lesseps fracassou por causa da malaria. A mão de obra foi quase toda importada da Jamaica, morreram muitos com doenças, cobras, etc. Naquela época o tratamento da mão de obra era ruim no mundo inteiro, não só no Panama, na Ferrovia Madeira Mamoré, construida na mesma época, corerram mais de 12.000.

        NÃO TEM NADA A VER com mão de obra de hoje, 110 anos depois e a sua comparação é absurda.

        Os chineses, em obras de infra estrutura, TRAZEM SEUS OPERARIOS, todo mundo sabe disso, na Africa é assim.

        Razão: precisam empregar seus patricios e SEGUNDO, nenhum operario da Africa, mesmo o mais miseravel, trabalha sob as ordens de capatazes chieses nem um dia. Em Angola, nas obras de empresas chinesas, os operarios cairam fora no primeiro almoço, ninguem aguentava aquela comida e os gritos dos capatazes.

        Quando Lula foi à Africa em 2003 e deu o Gasoduto do Nordeste para a SINOPEC contruir, obra da Petrobras, eles queriam trazer 7.000 operarios chineses, os desenhos eram escritos em mandarim, a Petrobras cancelou o contrato porque era impossivel construir o GASEN no modelo chinês e nem o Brasil admitiria importação de 7.000 chineses.

        O Canal da Nicaragua se fará em um Pais caotico, corrupto, sem estrutura , vc sabia que a familia Ortega tem o monopolio privado de distribuição de combustiveis? A unica coisa boa da Nicaragua é a comida, otima, especialmente o churrasco e o povo gentil e acolhedor, como tambem é o do Panama.

        A companhia chinesa que pretende fazer o canal é PRIVADA e não tem muito dinheiro, está buscando financiamento, esse canal não fica pronto nem em dez anos a menos que o Estado chinês assuma o projeto.

        O Canal do Panama foi o maior obra de engenharia do Seculo XX, com suas eclusas maravilosas que levantam um navio em 12 minutos, as bombas são originais de 1905, tão perfeitas que funcionam há mais de cem anos, ver a passagem dos navios é um espetaculo, não me canso de ver as eclusas funcionando, há um terraço elevado de onde se pode ver tudo tomando agua de coco local (é excelente) e beliscando comidinhas.

        Na realidade, do projeto de Lessepas à inauguração o Canal do Panama levou 20 anos,  uma obra muito complicada

        em qualquer circunstancia, veremos o que os chineses farão mas não vai ser facil.

         

        1. Ponto de vista e justificativas

          Realmente não dá para comparar o passado com o presente. Mas citei a construção original do Canal do Panamá para mostrar como a questão do canal e pontos como as condições de trabalho e acorrupção das empresas são a eles relacionados ou dissociados de acordo com a conveniência para justificar um ponto de vista que é ideológico.

          Interessante como você coloca que o Canal do Panamá é uma obra de engenharia admirável e de grande importância econômica no século XX, deixando a questão das mortes e péssimas condições de trabalho como uma coisa menor justificável porque “naquela época era assim mesmo”, mas ao mesmo tempo desmerece a imprtância do projeto do Canal da Nicarágua por causa das mesmas coisa que são menores quando se pensa no Canal do Panamá.

          Discordo que a comparação seja descabida. Se as condições de trabalho desmerecem a importância econômica e a engenharia do canal da nicarágua, deveriam desmerecer a do Canal do Panamá também. Mas parece que as suas questões humanísticas quanto às condições de trabalho são datadas no tempo e no espaço, atendendo á conveniência de quem esteja financiando a obra.

          Suas afirmações são engraçadas. A Nicarágua é corrupta e o Panamá não (e esqueçam Noriega)? O fato de ter havido corrupção na construção do Canal do Panamá é sem imprtância, afinal faz tanto tempo né? Mas a corrupção é uma questão importante quando quem contrói o canal não é os EUA.

          Tudo obedecendo a conveniência da montagem de justificativas para o viés ideológico que se quer.

          Os chineses gritam com os empregados? Engraçado, lembro-me de um post neste mesmo site, anos atrás, falando do choque de cultura nas fábricas coreanas no Brasil, porque os chefes coreanos gritavam com os operários brasileiros e estes não aceitavam. Ora, eu sei que em toda a ásia é costume esse tratamento. Discordo disso e deploro essa cultura, já reportada a mim por amigos dekasseguis em relação ao Japão, mas acho errado usar essa questão apenas para justificar um discurso com viés ideológico. Se é errado (e é), é errado para todos, não apenas para aqueles que você quer desmerecer com sua retórica.

          E acho que os chineses não estão tão errados assim em querer usar sua mão de obra. Um país com mais de 1,3 bilhão de habitantes  ão pode ser acusado por querer empregar seu povo em seus investimentos. Cabe aí a quem negocia com eles colocar esse ponto na mesa de negociações e obter o máximo que puder.

          É difícil? Sim, e daí? Existe corrupção na Nicarágua? Não duvido, mas duvido que é maior do que de outros países da região, como México e o próprio Panamá. Mas se for, por que isso só incomoda quando a obra não está sobre responsabilidade americana?

          É cada uma que aparece!!!

          1. Prmeiro vc admitie que não da

            Prmeiro vc admite que não da para comparar o passado com o presente.

            E depois vc discorda que a comparação seja descabida!!!

            É Ruy assim fica dificil…

          2. Esqueci de desenhar para os ignorantes…

            Não é difícil para quem sabe o significado da palavra descabido.

            Mas ignorância e incapacidade de interpretação de texto atrapalha muito.

            Eu concordo que não dá para comparar, devido a diferença entre os momentos históricos. Mas fazer a comparação não é descabido porque mostra que em um caso o meu interlocutor se preocupa com as condições de trabalho e no outro não.

            Eu às vezes esqueço da burrice dos trolls e escrevo além de seu primarismo cartesiano.

      2. Lá vem o Ruy para defender as

        Lá vem o Ruy para defender as ditaduras ( apesar  de estranhamente abominar a nossa rs )

        O Ruy é um integrante daquele clube chique de socialista que “expia” sua culpa por viver como um burgues consumindo cultura, musica, bens de consumo da sociedade capitalista/ocidental/cristã faando mal dela, relativisando tudo e defendendo paises que caso o Ruy morasse lá não teria a oportunidade de nos ” brindar ” com suas intervenções …

        1. Fala o troll!!!

          Um puxa-saco dos americanos que defende tudo o que eles fazem e ataca qualquer um que discorde do ponto de vista americanocentrista boçal que professa.

          Ainda bem que trolls ridículos como esse se incomodam com o que eu escrevo. É sempre bom estar do lado antagônico à boçalidade.

           

          1. Calma Ruy !não perde a linha

            Calma Ruy !

            não perde a linha não! rs

            Pode continuar vivendo como um capitalista …

             

            Obs: Quem é honesto ideologicamente falando, sabe que ja defendi coisas completamente opostas ao interesse americano, como o caso da Ucrânia , mas só quem é honesto…

          2. Falou o campeão em desonestidade intelectual do blog.

            Eu também defendi coisas positivas dos Estados Unidos, mas você não tem honestidade de reconhecer.

            Enfim, troll é essa porcaria mesmo… Desesperado por chamar a atenção, nem que seja na base da boçalidade, como é o caso.

        2. Mais são “jeniais” no discurso

            Estranho como esse modelo burguês é tão combatido pela burguesia e seus defensores como um certo leônidas eu imagino um general da banda leônidas com 300 coxinhas em cuba lutando contra os comedores de criancinha, não deverá consumir nada produzido pelo sistema, deverá talvez manter-se vivo consumindo o maná que cai dos céus, os rabinos devem ter prometido a dádiva.

      3. Estou achando que o André tem uma mente bipolar.

        Escreve coisas boas e interessantes e depois cai em comentários ridículos. Ou será que o AA está terceirizando seus comentários?

  2. É o início de uma guerra pra

    É o início de uma guerra pra valer entre o ascendente Oriente e o decadente Ocidente. O Canal do Panamá foi o maior instrumento de dominação americana sobre a América Latina, a partir de sua parte maior: a América do Sul. A China cortará isso ao meio, e o capitalismo americano, de olho apenas nos lucros da “grande fábrica China” demorará em perceber que o que fez os Estados Unidos grande não foi sua máquina de guerra; foi sua imensa máquina de produtos e de propaganda, que, sem produtos não vale muita coisa. Imensa máquina que transportaram… pra China.

    Receio que estejamos (ou estaremos), nós, brasileiros, na mesa de negociação entre as duas potências. E continuaremos como colônia. Só mudando de dono.

    1. Puta merda só mesmo a mente

      Puta merda só mesmo a mente doente de um esqsuerdopata para falar uma sandice dessas.

      Se o canal feito pelos EUA é intrumento para dominação da AL o da China é o que entao?

      E para piorar a China é uma ditadura e protege valores relativos a isso ( coisa que supostamente a equerdalha aqui dezem abominar…rs ) fora que entre eles e nós nao há nada em comum, nada…

        1. Faz todo sentido

          Faz todo sentido agora…rs

          Eu arrumo + 1 dominador ( pq nao me livro do segundo ) e digo que faço isso como algo ANTI dominação…

          Fantastico, uma salva de palmas para sua vasta capacidade de analise.

          1. Explicar pra mentes viralatas que elas não precisam de um dono..

             ..é tarefa inglória, pois sempre saem pela rua seguindo alguém  a procura de um.

  3. O Panamá é quintal do EUA…

    O Panamá é uma republiqueta bananeira, isso sim, ou se acaso não o fosse permitiria que forças norte-americanas acintosamente o invadissem e de lá sequestrassem o Noriega como o fizeram entre o final de 1989 e os primeiros meses de 1990, consubstanciando-se numa flagrante volação do direito internacional. Que grande estabilidade política, econômica, e preservação de soberania exempares, hein?

    1. O Panama é uma CRIAÇÃO DOS

      O Panama é uma CRIAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS em 1903, especificamente para lá construir o Canal do Panama, quall o problema?  Fizeram o Canal, ficaram donos dele até 1999 e o devolveram ao Panma. Nauela época só os EUA poderiam bancar o Canal, não iriam fazer em terra de outros, porisso precisaram ter o controle da Zona do Canal, que era territorio americano. Hoje o Panam é o PAIS MAIS PROSPERO DAS AMERICAS, cresceram 12% em 2014, pais bem organizado, rico,

      otimo para turismo, tem 60 arranha ceus,  um de 70 andares, está explodindo em dinheiro, governado por uma elite de 1ª classe, dá gosto fazer turismo lá e recomendo como parada em quem vai para os EUA, fazer o voo em duas etapas, faço sempre isso pela Copa Airlines porque não gosto de ficar 9 horas direto em um avião, parando no Panama vc pode estircar as pernas , andar pelo aeroporto de Tucumen ou melhor ainda, fica uma noite do Panama, tem otimos restaurntes, recomendo o Hotel Bristol . Voo de 9 ou 10 horas pode dar trombose em pessoas com mais de 70 anos.

       

      1. Pô André, e o nível?

        André, andavas fazendo uma série de postagens que estava agradando a quase todos, agora entra com este teu comentário chinfrim que parece ter sido escrito por outra pessoa.

        Pode continuar com as tuas convicções ideológicas, mas mantenha o nível, acho que merecemos mais!

        1. Meu caro, eu sou um pensador

          Meu caro, eu sou um pensador independente e uso meu juizo em cada caso, não tenho cartilhas pre-estabelecidas, pode coincidir ou não com sua visão de mundo, eu elogio os EUA e tambem faço muitas criticas a esse Pais, sou absolutamente contra a politica dos EUA no Oriente Medio, que só faz besteira há 50 anos e perdeu todo seu capital politico na região,

          que era altissimo antes da Segunda Guerra, hoje conseguiram desagradar a todos e o prestigio americano é ZERO.

          Com relação à China há um obvio engano na leitura de certos esquerdistas que se alegram com qualquer arroto que um chinês dá na direção dos EUA pensando que então eles são nossos amigos. A China não é amiga de ninguem e sua politica externa é mega egoista no sentido mais primitivo. Vai dizer que tambem são os EUA, o que é um engano.

          O ethos dos EUA é fazer do mundo algo parecido com os Estados Unidos, é uma politica de conquista das mentes e corações para que se tornem iguais aos EUA, tem algo de interesse MAS não é só interesse, eles adoram transferir valores culturais e daquilo que eles acham meritorio na sua civilização, o “”American Way of Life”.

          Já a China quer soja e carne de frango garantidas, minerio de ferro barato e mercado para suas quinquilharias, sua ambição acaba ai, se puder fazer obras para empregar chineses miseraveis tambem interessa.  Fim de intenções.

          1. Minha crítica era da qualidade do texto.

            Caro André, já em outros dos teus textos havia elogiado a qualidade dos mesmos, mais pela capacidade lógica e descritiva do que do conteúdo ideológico, simplesmente verifiquei que no último comentário esta qualidade estava péssima.

            Quanto o que tu escreveste, concordo, a China não tem uma mentalidade imperialista como os Estados Unidos, eles não mostram o mínimo interesse em impor o seu modo de vida para os outros, eles querem simplesmente fazer comércio.

            Quanto a qualidade do produto chinês há um grande erro da tua parte, os chineses produzem quinquilharias como produzem equipamentos de boa qualidade e outros produtos de luxo.

            Agora quanto a transferência do American Way of Life isto ocorria até 1980, quando eles se deram conta que o mundo não sustenta o padrão de consumo que este estilo norte-americano de vida induz (vide Clube de Roma), agora eles estão mais interessados em destruírem os países do que criarem cópias de sua vida.

            Como acho que tens capacidade de entender isto, sugiro que penses melhor sobre a última frase.

      2. Essas coisas me causam espécie…

        Sr. Araújo, vamos seguir o seu raciocínio.

        Se a China promover um movimento separatista na Nicarágua, criando um país artificialmente, com um governo fantoche, para garantir o controle sobre a Zona do Canal, então tudo bem?

        Afinal de contas eles podem fazer um contrato para devolver a região do novo canal ao país criado depois de cem anos. E se depois de cento e tantos anos esse país artificialmente criado for o mais próspero das américas, com grandes arranha-céus, tudo será esquecido e perdoado, portanto é uma coisa muito boa manipular os povos assim, criando miséria para algumas gerações, mas compensando tudo um século depois.

        E a Nicarágua que se dane… Da mesma forma que a Colômbia em relação ao Canal do panamá.

        Acho que o Sr. Araújo não aceitará essas coisas, mas não aceitará porque o país explorador será a China, porque no caso em que o país explorador foi os EUA ele já está aí no seu comentário defendendo a mesmíssima coisa e achando lindo.

        É descarada, a coisa.

         

        1. Nada a ver, as circunstancias

          Nada a ver, as circunstancias são outras. A Nicaragua já existe há muito tempo, o Panama não existia antes do Canal, os EUA são um pais das Americas, de cultura e civilização ocidental como os demais paises latino-americanos, a China não tem nada a ver com as Americas, outra cultura, outro modo de vida e acima de tudo, OS TEMPOS SÃO OUTROS, não estamos mais em 1900; época de expansão colonial.

  4. A esquerda ocidental faz duas

    A esquerda ocidental faz duas apostas equivocadas.

    Apostam na China contra os EUA.

    Apostam no Islâ contra o cristianismo.

     

      1. Óia !!!ja ta ate´ falando na

        Óia !!!

        ja ta ate´ postando  na lingua do EI   🙂

        Esse Ruy gossstcha mesmo de um regiminho totalitario heim?

        Pena que se ele da as caras por lá é queimado vivo por ser considerado infiel.

        mas na net é facil né?

        Ser socialista vivendo em pais capitalista e defender fanatismo islamico aqui do ocidente sempre foi muuuuuito “cult” …rs

  5. Na verdade não há disputa. O
    Na verdade não há disputa. O império dos EUA caiu e os norte-americanos, sempre oscilando entre a imbecilidade e o orgulho, não perceberam isto. A ascensão da China é um fato e a realidade não poderá ser controlada pela ideologia do americanismo (o nazismo dos norte-americanos).

  6. Não devemos nos preocupar

     …como os EUA estão decadentes e a Europa também, o canal vai atender bem a América do sul oriental e a Africa ocidental

  7. A China é bem pior do que os

    A China é bem pior do que os EUA para os interesses dos povos ( infelizes povos diga-se ) que caiam na sua teia de influencia e dependcencia..

    Não há como ignorar isso.

    Mas a equerda como sempre não julga o mérito de nada quando o assutno é jogar pedra no tio Sam.

    Quem se F¨%$& é o povo brasileiro pq os EUA por pior que fiquem tem soberania REAL para defender seus interesses.

    Enquanto nós e todos os imbecis sulamericnos só temos para viver a venda de commodities como ja era a 100 anos atras.

    Nosso parque industrial nao tem como fazer frente a invasão chinesa , invasão essa que ocorre na Argentina suposta AMIGONA no mercosul.

    Enfim…rs

    1. 10 anos de negócios da China contra 500 anos com o ocidente

         E nunca estivemos melhor embora o ocidente tenha tido 50 vezes mais chances de mostrar algo de positivo, só nos deu escravidão, colonialismo, miséria, etc… a china teve milênios para para por o mundo de joelhos e não o fez porque não é do caráter chinês. Simples Assim

      1. Entao só para esclarecer, a

        Entao só para esclarecer, a China comunista começa em 1949 ok?

        A China sempre foi uma grande nação com uma incrivel riqueza cultural porem sempre optou por se fechar ao mundo exterior.

        Uma pena, pq se ela tivesse o mesmo feeling japones não teria sido estuprada pelo ocidente como foi.

        Entao quando falamos do expansionismo nocivo da China (caso nao seja algo tão lúdico assim ) dizemos da China comunista que aprendeu a lição que os sovieticos ignoraram e hoje estao dispostos a busca aonde for preciso e com os atos que o contexto ” geopolito permitir ” os meios necessarios para suprir sua sociedade ok?

        rs

        1. Quanta asneira!

          Em 5 mil anos de História a China teve várias formas de governo, foi dividida, unificada, invadida, etc. Teve períodos de florescimento e de decadência.

          Hoje a China está terminando um período de decadência de pouco mais de duzentos anos, que nem foi o mais longo de todos e retomando o protagonismo econômico e científico que teve durante a maior parte de sua História.

          A Guerra fria acabou e não é nem de longe o fator determinante para o momento histórico vivido por essa nação.

           

          1. Logico que não!Lá a esqeurda

            Logico que não!

            Lá a esquerda ( ao contrario daqui ) tem vergonha na cara e entende qeu um pais não se faz só com palavras ” anti imperialismo”

            Se faz com pesquisa e desnvolvimento cientifico/educativo/tecnologico.

            Lá sobra politica de estado…

            Só os troxa daqui é que acha bonito e sinonimo de futuro, uns comédia que fala muito, adoram usar uns camisão brega que só, e lideram paises miseraveis onde se vivem em casas caindo aos pedaços e   andando de carro feitos  anos 50/60.

            A mais nova ” Potencia ”  socialista  tão admirada pelos pelegos daqui não consegue nem garantir papel higienico para o povão se limpar e ainda assim  nao para de falar em soberania!!! kkkk

            Seus idolos são mesmo uma piada viu Ruy…

             

            Obs: absolutamente nada do seu texto invalida o que foi postado no meu…rs

          2. Total confusão mental

              Num momento estamos onde não se tem vergonha na cara, políticas de estado, etc… pouco depois nos tornamos uma maravilha capitalista onde se pode ter os “bens capitalistas” e adorar o socialismo, a China também vira uma maravilha ou uma bosta num piscar de olhos, pelo menos as obcessões da direita que eles juram que são da esquerda, Cuba e Venezuela são sempre uma unanimidade, eu acho.

          3. De fato há uma confusão

            De fato há uma confusão mental mesmo, nos pelegos…rs

            Pq vergonha na cara é algo (ja ví que pra vc as coisas tem que ser lúdicas ) que faz um pais de esquerda no caso Chines investir mesmo onde importa entendeu agora?

            E não ficar falando em imperialismo enquanto o pais cai de podre por absoluta corrupção, por populismo.

            De fato existe mesmo uma UNANIMIDADE entre Cuba e Venezuela.

            Sao dois paises falidos, ridiculos, que socializaram a miseria e claro, sao regimes totalitarios que vivem de enganar trouxas falando contra o imperio Yankee para esconder suas inutilidades …

    2. A China…

      …só é o que é, por quê o Ocidente seduziu o Partido Comunista a abrir o país para pesados investimentos estrangeiros, aliado a mão-de-obra farta, barata e mercado consumidor explêndido.

      Viajando a Paris há cerca de um mês, vi filas de chineses nas portas de finas e famosas lojas famosas (daquelas marcas bem conhecidas) para comprar um bolsa por 1 mil euros. Filas com dezenas de chineses, por todos os lados! Isso que apenas 480 milhões de chineses estão integrados à economia formal daquela país.

      Para qualquer outro assunto, vale lembrar: Sun Tzu era chinês.

    3. Tá bem Leônidas, se tens certeza cite o exemplo.

      Caro Leonidas, as afirmações que fazes são sempre absolutas e com a certeza de quem não sabe nada. Pediria que colocasse um exemplo de um país que sofreu esta “colonização imperial” da China. Só não me venha com o Tibet pois ele só tinha yaques e montanhas altas.

  8. E …………..

    Ruy, não embarca nesta conversa fiada de Trolls, pois o que querem e desvencilhar dos reais interesses,  que futuramente poderão serem afetados, e aos quais eles lpossivelmente são remunerdos para defenderem!!!

    Na realidade, o que os americanófilos devem é enfiar o dedo e se rasgarem, pois o que repetem como papagaios, não mais surtem efeitos, e o “Quintal dos EUA como dizem, pode estar com seu futuro transformados !!!

    Para melhor ou pior, é mera suposição, e os ditos “intelectuais/analistas/entendidos, só fazem ficarem na Rede, fazendo suposições!!!

    Haja saco !!!!!!!!!!!!!!!! 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador