Ciclistas atropelam promotora que interrompeu ciclovias

Jornal GGN – Ontem, quinta-feira (19), a promotora de Justiça, Habitação e Urbanismo do Ministério Público de São Paulo, Camila Mansour Magalhães da Silveira, se reuniu com ciclistas e jornalistas para falar sobre a ação civil pública que pediu a paralisação da implementação de novas ciclovias na cidade de São Paulo. O debate esquentou e ela foi confrontada e até desmentida por eles.

O argumento principal da promotora, que ela repetiu inúmeras vezes ao longo da reunião, é que o Ministério Público não é contra a implantação das ciclofaixas e ciclovias, mas que precisa haver estudo de viabilidade e participação popular no planejamento.

No entanto, os ciclistas que estavam presentes fizeram a lição de casa, leram a ação e não hesitaram em apontar para a doutora as incoerências dos seus argumentos.

“O Ministério Público afirma que não é contra a implantação das ciclovias, mas a senhora cita aqui num trecho da ação que a bicicleta não é um meio de transporte em massa e que a eficiência é questionável porque a capacidade é ínfima. Não tem um juízo de valor nisso?”, perguntou uma moça.

“Doutora, como fica a questão da segurança do ciclista nessa ação? Porque parece que vocês estão desconsiderando a existência de ciclistas na cidade de São Paulo”, questionou um rapaz.

“Doutora, sobre a Avenida Paulista, no seu documento, em vários momentos, a senhora se coloca em defesa do ciclista, pela segurança dele. Eu como ciclista posso falar em nome de muitos, nós estranhamos isso. A Avenida Paulista é a avenida mais perigosa para os ciclistas, pensando na largura dela e na quantidade de ciclistas já mortos naquele local, nossos amigos que morreram nos últimos anos. Quando você diz que o transporte coletivo já é suficiente para atender aquela via, eu posso estender isso para os carros, por exemplo?”, desafiou um terceiro e iniciou um debate, transcrito abaixo:

Promotora Camila Mansour Magalhães da Silveira – Eu não afirmo que é suficiente. Eu acho que o estudo é que vai indicar.

Participante da coletiva – A senhora colocou como argumentação…

Promotora – Sim, porque são meus argumentos fáticos para embasar o meu pedido.

Participante – Para voltar a Avenida Paulista ao formato original. Quer dizer, mantém o ciclista exposto…

Promotora – Sabe por quê? Porque a gente não tem ainda a certeza, como ele falou, já houve um gasto, e por conta da falta de participação popular, por conta da falta de planejamento urbano…

Participante – A senhora sabia que todo ano a Associação de Ciclistas de São Paulo faz uma contagem na Avenida Paulista para mostrar a demanda real que já existe ali?

Promotora – Então o senhor veja, pelo menos pra nós não foi encaminhado nenhuma estatística…

Participante – Mas a senhora dialogou com as associações?

Promotora – O senhor espera um minutinho. Não foi encaminhado nenhuma estatística de acidente envolvendo ciclista no município.

Participante – Mas é um dado que é publicado todo ano.

Promotora – Veja, tudo aquilo que teria embasado a implementação pelo Município, isso não veio. Não só em relação à Avenida Paulista. O que eu quero deixar claro é que eu não sou contra… o Ministério Público não está pedindo aqui que não implante, não é isso. A implantação tem que ser feita de forma que o administrador, utilizando a liberdade relativa, esse valor que a lei concede a ele, que ele faça a melhor opção, que ele prime pela eficiência.

Participante – Na sua ação, doutora, a senhora não questiona somente o método empregado pela Prefeitura, a senhora questiona a política pública em si. A senhora questiona a importância das bicicletas na cidade, a senhora advoga em favor do carro inúmeras vezes, dizendo que é o veículo que mais movimenta a economia e diz que é o principal veículo da cidade de São Paulo, de maior viagens, o que é um equívoco.

Promotora – Você está errado, o que se coloca aqui é que a política pública foi desprovida de estudo e de participação popular.

Participante – Desprovida? A gente consegue provar para a senhora que não foi desprovida. A gente, por exemplo, criou uma câmara temática de bicicletas para acompanhar a implementação com 22 membros, ciclistas da sociedade civil.

Promotora – Veja, o que se coloca aqui é que as oitivas têm que ser feitas não só com os ciclistas, mas com a população como um todo.

Participante – Isso é feito com o carro também? Obra viária é feito isso também? A senhora pede pra obra viária isso?

Nesse ponto a discussão aumenta, muitas pessoas começam a falar ao mesmo tempo, uma voz feminina, provavelmente uma assessora, corta o rapaz, diz que outras pessoas também têm que fazer perguntas, e a coletiva prossegue. A íntegra do debate está disponível aqui.

Mas esse trecho já ilustra bem as intenções da promotora e do Ministério Público Paulista. Desfazer o trabalho que foi feito até agora, e devolver os ciclistas à marginalidade, em favor da circulação dos carros e disponibilidade de vagas de estacionamento no viário urbano.

Sua tese está sim, cheia de juízo de valor, recheada de adjetivos e críticas à administração pública. Abaixo, alguns trechos da ação, que pode ser lida na íntegra aqui.

“Paralelamente ao desenvolvimento exacerbado do sistema cicloviário neste Município nos últimos meses, esta Promotoria de Justiça especializada recebeu e continua recebendo um número considerável de reclamações de munícipes sobre irregularidades e problemas que têm agravado o já caótico sistema de mobilidade urbana da Cidade de São Paulo”.

“A implementação do sistema cicloviário nesta Cidade, da forma como está sendo realizada (sem prévio estudo técnico detalhado e sem participação popular), trará consideráveis prejuízos ao modal que ainda é o mais importante para a economia de São Paulo (registrando-se, mais uma vez, que o transporte público de massa é deficiente e, por ora, não há alternativa para esse modal)”.

“Lamentavelmente, a Cidade de São Paulo, ao contrário do que ocorre em Nova Iorque e em Amsterdã, não possui um transporte público de excelência e, por ora, não há alternativa de transporte público coletivo. A bicicleta não é um meio de transporte de massa, de modo que sua eficiência é questionável, pois sua capacidade é ínfima”.

“Infere-se, pois, que a implementação do sistema cicloviário no Município de São Paulo decorre, exclusivamente, da vontade política do administrador que, no caso em exame, não se coaduna com o interesse público”.

“Não se concebe que a sorte das cidades fique a reboque da conveniência do administrador público”, finaliza a peça.

Pois agora a sorte da cidade está a reboque da conveniência do judiciário. A implementação de novas ciclovias e ciclofaixas está suspensa por decisão do juiz Luiz Fernando Rodrigues Guerra, da 5ª Vara da Fazenda Pública, que aceitou parte dos argumentos da promotora.

A seguir, a Prefeitura vai enviar os estudos citados na ação para só então poder retomar os trabalhos.

Atualizado: o participante do debate citado no texto é Daniel Guth, diretor da Ciclocidade.

Redação

105 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pois é…

    E os animais semirracionais da Botocúndia continuam a celebrar seus sistema jurídico, com promotores “vitalícios” e dotados de extraordinários poderes…

    Nos vizinhos “atrasadérrimos” dos Eua, esses são eleitos (District Attorney) ou contratados como assistentes da promotoria: vacilou, rua!

    O Procurados-Geral é vinculado ao Departamento de Justiça!

    Arf.

  2. Engraçado, o maior absurdo

    Engraçado, o maior absurdo que vi em SP foi feito pelo sr. serra quando prefeito ao asfaltar os calçadões, aliás, ninguem até hoje se levantou contra essa infamia ao centro velho e á historia da cidade, talvez tenha alguns erros na implantação das ciclovias, mas certamente não é na paulista, uma avenida que já viu muitos acidentes fatais com ciclistas.

  3. Um vexame total. Já havia

    Um vexame total. Já havia visto o video.

    Ela tenta justificar o injustificável. Provavelmente ela acha que todo paulistano é ouvinte da rádio Ku Klux Pan e não tem a capacidade de raciocinar. Foi  surpreendida na sua arrogãncia imbecil e tucana.

    Isso não passou de mais uma estratégia tucana de continuar batendo no PT. Vale qualquer coisa.

    Está mais do que claro. Ninguém está nem aí com “projetos”. É politica . No pior sentido.

    1. Esta promotora é um

      Esta promotora é um dronezinho demotucano ordinário. Ela que me processe, que provo.Vai ter troco. Na forma da lei, dona moça!

  4. Esta barra de links na margem

    Esta barra de links na margem vertical esquerda incomoda a leitura e atrapalha a escrita. Porque não mudá-la para a hoizontal inferior?

  5. Caro Nassif e

    Caro Nassif e  demais

    Meusdeuses, seguidora do JB sem duvida. Vai ganhar alguns minutosde fama na Globo, quem sabe a nova promotora do ano em 2015.

    Fala do interese público, como se os interesses que ela defende sejam públicos.

    O ódio ao Haddad é o que ela mais deixa claro.

    Saudações

  6. Primeiro, ninguém tem que ser

    Primeiro, ninguém tem que ser chamado de doutor; vamos pôr fim a isso no Brasil, começando por nós mesmos. Segundo, esses sujeitos do MP, do Judiciário etc estavam acostumados a impor ao povo sem instrução a sua verdade; agora dialogam com gente que sabe tanto e muito mais do que esses acomodados de emprego público (meus respeitos aos reais Servidores Públicos). Quem conhece Direito, retórica, filosofia, usa a Dialética etc, não se dobra a esses verdadeiros “lobistas de interesses privados” que ocupam funções nas quais deveria prevalecer o interesse público. E os desmascaram. Por último, é preciso ir ao CNMP para responsabilizar esses “promotores privados” pelo desperdício de dinheiro com a paralisação de obras, ocasionada por puro capricho e partidarismo desses agentes dos próprios interesses.

  7. O país está num buraco sem

    O país está num buraco sem saída !!!

    Virou a terra do banditismo de um partido !!!

    O PSDB pode TUDO !!!! Nem no primeiro mandato de Fernando Henrique o partido teve tanto poder.

    A justiça ignora qualquer malfeito dos integrantes deste partido. A imprensa ignora qualquer malfeito deste partido. O Poco ignora qualquer malfeito deste partido.

    Quaisquer notícias sobrte isso só em Blogs e em páginas de esquerda que ninguém leva a sério. A impressão que tenho é de viver em um universo paralelo.

    A situação é frustrnte demais, e não vejo como reverter isso. E ainda dizem que o PT aparelhou tudo.

  8. E assim caminha a humanidade…

    Boicotando a própria humanidade…

    Nojo deste povo.

    São Paulo é o último reduto é a trincheira maior é o quartel general, não vão deixar o osso tão fácil.

    O jeito é esperar o Pimentel em Minas. Deve estar fazendo o estrago lá, não apareceu na Globo ainda.

  9. Ciclovias

    Está claro que é muito importante o aprofundamento nas dicussões para  implantações de ciclovias, não vou levantar a questão se existe ou não  intenção da promotora  de  prejudicar o pt, mas democraticamente este embate é otimo principalmente para os ciclistas que terão prioridade e estudos mais elaborados na implememtação das ciclovias…

    Convenhamos que pintar somente um pedaço de rua, por uns tijolões, imprensar pedestres, reduzir o espaço dos carros e depois chamar de ciclovia sem maiores analises e interações com a sociedade, sem pensar na segurança dos ciclistas é muito fácil, por isso vamos ampliar o espaço publico para este importante debate e buscar soluções melhores para todos!  

  10. como dá napoleões neste judiciário

    Esta dondoca, provavelmente dia 15 na avenida de camiseta amarela grifada, emite o seu “diktat” sem ao menos consultar os documentos que os ciclistas bem mais esclarecidos apresentam, documentos oficiais e de domínio publico.

    É a desmoralização da instituição do judiciário, aquele do stf que julga sentado na cadeira do psdb como politiqueiro e chicaneiro e esta cocota a seguir o mesmo caminho.

    1. todo troll tem os seu 15 minutos de visibilidade

      Tá na lista do hsbc? Acho que não, muito bagrinho por lá estar, mas bastante bobo por defender quem nela está.

    2. pândego

      Aliança liberal , tu és um pândego.

      Vamos falar de outro assunto… O que te motivou a adotar o nome de mulher?

      Alguma guinada no outono da vida?

  11. Campanha contra a reeleição

    Campanha contra a reeleição de Haddad  começou faz tempo e  essa é apenas  a mais visível das questões , a mais despropositada.

    Paulistas ainda vão acabar  por eleger  Alkmin,para  presidência,por uma   coerência.

    1. Só se for para a presidéncia

      Só se for para a presidéncia da república brasileira de são Paulo… ou do braZil.

      Paulista nunca mais governa o BraSil… o último foi o saudoso Janio- toc! toc! toc!  – Quadros.

       

  12. Mais um promotor globeleza

    Caro Nassif,

     

    temos aí mais um promotor que se arvora em simplesmente ir contra algo feito pelo PT para alçar à fama de celebridades dos Frias/Marinhos/Civita e por aí vai.

    É lamentavel o papel desempenhado por jovens promotores que querem e só querem estar atrás de um microfone e de uma camera global para se promover.

    Veja também o mais novo engravatado que agora não para de soltar frases de efeito para serem estampadas nos sites e jornalões da nossa adorável mídia, só falta ele correr até uma cabine telefônica tirar o óculos e o terno e sair de lá com as vestes do super homem.

  13. A promotora fez consulta

    A promotora fez consulta popular para encaminhar essa ação civil pública ou reclamações odientas do PIG são suficientes?

  14. Volume…

    Bem, se TODOS os ciclistas foram conversar com a promotora e considerando a quantidade deles que efetivamente as usam no dia a dia, devem ter lotado um par de Kombis para chegar até lá.

    Como a torcida da Portuguesa…

  15. Anti-petista!

    Tá na cara!….

     

    Mas, a pergunta sobre audiências públicas para carros foi o másimo!….Deveria também perguntar para motos!…

     

    Oh mania – às avessas-  de perseguir o PT prejundicando o povo!….Acorda São Paulo!…

  16. Essa promotora não é aquela da Itaquera ?

    Essa promotora não é aquela mesma promotora que tenta impedir a construção de casas populares em Itaquera ?

    Será que ela esteve no dia 15/03 na Av. Paulista ?

  17. Duzentos kilômetros de

    Duzentos kilômetros de ciclovias sem nenhum planejamento e sem nenhuma consulta.

    Dos que se manifestaram, dá para colocar 1 por kilômetro.

    Um mapa de São Paulo, uma hidrocor vermelha, um incompetente com iniciativa e , voilá!, temos uma causa de petista “modernex”.

    Ciclovia na calçada e no lugar de desembarque de estudantes em colégios?

    Haddad, o Poste 2, além de incompetente, é de uma arrogância que precede sua pessoa.

    1. Ciclovia em calçada é muito

      Ciclovia em calçada é muito comum meu amigo, pesquise.

      Estudo de impacto é para ser feito em casos de você retirar alguma via de rolamento, não foi o caso na maioria do projeto. Pois o mesmo usou as vagas de estacionamento da rua.

      Por favor deixe seu partidarismo de lado e se informe mais. Alias, pelo o que se leu da peça da promotora creio que o argumento não vai se sustentar muito adiante.

       

      Abraço.

  18. ACREDITE SE QUIZER

    “Infere-se, pois, que a negação do sistema cicloviário no Município de São Paulo decorre, exclusivamente, da vontade política da promotora que, no caso em exame, não se coaduna com o interesse público”.

  19. Ou a promotora mentiu ou nao

    Ou a promotora mentiu ou nao mentiu.  Nao da pra ficar no meio termo.

    Por enquanto, eu fico do lado deles e nao dela.  O texto oferece razoes de sobra.

  20. Enquanto isso, documentos são

    Enquanto isso, documentos são postos distraidamente em gavetas erradas e escândalos de corrupção no Metro e  na CBTM são cuidadosamente engavetados.

    O MP de São Paulo não tem mais nenhuma credibilidade, a forma como os argumentos da promotora foram serenamente demolidos pelo ciclista demonstram que eles fazem política partidaria em vez de cuidar do interesse público, enquanto eles cuidam de fazer oposição ao prefeito, os trens e metros superfaturados pelo tucanato nos últimos vinte anos não lhes desperta nenhum interesse.

  21. Tudo me incomodou nessa

    Tudo me incomodou nessa decisão da promotora cheia de preoconceitos. mas, com raiva mesmo, fiquei ao ler o trecho do despacho onde ela cita Nova Iorque e Amsterdã como exemplos. por que muitos brasileiros teimam em comparar situações, políticas públicas, decisões dos gestores públicos do Brasil e no Brasil com outras existentes nos EUA, Europa, etc.? È irritante, pois desconsidera aspectos importantes, como o sistema colonial que Portugal  trouxe para o Brasil, o fato de o Brasil ser uma nação jovem diante dos séculos  de   civilização da Europa, por exemplo, além do fato de termos (alguns) essa sentimento/postura de eterno colonizado.    

  22. A promotora defensora do transporte individual

    Que horror!

    Em nome de quem essa senhoa fala?

     

    “A implementação do sistema cicloviário nesta Cidade, da forma como está sendo realizada (sem prévio estudo técnico detalhado e sem participação popular), trará consideráveis prejuízos ao modal que ainda é o mais importante para a economia de São Paulo (registrando-se, mais uma vez, que o transporte público de massa é deficiente e, por ora, não há alternativa para esse modal).

     

    Como assim? Nãp há alternativa!!!!!!!!!!!!!!

  23. O que????? “Não se concebe

    O que????? “Não se concebe que a sorte das cidades fique a reboque da conveniência do administrador público”.

    E deve ficar a reboque das conveniências de quem excelência? Do oportunismo dos militantes tucanos do Judiciário?

    1. Do mercado, é claro.
      Temos

      Do mercado, é claro.

      Temos todos que sufocar em engarrafamentos, para não prejudicar a indústria automobilística. E, claro, as empreiteiras que constróem viadutos.

  24. Claro, o executivo não deve

    Claro, o executivo não deve ser absoluto nas decisões. Aqui no Rio sofremos muito com Cesar Maia e a boa vontade da mídia com ele, que nos legou a horrorosa Cidade da Música Roberto MArinho, nome que a Globo tenta descolar hoje em dia, tamanho elefante branco que virou.

    Mas o administrador ao menos foi eleito. A promotora nem isso. 

  25. Bom, então carros no centro

    Bom, então carros no centro de São Paulo com apenas o motorista também não são transportes eficientes.

    Pela consideração da juiza, Haddad poderia proibir carros com 1 passageiro em SP.

    Aliás, seria interessante o Haddad fazer um teste. Já que a justiça vai caçar a decisão de qualquer modo, que tal proibir por 1 dia a circulação de carros com 1 passageiro e deixar que a população veja a diferença.

     

     

  26. Judiciário e MP no Brasil são

    Judiciário e MP no Brasil são uma piada direitista.

    Não são eleitos e se tornam agora gestores de política pública.

     

  27. Outro exemplo: Táxis nas faixas de ônibus.

    – “O prefeito não conversou comigo. Talvez eu também adote o mesmo caminho e lhe comunique da minha posição pelo oficial de justiça” , disse o promotor da Habitção e Urbanismo Naurício Ribeiro Lopes à respeito da liberação, pela prefeitura, da circulação dos táxis em faixas de ônibus.

    Veja a matéria aqui: http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,promotor-critica-liberacao-de-taxis-e-ameaca-ir-a-justica,1559402

  28. Ciclovia

    Estas frases que tirei dos comentarios são muito daquilo que vivemos no momento.

    “Militantes Tucanos do Judiciario, costumam errar a gaveta”.

    Só quem acompanha os ultimos dez anos de politica será capaz de decifra-lo.

     

     

  29. Vejo que se pede muito que as
    Vejo que se pede muito que as leis contra corruptos seja pesadas, mas só quando se fala em políticos. Isso é repetido como mantra pela mídia. Mas será que não é uma forma de enfraquecer o legislativo? Porque não se pede leis pesadas contra agentes do poder judiciário, esses que adoram jogar com a mídia para ficarem famosos e assim receber premios de “Faz diferença” e os Innovare da Globo, uma forma de mensalão e bajulação que juízes aceitam sem um pingo de vergonha na cara e isenção, rasgam a carteirinha e a toga de juiz para aparecerem por ai falando fora dos autos , usando investigações seletivas e enviesadas para se promoverem e aparecerem nas câmeras da Globo, nas páginas de revistas… É uma vergonha esse judiciário que se transformou em partido politico midiático judicial.

  30. Então  esse é o novo conceito

    Então  esse é o novo conceito de democracia e administração pública desses promotores deslumbrados: então a partir de agora o Prefeito não pode mais conceber e executar políticas públicas,  sem antes pedir a benção  e aprovação do ministério público ?

     

    A judicialização da política, contra um lado apenas ( contra o PT, of course ) realmente  parece não ter mais limites.

     

    Vejam o quanto os maus exemplos contaminam: primeiro tivemos o joaquim barbosa e a tal teoria nazista do domínio do fato aplicada de forma inédita no Brasil,  pisoteando as garantias contitucionais, processuais e penais no tal mensalão.

     

    Depois o tal juíz carioca desfilando com carros apreendidos do réu Eike Batista;  a juíza de Brasilia que passa por decisão da Presidência da República e resolve expulsar estrangeiro do país, etc….

     

    Agora temos o juíz  vestal de Curitiba, que ontem estava num regabofe da golpista  rede globo de televisão, aliás empresa criada pela ditadura e que a apoiou,  e que acha que assumiu o poder e dirige o país a partir da republica autônoma do paraná, que submete todo o Judiciário, inclusive os juízes do STF a circunscrição judiciária curitibana e todos ficam fazendo cara de paisagem com esses verdadeiros estupros jurídicos cometido a partir da vara federal do paraná, no qual se usa a prisão preventiva como forma de pressão e  tortura psicológica  para fazer os presos confessarem o que os promotores e juíz querem que seja dito (curioso que contra o mesmo partido de sempre, nem precisa mencionar qual ), com audiências vazadas toda noite para o jornal Anti-Nacional da mesma rede globo !

     

    Parece que  os valores estão realmente de ponta cabeça em nosso país, chamem logo  os enfermeiros do Hospício Brasil  e internem  todo mundo.

     

    Socorro !

  31. É cada uma…

     “não se coaduna com o interesse público”

    Interesse público de quem, cara pálida?

    E essa criatura é “promotora de Justiça, Habitação e Urbanismo do Ministério Público de São Paulo”…

    Mesmo que a bicicleta não resolva o problema do transporte de massas, a redução do número de carros particulares em circulação – propiciada pelo uso daquela – já seria benéfica.

    Que tal se ela desse uma olhadinha nesta matéria:

    http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2014/08/grupo-testa-ocupacao-de-carros-onibus-e-bicicleta-em-rua-de-vitoria.html

    1. Eles matatam aulas de
      Eles matatam aulas de Sociologia, Historia e Filosofia desde os primeiros semestres. Não “cai” em concurso. Eh fato.
      … E ainda se metem a fazer “ativismo político”….
      Ficam dando ouvido pra Desembargadore, Juizes e advogado s velhos.
      Eu conheço uns e outros que vão morrer acreditando que Sociologia eh sinônimo de socialismo.

  32. Agora eu fiquei com raiva mesmo …

    Essa ação do MP é  um pessimo exemplo para as demais cidades carentes de ciclovias. Desencoraja os gestores municipais. É uma ação calhorda, politiqueira com o obejtivo de atingir o prefeito

  33. Interesse de Montadoras e Concecionarias

    Uma pergunta para a Promotora. Ela recebeu algum representante de Montadoras e Concecionarias?

    Porque já temos um  sistema ferroviario brasileiro sucateado beneficiando eles.

  34. Nassif, a reivindicação de
    Nassif, a reivindicação de maior espaço para os ciclistas consta de todos planos diretores municipais e metropolitano de São Paulo, assim como era um benefício indireto do metrô deixar a superfície viária livre para os pedestres e ciclistas, como celebramos à época em que o metrô começou a ser construído. E desde o início dos anos 70, quando a CET, DTP e DSV passaram a gerir o trânsito e transporte no lugar do Detran, a criação de ciclofaixas foi reivindicada e debatida por todos os setores da sociedade – como reivindica a desinformada promotora e coonesta o desinformado capa preta – no âmbito do atual Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, que reúne mais de 40 representantes do poder público, iniciativa privada e movimentos sociais representando ciclistas, idosos, jovens, trabalhadores, deficientes, estudantes e demais instâncias não governamentais. Ou seja, maior participação popular lastreando a criação dessas faixas é impossível, razão pela qual o principal argumento do MP é irrazoável, a oitiva popular respalda o burgomestre – só falta ele e seus assessores descobrirem isso; assim como falta à ilustre promotora de Justiça, Habitação e Urbanismo apoiar os interesses difusos e coletivos como o dos ciclistas, pedestres e demais usuários dos transportes alternativos à demanda dos carros próprios. Em síntese, a simples existência desse colegiado municipal aonde o tema vem sendo debatido nos últimos 40 anos desmente o MP, caindo por terra seu principal argumento, que vem a ser a falta de participação popular na valorização do ciclismo como meio de deslocamento viário na capital.

  35. Ministério Público ou Automobilístico?
    Nassif, a reivindicação de maior espaço para os ciclistas consta de todos planos diretores municipais e metropolitano de São Paulo, assim como era um benefício indireto do metrô deixar a superfície viária livre para os pedestres e ciclistas, como celebramos à época em que o metrô começou a ser construído. E desde o início dos anos 70, quando a CET, DTP e DSV passaram a gerir o trânsito e transporte no lugar do Detran, a criação de ciclofaixas foi reivindicada e debatida por todos os setores da sociedade – como reivindica a desinformada promotora e coonesta o desinformado capa preta – no âmbito do atual Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, que reúne mais de 40 representantes do poder público, iniciativa privada e movimentos sociais representando ciclistas, idosos, jovens, trabalhadores, deficientes, estudantes e demais instâncias não governamentais. Ou seja, maior participação popular lastreando a criação dessas faixas é impossível, razão pela qual o principal argumento do MP é irrazoável, a oitiva popular respalda o burgomestre – só falta ele e seus assessores descobrirem isso; assim como falta à ilustre promotora de Justiça, Habitação e Urbanismo apoiar os interesses difusos e coletivos como o dos ciclistas, pedestres e demais usuários dos transportes alternativos à demanda dos carros próprios. Em síntese, a simples existência desse colegiado municipal aonde o tema vem sendo debatido nos últimos 40 anos desmente o MP, caindo por terra seu principal argumento, que vem a ser a falta de participação popular na valorização do ciclismo como meio de deslocamento viário na capital. Ou será que a promotora quer desqualificar o ciclismo que ousa desbancar o automóvel nas ruas da Paulicéia?

  36. aqui em São Paulo,…

    O ministério público não defende os interesses da população, ….  defende os interesses do psdb….

     

     

    Judiciário, … o poder mais corrupto da República !

  37. nababos

    como são caros esses funcionários públicos! … juízes e promotores, os néo-nababos brasileiros.

    essa aí nunca arrumou a própria cama.

    nunca pegou ônibus e só andou de bicicleta “na fazenda da dona zuleica, avó da mercedes, amiguinha da pré-escola no sacre-coeur”, ou que o valha.

    depois, direito em alguma “católica”, preparatório para concurso para o m.p. ($5mil a mensalidade) sem precisar ler, nem mesmo os resumos, de os sertões; casa-grande e senzala, formação econômica do brasil, raízes do brasil … livros que explicam a nação mas que …  “não caem em concursos”, seja da magistratura, seja do m.p.

    nunca!

    quem é essa ‘entidade’ que determina o perfil do candidato ideal à promotoria e à magistratura?

    enquanto essa tal “entidade” não for decidida em eleição direta, o brasil continuará sendo a plutocracia que é, e com ranços medievais: a república não chegou ao judiciário.

  38. UM MINUTO DE SUA ATENÇÃO, POR FAVOR:

    Entendo que as Associações de Ciclistas podem (e devem) entrar com petição na ação como Terceiro Interessado.

    Não será difícil encontrar bons advogados que concordem em patrocinar a causa, inclusive sem cobrança de honorários.

    O Ministério Público deveria ter levantado os problemas específicos e pontuais das ciclovias, poderia ter chamado a Prefeitura para negociar sobre eles, finalizando em acordo, no qual seria assinado um Termo de Ajustamento de Conduta, para as correções pontuais, sem necessidade desse recurso ridículo ao Judiciário.

    Quantos ciclistas já morreram atropelados nas ruas e avenidas em que foram implantadas as ciclovias?

  39. Mais um procurador do MP

    Mais um procurador do MP fazendo média pra goebbels. É só pra isso que serve essa corja. Nós pagamos eles para fazerem macaquices na tela da goebbels. A concorrência tá tão grande que já dá pra criar um BBB só com membros do judiciário. 

    1. Disse TUDO. Fazendo média com

      Disse TUDO. Fazendo média com a Goebbels para aparecer no jornal antinacional. Politicagem contra o povo. O PT hoje está no pdoer amanhã pode não mais está. É como funciona a  democracia.

      Não terá jeito é o prejuizo a sociedade  que essa snehora causará por agir politicamente para agradar a mídia e receber preminho como o torquemada da república do Paraná. O povo que se exploda. Bicicleta e´ESSENCIAL. Meio de transporte saudável adotado hoje em todo o mundo. Essencial   a sobrevivencia da humanidade. O planeta  está a beira do colapso e muito por culpa da  industria automobilistica poluidora e essa senhora está interessada em fazer politicagem.

      No andar dessa insanidade, o planeta Terra como sempre permanecerá, o ser humano é  que será extinto, como foram os dinossauros.

  40. Não sei por que as pessoas

    Não sei por que as pessoas chamam a promotora de doutora, deve ser resquício da nossa herança colonial.

    Doutor ou doutora é somente aquele que defendeu e aprovou uma tese de doutorado perante uma banca examinadora.

    O Brasil ainda deve se livrar desta maldita herança colonial se quiser ser um país decente.

  41. Que absurdo!! Que judiciário

    Que absurdo!! Que judiciário é esse?   Todo judiciário quer ser amiguinho da Globo? Todos querem ganhar o tal prêmio que mouro ganhou?

    1. ciclovia

      O judiciário não tem nada com isso. Ela é promotora. Ela promoveu uma ação civil pública. A promotora é do PODER EXECUTIVO E NÃO DO JUDICIÁRIO!!!.

  42. Extra Extra! Promotora

    Extra Extra! Promotora Bloqueia ciclovias na justiça exigindo Estudo de impacto!!!!

     

    Qual é o nome do Filme?

     

    “_ Eu sei o que vc fez no dia 15 _ “

  43. E se o Serra tivesse ganho e

    E se o Serra tivesse ganho e o projeto fosse da Soninha que é uma ciclista militante, porém tucana? Aha, aí faria toda a diferença né Doutora? O MP de São Paulo é muito previsível. Será que essa moça não estava no ato domingo?

  44. Não é Ministério Público

    Não é Ministério Público Estadual, não é Ministério Público Federal…

    é Ministério Público Global.

    Plim Plim!!!

  45. Temos que falar de Reforma Política

    Reforma política tem q ser feita por plebiscito. O povo tem q se organizar e ir pra cima de Cunha e do Congresso para impedir que eles venham a se beneficiar das regras que querem criar.

  46. A dondoca não foi votada

    A patricinha não recebeu sequer um voto para fazer papel de poder executivo…ah esses jovens concurseiros que tem merda na cabeça e só pensam em lamber as botas dos senhores da Casa Grande…essa molecada do MP teve todo o tempo para focar a atenção nas apostilas, o que não seria possivel ao filho de um trabalhador, com raras excessões, claro.

  47. O cúmulo do absurdo

    Prezados,

     

    prestem atenção nesta frase da promotora Camila Mansour Magalhães da Silveira:

     

    “O senhor espera um minutinho. Não foi encaminhado nenhuma estatística de acidente envolvendo ciclista no município.”

     

    Como assim?

    Quer dizer que os levantamentos de dados dela são passivos? Fica esperando alguém mandar para ela?

    Estes dados são públicos e estão disponíveis.

    Porque não procurou? Porque não quiz? Preguiça? Excesso de trabalho? Porque não servia para seus objetivos? Descuido? Porque? É preciso que ela responda?

    Por estas e outras é que é preciso responsabilizar estes agentes públicos pelas suas ações. Outros funcionários públicos colocam seu patrimônio pessoal em risco com suas ações, os promotores também precisam responder financeiramente por suas ações.

    O prejuízo aos cofres públicos com a paralização de obras é MILIONÁRIO. São empresas que tem que pagasr fiuncionários, maquinários, fornecedores, etc.

    Lógico que será a prefeitura que terá que arcar com estes custos enquanto esta liminar estiver vigente.

    O custo das licitações públicas acabam ficando mais caras. Se existe risco, isto se transforma em custo.

    É preciso mudar as regras do Ministério Público, para fortalecê-lo e evitar que ações como estas destruam este órgão.

     

    1. Eu digo mais: Como um estudo

      Eu digo mais: Como um estudo – com ambição de ser considerado respeitável – sobre viabilidade de ciclovias não considera a segurança dos ciclicstas em nenhum momento?

  48. SP tá me assustando.
    e olha
    SP tá me assustando.

    e olha que sou da terra do Eduardo Cunha, bolsonaro ( a quem tive o desprazer de cruzar ontem no centro do rio), etc.

    mas vejamos:

    -ipanema está ganhando a segunda estação de metro e não houve aqui o “carnaval” de SP por construir estação em bairro rico;

    – moro em bairro de classe média alta em niterói e a prefeitura construiu ciclofaixa na minha rua eliminando vagas de estacionamento e não vi nenhum desses ataques por parte de moradores que, se fizeram, foi dentro de suas casas.

    1. Aqui em BH, cidade cheia de

      Aqui em BH, cidade cheia de morro, o prefeito faz (e não faz) o que quer. Recapeamento de vias só onde não precisa, aliás é algo incompreensível porque o cara só asfalta ruas que estão em estado bom. Na maior parte da cidade o asfalto está um lixo, mas nos seus 6 anos de Prefeito nada foi feito.

      Por outro lado ele andou implantando faixas exclusivas para ônibus, ciclovias em vários lugares da zona sul (BH é uma cidade cheia de morros) e ninguém deu um pio pra reclamar, aliás, quando vamos criticar a prefeitura o pessoal aqui da classe média faz cara de paisagem e desvia do assunto, mesmo que a rua na porta da casa do sujeito tenha uma cratera.

  49. Rosto tucano

    A senhora promotora tem um rosto bem tucano, né! E o debate transcrito acima demostra que o raciocínio também o é. É a lógica: sem tem PT no poder, sou contra.

  50. Rosto tucano

    A senhora promotora tem um rosto bem tucano, né! E o debate transcrito acima demostra que o raciocínio também o é. É a lógica: sem tem PT no poder, sou contra.

  51. 3, 2, 1…
    coxinhas

    3, 2, 1…

    coxinhas comentando a tentativa de assassinato de uma promotora por ciclistas ensandecidos que tentaram atropelá-la.

  52. Judiciário e o PT

    O Judiciário é o último bastião da elite mais burra e exploradora do Planeta continuar  a nos atrasando. O Legislativo e a Mídia foram atropelados pelos Progressistas que, como digo, tiraram o Brasil da nulidade histórico mundial ao mostar que o país poderia se desenvolver e caminhar para ser um lugar digno para TODO o seu povo. É no Judiciário que estão as últimas fichas dos traidores locais e dos países que temem , e como temem, nossa plena soberania. Ou alguém ainda acredita que os países não competem entre si? 

    1. A inJustiça brasileira

      Concordo plenamente com vc. Enquanto não colocarmos o judiciário e este mp na parede, eles continuarão a fazer e desfazer. Precisamos nos mobilizar e lutar junto ao congresso para que o nosso (nosso ou deles?) mp e judiciário atuem como promotores e juízes da liberdade, e não como políticos de oposição. Já está vergonhoso. No começo eles usaram os religiosos, depois os militares, agora usam o sistema judiciário.

    2. A inJustiça brasileira

      Concordo plenamente com vc. Enquanto não colocarmos o judiciário e este mp na parede, eles continuarão a fazer e desfazer. Precisamos nos mobilizar e lutar junto ao congresso para que o nosso (nosso ou deles?) mp e judiciário atuem como promotores e juízes da liberdade, e não como políticos de oposição. Já está vergonhoso. No começo eles usaram os religiosos, depois os militares, agora usam o sistema judiciário.

  53. Se São Paulo não possui

    Se São Paulo não possui transporte público de excelência porque a justiça paulista até hoje não prendeu nenhum tucano pelos desvios de bilhões no metrô de São Paulo que é um transporte de massa e que anda a passos de tartaruga nesses 20 anos de PSDB. Será que se o prefeito fosse tucano o MP se incomodaria com as ciclovias, duvido.

    1. O metrô de São Paulo é a vanguarda do atraso…

      Fundado em 1974, o metrô de São Paulo atende 12 milhões de pessoas e tem 79 km em 6 linhas e 67 estações. O da Cidade do México, fundado em 1969, atende 9 milhões de pessoas e tem 226 km em 12 linhas e 195 estações.

      O metrô de Santiago, no Chile, fundado em 1975, atende menos da metade da população de Sampa e tem 103 km em 5 linhas e 108 estações. O metrô de Caracas, dez anos mais novo que o de Sampa, atende 1/3 da população de Sampa com 67 km em 4 linhas e 45 estações.

      O metrô de São Paulo é a vanguarda do atraso… 

  54. Se São Paulo não possui

    Se São Paulo não possui transporte público de excelência porque a justiça paulista até hoje não prendeu nenhum tucano pelos desvios de bilhões no metrô de São Paulo que é um transporte de massa e que anda a passos de tartaruga nesses 20 anos de PSDB. Será que se o prefeito fosse tucano o MP se incomodaria com as ciclovias, duvido.

  55. enriuqecimento ilícito

    E ninguém move ação para averiguar se tem enriquecimento ilícito nisso ai… tem que abrir conta bancária…..registro de telefone e etc… ai vai aparecer o porque desta ação. Agora ..gritar em reunião [e justamente o que ela quer.

  56. Juiz X para presidente

    A julgar pelo rumo que as coisas no Brasil estão tomando , daqui a 3 anos e meio teremos a indicação (pois a justiça terá este poder) de um juiz para Presidente do Brasil . Chuto alguém entre Segio Moro , Gilmar Mendes e Rodrigo Janot . Joaquim Barbosa correndo por fora.

    1. juiz para presidente

      Concordo com Jorge Jaba: o próximo presidente da República será Dias Toffoli. Vice-presidente: SIBÁ MACHADO. A coisa está muito feia mesmo! Também, depois de Lula e Dilma…..

  57. Essa senhora deveria estudar

    Essa senhora deveria estudar sobre mobilidade.

    De duas uma, ou ela é burra ou esta de ma fé.

    Sera que em miami não tem ciclovia?

    Qual é a linha de transporte publico que ela anda?

  58. Nem precisa…

    Nem seria necessário laudo para saber que o MP está coberto de razão! É só olhar perto de sua casa ou ver as centenas de fotos publicadas na internet! Essas ciclovias sao obras tao acintosamente MAL FEITAS que nosso simpatico prefeito mereceria uma belo processo nas costas. É o jeitinho PT de governar, sempre imprimindo sua marca!

    1. Atuação do MP e cidadãos

      É evidente a intenção do MP dos que apoiam o apoiam. Os que defendem argumentam sem falar em partido. Os que atacam sempre citam o partido atualmente na Prefeitura.

      Quando a gestão Kassab fez e desfez as faixas p motos ninguém, ninguém reclamou, apoiou ou pediu explicações e sustificativas! 

      Silêncio total……  Por quê?

      Será que estão mesmo preocupados com alguma coisa?

       

      E a gestão  perdulária feita pela SABESP? Aonde está o estudo???

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

    2. Os outros não deram valor, o

      Os outros não deram valor, o Hadade abraçou e agora vocês estão correndo para tentar parar esta demanada aprovada por mais de 80 da cidade!

      PS: o assunto aqui é mobilidade, meio ambiente, qualidade de vida, não trololó.

  59. Ciclovias

    Este assunto seria pertinente ao ministério público se houvesse algo ilícito que caracterizasse algum tipo de desrespeito às  leis, não vejo isto. 

  60. Tem que ter mais cuidado na engenharia!

    Comecei a ler o tal documento técnico do MP, e vejo que se deferia fazer um questionamento exatamente sobre o laudo pretensamente técnico deste documento. Não indo muito longe, verifiquei que o documento além de não ser técnico tem falhas que demostram quanto político 

    As críticas totalmente impertinentes da Promotora vão desde a necessidade de engenheiro responsável com registro de anotação de responsabilidade técnica, coisa que não é feita geralmente em obras públicas e por mais incrível que pareça pela própria promotoria, pois a citação dos assistentes judiciários (dois engenheiros) que dão apoio ao MP, também não é apresentado nenhum LAUDO TÉCNICO ou pelo menos PARECER TÉCNICO com a ART dos profissionais.

    A promotora usa além de termos carregados de juízo de valor como “o desenvolvimento exacerbado do sistema cicloviário”, como ela inventa uma nova definição matemática, “AGRAVAMENTO DE UM SISTEMA CAÓTICO”, ou seja, seu documento baseia-se numa premissa errada que com a introdução das ciclovias um sistema caótico, algo definido perfeitamente na matemática e não provado em local nenhum, prevê algo que não existe!

    Por outro lado ela questiona a não existência de um projeto executivo, coisa que não é previsto em lei, pois se há um projeto básico, que geralmente é feito definindo os trajetos, definindo os gabaritos das ciclovias, a única coisa que não vi em local nenhum é a definição das intersecções, que talvez já tenham sido feitas na Prefeitura.

    Quanto ao estudo de viabilidade os próprios levantamentos do aumento de tráfego de bicicletas com a implantação das ciclovias, mostram que há uma imensa demanda reprimida pelas mesmas, e que a maioria dos usuários atuais nem pensavam na bicicleta como modal de transporte.

    Não fui adiante pois me daria muito trabalho, mas se alguém com ânimo para tanto lesse com cuidado o documento derrubaria por completo os falhos argumentos do documento, mas para tanto não é suficiente berros e gritos dos ciclistas que apesar de estarem totalmente com a razão precisariam utilizar uma boa engenharia para desmanchar por completo este documento do MP que pretende ser científico.

  61. Madame volante

    A madame não quer ciclovia?

    Deve ter sido indicada para o cargo, nem toda pessoa inteligente se sente ‘paulista provilegiado’.

    Ahhh, vai caçar serviço como MP. Tem tanta coisa para consertar, o povo vive à deriva de justiça e urbanismo. Está fazendo alguma coisa pela água em SP? 

  62. Ciclismo é hobby

    Ciclismo sempre foi, desde que eu me entendo por gente, um hobby, um esporte. Paulista tá achando que bicicleta é transporte de massa? querem transformar a força, forçar a barra para que se tenha privilégios de via com finalidades para locomoção profissional? isso é um absurdo, veiculos quando se tornaram meio de locomoção para fins economicos não existiam outros meios concorrentes, por isso que não se deve equiparar ou ter uma igualdade de direitos de vias automotivas com ciclovias, que querem andar de bicicleta, vão pedalar na praia em finais de semana ou proximo às suas casas depois do trabalho.  Uma meia dúzia de pessoas, pelo visto com pontos de vistas destorcidos ou que não possuem discernimento quanto à necessidade de transportes automotivos para deslocamento de milhoes de indivíduos para manterem a economia e seus empregos, querem ser beneficiadas, prejudicando assim a economia do Estado, aumentando a insegurança no transito e colocando suas próprias vidas em risco. Querem fazer exercícios, vão para uma academia ou façam o que eu sugeri acima, se acham que estão contribuindo para o meio ambiente, devo lembrar que o monitoramento de emissão de gases e a inserção de veiculos eletricos já estão resolvendo esse assunto sem colocar em cheque o deslocamento de milhoes de cidadãos aos seus postos de trabalho e sem afetar e colocar em risco a economia do Estados. Ciclistas idiotas, só em São Paulo mesmo.

  63. Circo

    O Poder Judiciario neste ultimos tempos é a esfera que mais se omite no Brasil…Quando resolve fazer alguma coisa, bem inutil por sinal, ainda faz porcaria. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador