Cientistas descobrem, no cérebro, onde ocorre a ressaca

Jornal GGN – Cientistas da Universidade de Utah descobriram a área do cérebro responsável pela sensação de ressaca. De acordo com o estudo, o local é vital para evitar os exageros com bebidas alcoólicas. É exatamente essa região, segundo explica o pesquisador Sharif Taha, o que diferencia um bebedor social de um alcoólatra.

A região-chave dessa divisão é conhecida como habenula lateral. A região é ativada por experiências ruins. Tendo base experiências com ratos, os pesquisadores descobriram que, quando a área é cronicamente inativa, existe uma tendência ao consumo de bebidas em excesso, ao mesmo tempo em que há menor capacidade de aprendizado com os acontecimentos.

Para o estudo, os pesquisadores permitiram que os ratos consumissem uma bebida alcoólica forte ao longo de várias semanas. Nos roedores com a habenula lateral desativada, houve maior consumo do que em relação aos demais. Para os pesquisadores, trata-se de um mecanismo similar a da intoxicação alimentar. Assim, os efeitos da infecção seriam uma forma do corpo criar uma experiência ruim para que você nunca a repita.
Mas, segundo os cientistas, o processo não acontece quando a região no cérebro não funciona. Agora, a expectativa dos pesquisadores é usar a descoberta da relação da área com o consumo de bebida para criar novos tratamentos contra o alcoolismo. As informações são do Daily Mail.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quando alguém fica muito

    Quando alguém fica muito tempo sem aparecer no bar ou aparece dizendo que não está bebendo eu pergunto logo se vai tudo bem com a saúde. Se a resposta é positiva eu deduzo logo que deve ter feito uma “m” muito grande, hahah

    1. E tem o alcoólatra funcional!

      Parece que, no lance, existem duas categorias: o abstêmio, que nada bebe, e o alcoólatra, que bebe e que pode ser classificado em “graus”. O grau “mais leve” é aquele (cuja expressão ouvi há algum tempo, mas não me lembro onde) que pode ser identificado como “alcóolatra funcional”; bebe, mas “funciona” normalmente! Gostei e me identifiquei tanto com a adjetivação que até tomei um gole para comemorar! Saúde!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador