Clube Militar apoia Marina, mas só para tirar o PT do poder

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Após ter declarado que não é a favor da revisão de Lei de Anistia, Marina Silva recebe um apoio de peso, o Clube Militar. Composto por oficiais de reserva, de perfil conservador e sem vínculos com a torcida, o Clube lança manifesto e é tratada como a “esperança de algo novo e diferente, que rompa com a tradição negativa representada pelos atuais homens públicos”. O autor do texto, general da reserva Clóvis Purper Bandeira, disse que Marina é a grande aposta dos militares para derrotar o PT.

Mesmo tendo começado sua jornada política pelo PT, os militares da reserva consideram Marina a esperança e listou alguns itens importantes para a candidata, se eleita: melhoria dos salários do papel, revisão do papel do Ministro da Defesa e a preservação da Lei de Anistia, evitando que agentes da ditadura sejam punidos.

Mas o apoio veio com críticas, principalmente às “declarações vagas, promessas iniciais generosas mas fora do alcance do cofre nacional”. Além disso, alfineta dizendo que mistura “propostas esquerdistas com ambientalistas” e que tem “cheiro de bolivarianismo” a menção de maior participação direta.

E mais uma do manifesto é afirmar que “uma excelente candidata não será necessariamente uma excelente presidente”, dizendo ainda que Marina terá que descer das nuvens ‘sonháticas’ e “lutar na arena do dia a dia da Praça dos Três Poderes, enfrentando as feras insaciáveis, sem nenhum compromisso com a realidade política”.

Leia a matéria a seguir.

De O Globo

No Rio, manifesto do Clube Militar indica Marina como esperança

Candidata é vista como possibilidade de derrotar governo petista

POR CHICO OTAVIO

RIO — Nas fileiras do Clube Militar, formado por oficiais da reserva, de perfil conservador e sem vínculos com o governo, cresce a torcida pela vitória de Marina Silva. No manifesto “Pensamento do Clube Militar — Um fio de esperança”, divulgado na quarta-feira, a candidata do PSB é vista como a “esperança de algo novo e diferente, que rompa com a tradição negativa representada pelos atuais homens públicos”. O general da reserva Clóvis Purper Bandeira, autor do texto, explicou que Marina é a grande aposta dos militares para derrotar o PT.

O general disse que, embora tenha começado a carreira política e se elegido sempre pelo PT, Marina representa mudanças. O Clube Militar, afirmou Bandeira, considera prioritárias a melhoria dos salários nos quartéis, a revisão do papel do ministro da Defesa, permitindo que o cargo seja ocupado por um oficial, e a preservação da Lei da Anistia, evitando que os agentes do regime militar (1964-1985) sejam punidos, enquanto os ex-militantes das organizações da esquerda armada permaneçam impunes.

DESEJO DE MUDANÇAS

No manifesto, o Clube lembra que, com 20 milhões de votos nas últimas eleições presidenciais, em 2010, Marina é “séria pretendente ao cargo nas próximas eleições”. A candidata, segundo o texto, segue empatada com a presidente Dilma Rousseff (PT) no primeiro turno e venceria no segundo com uma folgada diferença, como indicam as pesquisas mais recentes, por ter incorporado o “desejo vago de mudanças que levou o povo às ruas em junho do ano passado”.

O documento, contudo, sustenta, em tom de crítica, que a “figura messiânica” de Marina, com “declarações vagas, promessas iniciais generosas, “mas fora do alcance do cofre nacional”, acena para “uma nova política misteriosa”, mistura de “propostas esquerdistas e ambientalistas”, entre as quais maior participação direta por meio de plebiscitos e consultas populares, “cheiro de bolivarianismo”, governo formado por pessoas e não com partidos e a adoção de orçamento participativo.

PROMESSAS CARAS DEMAIS

“Cálculos preliminares orçam suas promessas — entre as quais 10% do orçamento para a saúde, outros 10% para a educação, aumento da bolsa esmola, do efetivo da Polícia Federal — em quase 100 bilhões de reais por ano, cuja origem não é esclarecida”, diz o manifesto.

O manifesto adverte que uma excelente candidata não será necessariamente uma excelente presidente, e diz que Marina terá que descer das nuvens “sonháticas” e “lutar na arena do dia a dia da Praça dos Três Poderes, enfrentando as feras insaciáveis, sem nenhum compromisso com a realidade política.”

Apesar das críticas, o texto do manifesto afirma que a esperança de algo novo e diferente impulsiona a candidatura de Marina e arremata: “As mudanças podem ser para melhor e para o pior, desde que interrompam a malfadada corruptocracia instalada no poder pelo lulopetismo. Como está, não pode continuar.”

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. mas a Dilma também e contra a

    mas a Dilma também e contra a revisão da lei de anistia, afinal não moveu um dedo para mudar isso, e ainda aceitou calada o relatorio do exercito dizendo que nenhuma atividade ilegal foi realizada em suas instalações durante a ditadura!

     

    então esses militares são bocós mesmo!

  2. Esse tipo de apoio, dos

    Esse tipo de apoio, dos milicos de pijamas, pastores fanfarrões, direita raivosa, desagrega muito mais do que ajuda a campanha da Marina.

    Quem decide as eleições são os indecisos, eu duvido que a maioria desse grupo apoiam essa turma.

    Só está faltando o pr Malafaia e o Feliciano, tirarem uma voto com a Maria com os dizeres ” Nós apoiamos”

    Será a pá de cal na campnha da Marina, para o bem desse Brasil varonil, e decepção de muitos aqui do blog.

  3. Arakiri: A lógica do contra o PT qualquer um serve, é tiro no pé

    Foi dentro desta lógica de contra o PT qualquer um serve o que, trocando em miúdos, trata-se de trocar o pior pelo pior ainda, derrotaram Marta Suplicy e emplacaram eu seu lugar uma sequência de prefeitos cujas administrações foram desastrosas até que, quando SP estava no fundo do poço, chamaram o PT para arrumar a casa. No plano federal, o PT pegou o pais na UTI, arrumou a casa e, agora, a direita quer voltar ao poder, dizerm até que se trata de alternância de poder quando na verdade se trata da disputa entre neoliberalismo(Marina, Aecio) e estado social(PT). Precisamos sair às ruas para mostrar ao eleitor a diferença entre os candidatos

    1. E agora? Marina vai até lá se

      E agora? Marina vai até lá se ajoelhar diante dos componentes desse clube que serve de termômetro da extrema-direita no país? Vá lá, dona Marina! Aproveite e leve flores para eles, uns docinhos e muitos beijinhos. Queremos ver!

  4. isso mostra a quem interessa

    isso mostra a quem interessa a possível (mas improvável na minha opinião) vitória de marina.

    o caos de pijamas, uma nova modalidad do novo. 

    o brasll do sono e dos sonhos letárgicos.

     

  5. Para os milicos é mais fácil derrubar Marina

    Sem base na sociedade Marina é presa facil dos milicos, se não ficar de quatro será derrubada, simples assim

  6. Eles se atraem.

      A mesa esta posta. Jornalistas , torturadores, banqueiros, entreguistas,golpistas,trairas,x9,e demais afins. Estão à mesa.

    Sirvam-se , esbaldem-se. É o último dos banquetes. Quem viver verá.

  7. Ao Brasil, melhor sorte!!!!!!!!!!!!!!!!

     “As mudanças podem ser para melhor e para o pior, ….” General da Reserva  Clóvis Purper Bandeira.

    Este senhor, perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado! Concordo que ele e outros mais, temam em que seja revisto a Lei de Anistia, e estou a favor que se estabeleça limites para esta perseguição, embora também acredite que os que praticaram crimes vestindo a farda honrada das Fôrças Armadas, patrocinadas pelos EUA, sob a ameaça dos “comunistinhas que comem criançinhas”, não tenha nada a ver!

    Que nas fileiras das Fôrças Armadas e no seu curriculum, sempre haverá o fantasma do comunismo, como a querer demonizar tudo e todos, embora também seja contra este regime, acho que deixaram se usar, e ainda pregam radicalismos, quando a democracia não é nada do que ensinam nas Escolas Militares!!!

    Só espero que não embarquem nesta avdentura que, sem duvida, caso vitoriosa, irá levar todos nós para o buraco!!!

    Prestem atenção, pois esta aventura nada tem de boa para o Brasil, que aliás, merece melhor sorte!!!!!!!!!!!!! 

  8. Essas notícias atiçam minha

    Essas notícias atiçam minha imaginação 🙂 Até porque, no próprio apoio, eles já sinalizam que não confiam em Marina, para derruba-la, não teriam nem problema em contradizer esse apoio.

    Uma outra questão que me surgiu com a crítica de progressista ao “discurso do medo” das  comparações da candidatura de Marina a de Jânio e Collor (dizem que a biografia de Marina é melhor – o que, de fato, é, mas a conjuntura eleitoral é semelhante) foi a candidatura de Micarla, em 2008, para prefeitura de Natal/RN.

    A campanha juntou progressistas e conservadores, e Micarla (na época, PV) levou no primeiro turno, apoiada pelas famílias políticas do estado e por ambientalistas da academia. Jornalista, Micarla tinha carisma (ela se parecia muito com Sheherazade) e se apresentava como novo, embora fosse parte de uma família menor na política potiguar. Além disso, sua principal adversária, Fátima (PT) sofria com a resistência de um eleitorado conservador.

    Os acadêmicos ambientalistas participaram de programas eleitorais, subiram em palanques, fizeram campanha na universidade. A maioria, professores recém-chegados no estado que achavam que, ao ajudar a eleger uma candidata verde, mesmo junto com políticos conservadores, poderiam, depois, pautar a gestão. Sei porque sou bióloga e a maioria dos meus contatos é dessa área.

    O resultado foi um desastre: Micarla, eleita no 1º turno, na metade do mandanto, batia altos índices de rejeição, chegando a 90% no final,  e foi deposta no último mês (quando a justiça conseguiu juntar provas suficientes para isso). Aí, o estrago já havia sido feito… Hoje, não se encontra um acadêmicos ambientalista que apoiou Micarla (e até assumiu secretarias) que assuma, publicamente, esse apoio 🙂

    Uma noção do arrependimento do eleitorado pelo voto em Micarla, é que, no 2º turno da eleição de 2010 (acredito que para ter um político do PV no palanque), Micarla apoiou Dilma e, o resultado foi que Dilma perdeu em Natal, quando tinha ganho, com folga, no 1º turno (http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/noticia/2010/11/veja-votacao-de-dilma-e-serra-nas-cidades-com-mais-de-200-mil-eleitores.html).

    Para mim, a candidatura de Marina vai na mesma linha: progressistas a apoiam porque acreditam que poderão derrubar as forças conservadoras que captam a atmosfera das urnas e, também, apoiam Marina. É um tipo de estratégia que considero equivocada, a desses progressistas: em lugar de ganhar postos na república para se colocar na disputa, querem garantir o que consideram ser um alto posto.

  9. As verdinhas do Itaú são dólares, não são folhas de roseira.

    Estou batendo na mesma tecla, milhões de vezes. Não se trata de uma eleição para presidente da república. É um plebiscito sobre o Pré-Sal. Ele continuará em mãos brasileiras ou será doado para a Chevron, como seria num possível governo Serra ( que perdeu em 2010) ou na possibilidade de a maioria ficar louca, como em 1989 e votar na Marina, que também quererá se voltar contra a PETROBRAS e o petróleo em geral.. Eu admirava Marina, mas andando em más companhias, ela se tornou tão bandida quanto os bandidos que a apoiam e sustentam seus devaneios tresloucados. Do outro lado da mesma moeda, um candidato cheirar cocaína NÃO É problema da vida particular do candidato. Para cheirar, o sujeito tem de ter relações com traficantes perigosos, estar violando a lei diuturnamente. Como farão se o Fernandinho Bewira-Mar aparecer na Praça dos 3 poderes às 3 da matina para fazer uma “entrega” ao Presidente da República. Será preso ou acobertado? Cartas para a Redação.

  10.   Malafaia, ex-torturadores

      Malafaia, ex-torturadores de pijama… INCRÍVEL. A NOVA política se parece mais cada vez mais com o passado! A cada recuo e novo apoio Marina vai mais pra trás!

      Lara Rezende, Neca: voltou para 1995-2002

      Clube Militar: 1964-1985

      Malafaia: 500 A.C.

      A quem Marina renderá mútua homenagem agora? Aos Orleans e Bragança? À TFP? À NSA?

      Realmente, de 4 em 4 anos viver no Brasil se torna algo emocionante.

  11. “recebe um apoio de peso, o

    “recebe um apoio de peso, o Clube Militar” o clube militar é  mais uma putinha do PT, apanham dia e noite como mulher de malandro sem gemer.

    Apoio de peso so se for como peso de papel ou é uma referência ao excesso de peso dos militares brasileiro que não passam no TAF .

    São demoralizados, perderam a guerra politica não por abilidade ou talento do inimigo, mas por  pura falta de coragem e ombridade de enfrentar não pelas armas mas pela luta ideológica.

    Falta moral falta vergonhapara se defender dos ataques diários que o PT faz contra as FA.

    O que lhes resta mesmo é “torcer” que uma mulher fransina como Marina faça o seu serviço na luta politica.

     

     

  12. Marina Silva precisa

    Marina Silva precisa urgentemente ser submetida a algumas seções de Telefone, Submarino, Pimentinha, Cadeira do Dragão, Cama de Boilesem e Pau de Arara. Só então ela perceberá com que tipo de gente ela está se unindo. 

    1. Para isso ela deve ir para

      Para isso ela deve ir para Venezuela, Cuba, Corréia do Norte.

      Ou tirar umas férias na Colombia com as FARCs.

       

       

      1. Nem não. Pelo tom do seu

        Nem não. Pelo tom do seu comentário você deve ser um daqueles especialistas em torturas e assassinatos que temem ser punidos (e que será punido mesmo que não torture Marina Silva). Ha, ha, ha… seus pesadelos aumentarão depois da reeleição de Dilma. E ninguém sentirá pena de você ou dos seus comparsas de crimes do Clube Militar. Você pode até rezar, mas nenhuma oração vai salvá-lo da JUSTA RETRIBUIÇÃO. 

        1. Política.

          Estou com você Fábio Oliveira.

          Mesmo porque mílico não tem voto,nem das mulheres deles…

          vai dar Dilma sim, o povão sabe das coisas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador