Constrangido com perguntas da Lava Jato, Temer admite que havia caixa dois

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Em entrevista à Rede TV, o presidente manifestou respostas sarcásticas, ironias e estava nitidamente desconfortável
 
 
Jornal GGN – Nitidamente constrangido com as perguntas sobre a Operação Lava Jato e as acusações da Odebrecht que o colocam em risco no processo que poderia encurtar seu mandato no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Michel Temer tentou fugir das respostas sobre o uso de caixa dois, admitiu que atuou na arrecadação de recursos para a campanha presidencial de 2014 com um “valor insignificante” e teve uma das perguntas cortadas por Reinaldo Azevedo, da Revista Veja.
 
A jornalista Amanda Klein questionou: “Presidente, antes de o senhor assumir, o grande foco de corrupção da Lava Jato era o PT. Agora, pelas últimas revelações com as delações da Odebrecht vê-se que a corrupção era generalizada, e atingiu principalmente, também, o seu partido, o PMDB em cheio, com oito ministros investigados, atingiu o PSDB, também outro grande aliado sócio do governo. A corrupção era de fato maior no PT, estão todos no mesmo balaio, era generalizada, como que o senhor vê do ponto de vista político, porque é óbvio que do ponto de vista legal e jurídico isso está em andamento”.
 
Desconfortável, Temer respondeu: “Olha, eu não sei dizer a você. O que ocorria muito lá [nas empreiteiras] é a história do caixa dois. A pessoa contribuía ou oficialmente, portanto entrava nas contas do partido, ou contribuía por fora, o que é uma coisa diferente também da chamada ‘propina’ – eu to dizendo isso porque os comentários todos levaram a essa distinção, né. O sujeito, digamos, é contratado pelo político para fazer um favor que rende o benefício que ele põe no bolso. E outra hipótese é do dinheiro que entrou por via indireta e foi aplicado na campanha. Como fazer essa distinção? Eu confesso que não sei”, disse Temer, tentando se proteger, após indicar que não vê criminalidade em caixa dois.
 
Assista ao trecho:
 
Então, a jornalista Mariana Godoy, também entre os entrevistadores, perguntou: “Caixa dois é crime?”. “Olha, acontece o seguinte, no presente momento, o que muitas vezes ocorre é que o Ministério Público vai buscar tipo outras espécies [de crimes para punir o caixa dois], como lavagem de dinheiro, improbidade, etc. Não há a expressão ‘caixa dois’ como crime”.
 
Amanda Klein foi ainda mais direta: “Presidente, o João Santana falava que o caixa dois era regra em todas as campanhas, ele não conhece partido ou campanha que não usasse o caixa dois. O senhor foi presidente do PMDB, cinco vezes deputado federal, presidente da Câmara dos Deputados, o senhor concorda com essa afirmação do João Santana?”.
 
Você sabe que no caso do partido eu fui presidente muitas vezes também, mas as contribuições vinham oficial. Eram registradas evidentemente, depois prestadas contas”, afirmou, negando irregularidades. “Mas em todos esses anos de experiência política, nunca lhe foi oferecido, o senhor nunca teve contato com caixa dois, com propina, porque isso parecia ser parte normal da vida partidária”. “Nunca”, sussurrou Temer, em riso incomodado. 
 
Interrompendo a possibilidade mais respostas de Temer sobre o questionamento, Reinaldo Azevedo, também presente, cortou o constrangimento do mandatário: “presidente, eu, então, eu conheço, eu conheço a resposta, mas é importante que o senhor se disponha aqui. Um empreiteiro lá disse que fez uma reunião no seu escritório político, da qual o senhor teria participado, em que se discutiu ali uma doação irregular, fruto de uma porcentagem sobre um contrato que a empresa manteria com a Petrobras. Essa reunião, eu tenho certeza, essa reunião, com essas características, o senhor vai dizer que não aconteceu”, perguntou e auto-respondeu o jornalista.
 
“Mas aconteceu alguma reunião que deu pretexto para ter essa versão?”, continuou Azevedo. “Eu vou dizer a você, aconteceu essa reunião. Eu declarei publicamente que aconteceu essa reunião em 2010”, disse Temer, descrevendo a sua versão dos fatos de que “o cidadão”, no caso o diretor da Odebrecht, queria apenas “apertas as mãos” do então candidato a vice, para a empreiteira colaborar com doações à campanha.
 
E a jornalista Klein cutucou: “Eduardo Cunha falou que foi o senhor que agendou”. “Lamento dizer”, respondeu Temer em tom de ironia, “que ele [ex-deputado Eduardo Cunha] se equivocou mentirosamente”.
 
Sobre o receio do Planalto em uma possível delação premiada do deputado, o mandatário negou que haja a preocupação. “Eu quero que ele seja muito feliz, que ele se defenda o quanto possa, desejo muita felicidade a ele”, reiteirou o sarcasmo.
 
Assista à íntegra da entrevista concedida pelo presidente à Rede TV:
 
 
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Na boa, não consigo nem olhar
    Na boa, não consigo nem olhar para cara desse cidadão, quanto mais assistir sua entrevista.
    Até porque tudo que disser é mentira.
    Aliás, ele é a mentira encarnada.

  2. mimi

    Demorei pra ter pena desse elemento, por sua tacanhice e vazio mental.Mas ele mantém um resquício de esperteza pra

    ser mais escorregadio que muçum ensaboado.  Mi$hell é uma ode à  hipocrisia.

  3. Fogo amicíssimo

    “Ufa! Agora sim! Não é que meteram o pau no Temer?! hahaha… estou vingado e nem sinto mais indignação, esse Temer é tão boboca e inofensivo.”

    E não é que bombardearam o presidente com bombas de… creme e chocolate?

    Lula devia seguir o exemplo e, numa entrevista, ser confrontado com as acusações tendo a chance de dar as respostas, mas não por esse trio de jornalistas aí. Sugiro, digamos… Leandro Fortes, Tereza Cruvinel e Ricardo Kotscho, que tal?

    Palhaçada…

  4. cidadão?

    As mídias tratam esse cidadão como presidente. Não é. Apenas é a  “solução temer” para o seu bando que usurpa e infelicita o Brasil. Uns cegos e estúpidos, outros reles bandidos.

    Eu olho e vejo apenas um rebotalho golpista. Um sujeito que TRAIU  e TRAMOU contra a pessoa que o aceitou como companheiro de chapa. Pior: Ele detona o pais, vende o território nacional, dá de graça os nossos recursos e destroi o futuro do povo brasileiro.  Ele pode fazer a cara de santo que quiser e mentir o quanto pode nos seus discursos no PLIMPIG dos seus sócios que eu o verei sempre como o pulha desprezível que é.

    1. Emerson, sempre gosto dos

      Emerson, sempre gosto dos seus comentários e, quando possível, te encho de estrelas. Hoje, você se superou. Lavou, ensaboou e enxaguou a minha alma. Ar-ra-sou!!!

    2. Sinto vergonha de ser

      Sinto vergonha de ser brasileiro quando se referem a esse golpista ladrão como se presidente legitimo fosse. Enquanto  isso a globo batendo seus tambores para convocar a classe media ao Delenda Lula, da mesma forma que agiu há um ano atrás para chamar os patos para a praça para dar o golpe de Estado. Mal sabe a classe media ignara que o maior desejo dos golpistas é que Moro, o Rude, mate politicamente, se possivel fisicamente Lula, assim como ja fizeram com Dona Marisa. Assim a quadrilha estara livre para assaltar o pais sob uma fachada de falsa democracia. Sem a voz da oposiçao liderada por Lula, essa zelite zelote golpista tem motivos para soltar muitos foguetes….

  5. Nao vou ver o video, nao me

    Nao vou ver o video, nao me interessa, a brecha aberta pela jornalista foi tao imensa que passa um aviao dentro dela:

    “Então, a jornalista Mariana Godoy, também entre os entrevistadores, perguntou: “Caixa dois é crime?””:

    A jornalista “perguntou” ou “afirmou”??????

    Nao existe pais do mundo onde “caixa 2” eh legal, porque eh que uma jornalista abriria um buraco desses em sua propria teoria de corrupcao???????  Ela “nao sabe”????

    Nao entendi.  Alguem tem esse video desse momento exato e o poderia postar pra nos?

  6. E qual a surpresa?

     

     

    Num país em que um juizeco tabajara pratica atos de forma não prescrita e/ou defesa em lei, o que esperar de um canalha senão canalhice?

    Um juiz que forma se convencimento com base nas convicções de um prucuradozin xucro, será ch? de que é do Lula um imóvel de propriedade alheia, nada obstante a ausência de registro público, o que, caso o negócio tivesse de fato existido, seria inválido, pois o art. 108 do CC dispõe que não dispondo a lei em contrário, a escritura pública é essencial à validade dos negócios jurídicos que visem à constituição, transferência, modificação ou renúncia de direitos reais sobre imóveis de valor superior a trinta vezes o maior salário mínimo vigente no País.

    Quanto na moeda corrente do Brasil, a propina, o imóvel custou? Ou isso é acidental?

    Diz que esse Tripex é meu, seu Lumbricoides Cutiribanos

    Dexem de envergonhar o Paulo Leminski bando de idiotas

     

    Art. 108. Não dispondo a lei em contrário, a escritura pública é essencial à validade dos negócios jurídicos que visem à constituição, transferência, modificação ou renúncia de direitos reais sobre imóveis de valor superior a trinta vezes o maior salário mínimo vigente no País.

  7. Constrangildo é o nome dele

    O Constrangildo e o Saia-Justa, isto é, o Dr. Moro vão acabar com o Gigi Dantas, porque o Zizi Dantas quer evitar que os Tucanos sejam punidos. Zé Serra, Véi, e Aécin, Fii de Deus, mandam só um décimo de milésimo da propina de vocês prá mim, senão os banqueiros vão arrancar minhas entranhas. Vos suplico, Barões. Não é venda de voto, não, até porque esse propina é para enriquecimento pessoal, não para niquer la democradure. O Moro e Dallagnol já ficam todos excitadinhas, principalmente se tem holofotes por perto dos seus perianalgésicos

  8. Qto ao Nine, tendo em vista que ele não provou sua inocência

    Eu o declaro culpado, condenando-o conforme fundamentação razoável supra, que passa a integrar o presente dispositivo.

    PRI no plural, considerando que apesar da sentença ser apenas uma, ela tem tantos transitos em julgados quanto objetos.

    Não sei se me entendem, mas certamente alguns Binistros #upremos me compreendem very well, pois antes do transito em julgado o sujeito já começa a penar mais do que sovaco de Serjo Fedentino Gojoba,

    But ist only a dau in the life

  9. Telecatch combinado

    Imagina que a assessoria de comunicação de Temer ia deixá-lo ser entrevistado sem antes conhecer as questões, e mais, sem que os entrevistadores fossem escolhidos a dedo. Imagina que alguém acredite que a mídia não é a mais poderosa das armas atualmente.

    Reinaldo Azevedo até salva o golpista de constrangimento, respondendo para o entrevistado… lembrei da entrevista de FHC feita pelo Augusto Nunes para a revista digital “Veja”:

    Augusto Nunes com expressão grave: – “Sr. presidente, para começar a entrevista, a pergunta que não quer calar: houve compra de voto para a reeleição?”

    FHC tranquilão talvez por saber estar entre amigos: – “Sim, sim, sempre há.”

    Augusto Nunes, apavorado: “Ma… mas o Sr. não sabia, não é? O sr. não sabia!”

    FHC, titubeante: “Nã… err… bem…”

    Augusto Nunes, impositivo: “Não o sr. não sabia!”

    FHC: “É, é… eu não sabia, eu não sabia…”

    O vídeo estava no site da revista, não sei se continua lá…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador