Cunha, Geddel e agora Renan culpam Moreira Franco por suas respectivas quedas

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O jornalista Tales Faria, editor do portal Poder 360, publicou um artigo apontando que, para Renan Calheiros, o ministro Moreira Franco é responsável pela iminência de sua queda, tal qual ocorreu com Eduardo Cunha e Geddel Vieira Lima. Os dois últimos, caciques do PMDB que tiveram de abandonar seus respectivos cargos de prestígio, na Câmara e no governo Temer, também culparam Moreira por esta derrota.

Segundo apurou o jornalista, Moreira, no caso de Renan, teria incentivado o Planalto a ajudar o Movimento Brasil Livre em sua “publicidade” sobre os protestos do último domingo (4). A ideia era apoiar os atos desde que eles não enquadrassem o governo, mas sim o Congresso, presidido por Renan Calheiros. Foi o que ocorreu, com Rogério Chequer, lider do MBL, afirmando publicamente que não apoiava o “Fora, Temer”, mas sim a saída de Renan da presidência do Senado e a derrubada do projeto de abuso de autoridade. 

O jornalista diz que Moreira e a cúpula do governo Temer não esperavam que os movimentos fossem se tornar a justificativa para que o ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello fosse autorizar o afastamento de Renan, na segunda (5). Nesta terça, a mesa diretora da Câmara decidiu não cumprir a ordem de Mello até que o plenário do Supremo tome uma decisão sobre o caso.

“Agora todas as articulações do Planalto são para tentar desfazer a crise. Não é impossível. Mas Renan Calheiros sairá dela como mais um inimigo de Moreira Franco. E está definitivamente engrossado o rastro de desconfianças e rancores que tem se formado entre os caciques do PMDB nesta passagem pelo governo.”

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Simplesmente brilhante!

    “A ideia era apoiar os atos desde que eles não enquadrassem o governo, mas sim o Congresso, presidido por Renan Calheiros. Foi o que ocorreu, com Rogério Chequer, lider do MBL, afirmando publicamente que não apoiava o “Fora, Temer”, mas sim a saída de Renan da presidência do Senado e a derrubada do projeto de abuso de autoridade”:

    Retiro tudo que pensei e nao disse a respeito da decisao de Mello.

    De fato, a decisao de Mello foi brilhante:  passou a bola pro supremo inteiro!  E ainda expos (mais ainda) o financiamento do tal MBL!

    1. Raposa esperta

      Marco Aurelio simplesmente colocou o pleno do STF numa situação prá lá de capciosa.

      Julgar – no recurso contra sua liminar – se afinal, quem responde processo penal no STF pode estar ou não na linha sucessória da presidência da república…

      ORAS… eles JÁ JULGARAM.. 6 a 0 garante a decisão.

      Ela apenas não foi concluída e publicada.

      Como mudar isso agora na análise da liminar???

      SOLTEI O PINO.. segura a granada aí!!!

      Foi mais ou menos o que ele acabou de aprontar.

  2. Vejam o Mapa do Inferno como

    Vejam o Mapa do Inferno como bem colocou Nassif,em seu artigo matinal.O gatinho angorá,corrupto,propineiro,cretino,danou-se a derrubar Deus e todo mundo.Aí aparecem os premonitores de ocasião,para asseverar,advinhar e gabar-se de que fulano está certo,beltrano errado e sicrano nem certo nem errado.Fala serio,cara.

  3. Até que o Ministro MAM conta

    Até que o Ministro MAM conta com minha simpatia.Mas esse negocio de sentenciar alegando um tal “clamor popular”,ou nas palavras do Moreno,o de Poço de Caldas,para que não se configure qualquer duvida,”o clamor da turba ensandecida”,fragilizou e muito a decisão do Ministro.

  4. Rancores de colegas golpistas

    Rancores de colegas golpistas e manifestações públicas a parte, réu é réu mesmo na ditadura. E réu não pode permanecer na linha sucessória da presidência da república…a não ser que os mafiosos votem uma PEC mudando a constituição, que é de araque mas todo mundo ainda fala néla. 

  5. NINHO DE COBRAS, FOSSA NEGRA CHEIA DE MERDA
    NO MEU TEMPO COISAS ASSIM ERAM CONHECIDAS COMO  “COURO DE PICA”, ESPICHA E ENCOLHE…MINISTRO DO STF COM RABO PRESO? É PRIMO DO COLLOR… RECUOU… DA SÉRIE “CORRUPTOS, MAS ÍNTEGROS”: Mendes sugere “impixar” ou internar Marco Aurélio. É o Circo Supremo – TIJOLAÇO > https://gustavohorta.wordpress.com/2016/12/06/da-serie-corruptos-mas-integros-mendes-sugere-impixar-ou-internar-marco-aurelio-e-o-circo-supremo-tijolaco/ “NÃO SEJA IDIOTA, OUTRA VEZ, DE NOVO! NÃO SEJA MANIPULADO, MAIS UMA VEZ! NÃO RESTA NADA NESTA NOSSA REPÚBLICA DAS BANANAS! TODOS OS PODERES, TODOS OS 4 PODERES (EXECUTIVO, LEGISLATIVO, JUDICIÁRIO E, O MAIS PERNICIOSO, A MÍDIA EM GERAL – TODA A MÍDIA) ESTÃO NADANDO NESTE MAR DE LAMA. TRANSFORMARAM NOSSO PAIS EM UM BORDEL. BEM VINDOS AO “BACANAL BRAZIL”. MAS TOME CUIDADO, POIS SOMENTE HÁ UM CU NA RETA, O DO POVO BRASILEIRO! …”

    1. Respondo a Gustavo

      Respondo a Gustavo Horta,06/12/2016-18:10,ao que deixa trasparecer,perdeu a paciencia.Deu uma de Levy Fidelis,um bigodudo cretino,cujo valor não passa de dez tostões de mel cuado,pegou pesado,mas com toda certeza,a razão lhe acolhe.

      1. Ora senhores e senhoras
        Ora senhores e senhoras cadastrados,deixem de birra.Gustavo só quis dizer quê transformaram o Brasil em um puteiro.Assim sendo,ele empregou o palavreado compatível com o local.Vocês também não enxergam nada,portanto óculos do Moreno,o de Poços de Caldas,para evitar um certo mal-estar,para todos vocês.

    1. Falências orquestradas

      https://dinamicaglobal.wordpress.com/2016/12/05/falencias-orquestradas-no-brasil-de-maua-a-odebrecht/

       

      Enquanto isso as forças armadas, além de participarem do golpe (segundo Jucá), dormem em berço esplêndido “enquanto a pátria é subtraída em tenebrosas transações” ignorando (propositalmente?) sua própria missão:

       

      A MISSÃO DO MINISTÉRIO DA DEFESA (Do portal http://www.defesa.gov.br/):

      “Coordenar o esforço integrado de defesa, visando contribuir para a garantia da SOBERANIA, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, do PATRIMÔNIO NACIONAL, a  SALVAGUARDA DOS INTERESSES  NACIONAIS  e o incremento da inserção do Brasil no cenário internacional.”

       

       

  6. BUM!

    Gente,

     

    o Juiz MAMello teve um “estalo de Vieira”, que o Ivan de Union percebeu e eu endosso.  Explica tudo!

    É o comentário mais antigo, lá em baixo!

     

    SDS

     

  7. Quem diria que o “gato angorá”,. . .

    Quem diria que o “gato angorá”, que é como o saudoso político Lenoel Brizola chamava o ministro Wellington Moreira Franco, tivesse tanto poder, se isso procede ele deve ser o “Golbery” do Temer, aquele que manda tanto ou mais do que o próprio presidente da república.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador