Da arte de manipular informações

Um dos fenômenos menos estudados no século 20 foi o do enorme poder conferido aos grupos de mídia e como dele se prevaleceram negociantes pouco escrupulosos, usando os conceitos de liberdade de imprensa como biombo para suas jogadas.

A melhor descrição desse método “empresarial” na mídia apareceu no Estadão, em uma crítica de Luiz Zanin Oricchio ao livro “Número Zero”  de Umberto Eco (http://goo.gl/gV5ZqV).

O livro é uma ficção sobre um jornal montado em 1992 na Itália – no ano em que foi deflagrada a operação mãos limpas, que liquidou com o mundo político italiano, em nome da moralização de costumes, e abriu espaço para que o  parceiro Silvio Berlusconi, magnata da mídia, aparecesse “como salvador de uma Itália falida”.

***

Eco monta um “um sarcástico anticompêndio jornalístico, descrevendo práticas que bem podem servir de carapuça para parte da imprensa contemporânea”, diz Oricchio.

Algumas das lições:

* Como produzir acusações vagas, e sem provas, de modo que certas pessoas se sintam intimidadas, mas não consigam processar o jornal por difamação. (Ou, como) distorcer a realidade apenas relatando verdades.

* Como inserir declarações de testemunhas em meio ao texto, colocando o ponto de vista do jornal na boca do entrevistados.

* O uso de teorias da conspiração e da ameaça comunista contra o “mundo livre e cristão”.

***

Ontem, no mesmo Estadão, o experiente correspondente do jornal em Genebra escreve matéria “EUA monitoram obras da Odebrecht no exterior e apontam sinais de corrupção” (http://goo.gl/x0OjEr). A reportagem se baseia em telegramas do serviço diplomático americano reproduzidos no site Wikileaks.

Uma jovem repórter do jornal GGN fez uma leitura cuidadosa dos documentos (http://goo.gl/bbKAxI) e constatou:

  • O documento intitulado “Uma visita produtiva de Lula”, é um relatório da visita do ex-presidente ao país, nos dias 17 e 18 de outubro de 2007. O encontro resultou em sete acordos de assistência técnica, a duplicação para US$ 2,3 bilhões da linha de crédito do Brasil para a Angola e o anúncio de um acordo de negociação para construir uma usina de etanol com a produção de cana.  O relatório diz:  “Apesar de não ser um acordo de governo-governo, a visita de [Lula] Silva ajudou a concluir um acordo entre a brasileira gigante da construção Odebrecht, a estatal petrolífera angolana Sonangal, e Damer, uma empresa angolana até então desconhecida”.

  • Continua o relatório: “A Angola vê o Brasil como um parceiro natural, e muitos dos principais homens de negócios de Angola, incluindo membros do clã do Santos [presidente angolano], supostamente têm interesses comerciais substanciais no Brasil. As grandes construtoras brasileiras também estão se beneficiado do crescimento da construção na Angola. (…) Os brasileiros também enxergam investimento na infra-estrutura angolana, especialmente para vinculá-la para o resto da SADC, como um sábio investimento e uma entrada potencial para eles e para o resto do mercado da África do Sul”.

  • O segundo documento em que Lula é citado é o apoio do ex-presidente à candidatura à reeleição de Hugo Chavez.  “Poderia parecer um passo diplomático errado, mas realmente foi simplesmente um bom negócio”, diz a embaixada.

Luis Nassif

73 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Penas ao vento

    Conta-se que, num tempo e lugar distantes daqui,  um jovem pecou levantando falso testemunho. Ele inventou uma história repleta de meias verdades sobre uma pessoa inocente. A fofoca se espalhou rapidamente e começou a prejudicar a vítima. Não existe mentira mais perversa do que meia verdade. Todos veem a metade verdadeira e deduzem o resto. O problema é que a outra metade era inventada… pura mentira. Ocorre que ao ver os danos causados, o jovem se arrependeu de seu pecado e procurou um velho sacerdote para fazer confissão.

     

    . Você vai pegar um travesseiro de penas, subir em um alto monte e soltar as penas ao vento.” – “Só isso?” admirou-se o penitente.

    – “Sim. Depois volte aqui”.

    No dia seguinte o jovem voltou satisfeito.

    Então o sacerdote disse:

    – “Agora você está preparado para cumprir a segunda parte da penitência: volte à planície e recolha todas as penas novamente no travesseiro, depois volte para receber a absolvição”.

    O jovem olhou sem entender:

    -“Mas isso é impossível”.

    -“Justamente. Da mesma forma é impossível reparar a fofoca. “

  2. Precisamos montar um

    Precisamos montar um acampamento em frente as portas das emissoras e editoras como forma de mostrar que não são todos que eles conseguem manipular, ficar dias e noites lá, revesando, mas sempre lá marcando presença, não podemos aceitar tanta traição sem fazer nada, 

  3. Massa Crítica

    Colegas

    Perguntas de engenheiro

    No relatório da PF by Estadão o conteúdo tarjado “branco” mostra perguntas em que é óbvio que a recuperação do Brasil passaria pela infra-estrutura, e não interessando quem ganhasse a eleição,  dependeria deste vetor, por isso fico matutando o óbvio  para descobrir a lona deste circo chamado Lava-Jato.

    Vê-se que  a Lava-Jato tem o mesmo DNA do  Mensalão;

    Quem concebeu e quem pôs em pé essa operação?  

    Este cidadão/entidade (MPF, alas do STF, alas de Partidos como PSDB/mídia ou quem?) teriam noção de como respingaria e os efeitos?  

    Sabia que as prerrogativas de foro seriam frágeis e depois questionadas e passíveis de anulação quando respingarem em quem não deveria?  

    Sabiam que uma vez caso expostos poderiam fazer nascer uma repulsa por parte do empresariado interessado em produzir em vez de conspirar?

    Quem motivou Moro? Sabemos que foi inchado pelos holofotes, aplausos em restaurantes, prêmos e gracinhas da mídia. Ele sabe onde isso vai acabar, ou surfou a maior parte do tempo e quando viu que a coisa saiu do controle era tarde demais.

    Que forças políticas gravitam em torno do MPF e da Justiça Federal de Londrina/Maringá capazes de se aquartelar por lá e rodarem esse script e blindarem essa turma?

    Vamos ser claros, mais do que os delatores, um potencial alvo hoje pra queima de arquivo para todos os interesses confrontados seria o próprio Moro, e passível ainda de colocar na conta do Planalto.

     Modus Operandi

    O quão compartimentada é e como é articulada essa  conspiração. Quais são as ferramentas para se mater em movimento?  Como você mesmo disse eles tem uma disciplina invejável? Ferramentas importadas, geridas por aliados profissionais? Interesse estrangeiro? 

     

    Na parte mais abaixo da organização existe as operárias (pequenos repórteres editando sem o grosso da informação) Mas quem logo acima executa os filtros  tão rapidamente e tão sincronizado (as Capas e Manchetes variam só pra não serem iguais, como isso permeia , como é articulado?

    Engenharia Reversa

    Como toda estrutura mafiosa porque uma ala legalista da justiça ainda não  corrompeu um de seus membros mais altos para como na segunda-guerra revelar alguns de seus passos.

    Por mais que se trate de liberdade de imprensa e etc…, O governo e seu aparato  tem que considerar que isso é um rio, um fluxo, um fenômeno que se comporta sempre do mesmo jeito, tem que investir em descobrir, aliciar  e usar algumas peças desta máquina e entender como ela funciona para prever seus passos. E tudo dentro da lei, Acho que existem dentro desta moedor  muitos elementos sensíveis e descontentes dispostos a evitar que nossas empresas sejam destruídas, nossos recursos naturais entregues e que nosso potencial seja preservado é um mínimo de cidadania

    1. Comentário perfeito,

      Comentário perfeito, Giovanni. Como é bom ver os “miolos” das pessoas de bem (e inteligentes) pensando coisas inteligentes. Eu estou cansado de burrice. Obrigado.

      Central de whatsapp do governo para liquidar boatos e grande portal de notícias na internet, TV Brasil nos moldes da Telesur, Voz do Brasil nas televisões (cinco minutos diários basta), Filosofia obrigatória no ensino médio, faculdades, nas provas de ENEM, redação inclusive, vestibulares e nos concursos públicos. Já!! Este é um combo mínimo contra a barbárie!

      1. Desde muito tempo…
        Se não me engano, esta sugestão tem sido posta aqui desde o pleito de 2004, que eu tenha acompanhado. Talvez antes. Eu acho que não tem ninguém neste Governo lendo o que o GGN publica e o que é comentado. E se há, mais grave ainda. Péssimos em Comunicação, Compartilhamento e Aproveitamento.

        Fico pasma: nada acontece na Área de Comunicação Institucional deste Governo. Não há Lições Aprendidas. Não há pro atividade. E, incrível, nem reatividade.

        Uma lástima.

      2. Vamos criar um slogan.

        Vamos criar um slogan exigindo o nosso direito de informação e, que estes, não sejam limitados. “Eu quero a verdade, eu quero a voz do Brasil na televisão”. Vamos colocar isso em nossos perfis nas redes sociais e fazer uma verdadeira corrente em nome da busca pela verdade. É chegada a hora de agirmos também e mostrar que o melhor caminho da nossa nação é o bem comum a todos.

    2. A Dilma jamais promoverá uma

      A Dilma jamais promoverá uma reação do Governo na área da informação e da contra-informação. Ela acredita no poder das instituições, em seu funcionamento racional e na eficiência e superioridade da impessoalidade republicana. E o que o Governo e o Brasil mais precisam neste momento é de iniciativa excepcional, de coragem pessoal e de inteligência em altíssimo nível. Nível de um Putin, por exemplo. E ainda há na esquerda pessoas tão tolas que chegam a acreditar que a engrenagem golpista persegue incessantemente José Dirceu apenas por mero instinto irracional de vingança.

  4. Sonho ou Pesadelo

    Eu tive um sonho. Ou terá sido um pesadelo?

    A cena era aterrorizante. Dilma caiu! Lia na manchete de um jornal. Pouco tempo depois milhares de pessoas eram vistas nas ruas. Umas tocando bumbo, outras com bandeiras gritando palavras de ordem. Roj~es eram ouvidos por todos os lados. Não se viam partidários da Dilma. Junto aos milhares de manisfestantes também se viam milhares de vagabundos quebrando tudo ao seu redor. Não se via reação. Polícia, forças militares, nada. Me sentia assustado. Repentinamente fui cercado por dois caras que queriam me assaltar e levar meus pertences. Um deles intercedeu e falou para eu ir embora, porém, o outro visivelmente drogado cismou comigo e queria matar, tive que lhe dar algum dinheiro para poder ir embora assustado. Num prédio próximo um militar  gritava palavras de ordem contra o governo e orientava como deverímos proceder naquele caos.

    O pior aconteceria depois. Sozinho fora de casa não sabia como minha família estava. Morávamos num condiomínio fechado, mas, àquela altura tudo estava sendo invadido. Numa rua próxima vi uma mulher ainda vestida de camisola descendo a rua deseperada. Algumas pessoas tentavam acompanhá-la. Olhando melhor percebi quem era: Dilma Roussef. Desesperada não sabia para onde ir. As portas estavam todas fechadas. Fiquei entre assustado e com dó. Acordei. Olhei para meus filhos que ainda tomavam café da manhã. Fiquei mais tranquilo. Fui ao supermercado então a mulher do caixa olhou pra mim e disse; Tudo culpa de Dilma, não é?

    1. Se o governo caisse, o

      Se o governo caisse, o rpoximo iria promover uma repressão violenta, talvez algum caos momentaneo, mas nem por isso ficaria sem repressão, esse negocio de julho não iria prosperar, assim como o controle severo dos orgãos de fiscalização e dos meios de comunicação, basta ver como ocorre em muitos estados por ai.

  5. Duas leituras essenciais e

    Duas leituras essenciais e ainda atuais: A Indústria Cultural, de Adorno e Horkheimer (1947) e Sobre a Televisão, de Pierre Bourdieu (1996).

  6. liberdade de imprensa, como a que temos…

    não é crime

    é muito pior

    é se apoderar de tudo o que precede qualquer crime

    é trair o Brasil por antecipação sem temer qualquer tipo de punição

    porque sem controle adequado, direto e muito claro, não é crime destruir alguém ou qualquer grupo empresarial da forma que a Globo faz, por exemplo

    o função principal da liberdade de imprensa que temos é dificultar ou impedir o esclarecimento dos fatos, como na lava jato, por exemplo, com executivos sendo mantidos presos justamente  e somente por este motivo, falta de provas , a meu ver, com a Globo atuando como uma fábrica de provas ou de informações convincentes para o objetivo principal, destruir nossas grandes empresas

    é como penso, e só pelo que vejo acontecer

     

  7. Mediocridade conveniente

    É incrível como determinados jornalistas e meios de comunicação querem por todas as maneiras justificar a situação degradante que estamos vendo, como manipulação de fatos.

    Se os fatos foram manipulados, que se prove. Que esses que criticam, mostrem a verdade. Que entrem com ações no MP para punir os manipuladores.

    O fato que me parece, é que no final das contas, também querem “fazer fumaça” para esconder absurdos que ocorreram, e que se os protagonistas fossem inversos fariam o mesmo, ou até pior.

    Se o PSDB também está envolvido, que sejam processados, cassados, presos e o que mais a lei prever. O que não pode acontecer, é que os criticos desse, ou daquele partido ficarem tentando esconder os desvios que ocorreram, com esses ataques para desviar a atenção da população.

    Se o Aécio tivesse sido eleito, a situação do Brasil não seria muito diferente do que está hoje, porém esses mesmos que tanto procuram desviar a atenção estariam fazendo um “tremendo barulho”, e acusando o governo de tudo que está acontecendo.

    Com certeza, o Sr, Lula estaria diuturnamente nos meios de comunicação criticando o governo, e esses que hoje querem desviar a atenção do problema, estariam batendo palmas para o PT.

    O importante é deixar claro que o PT com sua administração de 12 anos afundou o país em nova recessão e inflação. Que foi sob seu comando que a Petrobrás foi “arrombada”, e que é preciso corrigir isso o mais rapidamente possível.

    Fico imaginando o que aconteceria no caso de, digamos, uma renúncia (improvável mas não impossível) da Sra. Dilma.

    O Sr, Michel Temer assumiria, e então esses mesmos jornalistas que hoje defendem o PT, no dia seguinte já estariam dando espaço e apoiando as críticas do Sr. Lula que estaria então em franca campanha para 2018.

    1. Você não leu o texto ou já se

      Você não leu o texto ou já se tornou presa de forma irreversível da manipulação narrada no texto.

      Vamos lá, desfaça-se da canga e pense pela própria cabeça.

    2. Cara Senhor ,Permita-me fazer

      Cara Senhor ,Permita-me fazer minhas suas considerações ,uma vez que qdo teci comentarios parecidos parece que o Blog censurou. Mas pergunto uma coisa .

      Fosse o Governo do PSDB ou qualquer outro partido,o que falariam os criticos e sabios de plantão. principalmente os Pseudos  Intelectuais  de Bunda na Cadeira.

      Obrigado.

    3. Quanta bobagem delirante junta.

      Caro Sr. Cardieri. De onde o Sr. Tirou tantas asneiras delirantes como essas expressas nessas poucas linhas? O Sr. sonhou tudo sozinho ou teve a ajuda de mais algum retardado?

      O Sr. afirma que, na hipotese que levanta, o Lula estaria diariamente nos meios de comunicação fazendo isso e aquilo. Isso revela que o Sr. não tem a menor noção de quem é o Lula e muito menos de quem são e o que fazem os empresários donos desses meios de comunicação que são utilizados como instrumento de manipulação politico partidária e jamais, sob nenhuma hipótese, abririam espaço para ninguém que não seja alinhado aos seus propositos inconfessáveis. O Sr nasceu nesse planeta? Tem algum conhecimento de qual era o comportamento da imprensa nos anos em que o governo era alinhado com os interesses dos patrocinadores da chamada Grande Midia?

      O Sr. já ouviu falar que ao invés de “arrombada” como o Sr. ousa afirmar, sem nenhum fundamento, a Petrobras foi reconstruída e reestruturada de uma fase negra em que afundava plataformas, nos anos recentes, e apresenta indicadores de excelencia em todas as suas áreas de atuação e, por conta disso, tem sido frequentemente premiada em organizações especializadas internacionais? Não. Certamente o Sr. Não sabe porque certamente é um desses descerebrados que escorrem no “efeito manada” conduzido pela imprensa e saem, como papagaios, reproduzindo as estulticies e distorções caluniosas que ouve e engole sem nenhuma capacidade de crítica e reflexão.  Se vc está no planeta Terra, tem algumas fontes de informações melhores do que as matrizes geradoras de esgoto que aparentemente estão derramando em sua mente perturbada.

      O conselho é que leia um pouco mais antes de sair por ai falando as suas visões delirantes adquiridas sabe-se lá aonde!!

       

      SDS

       

  8. O livro Número Zero do Eco em Santos

    Comprei o último exemplar que tinha na Martins Fontes no Sábado, está esgotado. A informação sobre a arte de manipular pessoas com manchetes falsas vai se tornando conhecida e irá funcionar como um antídoto contra seu veneno.

    Uma vêz exposta a técnica e seus efeitos, fica mais difícil ser usada sem despertar suspeitas e indicar seus autores, como este post e seus comentários mostram, mais ainda, levanta a indignação do povo, que se vê manipulado, enganado e expoliado, o que leva, aos manipuladores terem de usar técnicas mais sofisticadas, dissimuladas ou menos eficiêntes.

    No fim, os que roubam e se locupletam vivem um privilégio odioso, pois a riqueza não é suficiente para saciar todos os desejos de todos  e os ressentidos irão buscar a forra. Os monopólios midíaticos vivem tempos perigosos, mas pelo que parece não comandam suas ações e não podem se olvidar desta patranha e ai, quanto mais alta a árvore, maior a queda.

  9. Soltaram os demonios e estes

    Soltaram os demonios e estes estão se voltando contra os seus criadores, a estoria furada do Lula e fhc parace mais arrego da outra parte que cada vez se enrola mais na vaza a jato, o situação do Pt só é possivel por covardia e incompetencia, as pedaladas do governardor de sp poderiam tambem dar ensejo por um pedido de impedimento, assim como as contas do senador mineiro; porem a defesa do governo só é feita por politicos aliados enquanto os do pt se escondem ou usam incrivelmente o mesmo discurso da oposição, vide o ministro sinistro.

  10. É… tá difícil o povo urbano

    É… tá difícil o povo urbano ajudar a construir um Brasil menos desigual e portanto mais próspero. Ainda bem que o Brasil não é apenas urbano… há vida pulsando firme fora das firmas do eixo OESP, Abril, Globo – o Instituto Millenium -, gente que trabalha e que não está nem aí para as bobagens e manipulações dessas firmas.

    Que o negativismo fique com os negativos.

  11. Você tem livre arbítrio para escolher o que ler…

    Mas o Governo manipulou e postergou informações do IPEA, do IBGE, às vésperas das eleições 2014…

    Isso na minha visão é muito mais grave. 

    1. Duas mentiras

      Quelevaram o país ao fundo do poço. Primeira: Collor diz que se Lula ganhasse, sequestraria a poupança. Segundo: FHC disse que se o Lula ganhasse desvalorizaria o Real. Quer mais?

  12. Liberdade de imprensa?

    Claro que somos favoráveis à liberdade de imprensa! Afinal, ai de quem se manifestar contrariamente. Será taxado com tantos adjetivos e substantivos que fará Hitler, Stalin e Mussolini parecerem crianças vulneráveis e indefesas.

    Criticar os meios de imprensa dominantes nesse país é hoje quase que um auto-flagelo, pois a consequencia advinda dos melindres excessivos dessa classe sempre foi o de castigar e punir, sob o manto da falsa moralidade, aqueles que o fazem. Sua retaliação, que é sempre implacável, sempre vem revestida do discurso hipócrita de que “a informação vem acima de tudo…” de que “o povo tem o direito de saber…” que sensura é ato de ditadura”, etc. Tentam fazer-nos pensar como se ao criticar estivéssemos ofendendo nossa própria mãe, tamanhos são os egos e melindres.

    Mas deveria mesmo ser assim? Afinal, o direito à liberdade de manifestação, tão avidamente suscitado por esses meios quando são criticados ou sensurados por sua postura visivelmente parcial, também deveria socorrer àqueles que os criticam. Ora, manifestar opinião no sentido de que a imprensa também deveria sofrer limitações em suas manifestações ou mesmo, que melhor seria ficar calada a se manifestar em defesa de seus escusos e convenientes interesses nada mais é do que o exercício da liberdade de expressão, mas o que se observa na prática é que o tratamento dispensado para essas “classes” distintas é cristalinamente diferenciado.

    Ninguém deve defender a injutiça ou a sensura, mas, o peso da justiça para esses canais deve ser o mesmo dispensado aos cidadãos comuns que ousam se arriscar defendendo suas opiniões publicamente.

    Em situações como a vida política atual do país faz com que tais práticas fiquem ainda mais evidentes, denúncias flaciosas, midiáticas e sensacionalisatas podem ser pinçadas aos montes diariamente, porém, ainda sim, como se vê nos comentários abaixo, existirão os hipócritas que tentarão defender o indefensável. Justiça a todos, por favor!!! 

     

  13. Noam Chomsky / Edward Herman

    O grande Chomsky – juntamente com o Edward Herman – já havia cantado a bola em 1994.

    Mais do que nunca é necessário ler – ou reler – “Manufactuting Consent – The political economy of the mass media”

    Não se há tradução para o português.

    E também, como sempre, a imprensa dita alternativa é estritamente necessária.

    Nas greves da 1917 o povo lia A Plebe.

    Ainda bem que existe a internet com a liberdade de escolher o que se quer ler.

    Abraço a todos.

  14. O PIB negativo de prováveis

    O PIB negativo de prováveis 2% este ano é invenção da mídia. A inflação que beira os 10% ao ano é invenção da mídia. O desemprego de 6,9% em junho é invenção da mídia. A destruição do valor de mercado da Petrobras é invenção da mídia. A conta de luz que recebi este mês é ilusão de ótica. Felizes são vocês, petistas, que vivem na Ilha da Fantasia. Ou no mundo cor de rosa da proganda eleitoral da Dilma, aquela em que vocês certamente continam acreditando.

    1. “O desemprego de 6,9% em

      “O desemprego de 6,9% em junho é invenção da mídia.” sim é uma invenção da midia que apenas replica a mentira petista.

      O desemprego ocila entre 25% e 35% desde 2000.

      O conceito “desempregado” foi relativizado. Para você ver que esiste o “emprego não remunerado” ou seja um escravo estaria empregado.

      1. Vixe! Nesse ritimo, é bom nem

        Vixe! Nesse ritimo, é bom nem mencionar o indice de inflação pois este já chegou a 80% ao mes e está a caminho dos 200% ao mes e caminhando para 100% ao dia.. Só não temos conhecimento porque está tudo comprado, dominado: FGV, IBGE, Globo, Folha, Estadão, Veja. TODOS. Agora mesmo o Lula está a caminho para comprar o passe do FHC.

        1. Que boa essa trinca

          Mas precisa ensinar os trolls primiero aulas básicas de português para depois ele tentarem o básico da interpretação de texto, talvez uma historinha em quadrinho (eu sugiro os gibis da Mônica)…e depois quem sabe eles sabem rimar léu com créu e fazer a letra “O” com o fundo de uma garrafa…

           

      2. Cara você é o maior

        Cara você é o maior exemplo,que a midía não só aliena e como a internet destroi os neuronios de muita gente.

        Você não era tão lunático, uns anos atrás aqui no blog.

        A questão do desemprego não é preciso nem se apoiar nos institutos.é só ter capacidade crítica.faço uma analise do meu cotidiano.10 entre 10 conhecidos meus, todos empregados! aumentando meu circulo 20 conhecidos 5 são ME ou MEI.

        Vamos excluir 2015. Como se explica as taxas de consumo,universidades,aumento dos embarques,em viagens aereas…

        Consumo de automoveís,Varejo…Credito…

        1. Lunático porque questiono os

          Lunático porque questiono os numeros do governo?

          Você acredita que apenas 7% da população economicamente ativa esta desempregada no país?

          Pense, se assim fosse o indice de criminalidade não seria tão alto, não existiria programas como bolsa familia etc era outro país.

          “Como se explica as taxas de consumo,universidades,aumento dos embarques,em viagens aereas, consumo de automoveís,Varejo…Credito…”

          Você mesmo deu a resposta, qualquer um sabe como se cria uma bolha de desenvolvimento, expansão monetária cria um ambiente artificial de “falsa poupança”, “crédito fácil”, se investe,se constroi,  se compra, mas ao tempo vem a inflação e a crise que hoje começou. 

           “

           

    2. Só não entendo uma coisa. Com

      Só não entendo uma coisa. Com esse negro quadro pintado pelos comentaristas acima, como explicar os aeroportos internacionais abarrotados de brasileiros da classe média. No mundo inteiro você só vê brasileiro e gastando muito dinheiro. Eu mesma sou um exemplo. Funcionária pública, classe média não vejo necessidade de aumento de salário e estou indo no próximo mes à Paris e Florença para fazer um curso de história da arte. A vida é bela!

        1. Pega leve; seus ídolos
          Pega leve; seus ídolos juízes, procuradores e policiais são todos servidores públicos muito bem pagos e que adoram férias em Miami. Aliás, os dois primeiros adoram férias, já que têm 60 dias para realizá-las por ano, com ajuda de 1/3 do salário em cada uma delas para as comprinhas básicas e mais R$ 4.300,00 mensais para garantir que o pequeno salário não seja maculado com as contas da casa.
          A vida é bela e não justa.

  15. Algumas considerações

    Algumas considerações deveriam ser levadas a sério. O comentário do engenheiro é bem realista, incluindo uma possível queima de arquivos, já tem gente graúda demais e alguns bicudos blindados já começam a botar a pontinha de suas culpas à mostra. Outra é a historinha dos boatos, não dá para remendar depois que ele aparece. Vejam aí a repetição do famoso ‘encontro marcado entre Lula e Gilmar Mendes’, a vestal do STF que sentiu afrontada- AH, coitada!, pelo assédio de Lula, coisa que foi desmentida pelo ex-ministro Jobim. Agora, o pau-mandado foi substituído pelo mandante, FHC, que mais parece um personagem daquela história daquela adolescente do filme alemão ‘drogada, prostituída’, e o arrogante já se prepara para dar mais um bote, dizendo que Lula o procurou. Ah, FHC! Tenha dó! Lula vai procurar logo quem? O traíra mor das capitanias hereditárias?!  Menos FHC, menos. Menos FSP, menos. E o homem da tarja, JS, já está dando vários sinais dos durões do impítim, afirmando coisas que não tem autoridade para  afirmar e ameaçando, como Eduardo Cunha faz. Diz que quando voltar, vai  retomar o estrago que seu partido, a maior oposição AO BRASIL, faz ao país e não pretende parar. Não foi à toa que cobriram os olhos do sanguessuga, vampiro não pode ver a luz do dia.

    1. Para uma pessoa que já fez

      Para uma pessoa que já fez aliança com o Maluf, teve Lobão como Ministro e Sarney como interlocutor na camara vc pode esperar de tudo….

      1.   Tá combinado. Desde que

          Tá combinado. Desde que você espere de tudo de uma pessoa que já teve ACM como interlocutor na Câmara, fez aliança com Maluf e teve José Serra como ministro…

  16. Nassif não é pior um governo

    Nassif não é pior um governo que “mente” para o povo.

    “Pedaladas fiscais” antes de tudo é uma manipulação da informação.

    Quando ele não repassa os recursos para o bolsa damilia para a caixa e não sei como o povo solbe disso vimos a “corrida aos bancos”.

    Depois vem o governo afirmar que o boato é criminoso, e não era boato, o governo não estava realmente repassando os recursos.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=0ohhpH70v8c%5D

     

     

     

    1. Ou é má fé ou ignorância

      Ou é má fé ou ignorância relacionar alhos com bugalhos desse jeito. Na epoca dessa declaração o que corria era que o Bolsa-Família iria acabar. Tanto não iria, como não acabou. As ditas “pedaladas fiscais” em nada influiram no cronograma de pagamento do benefício e nada têm a ver com aqueles boatos criminosos.

      1. Pedaladas fiscais é metonímia jornalistica lixo

        A mídia lixo do Brasil prefere confundir a informar e cria estas expressões bonde, tipo “pedaladas fiscais” onde cabe tudo que possa de certa forma prejudicar o oponente e valorizar o seu ponto de vista.

        Não costumo ler estas porcarias, mas nesta aqui, como implica em colocar no lugar errado as excepcionais e brilhantes comunicações sofisticas do Ministro Mantega, que tanto protegeram o povo e a Nação brasileira resolvi retrucar. 

        Vale lembrar que boa parte das dificuldades atuais do Governo Dilma nesta segunda quadra, na minha opinião, são devidas a saída do Mantega do MF e não colocação de substituto à altura.

         

         

      2. Se fosse um atraso no repasse

        Se fosse um atraso no repasse ate poderia concordar com você, mas não foi.

        A caixa teve que usar recursos próprios diversas vezes, senão o bolsa familia não seria pago.

        Algum funcionário falou sobre a falta de recurso e isso se transformou em fim do bolsa familia.

         

         

  17. Manipulação das informações.

    É inadimissível aceitarmos os orgãos envolvidos na justiça, aparecerem somente depois de todo o ocorrido, com esta operação “lava jato” e não sentirem vergonha de tamanha incompetência em não evitar todo o ocorrido, o que na verdade aumenta mais ainda o rombo, pois quanto está custando tal apuração, se somarmos gastos com a polícia federal, magistrados, ministério público, diárias a servidores, escoltas, passagens aéreas, etc., e se pergunta o que se aprendeu com o mensalão? Onde estavam os órgãos de controle e fiscalizaçao como MPF por exemplo que é considerado o fiscal das leis, órgão que deve atuar como defensor do povo e defensor do patrimônio público e social. Acho que a justiça também deve explicação a sociedade! pois os fatos, não ocorreram da noite para o dia.

    Por que não uma manchete: POR QUE A JUSTIÇA NÃO CONSEGUE IMPEDIR A CORRUPÇÃO?

    1. Justiça não impede o crime,

      Justiça não impede o crime, acusa, defende, julga e quando condena, penaliza.

      Mas bem que poderia alguém se debruçar sobre o assunto “corrupção do estado pela iniciativa privada”, entender como se dá a infiltração de interesses privados no que é público, entender porque alguns funcionários públicos e muitos representantes exclusivos da iniciativa privada simplesmente não conseguem ver o o bolo de dinheiro público e deixá-lo quieto, sem querer meter a mão. Mania de pensar que o que é público não tem dono, é um tremendo aleijão a incapacidade de atinar com a ideia de coletividade.

      Dissesse que privatistas desprezam o que é público integralmente, ainda ia. Mas só desprezam o que é público na hora do estado devolver recursaos à quem mais deles necessita, na hora de mover esses recursos às empresas privadas, ficam tudo contentinhos…

  18. “Da arte de manipular informações”

    Acabei de ler o seu artigo “Da arte de manipular informações” e a impressão que tive é de que há uma sutil insinuação que em algumas das reportagens sobre o Lula “et caterva” eles estão sendo vítimas da má imprensa.

     Concordo com a ideia de que qualquer presidente da república possa e deve fazer lobby para as empresas brasileiras, e que o documento intitulado “Uma visita produtiva de Lula” não faz prova, pelo menos aparente, já que não li o documento, de algum ato de corrupção, mas receber R$1,5 milhões por serviços (palestras?) que não se sabe onde, ou quem participou. Sabe-se somente que o assunto foi algo vago sobre o governo. Também é difícil crer que ter seu tríplex – comprado pela Cooperativa dos Bancários – reformado pela OAS, tenha sido um ato de benesse.

    Coisas vagas movem o PT e seus dirigentes; Lula se disse traído, mas nunca disse quem o traiu, só vagamente disse ter sido o PT. Mas quem?  Dizer não saber que José Dirceu movia o mensalão na sala ao lado ou que o Delúbio desviava dinheiro público? Dilma presidenta do Conselho de Administração da Petrobras não saber do Petrolão ou da Refinaria de Passadena?

    Se não fosse essa imprensa que você insinua marrom, mas não esqueça, todos os lados usam as mesmas armas, tudo continuaria como sempre foi, e creio falar por todas as pessoas corretas: queremos o fim da corrupção, não importando quem são os corruptos.

    “A verdade e a mentira são construções que decorrem da vida no rebanho e da linguagem que lhe corresponde. O homem do rebanho chama de verdade aquilo que o conserva no rebanho e chama de mentira aquilo que o ameaça ou exclui do rebanho”. Friedrich Nietzsche.

    1.   Meu querido, em pleno ano

        Meu querido, em pleno ano da graça de Nosso Senhor de 2015 você vem fazer uma “sutil insinuação” de que a grande imprensa é séria e equilibrada???

        Olha lá seu rádio relógio tocando há um tempo, é hora de acordar

    2. “já que não li o documento,

      “já que não li o documento, de algum ato de corrupção, mas receber R$1,5 milhões por serviços (palestras?) que não se sabe onde, ou quem participou.”

      Para afirmar sobre alguma coisa, essas condições acima, não bastam!

      Para se conhecer um jardineiro – Olha para seu jardim!

      Um jardineiro corrupto, não produz frutos pois não se ocupa do jardim com devia e nem seus funcionários acreditarão no que ele fala, por que o CONHECEM e por isso também não fazem!

      Que jardineiro fez mais?

      FHC ou LULA?

      O Brasil foi o jardim de cada um por longos 8 anos!

      Isaac Newtom, não descobriu a “gravidade” olhando para ela, mas observando seus efeitos!

      Descubra a “gravidade da politica” observando seus efeitos!

  19. Nada pode ser mais vago do

    Nada pode ser mais vago do que definir a situação que o país enfrenta em todos os níveis do desenvolvimento, político e social, verificando-se que foram publicadas muitas teorias econômicas repassadas à mídia, para assumir a fase de transição em voga: “o tempo é de crise”.

    Seguindo o caminho traçado, em que é impossível descobrir uma regra geral que distinga o que é positivo para o país do que não o seja, quer dizer, é impossível formular um critério positivo (o crédito) para economia representar os fatos, porquanto o resulttado obtido entre si aplicável a multiplicidade que nos origina – abstrato e superficial – vai para os bancos; então, não se trata de impossibilidade, é conveniência de categoria.

    Quando a liberdade for proporcional ao fundamento desinteressado do outro indivíduo para consigo, em que a regra geral passa para a lei do valor do trabalho, não vai adiantar acrescentar novas razões para se justificar atrás da própria empresa, se adiante da forma mais elevada dos produtos, há um conceito afirmativo para o aparecimento das atividades individuais que contribui para as outras determinações de reprodução, em tudo que é informação e informatização. 

  20. Manipulação.

    Manipulação é a essência de todas as mídias. A soma delas nos aproxima de alguma verdade. O Estadão declarou-se em editorial ser veículo de oposição, logo não manipula, a gente sabe que é tendencioso, filtra. Quantos veículos governistas fizeram isso? Aqui foi citada uma reportagem muito boa e uma muito ruim, do mesmo jornal. É assim em todos, jornalecos e bloguecos governistas da internet inclusos. Jornais oficiais de governos autoritários fazem muito pior, são apenas porta vozes do arbítrio, e vocês parecem gostar.

    “…no ano em que foi deflagrada a operação mãos limpas, que liquidou com o mundo político italiano, em nome da moralização de costumes, e abriu espaço para que o  parceiro Silvio Berlusconi, magnata da mídia, aparecesse “como salvador de uma Itália falida”…”

    Vejam que belo exemplo no texto do Nassif, várias afirmações vagas sem nenhuma relação uma com a outra mas muito bem “montadas” podem virar um raciocínio “quase lógico”, que tenta nos convencer que fazer faxina na política esta errado. Manipulação em estado puro. Humm, “quase lógica”, já li isso em algum lugar…

    Ou o correto seria deixar a máfia tomando conta da Itália apenas porque algum salvador da pátria poderia se aproveitar da “limpeza”??? Necessariamente um magnata??? Frear a roubalheira é moralização de costumes??? E se o mundo político é uma pocilga não deve ser liquidado??? O espaço político não poderia ter sido aberto para um bom estadista??? Necessariamente deveria ser Berlusconi??? Humm, salvador da pátria, coisa comum por aqui, então é melhor não fazer nada??? Seria mais honesto afirmar que a “mãos limpas” foi uma jogada, se você acha isso, só que não foi, então é melhor disfarçar, enfim, manipulação.

      1. Ok.

        Ok, o texto não é seu Nassif, eu não sabia, foi apenas usado como exemplo, mas não invalida minha argumentação, assim como o comentário do Sr. Severino, acima – que não percebeu que o assunto é manipulação e comentou um “exemplo” – literalmente afirmando que a operação “mãos limpas” foi concebida para trocar uma máfia por outra. Posso comentar o comentário do “exemplo”: Ora, existe uma máfia que é melhor (ou pior) do que outra?

        E sem partidarismos, o ladrão da ditadura é tão ladrão quanto o político ladrão da Lava Jato, não existe ladrão “melhor”.

        E reafirmo, se o ambiente político é um lixo – como o nosso – somos mesmo obrigados a conviver com ele? Ou devemos tentar menhorá-lo? Vocês parecem acreditar que esta tudo em ordem, perdão, mas não esta, vocês também estão sendo manipulados, ou manipulam, como saber? Devemos sim tentar mudar, e neste processo as coisas só podem melhorar.

    1. Você acredita mesmo que a

      Você acredita mesmo que a Mãos Limpas livrou a Itália da Máfia? Acabou com a Cosa Nostra, a N’Drangheta, a Camorra, a Sacra Corona? Pois saiba que logo após o fim daquela  operação a Máfia triplicou seus lucros na Itália. O próprio Berlusconi é suspeito de ligações mafiosas. Inclusive, é ingenuidade não saber hoje que a Mãos Limpas já foi deflagrada para chegar ao ponto em que chegou, de entregar o poder a Berlusconi. Tal ingenuidade só se compara com a ingenuidade de alguns membros do MP italiano que pensavam que estavam salvando a Itália. Em 2013, a Máfia abocanhou 60 bilhões de euros, ou seja, 4% do PIB italiano. O fim da vida política na Itália foi uma benção para as atividades mafiosas, que inclusive inovaram, como nos clãs chamados de Eco-máfias. Já ninguém podia surgr do mundo político para lhe fazer frente. Então, o balanço é tétrico. A Mãos Limpas acabou com os quatro maiores partidos da Itália, jogou a Itália num patamar econômico muito inferior ao que era antes da operação, rifou a soberania italiana, que já não tinha quem a deffendesse, e inclusive atirou o país numa crise que até hoje não cede. Se algum fenômeno ajudou a Máfia, este fenômeno foi a operação Lav… isto é, Mãos Limpas.

      http://www.correiocidadania.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=9367:submanchete210214&catid=81:achille-lollo&Itemid=20

  21. O jornalismo na literatura

    À literatura, o  jornalismo sempre rendeu matéria.  O tempo passa e  certas práticas (intriga, distorção e venalidade) não saem da pauta. Para ilustrar o tema, seguem pequenos trechos de “As ilusões perdidas”, “São Bernardo e “Um copo de Cólera”. 

     

    O BATISMO DO JORNALISTA – Balzac

     

    – Meus filhos – disse Finot – o partido liberal vê se obrigado a reavivar a sua polêmica, porque neste momento nada tem a dizer contra o governo, e vocês compreendem em que embaraço se encontra a oposição. Qual de vocês quer escrever uma brochura pedindo o reestabelecimento do direito de primogenitura, a fim de levantar protestos contra os ocultos desígnios da corte? A brochura será paga.

    – Eu – respondeu Heitor Merlin – ; está de acordo com minhas opiniões.

    – Teu partido diria que tu o comprometes – replicou Finot. – Feliciano, encarrega-te dessa brochura. Dauriat a editará, e nós guardaremos o segredo.

    – Quanto pagam? – replicou Vernou.

    – Seiscentos francos! Assinarás Conde C…

    – Está certo! – concordou Vernou.

    – Vão então elevar o boato à política? – interrogou Lousteau.

    – É o negócio de Chabot transportado para a esfera das ideias – explicou Finot -. – Atribuem-se ao governo certas intenções, e se desencadeia contra ele a opinião pública. 

    – Mergulharei no mais profundo assombro se vir o Governo abandonar a direção das ideias  a malandros como nós – observou Cláudio Vignon.

    – Se o Ministério cometer a tolice de descer à arena – replicou Finot – acometê-lo-emos a toque de caixa. Se se irritar, envenenar-se-á a questão intrigando-o com as massas.  O jornal nunca arrisca nada onde o poder tudo tem a perder.

    – A França permanecerá aniquilada enquanto o jornal não for posto fora da lei – afirmou Cláudio Vignon. – Vocês progridem de hora em hora, serão jesuítas, tendo de menos a fé, o pensamento fixo, a disciplina e a união.

    Voltaram todos para a mesa de jogo. A luz da autora, logo depois, fez as velas empalidecerem. 

    – Teus amigos da rua dos Quatro Ventos estavam tristes como condenados à morte – disse Corália ao amante.

    – Eram os juízes – respondeu o poeta.

    – Os juízes são mais divertidos que eles – disse Corália.

     

    (Tradução: Ernesto Pelanda e Mário Quintana)

     

    *

     

    SAO BERNARDO – Graciliano Ranos

     

    A coisa se deu assim. Depois do meu telegrama (lembram-se: o telegrama em que recusei duzentos mil-réis àquele pirata), a Gazeta entrou a difamar-me. A princípio foram mofinas cheias de rodeios, com muito vinagre, em seguida o ataque tornou-se claro e saíram dois artigos furiosos em que o nome mais doce que o Brito me chamava era assassino. Quando li essa infâmia, armei-me de um rebenque e desci à cidade.

    – O que o senhor deve fazer é processá-lo, aconselhou João Nogueira. É fácil metê-lo na cadeia. – E querendo defender-se, tem cá o Cruzeiro, insinuou Azevedo Gondim.

    Pode escrever. Ou então escrevo eu, ou escreve o Nogueira. Infelizmente o Cruzeiro circula pouco. Mas é o que temos. Disponha.

    – Obrigado, Gondim; obrigado, Dr. Nogueira. Depois resolvemos. Não vale a pena quebrar a cabeça com uma tolice dessa.

    E ficamos no hotel até onze da noite, jogando dominó a tostão o tento.

    No outro dia tomei o trem, ferrei no sono e acordei às dez horas, na estação central. Logo ali, com o rebenque debaixo do braço, comecei a examinar as caras.

    Subi a Rua do Comércio, dobrei o Livramento, a Alegria, parei em frente à Gazeta. Olhei um instante, pelas grades, as caixetas imundas, entrei, atravessei a sala de composição, a de impressão e, lá no fundo, desemboquei na redação, onde só estava um rapaz amarelo preparando telegramas com os jornais do Recife da véspera.

    O diretor tinha ido a Pajuçara.

    – Obrigado.

    Voltei pelo mesmo caminho e estive uma hora no relógio oficial, observando os passageiros dos bondes da Ponta-da-Terra. Afinal surgiu o focinho de rato do Brito.

    – Olá!

    Recuou, tentou retomar o estribo, mas o carro já ia longe. Franziu a testa com dignidade. Vendo o rebenque, empalideceu e gaguejou:

    – Bons olhos o vejam. Que sorte! Sim senhor, precisamos conversar.

    Agarrei-lhe o braço, puxei-o para junto do relógio e disse-lhe, quase cochichando para não espantar os transeuntes:

    – Então, seu filho de uma égua, esses artigos… – Aquilo é matéria paga, explicou o Brito. Seção livre, não viu logo? Vamos à redação, lá nos entendemos melhor.

    Em resposta passei-lhe os gadanhos no cachaço e dei-lhe um bando de chicotadas. Juntaram-se muitas pessoas, um guarda-civil apitou, houve protestos, gritos, afinal Costa Brito conseguiu escapulir-se e azulou pelo Comércio, em direção aos Martírios.

    Encaminhei-me ao hotel, mas nem tive tempo de almoçar, porque fui chamado à policia. Apertaram-me com interrogatórios redundantes, perdi o trem das três e não consegui demonstrar ao delegado que ele era ranzinza e estúpido. Aborrecido, aporrinhado, recorri a um bacharel (trezentos mil-réis,fora despesas miúdas com automóveis, gorjetas, etc.) e embarquei vinte e quatro horas depois, levando nos ouvidos um sermão do secretário do Interior, que me seringou liberdade de imprensa e outros disparates.

    No vagão comprei os jornais do dia. Nenhum noticiava o espalhafato. Camaradas. Comecei a ler umas coisas interessantes sobre a apicultura. Pouco a pouco esqueci as burrices do delegado e o liberalismo do secretário. E reconciliado com o Brito, confessei a mim mesmo que ele tinha bom coração e provavelmente não reincidiria.

    (trecho do cap. 13) 

     

     

    UM COPO DE CÓLERA – Raduan Nassar

     

    “…você aí, sua jornalistinha de merda”, continuei expelindo os vitupérios aos solavancos, ela não se mexia junto ao carro, só a bundinha dela se esfregava na maçaneta, e sorriu a fiha-da-puta, um “ha-há-há” que eu esperava e não esperava, ela procurava me confundir, mas mesmo assim fui em frente ”que tanto você insiste em me ensinar, hem jornalistinha de merda? que tanto você insiste em me ensinar (…) vá pôr a boca lá na tua imprensa, vá lá pregar tuas lições, denunciar a repressão, ensinar o que é justo e o que é injusto, vá lá derramar a tua gota na enxurrada de palavras; desperdice o papel do teu jornal (…) nunca te passou pela cabeça, hem intelecta de merda? nunca te passou pela cabeça que tudo que você diz, e tudo que você vomita, é tudo coisa que você ouviu de orelhada, que nada do que você dizia você fazia (…) além de jornalista exímia, você preenche brilhantemente os requisitos como membro da polícia feminina; aliás, no abuso do poder, não vejo diferença entre um redator-chefe e um chefe de polícia, como de resto não há diferença entre dono de jornal e dono de governo, em conluio, um e outro, com donos de outros gêneros «não é comigo, solene delinquente, mas com o povo que você há de se ver um dia» «pense pilantra, uma vez sequer nessa evidência, ainda que isso seja estranho ao teu folclore, ainda que a disciplina das tuas orelhas não se preste a tanta dissonância: o povo nunca chegará ao poder!» 

     

  22. Alguém me explique

    Por que detrrminados post são “assaltados” por um bando de comentaristas, saidos sabe-se lá de onde, que não trazem nada  além da estupidez caracteristica de idiotas manipulados, papagaios da Veja e até do falido JN ???? Só faltam dizer, “deu no Fantastico …”  Um modelo de credibilidade. E só pra lembrar a esses  espertinhos “desmemoriados”. Por pior que seja a situação financeira e economica do país hoje,  nem de longe se compara com a meleca  existentes em 2002. Comparem os indices e  saibam como a midia golpista cagou nas suas cabeças. Em tempo: ninnguem esta livre de criticas, mas pelo manos saibam como criticar. Caso contrario, vão tomar banho.

  23. as novas mídias somos nós
    a grande e velha mídia é o que é. e vai morrer sendo o que é. verifiquem como os jornais (FSP) e revistas (Veja) estão cada vez mais raquíticos, de páginas e anunciantes. mas os donos da informação seguem imutáveis em seu caminho para a falência, principalmente ética. o modelo de negócios desse jornalismo de negócios é o Jornal do Brasil: feneceu. mesmo que não chegue a total extinção essa grande e velha mídia só vai sobreviver artificialmente, sem qualquer vitalidade própria.

    as manifestações de 2013, e subseqüentes, geraram uma profusão de mídia ativistas, sites e páginas de contra-informação, não apenas se opondo mas abrindo novos caminhos. quanto a isto cabe colocar a questão do financiamento e de sua viabilização profissional. não se trata de descambar para a militância paga, mas de junto com uma nova mídia construir outros modelos de financiamento para a ela dar sustentação.

    outra linha de alternativa são sites como este GGN. um canal referência de jornalismo na web. plural, mas claramente progressista com viés de Esquerda, publicando notícias, entrevistas, debates, vídeos, matérias de colaboradores e posts vindos de comentários.

    neste processo de construção coletiva de uma nova mídia, possivelmente a parte mais fraca ainda sejam os consumidores, que pela interatividade passam a ser co-autores do conteúdo. como se usar produtivamente a interatividade para agregar qualidade ao conteúdo?

    ou seja: já passou há muito de se esperar uma remissão da grande e velha mídia, isto não vai acontecer. o que não implica em deixar de sempre apontá-la como indústria de informação orientada a negócios. só que o maior desafio é nos tornarmos nós mesmos a nova mídia que necessitamos e desejamos. e se isto está dentro de nossas possibilidades, nosso maior obstáculo, paradoxalmente, somos nós mesmos. que tipo de mídia temos sido? como consumimos e produzimos e divulgamos informação e opinião?
    .

  24. O povo ta muito tenso.
    Fidel

    O povo ta muito tenso.

    Fidel visita uma pocilga e, ao ver uma porca prenha diz:- Seguramente irá parir dez porquinhos.Um mês depois, a porca tem apenas seis porquinhos, mas o administrador da pocilga informa que os porquinhos foram sete.O chefe do sector informa que ela pariu oito porquinhos.O governador provincial informa ao ministro que nasceram nove porquinhos e este, por sua vez, informa Fidel que a porca pariu dez porquinhos.Fidel ordena repartir os porquinhos da seguinte forma: seis porquinhos para os turistas e quatro para o consumo popular.

    1. Fidel virou banqueiro nos EUA

        Mas esse mundo dá voltas mesmo. Agora já tá só 1% pra consumo popular fazendo até o neide virar comunista

       

      E eu achando que era trabalho interno a bagunça lá, dá lhe fidel.

  25. Infelizmente, a grande mídia

    Infelizmente, a grande mídia nacional parece 100% focada em destruir a candidatura de Lula a 2018. É um quase vale  tudo. 

  26.  
     Dalmo Dallari: não vai

     

     Dalmo Dallari: não vai haver golpe 23 julho 2015 Liana Carvalho (…) FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.ocafezinho.com/2015/07/23/dalmo-dallari-nao-vai-haver-golpe/ LÁ VEM O MATUTO QUE SENTE CHEIRO DE GOLPE DESDE O DIA EM QUE NASCEU EM PINDORAMA! Não haverá golpe, ainda que “o republicanismo petista” flerte com os golpistas!Entenda mais um “ato republicano” – e sobre figuras “impolutas”!’Augusto (N)ardes nos Infernos’; o presidente do TCÚÚÚÚÚ do mensalão da UTC; o [eduardo] ‘CU(nha)’ “do DEMoTucano ‘Aécio Furnas Forever’; &$ o Renan Calheiros!Tuttti buona gente!Pausa para rir! ##################### Por que Nardes tem pressa? 23 de Julho de 2015 A primeira providência do ministro-relator das contas da presidente Dilma no TCU, Augusto Nardes, após receber as explicações do governo sobre as irregularidades que apontou, foi visitar os presidentes da Câmara e do Senado, nesta quinta-feira 23; a Renan Calheiros e a Eduardo Cunha pediu pressa na votação das 15 contas de outros governos que nunca foram apreciadas pelo Congresso, lembra Tereza Cruvinel, colunista do 247; para ela, “a pressa de Nardes com as contas de Dilma tem a ver com o cronograma político dos planejadores do impeachment e com a situação política de Eduardo Cunha”; “É com ele na presidência, tocando a pauta com seu estilo trator e cobrando lealdade de sua leal bancada suprapartidária, que as contas de Dilma podem ser votadas e rejeitadas, abrindo caminho para a votação de um pedido de abertura de processo de impeachment. Então, é preciso correr com isso para que tudo ocorra sob a batuta de Cunha”, afirma a jornalista; (…) FONTE: http://www.brasil247.com/pt/blog/terezacruvinel/190151/Por-que-Nardes-tem-pressa.htm 

  27. Mais um exemplo

     

     

    Absurda e maliciosa insinuação, além de manipulação de uma suposta fala de Marcelo Odebrecht vira manchete…

     

    https://jornalggn.com.br/wp-content/uploads/u22308/screenshot_4.png

     

     

  28. Quando será que alguém ou

    Quando será que alguém ou alguma instituição, sei lá,  dará um basta na lavagem cerebral que a mídia(????) brasileira faz com nosso pobre povo brasileiro (digo pobre porque muuuuuuitos se deixam levar por esse cancro que infelizmente assola o país). Quando, alguém irá poder mostrar que o que temos no país não são informações mas sim manipulação a bem da mídia corporativa que não consigo entender o motivo, quer o mal de nosso país. Realmente, não entendo, não concebo e não aceito que por $$$$$$$$$$$ essa mídia tenha ódio, (não consigo encontrar outra palavra) pelo nosso PAÍS.

  29. ” Bom negócio ” ou Lula ” by Gary (In )”

       Transcrições “cruas” da NSA, ou de qualquer orgão de segurança americano, tipo CIA, NRA, DHS, DEA, pouco importam – são dados -, o cerne para a compreensão destas escutas, se concentra na analise delas, sempre correlacionadas, com outros eventos, com as quais escutas e interpretações, possuam um “indice de relevancia operacional ” em uma macro analise de situação politica/economica – Snowden, um funcionario terceirizado, somente deu a midia, os dados crus – na area de inteligência: apenas definiu a amplitude de captura de dados, nada alem disto, o importante é o que foi feito com estes dados. Aprendam a ler relatórios de inteligência, pois:

         A relação Lula x Chaves, neste informe cru, é interpretada como um “bom negócio” , é superior, aliás considerada politicamente irrelevante, colocando a nivel de suposição, uma atitude de Estado – diplomatica, relega o apoio “de boca e discurso”, a uma negociação comercial simples, nada alem disto., já na “visita produtiva de Lula” em relação ao Clã Santos ( Angola ), até mesmo a NSA reporta o auxilio de Lula a este negócio, sem juizo de valor, o que dependeria de analises geopoliticas superiores a quem fez o “informe” – e volto a escrever: Para a NSA, CIA, Depto Estado, a inserçao brasileira em Africa, alem de interessante para nós, tambem é para eles, Brasil para os Estados Unidos, significa “hemisfério ocidental “, uma conotação diplomática e geopolitica, determinada a contrapor-se ao protagonismo chinês na região, associados aos europeus ( pode até parecer para os ideologizados, anos 60/70, mumias, que outros paises, atuem em areas de seus interesses, através de outros, mas bloquear seu “inimigo”, utilizando-se outro país como “frente”, é utilizado desde antes de I A.C.. ).

          Lula, by Gary (In ) : Esta dificil, aliás impossivel – tipo jabuticaba -, tentar explicar para americanos e europeus, esta ofensiva juridica sobre a pessoa de Lula, para eles é fora de parametros compreensiveis, pois é comum, alem de usual e obrigatório, que ex-Chefes de Estado, promovam no exterior as empresas de seus paises, alavanquem negócios com sua presença – Exemplo: No Irã, país como qual tive contato comercial, uma missão de negócios, empresarial, se Lula for, e com Celsinho, ela seria recebida pelo Conselho do Majlis – sem CORRUPÇÃO, é respeito pela História – Lula é respeitado, tem uma puta influência – não por falar linguas *, mas por ser quem ele é, no “mercado” Lula é “precificado”, hj. em baixa, graças a nossos idiotas concursados em procuradores (advogadinhos ), tipo assim, na realidade: Netanihau e seu gabinete, nos recebem se Lula estiver junto – abre a porta, o acesso, já agora com estas investugações, isto pode não acontecer. E perdemos: dinheiro.

            By Gary : Caso Lula fosse nascido nos Estados Unidos, nos Arkansas da vida, tivesse mudado por necessidade de familia ( sem Pai, só mãe, varios irmãos – uma infancia e adolescencia dificil, depois esposa falecida – “the scum” ), se estabelece-se em Gary ( cidade dormitório horrivel – projects tipo Cidade Tiradentes ), e fosse trabalhar em Dearborn/Detrioit, e depois de mais de 20 anos se torna-se um lider, e na condição original de “blue collar”, chega-se a Presidência de seu País, ele confirmou o “american dream”, tornaria-se um icone da progressão social que é possivel em uma democracia, Holliwood faria filme, séries da vida do operário que tornou-se Presidente, encheriam as Tvs a cabo, de todo o Mundo; um operario (blue collar ) de histórico fudido, que chegou a Presidência de um dos maiores paises do Mundo, e ainda continuou atuando em beneficio deste País – uma “puta” história de sonho americano, que o comprova – em filme, blockbuster, seria para Oscar.

            * aos “poliglotas” : Por mais que vcs. tenham os Toefl, Cambridge, Oxford, conseguem acompanhar as peças na Brodway, fazer compras em Miami, até escrever e defender teses em universidades americanas/inglesas, em negociações internacionais importantes, o interprete ( não o do fone ) presente e cochichando em sua orelha, é fundamental ( e contratado por que conhece o ramo ), pois vc. entendeu o que foi falado na simultanea, mas o “tempo” da tradução de seu interprete, lhe dará mais tempo para raciocinar sobre o que foi dito pela outra parte – negociações, não são para vcs., se acharem poliglotas ou virtuoses em Shakespeare, todo o tempo de analise – seu interprete, se for bom e do ramo, tb. analisa as frases – é importante, e lembrem-se sempre, a transcrição da conferencia, será a do “cara” do fone, o TS, portanto nunca assine, o papel, antes de verifica-la, ou no “diplomatês”, colchetear suas duvidas.

  30. O que pior!

    A manipulação da informação ou uso do meio para fazer merda no exterior como foi na Casa Branca e ou em Portugal?

    O que alarmar-se que na tentativa de desqualificar o Brasil e os brasileiros, não é somente a Dilma e o PT que neste jogar politico botam, usam o exterior até como se lá significasse uma critica e ai sim seria verdade, amparasse mais. São uns sem pátria e sem respeito ao cidadão brasileiro. A mídia externa não entra nesta historia do globo nem a pau!! E ainda ficam envergonhados

  31.  
     
    [AINDA ACERCA DA ARTE DE

     

     

    [AINDA ACERCA DA ARTE DE MANIPULAR INFORMAÇÕES!]

     

    LIÇÕES DE ‘REPUBLICANISMO’ PARA OS ‘REPUBLICANOS’ DO ‘[tíbio] PT DA GOVERNANÇA’

    Por Alexandre Garcia “das organizações criminosas Globo do FIFALÃO &$ da sonegação bilionária”

    Edição de 23/07/2015 do indefectível ‘MAU Dia Brasil’ do rádio

     

    “As anotações contidas no aparelho celular do empreiteiro Marcelo Odebrecht têm uma força muito superior à força dos argumentos do escândalo do Watergate, que nos EUA derrubou o presidente Richard Nixon.

    (…)

    Os agentes da Polícia Federal encontraram, por exemplo, as anotações: ‘avisem ao Edinho que a campanha da Dilma e do [Fernando] Haddad dinheiro na Suíça’… O Edinho é o atual ministro-chefe da Secretaria de Comunicações Sociais da Presidência, e foi tesoureiro na época da campanha da Dilma.

    Mais anotações:

    ‘Vaca, Vaca deve ser em alusão ao Vaccari, o tesoureiro do PT preso na Operação Lava Jato, toda hora mencionado, R$ 27 milhões, 3%. Dissidentes da Polícia Federal trabalham para paralisar as investigações.’

    (…)

    Enquanto isso, algo muito estranho está acontecendo no ‘Reino da *Brasilândia’! A advogada Beatriz Catta Pretta, que negociou todos os acordos de delação premiada, renunciou a todas as suas causas e a todos os seus clientes, e vai sair do Brasil [vai para Miami!].

    Ora, só pra lembrar, até hoje ninguém sabe exatamente porque o ministro Joaquim Barbosa deixou o Supremo numa atitude **’suuurrrpreeeeeeendentemeeeeeeente’ semelhante. É, é, é **’muuuuuito estraaaaaaanho’!

    (…)

    Ah, e a Grécia está muito melhor do que nós!

    (…)”

    *’Brasilândia’ é um dos termos utilizados pelo boçal [pseudo-]jornalista, que revela todo o desdém, todo o escárnio ao país

    **o(a) dileto(a) (e)leitor(a) “deve ter entendido a ênfase nas pronúncias!

    Lembrando que o povão está ouvindo “uma estrela Global”!

     

    NOTA FÚNEBRE:

    Todas as manhãs dos dias úteis, o ex porta-voz da ditadura militar divulga o programete panfletário-terrorista ‘MAU Dia Brasil’ do rádio!

    Utilizando-se dos sinais eletromagnéticos, o Garcia “da Globo” destila todo o ódio figadal, reacionarismo, parcialidade, estratagemas capciosos, instrumento apologético ao ‘golpe jurídico-midiático ainda ora em curso desde o antanho do Mentirão’!

    E, pasme, o palco fascista possibilitado por Concessões Públicas do Estado brasileiro!

     

    Agora, façamos alguns reles questionamentos:

    O Garcia toca no assunto ‘Mensalão do TCÚÚÚÚÚÚÚÚÚ’?!

    No tema ‘tarjas pretas, tarjas brancas’ do DEMoTucano José (S)erra?!

    No ‘nominho’ J. Hawilla?!

    Na delação do doleiro Albert(o) Yousseff que aponta, cabalmente, o Mensalão de Furnas do DEMoTucano *‘Aécio Furnas Forever’?!

    *o mesmo “Ô candidato” fragorosamente derrotado Aécio ‘Never’ do ‘AeroPÓrto da Fazenda do Titio’!

    (…)

     

    EM TEMPOS “REPUBLICANOS” [pausa para rir]:

    Leitor(a), considerando ‘o republicanismo’ do capilarizador do PIG, as respostas estão, ‘republicanamente’, implícitas!

     

    RESCALDO:

     

    Aqui em Feira de Santana-Ba, o programete fasciterrorista e antinacionalista ‘MAU Dia Brasil’ é retransmitido pela Rádio Princesa FM 96.9 e Rádio Sociedade AM 970.

    Emissoras da Rede [de Frades] Capuchinhos de Comunicações.

    Empresas católicas [do lucro!].

     

    … Depois da palhaçada matinal do Garcia “das organizações (sic) Globo”, o âncora do programa e os demais ‘sopradores de microfone’ desancam, escracham o governo federal, a presidente Dilma Rousseff, o Lula, o PT!

    Sem dó nem piedade!…

     

    E, pasme, quando alguma liderança do PT concede entrevista a esses alienados e pilantras, “é bonito de ver a troca de afagos, elogios, amabilidades…”

    ‘Os republicanos do PT’ elogiando “a qualidade e a isenção do jornalismo implementado!”

     

    Ô RRRAAAAAAAIIIIVVAAAAAAA!

     

    … Ah, outro reles questionamento:

    No ‘MAU Dia Brasil’ do rádio o Garcia das organizações (sic) Globo do FIFALÃO menciona “por alto” “as pedaladas do [eduardo] ‘CU(nha)’ “do Tucano ‘Aécio Furnas Forever'”?!

     

    Muito pelo contrário:

    o boçal [pseudo-]jornalista considera o atual presidente da Câmara dos [300-400 ou mais picaretas!] Deputados “um gênio da política”!

     

    Viva o nosso [nosso?!] republicanismo militante!

     

    Messias Franca de Macedo

    Feira de Santana, Bahia

    República de ‘Nois’ Bananas

  32. Não é mais manipulação

    Não é mais manipulação Nassif, o povo ja decifrou  faz tempo!! agora é tortura mesmo ouvir a mesmice , pauta unica!!!!

    1. Correto

      Só corrijo uma coisa: a manipulação ainda continua. Só que agora a mídia não se esforça em esconder mais: mente na maior cara lavada.

    2. Sinto muito, mas penso que o

      Sinto muito, mas penso que o povo não decifrou coisa nenhuma. Basta andar um pouco na rua e conversar com algumas pessoas, não importa classe social, religião ou cor.

      Há algumas pouquíssimas exceções.

  33. A arte imita a vida
    “Escolhi 1992 porque considero que este ano marca o momento de um declínio na história da sociedade italiana”. Essa é uma fala de Umberto Eco, em entrevista, tecendo comentários sobre o romance Número Zero. Para situar melhor quem ainda não se tocou, o escritor se referia, especificamente, ao início da operação Mani Pulite (Mãos Limpas) que combateu a corrupção na Itália e terminou por entregar o poder a Silvio Berlusconi, um mega-empresário da comunicação.
    Número Zero é um pequeno e saboroso romance, com inúmeras citações de histórias dos anos setenta da Itália, mas o cerne dele gira em torno da falsa preparação de um grande jornal diário em Milão. O jornal é falso, mas os métodos empregados na redação são “autênticos”: mentiras, insinuações, meias-verdades, distorções, enfim, todo arsenal a que nos habituamos a ver na grande mídia brasileira. Em outras palavras, o romance parece ter se inspirado nas redações das revistas e dos jornalões brasileiros.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador