Delação de Odebrecht vai atingir os Três Poderes e preocupa Lava Jato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A revista Época publicou em seu site que a delação premiada do empresário Marcelo odebrecht, preso há um ano pela Operação Lava Jato, não vai poupar ninguém. Isto significa que figuras dos Três Poderes, e não só da classe política, serão implicadas nas acusações que o executivo fará em troca de benefícios. 

O impacto da delação já preocupa, ainda de acordo com a revista, a “cúpula” da Operação Lava Jato. “(…) não por seu conteúdo e evidências apresentados até agora, mas por dúvidas maiores que surgem. Pela primeira vez, os investigadores se perguntam se as instituições serão capazes de absorver o gigantesco impacto que causará o que já foi entregue pela empreiteira e o que ainda está sendo negociado.”

“Há preocupação crescente de que, quanto mais robusta e ampla se torna a delação, mais inviável ela pode vir a ser na hora da homologação pelo Supremo Tribunal Federal. A delação não poupa nenhum Poder da República ou partido político”, apontou.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. não vai poupar

    não vai poupar ninguém.

    Traduzindo o pig: nao vai poupar Lula e prá isso o delator terá que fazer falsa delação e  dizer somente aquilo que o juiz tucano quer ouvir, senão a delação será trancada, como aconteceu recentemente…até parece que não conhecemos nas entrelinhas essa máfia midiático-penal golpista salafrária corrupta…o que esperar de um força-tarefa como essa que acabou de se reunir com o advagdo do PCC que virou MJ de um governo que na verdade é o crime organizado fugindo da policia…

    Delação da OAS é travada porque não incrimina Lula

    http://www.tijolaco.com.br/blog/delacao-da-oasnao-serve-porque-nao-incrimina-lula/

    1. muito mais

      José, como o Lula aparentemente e neste momento e depois de todas as denuncias contra ele e PT está fora do baralho, repito neste momento, as preocupações são dos serras, do FORA TEMER, do gilmau dantas mendes, do psdb do fhc e do aécinho do elipóptero e aeropóptero, do pmdb este na verdade de maduro já está no chão e bem pisoteado, e quem sabe do pig este o maior imputado criminoso na patranha.

      1. até o momento não há base

        até o momento não há base nenhuma para a prisão de Lula, vao tramar alguma coisa contra ele, pode esperar

  2. Mantra internético dedicado

    Mantra internético dedicado aos ‘caçadores de corruptos’ no Brasil atual.

    Toda vez que ler alguma coisa sobre justiça ou seja lá o que pensam as ‘ortoridades’ ou ‘justiceiros’, vou repetir sempre a mesma pergunta inocente. E O CUNHA*, HEIN?
    *Cunha. Elemento mais julgado e mais empoderado do parlamento nacional. Todo mundo sabe o que ele fez, quando fez, com quem fez. Tem bastante processos contra ele, papelada que dá para esmagá-lo como mosquito e prendê-lo imediatamente. MAS…nada acontece.

  3. Delação da Odebrechet!

    Delação boa é a que só pega alguns…

    Nessa altura da lava jato vir com essa de que as ‘instituições’ não serão capazes de absorver o impacto da delação do Marcelo Odebrecht é conversa de quem deve e teme!

    Delata Marcelo, não deixe pedra sobre pedra! Fosse ele, escreveria um livro…

     

  4. Quem tiver o dedo podre que

    Quem tiver o dedo podre que se lasque, ou só vale quando é petista, parente, amigo ou churrasqueiro de petista??? Que ele fale e exploda a republica dos hipocritas de uma vez!!!

  5. O pig não dá ponto sem nó

    O pig não dá ponto sem nó….quando vem com esse ar de imparcialidade pode esperar que é porque estão tramando contra algum petista…não caiam mais nessa não…dias atrás vimos varias denúncias contra o crime organizado que tomou o poder à força, eu mesmo cai na besteira de acreditar que era de verdade e não teatro…mas agora se viu que era apenas jogo de cena para prender, sem base que justifique, o ex-ministro Paulo Bernardo e, de lambuja, sufocar a resistencia de Gleisi Hoffmann contra o golpe

     Deu a louca no pig

    https://jornalggn.com.br/blog/jose-carlos-lima/deu-a-louca-no-pig

     

     

    1. Eu não caio mais nas

      Eu não caio mais nas pegadinhas do PIG. Toda vez é assim, no fim sempre acaba com algum petista algemado e se tem  tucanos e outros comparsas do pig, desaparecem completamente do noticiário logo depois. Até a delação do Marcos Valério estou com um pé atrás. 

    2. Se a delação preocupa a vaza

      Se a delação preocupa a vaza jato, é um sinal claro de que não envolve petistas. E essa história de montante , perocupação com os poderes, pra mim é conversa fiada. Quem diz que esses caras de curitiba se preocupam com o país? Eu acho é que eles já estão dando desculpa para não aceitá-la porque provavelmente envolve muita gente daquele partido ininvestigável. Partido, este, amado pela galera do juiz de primeira instância e pela globo. È só lembrar que o james bonner se negou a mostrar naquele jornal das oito e meia o nome das autoridades da lista da odebrecht, lembram?

  6. Como dizem os jovens
    Caraca

    Como dizem os jovens

    Caraca maluco ! o bagulho é doido !

    Delação ampla, geral e irrestrita não vale, não pode, “não pega bem”, porque pode não ser aceita pelo STF.

    Delação só com foco determinado e limitado a alguns partidos, de preferência àquele que roubou, quebrou e dilapidou o patrimônio nacional nos últimos 13 anos. 

    Delatar Gilmar Mendes que recebeu “unzinho” por fora não pode. Estrelas dos partidos de direita também não.

    Seria bom saber do judiciário quem levou algum, se da 1ª,2ª instância ou se tem mais alguém do STF. MPU, MP estaduais…

    Desembucha aí Marcelo odebrecht, bote tudo para fora, alivia a sua consciência.

    /////

    Essa turma do face não é mole. Tem uma piadinha que diz que o Marcelo só está preso porque tem cara de pobre, tem cara de petista. Dizem ainda se o Marcelo circular por uma comunidade corre o risco de ser preso como traficante, por ser integrante do comando vermelho. eh,eh,eh essa turma …

     

     

  7. É infestação de organizações criminosas

    Pelo visto o país é infestado por organizações criminosas, mas só vale penalizar uma, as outras serão devidamente blindadas e seguirão fazendo o que fazem há 500 anos. 

  8. O importante é que o dinheiro

    O importante é que o dinheiro desviado volte todo para a Petrobras. Nada de 20% para o MPF ou outro orgão. E réu delator tem que pagar o advogado com recursos proprios e não com o fruto do ilicito.

  9. Delação

    Bem que essa delação poderia atingir o Gilmar Mendes e parte do Supremo. Não ia sobrar juízes para julgar os “criminosos”.. Poque eles estão envolvidos, estão.

  10. É uma confissão?
    “Há preocupação crescente de que, quanto mais robusta e ampla se torna a delação, mais inviável ela pode vir a ser na hora da homologação pelo Supremo Tribunal Federal. “

  11. Somente um recadinho para que
    Somente um recadinho para que não se delate mais que o necessário. A falação de Odebrecht ficará circunscrita às vítimas preferenciais do golpe.

  12. Esse rapaz dono da empresa me

    Esse rapaz dono da empresa me parece uma pessoa obcecada e imatura. Um pouco megalomaníaco. De gente assim pode-se esperar muitas coisas ou até, nada! Há numa das mil notícias da mídia, uma que diz que os executivos querem falar sobre todos os departamentos (áreas) em que a empresa pagava propinas e ele só quer que fale da Petrobrás. Tudo é confuso. Para mim o mais confuso é a defesa dele indicar como suas testemunhas Dilma, Palocci e Edinho. São, então, pessoas tão idôneas assim?Continuo achando  o máximo os empresários serem as vítimas dos funcionários, sempre. Será que nunca se pensou que eles são os corruptores?

  13. Negociando o futuro

        Não sei se o caso se aplica, mas :

         Historicamente, delações e/ou traições que atingem varias pessoas e instituições, embasadas em fortes indicios e até mesmo provas, conseguem por seu vulto e amplitude de alcance, voltarem-se contra os “interrogadores”, ao coloca-los frente a fatos que inclusive podem ferir a eles mesmos e/ou as intituições as quais eles pertencem, ou seja, o “delator/traidor” sai da posição passiva para ativa, assume parte do controle final das investigações, e quando nesta posição, pode negociar vantagens futuras em sua pena, até mesmo facilitar acordos futuros de leniência.

          Depurar as informações de um delator/traidor , em qualquer ocasião, como corrupção, politica, criminal, terrorismo, visando o contexto original previamente definido pelos interrogadores, é uma ação dificil, uma vez que arestas destes depoimentos devem ser aparadas, até mesmo negociadas com ele para que não apareçam, ou se possivel sejam diminuidas, sempre tendo como foco o que se quer de origem, propagandeando, colocando no “papel” apenas o que interessa.

           Claro que este conjunto de manobras, tambem pode ser muito util, aos interrogadores, não para utilização imediata, mas como um “arsenal” guardado a 7 chaves, pois não sendo publicas, homologadas, mas constantes de um depoimento, passiveis de futura utilização, não apenas em processos juridicos, mas para utilização midiática – no “português” : ameaça.

          Sempre delatores/traidores de elevada importancia, que sabem demais, demoram para delatar, esperam os outros menos importantes falarem, e analisam o que ocorreu com estes, pois se a dele será muito maior, muito mais relevante, vale a pena ficar mais tempo preso, para conseguir no futuro maiores beneficios.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador