E Alckmin inaugurou o volume morto da Cantareira

Há um vício atávico no jogo político brasileiro: a falta de hábito de trabalhar com indicadores consolidados de análise de desempenho de governantes. Existem muitos indicadores, mas há um uso torto da oposição – em nível federal ou nos estados – estimulado por um padrão de crítica midiática.

Hoje em dia, há  indicadores confiáveis de saneamento, educação, saúde, mortalidade infantil, de renda, de segurança, indicador para cada gosto.

No entanto, para quem quiser criticar, o padrão de acompanhamento de indicadores é o seguinte:

  1. Indicadores de obras: se 80% das obras estiverem prontas, dê destaque para os 20% incompletos.

  2. Quando se contrata uma obra, o pagamento é feito após a entrega de cada trecho contratado. Em vez de acompanhar o desempenho físico da obra, acompanhe a liberação orçamentária. Ela sempre estará mais atrasada que o ritmo de construção.

  3. Apresente as estatísticas quantitativas das obras. Uma grande obra completa vale o mesmo que a pequena obra que não saiu do lugar.

  4. Se um estádio estiver com as obras estruturais prontas, com o acabamento completo, com as arquibancadas entregues, com a área social reluzindo, mas ainda não retirou os tapumes, considere como obra incompleta e não entregue.

Na outra ponta, se quiser turbinar as obras, o roteiro é o seguinte:

  1. Mostre o volume total de recursos liberados. Uma obra gigantesca – como a de Belo Monte – compensará centenas de obras que não saíram do papel.

  2. Inclua nas estatísticas gerais de obras programas que nada tenham a ver com investimentos públicos, como financiamentos habitacionais.

***

Na falta de uma crítica técnica e de um acompanhamento sistemático da gestão pública, o que vem ocorrendo é o reforço de um jogo político antigo, o das inaugurações. É o momento palpável, em que o governante tem a mostrar algo concreto e a mídia cobre.

Nesse universo de inaugurações vazias, no entanto, o campeonato do ridículo foi batido, ontem, pelo governador paulista Geraldo Alckmin.

Seca recorde e falta de planejamento obrigaram a Sabesp (a companhia de saneamento do estado) a recorrer ao volume morto de água do sistema Cantareira. Recorre-se a ele apenas em situação de emergência.

***

Em vez de tratar a questão com a gravidade que o assunto exigia, inclusive com manifestações de autocrítica e pedidos de desculpa à população, Alckmin programou uma grande festa comemorativa do primeiro jorro do volume morto nos encanamentos da Sabesp..

Foram distribuídos convites para convidados VIP, convidando “para o início do bombeamento da reserva estratégica de água para o sistema Cantareira”.

***

Os telejornais deram espaço nobre às palavras de Alckmin, à sua postura grave, mostrando como, graças à eficiência do governo do estado, o paulistano terá mais 6 meses rezando para as chuvas venham. Se não vierem, nem todos os caminhões pipa do país darão conta da tragédia.

Melhor do que esse episódio foi apenas José Serra, na campanha de 2010, inaugurando uma maquete que ligaria Santos a Guarujá. A obra jamais saiu do papel. Mas a maquete está impávida nos arquivos dos telejornais, para quem duvidar.

Luis Nassif

86 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Raciocínio atè interessante

    Raciocínio atè interessante do Alckmin: deixando a cantareira no “ponto morto” haverá maior economia de água, como quando eu tinha meu Fiat 147 e gotas de gasolina no tanque de combustível e descia a serra de João Monlevade com o “veículo” totalmente desengrenado.

  2. É a cara dos tucanos, não são
    É a cara dos tucanos, não são muito chegados em fazer obras de areia e cimento, muito menos em planejar seus governos, ja que assim se ganha mais dinheiro com obras emergenciais sem licitações. Onde esses caras assumem a vida da população piora drasticamente, são ridículos, almofadinhas e falastrões. So o povo de SP pra dar trela e voto pra esses caras, agora terão que tomar água com barro. Mais ridículo ainda é o “mal dia Brasil” elogiando a eficiência do Governador, como se ele estivesse fazendo uma grande obra, que vergonha da imprensa, esses pseudo jornalistas são muito sem vergonha, haja paciência com esse conluio mídia e PSDB

    1. Metais pesados

      Tomar água com barro contaminado com metais pesados. Eles se depositam no lodo das represas. O alumínio, por exemplo, está relacionado ao desenvolvimento de Alzheimer.

      1. Eh mito essa ligacao entre

        Eh mito essa ligacao entre Alzheimer’s e aluminio:  http://www.scientificamerican.com/article/is-there-any-proof-that-a/

        Quanto a barro de fundo de represas estar contaminado com metais pesados, eh improvavel -pode ser que seja verdade, mas eu nunca ouvi falar no assunto antes.

        …  Ich, nao eh que eh verdade que pode estar mesmo?

        http://www.americanrivers.org/initiatives/dams/faqs/

        Curiosidade:  existem aproximadamente 80 mil represas nos EUA -so o Texas tem quase 7 mil, mais que o Brasil inteiro!  (se tiver chance eu traduzo mais do item mais tarde, eh muito bom).

        1. O que deve acontecer são os

          O que deve acontecer são os filtros entupirem com frequência, pois o volume morto serve para decantar sólidos existentes na água ( barro, pedras, pregos, pedaços de metal,….) e também permitir que a agitação existente por conta da aspiração da bomba não succione estes resíduos. E por ser morto, este volume não deve ter uma altura “técnica  confortável ” para uma  captação normal.

          Existem  altos  riscos de paralizações por entupimentos e erosão precoce dos rotores destas bombas, a menos que tenham sido construídas para bombear águas sujas, o que deve ser difícil em função do tempo urgente para instalação e custos bem  maiores para  adequação correta dos equipamentos.

          Lembrar também que a “gambiarra atual” também  TEM  um volume morto. Teria que se verificar quanto mais pode-se diminuir o volume total para que inviabilize a captação proposta.

          1. Gambiarra multimilionária

            Gambiarra de OITENTA MILHÕES DE REAIS, sem licitação. Ai, se fosse em um governo do PT…

          2. Sim pra tudo, MRE, mas o que

            Sim pra tudo, MRE, mas o que esta me incomodando muitissimo eh a cegueira da populacao em geral, que ainda nao esta vendo que o racionamento ja deveria estar em funcionamento ha pelo menos 2 meses atraz.

            Racionamento nao controle remoto de televisao!  Tem que ser legislado e rigorosamente seguido.  Ate na Australia tem racionamento de agua, nao eh incomum em varios paises.  Mas tem que vir de cima.  Nao eh “acione o controle remoto”.  Quando o volume porco (Ruy) chegar -que eh daqui a 5 semanas que seja, a coisa vai ficar muito, mas muito feia mesmo.

             

            #naovaitercopacozinhaebanho

          3. Você tem razão.
            Este lado

            Você tem razão.

            Este lado hipócrita do ser humano querer ser DEUS, mais exaltado ainda, se for político, nos torna, povão maria-vai -com- as- outras.

            A natureza nos reserva situações singulares e devemos respeitá-las ou contorná-las com dignidade. Doravante, segundo os ecologistas, o clima vai nos proporcionar muitas situações como esta. .E devemos nos preparar.

            Será que não teremos que utilizar as térmicas como ajustes climáticos, com mais constância ? Será que não deveríamos minimzar o consumo elétrico atraves da substituição de lâmpadas resistivas por leds ( no link do artigo indicado por você existe este um exemplo de substituição de lâmpadas), de  criar alternativas para utilização de aquecedores de água n~qo elétricos ou de baixa potência ?

            O Lula, hoje, a respeito desta crise, comentou que isto não deveria  acontecer, mas se aconteceu, tem que debater e procurar soluções conjuntas. Dizer errei é humano e  propor alternativas é divino !

        2. Ivan, gostei da sua

          Ivan, gostei da sua resposta.

          Pelo jeito não basta os fatos que demonstram cabalmente a incompetência tucana. Tem que carregar nas tintas, inventando se for necessário, para demonizar ainda mais a pessoa.

          Essas atitudes, que o pessoal do blog critica duramente quando adotada pelos oponentes ao governo do PT, são infelizmente muito comuns por aqui. 

          1. Nicolas, os metais pesados

            Nicolas, os metais pesados acumulam-se no lodo das represas, como afirma a própria reportagem da Scientific American cujo link o Ivan forneceu. Saber que o alumínio PODE ter um papel apenas secundário no desenvolvimento do Alzheimer não me parece muito confortante. Eu prefiro beber água sem qualquer resquício de alumínio, mercúrio, etc.

          2. Ze, grande parte da terra de

            Ze, grande parte da terra de Brasilia eh pesadamente “contaminada” -naturalmente- por aluminio.  Eh uma coisa de se pensar, certamente, mas ninguem evita suas hortas e mangas de quintal por causa disso, nem as poucas aguas de cisternas.

            Tangencialmente, uma parte desconhecida da terra de plantacoes la tambem ficou contaminada com chumbo de baterias e pilhas por causa de “adubo” feito de lixos voadores nao identificados.  Isso era vendido por la.  Chumbo e mercurio ja sao bem barra pesada.

            A proposito, convido a todos a lerem minha traducao parcial do texto da ong americana que contabiliza e promove remocoes de represas, ta um pouco acima e eh excelente.

  3. A limonada de Alckmin!

    Alckmin fez uma limonada de um limão já apodrecido e o pior, muitos estão bebendo essa limonada sem perceber o gosto amargo que lhes trará muitas dores de cabeça!

  4. HIpocrita MESMO eh o release

    HIpocrita MESMO eh o release da Sabesp chamando volume morto de reserva estrategica.  Ora…  desde quando???

    Nao, nao eh “reserva estrategica” nao.  Eh emergencial -e seu uso eh dos mais urgentes.

  5. Mas tem uma diferença: no

    Mas tem uma diferença: no governo do Geraldo “Morra Odorico” Alckmin a cobertura da imprensa é sobre os “80% prontos”. Mesmo que seja sobre uma gambiarra para ressusicitar o volume morto. E no JN a culpa a cobertura sobre a inauguração da obra mostrou reservatórios cheios de uma água transparente jorrando sem parar seca, ninguém falou em falta de planejamento. No custo da “obra” nem se tocou.

    Já em obras do governo federal … está tudo quebrado, nada foi feito com competência e planejamento  e há corrupção em todas obras..

    1. Acho que você está querendo

      Acho que você está querendo dizer paulistanos, não é?

      Paulista = nascido (ou morador) no estado de São Paulo

      Paulistano = nascido (ou morador) na cidade de São Paulo

      São Paulino = torcedor do São Paulo F.C.

      Trocar um pelo outro é um lapso comum e compreensível.

  6. Mais uma constatação, agora

    Mais uma constatação, agora de forma cruel e na veia, da forma do pensamento político do PSDB.

    Nassif, o campeonato do ridículo  vem sendo batido dia a dia, durante décadas.

    A diferença é que a grande mídia há não consegue pautar hegemonicamente as interpretações.

    À partir da internet, comentaristas desgrudados do sistema, normalmente não jornalistas, veem desmascarando o conluio PSDB/grande mídia.

    O que aconteceu no dia de ontem, a inauguração festiva, foi de um desrespeito à população de São Paulo.

    Não foi um evento para ser comemorado e sim pranteado.

    Mas, as carpideiras contratadas servem apenas para prantear as realizações do PT.

  7. Volto para falar só mais um pouquino.

    Não pensem, os incautos, que Eduardo Campos  não segue esta mesma linha do PSDB.

    A grande mídia, ao cobrar que ele se posicione contra o governo que ele mesmo participou, já  colocou este candidato na mesma armadilha que engoliu o PSDB.

    É assim, quando ele esconde as realizações dos governos do PT, onde ele mesmo, o seu governo em PE, foi beneficiado por inúmeras obras e recursos federais que imnpulsionaram o desenvolvimento do seu estado.

    Isso se chama falsidade ideológica e  falta de coerência, exatamente com o está a crítica ao PSDB desferida por Nassif em seu artigo.

  8. nao eh por ai
    Misturar as obras federais e estaduais. Belo Monte eh sim contestada, politicas economica, ambiental, beneficio local e ai vai. O problems de falta de planejamento neste anos de governo do PSDB com sistema de auas e suas benefices dos acionarios Sao Tao ridiculas como este palanque montado pelo governado
    Outro ponto.
    Considerar os estadios pronto eh uma coisa.
    Consuderar as casas prontas eh outra coisa .
    Casas
    Sem ruas asfaltadas, sem esgotos e saneamentos basicos, sem transporte e escolas, etc.
    Estadios
    Sem transportes basicos, sem estruturas social aos moradores locais,

    Sejamos sinceros, gosto do futebal, em que estas Obras, Gastos, va com um beneficio directo ao cidadao comum. enh

  9. O PT não é igual.

    Por isso repito o PT não está no mesmo nível do PSDB. Agora, imagina se o Aécio ganhar em 2014, vai acontecer igualzinho no Brasil inteiro, o PSDB vai deitar e rolar, vai ser uma indecência. Só não vê quem não quer. 

     

  10. Não consegui entender…

    O que o Nassif quis dizer com:

    “Inclua nas estatísticas gerais de obras programas que nada tenham a ver com investimentos públicos, como financiamentos habitacionais.”

    O dinheiro do programa “minha casa minha vida” é tesouro nacional; do minha casa minha vida (3 a 6 salários minimos) e todos os demais financiamentos habiatacionais, inclusive aqueles de infranestrutura de saneamento básico, tem como origem recursos públicos, do FGTS, ou tra fonte pública ou geridos pelo governo federal. Tais investimentos dependem, portanto, da vontade política do governo. Porque não incluí-los?

  11. tenho a discordar do

    tenho a discordar do nassif

    nao acho que foi uma “inauguracao” do alckmin como outra qualquer no jogo eleitoral

    para mim é claro, foi uma estrategia de marketing orquestrado entre PSDB/imprensa para salvar imagem do alckmin, apesar do ridiculo em si, do ponto de vista do marqueteiro eleitoral governador saiu da “defensiva” para “ofensiva”

    outro detalhe nessa jogada, a cerca de 10/15 dias eles (imprensa/psdb) vinhamm preparando eleitorado para ato com materias enfocando “maior cerca de 3571 anos”, natureza, sao pedro, “ëspecialistas” com baldes na tv, “se cada um de nos economizarmos 1 balde por dia,,,” “1 min a menos no banho ” “se todos colaboramos contra seca nao faltara agua” nao é um ato de inauguracao isolada, foi uma campanha de dias preparando inverter de responsavel a heroi da seca

    nao ha uma materia no radio ou tv responsabilizando sabesp ou governo do estado, so “maior seca”, muito menos que na periferia ja ha rodizio

    pior vai ser o papo nos jardins “se nao fosse a competencia do ackmin ficariamos sem agua”

  12. O PSDB é um partido midiático

    Mas eles vivem disso, sabem muito bem usar a midia que, por sua vez, está à disposição deles, afinal de contas não há nada que a grana não resolva, aqui em GO o Marconi Perillo comprou a imprensa, tá tudo dominado, foram gastos milhões de reais, jornalistas que não se enquadraram foram processados na Justiçada, em MG os jornalitas dissidentes estão sendo levados para presídios de segurança máxima, o Kajuru sabe do que estou falando, além do mais o Alckmin sempre contou com o kit pt para ganhar as eleições, falando nisso o PCC foi deixado de lado mas deve estar na progamação desta fase da campanha,,,aguardem,,..

  13. Imprensa ou empresa de marketing?

    Pessoal, parem de criticar a “imprensa” por não fazer o que se espera dela. Ela tem seus próprios interesses financeiros. Se para isso tem que botar o Brasil abaixo só porque alguém tem interesse disso e paga muito bem, ela fará isso, sem peso na consciência. Interesse público ela só tem se tiver como ganhar muito dinheiro com isso. Por exemplo, criticar um governo sobre algo que incomoda realmente os governados e logo a seguir ela recebe uma gorda conta publicitária desse governo e aí, ela passa a falar bem dele, escondendo o que está errado. Alguma novidade no que estou dizendo?

    Melhor criticar a empresa de marketing pelo que ela se dissimula: “imprensa”, do que ficar nessa crítica improdutiva de dizer que ela “deveria falar a verdade”. Vocês acreditam que uma empresa de propaganda vai falar a verdade sobre os produtos que ela divulga? Claro que não. Até ajuda o anunciante a evitar certas falhas nas imagens dos produtos. Há verdadeiros magos negros trabalhando com essas empresas para saber como pensa a população e a melhor maneira de fazer entrar na cabeça dela a imagem e “relevância” de um produto nas suas vidas. Chamam-se psicólogos.

  14. É por isso que todo dia eu

    É por isso que todo dia eu repito a quadrinha:

    psdb, partido que nos seduz.
    Com alckmin falta água,
    com fhc faltou luz.

  15. São Paulo chegou a um ponto

    O Estado de São Paulo chegou a um ponto sem retorno. Cá não temos governo, nem imprensa que o fiscalize. Alckimim distribuiu os lucros da SABESP aos seus amigos “diferenciados” deixando o povo sem água potável. E a imprensa o aplaudiu porque ele fez obras emergenciais para distribuir lodo do fundo de uma represa quase seca. Nicolae Ceauşescu também controlava a imprensa, mas nem mesmo o consenso fabricado pela mesma foi capaz de salvá-lo. 

    1. Não só os governos tucanos de

      Não só os governos tucanos de SP não tem imprensa que os fiscalize como ela é também parceira deles. Temos que ficar muito atentos a uma coisa em relação à eleição presidencial: na hora em que um parceiro da mídia for eleito, ela fará o possível e até o impossível para impedir que a direita seja novamente apeada do poder. O que está acontecendo em SP é uma amostra grátis disso. A mídia e o governador tentam transformar a tragicomédia do uso emergencial do volume morto para segurar o racionamento até a eleição em festa. Vale lembrar que fhc e sua trupe seguraram a econômia e o dolar até a eleição, depois vimos o que veio: maxidesvalorização, submissão ao fmi-clinton-tony blair e juros que chegaran a 45%. O filme se repetirá em SP, mas desta vez com a água. alckmin vai secar até a última gota do volume morto, mas não é pelo bem estar dos paulistas, será pensando em evitar a derrota do psdb em sua principal capitania hereditária.

  16. A farsa da água límpida

    Segundo engenheiros hidrálicos, foi  uma gambiarra que custou 80 milhões, e não dura  6 meses, por conta que o ressecamento do solo mesmo  com  chuvas demora para começar a  aparecer a água em sua superfície, e muito mais para bombea-lasAs  industrias começam com prejuizos todos sabem que água é vital, para tudo exceto   a baderna que fizeram ontem em SP com a mídia instigando  que a Dilma que era amiga do Controle remoto já disse  –  foi um fracasso as manifestações  instigados pela Mídia!!!!

    O encontro dos Blogueiros hoje em São Paulo é pra falar tb da Democratização da Mídia, essa Lula não perdoa  mais!!!!

  17. Traducao

    Traducao parcial:

    http://www.americanrivers.org/initiatives/dams/faqs/

    O que eh uma represa?

    Existem varias definicoes tecnicas e legais de represa mas geralmente eh qualquer estrutura que segura ou muda o percurso da agua.

    Quantas existem nos Estados Unidos?

    Nao se sabe o numero exato.  Existem aproximadamente 75000 represas no Inventorio Nacional de Represas (NID), que eh o mais exato inventorio.  Porem, esse inventorio so documenta represas de certos requerimentos minimos de altura e capacidade, entao um numero desconhecido de pequenas represas nao esta incluido.  Das 79000 na database, aproximadamente 66000 sao em rios (as outras represam agua fora de rios).

    Qual estado tem mais represas?

    De acordo com o NID, Texas tem o maior numero, 6798 represas.

    Quem fiscaliza as operacoes?

    Um numero de agencias federais e estaduais (sao -sic) eh responsavel pela fiscalizacao.  Represas que pertencem a agencias federais sao auto fiscalizadas.  As nao federais que produzem eletricidade sao reguladas pelo Federal Energy Regulatory Commission (FERC).  Nao-federais que nao produzem eletricidade sao reguladas pelo estado no qual estao.  Frequentemente a legislacao estatal eh focada na seguranca da represa.

    Quantas delas produzem eletricidade?

    FERC regula aproximadamente 2300 hidroeletricas.  Alem disso, existem aproximadamente 240 represas federais que produzem eletricidade.  Portanto, o total aproximado eh de 2540 hidroeletricas.

    Qual eh a maior?

    O tamanho eh medido de formas diferentes.  De acordo com o NID, Oroville DAM no Feather River da California eh a mais alta, a 770 pes de altura (234.7 metros).  A represa com maior volume de agua eh Hoover Dam no Colorado River de Nevada, que guarda aproximadamente 30 milhoes de acre-pes (37 quilometros cubicos de volume).  A que gera mais eletricidade eh a Grand Coulee dam no Columbia River em Washington, que gera 6180 megawatts de poder.

    Porque algumas represas estao sendo removidas?

    Ha um crescente movimento para remocao de represas onde os custos -incluindo meio-ambiente, seguranca, e impactos socio-culturais- superam os beneficios -incluindo eletricidade, controle de enchentes, irrigacao, e recreacao -ou onde a represa ja nao serve a qualquer proposito.  O objetivo de remocao pode ter varias faces, inclusive a restauracao de fluencia para peixes e fauna, recuperar o sedimento natural e fluxo dos nutrientes, eliminacao de perigos aa seguranca, restauracao de oportunidades de recreacao, e economia de impostos.

    Como represas sao removidas?

    Informacao completa aqui:  how dams are removed.

    Quantas ja foram removidas ate agora?

    Presentemente, American Rivers sabe de quase 1150 represas que foram removidas nos ultimos 100 anos.  Ainda estamos colecionando dados, entao esse numero continua a crescer aa medida que a informacao entra.  Voce pode ver um mapa aqui: interactive map of all known U.S. dam removals.

    Quanto custa a remocao de uma represa?

    Ja que os tamanhos e lugares de represas variam demais, o custo de remover uma represa especifica pode ir de dezenas de milhares a centenas de milhoes.

    Quem sao os donos das represas removidas?

    Empresarios, agencias federais, agencias estaduais, governos locais, ou servicos de utilidade publica.  A maior parte das removidas eram privadas, de governos locais, ou as dos servicospublicas

     

    (Continua no link)

  18. Vai faltar água para os

    Vai faltar água para os paulistas tomarem comprimidos. Acho melhor eles irem se acostumando com os supositórios.

  19. Os extremistas do tucanistão

    Os extremistas do tucanistão vão morrer atirando. Já passaram do ponto da autocrítica e do bom senso há muito tempo. Estão fora de controle. Eu tenho advertido sempre: quem não tem mais nada a perder corre o risco de se tornar muito perigoso.

     

  20. O rei está nu

    Ackmin exibe seu volume morto com orgulho impensável, não empolga o paulista e ainda envergonha os demais incrédulos brasileiro. Com o governo estadual desnudado em corrupção e tamanha incompetência (num remake do apagão promovido pelo mesmo partido quando na presidência), nem mesmo os panos quentes da mídia conseguem esconder as vergonhas e a impotência do governador.

  21. As manchetes dos jornalões devia ser assim:
    “Com a ajuda do “Viagra/Gambiarra” de oitenta milhões da Sabesp, Alckmin finalmente faz SEU VOLUME MORTO SUBIR.

    E o texto da matéria devia ser simplesmente:

    Aos jornalistas presentes o governador disse “Com essas bombinhas, agora meu volume morto sobe. Agora vai!”

  22. Só estou esperando as atrizes

    Só estou esperando as atrizes e os atores globais começarem a dizer que chique mesmo é cheiro de “nhaca” e tomar banho está fora de moda.

    Já mandei um colar de garrafas d’água pra a Ana Maria Braga mas ela não usou, não sei porquê.

    Depois do volume morto o Alckmin vai inaugurar, com pompa e circunstância, o volume porco.

    #NãoVaiTerBanho

  23. Cadê a LICENÇA AMBIENTAL??

    Se não deu tempo nem de fazer licitação para essa gambiarra que vai bombear o “de cujus”, será que conseguiram pelo menos a LICENÇA AMBIENTAL para fazer aquele estrago na APP (Área de Preservação Permanente) da represa? Cadê o James Cameron?, Cadê a Marina Silva? Cadê o MP?   

  24. Do limão uma limonada … superfaturada

    Tive acesso a informação em off (sem áudio) que se ouviu, numa reunião tucano-bandeirante, frase supostamente dita pelo chefe:

    “Como não tem solução mesmo (só São Pedro tem), vamos fazer uma obra de emerDência (sem licitação, etc.) e superfaturar algum, pô!

    Afinal outra oportunidade dessas só daqui a 3278 anos, rapêize!

     

     

  25. Cantareira

    Nassif,

    Esta será a grande obra do PSDB, que aparecerá no horário político, vai fazer sucesso na comparação com a transposição do SF e o Canal do Sertão, Ce!

  26. É deboche ou irresponsabilidade

    Nassif: discordo da comparação feita no último parágrafo com a inauguração, em 2010 de uma maquete pelo Serra. Aquilo foi uma molecagem, consciente ou não, mas sem consequências.

    O episódio de ontem, da inauguração solene-festiva de um quebra-galho desesperado para adiar uma tragédia inevitável, foi um tapa na cara dos cidadãos medianamente inteligentes que moram neste Estado de São Paulo.

    Um deboche, talvez involuntário, feito por quem perdeu o controle de seu papel de governante e que perdeu tambem o senso do ridículo. Estamos na iminência de uma tragédia, pô !!

    1. Eminência de uma tragédia!

      Sem dúvida, Mario a situação é precária e seríssima. Fiquei assustada, na segunda -feira ao assistir o Brasilianas.com, onde foi discutido esse lamentável episódio. Torço muito para que providências sejam tomadas pelo governo de S.Paulo e que o povo não seja penalizado tão injustamente. Segundo se ouve, a solução não é de médio prazo. A que ponto deixou chegar esse irresponsável governador e, mesmo assim, aparece na TV com cara de quem nada tem a ver com essa tragédia! 

  27.  
    Esses tucanos são de

     

    Esses tucanos são de lascar. Não seria mais barato e racional retirar a lama do “volume em óbito” do cantareira com uma simples retro-escavadeira?

    Orlando

    PS: o Cleber Altivo, em comentário postado no Coversa Afiada, levanta uma suspeita que me pareceu interessante. O rapaz acredita na hipótese de por baixo da camada do volume morto, estar depositado o cofre com o dinheiro das privatizações do FHC.

    A meu ver, cabe imediata apuração da Polícia Federal. Sem prejuizo para o Senador Alvaro Dias providenciar assinaturas necessárias a instalação de CPI.

  28. Chiii…..lembrei agora

    Chiiii….lembrei agora: é bem possível que logo mais, nas tvs globos da vida, comecem a divulgar que:

     “São Paulo fez a maior obra emergencial de todos os tempos no Brasil, graças ao governo do PSDB “

    Engulam essa !

  29. Com pompa e circunstância, e

    Com pompa e circunstância, e tirando uma “casquinha” da Copa, Alkimin entrega o “ABASTECIMENTO PADRÃO FOSSA”.

  30. A obra não ficou pronta ainda

    Importante dizer que a gambiarra bizarra inaugurada ontem por Alckmin com pompa e glamour, ao contrário do que foi noticiado por vários veículos (em especial a Globo, por meio de uma reportagem absolutamente constrangedora do Rodrigo Bocardi, que elogiava a pontualidade da “obra”), não foi entregue pronta. Apenas 7 das 17 bombas foram instaladas até agora, conforme noticia o Estadão (http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,alckmin-inicia-retirada-do-volume-morto-do-cantareira,1167092,0.htm). No site da SABESP (http://sistemacantareira.com.br/) somos informados a respeito do número total de bombas (e a foto que apresenta o total de tubulações vazias, que não despejam água por não terem bombas, não me deixa mentir). Embora eu já tenha questionado o órgão mais de uma vez sobre a capacidade de retirada dessas bombas, não obtive a resposta. Por meio de algumas pesquisas, cheguei à conclusão de que elas provavelmente têm a capacidade individual de 1,25 metros cúbicos/segundo (na melhor das hipóteses chegando a 2 m3/s). Então a retirada máxima da represa Jaguari, hoje, é de 10-14 m3/s, aproximadamente metade da retirada diária necessária e média (22-25 m3/s). Não colocarei os cálculos aqui por ora mas, em síntese, se todas as bombas não forem colocadas no prazo de um mês, faltará água. E assim como não lemos uma crítica ao “jeitinho” com que essa obra foi feita, nem, tampouco, ao ridículo papel feito ontem pelo governador como inaugurador de obras, provavelmente também não ficaremos sabendo desse risco – apenas se ele for confirmado, talvez a uma semana do início de um eventual racionamento.

    1. Alo Sergio

      Querido Sergio

      Não se desespere com as informações supostamente técnicas e furadas fornecidas por esses caras todos ( governo estadual de SP e midia, sobretudo a rede Globo).

       Fazem parte do  jogo (sujo) que eles jogam, como sempre.

      Sou muito mais velho que voce (vejo pela sua foto) e tambem já me revoltei com as “informações” desses caras. Não adianta rebater com dados técnicos. A mentira deles é premeditada.

    2. Também pensei nisso. Pelas

      Também pensei nisso. Pelas fotos mostrando o bombeamento, a capacidade dessas bombas não parece ser grande coisa. Se a capacidade delas for inferior ao consumo, não vai resolver.

      Mas brilhante mesmo foi a “mágica” da Sabesp, que já adicionou 18% ao sistema Cantareira por conta da capacidade estimada do volume morto, isso sem ter sequer todas as bombas funcionando.

  31. FEBEAPA PAULISTA está uma disputa escandalizada

    FEBEAPA PAULISTA está uma disputa escandalizada entre Alckmin Volume Morto X Haddad Braços Abertos:

    Alckmin faz inauguração vip de bombeamento de lama e cascalho do Volume Morto da Cantareira, o Divisor de Águas AC/DC do Cartel DinásticoTucano.

    Haddad não chegou ao cúmulo FEBEAPA de inauguração vip a la cinismo malufista do patrício, pero si, teve “a ideia brilhante” de instalar gradil publicitário insensato de proteção/exposição/humilhação dos “Refugiados da Cracolândia”.

    A disputa acirrada dos alcaide-mor patrícios promete…( a lenda viva! Maluf é famosa pela corrupção corporativa organizada, pero si, doutor Maluf também é honoris causa do cinismo demagógico populista, aonde tem uma nata insensata sem vergonha de seguidores políticos e governantes).

    pobre população paulista a morrer aos poucos de sede, catinga brava no busão lotado congestionado encoxado e a definhar catatônica impotente frente ao besteirol sem fim… da gestão pública dessa velha caduca teologia política mais perdida que cego em tiroteio do crime organizado avançando territórios feudais de poder e submetendo “corações e mentes” ao seu bestial brutal domínio paraestatal gotham city do país do minha casa minha copa/cozinha 2014 pronta! acabada! pra zé ninguém nem fifa alguma botar defeitos nos malfeitos…

  32. mediocridade com holofotes

    Os coroneis de SP são os piores do Brasil. Só o verniz do marketing paulista tem ares de modernidade.

    O governo do Geraldo é medíocre. A segurança pública é assessorada pelo PCC.

    Quanto a  mídia-empresa nada de novo, sempre presstituta.

     

  33. Confiança total no pig.

    Um ato tão desavergonhado só podia ser perpetrado com a total confiança na atuação do pig. Vai ter que comprar mil novas assinaturas destes jornalões e revistas, quem paga somos nós mesmos, e vai ficar baratinho para o psdb.

    Como esta turma engana o povo! Nas redações, lá entre eles, devem ter dado gostosas gargalhadas do que conseguem fazer com os bobos.

    Mas o que isto tem de seríssimo é que quem o faz já amealhou 68 bilhões. Com empresas capitalistas são exemplares. Max previu tudo e admirava a capacidade do capitalismo, mas não podia prever que vender desinformação valesse tanto.

  34. A INCRÍVELl manchete (UNÍSSONA) do PIG

    “Com volume morto, nível da Cantareira SOBE para 26,7%” (!!!)

    A criatividade (?!) para proteger os tucanos não tem limite algum.

    Aliás, até nisso são incompetentes, perderam a oportunidade de trombetear:

    “Com obra do século de Alckmim, volume morto da Cantareira é de 100%!”

    Ou não é?

    1. eu tenho raciocinio lento

      então explica devagar. e se puder com uma figura junto.

      como pode ter atingido 27% da noite pro dia?? se continuar assim mais três dias e o sistema estará 100% cheio??

      tem mesmo muita mágica tucana nestes números.

      acho que eles querem dizer que a ultima represa do sistema, está agora com esses 27%, visto que não choveu os 8% não podem virar 27% tão facilmente.

      1. Vc quer que eu explique?!

        Pô, Fred, eu sou mágico, mas no sentido de ilusionista, ILUSÃO, tendeu?

        Pra explicar isso só fazendo aquela “mágica de verdade”, que as crianças (e os trolls do blog) acreditam.

        Tá pedindo muito, né?

        PS: a “explicação” (provavemente) é que o “volume morto” representa 18% da represa cheia e com mais os 8,7% que restavam, eles agora dizem que “têm” 26,7%.. Ora, isto sempre esteve lá, não “aumentou”. O que aumentou foi o saque ao resíduo. Resta saber se isso é % de volume ou nível linear, que são coisas muuuito diferentes quanto mais se chega ao fundo em “V”. Enfim, o que importa de verdade é quanto tempo a água dura.

        Sem racionamento (oops, “rodízio”) pra todo mundo.

  35. Um outro comentário

    Um outro comentário necessário é o seguinte: assim como em 2004, conforme belo artigo do Fernando Reinach no Estadão da semana passada (http://www.estadao.com.br/noticias/geral,ressuscitando-morto-com-caneta,1164746,0.htm), o volume morto será ressucitado via canetada. Citando o autor:

    “Mas, se o leitor estiver disposto a ler os jornais da segunda metade de 2003, vai observar que eles se assemelham aos do início de 2014. Anunciam a queda gradativa dos níveis do Sistema Cantareira, que finalmente chega a 0%. Quando atinge o zero, o índice continua a baixar, até atingir -7,3%. Estávamos bebendo do volume morto, recebendo descontos da Sabesp e sendo punidos por desperdiçar.

    Mas, em agosto de 2004, algo estranho acontece nas estatísticas. De repente, o índice pula de próximo a zero para 22%, como se durante uma noite a represa tivesse enchido mais de 20%. A explicação oficial veio em seguida. Com a renovação da concessão da exploração do Sistema Cantareira, com uma canetada, o limite que define o volume morto passou da cota de 829 metros para a cota de 820,80 metros. Com essa canetada, 209 bilhões de litros de água foram ressuscitados e transferidos do volume morto para o volume útil. E a cota que define o início do volume morto foi reduzida em 8 metros. Pronto, no auge da crise, sem gastar um centavo, a Sabesp passou a dispor de mais água para vender aos consumidores de São Paulo. E, com uma reserva maior, a mesma caneta que ressuscitou a água, aumentou a permissão de retirada de água do Sistema Cantareira. O Cantareira, que fornecia 33 mil litros por segundo, passou a fornecer 36 mil litros por segundo.”

    A mágica já foi feita no link que apresenta os dados diários de evolução do Sistema Cantareira: http://www2.sabesp.com.br/mananciais/divulgacaopcj.aspx .

  36. Avisado e alertado

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM EM NEFROLOGIA

     

    COMUNICADO IMPORTANTE PARA AS CLINICAS DE DIALISE DE SÃO PAULO

     

    Prezados(as) Senhores(as),

    O reservatório da Cantareira no Estado de São Paulo está com o volume de água mais baixo da história e para não decretar um sério racionamento de água, devido à escassez de chuva há bastante tempo, o Governador de São Paulo resolveu buscar água do chamado “volume morto”, aquela bacia de água que fica abaixo do nível mínimo de captação. Essa água possui oxigenação baixa e não se renova. É onde se acumulam os sedimentos.

    Mais produtos químicos terão que ser usados nas ETA e o padrão da água vai mudar. Isso pode comprometer o sistema de tratamento de água para hemodiálise.

     É importante que as Unidades de Hemodiálise que estão sendo abastecidas pelo sistema Cantareira sejam alertadas e redobrem sua vigilância. 

    A análise duas vezes ao dia das características organolépticas da água, a dosagem de cloro pela manhã e à tarde na água potável seria o mínimo que eu recomendaria. Ante qualquer alteração na turbidez da água, é fortemente recomendado aumentar imediatamente a frequência de retrolavagem da areia para duas vezes ao dia. 

    Também é importante que se monitore a qualidade microbiológica da água potável duas vezes por mês. 

    A segurança do paciente dependerá (como já depende) ainda mais da qualidade e integridade das membranas de osmose reversa. Portanto, é altamente recomendado que se verifique a porcentagem de rejeição de cada uma delas individualmente e se alguma se encontrar abaixo de 95% (90% em situações normais de “água estável”) que ela seja trocada. Isso é simples de monitorar.

    Finalmente, e tendo como base o Decreto 5440 de 4 de maio de 2005  (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5440.htm) é fortemente recomendado que cada Unidade de Hemodialise formalmente comunique a SABESP (no caso de SP) que há uma Unidade de Hemodialise e que a qualidade da terapia e segurança dos pacientes dependem também da qualidade e da estabilidade físico química da água fornecida por aquela Agencia.

    *Mais informações e esclarecimentos:

    Carmine Maglio Neto

    Mobile +55 11 993799940

    skype carmine.maglio

    http://www.soben.org.br/noticias/1/comunicado-importante-para-as-clinicas-de-dialise-de-sao-paulo/006f52e9102a8d3be2fe5614f42ba989

  37. Sob holofotes, com verniz

    No governo do Geraldo só não falta verniz pra cara de pau.

    A mídia-empresa continua a mesma de sempre PRESSTITUTA.

  38. Cantareira

    Quanta asneira, de novo, sugiro que vejam a entrevista na CBN do superintendente da Agencia Nacional de Agua. Outro ponto sugiro que toda bancada de SP senadores e deputados façam urgente uma movimentação para que do fundo de estados e municipios boa parte venha para SP e não para o Norte e Nordeste como ocorre. O resultado é que do IR e IPI areecadado no Estado de SP nada fica aqui, pois 50% vai para o fundo dos estados e municipios (do qual nada vem para SP) os outros 50% vai para a Uniião que nada manda para o estado de SP, alem disto recebemos milhões de nordestinos no Estado. Sem dinhiero não dá.

    1. Prezado odilon

      Prezado odilon

      Uma boa ideia seria jogar todos os milhões de  nordestinos que estão em  São Paulo dentro da represa. Assim, o volume do sistema Cantareira subiria e o seu problema com os nordestinos estaria resolvido. A única dificuldade seria a poluição do sistema. Mas nada que um pouco de cloro não resolva.

      Aposto que nessa ideia o Alckimin não pensou (ainda).

    2. então, isso é justiça

      a riqueza produzida pelos nordestinos em sampa está sendo investida na terra deles. quem sabe um dia essa terra deixa de ser só desgraça e possam ter a alegria de abandonar sampa e voltar para o sertão.

  39. “Inclua nas estatísticas

    “Inclua nas estatísticas gerais de obras programas que nada tenham a ver com investimentos públicos, como financiamentos habitacionais.”

    Bingo! É o PAC!

    “Melhor do que esse episódio foi apenas José Serra, na campanha de 2010, inaugurando uma maquete”

    Esse foi duro mesmo! Mas as inaugurações de terraplanagens pelo País chegam perto!!

  40. Como será que calcularam estes fantásticos 26,7%? Linear?

    Não ficarei surpreso se o s 26,7% da “subida” foram calculados como abaixo:

      

     

    1. Alguém sabe como embutir um .jpg, .doc ou uma figura do Word?

      Desculpem, fiz a figura no Word, mas não soube colar aqui. 

      Mas o raciocínio é simples: se qualquer leito de rio ou vale de represa, tipicamente tem forma em “V”, é óbvio que se alguém medir o nível com uma régua vertical (linear), 26,7% de uma escala qualquer vão representar muito mais do que o volume real de água (uma fração), conforme o nível se aproxima do bico do “V”.

      Se alguém me ensinar, insiro a figura, embora nem seja tão necessário.

      Talvez para trolls e coxinhas.

  41. Obra “salvadora” …

    O grande barato (de $ 80 milhões) desta obra é que ela não salva a população paulista.

    Mas provavelmente salva a campanha eleitoral dele.

    No talo do ralo!.

  42. Conforme já denunciado pelo

    Conforme já denunciado pelo Fernando Brito do “Tijolaço”, para piorar a situação, pode ser que a obra(!?)  tenha que ser refeita, caso ocorram as chuvas esperadas no final do ano.

    Apareceu a “gambiarra” hídrica de Alckmin

    Link: http://tijolaco.com.br/blog/?p=17420

    Vejam parte do texto:

      (…)

    Obras que merecem o nome de “gambiarra”: por conta da pressa, são extremamente mal feitas e imprevidentes diante das necessidades futuras.

    E não é porque nem todas as bombas estão instaladas, até porque o bombeamento vai começar em quantidades menores do que as que serão necessárias no “pico” do esvaziamento do reservatório.

    Não foi aberto um canal de derivação e um “lago” para a instalação das tomadas d”água das bombas, de forma que se pudesse, quando chegarem as chuvas e o nível subir, manter íntegras as instalações para novo uso, em caso de necessidade.

    E isso é mais do que adequado, uma vez que, com chuvas normais, o nível do reservatório subirá e não sobrará quase nada da estrutura que foi montada.

    Portanto, com uma nova (e quase  inevitável, ao menos em 2015) necessidade de bombeamento, vai ter de se esperar a água baixar de novo a níveis dramáticos, porque tudo o que foi feito estará embaixo de água.

  43. Lata d’agua na cabeça, lá vai Geraldo, lá vai Geraldo

    Lá vai Geraldo, lá vai Geraldo!

    16 de maio de 2014

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=0DVO78vsuiA%5D

     

    Geraldo resgata as mais legítimas tradições da nossa gente, valorizando a cultura e o folclore popular com a tradicional lata d’água na cabeça.

    latadalckmin

     

    http://www.hariovaldo.com.br/site/2014/05/16/la-vai-geraldo-la-vai-geraldo/

  44. Será que a tragicomédia paulista um dia tem fim ?

       vamos ver conservadores paulistas tomando banho de lama podre mas mantendo a pose de superioridade pra cima dos nordestinos, será que esse “governador” vai ser reeleito pelo volume morto de São Paulo ? mas se não for eu até vou ter pena do Padilha, o PT mais uma vez vai ter que se virar pra limpar todo esse barro que os tucanos deixam pelo caminho.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador