Em visita à Noruega, Temer comete gafe e é cobrado sobre corrupção

temer_noruega27_beto_barata_pr.jpg
 
Foto: Beto Barata/PR
 
Jornal GGN – Em sua visita diplomática à Noruega, o presidente Michel Temer foi cobrado sobre a corrupção no Brasil e cometeu uma gafe ao dizer que iria se reunir com o rei da Suécia, quando, na verdade, vai se encontrar com o norueguês Harald V.
 
Temer realizou uma coletiva de imprensa com a primeira-ministra do país escandinavo, Erna Solberg, que mostrou preocupação com a Lava Jato e disse que “é preciso fazer uma limpeza e encontrar uma solução”, pontuando também que o país passa por “turbulência” e vive um período desafiador.
 
Já o peemedebista afirmou que a s instituições funcionam com liberdade e que a democracia está “plantada” no Brasil. “A democracia é algo plantado formalmente pela Constituição e praticada na realidade”, disse. “Não é sem razão que as medidas tomadas são amparadas pela Constituição, prestigiadas e incentivadas pelo governo”.

 
Empresas norueguesas estão sendo investigados sob suspeitas de pagarem propinas para ex-diretores da Petrobras como Jorge Zelada, ligado ao PMDB. 
 
De acordo com Jamil Chade, correspondente do jornal O Estado de S. Paulo, o ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, disse que não ouviu Solberg falar em Lava Jato. Imbassahy também afirmou que o presidente está “sereno” diante de uma possível denúncia do Ministério Público Federal. 
 
Nesta quinta-feira (22), o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), disponibilizou uma cópia digital do inquérito contra Temer, dando um prazo de cinco dias para que a Procuradoria-Geral da República apresente sua denúncia. 
 
“Vamos esperar e, se sair a denúncia, veremos os autos para tomar as medidas”, disse Imbassahy, que acredita que o processo no STF não vai atrapalhar as votações no Congresso. 
 
Ao falar separadamente com a imprensa brasileira, Temer não falou sobre uma eventual denúncia e ressaltou que só comentaria sobre sua viagem diplomática. 
 
Solberg também cobrou o presidente sobre o desmatamento no Brasil, mostrando preocupação com “forças que querem reduzir” a proteção ambiental. Também confirmou que irá reduzir o envio de dinheiro da Noruega para o Fundo da Amazônia. 
 
Ainda de acordo com Jamil Chade, Temer teve que ser ajudado pelos seus ministros para lembrar do nome do parque nacional que foi ampliado durante sua gestão. 
 
Na semana passada, Vidar Hegelsen, ministro do Meio Ambiente da Noruega, manifestou dúvidas sobre a continuidade e a utilidade do Fundo Amazônia em carta para seu colega brasileiro, Sarney Filho,  citando as alta das taxas de desmatamento e as propostas no Congresso que enfraquecem a  proteção ambiental no país. 
 
Temer foi recebido com protestos de ambientalistas ao se encontrar com Solberg. Os ativistas criticam o aumento do desmatamento no Brasil e pedem respeitos aos direitos humanos e aos povos indígenas. 
 
Assine
Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não me agrada esse tipo de

    Não me agrada esse tipo de cobrança feita pela primeira ministra da Noruega, um país que, dizem, quase não tem corrupção. 

    O Brasil está por baixo, no chão. Daí, a valentia, o rigor na condenação da corrupção brasileira.

    Quero ver idêntica valentia para condenar as barbáries que os paises centrais, membros da OTAN, praticam e patrocinam pelo mundo, com corrupção de grande monta no meio.

    1. Noruega corrupta

      Concordo com você, e digo mais, a empresa estatal de petróleo norueguesa, a Statoil, se aproveitou desse governo corrupto para comprar a preço de banana o campo Carcará do Pré-Sal.

      É um golpe em que pode ter metido a mão, fácil, em US$ 10 bilhões.

      A Noruega se aproveitar de um golpe de estado promovido por corruptos para adquirir ativos pertencentes ao povo brasileiro é ou não um ato de corrupção (ativa!)?

      Na minha concepção moral, sim!

      1. Pois é.
        É equivalente à

        Pois é.

        É equivalente à pessoa que condena veementemente o roubo, mas compra um objeto de valor roubado, aproveitando a pechincha, o precinho.

        1. Isso mesmo

          Também acho que isso é puro jogo de cena. Mas não por simplesmente achar. Explico.

          A Erna Solberg que apareceu ao lado de Temer é a mesma que aparece na capa do site da mineradora norueguesa Hydro http://www.hydro.com ao lado da Angela Merkel, comemorando o desenvolvimento de uma liga utra-leve de alumínio para uma nova geração de automóveis. Mas o que isso tem a ver com a conversa? O alumínio é produto da bauxita, e de onde vem a bauxita? Acertou quem disse que vem do Brasil. A empresa Norsk Hydro Brasil Ltda, não satisfeita com as diversas plantas de mineração instaladas no país, pretende ainda minerar uma região em Minas Gerais onde se localiza um dos parques mais belos e mais visitados do estado, o Parque Estadual de Ibitipoca. Há cerca de 25 pedidos de autorização de pesquisa feitos pela Norsk Hydro Brasil no sistema sigmine do DNPM, envolvendo três municípios do entorno imediato do Parque. Qualquer relação das atividades mineradoras da forma como elas são feitas no Brasil com a falta de água que ameaça o país não é mera coincidencia. O exemplo mais recente é o que acontece em Conceição do Mato Dentro, região da Serra do Cipó em MInas Gerais. Lá, a mineradora AngloGold instalou atividades que causam hoje diversos problemas socioambientais, entre eles o mineroduto de 500 kilometros que conduz o minério com água até um porto no Espírito Santo!. Mas isso não aparece no Jornal Nacional, é claro. Ou será “tribunal ” nacional?

          E assim ficamos com a falta de água, com as crateras e os rios destruídos, enquanto empresas “boazinhas” como a Hydro, de países “bonzinhos” como a Noruega, veiculam pela grande mídia a notícia que vai diminuir o montante dado para a “preservação” da floresta amazônica.

          1. Informações muito, muito

            Informações muito, muito importantes e elucidativas, CarlosEd.

            Nunca me enterneci com esse apego da gringolândia por nossa floresta amazônica  e por nossos índios. Com suas informações, percebe-se que não estão nem aí para devastação de meio ambiente e para os povos nativos. Trata-se, tão somente, da riqueza que querem explorar. E a amazônia, segundo nosso comandante do exército, vale muito. Quem sabe se os artífices do golpe não incluiram no pacote aquilo que sempre foi tratado como teoria de conspiração: a internacionalização da Amazônia. Já começaram a fazer treinamento militar por lá…

          2. Pois é, Jaide
            Creio que o

            Pois é, Jaide

            Creio que o treinamento militar começa em novembro na amazônia, mas a meu ver não há dúvidas que tem grana muito alta e minérios muito valiosos envolvidos nessa visita do Temer à Noruega e nessa fala do governo norueguês sobre os recursos para a Amazônia.

             

  2. É jogo de cena.

    Isto é jogo de cena.

    Os noruegueses foram os primeiros beneficiários da privadoação do pré-sal pelo desinterino temer.

    Aliás, sintomática a primeira viagem do temer ser à Noruega. Será que foi buscar a comissão?

  3. Comentário.

    Epatovixe, o amigo do meu fígado, declarou que, se tem empresa norueguesa corrompida, então, na Noruega, tem corrupção. Ele é meio óbvio e não é muito fino. Talvez goste de boxe, nunca perguntei.

    Mas eles, empresários e governo, manjam de pré-sal quanto o Pedro Parente (pode ser abjeto, mas burro esse cidadão não é, melhor não subestimar), como vcs podem ver em: https://blogg.hioa.no/industrybrazil/files/2017/02/Paper-Helge-Ryggvik-Brazil-seen-from-Norway.pdf.

    Mas a Noruega tem problemas de soberania, como o Brasil.

    Aquele agente da CIA no Brasil poderia falar um pouco da Operação Gládio, que ocorreu durante a Guerra Fria.

    E nada me tira da cabeça que o maior fomentador do tráfico internacional de drogas é a CIA. OK, é outra coisa, nada a ver com o tema. E isto é especulação da minha parte, admito.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador