Esta guerra precisa de um novo campo de batalha, por Alexis

Esta guerra precisa de um novo campo de batalha

Por Alexis

Tem gente exigindo da Dilma muito mais do que a Democracia atual no Brasil lhe conferiu. Talvez se ela agisse como Maduro, na Venezuela, mandando prender alguém, seria então mais respeitada?

A Democracia brasileira é até agora feita para: a) mostrar ao povo (apenas simular) que existem alternativas de poder no plano Executivo; b) para distribuir homeopaticamente o poder político entre dezenas de partidos e de interesses – gerando a torre de babel tupiniquim, e, finalmente, c) para manter o verdadeiro poder global e suas ramificações brasileiras (econômico, financeiro, midiático, militar, jurídico e etc.), nas mãos das mesmas poucas famílias e oligarquias de sempre, há 500 anos, hoje com capital em Miami.

A batalha política, agora “judicializada”, é travada aqui, mas dirigida desde fora do Brasil, onde as vitimas são apenas aquelas desavisadas que ainda tinham interesses o patrimônio no Brasil. Pegam alguns apartamentos, algum carro importado, enquanto os 520 bilhões de dólares ficam intocados.

Depois que o esquema da Petrobrás (e outros menores antes deste) começou a ser desvendado, o PT ficou mesmo num vácuo, pego como “penetra” pobre em festa de bacana. Não bastou a “carta aos brasileiros” de 2002 para ser admitido naquela festa. Agora as dondocas gritam mandando o PT embora, assim como o “vtnc” à Dilma nas olimpíadas ou como aquela senhora xingando o ex-Ministro Mantega dentro de um hospital.

O PT, apenas dominando (embora parcialmente) o poder Executivo, fica gradativamente sem financiamento para campanhas e sem força econômica para manter a sua estrutura política, que permitiria, no campo de batalha atual, batalhar pelo poder político no Brasil contra o enorme poder global que controla o mundo (em nome do povo?). Pior ainda, perde muita moral, ao ter tentado combater politicamente os seus adversários com as mesmas ilegítimas armas.

O PT não terá muitas condições para disputar contra a direita (vaquinha de operário pobre contra contribuições de multinacionais), se o campo de batalha político for o mesmo. Por causa da abertura da panela da corrupção geral no Brasil, o PT pragmático perde mais, pois, a direita neoliberal terá o seu eterno sustento do poder econômico global, de outras múltiples formas. Sempre haverá uma “Neca”.

Tirando a parcela de horário político que lhe corresponde na TV, o PT está saindo gradativamente da serie “A” da política, da rodas de poder, da influencia, tendo que voltar às suas origens, na rua, do lado do povo, do lado do PCdoB, do PSol e outros. O PT deixará de ser o irmão siamês da direita convencional (tucanos e DEM) e do grupo da Marina (como falava a Luciana Genro), e terá que voltar a sua tentativa de chegar ao poder, desta vez ao verdadeiro poder, rompendo os paradigmas atuais.

Países que aprofundaram a relação com o povo, como Venezuela e Bolívia, as esquerdas chegam ao poder com legislativo majoritário e, inclusive com apoio das suas forças armadas. Assim e tudo a luta tem sido dura para avançar. Imaginemos aqui no Brasil, sem maioria no legislativo e sem a participação efetiva das FFAA.

O novo campo de batalha seve ser traçado na rua, compactuando com forças que ainda amam o Brasil e o seu povo, como as FFAA (ver interessante texto do André Araujo noutro post). A esquerda deve pressionar, nas ruas, por reforma política real e efetiva. No contexto dessa nova reforma, poderá surgir um verdadeiro poder popular, com executivo e maioria do legislativo. Juto com as Forças Armadas, sindicatos e organizações civis, deverá enfrentar, combater e, desta vez com maiores chances de ganhar, contra o PIG, contra o poder econômico global e contra os poucos maus brasileiros que roubam as riquezas nacionais, a conta gotas.

Redação

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Alexis concordo em parte com

    Alexis concordo em parte com sua análise. Causa espanto que o PT ainda seja visto como irmão siames do PSDB e do PMDB e ao mesmo tempo despertar o ódio das classes dominantes, dos mais abastados, do que ainda usam termos como Terceiro Mundo para referir-se ao nosso país. O PT ter conseguido ficar po 16 anos no poder pode ser considerado um milagre. Alguns podem associar isso apenas aos malfeitos do partido que tem “sede de poder”. Essa tal sede de poder a qual o PT é acusado é uma das facetas mais hipócritas dos analistas políticos, pois política é isso, todos querem chegar ao poder.

    E 2018 aguardo um cenário bem disputado e com consequências inimiagináveis. Temos de pensar o modelo de funcionalismo público no país. Temos que fazer com que bestas quadradas parem de agir como tais e começem a ser menos estado-dependentes. Os meritocratas deverão, de fato, pararem  com a atuação parasitária do Estado que drena muito mais que qualquer benefício social.

    Bem, isso tudo é esperança demais para quatro anos. Precisamos de no mínimo mais um século para deixarmos a síndrome de Demóstenes, que podem muito bem ser chamada de síndrome de Agripino, Aécio, Caiado. Aquela que tem como característica principal o compabte a corrupção alheia.

     

  2. Bem só pelo fato do Alexis

    Bem só pelo fato do Alexis fazer menção à Venezuela como algo positivo a gente ja sabe que trata-se de um texto delilrante.

    Na Venezuela nao ha democracia ( nao que tivesse antes no sentido real do termo) porem isso nao legitima alguem ter o despudor de apontar essa naçao infeliza governada por LUNATICOS como referencia para algo bom.

     

    1. Não fiz juízo de valor

      Embora eu defenda o Governo da Venezuela, neste caso apenas mencionei a hipótese da Dilma tiver mais poderes e espaço de ação. Hoje ela parece tutelada demais por outros poderes.

    2. Quem disse que não há

      Quem disse que não há democacia na Venezuela? Nenhum outro país do mundo teve tantas eleições em tão pouco tempo quanto na Venezuela. E eleições fiscalizadas por organismos internacionais. E além da votação digital, como no Brasil, há um processo paralelo de apuração dos votos colhidos em cédulas – percentual expressivo é apurado em zonas eleitorais escolhidas por sorteio. A imprensa de lá, ao contrário do que dizem, é livre e tão golpista quanto a brasileira. A diferença é que lá o governo não assiste a tudo em silêncio. Ele tem seus próprios instrumentos, criou mídias alternativas e usa a rede de rádio e TV quando precisa – o que é um direito constitucional. Se os chavistas conseguiram maioria no congresso e produziram uma constituição mais avançada isso não significa que seja ditatorial, pois ninguém questiona as constituições conservadoras aprovadas por eventuais maiorias de direita pelo mundo afora. Por que não é considerado como ditadura um país como os EUA que exportam guerra e divisão entre povos do mundo inteiro? Que não respeitam as decisões da ONU quando não lhe interessa? Que mantém uma Guantânamo em Cuba para torturar presos políticos? Que em nome da cassa aos terroristas aboliu boa parte dos direitos individuais e humanos? A direita venezuelana, com apoio dos EUA e da direita do mundo inteiro faz de tudo para derrubar os chavistas, seja pelo voto ou através de golpes. Como é que as pessoas esperam que o governo reaja? Que fique calado como o governo brasileiro? Que coloque no STF deles algum Fux ou Joaquim Barbosa ou mesmo Tófoli, para depois perseguirem o governo e fazer o jogo da mídia golpista? Por isso, não tenho o menor receio em afirmar que a Venezuela é um dos países mais democráticos do mundo.E tem um governo que honra a maioria do povo pobre que o elegeu.

    3. Este Leonidas está tão

      Este Leonidas está tão infectado pelo PIG que fica repetindo esta balela de Venezuela e não percebe que estão tentando transformar o Brasil el algo como Honduras e Paraguai.

      Tem um vídeo no youtube onde alguém(não lembro o nome, se alguém souber, informe em resposta a este comentário) que sabe muito mais sobre a Venezuela do que nós dá uma aula em alguém também influenciado pelo PIG internacional sobre o que é uma democracia.

       

  3. No fundo, o PT se acovardou e

    No fundo, o PT se acovardou e deixou de travar a luta política contra as elites dominantes e sua mídia golpista. O resultado disso é que, enquanto produziu importantes conquistas sociais, ficou mudo no combate político, deixando para a mídia o trabalho diário de “ganhar consciências” para as teses neoliberais e neofascistas. O fato de não ter maioria no congresso e não contar com as Forças Armadas não justifica a omissão do PT nesse enfrentamento com a mídia da direita. Pelo contrário: deveria exigir mais do PT, que foi depositário de grandes esperanças. Mesmo as questões morais, ou falso moralistas, como o mensalão e o escândalo na Petrobras, seriam facilmente combatidas se o PT fosse para o combate. Denunciasse as farsas, a desproporção entre o que a mídia dizia e o que aconteceu de fato, a blindagem dos tucanos e dos escândalos nos quais eles estão envolvidos.

    Este combate político aberto só acontece a cada quatro anos, em forma de marketing eleitoral, no horário gratuito, o que é extremamente despolitizante, pois no dia a dia do cidadão comum ele é bombardeado pela direita que controla toda a mídia. O governo federal, ao invés de criar alternativas de mídia, financiando projetos alternativos, o que fez foi reforçar o caixa um, dois e três dos barões da mídia, todos eles comprometidos com o golpismo e com os interesses da oligarquia internacional e seus associados locais.

    O caminho das alianças à direita e ao centro que o PT se viu forçado a fazer para governar não justifica também a ausência de combate político e ideológico. O PT se autopuniu ideologicamente para se mostrar aceitável para as elites que só o queriam como enfeite, jamais como protagonista. Esta autopunição e imposição do silêncio começou internamente, quando o PT praticamente colocou pra fora do partido várias correntes mais à esquerda, que podiam até cometer excessos e defender teses além dos projetos possíveis, mas pelo menos nunca deixaram de travar o combate político e ideológico com a direita.

    Ao se punir e silenciar internamente, o PT transferiu para a realidade externa esta mesma postura e acabou silenciando ante aos ataques da mídia golpista, que cresceram cada vez mais, na medida em que o PT e o governo federal afinavam.  Se agora o PT for derrotado, principalmente se for nas urnas, sofrerá a derrota mais vergonhosa, que é a derrota sem luta. Lula, nos últimos meses, finalmente, tem sido uma exceção à regra. Tomara que o PT de Lula consiga renascer,  pois será melhor para a democracia brasileira. E que outras forças de esquerda também amadureçam e se fortaleçam.

     

  4. 520 BILHÕES DE DOLARES FORA

    520 BILHÕES DE DOLARES FORA DO BRASIL – Já escrevi aqui  tantas vezes que perdi a conta. Mas continuam repetindo.

    1.Esse numero é falso, vou repetir, COMPLETAMENTE FALSO. Não existe esse valor depositado no exterior por brasileiros . Hoje no mundo NÃO HA´DINHEIRO ESCONDIDO, é tudo controlado.

    2.Esse numero veio de uma ong qualquer e refere-se a SOMA DE REGISTROS CONTABEIS DE ATIVOS EM OFF-SHORES de paraisos fiscais. ISSO NÃO É DINHEIRO DEPOSITADO. Todas as grandes e até medias empresas brasileiras tem firmas off-shores que são mecanismos de planejamento corporativo, tributario, cambial, de emissão de bonds, de ações, de gestão de participações acionarias, quem controla grandes grupos brasileiros são off-shores,

    mas que são apenas mecanismos no fim dos quais estão os proprios donos brasileiros conhecidos. Por exemplo, o grupo JBS, tão proximo do PT, é controlado por uma off-shore do Delaware, nos EUA, isso é normal e comum,

     

    por multiplas razões, nessas firmas existem lançamentos graficos DE DIVIDAS, ATIVOS, PARTICIPAÇÕES, são registros contabeis, não é dinheiro depositado de ricos gananciosos, são movimentos de fundos, saldos de exportação legitimos e legais, empresas brasileiras tem 300 BILHÕES DE DOLARES de investimentos no exterior, ficam estacionados nessas offi-shores, não é DINHEIRO ESCONDIDO. Leigos, ignorantes desconhecem como funciona o mundo empresarial e são vitimas de demagogos esquerdoides que inventam essas lendas e mitos, isso é coisa velha.

    3.Empresas como VALE, PETROBRAS, EMBRAER tem dezenas de off-shores onde estão parqueados ativos no exterior, é só lançamento, não é dinheiro vivo depositado, é SISTEMA operacional, não é dinheiro do bacana de Ipanema, é circuito de fundos que fazem as empresas serem vendidas, fusionadas, divididas.

    4.Ativos liquidos, quer deizer, depositos são a cada dois anos levantados pelo Banco de Liquidações Internacionais da Basileia, o valor que brasileiros tem depositados é muito menor, menos de 100 bilhões de dolares, grande parte absolutamente legalm de capital de giro de empresas, PERFEITAMENTE LEGAIS.

    Todo MOVIMENTO financeiro em off-shores é hoje CONTROLADO, não existe dinheiro escondido, em paraisos fiscais não fica nada, SÓ O REGISTRO CONTABIL, o dinheiro de verdade não fica um segundo nas Ilhas Virgens Britanicas, Cayman ou Ilhas Jersey, o dinheiro é investido em Nova York e Londres, absolutamente controlado pelo Tesouro americano ou britanico, rastreado pelos fiscos, acabou a conta secreta, não tem mais sigilo bancario para o fisco.

    Eu sei que não adianta nada, os Alexis da vida continuam achando que os brasileiros tem 520 bilhões escondidos

    no Caribe ou no Luxemburgo, mas eu não desisto de recontar a estoria, me arrepia ver essa ignorancia repetida.

     

    1. Acho que você está errado André

      Brasil possui, legalmente quase 400 bilhões de dólares depositados fora do Brasil. Os depósitos ilegais levam esta suma para mais de 520 bilhões.

      http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/02/1594644-entrega-da-declaracao-de-capitais-brasileiros-no-exterior-vai-ate-abril.shtml

      http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/senadores-falam-em-anistia-para-quem-tem-dinheiro-ilegalmente-no-exterior/

       

      1. De onde vc tirou essa cifra

        De onde vc tirou essa cifra de 400 bilhões de dolares? Os numeros estão disponiveis no levantamento do BIS a cada dois anos, não chega remotamente perto disso, a menos que vc inclua as reservas internacionais. Os valores em DEPOSITO são basicamente de empresas como Vale, Petrobras, BR Foods, Gerdau, não são dinheiro de pessoas fisicas, é capital de giro dessas empresas.

          1. Meu Santo Antão, a materia da

            Meu Santo Antão, a materia da FOLHA se refere a CAPITAIS BRASILEIROS NO EXTERIOR, investimentos de empresas e pessoas fisicas no exterior segundo os registros do BANCO CENTRAL, não tem nada a ver com dinheiro em contas secretas de brasieiiros em paraisos fiscais. Esse valor REGISTRADO NO BANCO CENTRAL é ASBOLUTAMENTE LEGITIMO, TAXADO, CONTABILIZADO não é dinheiro escondido do que trata a materia dos tais supostos 520 bilhões.

            O grosso desse CAPITAL BRASILEIRO NO EXTERIOR é de multinacionais brasileiras, como PETROBRAS (Pasadena), VALE, que tem só na International Nickel  do Canada  US$17 bilhões, do Banco do Brasil, que tem mais de US$40 bilhões

            na agencia-mãe de Nova York, do Banco Itau que tem só na Argentina mais de US$3 bilhões, é o 4º banco da Argentina, do Bradesco Nova York, que tem lá mais de US$10 bilhões, da Camargo Correa Cimentos, que tem na Loma Negra da Argentina US$1,5 bilhões e na CIMPOR de Portugal US$3 bilhões, da EMBRAER, que tem nos EUA e China mais de US#2 bilhões, são investimentos  que fazem parte da INSERÇÃO GLOBAL das empresas brasileiras, isso não é DINHEIRO ESCONDIDO SECRETO no sentido que vc citou no artigo, é DINHEIRO DE PLENO CONHECIMENTO  do Governo brasileiro, porque favorece as exportações e financiamento da economia brasileira a partir do exterior, não é dinheiro de FUGA DE CAPITAIS, que é coisa completamente diferente e faz parte do levantamento do BIS que já citei.

            Quem mistura essas duas contas não está entendendo coisa alguma do assunto.

             

          2. Andre, estas (e muitas
            Andre, estas (e muitas outras) cifras são citadas aqui ad nauseum como se fossem verdadeiras e como se fosse dinheiro espúrio. E o pessoal sai replicando, acusando e nomeando, com a melhor das intenções, claro. Nestes “tempos judicialistas” é sempre recomendável redobrar os cuidados com o que se escreve e cuidar da acurácia da informação. Obrigada por esclarecer.

          3. AA acha tudo bem?

            Somente no escândalo do Banestado de Paraná, no período de FHC, são contabilizados mais de 100 bilhões de dólares que saíram para paraísos fiscais.

            http://www.cosif.com.br/publica.asp?arquivo=cpi_asf_030730

            São mais ou menos 20 mil pessoas físicas que estão sugando o Brasil.

            Sobre a VALE, 17 bilhões foi o custa daquela aventura de comprar a INCO, no Canadá.

            Anualmente, são quase 20 bilhões de dólares de turistas visitando o Pado Donald.

            As perdas internacionais continuam aumentando, e você acha tudo certo?

            Tem que parar com isso.

    2. Bom, não sei, André. Se não

      Bom, não sei, André. Se não há dinheiro escondido, não haveria razão para um escândalo como o Suissleaks.

      1. Eu não disse que não há

        Eu não disse que não há dinheiro escondido. Eu disse que o numero de 520 bilhões está errado, agora já vi porque confundem, estão somando 400 bilhões de investimentos de multinacionais brasileiras no exterior como se isso fosse dinheiro escondido.

  5. Para onde vamos?

     

    Para onde vamos, Dilma: fundo do poço ou poço sem fundo?

    Blog Balaio do Kotscho

    http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho/2015/02/28/para-onde-vamos-fundo-do-poco-ou-poco-sem-fundo/

    ……………………………………………………………………………………………………………

    O governo Dilma-2 está cavando a sua própria cova desde que resolveu esnobar o PMDB, e não adianta Lula ficar pensando em 2018 porque, do jeito que vamos, o país não aguenta até 2018.

    Nem Dilma, em seus piores pesadelos, poderia imaginar este cenário de terra arrasada _ ou não teria se candidatado à reeleição, da qual já deve estar profundamente arrependida.

    Vida que segue.

  6. definir “campo” e “guerra”

    É preciso deixar bem claro o que se está dizendo ao usar termos como “Guerra”. Milhares pelas redes sociais já estão acusando o Lula de ter conclamado a Guerra Civil e estar incitando a violência. os ânimos estão tão acirrados que muitos perderam a capacidade de interpretar, ou sequer identificar, as mais elementares metáforas. E está acontecendo com pessoas de todas as orientações ideológicas.  Continuamos falando em “Guerra” e uns malucos saem dado tiros pelas ruas. Falta pouco para que a falta de noção generalizada chegue lá.

    1. O texto surgiu a raiz de post sobre FFAA

      Seguindo uma linha de pensamento do AA, em relação à aproximação com as FFAA

      Nada bélico, mas apenas dentro de um contexto de discussão.

      Tem razão em questionar e peço desculpa pelos termos usados.

      1. Agradeço a atenção. Tenho

        Agradeço a atenção. Tenho certeza que não houve mã intenção, afinal, como citei, são metáforas das mais elementares, que fazem parte do nosso dia a dia. Mas a capacidade do inimigo de distorcer o que é dito é infinita.

  7. Eu como  votei em Dilma e

    Eu como  votei em Dilma e estou com Dilma, vou até 31/12/18 com Dilma, pela democracia e pelo bem do Brasil.

     

    O resto é trairagem!!

  8. A militância do PT não pode repetir o mesmo discurso

         Desculpe-me, mas não concordo com sua análise.

         A militância do PT parace insistir na tese da falta do poder petista, no poder das elites e da mídia.

         Porém, se esta análise for verdadeira, há duas conclusões diretas e simples: a primeira, que o pT deveria abdicar da política e buscar uma revolução, pois se com doze anos de gover foi incapaz de fazer qualquer mudança neste cenário, ou é muito incompetênte ou é impossível. Na primeira hipótese desaparece, na segunda só lhe resta outro caminho.

          A segunda, que o povo brasileiro é burro e inacapaz de lutar pelos seus direitos. Novamente as opções petistas ficam muito limitadas, até porque revolução sem povo contra poderosos vai ser muito difícil de dar certo…

          Ou seja, se isso fosse verdade, adeus PT e adeus Brasil, pelo menos um país idependente e com um mínimo de justiça social.

          Porém acho que o próprio Lula cansou de dizer que não era, seja com seus avanços sociais, seja com seus postes eleitos.

          A questão toda é que a elite não tem voto. O povo tem voto e vota com o PT quando o PT apresenta uma possibilidade de melhora ou pelo menos apresenta algo mais do que os outros. Porém, o PT – ou melhor o Lula e a Dilma – foram incapazes de entender algumas das partidas jogadas.E a Dilma parece estar desaprendendo e entendendo cada vez menos. O mensalão, com a conversa do Fuz matando no peito mostra muito bem isso. O Táfolli brincado de golpe também e isso só para ficar no Supremo e em duas indicações que muita gente questionou, menos os petistas… Um minsitro da justiça incapaz até de ser caricato pois ao nada fazer, não aparece. Não vou falar na economia, mas bastar ler os artigos do Nassif nestes anos para ver o desespero dele com a perda de momentos importante, seja com câmbio, se com outras medidas.

         Porém para a militância nada aconteceu, tá tudo ótimo e o resto é invenção da mídia. isso porque o PSDB com sua habitual incopentência, é uma oposição quase não caricata quanto o ministro da justição. Com a diferença que de vez em quando faz alguma coisa e vira caricatura. Mesmo assim, a oposição é tratada com ódio, como se o PT na oposição não tivesse feito muito mais e criticado tudo e todos que não fosse do partido.

         Tudo isso para dizer que o PT tem culpa no que acontece. Cometeu erros e parece não conseguir admití-los. A presidente está completamente perdida, mas se discute que a oposição é a culpada e que o PT deve voltar às ruas e o povo? Que tal discutir sobre governar e, principalmente, continuar a modernizar o país?

  9. gostei da análise do

    gostei da análise do articulista.

    acho que o pt deveria batalhar mesmo para hegemonizar o

    poder político e, se possível, economico

    (o que já é querer demais, né…)…

    mas pelo jeito a formula do paz e amor se esgoutou…

    ou não?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador