Exclusivo: por que Lula não aceitou ser ministro, por Ricardo Amaral

Por Ricardo Amaral
 
Ao recusar um posto no ministério da presidenta Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula produziu um raro momento de grandeza na cena política brasileira. Lula considera indigno de sua história buscar, no foro privilegiado, o salvo-conduto contra as arbitrariedades da hora. Virar ministro seria criar um constrangimento para o governo e para a presidenta. E isso Lula não fará jamais. É assim que se comporta um líder, que não precisa de cargos para exercer a política e dispensa refúgio para a dignidade afrontada.
 
Na plena vigência do estado de direito, Lula não teria nada a temer. Não cometeu nenhum crime, antes, durante ou depois de governar o País. Sua atividade como palestrante é o resultado da projeção internacional que conquistou. Recolhe impostos pelo que ganha licitamente. Não faz lobby, consultoria nem intermediação de negócios. O Instituto Lula não recebe dinheiro público, nem direta nem indiretamente. Mas, e daí?
 
No ambiente de terror policial insuflado pela oposição e pela mídia, Lula tornou-se alvo de toda sorte de violência. Agentes do terror lançaram uma bomba na sede do Instituto Lula. Agentes do Estado, que deveriam estar submetidos à Lei e à hierarquia, quebraram ilegalmente o sigilo bancário do ex-presidente e de um de seus filhos. As pegadas sujas do crime estão nas páginas de uma revista sórdida esta semana. Quebraram o sigilo de suas comunicações e, ao invés de denunciá-la, parte da imprensa associou-se à meganha bandida.
 
Há fortes motivos para crer que o próximo passo seja submeter Lula aos métodos parajudiciais da República de Curitiba: o mandado cego de busca; a condução coercitiva para mero depoimento; a prisão “preventiva” pela simples razão de que o sujeito está solto. Os vazamentos seletivos dos últimos dias desmoralizaram as negativas formais do juiz e dos promotores da Lava Jato: Lula é, sim, o alvo cobiçado da operação. Não para ser processado, pois não há acusação contra ele, mas para ser humilhado diante das câmeras.
 
No estado de exceção a que se encontra sujeita uma parte do País, ninguém poderia negar razão a Lula caso aceitasse a oferta solidária e leal da presidenta Dilma. Ministro, ele estaria a salvo das arbitrariedades da primeira instância e do terror policial-midiático. Mas Lula não é um ex-presidente qualquer – e nisso é preciso concordar, por razões opostas, com o autor original da frase: Merval Pereira.
     
O imortal do Globo sustenta que Lula não pode ser tratado como um cidadão de pleno direito, porque continua sendo um líder muito influente cinco anos depois de ter deixado o Planalto. Trapaça da história: o promotor que denunciou Lula na LSN por um discurso contra a ditadura, em 1980, também sustentou que a ameaça à segurança nacional não estava exatamente nas palavras do metalúrgico, mas na influência que ele exercia sobre as plateias.
 
De volta ao imortal: Lula não pode fazer palestras para empresas contratadas pelo governo (Merval talvez ignore que seu patrão, o Infoglobo, que tem contratos milionários com o governo, já contratou palestra de Lula). O Instituto Lula não pode receber doações empresariais (só o Instituto FHC pode, e pode até receber doação da estatal tucana Sabesp). Lula não pode encontrar governantes estrangeiros (embora seja o brasileiro mais respeitado ao redor do mundo). E, se isso fosse possível, Lula não poderia fazer política.
       
Este raciocínio autoritário, parcial e preconceituoso sustenta as torpezas cometidas contra Lula (e contra a verdade) pelos veículos e colunistas amestrados sob influência do sublacerdismo tosco e tardio que emana da rua Irineu Marinho. É o que explica as manchetes mentirosas atribuindo a Lula a propriedade de um apartamento que ele não tem, os “voos sigilosos” (em aviões invisíveis?), as “reuniões secretas” (em auditórios públicos, com cobertura da imprensa), os telegramas oficiais grosseiramente manipulados para virar notícia. 
 
Lula é atacado justamente por ser o mais influente líder popular que o Brasil já conheceu. E por ser o maior obstáculo ao projeto regressista e conversador que, frustrada a aventura golpista, por suas contradições políticas e econômicas, precisa eliminar a liderança de Lula antes das eleições de 2018. A Pax Marinho, que ninguém se engane, é um movimento das elites econômicas para garantir a estabilidade necessária ao ambiente de negócios. Não é um pacto para preservar Dilma. E muito menos, para preservar Lula. 
 
O que preserva Lula é sua liderança, sua coerência e seu caráter. Ao recusar o ministério, Lula promoveu um magnífico contraste com personagens políticos, institucionais e midiáticos nesta que é a mais rebaixada quadra da disputa política desde a redemocratização. Enquanto alguns ousam sequestrar instituições, para salvar a pele ou perseguir adversários, e outros se omitem de suas responsabilidades republicanas, por covardia ou conveniência, Lula decidiu simplesmente portar-se com dignidade.
 
A recusa de Lula é um gesto fundamentalmente moral. É corajoso, porque arrosta a arbitrariedade, e desprendido, porque preserva a presidenta. É mais uma lição do ex-retirante, ex-engraxate, ex-metalúrgico, ex-sindicalista para a educação política desta e de outras gerações. Isso é incompreensível para os abutres que tentam medi-lo pela régua de seu próprio e mesquinho caráter. Lula não é mesmo um ex-presidente qualquer. Lula é um líder.
          
 
 
Luis Nassif

119 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lembrei do O Tambor.
    A

    Lembrei do O Tambor.

    A vózinha elogiava a altivez do neto “sempre de cabeça erata como bom cassúbio…. para levar de novo na cabeça”..

  2. No clima politico de hoje

    No clima politico de hoje seia uma provocação. Getulio cometeu esse erro, um de seus poucos erros em uma longa vida de perfeiras manobras politicas, ao indicar seu irmão Benjamin (Bejo) Vargas para Chefe de Policia (DFSP, predecessor da Policia Federal) em outubro de 1945. O ato, visto como uma provocação, causou a queda de Getulio dias depois, deposto pelo Exercito. Lula Ministro não teria sentido politico, historico ou administrativo, nunca foi homem de gabinete.

    1. Real Politik

      André faça mais um texto-post mostrando onde esse republicanismo vai nos levar. Parece que aplicaram o Maquiavel só pela metade:as ações para a tomada do poder e não a manutenção deste!

  3. “Não cometeu nenhum crime”

    “Não cometeu nenhum crime” não tem como ele afirmar isso, pode exigir a presunção da inocência, mas afirmar que ele não cometeu crime é só retórica.

    Collor foi “impedido” baseado na impossibilidade de não saber do esquema PC Faria. Lula-Dilma da mesma forma.

    1. Trata o governo do PT como se
      Trata o governo do PT como se fosse um governo de tucanos, que não permitem a instalação de nenhuma CPI. Seria tão bom para sujeitos como você que houvessem provas fartas da corrupção de Lula e Dilma .. não ? Além das acusações tipo a do Romario que saem das revistas do esgoto ? Seria tão bom não ter que aplicar a teoria do domínio do fato sem provas não ?

      1. Mas ai que esta a coisa,

        Mas ai que esta a coisa, Collor foi impedido usando a teoria do domínio do fato, sendo o PT um dos articuladores do impedimento.

        Não tem memória?

        Sobre Dilma e lula, esperamos o devido processo.

         

         

         

        1.  
          “sendo o PT um dos

           

          “sendo o PT um dos articuladores do impedimento”:

          MENTIRA.  O PT aa epoca nao tinha credibilidade pra comprar um ;picoleh, muito menos pra ser “articulador” dessa merda de Collor.

          1. Para de chamar os outros de

            Para de chamar os outros de mentiroso depois e desmintido fica feio.

            O PT em 1992 tinha 25 ou mais deputados, lula articulou junto com a oposição o impedimento de Collor, José Dirceu atuou de forma energica dentro da CPI PC farias para derrubar Collor.

            http://www.rodaviva.fapesp.br/materia/725/entrevistados/jose_dirceu_1992.htm

            Vai em13:50 para ver como as coisas mudam com o tempo.

            [video:https://www.youtube.com/watch?v=Iw0VLoPBzqQ%5D

             

             

          2. Até Collor reconhece  que

            Até Collor reconhece  que nenhun desses de fato representa ou já representou o verdadeir petismo. Tanto assim que em palanque de Alagoas Elle  fez questão de dizer que sabia que jamais o petismo fez nada contra ele, pois meia dúzia de  gente não são  todos esses. Além disso, petismo é uma coisa que  renasce a cada dia e quem fica olhando para o passado é retrovisor

    2. Qual a diferença entre

      Qual a diferença entre escrever: “Não cometeu nenhum crime” e “é inocente”? O que é presunção de inocência se não a negativa da autoria de crimes? 
      Collor não foi “impedido” baseado na impossibilidade de não saber o esquema PC Farias. Isso é simplismo. Collor começou a cair desde quando: a) Eleito através de um discurso demagógico  e ancorado na classe empresarial mancomunada com a mídia conservadora que tudo fariam( e fizeram) para a Esquerda ascender ao Poder após a redemocratização, não formou uma base parlamentar sólida. Ao contrário, hostilizava os congressistas. b) A impopularidade pelo confisco aventureiro da poupança popular.

      1. “Qual a diferença entre

        “Qual a diferença entre escrever: “Não cometeu nenhum crime”

        Porque não tem como ele saber. Ele deseja, ele pressupôe, ele adivinha, mas não tem como ele saber.

        A Afirmação é faláciosa.

        Collor caiu porque perdeu a sustentabilidade politica, perdeu o apoio da população,a dos politicos vem logo em seguida.A história se repete com Dilma.

         

         

          1. Já, eu já votei no PT, e

            Já, eu já votei no PT, e ajudei na campanha de vereadores e deputados do PT.

            E de graça.

          2. Aliança, conta pra ele dos

            Aliança, conta pra ele dos textos racistas do Instituto Mises que você tanto admira, aquelas ideias sobre “negros geneticamente menos inteligentes” e “raças inferiores” que nada contribuiram para a civilização.

            No Brasil, racismo é crime, por isso Aliança luta pela sociedade libertária, um reino da liberdade on racistões como os professores do Inst. Mises que ele segue poderão praticar livremente seu racismo, sem o risco de serem processados por esses defensores do coitadismo.

          3. Janio de Freitas.

            O regime democrático é tratado na Constituição como “cláusula pétrea”, que se pretende com solidez granítica. O que não significa ser impossível transgredi-lo. Mas significa que quem o faça ou tente fazê-lo comete crime. E quem o comete criminoso é de fato, haja ou não a condenação que assim o defina. Tal é a condição que muitos ostentam e outros tantos elaboram para si.

             

  4. Entre outras coisas,  Lula

    Entre outras coisas,  Lula sabe que tem muito mais a perder se associando diretamente a um governo que caminha para ser pato manco do que a ganhar. Traria para si a responsabilidade pelos erros de Dilma (será que são dela mesmo ?), em especial os que ela cometeu depois que foi eleita.

    1. Pato manco!!! ou de um burro falante!

      De fato, a mancada de quem pensa assim. O Governo DILMA dará uma bela sustentação para uma nova vitória em 2018. Portanto, de pato manco e burro falante, fico com grilo saltitante. 

      1. Sonhar é permitido. Ofender é

        Sonhar é permitido. Ofender é falta de educação e de linha. Além do comentário ofensivo, ê também anti- democràtico, porque só a dua opinião é a certa. Pode-se discordar sem ofender. O blog é  um espaço democràtico onde todos podem se expressar livremente considerando os limites da educação.

    2. Não seu tonto

      Lula não quer ser ministro ou assessor direto de Dilma pois a grandeza de caráter dele extrapola tudo que você (e certamente as pessoas que te são tidas como “corretas”) deve pensar conhecer do gênero humano no tocante a moralidade e o senso de responsabilidade para com o Brasil.

      E outra, Luís Inácio são milhões, Lula é uma multidão de Margaridas e Joãos e Josés e Severinos.

      1. Não seu tonto II.

          Lula como ministro não seria ministro e sim uma autoridade com voz presidencial e seria confundido com a presidenta. Imagine a Veja postando intrigas do Ministro-Presidente com a Presidenta?  Seria notícia do JN todos os dias.

        Lula é muito maior, muito honesto e politicamente irrepreensível.

    3. Exatamente

      Dilma mentiu muito em sua campanha, coisa que Lula nunca fez. Mentir não dá motivo para impeachment, mas para uma derrota eleitoral do Pt sim.

      Dilma não se reergue nunca mais. Mentiu acabou a credibilidade, força alguma a rescussita.

      Se é que Lula quer mesmo ter uma imagem reelegivel em 2018, deveria se distanciar de Dilma, mantê-la longe dos palanques, como os tucanos fizeram com FHC por um tempo.

      Ou então terá de levar para os palanques, além de Dilma, o Cardozo, o Bernardo, o Mercadante e tudo o mais.

       

    4. É verdade

      Concordo com você. Mas, por outro lado, ele também não pode se afastar completamente dela pirque estaria admitindo que escolheu a pessoa errada. Dilema.

  5. Lula não quis ser ministro

    Lula não quis ser ministro porque quer ser candidato em 2018, e o governo Dilma está caindo pelas tabelas. Aceitar o convite seria uma burrice. Nõ tem nada a ver com “grandeza moral”, ou sei lá o quê. Tem a ver com política, e não há nada de errado nisso.

  6. Vamos deixar essa questão de

    Vamos deixar essa questão de proteção de lado, porque não é disso que se trata. A questão é que com Lula na Casa Civil, em lugar do aloprado, ganharia o governo como um todo e, por decorrência, todo o país.

    Seria uma forma de Lula estar presente na política, como contraponto oficial do governo contra esse monte de baboseiras que somos obrigados a aturar.

  7. Apenas duas coisas

    Apenas duas coisas me levariam as ruas e entrar de fato em confronto com as forças opressoras:

    1. Golpe contra a democracia (impeachment paraguiao em Dilma Roussef)

    2. Colocarem Lula na cadeia com esse blá,blá,bla sem vergonha.

    Paguem pra ver !

  8. guerra civil

    se o lula for preso, haverá uma reação imediata de seus seguidores e, também, daqueles que repudiam o arbítrio, que levará a uma crise institucional, e esta custará muito caro aos privilégios do judiciário, ministério público e porcuradorias federais.

    será muito bom para o brasil um expurgo generalizado nessas instituições.

  9. lula
    Boa tarde. Como e bom ler artigo desse nivel em um momento carregado de ódio e injustiça promovido pela oposição e parte da mídia.parabéns pela coragem

  10. Não estamos vivendo em pleno

    Não estamos vivendo em pleno estado de direito. Nossa constituição é sistematicamente desrespeitada por todos poderes nas três esferas da federação. Maior que a crise econômica e a crise política é a crise moral que temos vivenciado no Brasil. Mentira, manipulação e outras imoralidades são aceitas com naturalidade, como se fossem a única forma de conseguir o que desejam: apear o PT do governo. Os fins justificam os meios, mas só pra mim. Pro outro é imoral.

  11. Lula precisa consertar o que plantou…

    Ferrar o PT em 2010 ele quis.

    Amordaçou o partido numa lógica pragmática.

    Preferiu aliança com Cunha em vez de uma esquerda mais forte no parlamento.

  12. Os grandes líderes da

    Os grandes líderes da história como, Nelson Mandela, Mahatma Gandhe e Martin Luther Hing não se acovardaram diante de sues Inimigos. Estes são os exemplos a ser seguido pelo nosso grande Líder Luís Inácio Lula Da Silva.

  13. Eles que tentem
    Eles que tentem prender o Lula.

    Se a casa-grande acha que a senzala vai ficar quieta, estão enganados.

    Aquele juiz da capitania do Paraná não vai ter onde se esconder.

    Desterro para os golpistas!

    1. Carta ao Governo Dilma e ao ex presidente LULA

      No dia de hoje relembrei fatos de minha juventude! Onde com 12 anos já sabia muito bem distinguir o que estava acontecendo em nosso País, isso ficou marcado em minha mente, todas as ações tomadas pelos militares, e o sofrimento das pessoas. Ai, fui crescendo junto com a luta de quem realmente luta por um País melhore para todos, mas como sempre a ditadura venceu e as pessoas foram mortas ou exiladas e isso foi parte da história que se repetiu. Hoje lendo a história de nosso povo, foi sempre assim o povo simples contra senhores feudais, e sempre destruiram nossos ideais, agora não ficará assim temos resposta,o Brasil é de todos. Todos os que estão ai pedindo a saída de Dilma são tapetes de Aécio e levados pelo discurso entreguista da direita, mas precisava pelo menos 20 milhões para fazer coro e realmente incomodar. Agora resta a nós sairmos organizados e mostrar a eles que estamos todos juntos!! a história do Brasil sempre foi assim, quem realmente luta por seu povo é perseguido e até morto esquartejado por ser contra o poder das elites!!

  14. Lula foi preso durante a

    Lula foi preso durante a ditadura, teve seu sindicato sob intervenção. Não assistiu ao falecimento de sua mãe e teve que ir ao enterro acompanhado por meganhas. Depois disso, virou presidente do país por duas vezes e se transformou num dos líderes políticos mais influentes do mundo.

    É vergonhoso que um juiz de primeira instância e uns agentes públicos sem controle possam ameaçar, de forma ilegal, a segurança, a liberdade e a história de um patrimônio do povo brasileiro. 

    Sua prisão seria um risco altíssimo, poderia jogar o país na barbárie e, por fim, seria inócuo, pois se ele for candidato em 2018 será mais uma vez eleito.

    É uma pena que o STF, nossa última esperança de justiça, tenha submergido ao poder avassalador e inexplicável de Moro e aceite o arbítrio como lei. 

    Depois disso, os cursos de Direito terão que se refundarem. O Código Penal não vale mais e a Constituição foi incinerada. 

  15. Quero ver um juiz e um tal

    Quero ver um juiz e um tal francisquinho (?) não sei das quantas saírem em desabalada carreira. Sei que não acontecerá mas gostaria de ver.

  16. Decidiu certo.
    E não deixa der ser decisão política.

    O coração falou mais alto.

    Por isso que a atividade é nobre, entre outras razões e qualidades.
    Quase arrancou um “Magnífico” de mim.

  17. Trisquem em Lula.

    A Globolixo de televisão não apoiaria tamanha insensatez pois sabe que o golpe viraria contra ela e suas afiliadas.

    Não ficaria pedra sobre pedra neste país.

    Tentar destruir um mito é burrice cavalar. Até os mortos sairão dos sepúlcros para defender Lula. E seus acusadores nunca mais andariam em paz pelas ruas.

  18. Lula é um sobrevivente:

    Lula é um sobrevivente: sobreviveu à morte ou até mesmo eventual descaminhos na vida social pela condição de nordestino miserável, retirante, criado pela mãe(o pai, alcoólatra,  a largou com uma penca de filhos); sobreviveu à cidade grande e suas armadilhas; sobreviveu ao regime militar; sobreviveu às contendas ferrenhas dentro da estrutura sindical; sobreviveu às disputas pela hegemonia dentro do PT; sobreviveu politicamente após três derrotas na disputa presidencial(quem na nossa história foi tão “cascudo” nesse aspecto?); sobreviveu ao dito mensalão e aos imensos esforços para apeá-lo do governo por conta do mesmo; sobreviveu oito anos(dois mandatos) ininterruptos de ataques, perseguições, vilipêndios, depreciações, humilhações, e tudo o mais que se possa pensar para anular uma liderança política; sobreviveu como governante a uma crise econômica mundial comparável a de 1929; sobreviveu ao sofrimento de ver sua família também ser alvo da sanha dos seus inimigos; sobreviveu a um câncer que normalmente mata ou deixa sequelas graves; sobreviveu ao julgamento e condenação de pares seus do PT e “elegeu” e “reelegeu” uma auxiliar sua – Dilma Roussef – para dois mandatos.

    Por que agora iria sucumbir? Eis aí a explicação do desespero dos seus adversários na oposição, na imprensa e incrustados no aparato repressivo do Estado. Estes após todo esse espetáculo midiático da Operação Lava a Jato, tal qual o advogado Joaquim Barbosa, despontarão “gloriosos” para o anonimato. A imprensa caluniadora está numa “peínha” de nada para acabar tal o descrédito e a consequente perda de usuários. 

    Dado isso, em termos de aposta com relação à sobrevivência Lula é “pule de 10”. Já seus inimigos……….

     

  19. Assunto internacional

    O grande problema das arbitrariedades da Lava a Jato – da qual o Lula é o alvo cental – de outros grupos radicais da oposição e da justiça é que eles se orientam  por prioridades que não são internas,  mas sim geopolítica de dominação por interesses de potências externas. Como os executores da ordens externas não têm exato domínio dos objetivos eles são mantidos em constante excitação e pressão, daí a pressa dos delegados e procuradores, por exemplo.

    Os alvos cobiçados, como sabemos, são Petrobras e o desenvolvimento industrial que ela proporciona, o moderno e barato sistema de enriquecimento de urânio, as ultra-centrífugas do Mal. Othon e finalmente a Embraer, e possivelmente a construção associada à Suécia de jatos, que já está trazendo suas CPIs e contestações da oposição via BNDES.

    Sabendo que temos oposição e elite sem nenhum sentido de grandeza patriótica, pelo contrário, estaremos sempre sujeitos a estes acirramento de ânimos, sempre animados por recursos ou simples aceitação externos, com a ajuda da nossa brilhante imprensa, na maioria da vezes.

    1. Esta teoria não cola porque

      Esta teoria não cola porque quem colocou por exemplo o Paulo Roberto Costa na diretoria da petrobrás foi o Lula e não “potências externas”.

       

      1. Caro Alicanca, não sei se vc

        Caro Alicanca, não sei se vc sabe mas Paulo Roberto Costa transita pela Petrobrás desde meados da década de 1990. Na década passada, chegou ao posto em que chegou, pq  fazia parte das indicações do PP (para ser mais preciso, foi indicado por Francisco Dornelles), que era da “base aliada”. É isso, meu amigo!

      2. Deixa de ser desinfomado.

        Deixa de ser desinfomado. Quem colocou o tal do Paulo Roberto Costa em umas das diretorias da Petrobras foi o teu  guru: o privateiro mor FHC. 

  20. A atitude de Lula é digna,

    A atitude de Lula é digna, sem dúvida.

    Indecente é a saida proposta pela inerte presidente Dilma que, ao invés de exercer sua autoridade e colocar ordem na milicia (porque só milicias tem poderes próprios que se auto atribuem) federal do paraná e ordenar que o José Eduardo Cardoso envergue o cargo da Justiça(ou demiti-lo) oferece o cargo de ministro para o  ex-presidente que a fez presidente. O Poder Judiciário, mesmo que na república do paraná, tem que cumprir a Constituição e respeitar direitos individuais, é disso que se trata.

    Dilma tem que exercer o cargo que lhe foi outorgado no Poder Executivo e ao cargo está implícito manter a ordem política, juridica e institucional do país.

    1. Perfeito comentário

      Vera, concordo em gênero, número e grau com com seu comentário.

      Dilma deveria demitir, com urgência, o Ministro da Justiça, pois há muitas irregularidades acontecendo no Lavajato, que busca, na verdade, mediante seletividade e graves atentados à ordem jurídica,  apenas propósitos políticos, jamais a punição de corruptos. Se estes forem punidos, serão apenas como bode expiatórios para a conquista do Poder em nosso País, sem a utilização das urnas.

      O ministro da Justiça, infelizmente, não está tomando as medidas necessárias para que arbitrariedades não sejam cometidas. Falar que isto é republicanismo é uma piada de mau gosto. 

  21. Torço muito para que Lula

    Torço muito para que Lula esteja certo. Até o momento, seu “republicanismo” rendeu ao país o caos do sistema judicial. Mas quem sou para ensinar alguma coisa sobre política ao “cara”. Só me resta desejar muita sorte.

  22.  
    … Texto

     

    … Texto brilhante!

    Irretorquível!

    Histórico!

    E pedagógico!

     

    Parabéns, conspícuo e impávido Ricardo Amaral!

    A civilidade agradece, penhoradamente!

     

    Hasta la Victoria Siempre!

    Mesmo porque a luta conta o nazifascismo é interminável!

     

    Respeitosas saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, nacionalistas, antigolpistas, antiterroristas e antinazifascistas

    Messias Franca de Macedo

    Feira de Santana, Bahia

    Brasil – em homenagem ao [eterno] presidente Luiz Inácio Lula da Silva, extensiva à presidente Dilma Vana Rousseff A Magnífica ‘Coração Valente’

  23. Arrepios

    Arrepiei-me em saber que LULA teria fóro privilegiado. Lula mostra que não tem receio da rapidez “seletiva” de Moro. Lula sabe que tem o povo ao seu lado. Hj no Rio um gari negro foi agredido por defender Dilma na manifestação.

  24. Nada a ver com o tema do

    Nada a ver com o tema do post: apenas uma observação.

    Dando uma espiada agora no twitter fiquei abismado com o partidarismo EXPLÍCITO do pessoal da Globo; em especial dessa sonsa da Cristiana Lobo. Mandei ver para cima dela questionando-a acerca da sua credibilidade como jornalista.

    Salvo raras exceções,  o jornalismo brasileiro está morto e sepultado. 

    1. Esse, sim, morre lentamente,

      Esse, sim, morre lentamente, mas morre. E vou comemorar muito no velório. Estão agourando o PT desde 1989, mas não conseguem dar fim ao partido. Decretaram todos os caos possíveis: aéreo, elétrico, saúde, Copa e nada aconteceu. Morrem do próprio veneno. Que vào todos para o inferno porque nós temos que fazer um país.

  25. Um homem de Visão.

    Raposa política como é, Lula sabe, que constitucionalmente, ninguém tira Dilma do Planalto, à fôrça, e por isso, não aceita ser Ministro, pois carregaria a pecha de “salvador da Pátria” e a Pátria não está morrendo, e le como um político de visão, vai esperar “a sua hora” e voltar,  sem usar de artifícios políticos, de atropelar seus companheiros de partido.

  26. Republicanismo

    Será que o Lula está apostando, novamente, no republicanismo da Justiça? A história recente não recomenda isto! Acredito que não.

    Sua atitude deve-se à sua grandeza , orgulho e noção da sua importância para o país. Talvez os delegados oposicionistas não tenham noção desta importância e queiram pagar para ver, ou seja, prender para ver a reação do povo. Se já jogaram fora milhares de empregos e colocaram o país sem poder fazer novos investimentos pois todos são criminalizados,  a prisão será só mais um problema para eles. Mas não o resto da país.

     

     

    1. Asim como tudo quando é

      Asim como tudo quando é petista autêntico, e até mesmo Lula, o que mais se espera é que se prender Lula todo América Latrina entrará em convolução

  27. Lula desde sempre demonstrou

    Lula desde sempre demonstrou sua gradeza. Por exemplo: ao indicar para a PGR o primeiro da lista; ao recusar a possibilidade do terceiro mandato, qua os próprios empresários e parlamentares da base de seu governo reivindicavam. Mudou a forma de fazer política no Brasil, principalmente no que se refere ao combate a corrupção, criando as condições institucionais para tal. Por isso o mesmo, a luta para eliminá-lo.

    1. A lista triplice para indicar

      A lista triplice para indicar o PGR não existe na Constituição, a indicação é do Presidente entre QUALQUER  porcurador de

      carreira da União, são 2.200. Nenhum Presidente anterior, desde a Proclamação da Republica, aceitou lista interna.

      Ao aceitar uma lista feita dentro da corporação Lula cometeu um gravissimo ERRO POLITICO

      que vai custar o fim do petismo, Governar é ter uma estrategia do jogo de Poder, que Lula demonstrou não ter ao indicar desconhecidos (dele) para o Supremo porque representavam alguma minoria, setor ou região como se o Supremo fosse um premio na prateleira para destribuir. No Ministerio da Justiça colocou um advogado criminalista que não viu problema nenhum em perder o controle da Policia Federal, algo que todos os Governos do Brasil desde Dom Pedro I sempre mantiveram com redea curta, como dizia Napoleão “se eu perder o controle da policia caio em um dia”.

      Não se Governo o Brasil e nem Pais algum sem controle da Policia e sem aliança com as Forças Armadas.

      O PT não tem nenhum dos dois, como quer Governar?

      1. É pior que erro político, a

        É pior que erro político, a indicação do PGR pelo PR é o exemplo do controle da sociedade sobre essa instituição, assim como na nomeação de ministros do STF e STJ. Ao abrir mão desse controle político, estamos criando instituições alheias ao controle social, com vida propria.

      2. Você está completamente

        Você está completamente equivocado. Transcrevo o artigo 128, parágrafo 3° da Constituição Federal:

        “§ 3º Os Ministérios Públicos dos Estados e o do Distrito Federal e Territórios formarão lista tríplice dentre integrantes da carreira, na forma da lei respectiva, para escolha de seu Procurador-Geral, que será nomeado pelo Chefe do Poder Executivo, para mandato de dois anos, permitida uma recondução.”

         

  28. OS GRANDES LIDERES NÃO SE ACOVARDARAM DIANTE DE SEUS INIMIGOS

    Os grandes líderes da história como, Nelson Mandela, Mahatma Gandhe e Martin Luther Hing não se acovardaram diante de sues Inimigos. Estes são os exemplos a ser seguido pelo nosso grande Líder Luís Inácio Lula Da Silva.

      1. rebater ” no mesmo vale para Hitler “

        O infeliz comentário, demonstra como são incultos os algozes de Lula. 

        Um pouco de cultura e discernimento político ensinariam que Hitler foi um déspota sanguinário com alto índice de loucura. Quanto a Stalin, Mao e Fidel , foram homens que libertaram seu povo da escravidão imperialista , impondo regimes que, certo ou errado levaram seu País a progressos consistentes, havendo, raríssima e honrosa exceção quanto à Cuba, cujo embargo  americano, não permitiu seu crescimento, muito embora, não impediu  a erradicação do analfabetismo nem colocar seu país na vanguarda da ciência  médica.

        Portanto, estudem antes de postar ignonímias sem par. Tenho dito !!!!!

         

         

  29. Caro André Araújo,
     
    Em se

    Caro André Araújo,

     

    Em se pensando assim, por que reclamar que instituições como o Ministério Público e o Poder Judiciário não agem com imparcialidade, isenção etc.? Essas instâncias não são políticas, no sentido estrito do termo. Devem agir nos limites da lei. Fora isso, é ativismo que deve ou pelo memos deveria ser repudiado de forma veemente num Estado constitucional e democrático de direito. 

  30. Caro André Araújo,
     
    Em se

    Caro André Araújo,

     

    Em se pensando assim, por que reclamar que instituições como o Ministério Público e o Poder Judiciário não agem com imparcialidade, isenção etc.? Essas instâncias não são políticas, no sentido estrito do termo. Devem agir nos limites da lei. Fora isso, é ativismo que deve ou pelo memos deveria ser repudiado de forma veemente num Estado constitucional e democrático de direito. 

  31. Sabe a falácia do espantalho,

    Sabe a falácia do espantalho, tem a sua versão inversa, você cria um pesonagem adiciona N virtudes e depois faz um inimigo imaginário e passa o texto todo defendendo o personagem que criou.

    Mito é, por vezes, utilizado de forma pejorativa para se referir às crenças comuns (consideradas sem fundamento objetivo ou científico, e vistas apenas como histórias de um universo puramente maravilhoso).wikipédia.

    A ilha da maravilha hoje tem 60 mil assassinatos ao ano, esta em recessão sem perpectiva de melhora  a longo prazo, a inflação de dois digitos, apenas 4.5 de cada 10 pessoas da população economicamente ativa estão trabalhando.

    1. E como estava a ilha da

      E como estava a ilha da fantasia nos anos dourados do neoliberalismo que você defende?

      Será que se adotarmos as teorias racistas dos seus gurus do Instituto Mises, ideias como “os negros devem receber salários menores porque são geneticamente menos inteligentes que os brancos”, a coisa melhora?

      Explica mais pra gente essas ideias racistas do Instituto Mises que você tanto adora, Oneide.

       

    2. Falando em falácia…

      Pois é, bom mesmo é a republica paulistana onde  o PCC governa e faz o que quer e ninguem reclama e muito menos faz protestos. Onde  racionamento de água e beber  lama  tem os nomes  chiques de “rodízio e fundo morto”. Onde chacinas são corriqueiras, onde  jogar bombas em Institutos do  “inimigo” e agredir quem se veste de vermelho é demonstração de  “civilidade” e de democracia. Onde  profissionais do ensino que reivindicam melhorias salariais,levam porradas de policiais por terem a ousadia de “protestarem”. Ah…  e onde assassinatos e chacinas são acontecimentos tão corriqueiros que só conseguem “visualizar” os “assassinatos” dos outros estados da federação.

  32. Quem Tem Coragem?

    A maioria desses jovens, manipulados pela mídia de esgoto, não sabe do passado de luta de Lula contra a ditadura militar e suas atrocidades. Mas eu lembro que a imprensa internacional veio ao Brasil para cobrir a prisão do sindicalista, e ele saiu vencedor.

    Prendam Lula e irão mexer não apenas com os brasileiros, mas com o mundo inteiro, que sabe o quanto este homem fez pelo Brasil e países que visitou, no combate a fome

    Não há motivos para prende-lo, mas se o fizerem, a direita e os ditadires do judiciário se aniquilam mais ainda, porque estarão prendendo um mito.

    1. Muita “esperteza”

      (triste ainda mais por as lideranças se rodiziarem, tudo fizeram e têm feito pra continuarem os mesmos)

      Que o diga  as décadas em que”lideres” tucanos se revezam no govewrno de São Paulo.´

      Uma gota d’água (pra reforçar cair fora desse blog tão fraco).

      Bons e “fortes” mesmo são os blogs dos mervais, dos ra’s, e similares que acusam sem provas, que recebem setentinha mensalmente para espalhar cizânias.

      “O que as pessoas querem não é o conhecimento, mas a segurança da certeza”,.

      Já certas pessoas preferem as certezas espalhadas via  mídias, que se acham imprensa e isentas, mesmo que essas sejam pura parvonices.

      Exemplos não faltam, que o digam o Friboi, o triplex, prédios de Universidades e até uma grande rede, a Havan.

  33. Claro que seria indigno,

    Claro que seria indigno, proposta que só podia mesmo vir de um poço de indignidade como o Alessandre Argolo.

    Lula entende muito bem o jogo, aceitar ser nomeado ministro para se proteger de um aordem de prisão seria confissão de culpa e, pior, demonstração de medo. Nem falo de Moro, pois esse é apenas um peão no jogo, mas seus mestres só sabem blefar. Blefaram com o golpe contra Dilma, e blefaram com a prisão de Lula, e, se em um ato de desespero, prenderem o presidente, estarão cometendo um grave erro. Os mais sensatos deles sabem disso, Lula sabe disso, e eles sabem que Lula sabe.

    No auge da crise do mensalão, logo após o depoimento do Duda Mendonça, a direta propôs que Lula desistisse da reeleição como forma de não ser processado e preso. Blefaram e perderam.

    O que mais me admira é ver essa esquerda caindo sempre nas artimanhas e blefes da direitona, desta vez na proposta de Alessandre Argolo, notório reacionário de carteirinha, do tipo que louva o que ele chama “Revolução Democrática de 1964”.

     

  34. Porque Lula não aceitou ser Ministro , por Ricardo Amaral.

    Ao ler este artigo, eu poderia ter várias respostas – todas bem formatadas e convincentes. Dependendo do que eu quereria produzir nos leitores, poderia manipular ou ser coerente com uma verdade que contemple a todos e não somente a meus interesses pessoais e familiares.   Opto por ser justa para com o país e sincera, de acordo com o que eu acredito como Verdade.    Esse artigo me acalmou, fortaleceu a certeza de que, ainda que o ex-Presidente esteja sofrendo as mais absurdas pressões, intrigas, ele segue sua linha de generosidade, lucidez e transparência.   Não poderia ser de outra forma.  Claro que ele sempre soube que sua escolha no mundo – a de não só lutar por seus interesses sindicais, corporativos,  mas por todos os que sofriam as agruras da pobreza e abandono – ele seria alvo de ataques dos lados mais sombrios e deletérios de interesses inconfessos.  Continuo acreditando na Vida e agradeço a ela por fortalecer a minha crença na evolução, também moral, da nossa espécie.  Bernadete Santos.

  35. O artigo dispensa

    O artigo dispensa comentários. Roberto Amaral escreve com sabedoria sobre o que conhece: Política. E a análise e argumentos por ele usados são convincentes, quase irrefutáveis. Ele termina com uma frase curta e certeira: “Lula é um líder”. Digo mais: hoje Lula é o único grande líder político do Brasil. Mesmo os que não gostam dele ou que discordam polìticamente dele precisam reconhecer isso; e os que possuem honestidade intelectual e de carácter reconhecem isso, mesmo que se coloquem como adversários políticos de Lula.

  36. Ricardo Amaral

    Lula?!…

    Isso dava um ministro da Pesca como nunca antes na História do Brasil.

    “O que preserva Lula é sua liderança, sua coerência e seu caráter.”

    Ricardo Amaral, tu estás de sacanagem?…

    Liderança?

    Hoje, se não chegar junto com um trocado, mais um sanduba e um guaracamp, quanta gente tu achas que Lula leva pra rua?

    Quanto a coerência e caráter seguem dois exemplos.

    “Ajudei a criar esse partido [Partido dos Trabalhadores] e, vocês sabem, perdi três eleições presidenciais e ganhei a quarta, mantendo-me sempre fiel a esses ideais, tão fiel quanto sou hoje. Quero dizer a vocês, com toda a franqueza, eu me sinto traído. Traído por práticas inaceitáveis das quais nunca tive conhecimento. Estou indignado pelas revelações que aparecem a cada dia, e que chocam o país. O PT foi criado justamente para fortalecer a ética na política e lutar ao lado do povo pobre e das camadas médias do nosso país. Eu não mudei e, tenho certeza, a mesma indignação que sinto é compartilhada pela grande maioria de todos aqueles que nos acompanharam nessa trajetória.”

    (Resumindo: “Dirceu e Genoíno, segura o tranco é com vocês. Me livra dessa…”)

    Lula em 2000:

    “Quando vejo na imprensa de São Paulo a pesquisa dizendo que a Roseana é uma governadora aceita pelo povo do Maranhão… Eu conheço, eu conheço o Maranhão, gente.Eu já andei de carro e de ônibus esse estado. Aí eu fico imaginando por que que ela aparece bem nas pesquisas. Sabe por quê? Porque a Globo é do pai dela.O SBT é do Lobão. A Bandeirantes é num sei de quem. Ou seja, é a televisão falando bem deles o tempo inteiro. É por isso que essa gente aparece bem nas pesquisas. Porque passa o tempo inteiro, descaradamente, mentindo.”

    Lula, algum tempo depois:

    “Eu vim aqui agora pra cumprir com o dever de lealdade. Em política a gente tem que ter lealdade com quem é leal conosco. E essa mulher foi leal comigo desde a campanha de 2002. Tenho a convicção e quero dizer pra vocês que essa companheira aqui, que em todos os momentos difíceis se colocou do meu lado. Se colocou do meu lado, na minha defesa, enquanto outros atacavam predas [é assim mesmo] com muita facilidade. Porque é fácil atacar pedra. É fácil fazer julgamento precipitado. E essa mulher, com a sensatez que ela tem na sua vida política, não houve um só momento de dificuldade que essa mulher não estava presente na minha defesa e na defesa do meu governo. É por isso meus companheiros e minhas companheiras que eu quero terminar dizendo a vocês:  Essa companheira eleita governadora do estado , como vai ser, nós vamos fazer as parcerias não foram possíveis ser feitas agora. é este país que eles não estavam habituado a ver(…) E pra que eu tenha mais força, muito mais força, pra fazer essa transformação, eu queria pedir a vocês: Quem votar em mim , por favor, por favor, vote na Roseana Sarney para governadora do estado. Muito obrigado, meus companheiros , e até a vitória.”

    http://www.youtube.com/watch?v=XmYSZhwLUpA

    1. Ou você é ingênuo, invejoso ou .. mesmo!

      É engraçado não fosse trágico os otários e mal agradecidos acharem que o Lula como presidente deveria ser perfeito. É claro que não foi! Pois, ninguém é. Mas, o Lula devolveu a dignidade ao povo brasileiro, que agora está sendo massacrada com as investidas de grandes grupos multinacionais em parceria com a Casa Grande com complexo de vira-latas e que está com saudades de bater no lombo do povão novamente. A maioria dos horrores que falam contra o Lula foram fabricados. Um dos grandes erros do Lula e do PT foi não ter feito a Auditoria da Dívida Pública quando assumiram o governo. Esse corruptaço do FHC e corja estariam todos presos. Os crimes de lesa-pátria que o FHC fez contra o Brasil são inumeráveis!! Se podemos dizer que parte do PT se corrompeu, é fichinha comparado com a roubalheira  que essa gente do PSDB/DEM, Oligopólios Midiáticos, etc, fazem contra o Brasil. Prefiro um trilhão de vezes o Lula e Dilma à turma perversa e destruidora do Brasil quanto FHC/Serra/Aécio/Aluízio Nunes e caterva!!! Votaria no Tiririca, mas jamais nesse maldito PSDB!

  37. Uma defesa espetacular

    Li e reli esse texto e o considero uma grande defesa para uma pessoa que está passando por maus pedaços. Gostaria de saber quanto que o esquema PT paga aos jornalistas para uma defesa desse naipe. Só faltou antever que Lula será como os estadistas brasileiro Juscelino Kubischek de Oliveira e Itamar Augusto Cautiero Franco, que faleceram e tiveram um inventário pobre. Estou desempregado e espero conseguir fazer tais defesas em troca de “jabá” mas primeiro quero saber quanto eles pagam para ver se vale a pena vender a minha consciência.

    1. Isso ai. E claro que Lula no

      Isso ai. E claro que Lula no momento quer distancia dos holofotes. A situacao dele e complicada e tende a piorar.  O que ele estava fazendo e lobby, disfarcado de palestrante. Ele deveria explicar ao povo brasileiro como faturou R$ 27 milhoes em 4 anos e perguntar a este mesmo povo se ele acha isto correto, porem e claro que ele nao vai fazer isto. Entao e melhor manter o low profile, e como ministro nao da pra ser invisivel.

      1. Nem se ele estivesse fazendo
        Nem se ele estivesse fazendo lobby teriamos algo a ver com isso. Nos interessa o periodo que ele foi presidente. Fora esse periodo, ele podia está rodando bolsinha que ninguém tem nada com isso.

      2. Lula e suas palestras.

        Que tal colocar todos para responder por suas palestras, porque só o Lula não? Além de que não é loby, é mostrar o que fez e deu certo para o Brasil. É preciso acabar com a fome no mundo, distribuir renda e dar educação e saúde para todos, não só para a elite e classe média!

  38. ESSE LULA É PREDESTINADO

    Posso afirmar, a corruptela esta cimentada nos hábitos outrora. Graças ao PT esse cimento esta rachando. Nada há, por isso, de vexatório deste ou daquele. Seja, civis, autoridades, politicos, temos que aprender ser honestos. Viva Brasil.

  39. ELES

    É BOM OBSERVAR QUE ELES COMEÇARAM A APARECER NAS MANIFESTÁVEIS POR QUE?

    EU SOU UM CIDADÃO BAIANO E FICO INDIGNADO COM ESSE TIPO GESTOS DE AÇODADORES QUE SE ACHAM CULTO,INTELECTUAL OU COISA ASSIM, PRA QUE TANTOS ANOS DE FORMAÇÃO ACADÊMICAS E NÃO SABER HONRÁ SEUS METRES.

  40. Parabenizar o sr. Ricardo Amaral

    Tenho  sofrido  muito   com  as  injustiças  contra   o  Presidente Lula  e  seu  testo  foi  uma  força  e  consolo…   

  41. o carater da mídia e da elite golpista

    Eu concordo com tudo que está dito nessa reportagem, e parabenizo o autor pela coragem de dizer a verdade.

  42. Duas demonstrações recentes de sabedoria política

    Bom dia.

    … A primeira, a rejeição a este movimento em falso, equivalente ao terceiro mandato, igualmente insuflado pelos golpistas, tudo que a direitonazista mais queria;
    a segunda, a recondução de Janot. Dilma e o Núcleo Duro do Governo deram um recado duro, certeiro, peremptório aos Açougueiros de Guantanamoro:
    não mudam os atores. Não muda o enredo. Partimos, sem volta, para a verdadeira via republicana. Que se investigue tudo. E a todos. Claro que os homens de preto fingiram não entender, mas acusaram o golpe. Apesar de tantas decisões erráticas, com relação a estas duas citadas, podemos e devemos comemorar, e muito.

     

     

  43. Ótimo texto, parabéns Ricardo

    Ótimo texto, parabéns Ricardo Amaral !! Digo e sustento: os historiadores do futuro, ao se debruçarem sobre nosso período, chegarão à uma conclusão que para muitos, hoje, seria estonteante: Lula é o maior Estadista de nossa História até então (Garrinchas, Pelés e Lulas infelizmente não surgem aos montes), e um dos maiores líderes mundiais. Ponto.

  44. Qual a fonte?

    Não consegui entender onde o autor obteve a informação que Lula desistiu de ser ministro por um ato de grandeza política. O texto não deixa claro de onde teria partido esta informação. Poderia dizer, por exemplo, que foi após consulta a “fontes palacianas”, depois de ouvir o “instituto Lula”, ou mesmo em entrevista exclusiva dada pelo ex-presidente.

    Do jeito que a narrativa é construída parece que partiu da cabeça do próprio autor, que interpretou os fatos ao seu bel-prazer, Num exercício mais ficcional do que propriamente jornalístico.

    Aí neste caso o “exclusivo” seria uma menção as ideias que partiram do próprio autor? É isso?

    Vejam, antes que me ataquem, quero deixar claro que não sou tucano. Muito pelo contrário. Sou um jovem estudante de jornalismo que VOTO NO PT desde 2006.

    Então, muito preocupado com a qualidade da mídia (que tanto questionamos), deixo minhas reflexões aqui nesta tela

     

    Agradeço muito se for publicada e respondida (e com educação, pfv).

     

    Abraços!

  45. Lula não aceitou o Ministério.

    Este  grande hoem ao passar por tantos dissabores  e calúnias, prisões, durante a suja volta de grande brasileiro, ser ministo.? Nunca!. Sinto  um oprgulho imenso em ser compatriota dele.  No governo,ao contrário de outros,  governou para os mais pobres e levou-lhes,alimento , .luz, dignidade de vida . Eu fui testemunha como viajante que fui durante muitos anos,  da miséria  mais  nojenta qe se possa imaginar.  Lula criou condições para reduzir drásticamente, a mortalidade infantil, os abortos feitos por  parteiras , e aumentou o acesso da criança à escola. Foram milhões de brasileiros que viviam abaixo da linha de pobreza e que foram beneficiados. A sua preferência pelos pobres  causou nas classes favorecidas medo.  Certa vez perguntei a um fazendero porque ele não construia uma bela escola em suas  terras, tão rico que era;. Ele me respondeu friamente:” e depois , quem vai colher o meu café, as minhas canas, tirar o meu leite a preço vil? “Lula decretou o fim real da escravidão no Brasil. Fazer Lula  voltar a ser ministro para ser  o alvo das calúnias e ofensas de seus muitos inimigos? Jamais ! Nós os seus muitos amigos,  muto mais do que os seus inimigos,   achamos que ele está bem como está.;

  46. Não concordo

    Primeiro, Lula e Dilma nunca lutaram pela democracia, parem de mentir, eles lutaram pela instalação de uma ditadura do proletariado no Brasil (COMUNISMO).

    Segundo, se julgado pelo STF como um ministro ele iria preso direto sem direito a recurso pois o STF já é a última instância, então se eu que sou bobo já vi isso imagina o Lula. Sendo preso pelo Moro ele ganhará pelo menos 3 chances de recurso antes de chegar ao STF e provavelmente vai morrer antes de ser condenado.

    20 e poucos milhões por palestras em 4 anos e pouco? Me engana que eu gosto, alguém acha isso factível? Eu acho que não.

    Moro está fazendo um trabalho exemplar pois nenhuma prisão sua foi questionada pelo tribunais superiores, ou seja, MORO ESTÁ CERTO!!!!!

    #ProntoFalei

    Antes que alguém parta para a ignorância, não tenho nenhum partido político, esta é apenas minha visão da situação. E defendo que qualquer involvido em roubo de dinheiro público seja investigado e punido se for o caso.

  47. É por isso que ele é meu

    É por isso que ele é meu ídolo, tenho um amor quase paternal por esse senhor, não sou filiado ao PT, não tenho beneficio nenhum do governo e tive muita alegria de chegar perto dele,cabra macho que enfrentou os militares na ditadura com greves junto dos trabalhadores, onde nenhum outro se atreveu e aliás se mandaram do país,democrata ao  extremo, decidiu fundar um partido para chegar ao poder por vias legais,podia falar muito mas para encurtar peço muita saude a esse senhor.

  48. pobre lula

    Lula parece santo, aos olhos de muitos. Expliquem como pode um metalúrgico em dez anos, mesmo com salário de presidente, ajuntar um capital como tem? Tem caroço nesse angu! Não sejam inocentes! Não precisa ser inteligente para ficar trocando de orelhas quando aparecem fatos assim.

    1. Por acaso foi o Lula quem deu

      Por acaso foi o Lula quem deu de presente um apê no valor de 200 mil euros para o filho da ex-amante?

      Por acaso é o Lula proprietário de um apê em Paris?

      O Lula tem apê em NY?

      Foi o Lula quem deu, recentemente, um apê no valor de 800 mil reais à namorada?

      É o Lula proprietário da Fazenda Buritis?

      O Lula quem mandava 3 mil dólares por mês via offshore à ex-amante?

    2. Um pouco de matematica

      Quem sabe, o Luiz Fernando Emediato ajude nos calculos:

      Lula: rico, corrupto e ladrão

      Luiz Fernando Emediato

      O título acima reproduz o que ignorantes, irresponsáveis, pobres diabos principalmente de classe média alta – aqueles que têm inveja dos ricos e raiva dos pobres – vivem dizendo por aí, manipulados pelas porcarias que lêem de vez em quando.

      Vejamos: Lula recebeu 104 salários ao longo de seu mandato, algo em torno de R$ 3 milhões de reais, que não precisou gastar, pois vivia à custa do Estado. Portanto, aplicou. Em oito anos, esses R$ 3 milhões viraram algo em torno de R$ 6 milhões. Ao sair da presidência – como Fernando Henrique Cardoso e Bill Clinton – andou pelo Brasil e o mundo fazendo palestras regiamente pagas por construtoras multinacionais (sim), bancos, instituições diversas e até pelas Organizações Globo. Cobrou caro, mais que Fernando Henrique, no que fez muito bem.Palestra de Lula vale mais, pois são mais divertidas e nem um pouco pedantes.

      Essas palestras – palestras verdadeiras, documentadas felizmente pelo escritorFernando Morais , que está escrevendo um livro sobre Lula – renderam, para nosso ex-presidente, algo em torno de R$ 30 milhões, que ele pode ter usado comprando a cobertura onde mora, os pedalinhos dos netos, a canoa de lata de Dona Marisa, engradados de cerveja e toneladas de picanha.

      Parece que doou uma pequena parte para filhos, e fez bem em não doar mais, pois filhos precisam trabalhar e ganhar o seu próprio dinheiro, até mesmo – se um dia tiverem competência – para comprar o Friboi. Se os donos do Friboi quiserem vender, do que duvido.

      Não usou para comprar o tal triplex no Guarujá (uma porcaria, na verdade, apesar do puxa-saquismo da Construtora, que nela colocou até elevador, ansiosa para agradar e vender). Nem para comprar o tal sítio em Atibaia, que lhe foi oferecido por amigos e filho. (Vi umas fotos aéreas do sítio e fiquei abismado com a má conservação do piso ao redor do lago, cuja água me pareceu bem suja).

      Agora vamos falar de corrupção.

      Consideremos que Lula tivesse se corrompido de verdade, como aquele presidente africano que não sai da cadeira há quase 30 anos e cuja filha é a mulher mais rica da África.

      Suponhamos que tivesse se corrompido como algum ex-agente da KGB ou general soviético, que hoje possui algo em torno de US$ 10 bilhões. Ou como algum anônimo militar chinês, que enriqueceu a família inteira, na casa dos bilhões de yuans, claro que arriscando ser executado de joelhos, com uma bala na nuca.

      Mas suponhamos que ele não tivesse desmedida ambição. Que quisesse enriquecer apenas como enriqueceram – como o uso de informação privilegiada, claro, pois jamais pegariam “propina” – os antigos economistas de José Sarney, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, que se contentaram em ser “modestos” banqueiros e em terem apenas uns R$ 5 bilhões de patrimônio. Cada um deles, é claro.

      Se Lula – presidente da sexta, ou sétima, vá lá, economia do mundo – se corrompeu, e restou com apenas R$ 30 milhões em caixa, ele seria, me perdoem, um perfeito incompetente. E isso ele não é.

      Tudo bem que ele, do ponto de vista da classe média, “enriqueceu”. Mas convenhamos: andar pelo Brasil e o mundo fazendo palestra de graça para grandes empresas e grandes instituições seria o cúmulo da burrice. Nesse caso, melhor seria ele se internar num mosteiro franciscano.

      Tenham dó.

       

  49. Depois dessa, mudei de ideia.

    Depois dessa, mudei de ideia. Estou de plena acordo com o que disse Ricardo Amaral. Lula não precisa de “imunidades” de um carga de ministro, para se proteger. Tem outras armas…. Lula é mesmo fantástico!

  50. Acabei de ler Número Zero De

    Acabei de ler Número Zero De umberto Eco. Eu já sabia! E agradeço diariamente a Gladio Tropical liderada pelo Juiz de Primeira instância…Esta estratégia de Tensão das Grandes Petroleiras vai sair pela culatra!

  51. Uma enxurrada de insinuações,

    Uma enxurrada de insinuações, sarcasmos e mentiras. Tudo é levado a público, todos os momentos do passado são esmiuçados em detalhes, depois desta parte, os fatos são distorcidos pisoteados e aumentados a ponto de não serem mais reconhecidos, se isto não bastar novos fatos são inventados para que ele, manietado e seja destruído, seja humilhado e estralhaçado. Este processo é tão destrutivo e covarde, que jamais se poderia imaginar que estes jornalistas fossem tão baixos e podres e nesta podridão eles querem destruir aqueles que fazem o Brasil funcionar, que fizeram o Minha Casa Minha Vida, que ensinam nossos filhos (Prouni, Universidades Federais, Institutos tecnológicos, 10 % do PIB para Educação), que cuidam de nossos doentes (Mais Médicos), mais Faculdades de medicinas, UPA’s, que, que colhem nosso alimento (Programa de agricultura familiar, financiamentos de plantio e colheita, merenda escolar), eles querem destruir o melhor e maior programa de alimentação que o mundo já viu (O Bolsa Família) condenando milhões de pessoas à fome, criando gerações de gabirus, de crianças mal formadas em miséria absoluta, querem destruir os trabalhadores e suas organizações sindicais, querem destruir as liberdades civis, querem se apoderar do Pré Sal e de nossas riquezas minerais radiativas, querem destruir nossos avanços tecnológicos, querem sucatear a indústria nacional, em especial a indústria de construção civil e a Nuclear.

     Eles focam em criar a crise, e nós temos de focar no Brasil que estava avançando e que ele é maior que a crise, mas o fascismo, o racismo e a corrupção estão batendo a porta e nós temos que resistir, para salvar o Brasil do possível desastre político/econômico que eles propõem.

     Lula é um gigante e é a principal liderança deste país que pode continua a fazer o Brasil a avançar,  é nosso dever protege-lo e resistir contra o avanço dos fascistas e do golpe que querem dar.  

  52. Suspensão do ato de apoio a Lula dia 13

    Vamos todos lutar contra o cerceamento das liberdades democráticas engendrado pela direita nazifascista  brasileira. Mas nõ com as armas dela. Dia 13, não vamos responder às provocações, evitaremos a violência inata nesses brucutus. O que eles querem agora é um cadáver para culpar o PT. Não duvido que arranjem um, como é do feitio deles. Olho vivo: o que a direitanazista quer é a prisão de Lula. 

  53. Lula ministro….
    Parece que responderá até segunda, mas penso que não aceitará pelo fisco de julgamento único no STF, ou seja vai para a cadeia se condenado….

  54. Indignação

    E agora? Como fica o teu post? Terás que reescreve-lo. Será mesmo que o ex presidente não precisa do ministério para “fugir”? Ele não deve “temer”?

    Indignada!!!

    1. Todos os que concordaram com isso estavam errados

      Todos desmoralizados pelos fatos. A história é cruel. Vejam que, lendo as opiniões abaixo, as pessoas batiam no peito para dizer que era a melhor opção Lula não ser ministro de Dilma. Mergulharam no precipício e levaram todo mundo junto. Deram para a oposição, de bandeja, o argumento do “desvio de finalidade” quando foram contra a nomeação de Lula para ministro na épóca, como o próprio GGN tinha sugerido ao publicar um artigo pouco dias antes desse que defendia justamente isso. Na época, Dallagnol e Moro diziam abertamente na imprensa que Lula não era investigado pela Lava Jato. Se a nomeação acontecesse naquela época (agosto de 2015, há sete meses), não se poderia dizer que era para proteger Lula da atuação do juiz federal Sérgio Moro. Hoje, até a OAB usa a nomeação de Lula como fundamento de um novo pedido de impeachment.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador