Francisco, o personagem político de 2014, por Gilson Caroni Filho

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Quem foi o personagem político de 2014? Para mim, sem qualquer sombra de dúvida, o Papa Francisco. E antes que um ” revolucionário” anticlerical tenha uma crise histérica, vamos aos fatos.

1)Não seria possível lutar por reforma agrária no Brasil sem o apoio inestimável da Comissão Pastoral da Terra, alvo de ataques dos dois papas que precederam Francisco.

2) Não fosse o trabalho incansável do Conselho Indigenista Missionário, a situação dos índios estaria bem pior do que já está.

3) Haveria Movimento dos Trabalhadores Sem Terra( MST) sem o apoio logístico e ideológico dos setores progressistas da Igreja? Claro que não.

4) Quando falamos em trabalhar politicamente a sociedade, para que ocorram mudanças estruturais, como ignorar os avanços promovidos pelas Comunidades Eclesiais de Base? Como pensar o surgimento do novo sindicalismo dos anos 1980 e do próprio PT sem estes magníficos embriões?

5) Não bastasse o papel central do novo papa no restabelecimento das relações diplomáticas entre Cuba e os Estados Unidos, leio que ele recorrreu a Leonardo Boff para elaborar uma nova encíclica. E isso é um ótimo sinal. Perguntem a João Pedro Stédile o que ele acha?

6) Por fim, para os que gostam de associar Igreja a retrocessos e, sem dúvida, ela participou de vários, gostaria de lembrar a importância do clero progressista na Revolução Sandinista e na resistência em El Salvador. Sem esquecer o que é tão óbvio: a contribuição de bispos e padres, quase todos ligados à Teologia da Libertação, para a redemocratização do nosso país.

Por tudo isso, eu aposto no Chico. Estou muito longe de ser carola, mas pergunto aos anticlericais: que avanço vocês promoveram nos últimos 30 anos?

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ok. Mas todos esses avanços

    Ok. Mas todos esses avanços listados foram sabotados pelos papas anteriores. Boff foi escanteado.

    Este, para mim, ainda está na quarentena. Claro que seus movimentos e ações são animadores mas, gato escaldado, sabe como é…

  2. confirmado

    Noticias de hoje na imprensa italiana confirmam a descrença dos italianos em todas as instituições e também da Justiça sempre considerada impecável.

    Até a Igreja não está navegando em céu de brigadeiro, no entanto o Papa Francesco é a única pessoa em que nove entre dez pessoas confiam.

  3. Não sei se chega a tanto. Mas

    Não sei se chega a tanto. Mas que surpreendeu favoravelmente, isso sem dúvida. Ainda mais que começou sob a acusação de que teria colaborado com a ditadura na Argentina. Se isso é verdade eu não sei, mas sua atuação hoje é de um progressista, que há muito tempo não víamos na cúpula da Igreja Católica

  4. excelente post e ótima aposta

    excelente post e ótima aposta no papa francisco.

    a possibilidade de boff colaborar na encíclica até surpeende.

    o oencontro de stedille com o papa tb ajuda o movimento no brasil.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador