Fundos estrangeiros querem vaga no conselho da Petrobrás

Sugerido por Marco St.

Do Estadão

Fundos querem vaga no conselho da Petrobrás

Acionistas estrangeiros se uniram para pedir ‘aprimoramento’ da administração da estatal

Antonio Pita

RIO – Na esteira de críticas dos conselhos de administração e fiscal à gestão da Petrobrás, principalmente no que se refere ao endividamento da empresa, diversos fundos de investimento estrangeiros se uniram em torno de uma nova candidatura para fortalecer a posição dos acionistas minoritários na empresa. Capitaneado pelo fundo britânico Aberdeen Asset, o grupo defende a abertura de uma nova vaga independente para “aprimorar” a governança da estatal, considerada “crítica”.

O grupo formalizou na última sexta-feira uma chapa com indicações tanto para o conselho de administração quanto para o conselho fiscal, reivindicando a eleição de dois membros para cada tipo de minoritário, detentores de títulos ordinários e preferenciais.

Em comunicado, o grupo, que detém cerca de 0,5% do capital social da Petrobrás, critica a ingerência do governo sobre as decisões da companhia. “A política de definição de preços de gasolina e diesel tem sido prejudicial para acionistas da empresa nos últimos anos e ainda requer transparência. Olhando mais adiante, acreditamos que isso comprometerá a capacidade de investimento e de expansão da Petrobrás no longo prazo”, diz o comunicado dos acionistas.

Para os investidores, mesmo as mudanças no modelo de precificação anunciadas pelo Conselho de Administração não se mostraram efetivas para os acionistas.

A indicação dos fundos estrangeiros é para a candidatura de José Monforte, que se uniria a Mauro Cunha, presidente da Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec), que já ocupa um assento no Conselho de Administração.

Cunha foi o único integrante a se opor à aprovação das demonstrações financeiras da companhia na última reunião, realizada em fevereiro. Ele criticou a demora na liberação de informações para análise, além de operações relacionadas às refinarias e de hedge accounting – essa operação, utilizada pela empresa desde meados do último ano, busca diminuir o impacto da variação cambial sobre o endividamento.

Eleito no último ano, ele foi considerado o primeiro conselheiro legítimo representante dos minoritários. Até então, os nomes que ocupavam o cargo eram simpáticos às diretrizes do governo. Com a união dos fundos de investimento, os minoritários esperam conseguir maior poder de voto nas instâncias de governança da estatal.

Entre os investidores que apoiam a nova chapa, estão os fundos British Columbia Investment, The California State Teacher’s Retirement System e Hermes Equity Ownership Services, entre outros.

Eles também indicaram os nomes de Reginaldo Ferreira Alexandre e Walter Albertoni para o Conselho Fiscal. Na última reunião, também em fevereiro, o colegiado alertou, em ata, para o risco de rebaixamento no rating de crédito da empresa em função do alto endividamento.

Redação

46 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Nada a ver. A Petrobras é

      Nada a ver. A Petrobras é sociedade de capital aberto há 50 anos, qualquer um pode comprar ações, aliás os minortarios

      perderam 70% do que investiram, devem estar bem aborrecidos.

          1. Governo e Petrobrás mandaram bem, incompetência sua.

            O único momento que importa economicamente para a Petrobrás é exatamente quando ela aumenta o seu capital (PO e não I PO), pois o valor que vc pagou vai para a empresa. Só aí o valor da ação interessa à empresa de fato.

            Depois, se o valor sobe ou se desce a empresa, economicamente, não ganha nem perde, como a imprensa e a oposição fica proclamando.

            Quem ganha ou perde são os jogadores que ficam brincando de rouba-monte na Bolsa.

            interessada na sua operação lucrativa e não em “valor de mercado”, a Petrobrás tem mantido lucros maiores que 20 bilhões/ano (<4 com FHC), que é o que ela deve ao acionista investidor.

            Se vc é jogador, vá chorar suas pitangas com o “mercado”, que é afetado pela mídia, oposição, interesses externos à empresa e ao país e até pela sua própria atitude.

            A Petrobrás e o governo fizeram a maior capitalização da História e captaram um ótimo valor para seus investimentos no pré-sal.

            Portanto meu amigo, eles mandaram bem.

            Se vc é investidor, está acionista de uma empresa lucrativa e promissora como nunca.

            Se vc é epeculador e ´precisa vender, mandou mal.

             

          2. Mercado? Só pra (“eu”) ganhar

            O garoto (“esperto”) Rossi gosta de brincar no mercado.

            Mas se houver baixa ele quer vender pelo preço que comprou.

            Não pelo preço do seu “mercado”.

            Como todos os crentes deste Deus, acham que ele só serve pra ganhar.

            Pegue seus dividendos dos ótimos lucros que a empresa sempre dá.

            Ou continue “rezando”.

            Embora nem isso saiba fazer.

      1. fundos estrangeiros

        tudo a ver, sr. Motta,

        fundo estrangeiro passou a ser dono de parte da Petrobras na privataria de fegace.

        (que ele queria petrobrax, o sr. se lembra?)

      2. Trabalhei no mercado de ações

        Trabalhei no mercado de ações de 84 a 89 e Petrobras e vale do Rio Doce sempre foram os carros chefes da bolsa, alias uma das reclamações era que não se tinha papéis para comprar, quando havia subscrição de alguma dessas companhias era uma briga de foice no escuro para comprar um lote; naquele tempo não se falava em investidores estrangeiros..

      3. Investiram?

        Bolsa é investimento? Bolsa é especular! É querer ganhar muito e rápido! Correram o risco. Quer segurança? Vai para a poupança!

      4. AA, responda rápido, se

        AA, responda rápido, se tivesse que investir todas suas economias, ou na Petrobrás ou na Globo, qual escolheria? Mas investimento a médio e longo prazo, claro. Eu não tenho dúvida

  1. E por que não dar logo uma

    E por que não dar logo uma golden share para cada um dos fundos, ou para um consorcio que eles, assim creio, formariam rapidinho com tecnologia Siemens/Alston/Bombardier.

    Prontinho, não estaria resolvido o probleminha deles?

     

    ***** Por falar em golden, sugiro ao Nassif que passe a dispor dois conjuntos de estrelinhas para qualificação crítica do leitorado. Um para a iniciativa e oportunidade de veiculação das matérias; e outro para o teor delas.

  2. Só pode Ser Piada

    Tiveram que reunir uma turma que juntos totalizam o espantoso percentual de 0,5%. E ainda querem uma cadeira no conselho. Só se for para sentar lá na portaria.

    Só pode ser piada.

  3. aqui nós apenas, a Dilma é

    aqui nós apenas, a Dilma é mesmo uma idiota!  primeiro a arrogancia de falar que o PMDB só lhe dava alegria, e agora essa de dizer que assinou um documento sem analisar todo o material disponivel, e insinuando que outra pessoa omitiu clausulas importantes, agora quero ver ela se retratar,  bom, não vai, pois passaria por mentirosa!

    mas repetindo, e uma idiota! como disse o Lula nesse caso, foi um otimo tiro no proprio pé!  

      1. e agora?  um ano depois de

        e agora?  um ano depois de aprovar a compra da refinaria nos EUA, Dilma “Tiro no Pé” Roussef autorizou a compra de outra refinaria no Japão com as mesmas clausulas que ela disse que recusaria o negocio nos EUA!

        Não é mais idiota na minha opinião, e mentirosa mesmo!

         

        PS.: será que ela não fez isso para justificar sua troca pelo Lula???

  4. Então é isso

    Então todo este movimento do pig é para isso. Dar aos estrangeiros o poder sobre a petrobrás. Para eles seria uma grande vitória.

  5. apenas minoritários forçando a barra…

    mas curto prazo sem riscos não é para qualquer um não, só com FHC&Dantas…………..

     

    por que nossa mídia  não se interessa pela opinião do fundo BlackRock?

     

    eles sabem muito bem o que como investir na Petrobrás

     

    curto prazo ante empresa tão grande e promissora só atrai vendedores para grandes

      1. exatamente, Klaus…

        é por isto que considero o acompanhamento do mercado de capitais pela tv de uma maldade sem igual, muito influente e comprometedor por ser ou representar um dos participantes mais interessados, financeira e politicamente…………

         

        triste ver a tv substituindo com seus alardes e alarmes a educação adequada para este tipo de mercado

         

         

        1. Corrida de cavalo

          O grande Brizola já dizia: “” A  bolsa de valores é uma corrida de cavalos na qual os cavalos são desnecessários” 

          Há uma colonista economica na itaitiasia,bh, mistura podre de itatiaia com anastasia, que uso somente a bolsa para fazer comentários econômicos; incrível e bandido. 

          1. Então seria melhor fechar a

            Então seria melhor fechar a bolsa, fica melhor ter fila de 500 pessoas no supermercado para comprar um quilo de arroz.

          2. Por que tão drástico?

            Não precisa fechar Las Vegas porque a banca sempre ganha.

            Todo mundo sabe.

            Joga quem quer.

            Por conta e risco.

  6. gestão “desastrosa”

    Realmente “A política de definição de preços de gasolina e diesel tem sido prejudicial para acionistas da empresa nos últimos anos e ainda requer transparência.”

    Ou como afirma o sr. Motta Araújo, “aliás os minortários perderam 70% do que investiram, devem estar bem aborrecidos.”

    O gráfico abaixo comprova a “desastrosa” gestão dos últimos anos, ainda mais comparativamente ao período “de ouro” imediatamente anterior :

    https://scontent-b-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-frc3/t1.0-9/s403x403/1897688_10201503103724980_1985132510_n.jpg

    PS: Ganha um doce quem advinhar em que ano e por quanto, o governo demo-tucano de FHC  vendeu ações da Petrobrás na bolsa de N.Y. aos fundos estrangeiros, considerando o então valor avaliado (advinhem também por quem) da empresa e seu lucro naqueles “bons” anos.

     

  7. Claro q querem acesso privilegiado a informaçoes.

    Que depois passarao a outras companhias de seus países onde também tenham açoes. Ponhamos a raposa para tomar conta do galinheiro… 

  8. São os mesmos espertalhões de sempre.

    E, como sempre, contando com o beneplácito “desinteressado” dos vendilhões do templo, ou seja, o PIG.

    Nada de novo no fronte.

    1. Nada a ver. Minoritarios

      Nada a ver. Minoritarios podem ter representação no Conselho de Administração e no Conselho Fiscal a partir de um determina percentual de participação. A PREVI está presente em muitos conselhos, com otimos conselheiros que só ajudam as empresas. Isso é mundial, é assim em todo lugar.

      1. Resposta a esse tipo de

        Resposta a esse tipo de pedido: Não gostou, venda suas ações e vá se danar lá longe, porque aqui você não vai se criar não!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!

  9. Contra o Brasil

    O pig convida aos assinantes: “Seja contra o Brasil, tente destruir a Petrobrás!” 

    O pig é criminoso, corrupto e nazista.

  10. A coisa é muito mais simples.

    A coisa é muito mais simples. Quer ser um parceiro do mercado mundial de capitais que tem 60 trilhões de dolares disponivel ou não quer?  A PDVSA não quer, a PETROBAS está fazendo de tudo para não querer, já quis no passado.

    Se não quer nada com o mercado vai pastar pelas proximas decadas, não dá para desenvolver o pre-sal sozinha.

    É esse o caminho escolhido? Otimo, cada  um faz o que quer na vida, depois não se queixe dos malvados da Bolsa.

    1. Ameaça velada?

      “Se nã quer nada com o mercado”…

      Na pobre visão do sr. AA, a companhia que fez a maior capitalização da história não quer nada com o mercado”…

      Para ele, “querer alguma coisa” é sempre e apenas uma genuflexão sexual passiva…

      O sr, AA acha que uma empresa de petróleo e energia deve ser chantageada por “trilhões” de especuladores (que buscam os quatrilhões com seus trilhões, seja com petróleo, talco de nariz ou com estrume de cabra).

      Não acha que deve produzir petróleo e energia, dando lucros (e no caso ajudando a nação, sua controladora)?

      Está insinuando submissão a algum tipo de chantagem? Antecipando alguma intenção de compra hostil? Entrega da empresa comendo pelas beiradas, como começou FHC?

      Ou é só aquele velho jeitão americanofilopata mesmo?

  11. É impressionante a abismal

    É impressionante a abismal ignorancia sobre como funciona a economia global. Em todas grandes empresas de capital aberto do planeta há representação de fundos, nas americanas a maioria dos conselheiros são de fundos porqu as ações estão espalhadas pelos fundos. No Brasil a PREVI tem um elenco de conselheiros indicados nas grandes empresas, funcionarios aposentados do Banco do Brasil, conheço alguns excelentes conselheiros, são os mais atuantes

    nos Conselhos, qual o estranhamento dos fundos quererem indicar representante no Conselho? É da Lei das S/A e é dos usos e costumes do mercado de capitais no mundo.

  12. Caro Nassif e demais
    Para que

    Caro Nassif e demais

    Para que mandar um exército, tal qual na Síria, se a mídia e seus seguidores, fazem esse papel?

    Moleza e sem custo de vida, para os megacartéis.

    Saudações

  13. Pig: “O petróleo é deles”

    O pig já nasceu querendo acabar com a Petrobrás, desde de Vargas, e morrerá querendo. Isso é mais antigo que andar para frente

    1. Juliano Santos: O Roubo é Nosso
      Os representantes estrangeiros vão conseguir tratar a empresa pior do que essa incompetente? Vão ter que se esforçar muito…

      1. O Roubo é de Quem Mesmo?

        Boa noite.

        Juliano Santos: O Roubo é Nosso (sab, 22/03/2014 – 12:17):

        Os representantes estrangeiros vão conseguir tratar a empresa pior do que essa incompetente? Vão ter que se esforçar muito…

        A qual incompetente vós vos referis, caro Juliano Santos; àquela que pegou o país no meio do vendaval do Mentirão e assumiu a Casa Civil, com todo pulso, vindo a se tornar Presidente da República, ou àquela que começou como estagiária na Petrobrás e chegou à Presidência da estatal?
        Incompetentes são os tucanos. Sem o PIG, eles nem existiriam…

  14. Vaga na planta

    Se querem trabalhar “pro bono” reivindiquem uma vaga na planta.

    Sabe quando este pessoal vai trabalhar? Nuncaaaaaaaa.

  15. Fundos Estrangeiros & PIG Unidos. Nada Mais Natural…

    Boa noite.

    Eu diria que tava demorando a aparecer o real motivo do “Caso Passadina”. Reiterando minha antiga assertiva: com esta mídia n’ativa, quem precisa de insiders? Para derrubar o Brasil, temos os melhores elementos infiltrados do mundo.
    A cada dia novo factoide e cada factoide tem um motivo, aparente ou não.

    Morvan, Usuário Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use Linux.
     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador