Governo teve sensatez de pedir calma, mas risco continua, por Janio de Freitas

Jornal GGN – Em sua coluna de hoje na Folha de S. Paulo, Janio de Freitas afirma que o governo e o PT tiveram a “difícil sensatez” de pedir calma para os seus apoiadores, mas que o risco de confronto ainda permanece. “O que for evitado hoje está propenso a ocorrer adiante”, diz Janio, principalmente se continuarem os atos de arbitrariedade que provocam sentimentos de perseguição e revolta entre aqueles que apoiam o ex-presidente Lula. Na coluna, Janio também critica a nota das associações representativas das empresas de comunicação contra violências sofridas por jornalistas no Brasil. Leia mais abaixo:

Da Folha

O risco fica

Janio de Freitas

Os que mais exibem susto e medo, e recuam com apelos à tolerância dos apoiadores de Lula e Dilma, nas ruas de hoje, são os que mais incitaram a atitudes de ódio e provocação, de desafio e humilhações. O juiz Sergio Moro despertou, sem pretendê-lo, certa altivez em um lado e covardia no outro. Dilma, o governo e a direção petista tiveram a difícil sensatez de pedir que a massa dos provocados se contenha, de preferência, em casa. Mas nada é garantido.
 
Nem o melhor êxito dos apelos e providências contra o confronto alteraria a pior probabilidade perceptível: o que for evitado hoje está propenso a ocorrer adiante, a se manterem os atos arbitrários que suscitam sentimentos de perseguição e revolta nos lulistas e suas redondezas. A perplexidade provocada pela torrente de insinuações, acusações e “suspeitas” despejada pelos meios de comunicação contra Lula e família, dia a dia, foi substituída por ânimos que aos atacantes pareciam extintos. Caso se contenham hoje, não quer dizer que voltaram a amortecer-se.

No decorrer do século passado, e já desde o anterior, o Nordeste e sua pobreza eram considerados a área susceptível de um incidente capaz de espalhar-se pelo país. Essa expectativa transfere-se para São Paulo, que se vê como a cidade mais desenvolvida da América Latina. E não é do anel de pobreza e miséria à sua volta que vem o risco. É dos bairros da riqueza e da classe média, em mais uma demonstração de que dinheiro e desenvolvimento verdadeiro não são sinônimos.
 
O ÓBVIO
 
Primeiro, uma estranheza: o símbolo da Unesco, extensão da ONU, como signatária de uma “nota pública” emitida por entidades de representação empresarial. Depois, a afirmação, no texto de protesto contra violências sofridas por jornalistas no Brasil:
 
“É equivocado o pensamento daqueles que creem que os veículos de comunicação são protagonistas do processo político.”
 
A quem a Abert, a Abratel, a Aner, a ANJ, associações representativas das empresas de comunicação, e mais a Unesco pensaram iludir? Há milhares de estudos, pesquisas e documentos sobre a influência dos meios de comunicação nos processos políticos nacionais e ainda nas relações internacionais. Muitos desses trabalhos foram feitos com apoio ou por iniciativa da Unesco.
 
Ser “protagonista do processo político” não é um mal por si só. O problema é o “como”: contribuindo para aprimorar o processo e a exercício da cidadania, ou deturpando-o com inverdades, exageros, facciosismo. Ou seja, sem ética.
 
FALAS
 
O promotor Cassio Conserino, que pediu a prisão de Lula, já foi processado por dano moral e por isso condenado a indenizar um dos seus presos, solto como todos os outros do mesmo inquérito. O juiz federal Sergio Moro e o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima correm risco de processos semelhantes. Já há uma representação contra Moro, apresentada ao Conselho Nacional de Justiça pelo Sindicato dos Advogados de São Paulo: o juiz insinuou, sem sequer indício factual ou pericial, que o advogado Roberto Teixeira poderia ter “forjado assinaturas”, em documentos de compra do sítio em Atibaia. Nisso, disse que o advogado é capaz de falsificações.
 
Moro e Lima são dados como autores de insinuações e “suspeitas”, em público, não confirmadas pelo Supremo Tribunal Federal.
Haja poupança.
 
Em tempo: muito interessante, de fato, a amistosa visita-palestra do juiz Sergio Moro ao Lide, do João Doria acusado de corrupção eleitoral por colegas do próprio PSDB, além de uma testemunha.
Redação

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A coisa está tomando o rumo

    A coisa está tomando o rumo que tomam em alguns filmes de bang-bang: as pessoas percebem que a justiça tem lado e acabam julgando que não há alternativa a não ser tomar atitude para se defender. Alguém atento a tudo é capaz de dizer que confia nas atitudes e decisões que a justiça tem tomado? Então, vai vendo… Tem gente vivendo num faz de conta isolado do mundo real assim como vivia a corte da França. A história tem vários episódio semelhantes em que populações se revoltam contra os desmandos dos poderosos.  Tem um pessoal de uma pátria de saqueadores internacionais que adoraria que isto acontecesse aqui…

    1. A justiça do seu país sempre

      A justiça do seu país sempre teve lado. A única que coisa que varia de tempos em tempos é o quão óbvio fica.

  2. Paz e amor é selar o caixão

    Paz e amor é selar o caixão do governo federal, é justamente o que querem, o discurso raivoso sem contraponto para incutir a ideia de que esse é o pensamento dominante na sociedade, que os 180 milhões querem a cabeça da Dilma e do Lula, esse paz e amor não tem nada de pacifico ou amoroso.

  3. Calma e sensatez que não vai
    Calma e sensatez que não vai ocorrer no dia 18, porquê?

    Alguns pedem acordos. …

    Acordos são possíveis com quem quer impeachment, derrubada fora dos princípios democráticos?

    É possível se sentar para pactuar acordos com quem é “bandido”,”ladrão”?

    Dilma tentou “acordo” nomeando Levy, dando ministérios ao PMDB, indo à Globo, e nada.

    Não há possibilidade de acordos

  4. Em 2002, 2006 ,2010 e 2014,
    Em 2002, 2006 ,2010 e 2014, esses mesmos grupos faziam campanha contra. São os mesmos, em números até menor. Hoje temos esses jovens nazistas mais violentos, mas são os mesmos.

  5. Acordo…

    Acho bastante razoável que o pessoal de hoje fique em casa ou se mantenha longe das manifestações de 18/03. Acho que se chegarem perto, têm que ser repelidos imediatamente pela Polícia, se esta não o fizer, que assumam o risco.

  6. Reviravoltas

    Há tanta convicção e hipocrisia em defender determinados pontos polêmicos desta intrincada crise política envolvendo corruptos e corruptores que, como num the end inesperado de um história  de suspense,  poderia se pensar nos promotores e o juiz Moro sendo processados, afastados da Operação Lava Jato e todos executivos e proprietários das empreiteiras inocentados. Um belo roteiro para um filme hollywoodiano. Costa Gavras seria o diretor se ainda em atividade.

  7. O que a Globo está querendo

    O que a Globo está querendo fixar é a impressão de que as manifestações foram de todo o povo brasileiro, e que o país não está mais dividido: Há, hoje, a mesma unanimidade que houve no tempo do Collor. A Globo quer defender a ideia de que as manifestações foram gigantescas, e foram do povo em geral e não só da classe média. Esta deve ser a mesma posição do Comando Geral do Golpe. A Globo não toca no assunto de só ter gente da classe média nas manifestações, de ter sido, em todo o país, uma manifestação exclusivamente da classe média. E o esforço da Globo em não tocar nesse assunto que é flagrante, é um sinal claro de que este é o calcanhar de Aquiles da teoria golpista da Globo. 

  8. o risco existe por causa da

    o risco existe por causa da prepotencia dos manifestantes de hoje. notoriamente golpístas.

    como conciliar com essa gente?

    são declaradamente violentos…

    portanto, certamente serão eles que partirão pra porrada…

    se não for isso, arranjarão um jeito de aprontar violencia para

    incriminar os manifestantes do dia 18….:

    velhas técnicas de provocação da ditadura…

    depois  das violencias da pm paulista e dessa gente com cara de ccc

    – caça de comando aos comunistas da ditadura -, tudo pode acontecer, né….

    as manifestações do dia 18 preciam ter uma segurança

    própria muito bem organizada….

    ,

  9. Coisas que eu não entendo…

    A LEI USADA PELO MORO FOI CRIADA NO PRIMEIRO GOVERNO DILMA PARA PEGAR CORRUPTOS E CORRUPTORES!

    A POLICIA FEDERAL TEM LIBERDADE DE AÇÃO DADA PELO GOVERNO DILMA!

    O MINISTÉRIO PÚBLICO TEM LIBERDADE TOTAL DADA PELO GOVERNO DILMA!

    O EX-MINISTRO DA JUSTIÇA NÃO INTERVEIO EM NADA!

    Porque o PT, o governo Dilma NÃO DÃO A CONOTAÇÃO CORRETA AO QUE OCORRE?

    Pergunto?

    O Moro está fazendo justiça ou apenas parte da justiça?

    O Moro investiga todas as coisas na LavaJato ou apenas os “escolhidos”?

    O PT poderia dizer algo assim:

    Sempre defendemos uma JUSTIÇA IGUAL PARA TODOS!

    O Moro faz apenas uma parte da justiça, QUEREMOS MAIS JUSTIÇA!

    Seria importante pedir MAIS JUSTIÇA JUNTO AO SUPREMO!

    O Moro está agindo politicamente!

    O governo É UM ENTE POLITICO, PODE AGIR POLITICAMENTE JUNTO AO SUPREMO e PEDIR MAIS JUSTIÇA!

    QUEM TEM MEDO DA JUSTIÇA, POR QUE O GOVERNO AGE COMO SE A JUSTIÇA FOSSE DA OPOSIÇÃO?

    SE HÁ DESVIOS DEVE O PT PEDIR POR MAIS JUSTIÇA AO STF!

    NÃO MENOS, MAS MAIS JUSTIÇA!

    O problema do PT, NÃO É  A JUSTIÇA…

    É A SUA FALTA OU A BAIXA QUALIDADE DESTA JUSTIÇA!

    1. O PT tem que pedir MAIS JUSTIÇA

      Por que o Moro libertou rápido os presponsáveis da empresa do paraiso fiscal pelo Triplex dos MARINHOS?

      ERA CRIME QUANDO O TRIPLEX ERA DO LULA E DEIXA DE SER CRIME PARA TRIPLEX DOS MARINHOS?

      TEM QUE PEDIR MAIS JUSTIÇA!

      E AS EMPRESAS DE ENGENHARIA INTERNACIONAIS?

      TEM QUE IR AO SUPREMO PEDIR PARA QUE TODAS AS CONTROVÉRSIAS SEJA AVALIADAS POR OUTRA TURMA DE JUIZES!

      Estão deixando o Moro fazer politica com leis, pessoal e recusrsos do governo?

      Pode isso Arnaldo?

  10. O gigante está bêbado, perdido e sem ninguem p/ orientar

    Milhões de brasileiros exigem menos corrupção, de maneira errática, e desde 2013 que a Dilma nunca faz nada de bom sobre isto. (Discurso medíocre de 2013 e jogando mais propostas pros outros poderes do que pro seu)

    O Brasil tem 200Mi (o mundo mais de 7Bi) de pessoas e ela não acha 1 bom conselheiro nas principais áreas? O tempo dela está no fim, há poucas opções. Dilma, chuta o balde, proponha o minimo possível pros outros poderes e ajeite o executivo, ex:

    – Lei que obrigue processo seletivo e mandato pros cargos de médio e baixo escalão,

    – Corrija as alicotas do IRPF cobrando mais de quem ganha mais de 25mil sem aumentar a arrecadação (O PT já tem algo),

    – Explique a injustiça de tira-la antes de políticos nacionais comprovadamente corruptos saírem.

    *Vou ver 1 jeito de enviar isto p/ ela, quem sabe Deus intervem e ela ouve.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador