Há vazamentos na Lava Jato para beneficiar poderosos, diz Teori

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Nesta quarta (25), durante sessão no Supremo Tribunal Federal que manteve a prisão do senador Delcídio Amaral (PT) por tentativa de atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato, o ministro relator do caso, Teori Zavascki, apontou o vazamento de informações para beneficiar poderosos que poderiam virar alvo das autoridades. Delcídio foi pego numa gravação entregue às autoridades negociando um plano de fuga para o ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró. Seu chefe de gabinete e o banqueiro André Esteves foram também foram presos na manhã de hoje.

“Vem à tona a grave revelação de que André Esteves tem consigo cópia de minuta do anexo do acordo de colaboração premiada assinado por Nestor Cerveró, confirmando e comprovando a existência de canal de vazamento na operação Lava Jato que municipa pessoas em posição de poder com informações de complexo investigatório”, disse Teori. Segundo o magistrado, é um “mistério como um documento sigiloso que se encontrava em ambiente prisional em Curitiba chegou ao escritório de André Esteves, em São Paulo”.

Na sessão, Teori ainda apontou que Delcídio ofereceu uma ajuda financeira da ordem de R$ 50 mil mensais para a família de Cerveró. Em troca, o ex-diretor da Petrobras não poderia fechar acordo de delação premiada. 

“Há, aí, componente diabólico de embaraço à investigação: ultimado o acordo financeiro, Nestor Cerveró passaria a enfrentar dificuldades praticamente instransponíveis para conciliar-se com a verdade. Seu silêncio compraria o sustento de sua família, em evocação eloquente de práticas tipicamente mafiosas”, afirmou.

Ao votar pela validação da decisão do ministro Teori, a ministra Cárman Lúcia fez um dos discursos mais duros sobre as investidas contra a Lava Jato.

“Na história recente da nossa pátria, houve um momento em que a maioria de nós, brasileiros, acreditou no mote segundo o qual uma esperança tinha vencido o medo. Depois, nos deparamos com a Ação Penal 470 e descobrimos que o cinismo tinha vencido aquela esperança. Agora parece se constatar que o escárnio venceu o cinismo. O crime não vencerá a Justiça. Aviso aos navegantes dessas águas turvas de corrupção e das iniquidades: criminosos não passarão a navalha da desfaçatez e da confusão entre imunidade, impunidade e corrupção. Não passarão sobre os juízes e as juízas do Brasil. Não passarão sobre novas esperanças do povo brasileiro, porque a decepção não pode estancar a vontade de acertar no espaço público. Não passarão sobre a Constituição do Brasil” “, disse a ministra.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

45 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A impressão, nas palavras da

    A impressão, nas palavras da Mim. Carmem,  parece até que ela tem mais sede em chegar ao Lula, veja o que acabou de falar. Não foi ela que colocou o Dirceu na cadeia sem prova?

  2. Ah, sim, so mais um que

    Ah, sim, so mais um que notou…

    ESCUTEM o que eu tou falando, gente:  essa prisao de Delcidio e do banqueiro ESTA SIM beneficiando poderosos.  So que eles NAO sao do PT.

    O que ta mais provavel eh que alguem pediu Delcidio pra fazer o que fez sabendo que o encontro ia ser gravado:  que era armacao.  So que nao existe petista que sugeriria isso, eh impossivel.  Igualmente impossivel acreditar que qualquer petista fosse sugerir que Delcidio falasse as coisas auto-incriminantes que falou.  Igualmente impossivel que um relatorio de delacao premiada do Parana fosse parar em Sao Paulo aas maos de um banqueiro, exceto se a propria policia tivesse interesse em o vazar, mas…  logo pra um banqueiro amigo de Aecio?

  3. Vazamento seletivo: Relator da Lava-Jato estoura a caixa preta d

    Vazamento seletivo: Relator da Lava-Jato estoura a caixa preta de Sérgio Moro

     

     

    Teori_Zavascki06

    “Há vazamentos na Lava-Jato para beneficiar poderosos.”

    Márcio Falcão e Aguirre Talento, via Folha online em 25/11/2015

    Relator da Lava-Jato no STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Teori Zavascki afirmou na quarta-feira, dia 25/11, que há “um perigoso canal de vazamento” de informações sigilosas das investigações do esquema de corrupção da Petrobras para beneficiar pessoas poderosas.

    O alerta do ministro ocorreu durante o julgamento da segunda turma do STF que confirmou a prisão do líder do governo Delcídio do Amaral (PT/MS), do banqueiro André Esteves [padrinho de casamento de Aécio Neves], acusados de obstruir as investigações da operação Lava-Jato e integrarem organização criminosa.

    “Vem à tona a grave revelação de que André Esteves [padrinho de casamento de Aécio Neves] tem consigo cópia de minuta do anexo do acordo de colaboração premiada assinado por Nestor Cerveró, confirmando e comprovando a existência de canal de vazamento na operação Lava-Jato que municia pessoas em posição de poder com informações de complexo investigatório”, disse o ministro.

    Segundo Teori, “é um genuíno mistério como um documento sigiloso que se encontrava em ambiente prisional em Curitiba chegou ao escritório de André Esteves [padrinho de casamento de Aécio Neves] em São Paulo”.

    No pedido de prisão dos dois, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, chegou a comparar as tratativas de Delcídio e de Esteves para comprar a delação premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró para não serem citados como ato de mafioso.

    “Há, aí, componente diabólico de embaraço à investigação: ultimado o acordo financeiro, Nestor Cerveró passaria a enfrentar dificuldades praticamente intransponíveis para conciliar-se com a verdade. Seu silêncio compraria o sustento de sua família, em evocação eloquente de práticas tipicamente mafiosas”, afirmou.

    Investigações
    Delcídio teve a prisão decretada pelo relator dos processos da Operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal, o ministro Teori Zvascki, por suspeita de tentar atrapalhar as investigações sobre o escândalo de corrupção na Petrobras.

    Delcidio03_Folha

    Filho de Cerveró gravou conversa com senador.

    Segundo Zavascki, ele ofereceu de uma “mesada” de pelo menos R$50 mil para que o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró não fechasse acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República e chegou a tratar de uma eventual rota de fuga do ex-diretor caso a Justiça concedesse um habeas corpus a ele.

    Uma sessão da Segunda Turma do STF, em reunião extraordinária, manteve a prisão do petista.

    O senador Ronaldo Caiado (DEM/GO) afirmou, pelo Twitter, que a bancada do Democratas irá votar pela manutenção da prisão do petista. “Não cabe a esta Casa contestar decisão num momento tão grave e que abala o Senado Federal. É importante também que o PT se pronuncie”, afirmou.

    Os principais partidos de oposição ao governo federal ainda pretendem utilizar a prisão do líder do governo como argumento para a necessidade de afastamento de Eduardo Cunha (PMDB/RJ) da presidência da Câmara dos Deputados.

    http://limpinhoecheiroso.com/2015/11/25/vazamento-seletivo-relator-da-lava-jato-estoura-a-caixa-preta-de-sergio-moro/

     

     

     

  4. Delcídio, o petista mais

    Delcídio, o petista mais tucano do que muito tucano, se gabava de ter ajudado a condenar Dirceu e Genoíno

    Delcidio01_Estadao

    Eduardo Guimarães em seu Blog da Cidadania em 25/11/15

    Delcídio do Amaral Gómez, preso pela Operação Lava-Jato sob razões incontestáveis, trabalhou para a Shell quando morou na Europa – nos últimos meses, vinha defendendo projeto de José Serra que, na prática, entrega o pré-sal.

    Em março de 1994 (governo FHC), ocupou a secretaria executiva do Ministério das Minas e Energia. No final do governo Itamar Franco, foi ministro de Minas e Energia.

    Delcídio foi filiado ao PSDB de 1998 a 2001. Fez parte da diretoria de Gás e Energia da Petrobras durante o escândalo do apagão, a crise de energia de 2000/2001, no governo de Fernando Henrique Cardoso.

    O senador que a PF prendeu não é um petista histórico. Em 2001, foi convidado pelo então governador do Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, para se candidatar ao Senado. Elegeu-se em 2002.

    Em 2005, Delcídio ganhou projeção nacional ao presidir a CPMI dos Correios, que apurou o “mensalão”. Disputou o governo de Mato Grosso do Sul em 2006, mas foi derrotado já no 1º turno por André Puccinelli (PMDB). Em 2014, lança-se a candidato ao governo de Mato Grosso do Sul. Acabou derrotado em 2º turno, por Reinaldo Azambuja (PSDB). Em abril de 2015, foi escolhido líder do governo no Senado e no Congresso Nacional.

    Delcídio foi preso pela Polícia Federal em 25 de novembro de 2015. Escutas telefônicas mostraram que o senador planejava facilitar a fuga de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras, que está preso pelo envolvimento no caso da Petrobras.

    A menos que não existisse essa gravação de Delcídio propondo fuga de Cerveró e até oferecendo propina para que ele não o acusasse via “delação premiada”, não há defesa possível para esse senhor. Ponto.

    Alguns advogam pelo direito de defesa de Delcídio junto ao PT. Discordo. Essa gravação da PF acaba com qualquer necessidade de adiar sua expulsão do partido. Ele tem de ser sumariamente expulso. Ouça a gravação clicando aqui.

    O mais engraçado, porém, não é isso. Delcídio do Amaral fez campanha ao governo de Mato Grosso do Sul, ano passado, gabando-se de ter ajudado a condenar José Dirceu e José Genoíno por seu trabalho – que ele diz “isento” – como presidente da CPI dos Correios, em 2005.

    Matéria do jornal O Estado de S.Paulo mostra que Delcídio tratou de “esconder” o próprio partido durante a eleição em seu Estado, ano passado. Chegou a usar cores do PSDB na campanha.

    Leia a matéria. O post prossegue em seguida.

    Delcidio02_Estadao

    Condenar o governo Dilma, o PT e, quem sabe, até Lula pela prisão de um “petista” como Delcídio, por ele ter sido “líder” do governo no Senado, equivale a condenar todo o PSDB por Eduardo Azeredo (aquele, do mensalão mineiro) ter sido presidente do PSDB.

    http://limpinhoecheiroso.com/2015/11/25/delcidio-o-petista-mais-tucano-do-que-muito-tucano-se-gabava-de-ter-ajudado-a-condenar-dirceu-e-genoino/

     

  5. Os vazamentos para beneficiar

    Os vazamentos para beneficiar poderosos é privado, enquanto que os vazamentos para ferrar o Lula, o PT e petistas em geral é exposto na mídia. Isso o ministro ainda não percebeu.

  6. Esse careca é piadista ou

    Esse careca é piadista ou cínico só agora ele sabe disso?Porque então não mexe a bunda e deixe a seletividade de lado?

  7. O último parágrafo do

    O último parágrafo do discurso da ministra demonstra que ela, antecipadamente, acha que tudo isso é obra do PT como um todo – como sempre acham. É impressionante a tabelinha que o PSDB faz há anos com a justiça, como com o Gilmar Mendes, e a ministra faz um discurso político desses – mais uma vez, demonstra que o mesmo pecado só é válido para um pecador, para o outro não vem ao caso. O pior de tudo isso, é que mais uma vez a ideologia pregada pela mídia está ganhando, não importa ladrões, importa o PT, não importa que tenha gente no PT que seja séria e que trabalhou para o país, aliás, o partido que mais o fez, qualquer pessoa que não seja um cidadão mal informado sabe que outros partidos já fizeram coisas piores, sem se quer dar uma contribuição efetiva ao país, mas não são sequer investigados, pelo contrário, como prêmio são acariciados pela mídia que jamais ajudou a construir um país mais justo. 

    1. frases de efeito

      A ministra Carmem gosta de frases de efeito, uma retórica que garanta destaque na mídia. QUando da aprovação das biografias não autorizadas, usouj aquele bordão “cala a boca já morreu” sem se preocupar com o lado dos ofendidos ou difamados em biografias e reportagens que, em busca de eventual reparação ou justiça, levam anos. Um ator que acabou ganhandoapelido infame por causa de uma matéria repetida em livros, levou seis anos. O estrago estava feito, a lerdeza da justiça no Brasil nunca ganhou dela uma frase de efeito, um clamor ao legislativo cobrando medidas equilibradas e ageis. Como fica o mensalão tucano? Ninguém atropelou a Constituição quando ,de forma malandra, fez a ação sair do STFonde estava há 10 anos  e voltar a Justiça comum de Minas?

  8. Ou a republiqueta do Paraná

    Ou a republiqueta do Paraná acaba ou o Brasil vai para o precipício. Sem anjo da guarda, sem Deus brasileiro. Tudo nessa lava jato é picaretagem jurídica, tal como foi o processo do Banestado. Com a diferença que o Banestado só afetou o  Paraná, agora essa famigerada operação morista afundará o Brasil.

  9. Essa justiça é para todos?

    Duas retificações Ministra Carmem Lucia:

    1) Sobre a Ação Penal 470, cinico foi aquele julgamento mirabolante, sem pé nem cabeça, cheio de faniquitos e deboches de ministros, de lapsos e de questões sem respostas. Foi montado para condenar a qualquer preço, com o intuito de satisfazer a imprensa brasileira e a opinião publicada.

    2) Reiterando que a desfaçatez da PGR em não denunciar o senhor Aécio Neves por seus envolvimentos em varios casos de corrupção, nos faz acreditar que passarão ainda muitas impunidades sob nossos olhos e sob a Constituição do Brasil.

  10. É o japa da PF.
    Esta no áudio: Eles falam que quem vaza os documentos da lava-jato é o Japa (que tbm vende para as revistas).. O Japa, aquele mesmo já acusado de responder processos na PF e que aparece em todas as fotos….

    1. E qual atitude

      Ele vai tomar agora? Chutar a bunda do Amoral moro minuscúlo? Ou nenhuma? Ou uma providência com limão e açucar lá da minha Gerais?

  11. Nassif;
    A ministra carmen

    Nassif;

    A ministra carmen lucia insiste em embasar seus votos em frases de parachoque de caminhão, não é a primeira vez.

    A esperança venceu o medo sim senhora, a história confirmará isto.

    O triste é saber que pagamos estes parasitas “ministros do supremo” para fazerem uma justiça seletiva.

    sds

    Genaro

  12. Nasif;
    Tão pernicioso quanto

    Nasif;

    Tão pernicioso quanto os vazamentos seletivos é um “ministro do supremo” não divulgar tudo o que tem conhecimento, o que ele quer é fazer suspense.

    Se ele não abrir todas as informações ele estará prevaricando.

    sds

    Genaro

  13. Desconfiança!

    É o que me ocorre deste clamoroso episódio. existe remuneração pecuniária nestas tratativas de delação ?  A quem elas beneficiam ? Já não me parece ser apenas um prevaricação de cunho (a) ideológico. PF onde você se esconde?

  14. Vamos cutucar nossos

    Vamos cutucar nossos neurônios: se o ministro Teori, do alto da sua autoridade e responsabilidade, afirma:

    “Vem à tona a grave revelação de que André Esteves tem consigo cópia de minuta do anexo do acordo de colaboração premiada assinado por Nestor Cerveró, confirmando e comprovando a existência de canal de vazamento na operação Lava Jato que municia pessoas em posição de poder com informações de complexo investigatório”

    Então, às perguntas:

    1) O que a cúpula do Judiciário, especialmente ele, o ministro responsável pelo processo dos que possuem foro privilegiado fez, ou está fazendo, para tolher, identificar e enquadrar os vazadores? 

    2) A quem interessaria nesse caso específico o vazamento? Quem se beneficiaria do ilícito? Está claro que seria o banqueiro André Esteves. Mas quem é André Esteves? Quais as suas relações políticas? Mas, e principalmente, :

    2.1) Quem, dentre aqueles que tem, ou teriam acesso ao processo de delação seriam os aliados do banqueiro?

    2.2) O condutor desse processo é o Ministério Público. Supõe-se que o acesso ao mesmo seja restrito a poucos procuradores. Dado este painel,  seria assim tão difícil chegar a autoria do vazamento?

    Se efetivamente quisermos purgar esses país de males centenários, fazer valer a Lei e o sentimento genuíno de Justiça, que então se vá fundo nesse desiderato. Tão graves como as ações do senador e do banqueiro foram os vazamentos DENUNCIADOS POR UM MINISTRO DO SUPREMO do alto, repito, da sua autoridade e responsabilidade. Por trás deles há o impensável ou o inimaginável: instituições da República que deveriam ser as primeiras a dar o exemplo e não pôr concorrentes à Lei as inclinações políticas ou ânimos moralistas. 

    A maior parte da culpa pelo acirrado, dicotômico e esquizofrênico  debate político, é esse sentimento de que iniciativas visando melhorar o país, mais especificamente reduzir ao mínimo a chaga da corrupção, sempre estão(ou estarão) irremediavelmente contaminadas pelo partidarismo, vezo ideológico ou ímpetos moralistas que ao cabo e ao final não tem por objetivo o restabelecimento da moralidade, mas inflar egos desmedidos e civicamente irresponsáveis. 

     

    1. Concordo contigo JB.
      Só se

      Concordo contigo JB.

      Só se fala no Delcídio,que o PT em nota na tarde de hoje abandonou-o a própria sorte.Claro,vai pagar por isso,mas dos males o menor.O cara sempre foi mais sujo que pau de galinheiro.

      Mas teve mais gente em cana,e na minha visão muito mais relevante,que é o elo de ligação com os tucanos de alta plumagem.

      Talvez seja por isso que não se fala muito.

  15. Mas doutor Ministro, sempre houve vazamentos!

    Quanto mais leio, mais fico intrigado. Por exemplo: sempre houve vazamentos e… seletivos. O pig se abasteceu de vazamentos todo o tempo, toda hora… e seletivo. O pig dá mais vazamentos do que notícias… e seletivo. Tudo no lava jato.

    Portanto podemos falar de vazamentos, mas se surpreender como eles…? Agora?

    A doutora mnistra também falou que querem acabar com o lava jato. Perdão ministra, mas parece que o delcidio, junto com um banqueiro bem psdb, indicou que ele contava com ministros do stf para acabar com o lava jato e por razões bem pessoais e exclusivas.  E este é o escândalo, que quase sabemos indevido. Eu queria que os ministros acabassem com o lava jato porque não acredito nela e, entre mil outros defeitos, por causa dos vazamentos… seletivos. Já o delcidio queria o mesmo por outras razões e o escandaloso e inaceitável e inacreditável é diz contar com ministros do stf.

    Haverá os que acreditarão que o delcidio sabia o que dizia, principalmente aqueles que escolhem inimigos e veem sempre no outro um bandido em potencial.  Sou do outro time. Por isso sempre vou ser contra aqueles que escolhem os inimigos e dizem que nem é preciso haver provas.

    Por falar em vazamentos, este ocorreu cronometrado, será porque? Foi guardado para a hora certa? Esta era a hora? Porque quem dele tinha posse não o denunciou imediatamente? Usou-o como peça de barganha? Ficou em participar da trama, ou não? Porque? Como? Qual a intencão maior? etc?

  16. Comovente

    Aqui neste blog nem seria necessário tanta ênfase num único post para dizer que o ANDRÉ ESTEVES É PADRINHO DO ÁECIO NEVES DO PSDB. Comete-se as mesmas sacanagens jornalísticas partidárias tão comum ao PIG:

    “… confirmou a prisão do líder do governo Delcídio do Amaral (PT/MS), do banqueiro André Esteves [padrinho de casamento de Aécio Neves],…” 

    “…chegou ao escritório de André Esteves [padrinho de casamento de Aécio Neves] em São Paulo”.

    “Vem à tona a grave revelação de que André Esteves [padrinho de casamento de Aécio Neves]”

  17. Belas palavras Ministra.
    “O

    Belas palavras Ministra.

    “O crime não vencerá a Justiça. Aviso aos navegantes dessas águas turvas de corrupção e das iniquidades: criminosos não passarão a navalha da desfaçatez e da confusão entre imunidade, impunidade e corrupção. Não passarão sobre os juízes e as juízas do Brasil. Não passarão sobre novas esperanças do povo brasileiro, porque a decepção não pode estancar a vontade de acertar no espaço público. Não passarão sobre a Constituição do Brasil” “, disse a ministra.

    Pergunto ministra com todo respeito.

    Quando esse juízes do Brasil irão julgar com a mesma veemência membros da oposição brasileira. Não preciso citar nomes, os senhores sabem quem são.

    Por enquanto ministra, as peças do dominó que estão tombando, são pessoas do governo ou aliados.

    Quando tombarão as peças da oposição ?

    Por enquanto ministra, lamento, mas até agora só temos “meia justiça”.

  18. organização criminosa?

    e o tráfico internacional de drogas é feito como?

    curioso esse “único senador na história” ser preso durante o mandato.

    … é do ‘pt’ … o quarto p.

    delcídio não é flôr que se cheire mas … e aqueles 450 quilos de PASTA de cocaína encontrados num helicóptero de empresa do senador zezé perrela?

    neste caso, nenhum preso, afinal, inimputáveis.

  19. A ministra pegou um MOTE da

    A ministra pegou um MOTE da VITÓRIA DO LULA EM 2003 e parafraseou de forma INFANTIL como se tudo de RUIM QUE ACONTECEU NESTE PAÍS CHEGOU COM GOVERNO DO PT A PRESIDÊNCIA!

    Falou como membro do partido de oposição que deixou MILHÕES NA MISÉRIA!

    E fome e miséria é o lado VISÍVEL DA CORRUPÇÃO!

    Esqueceu que é sobre o MANTO DA PRESIDENTE DILMA QUE TODAS ESTAS COISAS ESTÃO SENDO DESVENDADAS E COM LEIS APROVADAS POR ELA, COM ESTRUTURA MONTADA PELO PT!

    Tem que ter mais lucidez e respeito!

    QUEREMOS JUSTIÇA HÁ MUITO TEMPO, NÃO É DE AGORA!

    Despertar ufanicamente para a justiça QUANDO TODAS AS FORÇAS DO GOVERNO APOIAM A INVESTIGAÇÃO!

    A justiça FOI, É E SERÁ SEMPRE BEM VINDA, MAS QUE SEJA JUSTIÇA PARA TODOS!

  20. A seletividade mata qualquer

    A seletividade mata qualquer possibilidade de justiça

    Esther Solano
    Professora

    Delcídio do Amaral, senador do PT, foi preso.

    Jose Carlos Bumlai, o “amigo de Lula”, foi preso.

    André Esteves, que não é “amigo de Aécio”, foi preso.

    Cunha não foi preso, continua livre, leve e solto no Congresso.

    Pobre negro de periferia é preso por tráfico.

    Mineradoras não são presas.

    A corrupção é algo imundo, absolutamente incompatível com a democracia. Que a justiça seja feita – mas ela nunca foi cega, aliás, sempre foi muito bem nas consultas do oftalmologista. Ela enxerga o que quer enxergar. O mínimo que devemos exigir é imparcialidade na luta contra a corrupção, independentemente de filiações representadas.

    É uma aberração e um insulto à cidadania que a justiça seja tão seletiva. O Brasil merece uma polícia que não se deixe arrastar pela lama política, merece operadores de direito que queiram aplicar a lei – não para reproduzir um status quo de privilégios e sim para proteger quem não tem privilégio nenhum -, e uma imprensa que não manipule a informação de forma tão despudorada.

    Se quisermos essa justiça imparcial, ou pelo menos não tão ostensivamente parcial, todos nós devemos lutar por ela. As cadeias-masmorras nunca deveriam ser um instrumento higienista, eleitoral, de uma seletividade penal escandalosa. A seletividade mata qualquer possibilidade de justiça.

    Esther Solano Gallego é Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Complutense de Madri e professora de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo

     

  21. A Lava-Jato é uma peneira.

    A Lava-Jato é uma peneira. Por onde andou a gravação até chegar ao STF?

    disco

    O Ministro Teori Zavascki registrou, na discussão sobre a prisão do senador Delcídio Amaral, os vazamentos da Lava-Jato:

    “Vem à tona a grave revelação de que André Esteves tem consigo cópia de minuta do anexo do acordo de colaboração premiada assinado por Nestor Cerveró, confirmando e comprovando a existência de canal de vazamento na operação Lava Jato que municia pessoas em posição de poder com informações de complexo investigatório”.

    Quem ouve a gravação da reunião entre Delcídio, um assessor, o advogado – Edson Ribeiro – e o filho do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró descobre, porém, que é muito mais grave.

    Os integrantes da reunião comentam abertamente que a remoção de Cerveró da Superintendência da PF será feita para abrir espaço para novos presos e todos dizem que será o empresário José Carlos Bumlai, detido anteontem.

    A gravação foi feita no dia 4 de novembro.

    O advogado “prevê” que serão presos funcionários graduados da Petrobras – “pessoal de nível de gerência, operadores”.

    Doze dias depois, foram presos ou conduzidos coercitivamente vários funcionários da empresa.

    Dezenove dias depois, José Carlos Bumlai.

    No dia 16, 12 dias depois da gravação, já com seu conteúdo de posse do Ministério Público Federal em Curitiba, foi fechado o acordo de delação premiada de Cerveró, claro que levando em conta a “bomba” oferecida pelo outro defensor do acusado.

    E só no dia 20, domingo, foi levada ao protocolo do Supremo, embora envolvesse pessoalmente quatro dos seus integrantes: o próprio Teori, Dias Toffoli, Luiz Fachin e Gilmar Mendes e, indiretamente o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o vice-presidente da República, Michel Temer.

    É preciso explicar o que aconteceu neste imenso “limbo” em que esta gravíssima situação ficou por duas semanas.

    Bastaria ouvi-la para que, imediatamente, fosse encaminhada à Procuradoria Geral da República, por envolver várias pessoas que só ela pode acusar.

    O Supremo Tribunal Federal, se quer ser coerente com o que disse o Ministro Teori Zavascki deve inquirir o Ministério da Justiça e a PGR sobre o que ocorreu com este material, ao longo deste tempo imenso.

    Onde se negocia tanto dinheiro e tanto poder, não é compreensível que não haja a transparência total sobre o que se fez com uma prova flagrante de crime de um senador da República.

    http://tijolaco.com.br/blog/a-lava-jato-e-uma-peneira/

  22. Ficou nítido na gravação que

    Ficou nítido na gravação que há vazamentos. O senador possuia o acordo de delação. O banqueiro possuia um mais atualizado.

    Parece evidente que tem gente enriquecendo-se vendendo estas informações ou chantageando os acusados ,ou ainda,a pior alternativa:As duas coisas.

    E é fácil localizar o(s) esperto(s). Só pode ser gente da tropa de choque da lava-jato buscando um décimo-terceiro.

    1. Sem dúvida alguma, Valdemir.

      Sem dúvida alguma, Valdemir. É gente interno da barriga da lava jato com acesso direto aos documentos juntados e, principalmente, aos que serão juntados. Ou seja, é gente com livre trânsito de entrada e saída nos porões mais profundos da barriga da Operação. 

    2. Saiu de uma revista?

      Ou então o vazamento “oficial” para a imprensa sai de manhã e à tarde a imprensa, por sua vez, “vaza” de novo pra terceiros.

  23. HÁ VAZAMENTOS NA LAVA JATO PARA BENEFICIAR PODEROSOS

    QUANDO EU VEJO ESSES  MINISTROS DE SUPREMO , PROCURADOR , JUIZES EM GERAL , E QUALQUER CIDADÃO QUE SE DIZ AUTORIDADES , ANTES EU PENSAVA , E IMAGINAVA QUE ERA UMA BAITA COISA SÉRIA , HOJE , EU AFIRMO  COM TODAS AS LETRAS , E OLHOEM BEM , NÃO É ACHO , NÃO , EU TENHO CERTEZA ABSOLUTA QUE , O QUE DIFERENCIA ELES DOS BANDIDOS , COMO , BEIRA MAR E O MARCOLA , SÓ É O DIPLOMA , UM FOI NA ESCOLA PRA PEGAR UM DIPLOMA PRA ROUBAR E CORROMPER E SER CORROMPDO , E O OUTRO SE APRESSOU E FOI COM A CARA E A CORAGEM , SÃO TODOS DO MESMO BALAIO , E  SE JOGAR O BALAIO NO MAR , SÓ PERDE O BALAIO.

  24. Todo mundo indignado.

    O Teori indignado com o vazamento.

    A Carmem Lúcia indignada com a esperança que venceu o medo, com o cinismo, com o escárnio.

    E nós esperando que eles façam seus papeis de servidores públicos há 500 anos.

    Será que eles querem saber quem é o vazador? Não. Vão continuar nos chamando de idiotas.

     

  25. Vazamentos sigilosos e privilegiados

    Há vazamentos na Lava Jato há muito tempo e o que fez o juiz justiceiro do Paraná? Nada, nada, nada. O que fez o poder Judiciário? Nada, nada, nada. Agora, nessa altura do campeonato, vem o senhor Teori Zavasck revelar que descobriu a roda. Essa Lava Jato já teve grampo ilegal, vazamentos seletivos,  investigação seletiva, criminalização seletiva de doações eleitorais, delação premiada com alto-falante ligado, prisões preventivas a rodo como uma forma de investigar e pressionar os acusados, mas faltava a admissão por parte de um membro da mais alta Corte a respeito de vazamentos sigilosos e privilegiados. Agora, será que a minuta da delação premiada do Cerveró que o André Esteves tinha em mãos foi a única que vazou? Em se tratando da “Vaza a Jato”, duvido muito. E é com toda essa “correção” que o juiz justiceiro do Paraná,  com apoio da Globo e CIA, deseja passar o país a limpo.  

  26. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Seria cômico, não fosse trágico aviso de que alguns ainda se surpreendem, mesmo assistindo ao JN todas as noites. Qualquer ostra sabe (e sempre soube) dos tantos vazamentos, sempre seletivos, só esse o deixou de olhos estalados? Nada mais bornheauseano, pois.

  27. Tudo calculado?

    Por quem não sei, mas apenas pensando comigo mesmo, parece que estão limpando as beiradas para ver que está no meio. Se chegarem nos que  parece estarem diretamente envolvida nos esquemas nos tempos da privataria, sem pt nas barras da saia que roda, não haverá quem apontar para tarvigessar. Toda a imundícia estaria exposta.

  28. Urgência.

    Urgência na criação de mais cadeias:

    1 – Juiz Moro, o responsável pelas investigações e consequentemente o responsável pelos vazamentos para os GRANDES, segundo o Ministro Teori.

    2 – O Ministro Teori, que esconde ou deixa prá lá, as descobertas s/ os Tucanos, Demos, etc.etc.

    3 – O PGR que tem as mesmas praticas seletivas do min. Teori.

    4 – Todos os Ministros do STF, pois, conforme disse o senador Delcídio, basta simplesmente falar com eles, e o negócio está resolvido. Que Constituição, que nada !

    5 – O Presidente da Câmara, que deveria já estar na prisão e todos os deputados que votaram nele, sabendo quem era a figura e o que poderia ser capaz de fazer p/ o governo ficar ingovernável. Somente os votos do PMDB não daria p/ sua eleição (?).

  29.  
    Ministro Teori Zavascki,

     

    Ministro Teori Zavascki, deixa eu ver se entendi, se há um vazoduto clandestino transportando informações sigilosas do poder judiciário e da PF para a Imprensa amiga do juiz sergio não vem ao caso moro. Num tráfico que da inveja ao pessoal do PCC. O senhor ministro do STF, ao tomar conhecimento dessa tremenda pouca vergonha. E, mesmo assim, não faz porra nenhuma. Em outras palavras, pode-se inferir que, em sendo ações mesmo ilegais, imorais, e criminosas, sendo contra o PT. Liberou Geral. Ah!.?…

    Aguardo respeitosamente vossa suprema e sábia opinião.

    Nestes Termos, Rogo seu deferimento.

     

    Orlando

  30. Corruptos

    Um ponto super relevante que esse episódio desnuda é o imenso propinoduto da mídia com o núcleo duro da Operação Lava Jato.

    Como pode a mídia ser contra a corrupção, se ela corrompe para obter infomações privilegiadas contra seus inimigos?

    Como pode o Juiz Sérgio Moro querer ser o durão, o camisa-preta, o intocável, o incorruptível, se ele e sua equipe aceitam propina da mídia para para enfraquecer a defesa de seus inimigos, como ele mesmo confessou em discurso de há poucos dias?

    Combater corrupção com mais corrupção é que nem querer apagar incêndio com gasolina.

     

  31. Palavras de Carmem Lúcia

    Nassif, olhe esse desabafo. Está no Brasil247.com

    Palavras da Ministra Cármen Lúcia, do STF:

    “Na história recente da nossa pátria, houve um momento em que a maioria de nós brasileiros acreditou no mote de que uma ‘esperança havia vencido o medo’. Depois, nos deparamos com a ação penal 470, e descobrimos que o cinismo havia vencido aquela esperança. Agora parece se constatar que o escárnio venceu o cinismo. O crime não vencerá a Justiça. Aviso aos navegantes dessas águas turvas de corrupção: criminosos não passarão a navalha da desfaçatez e da confusão entre imunidade e impunidade.

    Não passarão. Não passarão sobre os juízes, e há juízes no Brasil. Não passarão sobre a Constituição do Brasil.”

    Belas palavras, sem dúvida. Não obstante, insuficientes para fazer dissipar em mim a percepção quanto à urrante e aberrante seletividade dessa volúpia moralizadora – seja entre os “juízes que ainda há no Brasil”, entre os membros do Ministério Público ou entre agentes policiais.

    Enquanto houver ministros, desembargadores, juízes, procuradores, promotores, policiais, jornalistas e cidadãos caolhos (com olhos de águia de um dos lados e completamente cegos do outro), sejam eles caolhos culposos ou dolosos, essa ode à moralização do país não passará de cinismo, prevaricação ou, na melhor das hipóteses, desinformação dirigida.

    “Instaure-se a moralidade ou locupletemo-nos todos”, já brincava o inesquecível Stanislaw Ponte Preta. Concordo. Acrescento: “duela a quien duela”, como arriscou há décadas, em espanhol, aquele grande anti-heroi brasileiro que não falava espanhol. Mas que essa moralidade seja equânime, e que essa equanimidade seja vigiada de perto por milhões de brasileiros que, ousando se livrar dos grilhões da ignorância programada, recuperem a visão do lado cego.

    Isso, ou rasguemos de vez essa diuturnamente espancada Constituição – tão cara à simpática Ministra das belas palavras.”

  32. decisão

    Pois é, ante as circunstâncias fica nítida a opção de Carmem Lúcia somada à de Gilmar Mendes como anti-PT e configurado de q ALGUÉM, seja do TRF/PR ou outro (q se investigue e puna) está vazando informações!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador