Imprensa tira e põe Mercadante na Lava Jato e na Casa Civil

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – As confusões em cima dos movimentos do ministro-chefe da Casa Civil não terminam. Mencionado em depoimento da Operação Lava Jato, a imprensa adiantou-se e publicou, falsamente, que o STF já havia aberto inquérito contra ele. Nesse meio de análises, hipóteses, fatos ou suposições, essa sexta-feira (11) foi marcada pelo “entra e sai” de Mercadante do próprio Ministério.
 
Primeiro, foi preciso uma resposta do próprio Supremo Tribunal Federal e da Procuradoria-Geral da República, afirmando que a denúncia envolvendo o ministro da Casa Civil “não têm relação aparente com corrupção na Petrobras”, mas que seriam, segundo as suspeitas, casos de caixa 2, crime eleitoral.
 
O ministro relator Teori Zavascki disse, em decisão solicitando redistribuir o caso, que “das análises dos atos, é possível constatar que os autos descritos nesse procedimento não têm relação de pertinência imediata das demais investigações sob minha relatoria, notadamente relacionadas no âmbito da Petrobras”.
 
A “correção” (glo.bo/1i4lI31 e bit.ly/1L6Smwy) e os “erramos” dos jornais veio apenas depois de três dias seguidos – de sábado (05) a segunda-feira (07), de publicações imputando Mercadante na Lava Jato.  Explicando algum tipo de apuração, a Folha disse que “duas fontes, sob condição de anonimato, confirmaram” as informações inicialmente divulgadas no Jornal Nacional e no O Estado de S. Paulo.
 
Leia mais: Folha divulga falsamente inquéritos contra Mercadante e Aloysio
 
Ignorando a nota desta sexta-feira (11), admitindo “Folha cometeu erro ao noticiar inquéritos“, o mesmo jornal impresso amanheceu hoje com a manchete: “Dilma busca nome fora do PT para substituir Mercadante“. 
 
A reportagem, que volta a utilizar “fontes em off”, diz que a presidente Dilma Rousseff “percebeu que precisa fazer um movimento de impacto, com ressonância política” e que “avalia substituir seu braço direito até mesmo por alguém de fora da política”. A fonte não identificada são “assessores” de Dilma, diz a Folha. 
 
E foi preciso uma resposta do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Edinho Silva, em nota oficial, para descartar o blefe levantado e garantir a permanência do ministro da Casa Civil. 
 
“Mercadante tem total confiança da presidente Dilma. Tem sido fundamental nos projetos do governo e na construção da governabilidade. É uma figura central para a construção de retomada das condições de crescimento”, disse Edinho Silva.
 
Uma das primeiras reportagens do Estadão desta sexta foi a atuação conjunta da presidente Dilma com Mercadante, para tentar recuperar apoio de lideranças da base no Congresso, diante do resultado de queda de investimento pela agência de risco Standard & Poor’s. 
 
Mas curiosamente, horas depois publica “PMDB e PT consideram Mercadante ‘desagregador’ e pressionam Dilma a substituí-lo”, endossando a manchete de capa da Folha, ainda que após a negativa do Palácio do Planalto. 
 
O jogo de suposições e respostas oficiais, contra ainda mais hipóteses, é possível de ser analisado atentando-se àqueles que bancam a informação. As colunas de opinião dos grandes jornais declaram insistência pela saída do ministro-chefe da Casa Civil. “Trancada no Planalto com Aloizio Mercadante e Edinho Silva, a presidente parece sentada nos escombros da economia, da política, da cúpula histórica do PT”, opinou hoje Eliane Cantanhêde.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tudo isso se deve à coletiva

    Tudo isso se deve à coletiva do ministério público cobrando do governo do estado sp, de serra e alckmin, o rombo e as propinas na CPTM e no Metro, que aliás a Folha/UOL nem tocou no assunto. É tudo tão ridículo que da ânsia.

  2. Mostrar desordem

    A imprensa, a grande mídia, sempre apostará no caos.

    Ela lança fctoídes ininteruptamente a ponto das pessoas não conseguirem respirar. Esse sufocamente leva as pessoas a acharem que tudo o que o governo faz está desorganizado, que tudo está uma zona. É uma tática de guerrilha.

    O governo se perde ao não falar claramente.

    1. Alessandro, concordo que a

      Alessandro, concordo que a mprensa faça isso. Mas, abatendo isso, você acha realmente que esse governo não é caótico ? É um vai-e-vem constante, não hâ uma linha comum, uma coordenação mínima. Justamente o fato de o governo não falar claramente é a prova dessa bagunça e desse caos. E claro, a imprensaaproveita essa feagilidade. Um governo forte, com ministros competentes todos coordenados pela batuta do maestro de pulso não daria tanta margem a esse tipo de cousa.

  3. Não aparecerá na Folha, Globo ou Boimate**

    Gregório Duvivier: ‘Querem tirar Dilma para roubar mais’

     

    Jornal do Brasil

    Em entrevista ao Canal 24, de Portugal, o humorista e escritor Gregório Duvivier, do grupo Porta dos Fundos, criticou duramente o movimento pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff.

    “Será que só agora descobriram a corrupção? É tudo uma grande mentira. Querem tirá-la para roubar mais. Quem quer a Dilma fora é Renan Calheiros, Eduardo Cunha e Aécio Neves, que são comprovadamente corruptos”, disse ele.

    Gregório afirmou ainda que essa mudança seria equivalente a “limpar o chão com bosta”.

    “São esses que querem tirar um presidente por causa da corrupção? Até parece. É querer limpar o chão com bosta!”

    Em outro trecho da entrevista, o ator afirmou que Dilma “corre o risco de cair justamente por ser a presidente menos conivente com a corrupção que o Brasil já conheceu”. 

    Veja o vídeo na íntegra:

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=vi9_4oobiX8%5D

     

    ** talvez só se for processado (publicado como “exemplo”)  pelos perigosos elementos.

  4. Nessa madrugada, o msn, salvo

    Nessa madrugada, o msn, salvo engano, do grupo estadinho publicava; Dilma agora busca apoio do pastor everaldo. Tive uma crise de riso que acabou com a paz dos meus vizinhos……………………………………………………….

  5. Ministro Berzoini

    E o ministro Berzoini está sentado no sofá, assistindo a Globo e lendo esses jornais e revistas publicando mentiras e se retratando dias depois?

    presidenta Dilma! Pelo amor de Deus! Seu ministro não faz nada? 

  6. O samba de Stanislaw Ponte

    O samba de Stanislaw Ponte Preta*  tirou o crioulo doido do foco e trocou pela oposição psicopata do pig. Não sou fã de Mercadante, mas a nova boataria sem lógica (ou com lógica criminosa)   cita o nome da ministra ruralista Katia Abreu  para ocupar a casa civil. Estamos ou não no inferno de Dantes?*

    * A referência do samba do Stanislaw deve-se à criatividade dos antigos sambistas que misturavam os personagens da história ou traduziam frases latinas de um modo, digamos assim, muito livre, como aquela famosa tradução da inconfidência mineira que acabou por ser a frase apoteótica de um samba “Libertas que serás também”. O mesmo faço eu,  humildemente, com o ilustre Dantes.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador