Lava Jato está tão convencida de que Lula é corrupto que esnoba delação

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Está tudo pronto para que Lula seja indiciado pela Polícia Federal e denunciado pela força-tarefa da Lava Jato como “chefe do esquema de corrupção” desvendado no seio da Petrobras. Pelo menos é o que reporta o colunista da revista Época, Murilo Rosa, que deixou no ar que Lula não deve ser preso ainda – mas que pessoas próximas ao ex-presidente não estão mais a salvo.

De acordo com o jornalista, os investigadores “trabalham com afinco para pegar Lula assim que a Olimpíada termine”. Os delegados e procuradores estão tão convencidos da fatalidade dos indícios que colheram que, agora, esnobam a necessidade de delações premiadas contra Lula. “O conjunto de evidências é tamanho que eles abdicam até de novas informações provenientes de delações premiadas”, escreveu Rosa, na noite de sexta (12).

Não que a Lava Jato não tenha se apegado a uma delação e tentado obter outras – como a de Leo Pinheiro (OAS) e Marcelo Odebrecht – para acusar Lula. O ex-presidente hoje é réu justamente por conta do depoimento que o ex-senador Delcídio do Amaral deu à força-tarefa em troca de liberdade e outros benefícios. Disse o ex-senador que foi Lula quem pediu para que um esquema fosse armado para comprar o silêncio de um dos principais delatores da Lava Jato, Nestor Cerveró. Como prova, apresentou agenda e passagens que comprovam que esteve na presença de Lula.

A defesa do petista afirmou ao GGN que os investigadores não apresentaram provas materiais da participação de Lula nessa tentativa de obstrução à Lava Jato. O procurador Ivan Marx, ao ratificar a denúncia da Procuradoria Geral da República sobre o ex-presidente chegou a dizer que contra um chefe de esquema de corrupção “não há de se esperar provas”.

No caso do sítio de Atibaia, a Lava Jato ainda está colhendo provas. Por enquanto, tem explorado a suposição de que Lula é o dono oculto do imóvel que recebeu benfeitorias da OAS e Odebrecht, o que caracterizaria algum tipo de pagamento de propina e lavagem de dinheiro.

Ontem, o GGN também mostrou que o inquérito do Triplex no Guarujá foi concluído e que, agora, o relatório da PF deve ser transformado em denúncia pelos procuradores da Lava Jato. Esta seria a segunda acusação formal contra Lula na operação.

Retaliação

Ainda de acordo com o jornalista de Época, “os investigadores estão irritados com as seguidas tentativas de Lula de intimidá-los”, em referência ao recurso que o ex-presidente apresentou a ONU para conter os abusos na operação. “Mas não está previsto, por enquanto, pedido de prisão contra o ex-presidente. Ao menos contra ele”, acrescentou. Além de Lula, sua esposa e filho também são alvos da PF.

A defesa de Lula tem reiterado que a Lava Jato já o considera culpado. Criaram os crimes, só falta achar as provas.

Segundo os advogados, ficou claro que as últimas ações deflagradas são em retaliação à ida de Lula a ONU. No mesmo dia em que o recurso foi anunciado, a Justiça Federal de Brasília transformou Lula em réu. A intimação de Marisa Letícia e de um filho de Lula para prestar depoimentos sobre o sítio de Atibaia também teria ocorrido na esteira da indisposição do petista em calar as críticas à Lava Jato.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Concordo consigo, Adma.

      Concordo consigo, Adma. Situações extremas pedem medidas extremas. É increditável o que esses caboclos do inferno penssam que podem fazer. E fazer, não com um sujeito comum, mas, sim, com um ex-presidente. Li no 247 que o presidente vai mandar mais essa sacanagem pra ONU como prova da parcialidade, pra não dizer absurdo, desses seres do inferno que estão intalados em curitiba. É bom? é. Mas é pouco. O Lula precisa mesmo é se proteger de verdade. E uma embaixada seria uma grande saída. Imagina a repercução internacional de ver uma cara como o Lula ter que se proteger da (in)justça do seu país no seu próprio país? desmascaria de vez essa tropa do judiciário brsileiro a serviço dos EUA e das elites podres do brasil. Seria sensacional. 
       

    2. o que antilulista mais quer é

      o que antilulista mais quer é que ele pedir asilo para que seja condenado a revelia.  Grandes líderes da humnidade se fojaram na cadeia. Lula passaou na cadeia grandiosos tormentos na cadeia na mãos e sofreu mais que Cristo nas mãos dos piores torturadores da diratura, o que faz qualquer cadeia agora ser tal qual  um passeio em sítio.

      1. Meu caro, Lula tem mais de 70
        Meu caro, Lula tem mais de 70 anos. Se for para a cadeia, Moro vai condená-lo (na prática) à prisão perpétua. Como fizeram com Dirceu, Almirante Othon etc.

        Sem contar que, com Lula preso, podem até inventar um “suicídio” para ele. Não vivemos mais em um regime democrático.

  1. Para quem quer implantar o

    Para quem quer implantar o fascismo no Brasil, prender o Lula é fichinha! Com total apoio da mídia, só falta combinar com os russos.  

  2. Se, realmente, eles tivessem

    Se, realmente, eles tivessem alguma prova concreta – não ilações – Lula já estaria preso. Usam a mídia, pouco republicana e parcial, para publicar os factoídes. Um circo…!

    1. REPLAY – REPEAT

      vem aí a reprise, SAFADA, da AP 470 e suas condenações pesadas SEM CRIME.

       

      Te cuida, Luiz Inácio…

       

      Triste país. País dos milhões de Cunhas. País do moro. Pais da globo.

      Triste país!

  3. E eu pensando que já estavam convencidos desde o começo

    Bom que eles confirmaram que já estão convencidos, pois, se não, eu pensaria que sempre estiveram,hahahaha. Pedir asilo é uma ideia péssima,pois legitimaria a visão de que Lula esta fugindo da lei. Não que a alternativa de aceitar a prisão seja a melhor, mas dependendo da sorte do Lula, pode ser o que falta para desmoralizar a lava jato.

    Imagina, o homem que já foi o mais popular presidente da historia recente preso por um sitio e um triplex que nem são dele, embora acusem ele de ser “dono oculto” dos dois bens. O suicidio de Getulio gerou um dia de furia contra a globo, sendo que na epoca fizeram com ele exatamente a mesma campanha midiatica que fazem com Lula.

    De qualquer forma, os proximos dias prometem. A bagunça e o caos provavelmente irão se intensificar. 

  4. Está INSUPORTÁVEL, e a

    Está INSUPORTÁVEL, e a canalhice é tamanha, mas mesmo assim, quem deve dar os passos são eles!

    O nosso direito é nosso e se acontecer o arbítrio, serão eles que terão que arcar com as consequências!

    Nós poderemos acusá-los!

    Gandhi proclamou a independência da ìndia SEM DAR UM TIRO!

  5. O chefe de quadrilha mais incompetente de todos os tempos

    Pois é, como ficou claro desde o início – pois no Brasil os processos são montados já prontos, com todos os suspeitos já condenados – o Lula é o chefe da quadrilha. É o chefe de quadrilha mais burro que já pisou a face da terra – pois, enquanto os outros membros da quadrilha adquirem mansões cinematográficas, entopem os cofres dos bancos suíços com milhões de dólares, compram imóveis a rodo no exterior e aqui levam vida de nanabo, mesmo na qualidade de réus, o chefe da quadrilha consegue amealhar uns pedalinhos, um bote de 4 mil, um sítio em Atibaia e um triplex cafona…

  6. Triplex e Sítio?

    O que mais me na militância é achar que o Lulla será indiciado somente por ocultação de patrimônio..

     

     

    A citação dele não começa em com as afirmações do Delcidio… Tem umas 30 citações pelo que se lê 

     

    Tanta citação… Ele tem que se explicar 

  7. Como eu disse
    6 meses atrás. …

    Lula será preso durante os jogos olímpicos porque, durante os jogos, há justificativa para repressão de manifestações.
    Sabe como é, para a segurança dos estrangeiros.

    Os jogos São uma oportunidade, talvez a melhor. E esse pessoal, ao contrário do PT, não hesita muito.

  8. só queriam uma coisa do Lula…

    e até já conseguiram, mas, segundo especialistas estrangeiros,

    é crime prender a liberdade de qualquer cidadão

     essa reportagem é lixo, escrotidão; principal objetivo é fazer sombra para FHC

    este sim tentou interferir nas delações

    aguardem

  9. Engraçado contra a turma da

    Engraçado contra a turma da máfia tucana tem prova e delação mas eles querem prender o Lula.

    Tá certo que não existe meio golpe mas o cinismo dessa gente é nojento. 

  10. Resumindo
    Nao tem nenhuma prova e pelo visto nem delacao conseguem tendo de apelar pra midia amiga pra construir factoide.
    LAMENTAVEL O ESPETACULO QUE ESTAMOS VIVENCIANDO NO BRASIL PRA SE PERSERGUIR UM EX PRESIDENTE DE ALTA APROVAÇAO.

    1. e alta aprovação internacional não é para qualquer um não…

      mesmo tendo que atuar ou conviver em um ambiente de sujeira generalizada, vinda dos que o antecederam, o cara, Lula, para conseguir esta aprovação tem que ser e continuar sendo muito limpo

      repare: apesar de todas estas reportagens escrotas, a aprovação internacional continua alta, inalterável

  11. como já coloquei…

    será bom para todos, incluindo algozes, e não só os da mídia,

    aprenderão que liberdade pela informação correta é direito de todos, internacional

  12. A mp e a pf sabem da inocência do LULA

    Ninguem sabe tanto da inocência do LULA como a pf, a mp e o moro. Dois anos de intensa procura e não encontraram nada.

    Dois anos gastos de procura, dezenas de investigadores, milhares de horas e milhões de reais à procura de uma única falha do Lula. Deve ter sido decepcionante. Com justificar tando gasto?

    Dois anos de dedicação a um suposto erro do LULA e nada. 

    Ninguem sabe tanto da inocência do LULA quanto este pessoal.

  13. falamos e escrevemos tanto sobre liberdade…

    mas seguimos conhecendo apenas metade do que ela significa realmente

    desgraçado o país cujas educação e informação, conhecimento, tem fronteiras

    quando a isto nossa mídia é lixo, assaz nojenta e deprimente para tal missão

  14. Provas contra o ex-presidente

    Provas contra o ex-presidente Lula eles nunca acharam e nunca vão achar. Eles inventam  suas ilações. É triste agirem desta maneira sádica como se fossem justiceiros que caíram dos céus. São mero pecadores mortais sem brio onde ostentam em suas almas ódio da inverdade… A verdade vai prevalecer e esses auratos do mal vão ser desmacarados pouco a pouco…

  15. Moro suspendeu a delaçao da

    Moro suspendeu a delaçao da Odebrecht porque os podres dos tucanos estavam vindo à tona,,,,..só um Parendon para dar jeito nestes agentes publicos que em conluio com uma midia servil ao deus mercado transformaram instituições como PF, MPF e Legislativo em “Estado para chamar de meu”. Triste

  16. Seria burrice

       Por mais melindradinhos, e até furiosos, que os nobres torquemadinhas estejam, prender Lula seria uma puta cagada, torna-lo réu sem detenção, é o melhor caminho para continuar desconstrui-lo, já prende-lo com alegações frageis, mesmo com apoio da midia de massa, o transformaria em martir , podendo até unir a esquerda e os democratas, que mesmo não afeitos ao PT  achariam algo por demais, até o “mercado” ficaria preocupado, pois Lula não é Dilma, tem base, não apenas partidaria, mas social, e mesmo uma minima convulsão explicita em um País, não é interessante, nem ao “mercado”, nem a quadrilha de Temer.

         Corporações devem atuar cerebralmente, pois quando começam a sentirem-se extremamente poderosas, incolumes, invulneraveis, começam a atuar com o “figado”, não se inibem a nada, querem resolver seus objtivos no menor prazo possivel, queimando etapas, e parece que os torquemadinhas clunianos da Republica juirdoca de Curitiba, não leram nada de Golbery do Couto e Silva.

         O “esquema” OBAN, descrito recentemente pelo moderador deste blog, é factivel, utilizavel, até certo ponto, pois quando extrapola alem do “aparelho” inquisitório demandado por instancias superiores, ele pode desabar, e uma detenção de Lula pode vir a ser o inicio desta debacle.

    1. bem por aí mesmo…

      muita autoridade para pouca competência

      por isso serão engolidos pelo que criaram, porque para manter firme uma estrutura dessas, ou esquema, você precisa trabalhar com perguntas e não com respostas……………………………….

      desenhando…os que trabalham só com as respostas que criam ou desejam, nada acrescentam de útil, em termos de legalidade

  17. Perfil de um Corrupto

    É estranho que um criminoso modernize a Petrobrás, aumente enormemente a produtividade dos campos, descubra o Pré Sal, maximize a exploração no mar, expanda os negócios da empresa, revigore a infraestrutura naval e os estaleiros, aumente a frota de grandes petroleiros invista em P@D. Isso definitivamente não é um perfil de um criminoso. Isso é a prova mais clamorosa que uma pessoa que age dessa forma é um grande homem. Lula é inocente. Qual o corrupto que se daria ao trabalho de realizar tamanho empreendiemnto a troco de uma chácara e um apartamento Agora comparem com o perfil de Eduardo Cunha, Aécio, Serra , Temer, Jucá, Sarney e outros. 

  18. Que prendam logo o Lula.
    De

    Que prendam logo o Lula.

    De preferencia deixem Cunha, Serra, Aécio, FHC… soltos.

    Já esteou de saco cheio dessa lenga, lenga.

    E vamos ver a merda que isso vai dá.

    Com certeza irei para rua com a faca nos dentes, e que se dane o resto.

    Esse país tem que pegar fogo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador