Lula move ação contra jornal O Globo

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou com uma ação contra o jornal O Globo pedindo reparação por danos morais por matéria caluniosa intitulada “Dinheiro liga doleiro da Lava-Jato à obra de prédio de Lula”. A ação foi ajuizada no dia 18, última terça-feira.

O jornal das Organizações Globo publicou, no dia 12 de agosto, reportagem em que afirma que Lula seria dono de um apartamento triplex no Edifício Solaris, no Guarujá, litoral norte, e que o tal empreendimento estaria ligado de alguma forma ao doleiro Alberto Youssef.

Quando procurado para comentar a denúncia, o Instituto Lula conversou com o jornalista, que dona Marisa Letícia, exposa do ex-presidente, adquiriu a prestações uma cota no empreendimento e que a família não tem nenhum apartamento, muito menos um tríplex. O Instituto Lula fez este esclarecimento a tal jornal em mais de uma ocasião mas O Globo optou por disseminar a mentira repetida inúmeras vezes desde dezembro do ano passado.

O repórter insistiu na versão que bem entendeu, e a direção do jornal deu amplo destaque na versão impressa e na internet. No dia 14, o Instituto Lula respondeu ao Globo, “Lula não tem apartamento no Guarujá. E se tivesse?“.

No sábado, dia 15 de agosto, o jornal incrementou o tipo de jornalismo que tem praticado, publicando que a atribuição da propriedade do imóvel por Lula foi confirmada por informações passadas pela “vizinhança”, isto é, fofocas de corredor de prédio.

A matéria teve claro caráter difamatório e o mero registro burocrático do outro lado não compensa os danos morais causados pela veiculação de graves mentiras, diz a nota do Instituto Lula. Ainda mais que foram criadas relações que não existem entre uma cota de empreendimento adquirida a prestações pela família de Lula e Alberto Youssef, um criminoso reincidente. Aliás, Youssef é bem conhecido do juiz de primeira instância Sérgio Moro, pois que foi o delator do caso Banestado, promovido e arquivado pelo juiz em questão.

Leia a seguir a íntegra da ação de Lula contra o jornal O Globo.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Prá cima deles, Lula

    É assim que tem que fazer, não apenas contra “O Globo”, mas toda a Organizações Globo”, alem de “Veja” “Estadão”, “Folha de São Paulo”, o “juiz” Moro e procuradores que o acusou sem provas, depois de procurar por mais de 2 anos.

  2. O Globo apodreceu…

    e tudo que tem grandes dimensões e apodrece, acaba em gãos

    em praticamente todas as passagens da lava jato há conciliações de posição com o jornal

    em grãos são ideais como adorno de ações em tribunais internacionais

    1. como indumentárias do abuso e da ilegalidade…

      não faltarão primeiras páginas e capas que farão rir o mundo inteiro

      ou fazer corar de vergonha, por terem acreditado por longo tempo que tínhamos imprensa séria e isenta por aqui

  3. chegaram no ponto ideal e nem perceberam…

    divulgação para uso político, pasmem, do que nunca existiu na fonte

    é só deixar rolar que ficam sem ter como escapar

    se és grande, grandes serão teus erros

  4. Até quando?
    No Brasil a velha e carcomida imprensa brasileira tem licença do judiciário para caluniar, injuriar e difamar. E se o alvo for Lula os julgadores até esfregam as mãos.
    Em nome das liberdades de expressão e de imprensa os direitos dos cidadãos estão sendo jogadas no lixo junto com a constituição.
    Espera-se não chegar o dia em que, por falta de justiça, os ofendidos queiram fazê-la com as próprias mãos.

  5. De dedos cruzados
    Para que essa atitude traga resultados e que a pena seja dura o suficiente para barrar de vez esse comportamento indecente dessa midia marrom.

  6. Che.
    Que justica?! Um ano

    Che.

    Que justica?! Um ano depois e nada. Agora, parte dos próprios inquisidores reconhecem que o apartamento não é de Lula, pode ser que em alguns anos teremos uma sentença, que condenará o Globo a pagar uma merreca para Lula, e a publicar uma nota mecânico de capa apresentando a verdade fatual. E viva a irresponsabilidade criminosa da mídia corporativa.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador