Mafalda, uma garota de 50 anos

Enviado por Paulo Gurgel Carlos da Silva, no Portal LN

A popular personagem de Quino comemora seus 50 anos em 2014. Ainda que suas tiras não sejam mais publicadas desde 1973, Mafalda continua sendo uma figura reconhecida no plano internacional, com fãs espalhados em quase todo o planeta.

Qualquer ser humano com a sua idade já seria considerado um adulto na maturidade. Todavia, ela continua apresentando o seu apelo de criança, pois é assim que é conhecida e que se mantém no imaginário coletivo: como uma garotinha precoce e preocupada com o futuro da humanidade, questionadora da ordem estabelecida, porém, no fundo, sempre positiva.

A data de seu aniversário já tem sido motivo de polêmicas. Mas o próprio Quino publicou, em sua página web oficial, um comunicado no qual confirmou que: “El día de su primera publicación fue el 29 de septiembre de 1964 en la revista Primera Plana”, o dia que deve ser considerado como aniversário de Mafalda.

O motivo por que o argentino Quino deixou de desenhar a Mafalda foi meramente pessoal. Numa breve biografia explicou que: “Ya no siente la necesidad de utilizar la estructura expresiva de las tiras en secuencia”. Curiosamente, alguns anos atrás, propagou-se um boato – especialmente popular no México – que apontava para uma possível morte da personagem, atropelada por um caminhão de sopa  (alimento que Mafalda odeia com as mesmas forças com que ama os Beatles).

Mafalda, una niña de 50 años, El País

 

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quino e Bill Waterson…

    Dois quadrinistas que nunca se venderam e nunca rebaixaram suas obras a serem estampadas em mochilas, cadernos, etc. Possuo as obras completas dos dois, no idioma original, lado a lado na minha “biblioteca”.

    1. Ei, Quino é meu “ídalo”,

      Ei, Quino é meu “ídalo”, tenho todas as revistinhas, os livros (não só da Mafalda ), mas tenho também agendas, calendários cadernos e caneta da Mafalda, e não vejo porque isso envolveria rebaixamento da obra.

      1. Corrigindo: Digamos que…

        O controle sobre os personagens é mais restrito que alguns outros… Creio que cadernos, canetas e agendas são menos danosos, mas salsichas, nuggets, produtos de beleza, etc. são rebaixamentos das obras, na minha humilde opinião. Nunca vi Mafalda/Calvin & Hobbes estampando caixas de nuggets, pacotes de salsichas, pasta de dentes, sabonetes e demais coisas do gênero.

         

        Estou falando pros três aí, Maurício de Sousa, Walt Disney e Charles Schultz!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador