Manifestante do MBL é preso por atirar durante Marcha das Mulheres Negras

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Um manifestante acampado em frente ao Congresso Nacional disparou quatro tiros para o alto, durante a Marcha das Mulheres Negras. Identificado como policial civil, que participava com outros manifestantes que pedem a volta dos militares ao poder, o homem foi detido.
 
De acordo com informações da Polícia Militar, o homem alegou que se sentiu ameaçado por conta do protesto. O objetivo da Marcha das Mulheres Negras era, justamente, reivindicar políticas de combate à violência e à discriminação, reunindo cerca de 10 mil ativistas de todo o país.
 
O tumulto teve início quando o golpista teria jogado bombas caseiras contra os participantes e passou a ser perseguido, após o ato. Quando militantes da Marcha se aproximavam do policial, ele sacou a arma e atirou três vezes. Em seguida, correu em direção à guarnição da PM, que protegia a entrada do Congresso.
 
Após o tumulto, o presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), ordenou que a Polícia Militar do Distrito Federal e a Polícia Federal investiguem o acampamento organizado por movimentos pró-impeachment, entre eles o MBL (Movimento Brasil Livre).
 
A deputada Jandira Feghali (PCdoB) registrou o momento em que os tiros começaram. Assista:
 

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Momento exato dos tiros na Esplanada de grupos pró-Golpe!!!

Posted by Jandira Feghali on Quarta, 18 de novembro de 2015

 
Em seguida, a deputada Maria do Rosário (PT) também gravou um vídeo, falando sobre o ataque do manifestante que integrava o acampamento do MBL, movimento pró-impeachment, à Marcha Das Mulheres Negras:
 
 

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

TRÊS TIROS NA DEMOCRACIA!Manifestantes pró-Impeachment acabaram de impedir que as mulheres negras participantes da Marcha acessassem o gramado do Congresso. No mesmo instante, flagrando o ocorrido, fui gravar um vídeo para denunciar a atitude antidemocrática. Logo que iniciamos a gravação, sem percebemos, três disparos com arma de fogo foram efetuados. Diversas participantes da Marcha das Mulheres Negras foram agredidas e feridas por estes racistas.Não é o primeiro fato. Há alguns dias, foram encontrados diversos materiais bélicos dentro de um carro, no gramado do Congresso, dentre eles uma pistola e um soco inglês com uma adaga embutida. Agora passou dos limites! Que a oposição, os partidos e lideranças responsáveis por esses movimentos sejam duramente responsabilizados! Que qualquer manifestação de ódio ou intolerância seja fortemente punida! Caso contrário, além de vidas, perderemos a Democracia e a convivência cidadã que arduamente conquistamos. Isso não é só tentativa de golpe, é fascismo!

Posted by Maria Do Rosário Nunes on Quarta, 18 de novembro de 2015

 
Uma das integrantes da Marcha, Graça Xavier, da União dos Movimentos de Moradia, também enviou um vídeo e um texto relatando o ataque. Acompanhe:
 

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Por Graça Xavier, da União dos Movimentos de Moradia, especial para os Jornalistas Livres:Em vídeo enviado do local,…

Posted by Jornalistas Livres on Quarta, 18 de novembro de 2015

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fora da senzala

    A direita está em polvorosa com o movimento de direitos civis que quer tirar os negros dos guetos. Como foi nos Estados Unidos, a luta será dura e dolorosa. Embora não tenha havido uma vitória total, com muito racismo ainda presente, na terra Yankee os avanços são inegáveis. Foi criada uma classe média negra importante, existe até mesmo, como disse o Sr. André Araújo, se não me equivoco, uma associação de banqueiros negros. E com apenas 13% da população americana, contra 52% aqui, eles elegeram um presidente negro. Não é trivial.

    Essa marcha é histórica, um caminho sem volta.

  2. Com certeza os Agripinos, da

    Com certeza os Agripinos, da Arena, vão colocar a repórter Jane, cujo vídeo foi postado por Jandira Fegalli como a algoz da truculência. Enquanto, com certeza, tudo tem a ver com a bancada da bala, e com todos os parlamentares desejosos de ver a volta da Ditadura. Incluense-se aí Bolsonaro, Caidado, Agripino Maia, e tantos outros. E, por cero, no meio estão aqueles que, independentes de quererem a ditadura, desejarem, como principio, o impeachment ou renúncia de Dilma.

    É um caso muito sério, e mais grave fica na medida em que ocorre justo quando mulheres negras fazem manifestação contra o racismo que tanto as incomodam, entre outros temas coligados àquele.

    O fato é que não devemos nos precoupar demais com os problemas da França, se aqui temos além das medidas para enxergarmos como fatos de imensa gravidade.

  3. Creio que, na minha

    Creio que, na minha concepção, se eu fosse um capitalista ganancioso, endividaria o estado com títulos falsos do governo como acontece hoje em muitos países e que afundou a Grécia, aumentando bastante a carga tributária e impostos da população. Como consequência, forçaria o governo a diminuir todos os investimentos na população e ao mesmo tempo criaria leis contrao terrorismo do povo que manisfeta-se pelos seus direitos com o aumento do investimento em polícia militar. Como o Alckimin está fazendo em São Paulo. Ou como estão fazendo atualmente nos EUA. Pronto! Cenário perfeito para tomar o planeta através do capital! Quem for contra terá a polícia no encalço ou até mesmo o exército.

  4. Investigar , crime continuado ? Para quê ?

        Quem deve investigar este MBL é o MJ/DPF ( Policia Federal ) sobre a ordem direta do Ministro da Justiça, com apoio dos orgãos de inteligência da PresRep ( GSI/PR ), uma vez que o mote politico desta “organização” , é claro ,  fomentar um golpe de estado é crime.

         Caso o dtido seja mesmo membro de alguma força de segurança publica, não importa qual, deve ser preso em carater inafiançavel ( caso a arma apreendida não seja de serviço ), expulso da corporação e processado por ambos os crimes.

          Por que a PMDF , quem tem que cuidar de tal situação de ameaça institucional é o Ministro da Justiça.

  5. Quem soltou esse criminoso, preso na semana passada?

    Pensei que tinha sido preso na semana passada. Quem soltou?

    Constituição: art. 5º, inciso, inciso XVII – é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar;

     

  6. Creio que, na minha

    Creio que, na minha concepção, se fosse um capitalista ganancioso, endividaria o estado com títulos falsos do governo como acontece hoje no Brasil ou em muitos outros países e como aconteceu com a Grécia, aumentando bastante a carga tributária e impostos da população para pagar estas dívidas que o estado sequestrado criou. Como consequência, forçaria o governo a diminuir todos os investimentos na população ao mesmo tempo que com políticos financiados pelo meu dinheiro, aumentaria o investimento em policiais e no exército, ao mesmo tempo que criaria leis contra o terrorismo para que quando a população manifesta-se pelos seus direitos ou contra o sequestro do estado pelo capital, prenderia os principais manifestantes e debandaria o restante. Como o Alckimin está fazendo em São Paulo. Ou como estão fazendo atualmente nos EUA e outros países do mundo como a Ucrania que também tem o seu estado sequstrado. Além disso seria dono dos principais meios de comunicação para desacreditar todos os tipos de manifestações como ameaças de terrorismo contra a democracia. Pronto! Cenário perfeito para tomar o planeta através do capital! Quem for contra terá a polícia no encalço ou até mesmo o exército e provavelmente será morto como terrorista.

  7. Vi no Brasil247 que o homem

    Vi no Brasil247 que o homem que fez os disparos é o mesmo que já haiva sido preso semana passda com armas, porrete, soco ingles…

     

  8. Mano, na boa… o cara é

    Mano, na boa… o cara é policial, sacou a arma e fez diversos disparos porque ficou com medo de um bando de mulheres desarmadas. Ha, ha, ha… Sou advogado há 25 anos e já todo tipo de bunda mole, inclusive na esquerda. Mas este seguidor do kin Kataguiri conseguiu ganhar o prêmio de “bunda-molice mundial” do ano de 2015. Se ele fizesse isto durante a Ditadura, os gorilas do regime enfiariam a pistola no rabo dele e puxariam o gatilho… sem dizer que haviam removido as balas da mesma. Ha, ha, ha…

  9. o que aterroriza não é só o

    o que aterroriza não é só o tiro do policial e o vandalismo

    desse movimeno fascista mbl, mas a tentativa clara

    de acabar co a democracia proposta por essa minoria

    notoriamente .resquício da ditadura de 64.

     a democracia não pode se submeter a essa horda de fanáticos e bárbaros.

  10. Acabou

    Acabou o MBL

    Está muito clara a imbecilidade do movimento e dos sociopatas que o seguem

    Ainda bem que nada aconteceu com essas mulheres guerreiras

    Agora é só divulgar nas redes sociais porque for esperar da Globo o policial do mbl estava com a razão 

  11. Não ministro da Justiça acharia o ISIS “republicano”.

    Estes grupelhos fascistas financiados e treinados pelo NED e CIA usam métodos da SA contra o direito de reunião do povo brasileiro.

    Onde está o ministro da Justiça? Há ministro da Justiça?

    Que eu saiba, existe na Esplanada um indivíduo que costuma comparecer ao prédio do ministério, entrar no gabinete que deveria ser do ministro, tomar o café, e até comparecer a reuniões ministeriais. Eventualmente, consegue até falar com a Presidente!

    Mas, de um real ministro da Justiça, que exerça o cargo, não tenho notícia desde que a Presidente Dilma Roussef anunciou que José Eduardo Martins Cardoso SERIA seu titular na pasta da Justiça.

    Agora, é esperar que este senhor, turista na Esplanada, dê declarações absurdas considerando “republicanos”, “dentro da ordem democrática” os atos criminosos destes grupelhos fascistas.

    Seria como o ministro do Interior da França considerasse “republicanos” as práticas do ISIS em território francês. Neste caso, seria imediatamente demitido até por um fracote como François Hollande.

    Aqui, a Dilma, de forma inacreditável, continua mantendo o turista e pusilânime na Esplanada.

  12. Estão brincando com fogo! Quando irão acordar?

    Vejam quem os malucos da Rede Globo, Veja, Folha, Estadão dizem que “defendem a democracia”?

    Estão brincando com fogo! Quando irão acordar?

    Pelo visto o PATETA Zé Eduardo e os irresponsáveis Renan e Cunha, só irão tomar alguma providência quando alguém for assassinado!

    PM prendeu um maluco, mas deixou vários outros soltos!

     

    https://pbs.twimg.com/media/CUH43t4XAAEez3C.jpg

     

    https://pbs.twimg.com/media/CUH4YpIWcAA7IDG.jpg

  13. Curiosidade

    Em Belo Horizonte, a pouco mais de uma semana uma pessoa agride verbalmente a um Ministro de Estado e não ficamos sabendo até agora do nome do cidadão. 

    Numa manifestação de mulheres pacificamente exercendo seus direitos garantidos constitucionalmente uma outra pessoa saca sua arma e dispara três vezes e sequer ficamos sabendo seu nome. Neste mesmo episódio uma repórter, obviamente não ligada a mídia tradicional, leva um murro no rosto de um covarde e, do mesmo modo, não sabemos sequer o nome do agressor.

    A pergunta que fica é a seguinte: – por que o Brasil tem os pudores de uma Dinamarca quanto a revelação dos nomes alguns ofensores, agressores ou criminosos e para outros não?

    Já está dando nojo de tanta hipocrisia e safadeza.

     

     

  14. se fosse alguém da esquerda….

    já estaria sendo fuziliado na nova  lei anti-terror…

    Mas, como faz parte do “lado de lá”, tá valendo !!!   Igualzinho na Ucrânia, aonde um rebanho de fascistas tomam o poder e tá tudo certo na nova ordem mundial !!!

    Tenha  a  santa paciência…

  15. Essa turma que está lá

    Essa turma que está lá acampada é de toda a responsabilidade do Cunha. Ele é que dá respaldo a esse bando. Cunha tem que ser tirado da câmara à força e direto para a prisão.

  16. Se algo parecido ocorresse na

    Se algo parecido ocorresse na frente da Casa Branca o atirador seria sumariamente executado pela polícia não importando se o mesmo fosse ou não policial!

  17. Mentira. O cara era de um

    Mentira. O cara era de um grupo que defende intervenção militar. Esses caras foram expulsos há algumas semanas do acampamento do MBL que,  logo, não tem nada a ver com isso.

    Melhor corrigir. Caso contrário, fica comprovado que esse site é manipulador, tendencioso e tudo aquilo que se diz aqui contra a Grande Mídia.

    Não que eu tenha dúvidas disso, enfim… Mas ficará feio sendo recortado e colado nas mídias sociais e blogs por aí. A mentira é muito escrachada.

  18. CONDUTA CRIMINOSA

    e racusta contra a marcha das mulhres negras. E foi mesmo o elemento que anteriormente já havia sido detito portando arma e levado ao plantão policial, também devem ser investigadas as Autoridades que o soltaram.

    1. Essa é a cara da direita

      Essa é a cara da direita nativa: burguesa, branca e racista. E esses vigaristas ainda têm a cara-de-pau de apelarem aos militares para “salvá-los”. Em tempo: até por dever de ofício todo militar é nacionalista não importando se de direita ou de esquerda!

  19. O pessoal aproveita para

    O pessoal aproveita para xingar o governo Dilma, o ministro Cardozo… Vi até quem dissesse que a culpa é do PT, “esses anos todos instigando a violência”.

    Claro que se espera que o governo tome medidas rigorosas mas ninguém lembra da campanha pelo ódio, raiva e medo que vem sendo tocada há anos por Reinaldo Azevedo, Sheherazade, Augusto Nunes, revista Veja, OESP, Globo, Folha? O apoio de Aécio Neves da Cunha, Eduardo Cunha e Aloysio “quero ver Dilma sangrar” Nunes Ferreira deram ao MBL?

    Chega às raias da demência eximir os criminosos golpistas e antipetistas da responsabilidade, não pelo que será feito de agora em diante mas pelo que efetivamente fizeram esses anos todos e que culminou nesse episódio.

    “A culpa é de Dilma e de Cardozo, que não nos reprimiram.”, como “a culpa é da polícia se somos ladrões assassinos: a polícia é que deveria ter nos prendido”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador