Manifestantes contra o governo não sabem bem o que querem, por Verissimo

Do O Globo

O vácuo
 
Luis Fernando Verisssimo
 
Os manifestantes contra o governo sabem o que não querem — a Dilma, o Lula, o PT no poder —, mas ainda não pensaram bem no que querem
 
Houve um tempo em que os cachorros corriam atrás dos carros. Era uma cena comum: vira-latas perseguindo carros, latindo, como se quisessem expulsar um intruso no seu meio. Às vezes viam-se bandos de cães indignados, perseguindo carros que passavam, e dava até para imaginar que um dia conseguiriam alcançar um, dos pequenos, pará-lo, cercá-lo e… E o quê? Comê-lo? Nunca ficou claro o que os cachorros fariam se alcançassem um carro. Era uma raiva sem planejamento. (Hoje, a cena de cachorros correndo atrás de carros é rara. Os cachorros modernizaram-se. Renderam-se ao domínio do automóvel. Ou convenceram-se do seu próprio ridículo).

Os manifestantes contra o governo sabem o que não querem — a Dilma, o Lula, o PT no poder —, mas ainda não pensaram bem no que querem. Se conseguirem derrubar o governo, que cada vez mais se parece com um Fusca indefeso sitiado por cães obsoletos, o que, exatamente, pretendem fazer com o vácuo? A política econômica atual é um sonho neoliberal. Seu oposto seria uma volta à politica econômica pré-Levy? Dependendo de como for impedida a Dilma, o vácuo pode ser preenchido pela ascensão do vice-presidente (tudo bem), pelo eleito num novo pleito (seja o que Deus quiser) ou pelo Eduardo Cunha (bate na madeira). O que os manifestantes preferem? A raiva precisa de um mínimo de previsão.
 
Uma parte dos manifestantes não tem dúvida do que quer. Da primeira grande manifestação de 2013, passando pelas duas deste ano, o que mais cresceu e apareceu foi a linha Bolsonaro, que pede a volta da ditadura militar e lamenta, abertamente, que os militares não tenham matado a Dilma quando tiveram a oportunidade. Por sinal, o Fernando Henrique talvez se lembre que o Bolsonaro disse a mesma coisa a seu respeito. Mas, enfim, as guerras fazem estranhos aliados.
 
Sugiro a quem se preocupa com o momento nacional que faça um pouco de arqueologia histórica para manter as coisas em perspectiva. Procure na imprensa da época a reação causada pela marcha da família com Deus pela liberdade contra a ameaça comunista. Também foi uma manifestação enorme, impressionante. E foi o preâmbulo do golpe de 64, e dos 20 anos negros que se seguiram e hoje tanta gente quer ver de novo. Pode-se argumentar que os tempos eram outros, tão distantes que os cachorros de então ainda corriam atrás de carros, e a luta era outra. Mas o triste é que ainda é a mesma luta.
 
 
Redação

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quase perfeita

    Não poderia ser melhor nem mais adequada a imagem apresentada pelo Veríssimo para falar ods carnacoxinhas do que um cão vira-latas correndo, latindo e rosnando atrás de um carro, sem saber por quê.

    E não é apenas pelo fato dos coxinhas serem portadores do complexo de vira-latas com grau máximo de gravidade. Mas principalmente por externarem um ódio profundo e irracional sem motivo nem propósito.

    O único problema dessa comparação é que ela é profundamente ofensiva aos pobres cães.

    1. É a mídia inoculando esse

      É a mídia inoculando esse ódio na cabeça dos cachorros vira-latas só que como cachorros não têm idéia do processo a que estão sendo submetidos.

  2. Quanto maior o poder aquisitivo…

    Maior a ignorância política. Triste ver em vídeo um manifestante carioca, muito bem arrumado e bem nutrido, abrir aquela boca para enaltecer  o ” herói ” Pinochet!  Causou arrepios. Uma classe média alta, que sempre levou uma vida confortável, mas nunca se informou. Ignorantes e analfabetos políticos que estão causando vergonha à criaturas humildes, mas conscientes. Esses desinformados marcharam com cartazes onde diziam : ” JE SUIS EDUARDO CUNHA “.Com esses cartazes já escancaravam sua vergonhosa desinformação.  E HOJE, o que pensam? Será que eles pensam?????

    1.  
      Cara Marly, vosmecê está

       

      Cara Marly, vosmecê está certa de que o manifestante do vídeo que diz ter visto, não estava latindo?

      Não! Em absoluto. Longe de mim duvidar de sua boa visão. Mas, do jeito que o pessoal que bate panela cuida dos totós, digo, dos pet (ora, nem cachorro são),  hoje em dia, o bichinho poderia estar paramentado de manifestante carioca.

      Dai, para confundir com um bípede é um nada.

      Orlando

  3. O povo sabe o que quer

    O povo sabe o que quer derrubar Dilma já é uma grande  missão.

    Já governar um país é coisa fácil é só ser honesto.

    Então a nosssa politica economica é neoliberal, não sei o que é neoliberalismo para ele, mas deve ser intervencionismo ilimitado na economia.

    Redução do estado brasileiro é uma ilusão, nunca aconteceu.

     

     

     

    1. Piada pronta

      Vamos ver se eu entendi o seu raciocínio: você acredita que a Dilma é desonesta e se ela for derrubada por gente do nível do Eduardo Cunha, Renan Calheiros e alguns outros donos de longas fichas criminais, vamos chegar chegar a um governo honesto. Você é um fanfarrão….

      1. É desmamado mesmo

        Desde que perdeu as tetas só sonha com a volta do PSDB ao governo e ver se sobra uma tetinha para mamar na viuva. Não tem nada de ideologia ou opinião aí. É mera vontede de ser aspone de novo

        1. De onde você tirou esta

          De onde você tirou esta bobagem, nunca fui e nem fou ser funcionário publico, é uma questão de ética pessoal, não parasitar a sociedade.

      2. Eu não disse que Eduardo

        Eu não disse que Eduardo Cunha ou Renan eram honestos, mas que governar é fácil basta apenas ser honesto.

        Mesmo assim ambos são melhores que o PT no poder. 

        Ficha criminal tem a Dilma. 

         

        1. Desculpe-me, Aliança Liberal:

          Desculpe-me, Aliança Liberal: seu próprio pseudônimo, te entrega. Mais um fake a serviço do PSDB ou da Direita arcaica e ultrapassada. Tão velha, que ainda pensa que tem sangue azul e nem sabe que existe exames de DNA.

  4. Circunstâncias históricas não

    Circunstâncias históricas não podem ser comparadas com a mesma régua, por outro lado, não devem ser relativizadas ao extremo…

     

    Explico…

     

    O PT e o Governo Dilma não podem  reclamar (muito) dos ruídos golpistas da oposição midiática…De certo modo, quando estávamos na oposição saímos às ruas  com o “FORA fhc”…

     

    Mas as semelhanças param por aí…

     

    O cinismo escroto da mídia, e seus asseclas, não pode esconder um fato histórico:

     

    Os movimentos políticos da década de 80 e 90 se levantavam contra os governos estabelecidos , mas tinham caráter contra-hegemônico, ou seja, buscavam destituir uma ordem estabelecida…isto é, construir uma ordem onde o governo representasse os interesses da maioria, enfim, buscavam aproximar a representatividade formal da representatividade orgânica da sociedade…

     

    Já os movimentos recentes, que mostram a cada evento perder força, com o minguar de gente que foi às ruas, buscam restabelecer esta ordem hegemônica, onde a reprsentação formal do governo seja restrita ao critério quantitativo eleitoral, afastando a manifestação dos interesses e demandas majoritários da gestão do Estado.

     

    A manutenção dos aspectos meramente formais da representação visa garantir que os interesses de poucos prevaleçam sobre os de muitos…

     

    Se é verdade, portanto, que dos dois movimentos pedindo a destiuição de presidentes são, formalmente, contra-constitucionais, por outro lado, é impossível não perceber, apesar dos esforços cavalares da mídia comercial, que os movimentos têm origens e pretensões políticas distintas…

     

    Cada facção política legitima sua presença como melhor lhe convém, mas não podemos permitir que todos sejam considerados a mesma coisa, como se essa “igualdade”  concedesse um salvo conduto às forças reacionárias para a defesa de interesses que NUNCA são explicitamente colocados…

     

    É estranho, e quase sempre imperceptível como os golpistas nunca se chamem pelo nome, nunca digam que são de direita ou conservadores…Buscam sempre apelidos ou bandeiras políticas convenientes…auto-denominam-se liberais, modernizações, eficiência, democratas, patriotas ou apartidários ou apolíticos…

     

    Essa “discrição” não é acidental…

     

    Quando junto com outras forças, o PT foi às ruas pedir a saída de fhc, a agenda estava claríssima: Queriam que o país e seu patrimônio não fosse vendido a preço de banana, sob a falsa justificativa de que os poucos bilhões de dólares serviriam ao incremento da qualidade dos serviços públicos destinados aos mais pobres…

     

    Junto a isso, PT e aliados desejavam a redução das desigualdades, o aumento do emprego, a melhor distribuição de renda e dos serviços públicos…

     

    Se o PT ou seus aliados cumpriram, a contento, ou não esta agenda é outra história, que deve ser inclusive contextualizada dentro do escopo da luta de classes e dos movimentos de reação que empurram governos democráticos e progressistas para o centro.

     

    Quando vão às ruas hoje, psdb e aliados desejam justamente destruir essas conquistas, retomando o processo de desmonte do que restou de Estado…

     

    7% de desemprego é uma taxa alta nesses dias? Pois é, na octaéride tucana o desemprego quase nunca esteve abaixo dos 9%, e ainda assim a mídia e o estamento ideológico conservador alardeavam um sucesso absoluto na gestão econômico demotucana…

     

    Inflação de 9%?

     

    A “equipicona” do psdb entregou o país em 2002 com mais de 10% de inflação/ano e taxa de juros média acima dos 20% ao ano…

     

    Em 2002, sem que possamos dizer que o mundo enfrentava uma crise como a de 2008, o Brasil derretia como um picolé nos trópicos…

     

    Eu aceitaria satisfatoriamente que os tucanos e seus lacaios da mídia (local e nacional) fossem às ruas dizendo a verdade:

     

    “Queremos entregar a Petrobras de bandeja, queremos mais juros ao capítal, salários e direitos menores, diminuição dos investimentos e programas sociais, restrição dos recursos da saúde e da educação, etc…”

     

    Eu aceitaria de bom grado as manifestações golpistas, ainda que não concorde com elas, se dissessem que o almejado “fim da corrupção” é algo mais ou menos como o desejo pela “paz mundial” que as candidatas à miss, expresso nas entrevistas ensaiadas aos jurados…

     

    Democracia não é só bater panelas ou vociferar palavras chulas e/ou de baixo calão, mas explicitar verdadeiramente o que se deseja, para que as escolhas sejam honestas, ou o mais próximo disso…

     

    É uma diferença sutil, mas crucial…É a diferença entre ruptura e reacionarismo…

     

    Conservadores, em um ambiente democrático, não devem temer expor suas bandeiras (as verdadeiras)…

     

    Assim como os petistas e governistas não devem temer a cobrança de que foram às ruas para pedir a queda de um presidente eleito (fhc)…

     

    Ao contrário, devem revelar que o fizeram, e fizeram sem o apoio massivo da mídia comercial, e muito menos sem o conluio com as forças reacionárias que se instalaram no Judiciário…

     

    Quem  ousaria que fhc correu algum risco com o FORA fhc?

     

    É bem verdade que o PT também se beneficiou do protagonismo macartista do MP naquelas décadas, e hoje paga caro por isso…Parte do capital político que amealhou na epóca foi tomado de volta, como um empréstimo de juros extorsivos…cobrados pelos torquemadas do MPIN, “Ministério Público da Inquisição Nacional”.

     

    No entanto, a (cor)relação de forças é totalmente distinta…Naquela época, recém agraciados com (super) poderes constitucionais que hoje os equiparam ao Santo Ofício da Fé, alguns poucos promotores e procuradores ousaram utilizar estas prerrogativas para desafiar o establishment…

     

    Hoje, com a institucionalização do moralismo hipócrita e seletivo, o Parquet, com raras e honrosas exceções, funciona como correia de transmissão das hostes fascistas nacionais…

     

    Por isso, procuradores como aquele de Brasília, o Luiz Francisco (não me recordo bem o nome), juízes como De Sanctis, ou policiais como Protógenes Queiroz ou Paulo Lacerda, foram ridicularizados e trucidados, enquanto que outros são elevados ao panteão dos “heróis nacionais”…

     

    Ué, todos não lutavam contra a corrupção?

     

    Por isso as empresas envolvidas na Era do Metrô de SP, que transpassou anos e anos, merecem o quase-anonimato, enquanto as empresas que ousaram “jogar o jogo” com o PT são incineradas em hasta pública…

     

    Pois é, alguns lutavam contra a corrupção da revista “óia” e suas relações com a “cachoeira” de crimes organizados, ou contra banqueiros-fiadores da privataria demotucana, e outros dizem lutar contra aquela que parece ser a única forma de corrupção que merece atenção: A petista!

     

    Mensalão, petrolão? Uai, a globo sonegou uns três ou quatro petrolões e até hoje quase ninguém ouviu falar disso, e apesar disso, ainda tem gente que envia dinheiro para a chantagem emocional chamada “criança esperança”…

     

    Esperança para quem? Para os “eleitos” e “escolhidos” pela globo e pela “unicef”? ‘Tá bom, me engana que eu gosto…

     

    Então, ainda que tudo pareça igual, cada caso é um caso…

     

    Desconsiderando tal premissa, Dilma padece de um dilema, que não é só dela, e sim de todas as forças de esquerda que apostam na via institucional e creem na reforma gradual do Estado:

     

    Acreditam que a outorga (formal) conferida pelas urnas, em seu aspecto quantitativo (maioria), confere uma legitimidade que se auto-impõe e será sempre respeitada pelos adversários…

     

    Logo, quando Dilma se defende reivindicando ser a portadora dos votos da maioria, ela “esquece” o seu passado…

     

    Esse “esquecimento” é necessário para afastar dela o sentimento revanchista imobilizador, que a impediria de ter se tornado o que é: Um exemplo de respeito à constitucionalidade e a ação política racionalizada…ainda que esse exemplo sirvo pouco quando luta com “bárbaros”.

     

    Mas, paradoxalmente, esse “esquecimento” apaga de sua memória política um traço que deveria ser constante em sua práxis, a de que os adversários só respeitam regras que lhes convêm, e pior:

     

    Seus inimigos da oposição não querem sua cabeça porque ele “ganhou” as eleições, querem a sua cabeça porque o PT e o seu governo moveram (ainda que levemente) o mandato formal obtido nas urnas para próximo das demandas da maioria da população, e atacou os interesses de quem lucrava com o “estado das coisas” em passado recente…

     

    É preciso que os golpistas da direita digam à população o que realmente querem…

     

    Também é preciso que Dilma e o PT digam realmente porque estão sob ameaça de golpes iminentes, desde 2002…

     

    Sem esse esclarecimento, nossa Democracia permanecerá interditada…

     

  5. Sentir e verbalizar

    Uma coisa é sentir, outra coisa é verbalizar. A verbalização pode até ser inadequada, mas não anula a motivação que lhe deu origem. Pode-se afirmar que a Marcha da Família com Deus foi um equívoco, uma vez que resultou em 20 anos de ditadura, mas dizer que foi uma pantomima de meia-dúzia-de-três-ou-quatro é tapar o sol com a peneira. Foram quase um milhão, a maior manifestação de rua do Brasil até as Diretas-Já. Não adianta dizer que eram só umas dondocas, não existem tantas dondocas no mundo assim. Vamos e venhamos: um milhão de pessoas não se reuniriam nas ruas se não houvesse um profundo sentimento arraigado em amplos setores da população contra o governo Jango. Agora, se esse sentimento foi verbalizado adequadamente, é outra história.

    O mesmo vem ocorrendo com as manifestações desde 2013. Uma coisa que me chamou a atenção desde o início foi a ausência de palavras-de-ordem contra o governo. Os manifestantes que haviam gritado Fora Sarney, Fora Collor e Fora FHC não conseguiam dizer Fora Dilma, Fora PT e muito menos Fora Lula. Era como se essas palavras houvessem sido extirpadas do vocabulário. Ora, manifestações tão intensas quanto aquelas são o sinal óbvio de um profundo descontentamento da população, mas o povo não conseguia verbalizar esse descontentamento. Diziam coisas vagas e hiperbólicas, tipo “contra a corrupção” (e quem é a favor?), “contra os bancos”, “contra tudo isso que está aí”, tudo menos contra o governo que era o único que poderia mudar alguma coisa. O motivo foi que no intervalo entre a Marcha da Família e 2013, as ideias conservadoras foram de tal maneira extirpadas do imaginário coletivo que ninguém conseguia mais verbaliza-las. Só conseguiam sentir o descontentamento.

    Agora em 2015 a língua enfim destravou e o pessoal já consegue gritar Fora Dilma, Fora PT e Fora Lula. É um progresso, sem dúvida, mas as manifestações ainda estão muito palhacentas e inconsequentes. Faltam propostas. As ideias liberais e conservadoras precisam fazer o caminho de retorno ao imaginário coletivo. Esse é um esforço paciente.

  6. Tapado de razão o conterrâneo

    Tapado de razão o conterrâneo L.F. Veríssimo. Esse pessoal, nunca teve organização pra nada. Todas vida foi um cada um pra si. Não entende coisa nenhuma de organizar uma pauta organizada e de conteúdo. E foram atrás de uns espertos-marginais de internet do tipo Vem pra rua, Revoltados disso e daquilo…

  7.  Realmente os coxinhas não

     Realmente os coxinhas não sabem o que querem, mas Aécio Neves e seus seguidores golpistas cuidam de interpretar o sentimento deles.

    Um fato que passa desapercebido de muito gente é que, segundo a insuspeita DataFolha! 76% dos manifestantes votaram em Aécio Neves, e apenas 5% votaram em Dilma, mas a tucanalha quer fazer crer que estas ministrações golpistas são de todos os brasileiros. Mentira e manipulação está no DNA da tucanalha e no PIG.

  8. Eles estão desinformados.

    Amigos, Hoje fiz uma visita ao facebook, principalmente nas contas das socialites.

    Estava atrás de alguma para contatar e aplicar algum golpe para ver se pago as minhas contas. (bricandeira estava olhando as contas de algumas socialiste que um playboy deu golpes parecido).

    E me deparei com os post políticos das pessoas que fazem parte de seu ciclo social.

    A esmagadora maioria, tem as mesmas opiniões quanto ao presidente Lula. 

    Mais especificamente ao presidente Lula e a Dilma: eles os odeiam e comprazem-se em fazer chacotas

    com a situação escolar do presidente, e descem a chamá-lo de ladrão, comunista e tudo que já conhecemos.

    É um prazer para elas falar mal do ex-presidente, é um senso comum a todos elas.

    Resumindo, o Facebook representa um ótimo local de pesquisa para pesquisadores e jornalista entender o que esta acontecendo com o país: Uma classe média alta, burguesa,  totalmente de todo o topo da pirâmde social raivosamente contra o governo do país.

    Quem os alimentou com toda essa desinformação, acredito, que além das mídias, esta envolto a a própria cultura social dessa classe: De achar que o povo de um país chamado Brasil, tem que ser pobre. E elas são pessoas especiais, que querem olhar outras pessoas de cima para baixo, não com igualdade, mas comprazendo-se em conviver com pobres que os cerque e sintam-se inferiores aos seus olhares.

    O que esta acontecendo com o Brasil? Uma luta de classes, em confronto com o combate a desigualdade do governo Lula/Dilma. Graça a democracia.

  9. O cérebro do aliança liberal

    O cérebro do aliança liberal já foi devorado pelo ódio ao PT e ao país. Um país de honestos?Lembro que na época do fhc, os representantes comerciais que viajavam pelas estradas, na época esburacdas, desse país, já separavam a propina para pagarem à policia federal. Era coisa corriqueira e lardeada por todos, mas o mp, o engavetador e seus asseclas, faziam vistas grossas, como fazem até hoje quando o bandido é tucano, ou pp, ou dem e tais.

    1. “devorado pelo ódio ao PT “

      “devorado pelo ódio ao PT ” eu não odeio o PT, tanto que ajudei candidatos do PT em campanhas  diversas e de graça, a filiação ao partido ta aqui na minha gaveta só preencher.

      Eu vou em reuniões do partido quando da oportunidade e não existe imcompatibilidade de idéias na verdade se complementam.

      O PT é um dos partidos mais bem organizados que temos. 

      O problema são as lideranças atuais, estão velhas e corrompidas em todos os sentidos.

      1. Você vai a reuniões do PT?

        Você vai a reuniões do PT? HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!

        Cara, avisa aí para sabe-se lá quem paga você que isso daí não cola. Pelo menos não aqui. Tenho notado essa estratégia de parte da direita nas redes virtuais, que é o seguinte: fingem-se de ex-petistas e saem por aí dizendo que estão “decepcionados”. Já vi dezenas de gente fazendo isso e é um mais ridículo que o outro, porque nós aqui conhecemos quem realmente é de esquerda e quem realmente já foi filiado a um partido de esquerda.

        Não subestime a nossa inteligência, meu caro. Saúdo a sua participação aqui como contraponto e como um ponto de vista diferente, mas faça uso dele, não fique usando essas estratégias aí que mandam você fazer.

        1. Não sei o que tem demais eu

          Não sei o que tem demais eu ir nas reuniões do partido elas são abertas não necessita ser filiado.

          Eu não sou ex petista, no máximo que pode me qualificar é simpatizante e ainda por determinados politicos do PT.

          Ruy Falcão é ex petista e você não tem nada para desqualifica lo.

          Marina é ex petista. Marta é ex petista e assim por diante.

           

  10.  
    Perfeito Verissimo!  Embora

     

    Perfeito Verissimo!  Embora entenda que pegou pesado com os cachorros. Achei uma tremenda sacanagem comparar a cachorrada com esses desmiolados e ignorantes coxinhas.

    Como se pode observar, os adoráveis quadrúpedes, não fosse pelo hábito de correr de quatro latindo atrás dos carros,  em quase nada há o que os diferencie dos quadrúpedes verticais (erroneamente tidos como bípedes), em especial, daqueles que adoram ostentar pedigree.

    Há que se levar em conta que os bichos de quatro patas, aqueles que se locomovem na horizontal, seus donos cuidam muito bem dos bichinhos, e, costumam vaciná-los regularmente. Tanto, que dificilmente veremos um “pet”  vagabundo, portando evidentes sínais de estarem atacados por hidrofobia, latindo e pedindo a volta da ditadura.

    Orlando

  11. Ontem, ao meio dia, subi e

    Ontem, ao meio dia, subi e desci pelo calçadão do centro comercia  à procura de um comunista, não achei nenhum. Grupos de coxinhas, parlamentares, juízes federais e até no supremo precisam urgentemente chamar os comunistas de seus telhados para uma terapia de grupo. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador