MBL não resistiu ao vento, por Danilo Strano

manifestapato_rovena_rosa_abr.jpg
 
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
 
MBL NÃO RESISTIU AO VENTO
 
O FIM DE UM MOVIMENTO SEM BASE
 
por Danilo Strano
 
A política é conhecida pelas mudanças bruscas de rumo que ocorrem de tempos em tempos. Nacionalmente isso tem ocorrido com uma frequência grande nos últimos anos. E do mesmo jeito que novos protagonistas aparecem, outros tantos tem apenas 5 minutos de fama e desaparecem com o soprar do vento.
 
O barco do MBL foi empurrado pelo vento da rejeição a Dilma e a crise econômica do país, ganhou projeção em cima disso. Mas sem as pessoas para remarem nos momentos em que o vento muda de posição, o barco some no oceano. O movimento não aguentou a queda da Dilma, ironicamente, eles que surgiram com esse objetivo, não souberam construir bases para continuar fortes após o objetivo alcançado.

 
Talvez por ilusão, ou por inocência mesmo, os jovens líderes do MBL não trouxeram novas pautas, não pensaram em projeto de transformação de país que unisse as pessoas. Um movimento não existe se não tiver algo transformador como objetivo final, a única transformação proposta sempre foi a derrubada da presidenta. Com tal fato consumado, o movimento perdeu seu sentido de existência.
 
Alguns, como Homero Marchese e Fernando Holiday, aproveitaram os ventos positivos da luta contra a presidenta e se elegeram como vereadores. A atuação dessa pequena bancada tem se mostrado inútil na construção política, apenas explosões de preconceito e ódio colocam os nobres vereadores em evidência.
 
Kim Kataguiri optou por um caminho diferente. Acreditando ser o grande líder do movimento, o menino prodígio esperava por voos mais altos, talvez uma candidatura para o executivo em 2020, ou quem sabe virar deputado federal. Porém, o vento da política soprou Kim para longe, muito longe, até a coluna semanal na Folha de São Paulo o jovem perdeu. Suas convocações para novas manifestações se mostraram ineficazes, os milhões de seguidores se transformaram em algumas centenas no último encontro.
 
Os ventos sopram e por isso sempre existirão novos líderes e movimentos, mas a lição ficou para os jovens do MBL, sem uma base real para sustentar-se, o tempo útil é mínimo.
 
Danilo Strano – Cientista Político
 
Assine
Redação

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Putz, não é possível que quem

    Putz, não é possível que quem escreveu isso não sabe que MBL, Revoltados etc eram financiados pelos tucanos e pmdb? Por isso acabaram. Santa ingenuidade.

    1. Cupinchas dos EUA

      E quem é informado de verdade pelos blogs sujos sabe que o MBL é também financiado pelos bilionários americanos Irmão Kock, ou Koch.

      Mas o articuLista dá mais valor a esse grupelho do que ele merece. Esse “MOVIMENTO” sempre foi inflado como algo muito maior do que foi, pela MÍDIA PiG, para fazer o golpe. A falta de argumentos desse grupelho é ridícula. Consegui assistir apenas a 3  minutos de um vídeo deles sobre as cotas e eles repetiam sempre a mesma ladainha de formas diferentes, ou seja, sem argumentos. São ridículos!

      Kataguri e Holiday são medíocres! Só pessoas que leem PiG, ou da própria PiG, perdem tempo com eles. E os fascistas e neofasistas…

  2. É ISSO AI. PRO SACO SE MANTER

    É ISSO AI. PRO SACO SE MANTER EM PÉ, VAI DEPENDER DO QUE DEPOSITARAM LÁ.

    Entendo que a verdade neste caso, salta aos olhos. Os meninos que foram embalados e distribuídos como lideranças daqueles movimentos “espontâneos.” Primeiro: nem eram meninos nem lideranças. Muito menos, eram voluntárias aquelas procissões, digo, passeatas.

    Para não nos alongar muito, o marketing é muito necessário e útil, pra vender uma marca de macarrão no lugar de outra. Entretanto, para tal, é necessário transformar pessoas em “consumidores.”

    É como colocar um saco em pé, você tem que colocar algo dentro. Mesmo que este algo seja esterco. Contudo, se o conteúdo é perecível, logo o saco irá murchar não se mantendo em pé por longo tempo. 

    Orlando 

  3. Santa Ignorância, Strano

    O MBL surgiu como um movimento liberal, no seu pior sentido: o econômico, para atrair jovens. A sua imensa popularidade veio a reboque do falso jornalismo das empresas de mídia. Organizações Globo à frente.

    Doze anos de governo petista, com o seu reformismo homeopático, desagradou setores que se pensam pensantes da sociedade. As grandes empresas brasileiras nunca cresceram e lucraram tanto como nesse período. Se foi mãe de alguém não foi do povo. Embora tenha elevado a distribuição de migalhas. A manutenção da política econômica de FHC (altas taxas reais de juros, taxa de câmbio como âncora inflacionária, etc.) e o capitalismo decretino sob medida para empreiteiros e friboys, fizeram o Brasil para Marcelos e Joesleys enquanto afagava o rodapé da pirâmide.

    A pirraça do playboy das Gerais, talvez por sentir ainda na oposição as imensas oportunidades que o executivo lhe daria, deflagrou a ascensão do MBL e de outros movimentos da mesma linha (Revoltados on-line, Vem prá rua, etc.). O combate à corrupção transformou-se no catalisador que ungiu o agitprop desses grupos, só que agora com interesses organizados na retaguarda.

    Quando dos protestos sem causa de 2013 os pequenos grupos organizados, que pensavam comandar as manifestações, eram basicamente da esquerda bunda-lê-lê. Coisas de Boulos e Sininhos. Black Blocs na linha de frente. Daquela imensa massa de deserdados de motivos válidos por que não tentar converter alguns ao credo de Mises e Hayek? As lideranças primárias dos grupos que na realidade não são contra a corrupção, mas sim antilulistas (em primeiro lugar) e antiesquerda a seguir, queriam visibilidade no mercado de Neves.

    Enquanto os grandes desdobramentos da Car Wash estavam sob controle da República de Curitiba, com as manchetes da imprensa corporativa alimentadas por seletos vazamentos foi possível para eles manter o discurso: O PT pariu a corrupção e Lula é o seu grande chefe. Porém, a partir do momento, que por força da dinâmica política, o STF foi obrigado a expandir o raio de ação das apurações, alcançado os cabeças da antiga oposição ao petismo, a realidade mudou. Não tanto assim, continua firme e forte nos contos acusatórios do MPF contra o Lula e pessoas próximas a ele.

    Continuam arfando para os Javerts curitibanos, todos eles incapazes de um único gesto de grandeza, até porque o Sena está distante. Ainda contam com o patrocínio de instituições de abjeto liberalismo, como o Millenium; com os empresários oitocentistas  e com o último dos seus ídolos políticos ainda de pé, Dória I, o conquistador da Cracolândia. Apesar dessa máquina infernal para destruir reputações e pessoas permanecer contribuindo, o surrado discurso desmoronou. O que restou no fim foi o retorno ao início, a defesa do capitalismo no seu mais primitivo e brutal estágio, coisa que não dá popularidade, afinal todos esses movimentos podem agora se reunir num único: o Movimento Brasil Livre de Soberania, Direitos Sociais, Trabalhistas e Previdenciários.

  4. “Talvez por ilusão, ou por

    “Talvez por ilusão, ou por inocência mesmo, os jovens líderes do MBL não trouxeram novas pautas, não pensaram em projeto de transformação de país que unisse as pessoas. Um movimento não existe se não tiver algo transformador como objetivo final, a única transformação proposta sempre foi a derrubada da presidenta. Com tal fato consumado, o movimento perdeu seu sentido de existência.”

    Há jagunços para tudo. Com o objetivo atingido pelos financiadores do golpe perdeu o sentido a atuação destes palhaços e a fonte secou. Então, só restou a estes babacas o lixo da história.

  5. O MBL nunca passou de um

    O MBL nunca passou de um movimento inútil, reunindo jovens imbecis, tapados e arrogantes, sabidamente financido pelo PSDB (com dinheiro do States) cujo único objetivo era derrubar Dilma.

    Depois de cumprir seu objetivo que utilidade esses imbecis teriam?

     

  6. Descartados

    Cumpriram a tarefa para a qual foram amplamente financiados, muitos treinados, e foram descartados como tantos outros, como Joaquim Barbosa, e como serão Moro e seus procuradores. Até Temer já está com o prazo vencido. Todos buscam fama efêmera e, muitos, enriquecimento.

    1. Jamais!!

      Nem a pau que eles foram manipulados. Se deixaram manipular, tinham conciencia do que fiseram. Que obessão é essa da esquerda em querer amenizar para os que causaram tudo isso???

      Cara,  esses arrependidos não vão agregar valor a movimento algum. Só tira!! 

  7. MBL é start up

    O tal “movimento” é um negócio. Fazem o que são pagos para fazer. Conseguiram navegar na onda cretina dos “coxinhas” e manipulados da mídia. Talvez essa festa não volte mais.

    Alguns cargos na política servem de plataforma para penetração nas engrenagens do jogo político. Pode aumentar o valor cobrado dos seus patrões!
     

    Chamar seu “líder” de “prodígio”… É ignorância ou provocação, hein sr. Straño? 

    1. Exato! De fato o MBL é uma

      Exato! De fato o MBL é uma empresa privada apesar de ser, de jure, apenas para disfarçar, outra coisa.

  8. Origem do patrocinhio do MBL

    Membros do MBL e em publico informaram que receberam ajuda do PMDB, PSDB e DEM. Até então eles informavam que tinham contrato de privacidade para informar a orgens dos recursos. Até ai tudo bem. É a democracia. Mas com a abertura da tampa da latrina destes 3 partidos, não seria licito questionar se esses recursos que o MBL recebeu eram oriundos de propina?

  9. Essa “direita” conta com a

    Essa “direita” conta com a violência, com a ignorância ou – mais comum – com os dois para se manter no poder. Que trabalhador em sã e esclarecida consciência e com a integridade física e moral garantidas votaria em alguém cuja proposta fosse o fim dos programas sociais, dos direitos trabalhistas, a entrega do país a país estrangeiro?

    “Cuidarei para que o bancos lucrem, para que sejamos apenas celeiro do mundo! Não precisamos de indústrias para ganharmos dinheiro, não precisamos de universidades, não precisamos de aposentadoria nem de saúde pública! Se eleito prometo que acabarei com a previdência estatal!”

    Exceto quem entra em campanha apenas para servir de escada a outros candidatos – como o tal de Pastor Everaldo, cuja plataforma faz parecer deglutível um Aécio Neves, por exemplo – ninguém seria louco a ponto de fazer discurso assim. Não que não fosse sincero – e para isso há até o termo “sincericídio” – mas sim que levaria tomatada na cara em qualquer palanque. Isso se não fosse solenemente desprezado.

  10. O mesmo aconteceu com o

    O mesmo aconteceu com o governo Temer, deram o golpe e não souberam o que fazer com o monstro que criaram, o tombo da economia foi muito maior do que previram e não souberam e não sabem ainda como reverter.
    Foram no oba, oba, e quem está pagando o pato são todos os brasileiros, inclusive aqueles que apoiaram o golpe sem saber que seriam diretamente atingidos por ele.
    Viramos uma vergonha para o mundo.

  11. Bando de mané
    No Brasil impera o comunismo esquerdista bolivariano, não existe partido de direita no Brasil, só tem esquerda, o MBL tenta ser um de direita liberal, mas quando alguém mostra o $$$ eles entram na dança dos mortadelas, apenas quando o lula virar ditador é que o Brasil talvez veja a merda que é o comunismo. Ex. Venezuela e Cuba.

  12. Bando de mané
    No Brasil impera o comunismo esquerdista bolivariano, não existe partido de direita no Brasil, só tem esquerda, o MBL tenta ser um de direita liberal, mas quando alguém mostra o $$$ eles entram na dança dos mortadelas, apenas quando o lula virar ditador é que o Brasil talvez veja a merda que é o comunismo. Ex. Venezuela e Cuba.

  13. Só não entendi com base em
    Só não entendi com base em que dados esta análise é fundamentada. Até parece que foi movimentos como o mbl que derrubaram Dilma e que colocaram tantas pessoas na rua contra o PT. Foi a própria depreciação do governo Dilma que permitiu a atmosfera para tal. As pessoas estavam em atmosfera totalmente influenciada, por isso deu no que deu. Politicamente Dilma mereceu cair porque perdeu o rumo político, portanto ficou sem povo para continuar. Crise de corrupcão Lula também passou, mas não caiu…

  14. Turminha

    Turminha de “filma nós Galvão” que coordenavam piqueniques na Paulista, em dia de sol. Quando veio à tona a participação dos golpistas na corrupção e perceberam o tremendo mico que fizeram batendo panelas e marchando pelos motivos errados.

    Ainda, está sendo publicado nas redes que a JBS bancou o golpe, justamente para tirar Dilma, que não deu a eles os privilégios e negociatas que queriam.

    Cunha, Temer, JBS e centenas de corruptos queriam tirar Dilma. Ainda não caiu a ficha? Dilma fica cada dia mais honesta.

    Pensar que logo o Aecim entrou com acusação contra Dilma no TSE. É muita cara de pau! E a cartinha do Temer, reclamando que era decorativo?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador