Mensalão tucano: o Ministro Barroso é outro departamento

Há um paradoxo curioso entre o julgamento do mensalão do PT e do mensalão do PSDB.
 
O primeiro foi um “ponto fora da curva”, no dizer do Ministro Luís Roberto Barroso, um abuso protagonizado por um relator, Joaquim Barbosa, suspeito de forçar as provas, e um plenário intimidado pela cobertura massacrante de mídia.
 
O STF apequenou-se como em poucos momentos da sua história. Até hoje a peça central de acusação é o suposto desvio de R$ 74 milhões da Visanet. Nem se comprovou que se tratava de dinheiro público nem que houve desvio, já que existem comprovantes da aplicação dos recursos em veículos de mídia.
 
No caso mineiro, há o uso direto de recursos de empresas públicas. Se quiser condenação, não há necessidade de esconder relatórios da Polícia Federal ou de auditorias internas das empresas.
 
Há a Procuradoria Geral da República utilizando a mesma métrica  do mensalão do PT para se mostrar isenta. E a mesma métrica, baseada nos levantamentos iniciais do ex-Procurador Geral Antonio Fernando de Souza, consistiu em eximir nos dois casos os principais financiadores privados do chamado valerioduto.
 
Mas, acima de tudo, há um relator legalista, o Ministro Barroso. Que não se exija dele forçar as provas, esconder dados, manipular teorias jurídicas e interpretações. Esse departamento é do outro.
 
Luis Nassif

88 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Acontece que o primeiro

      Acontece que o primeiro ministro da Suécia também faz a mesma coisa, enquanto que o nosso correspondente faz escala em Lisboa para comer bacalhau…

      1.  
        Caro Proxeta, a Presidenta

         

        Caro Proxeta, a Presidenta Dilma já disse que pagou do próprio bolso .

        Aliás, comer bacalhau é tão caro ? 

        Desperdício quem fazia era aquele traste que você elegeu presidente que fez o planalto contratar por uma fortuna uma chef famosíssima para atendê-lo diuturnamente á no palácio .

         

         

          1. Você é sempre ridículo assim?
            Você é sempre ridículo assim? Ou só quando respira?

            Seus comentário nunca agregam nada. Uma pena. O contraditório é muito importante. Mas no seu caso só existe o contra a qualquer custo.

          2.  
            Querido Rios, eu prefiria

             

            Querido Rios, eu prefiria que voce o ignorasse .

            O traste em questão é tão sem noção que ainda não percebeu que eu ignoro a presença dele aqui no blog .

            O traste pode expelir qualquer baboseira que eu continuarei passando batido .

      2. Segundo o sarraceno qualquer

        Segundo o sarraceno qualquer um pode denunciar um comentário com a finalidade de tirá-lo do alcance dos demais leitores/comentadores.  Conclamo a todos denunciar esse sujeito que vem aqui só para esculhambar com o blog.  É difícil aturar a sua boçalidade e sua má fé com os posts, já que você é incapaz de escrever mais que duas ou três frases, seu lugar não é aqui, recolha-se a sua insignificância já que você é incapaz de debater algo com o mínimo de lucidez, desconfio que seu QI seja 45.    

  1. Cansa a minha beleza que,

    Cansa a minha beleza que, nesta altura do campeonato, alguém ainda espere que as máfias que tomam conta dos poderes no Brasil vão se guiar por algum elemento legal, ético, lógico que afetem os seus e seus bilhões. Nesses doze anos de governo Lula/Dilma elas já se rearrumaram, reagruparam e dão as cartas, escudadas no amplo apoio midiático. Pobre PT, pobre Brasil.

  2. http://correiodobrasil.com.br

    http://correiodobrasil.com.br/noticias/politica/defesa-de-pizzolato-protocola-dados-negados-por-barbosa-na-ap-470/683222/

    Da leitura deste artigo do Correio do Brasil só se pode concluir que os colegas do Barbosa apresentaram seus votos na AP470 sem conhecimento de importantíssimos documentos que poderiam inocentar os réus. Não há um remédio jurídico para tamanho descalabro? Os próprios colegas do Barbosa deveriam  requerer a revisão (ou anulação) do julgamento por falha insanável.

  3. Os verdadeiros “donos do

    Os verdadeiros “donos do poder” no Brasil, montaram uma potestade, para derrubar o PT, eles sempre dominaram o estado brasileiro e não vão deixar apenas  os eleitores decidirem quem governa, a grande mídia  e elementos suspeitos do STF, estão envolvidos nessa “guerra sem tregua” para afastar o PT e o país voltar a ser “dirigido” por partidos que representam esta elite moralmente decadente  e governam para elite, a história do estado brasileiro foi sempre assim. 

  4. Ou seja… Temos dois STFs…

    Ou seja… Temos dois STFs… Um para julgar petistas (neste, pode ser desonesto à vontade que o PIG garante…) e outro para julgar demotucanos (neste, escala-se juizes honestos…). Moral da História: Ferro no PT e benefício da dúvida para o Demotucano. Que beleza!!!!!!!! 

    1. Mas um crime não justifica

      Mas um crime não justifica outro. Alias o PT até agora não se manisfetou sobre as arbritariedades da AP 470. E quem cala consente.

      1. Ô Anarfa… releia meu texto

        Ô Anarfa… releia meu texto e, com calma, veja se consegue captar o conteúdo. Sua colocação é típica do demotucanata; um crime não justifica o outro mas, neste caso, uma sentença encomendada sim, Vá lamber sabão, asno…

  5. E agora, o que se espera do

    E agora, o que se espera do Barroso? Que ele volte à curva original do STF (como ele disse, o julgamento do PT foi um ponto fora da curva) dando ao Azeredo o direito de defesa, que ouça os advogados, que não julgue com base em Domínio do Fato e muito menos em  suposições, adjetivações baratas e agressões ao réu? Que mesmo com o processo desmembrado ele ignore a quadrilha que atuou em Minas?

    Isso seria correto, se Barroso tivesse a honradez de usar o processo de Azeredo para apontar as barbáries cometidas na AP 470, e com isso pedisse a reabertura  do processo do Mensalão  do PT, para julgá-lo com base na mesma jurisprudência que será aplicada no julgamento do Mensalão tucano.

    Agora, se ele não quis rediscutir a AP 470, qdo tinha legimidade para isso , na hora dos embargos de declaração e, ao contrário, fez questão de discursar bonito sobre direitos…mas ser tão injusto como os outros haviam sido no julgamento., deixando tudo como estava…não pode ser novamente o rei dos discursos bonitinhos. E da falta de coragem para agir como ministro do STF.

    Se é realmente um constitucionalista,  um garantista, se tem a consciência de que direitos têm que ser respeitados, que “todos são inocentes, até que se prove sua culpa”, então , que use a mesma régua para os dois casos.

    Isso não é pedir vingança, é pedir justiça.  Ou ele  foi conivente com a “nova jurisprudência do Supremo” que legitimou as condenações na AP 470,  e tem que seguir usando essas novas regras, em que cabe ao réu provar que é inocente e  aos ministros demonstrarem que pessoas de um ou vários partidos , nesse caso, formam uma quadrilha. Ou ele tem que  trazer o ponto fora da curva para ser revisto, ao demonstrar que um caso semelhante, mas com provas substanciais de desvio  de dinheiro público para beneficiar, diretamente, um,partido, não  pode ter julgamento diferente do que já foi estabelecido pela côrte.  Afinal TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI…OU TUCANOS SÃO MAIS IGUAIS?

    É aguardar para ver quem realmente é o Min.Barroso. Se um  Jurista ou um   juristinha a mais desse supreminho.

    1. Resposta

      Exatamente isso!!! Agora os réus terão todo o direito de se manifestar, o presidente/relator não ficará dormindo na hora dos advogados de defesa se manifestarem, só abrindo um parêntesis: Em vários juris populares, mtos foram cancelados pq um dos jurados estava dormindo na hora do julgamento, imagina o presidente/relator dormir na hora que o advogado do Azeredo fosse fazer a sua defesa??, aí todos terão direito a ver e rever os laudos e perícias pertinentes ao processo, e repare bem, ao longo desses anos, todas as pessoas que foram depoentes ou informantes desse processo, foram “religiosamente” presos ou defenestrados. E no final????? Absolvição para os Mensaleiros Tucanos por provas inválidas no processo!!!

  6. Ministros não creem que atrairá mesmo interesse que mensalão
    Segundo a Falha:

    “Ministros não creem que Azeredo atrairá mesmo interesse que mensalão

    Ministros do Supremo Tribunal Federal acham que o mensalão mineiro não vai despertar o mesmo interesse nem a mesma pressão externa que o escândalo nacional. Segundo um integrante da corte, como o STF só decidirá sobre Eduardo Azeredo (PSDB) e Clésio Andrade (PMDB), já que os demais réus serão julgados por outras instâncias, o processo está “desidratado”. “Não tem a magia do enredo do Ali Babá e os 40 ladrões”, compara esse observador dos humores do tribunal.”

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2014/02/1409422-ministros-nao-creem-que-azeredo-atraira-mesmo-interesse-que-mensalao.shtml

    Perguntas que não querem calar:

    Quais ministros são esses que declararam não crer que “Azeredo atrairá mesmo interesse que mensalão”?

    Só o chamado mensalão era um escândalo nacional? Porque será?

    Qual o integrante da corte que fez a declaração referente a Ali Babá?

    Porque mensalão é petista e o outro é citado apenas como Azeredo (título), ou no máximo mensalão mineiro (matéria)?

    Porque esse processo está sendo julgado depois do chamado mensalão se ocorreu anos antes do primeiro?

    Porque esse processo do mensalão do PSDB não será julgado integralmente e de uma só vez pelo STF como o petista, sendo desmembrado?

    Quais serão os motivos reais, a falta de interesse da cobertura?

    Porque o jornalismo de alguns órgãos de pseudo-imprensa são tão aéticos, parciais e vagabundos?

    http://3.bp.blogspot.com/-ZH97MAsJOuY/UjZLxR_r5cI/AAAAAAAAaJc/Fa7IMf_dwps/s1600/merval-gilmar.jpg

    É ético um ministro de uma corte suprema posar sorridente com autor e publicação opinativa sobre um processo?

  7.  
    Ainda temos uma longa

     

    Ainda temos uma longa caminhada a cumprir pra chegar perto disso ai.

    Ainda hoje, estamos amarrando negros pobres em postes. Ah! Era bandido! Ouve-se ou longe, o piedoso e medieval comentário. Enquanto isso, à jusante desse esgoto, sua excelência, o poderoso GM,  além de não se contentar com as obesas mordomias, cuida, entre um HC e outro HC cangurú prum amigo, mamar, em flagrante descumprimento ético e legal, atuando como proprietário de cursinho no qual emprega colegas ministros, e, vai além, muito além.

    Quando por exemplo, permite que seu negócio comercial estabeleça contratos sem concorrência, nem ao menos um sorteio, com entes públicos. Aliás, contratos de coloração um tanto cabulosos com entidades públicas de calibre estreitamente imbricados, digamos assim, unha-e-carne com o stf.

    Como se soube recentemente, ao vir à tona o peixe podre, digo, o contrato firmado pelo tal IDP com a corrupta cúpula (ou, seria mais adequado cópula?) do TJ da Bahia, tradicional antro de corurpção, onde operosos porcos, digo, dignatários juizes e desembargadores, foram cevados no cocho do coronel ACM. Todos no Brasil, sabem do célebre tiranete de merda que dominou a Bahia, e cujas sequelas, até hoje lasca com a vida dos baianos. Olhe!…Ainda temos conterrâneos que nada sabem dessas baboseiras. Tá danado! Mas… vai!…Um dia essa merda será reciclada.

    Orlando

     

    1. Orlando, infelizmente tive de

      Orlando, infelizmente tive de usar a “famosa”, prá ser bem educada, ferramenta do Link Permanente para lhe dar 5 estrelas. Ô “seu” Nassif, não vai ter modo de facilitar as coisas, não? Favor responder…

      LINK PERMANENTE : fora.

  8. Nassif,
    Não mereceu destaque

    Nassif,

    Não mereceu destaque da mídia o processo julgado do Zeca Dirceu e do Lindenberg. O Joaquim Barbosa em retaliação ao gesto do deputado do PT na camara, mandou colocar na pauta da primeira reunião do STF. Os dois foram absolvidos por unanimidade e por estranho que pareça, o JB não participou do julgamento.

  9. STF não precisa da chicana do

    STF não precisa da chicana do “domínio do fato” p/ o mensalão tucano. Basta usar o “domínio do feto” p/ a mãe de todos os mensalões.

    1. A mãe de todos mensalões é o

      A mãe de todos mensalões é o mensalão do mensaleiro Mario Covas que recebe nome de pontes, viadutos, escolas, rodovias e que durante seu governo deu 200 milhoes para as empresas de Valerio entre 1997 e 1998 via Telesp. E pelo visto vai passar sem ninguém falar nada.

  10. Parece que o último bastião

    Parece que o último bastião ao qual se agarram os defensores do mensalão petista será reduzido a pó ou pelo menos ficará tão fragilizado que a alegada impunidade, decantada e desejada ardorosamente pelos defensores dos réus do mensalão na Internet, a turma do “quanto pior, melhor” ou do “é tudo farinha do mesmo saco” ou, como diria o sensacional Itararé, o Barão, a que tem como lema “ou restaure-se a moralidade ou nos locupletemos todos”, não poderá ser usada com tanta desenvoltura pela “torcida”. Essa “bengala” está com os seus dias contados. O Procurador-Geral da República pediu a condenação de Azeredo a mais de 20 anos de cadeia.

    Só ele? Por enquanto, só. Já é alguma coisa rsrsrs.

    1. Reduzido a pó? Lembrou-me um

      Reduzido a pó? Lembrou-me um tucano que recebeu 110 mil do Azeredo e nem foi mencionado pela acusação. 

      Ademais, não dá pra comparar a forma de tratamento. Cadê o tesoureiro Cláudio Mourão? E o Mares Guias? E os dirigentes das estatais mineiras que desviaram os recursos? E os políticos que receberam as doações? 

      Sobrou só o Azeredo e mesmo assim eu DUVIDO que será execrado pela mídia e ficará um só dia no presídio (se é que será condenado). 

      1. Mas só foi denunciado o

        Mas só foi denunciado o Azeredo? Creio que não. Outras pessoas foram denunciadas. Eu li o inquérito do mensalão tucano e tem mais gente envolvida. A questão é que houve o desmembramento, que não aconteceu com a denúncia do MPF veiculada na AP 470. Mas isso não significa necessariamente impunidade. Torna as coisas mais lentas, é verdade, existindo risco de prescrição. Neste caso, o Judiciário tem que agir com celeridade para evitar que isso aconteça. Esse ponto deve ser exigido.

        De qualquer forma, o STF não poderá ser acusado facilmente de proteger tucano se condenar Azeredo. E Joaquim Barbosa pode mostrar que não faz diferença entre réu petista e réu tucano, os donos do Brasil, como sabemos, já que tudo se resume a “petista” ou “tucano”…

        1. Dfender que esse julgamento

          Dfender que esse julgamento será o contraponto da ap 470 é a mesma falácia daqueles que defedem que “um vestibular dá oportunidades iguais para todos”….é de um reducionismo tamanho senão vejamos, vamos a origem dos dois processos com uma pergunta simples: Houve igualdade de tratamento???? não pois um foi desmembrado e outro não…..pronto…acabou aí a tal isonomia……e vou mais além, se os réus da ap 470 que não tinham forum privilegiado não fosse julgados pelo stf haveria condenação???? e mais um pouco a ap 470 se sustentaria sem esses réus???  sabe….é o não enxergar a realidade que mata qualquer argumento por mais técnico que o mesmo seja….. 

          1. O que eu quero saber é se o

            O que eu quero saber é se o STF vai condenar o tucano Azeredo. Afinal, o STF, o MPF, o PIG, a Casa-Grande, o PSDB, o DEM etc são uma coisa só.

            Se são uma coisa só, Azeredo pode ser condenado, com o STF reconhecendo que os tucanos fizeram um mensalão em Minas Gerais, como o PT fez em Brasília?

            Mas a tese dos defensores dos réus do mensalão não era que o STF ia dizer que não houve mensalão em Minas Gerais? Que Azeredo seria inocentado?

        2. Não Sr. Alessandre

          “já que tudo se resume a “petista” ou “tucano”…”

          Na verdade se resume em quem financia e quem apoia os petistas e os tucanos.

          É ideologia, sacou?

        3. O Dr. Advogado Tucano

          Sempre me admiro com os comentários do nobre advogado, que “odeia ser chamado de tucano”, ao não se manifestar, dado seus extensos conhecimentos jurídicos, sobre a inconstitucionalidade de se julgar réus que não detèm a prerrogativa de foro no STF.

          Sempre tão ávido a esclarecer todos os detalhes jurídicos da AP 470, claro, quando contrário aos réus, não aborda que, de plano, todo o julgamento da AP 470 foi inconstitucional por se julgar, como dito, réus que não possuíam prerrogativa de foro. Mas isto, o comentarista que a meu ver só pode ser remunerado pelo PSDB passa ao largo de abarcar em suas teses desfiladas aqui no blog. 

          1. JBS, que faz parte do

            JBS, que faz parte do exército virtual lulopetista corretamente denunciado por Marina Silva, aquela que o aparelhamento do PT não deixou ser candidata pelo partido REDE a presidente em 2014, do alto de sua ignorância, desconhece a Súmula 704 do STF.

            Como estou de bom humor (coisa que falta aos fanáticos retrógrados e autoritários que compõem o exército virtual lulopetista e tal e coisa), deixo aqui a Súmula 704 do STF para que ele supra sua rotunda ignorância:

            Súmula 704
            NÃO VIOLA AS GARANTIAS DO JUIZ NATURAL, DA AMPLA DEFESA E DO DEVIDO
            PROCESSO LEGAL A ATRAÇÃO POR CONTINÊNCIA OU CONEXÃO DO PROCESSO DO
            CO-RÉU AO FORO POR PRERROGATIVA DE FUNÇÃO DE UM DOS DENUNCIADOS.
            Fonte de Publicação
            DJ de 9/10/2003, p. 6; DJ de 10/10/2003, p. 6; DJ de 13/10/2003, p. 6.
            Legislação
            Constituição Federal de 1988, art. 5º, LIII, LIV, LV.
            Código de Processo Penal de 1941, art. 79.

            Precedentes
            RE 170125
            HC 68846
            HC 75841
            HC 74573

            Entendeu, fake ignorante?

             

        4. Marcos Valério também está

          Marcos Valério também está envolvido, mas como o mensalão tucano foi desmembrado, ele poderá recorrer a todas as instâcias. Quem sabe, antes do término dos seus 40 anos de pena pelo mensalão do PT ele seja também condenado por mais alguma coisa…

      2. Li em novembro que em uma

        Li em novembro que em uma sessão do STF os ministros ficaram horrorizados em uma denuncia (complemento de documentação, ou sei la o que era) que a PGR estava fazendo aumento o nro de pessoas do mensalão tucano, não sei se será julgado com o Azeredo…

         

        Mas entre os nomes estava o do mensaleiro Aécio, que ganhou 110 mil do Valério…. Alias, JP Cunha preso um dos motivos por ter renovado o contrato da Camara que o Aécio fez…. parece piada…. pq um faz o contrato e não é preso nem mencionado, o que renova, simplesmente renova o contrato, com parecer técnico é condenado a cadeia ? 

      3. Seria a mesma métrica se o

        Seria a mesma métrica se o metro, agora, não tivesse encolhido. No caso da AP470, fala-se sempre em 40 ladrões “mensaleiros” petistas; no mineiro, agora, sobra um bode expiatório: está de bom tamanho? Obviamente que não: falta todos aqueles que roubaram – aí, sim – o erário público. No caso dos tucanos o dinheiro é público. Mesmo que o operador tenha sido o mesmo. Portanto, menos ao dr. Barroso, muito menos, que ela está – como sempre – defendendo a casa-grande ao “grelhar” uma única “ovelha desgarrada”.

    2. Lamento que comentários tão

      Lamento que comentários tão lúcidos, como os de Alessandre de Argolo, sejam minoritários neste site, quando se trata deste assunto

      1. A oposição é LINDA, como

        A oposição é LINDA, como diria o Caetano, cheirosa e  LÚCIDA. E honesta, complemento eu. Mas a maioria daqui é “Feia, suja e malvada” como no título de um filme italiano que vi aqui no Blog, Portanto, saia correndo, pois a feiura pega, a sujeira cheira mal e a malvadez é “cosa nostra”. Vai que o sr. goste !

        1. Gosto particularmente do

          Gosto particularmente do filme “Feios, Sujos e Malvados”, do Ettore Scola. Mas, não é um problema de feiura ou limpeza. Achar que todo mundo que não acredita na honestidade de Zé Dirceu, João Paulo e Delúbio é de oposição é que é um problema seríssimo de avaliação, que tem levado a atitudes de profundo fanatismo, como criticar o Olívio Dutra, um dos melhores quadros do PT, mas que reconhece a obviedade da culpa de seus colegas de partido, e ao mesmo tempo elogiar o Ives Gandra Martins, supranumerário da Opus Dei e Malufista histórico.

          1. Marcelo M Sena

            O teu comentário conseguiu ser mais lúcido do que o mais lúcido que eu eventualmente tenha escrito sobre o assunto. Abraço.

          2. Senhor Marcelo, não sou

            Senhor Marcelo, não sou fanática por ninguém. Admiro muito o Lula e admiro muito quem se presta a dar uma “olhadinha” nos mais necessitados. Mas penso que o sr. tem  um pouco de razão, pois “Gato escaldado tem medo de água fria”. Nas últimas eleições p/ presidente, eu pensei em votar no Serra, apesar de não perdoá-lo por ter fugido da raia, qdo do Golpe, o q considerei mt estranho e desonesto. É que acho salutar a alternância de poder. Mas qdo do início da campanha eleitoral mais imunda que jamais imaginei presenciar e ver os “dedinhos” dos Demotucanos e da mídia sempre apontando p/ o  “partido mais corrupto da história”, e sabendo, por outras fontes o que agora estamos vendo aparecer  ! Não dá mesmo, por mais boa vontade que possa ter. Mesmo o PT tendo errado, acredito que se dançasse outra música, jamais seria eleito ou até já ter sido enviado p/ casa. A política brasileira precisa de uma mudança para anteontem. Mas para isso, só se Jesus Cristo nascesse de novo. Por enquanto vamos nos defendendo como podemos e c/ nossas armas.

    3. Mas o único “bastião” que a

      Mas o único “bastião” que a oposição tinha contra o PT, não foi de modo algum reduzido a pó, mesmo com os julgados “quase” presos. Não foram todos, pq o Jefferson está lindo e solto, mas sim todos os do PT. E a imprensa continua a chamá-los de Mensaleiros diariamente., e parece que só sossegarão após a morte de todos eles. Nem teve 40 ladrões? Jamais vai ser comparado ao julgamento da Ap 470. O sr. me parece advogado, ou não?

      1. Entendi, Lenita. Você joga no

        Entendi, Lenita. Você joga no time que queria impunidade para todo mundo. Estava de bom tamanho quando se é poder, não é? Ainda mais contando com um craque em branquear capitais, como Marcos Valério. Aí era que o plano de ficar décadas no poder seria finalmente concretizado. Os meninos do Dirceu aprenderam com quem entende do assunto.

        1. Uai, só, ao que me lembre

          Uai, só, ao que me lembre quem disse esta frase de ficar 20 anos no poder não foi o falecido “homem forte” do sr. FHC ? Assim como o Ricúpero disse “Oque é bom a gente mostra, o que é ruim, a gente esconde”. Ou ainda “Estamos no limite da irresponsabilidade”, durante as privatarias tucanas, se não me engano por um atual banqueiro mt rico, o Mendonça de Barros ou Sérgio Ricardo, sei lá.

          Qto à sua questão 1a. , eu quero é justiça, pois de injustiça estamos fartos, já passou da conta, purdimais ! E tenha uma boa noite, Dr. advogado. Eu sou simplesmente uma sanitarista.

    4. E você acreditou !

      Prezado, poucas foram as veses, em que o Proc.Geral da República, teve seus pedidos atendidos pelo STF. O que ocorreu na gestão do Roberto Gurgel, não é a rotina, foi uma rara excessão. Não acredito, que o Proc. Janot, tenha o mesmo poder de influenciar, que nem seu antecessor, aos juízes do Supremo. 

  11. CADÊ A AÇÃO DE RESSARCIMENTO DO ERÁRIO PÚBLICO?

    O Supremo Tribunal Federal disse, ao condenar os réus, na AP 470, que houve desvio de dinheiro público.

    Aplicou penas altíssimas e multas inconcebíveis.

    Agora, cadê a ação de ressarcimento do dinheiro público desviado?

    Tem ou não tem dinheifo público?

    É claro que não tem, na ap 470.

    Se não há ação para ressarcimento do dinheiro público – ação esta que caberia ao Ministério Público Federal – é claro e cristalino que não houve desvio de dinheiro público.

    Agora, vamos ver no tal mensalão tucano, em que há duas histórias: uma a mesma contada com o pessoal do Marcos Valério, com dinheiro da Visanet, desde 1999; a outra cotada com dinheiro de empresas públicas, como a Copasa e a Cemig, desde 1998.

    Vamos ver o que vai dar!

    Mas acho que não dará nada.

    Nunca deu nada para o lado de lá..

    Ah, uma pergunta que me persegue:

    Será que será televisionado pela TV Justiça, em rede nacional com TV Globo, Band, Bandnews, globonews, etc?

    Acho que não vai.

    Qual seria o interesse?

    Nem vai dar Ibope!

     

      

  12. Bom senso para o STF.

    A AP470 foi uma excrecência, o Brasil terá que lastimar muito por ela.Fazer uso da mesma métrica no mensalão tucano será repetir o mesmo erro.Passa da hora do STF encontrar juizo, moderaçao, bom senso e se não for pedir muito justiça. Precisamos de uma justiça, elevada como poder da República que funcione e nos atenda. Está tardando a horade contarmos com este serviço a sociedade de forma decente. Isto me obriga a considerarque a ideta de vingança é uma coisa sem sentido. Melhor fará nossa “justiça” empregar a melhor des suas habilidades para um julgamento adequado do mensalão tucano e corrigir no futuro os erros cometidos na AP470. De pronto, neste julgamento não haverá presão do PIg.

  13. Bom senso para o STF.

    A AP470 foi uma excrecência, o Brasil terá que lastimar muito por ela.Fazer uso da mesma métrica no mensalão tucano será repetir o mesmo erro.Passa da hora do STF encontrar juizo, moderaçao, bom senso e se não for pedir muito justiça. Precisamos de uma justiça, elevada como poder da República que funcione e nos atenda. Está tardando a horade contarmos com este serviço a sociedade de forma decente. Isto me obriga a considerarque a ideta de vingança é uma coisa sem sentido. Melhor fará nossa “justiça” empregar a melhor des suas habilidades para um julgamento adequado do mensalão tucano e corrigir no futuro os erros cometidos na AP470. De pronto, neste julgamento não haverá presão do PIg.

    1. Também concordo. Um erro não

      Também concordo. Um erro não pode justificar o outro. Por mais que isso possa de alguma forma colocar as coisas em maior equilíbrio,  equilibrar em balança errada não adianta em nada. É preciso não deixar que a sanha de vingança também tome os corações dos petistas. Eu não vou deixar..apesar da tentação. A Lei para Eduarda Azeredo, mas sem inovações.

    2. O supremo e o terço
       Gilmar

      O supremo e o terço

       Gilmar Mendes, ministro do STF. Esse é o cara! Que solta representante da verdadeira escória brasileira. Ou deixa solta. Melhor pra nós, dizem “eles”. Uma touceira com robustas provas. Roger Abdelmassih, um “santo”, no Líbano, pitando narquilé e comendo esfiha. No Habib’s. A casa agradece, venham sempre que puderem e o STF permitir. Visão esquálida, tenebrosa, inexplicável de um representante da Corte. Pena de 278 anos de prisão. 37 mulheres dilaceradas, humilhadas, estupradas barbaramente. Infinitamente não basta… Solta pela promissora “Indústria” do habeas corpus, assassino perverso, Reginaldo Pereira Galvão. Matador sanguinário da missionária Dorothy. Banqueiros, Dantas…, a eles nem uma ranhura nos corpos. Sem necessidade de Junta Médica de compadres. Pena aplicada: habeas corpus. Orate pro nobis. É para isso que se têm os amigos. Fora ou no submundo da marginalidade. E não são pretos, pobres, prostitutas e petistas. Têm bala na agulha. Como diz o amigo Cururu. Haveremos de indagar, eles… Pagam as contas?  Não se sabe ainda. Perdemos as contas. Em um país civilizado, pra sobreviver, devido às irregularidades jurídicas praticadas, no mínimo responsabilizadas criminalmente pela conduta. Na forma da lei. Que desrespeitam até dormindo. Teriam que vender pastel no beco. Barbosa chega de férias. Um rolezinho na Europa. Com direito a diárias graciosas. A festa vai começar. Aos zumbis, escolham os pares, amolem os dentes. Cá no Piauí, preparem o HEMOPI, vai ser doação forçada e respingo de sangue pra todos os lados. O dono da milícia anticonstitucional vem para o último ato. Consolidar o processo de degeneração e enterro do Supremo, combalido e esfacelado. Fatiado. Prenúncio da facção política, do comitê eleitoral. Lá instalado para concorrer nas eleições. (I) responsabilidade em parte, do pedaço da Corte, que se transformou em templo da Idade Média, e de terço na mão, reza na cartilha. Gilmar agora sai da toca escura, o dono deu o comando. Agride GRATUITAMENTE, não mais apenas os condenados, sob o regime de tortura psicológica. Perdeu a míngua aparência de magistrado e cai na vala comum dos golpistas de plantão, a serviço das camadas dominantes. Não tem mais máscara, é tudo ou nada. Insinua que todos os militantes e simpatizantes que se solidarizaram e contribuíram para o pagamento das multas imorais. Draconianas, advindas do processo espúrio que foi a AP 470, o maior julgamento de mentiras da história brasileira, são também corruptos. Barbosa vai explodir, a cada dia que passa a toga de Rei vai caindo. Mais que provado, pela postura autoritária que envergonha o país, (que a mídia esconde), tem antecedentes. Esquivou-se da decisão do Supremo em favor dos torturadores, no julgamento da ADPF 153/DF, em 2010. Mantendo o Supremo a Lei da Anistia 6.683/79, extensiva aos torturadores do aparelho policial-militar, torturaram ,assassinaram e esconderam os corpos de vários que lutaram contra a ditadura militar. Amarelou. Adoeceu. Eros Grau, Ayres Britto, Celso de Mello e Gilmar Mendes, tiveram a coragem de premiar os torturadores. Ou a indecência de assim proceder. Pela ausência de provas na AP 470, as esconderam, as que provariam a inocência de vários condenados, no íntimo gostaria de usar: A Cadeira Inquisitória, Esmaga Polegar, A Roda Alta, Viola das Comadres, Açoite, Cavalete, Berlinda, Balcão de Estiramento, alguns instrumentos de tortura da Idade Média. Nós temos afirmado em vários artigos sobre a paciência e o silêncio do PT, que nos afeta os tímpanos de vergonha. A militância de base grita, as direções acomodadas nos gabinetes e salas refrigeradas e assépticas no Brasil inteiro, precisam ouvir. Ou o toque das cornetas. Rancoroso, raivoso, Barbosa e Gilmar, vão aprofundar a crise institucional, com a conivência do Supremo. Em qualquer país civilizado já estariam afastado das funções e respondendo na forma da Lei. Aos fora da Lei, ela própria. A OAB, os juízes e juristas sérios do Brasil perceberam o perigo que as instituições estão correndo. O ato final se aproxima. E você Mané, bate palmas. Ora pro nobis.

      Por Renato Uchôa (Educador)

       

  14. Acho bem interessante afirmar

    Acho bem interessante afirmar que o Min. Barroso, segundo o Nassif, ser de outro departamento. Será? Quando do julgamento dos embargos de declaração não me pareceu. Estava lá para julgar e se absteve, pois considerou que não poderia intervir em um julgamento do qual não participara. Estava lá para que? Recebia seu salário para que? Se um Ministro não se considera apto para julgar , deveria pegar suas canetinhas e pedir demissão na mesma hora. Ficou com medo da reação da mídia se julgasse a favor dos embargos? De antemão já tem seu alibi bem montado: ” o mensalão petista foi um ponto fora da curva”. Voltemos, portanto, para a reta. Não mais o domínio do fato, a literatura jurídica que permite condenar, a verdade sendo uma quiméra, a quadrilha formada para assaltar o erário, o 45 como número cabalístico dos envolvidos na roubalheira, a procura do chefe escondido atrás do Azeredo e quem foram os beneficiados. Não ! Voltemos, pois,  para a reta. Boa sorte com estes ministros. Continuam todos, sem exceção, umas belas porcarias. 

    1. O Voto do Ministro Barroso nos embargos inlfrigentes

      O ministro considerou ainda que “não seria juridicamente consistente” revogar o recurso na reta final de um julgamento emblemático como a Ação Penal 470. “Elementos constitucionais como os princípios do Estado de Direito, da segurança jurídica, do devido processo legal e da própria legalidade impedem o Tribunal de ignorar dispositivo que sempre se considerou vigente a fim de abreviar o desfecho de processo penal determinado. Em outras palavras, pode-se revogar o dispositivo regimental – e há boas razões para que isso seja feito –, mas não se justifica que a Corte ignore seus próprios pronunciamentos recentes para, na reta final de um julgamento emblemático, sustentar que ele se encontra revogado desde 1990.”

       

      http://www.conjur.com.br/2013-set-18/leia-voto-ministro-luis-roberto-barroso-favor-infringentes

       

    1. A Globo News ?

      Duvido. A Gobo sempre mostra, o que é bom para eles(PIG e oposições) e convenhamos, mostrar este julgamento, nos mesmos moldes, é desinteressante.

  15. Carlos Sampaio, outro

    Carlos Sampaio, outro mensaleiro ?

     

    Diante da disparidade dos números, o presidente da CPI dos Correios, Delcídio Amaral (PT-MS), enviou ofício à Telesp questionando se foram fechados outros contratos de prestação de serviço no período sob investigação e a relação discriminada dos pagamentos deles resultantes. Em resposta à CPI, a empresa declarou a existência apenas do contrato de R$ 4 milhões, assinado pelo então diretor Carlos Eduardo Sampaio Doria. Eleito deputado federal pelo PSDB em 1998, Sampaio Doria também foi presidente da Telesp.

     

    http://advivo.com.br/blog/antonio-ateu/poder-os-primordios-do-mensalao

  16. Voto do Ministro Barroso nos embargos infrigentes

    Seria bom a Marta buscar melhor as informações, antes de dar seu palpite, o Ministro Barroso votou a favor dos embargos infrigentes e foi ums dos melhores votos.

    http://www.conjur.com.br/2013-set-18/leia-voto-ministro-luis-roberto-barroso-favor-infringentes

     

    O ministro considerou ainda que “não seria juridicamente consistente” revogar o recurso na reta final de um julgamento emblemático como a Ação Penal 470. “Elementos constitucionais como os princípios do Estado de Direito, da segurança jurídica, do devido processo legal e da própria legalidade impedem o Tribunal de ignorar dispositivo que sempre se considerou vigente a fim de abreviar o desfecho de processo penal determinado. Em outras palavras, pode-se revogar o dispositivo regimental – e há boas razões para que isso seja feito –, mas não se justifica que a Corte ignore seus próprios pronunciamentos recentes para, na reta final de um julgamento emblemático, sustentar que ele se encontra revogado desde 1990.”

    E Caso ele tivesse se considerado impedido, isso é de praxe nos Tribunais. Ele poderia sim, considerar por não ter participado da maior parte do julgamento ou acaso tivesse alguma ligação direta com alguns dos réus.

  17. O que me preocupa nas

    O que me preocupa nas próximas eleições será o uso do tema corrupcão (mensalão pt X mensalão psdb) eo Eduardo Campos e Marina posarem de ilibada reputação e ,dessa forma ,conquistar votos dos eleitores desanimados e descrentes da política petista.

    Vamos esperar para ver no que vai dar esse tipo de disputa entre quem são os mais honestos.

     

    1. eu já passei a pensar duas vezes, sabia, joe…

      este lance de garantir a governaabiidade é que está acabando de vez com o pouco que tínhamos de representatividade

       

      nego faz o quer, e ainda há quem acredite que é melhor do que qualquer outro governo

       

      já ando de saco cheio por procurar um vereador ou deputado ou senador e ser chamado de cidadão

       

      cidadão porra nenhuma, simples garantidor do bembom deles

  18. O STF e os 4P.

    Prezados e prezadas,

    Já disse antes, e repito: O Judiciário brasileiro é o esteio de um sistema excludente, marginalizante e que seleciona os réus e suas penas pela classe e pela cor da pele.

    Não há como esperar traços civilizatórios e progressistas em um entulho autoritário como este, que inclusive foi o único poder a continuar intacto durante cada ditadura deste país, justamente porque é o poder mais anti-democrático.

    Isto é fato!

    Recentemente, com a chegada do PT ao governo central, e até hoje, com o bem sucedido desempenho nas urnas, e na condução das formas de governabilidade que este grupo político escolheu, o judiciário brasileiro incorporou outra categoria aos famosos e tradicionais 3P (preto, puta e pobre), ou seja, temos agora os 4P, incluídos os petistas.

    Não há como argumentar que não teremos aquilo que já conhecemos: aos amigos tudo, aos inimigos a lei, ainda que o Senhor Nassif se esforce ao extremo em dizer que a presença do Juiz Barroso é um sinal de diferença. 

    Nem vou mencionar a postura da mídia. Esta já está reconhecidamente comprometida desde que nasceu.

    Falo das esperanças de que este julgamento possa representar ao mesmo tempo uma lição de isonomia e uma reparação justa aos supostos crimes cometidos.

    Não foi desde as investigações e o tratamento dado pelo ex-procurador geral que hoje trabalha para Daniel Dantas, e nem será pelo relator ou o plenário.

    Não será porque ser isonômico com a ação 470 seria tratar os réus do mensalão tucano como párias, e ninguém no STF está disposto a agir da mesma forma com “aliados” históricos, é portanto uma questão de classe o STF tratar a elite como ela se julga merecedora, com todas os salamaleques e chicanas processuais possíveis.

    Não será porque uma reparação justa deveria tratar de temas que foram curiosamente esquecidos, como é o caso doa ação do banqueiro “oportunista”, a morte da modelo mineira, dentre outros problemas obscuros.

    Não será porque houve um desmembramento cômico, que retalhou e retaliou o entendimento do mesmo STF quando tratou da ação 470. Com toda certeza não teremos o “fatiamento” da denúncia e da votação do relatório. E quem entende do riscado sabe que estas questões formais fazem uma enorme diferença, ainda mais com defesa oral!

    Não será porque desde o início, um caso de 1998 foi precedido por um caso bem mais recente, quase como a convidar para manobras prescricionais em crimes de penas menores.

    É bom lembrar que réus sem antecendentes gozam do privilégio da prescrição pela pena ideal (entra para o cálculo da prescrição, do artigo 109 do CP, a pena mínima cominada em cada crime).

    O julgamento da ação do mensalão mineiro é mais ou menos como o caso do exército adversário que invade seu território, estupra suas mulheres e meninas, mata velhos e crianças, queima tudo à vista, e quando são capturados apelam para as Convenções de Genebra.

    O problema do PT foi desprezar o potencial de estrago que a omissão em alterar nosso estamento judiciário e normativo, bem como os sistemas de formação de cortes superiores, dentre outras questões.

    Na guerra do Judiciário, perdemos sempre.

    1. concordo totalmente…

       stf, com votos de 3 que valem por 6, nunca deixará de ser o que encobre a mesma prática autoritária da época ditadura…………….com um senado cagões compremetidos

       

      é um absurdo com o qual ainda temos que aturar ou engolir por muito tempo, pois do senado não podemos contar com nenhuma representatividade, tudo enganação

       

      se um criminoso ou opressor ostenta alguma característica de um igual a eles ou superior, tem carta branca para fazer o que bem entender como sendo democrático e justo

  19. A “superioridade” que os

    A “superioridade” que os antipetistas raivosos pensam possuir, acaba quando eles governam, falam, agem, escrevem e tais.

    “Trilhão” de trens, esse é o chão deles.

  20. Esse departamento é do outro: o Rei Sol

    O Babosão é tão cabecinha fraca quanto  o “Bebo porque é líquido, se fosse sólido, comê-lo-ia”, desta forma ele se considera acima de todos e de tudo, considerando que o verdadeiro Rei Sol é ele próprio, que o primeiro foi uma farsa que chegou mais de trezentos anos antes  dele, Babosão.

    Eis que o outro departamento mencionado por Luis Nassif tem ele, o verdadeiro Rei Sol: D. Babosão como titular. No departamento de D. Babosão a verdade é uma quimera.

  21. Que  os  tucanos não sofram

    Que  os  tucanos não sofram tudo que o PT sofreu nas mãos de Ministro Louco, dslumbrado e querendo promoção politica, sabemos que  nenhum Ministro minimamente sério, irá repetir a ilegalidades arbietrariedades cometidas pelo”tosco” joaquim barbosa.

  22. Outro departamento.

    Acho que, exatamente por se tratar de “outro departamento”, não devemos esperar nenhum comportamento vingativo ou fora dos limites do Direito e da jurisprudência. Muito menos excessos compensatórios.

    Estamos, pois, diante de uma boa oportunidade de aprendermos com a boa prática do Direito. Barroso carrega na bagagem caráter e conhecimento da boa prática profissional.

    Fica apenas a ressalva de que os homens, diferentemente dos animais selvagens, são imprevisíveis.  

  23. é justamente por Barroso ser conforme descrito…

    que concluirão como sendo normalidades do caixa 2

    existe algum parecer do TSE?

     

    se existe nada será como antes, como no mentirão, e o tucano continuará livre, leve e solto

     

    até hoje vocês não perceberam que tem 3 votos no stf que valem por 6

  24. e se tudo correr conforme se apresenta…

    Azeredo ainda vai ser muito útil durante a campanha eleitoral com discurso de que mensalão petista foi para compra de votos e não caixa 2

     

    a própria denuncia já deixa claro o que vai acontecer…………………….

    se há crime, é de outrem e sem o conhecimento do reú

  25. Caro Nsssif e demais
    O STF

    Caro Nsssif e demais

    O STF falou com o PT com voz da casa grande, pura arrogância,  prepotência e mentira, agora, julgar a casa grande será como brincadeira de comadre.

    A mídia irá distorcer os fatos, esconder a notícia e brincar de julgamento.

    Saudações

  26. Sobre departamentos.

    Prezados,

    A ação do STF e seus departamentos pode ser descrita assim:

    JB, Mendes, Mello: Departamento de Inquisição, acionado quando se tratam de petistas e afins.

    Barroso e demais: Departamento do deixa-disso, usado quando a elite senta nos bancos dos réus.

  27. Dúvidas

    A questão primordial será definir  o partido político que melhor protagonizou o seu respectivo mensalão.A sociedade como um todo  tem o dever cívico de se manifestar ativamente avaliando positiva ou negativamente  as ações dos mensaleiros de todos segmentos ideológicos  que , no seu conjunto, formam a nossa  representação democrática perante a nação.Nesta corrida patrótica os petistas saíram na frente, agora mais do que nunca  com os  fatos apimentados pelo ilustre Pizzolato.Mas, haja vista a proteção midiática da nossa querida e maldita velha midia, os tucanos poderiam estar em vantagem, pois seriam estes os fundadores deste importante projeto político sociológico.

  28. Mensalāo do PSDB
    O deputado Azeredo é um sujeito de sorte. Terá como relator o Ministro Barroso, comprovadamente um dos maiores juristas do País e com a saùde mental perfeita.
    Já o PT teve como relator um ministro comprometido com outros interesses que nāo o de fazer justiça e sim agradar ao PIG, e comprovadamente psicopata.

  29. pt x psdb

    Contra o PT, uma exceção, um ponto fora da curva.

    Contra os tucanos todas benesses dos amigos e a presunção de inocência.

    Ser corrupto e rico sem ser amigo dos juízes é furada.

  30. Apos analise informo que

    Apos analise informo que Barbosa realizou um ato juridico nao previsto no nosso ordenamento juridico… Ato de revisto por Barbosa foi um tutela jurisdicional e so poderia ser cassada pelo Pleno. O ato de Barbosa precisa ser cassado pelo pleno sob pena de nosso ordenamento juridico estar sendo estuprado… Cabivel inclusive o levamento da questao ora posta por um dos MINISTROS DO STF com a alegacao de ato monocratico nao pode cassar tutela jurisdicional de outro MINISTRO… Fica claro esta confundido seu poder administrativo com o poder de aplicar a tutela jurisdicional de outro MINISTRO

  31. Mensalão Mineiro e a teoria do Domínio do Fato.

    Gostaria de lembrar a todos o argumento absurdo utilizado para condenar os líderes do PT chamado de Domínio do Fato… Ou seja, não foi preciso conseguir prova nenhuma para a condenação pois se aconteceu eles teriam de saber.   Sem que foi um absurdo usar um argumento utilizado apenas na segunda guerra mundial.   Mas se considerarmos sua aplicação não será possível  Azeredo dizer que a responsabilidade é de outrem.   Não por vingança e sim por coerencia o STF terá de considerar o que foi feito.   Senão manchará a já conspurcada imagem da instituição prejudicada pela postura arrogante de Joaquim Barbosa o seu presidente.

     

  32. Oportunidade Ímpar

    Nassif: pouco se me dá a condenação ou não dos mensaleiros do psdb. Minha preocupação é com o STF, último baluarte da Justiça brasileira, enxovalhado e avacalhada por “justiceiro” de plantão. Estou depositando toda confiança neste ministro relator. Se condenar ou absolver, em seu relatório, por certo não será buscando teorias que o próprio Hitler abominava, só para acusar e condenar este ou aquele desafeto doutrinário, de forma espúria, covarde e infame.  Espero que a Corte Magna consiga superar esta fase escura de sua história, esta nódua em seu curriculum, quando um de seus pares, travestido de Juíz maior e absoluto, escondeu fatos e documentos, forjando situações indigna até para os piores facínoras. “O tempora o mores”, relembrando situação semelhante por que passou Cícero, em que o cidadão chega ao mais baixo nível moral e intelectual somente para satisfazer suas vaidades mundanas. E que se revela mais repugnante que aqueles a quem condenara.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador