“Mocinho Encrenqueiro”, filme de Jerry Lewis

Por Paulo Gurgel Carlos da Silva, no Portal LN

“The Errand Boy” (no Brasil, Mocinho Encrenqueiro) é um filme de comédia de 1961, escrito, dirigido e protagonizado por Jerry Lewis.

Sinopse

A Paramutual Pictures, um grande estúdio de Hollywood, decide contratar um espião para que descubra, com todos os detalhes, o que acontece lá dentro. Isso porque a empresa estava perdendo dinheiro, não por seus filmes, mas pelo funcionamento de seus vários setores. Por coincidência, o chefe da companhia, T.P. (Brian Donlevy) vê um moço (Jerry Lewis) trabalhando em um cartaz, justo em frente a sua sala. Ele se chama Morty e acaba sendo contratado para o cargo. Morty, mesmo sendo gentil e honesto com todos, tem um grande dom em arranjar confusão. Com isso, o estúdio se transforma em um verdadeiro pandemônio. WIKIPÉDIA

Nesta cena em uma sala de reuniões, Morty faz uma pausa em suas árduas tarefas e, sentado à cabeceira de uma mesa de reunião, “emite ordens” enquanto fuma um charuto ao som de “Blues in Flat Hoss” (Orquestra Count Basie).  Antológico o número dessa big-band em crescendo e… Lewis gloriosamente fazendo pantomimas com esgares e gestos largos. www.theatlantic.com

Críticos odiaram “The Errand Boy”. Na edição de 18 de fevereiro de 1962 do The Globe and Mail, em um artigo intitulado “Latest Nonsense Lewis Loony”, o crítico de cinema Frank Morriss sibilou: “Como filme é quase sem enredo, só palhaçadas e non sense, além de desprovido de sagacidade”. 

Mas tem gerado elogios dos fãs do comediante inclusive paródias, como a que acontece neste episódio do Family Guy.

Blog EntreMentes

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Jerry Lewis era um chato

    Não tinha talento para um humor refinado como Woody Allen ou MOnty Phyton, nem para o humor corporal de um Steve Martin ou Jim Carrey, ou para o humor grosseiro (mas engraçado) de um Ben Stiller. Foi um Adam Sandler dos anos 50/60.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador