Na ONU, Ana Júlia será porta-voz das escolas ocupadas

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – A secundarista que se tornou a voz dos estudantes que ocupam as escolas e universidades do país tem nova missão. Depois de falar para os deputados da Assembléia Legislativa do Paraná, Ana Júlia agora irá à ONU fazer denúncias contra as milícias fascistas de Beto Richa no Paraná.

Na segunda-feira, dia 31, ela falará na Comissão de Direitos Humanos do Senado e da Câmara, no MPF e em agências internacionais como UNICEF ligada à ONU. A adolescente será a porta-voz das ocupações que estão sendo ameaçadas por milícias fascistas do MBL com apoio do tucano Richa.

Como bem lembra Esmael Morais, o governador do Paraná, Beto Richa, não é um desconhecido de organismos internacionais, já que foi denunciado pelo massacre que promoveu contra professores não há muito tempo atrás.

Leia a notícia do blog de Esmael Morais a seguir.

Estudante Ana Júlia, porta-voz das escolas ocupadas, denunciará à ONU milícias fascistas de Beto Richa no Paraná

Por Esmael Moraes

O governador Beto Richa (PSDB) será denunciado na próxima segunda-feira (31), em Brasília, na Comissão dos Direitos Humanos do Senado e da Câmara, no MPF, e em agências internacionais como Unicef – de proteção à infância e à adolescência — ligada à Organização das Nações Unidas (ONU). A estudante Ana Júlia Ribeiro, de 16 anos, será a porta-voz das ocupações nas escolas estão ameaçadas na capital paranaense por milícias fascistas que atuam em conluio com o tucano.

Ana Júlia ganhou notoriedade internacional — sim, ela foi destaque em revistas como Forbes, CartaCapital (capa, inclusive) e jornais como El País,etc. — depois que humilhou deputados em antológio pronunciamento na Assembleia Legislativa do Paraná (clique aqui para assistir).

Integrantes do fascista MBL – Movimento Brasil Livre – percorrem escolas ocupadas pelos estudantes, em Curitiba, com objetivo de “desocupá-las” à força como se fossem uma milícia privada do governador Beto Richa. Na semana passada, o tucano recebeu em Palácio Iguaçu esses milicianos de extrema-direita para definir a estratégia de enfrentar os adolescentes que tomaram cerca de 900 escolas no estado em protesto contra a MP 746 (reforma do ensino médio) e contra a PEC 241 (congelamento de investimentos por 20 anos).

A Polícia Militar, presente nos enfrentamentos, limita-se a assistir às hostilidades dos “tiozinhos” do MBL, conforme definição do deputado estadual Tadeu Veneri (PT), membro da Comissão dos Direitos Humanos na Assembleia Legislativa do Paraná.

Na madrugada desta sexta-feira (28), milicianos do MBL, sempre amparados pelo poder público, tentaram à força desocupar os colégios estaduais Leôncio Correia, Lysímaco Ferreira da Costa e Pedro Macedo. Não obtiveram êxito em nenhum, pois o número de estudantes e pais favoráveis às ocupações eram muito superiores. Houve muito corre-corre, bate-boca e empurra-empurra nesses locais, mas a temperatura se eleva sem que Richa tome providências no sentido de proteger os jovens e adolescentes nas escolas ocupadas – o que é dever do Estado, como bem ensinou a aluna Ana Júlia em seu histórico pronunciamento na Assembleia Legislativa.

Moradores e estudantes de escolas na periferia da capital paranaense dizem que vão resistir, em legítima defesa, “aos ataques dos playboys fascistas que nunca estudaram numa escola pública”. Ou seja, se anuncia uma tragédia de proporções dantescas com a omissão – ou seria associação criminosa – do governador Beto Richa. E é sobre isso que Ana Júlia falará à ONU, Congresso Nacional, MPF e CNJ.

Nunca é demais recordar que Beto Richa já foi denunciado à ONU, no ano passado, pelo massacre de 213 professores e servidores públicos que lutavam contra o confisco da poupança previdenciária de R$ 8 bilhões.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. na…

    Interessante nesta época é ver a Justiça e a Imprensa fazendo política. Parte da imprensa acusando o atraso histórico da nossa educação às ocupações e aos garotos pedindo melhorias. Mas principalmente como parte da imprensa tenta esconder Ana Julia. O Brasil se explica. 

  2. Os perigos da popularidade

    Torço muito para que esta menina se mantenha centrada na sua luta e atenta as inevitáveis “cascas de banana ” que irão por no seu caminho. Uma maneira de minar qualquer boa intenção é inflar o ego da pessoa, alimentar sua vaidade ( quem sabe se Marina Silva não se perdeu justamente por aí?), e particularmente, os jovens são mais indefesos a bajulação.

    A maravilhosa capacidade que o jovem tem de sonhar com um mundo melhor e o vigor com que lutam por um ideal é o que nos dá esperança de reverter um quadro tão ruim. Ao mesmo tempo que é importante avaliarmos o que fizemos de errado para que o Brasil chegasse neste ponto, é crucial compartilhar a experiência com os jovens, para que eles tenham chance de não repetir os mesmos erros.

  3. Linda, em todos os sentidos.

    Linda, em todos os sentidos. E além disso resgatou o Paraná, Requião a parte, do atraso fascista. Lá tem Moro, mas também tem Ana Júlia

  4. Ana Júlia 7×1 moro

    Bem ao estilo manipulador do debate Lula/Collor a repetidora local da globo fez uma edição porca da catilinária da Ana Julia.

    Bem ao estilo seletivo de indignação repetidora local via hommer local da globo mostrou-se indignada quando em uma assembleias de bancários grevista foi agraciada com cartaz improvisado declamando “globo golpista”, que como resposta teve a indignação ne resposta tosca de não permitir o livre trabalho do funcionário.

    Já impedir o trabalho do governo eleito por mais de cinquenta e quatro milhões de eleitores não vem ao caso.

  5. “A juventude do Brasil vê seu

    “A juventude do Brasil vê seu futuro, e o nome dela é Ana Julia” estampa a revista americana Forbes, uma das principais sobre finanças e negócios do mundo. Já na grande mídia do Brasil, nenhuma divulgação da fala impressionante dessa garota de inteligência, emoção e articulação verbal impressionantes, capaz de desmascarar os discursos e as práticas da direita. Por que será?

    http://www.forbes.com/sites/shannonsims/2016/10/27/brazil-youth-see-their-future-and-her-name-is-ana-julia/#71207de233d2

    1. Revista Forbes?
      Essa

      Revista Forbes?

      Essa repercussão externa se por um lado pode  inibir perseguição interna, pode ser tb uma armadilha. Muito cuidado nesse caminhar. É terreno minado. E sabem como transformar ouro em pó.

      Ana Júlia é muito, muito jovem.

      Que tenha toda proteção e todas as bênçãos para desenvolver o tesouro que possui.

  6. Como entender?

    Paraná elege um governador desses, SP elege Serra e Aloysio Nunes como Senador e Carlos Sampaio como Deputado Federal, MG elege Aécio Neves como Senador…. difícil entender.

  7. Como entender?

    Paraná elege um governador desses, SP elege Serra e Aloysio Nunes como Senador e Carlos Sampaio como Deputado Federal, MG elege Aécio Neves como Senador…. difícil entender.

  8. Alguém está cuidando da

    Alguém está cuidando da segurança dessa menina e de sua família de forma permanente? Porque o “governador” Richa e seus asseclas são capazer de qualquer loucura. Bolsonaro é aprendiz de feiticeiro perto dessa turma do PSDB.

  9. Discurso Ana Julia
    Eles (os jovens) têm mais coragem que todos nós (adultos) juntos! Salve essa juventude que de alienada não tem nada. Enfim, uma luz no horizonte cinzento do Brasil presente e futuro.

    1. Não seja tão dura com os adultos…

      eu não tenho tempo nem prá peidar de tanto que trabalho. Espero que essa molecada faça muitos protestos e que ganhe todos prá não terminarem igual à geração anterior.

  10. João Luiz Pereira Tavares7 de

    João Luiz Pereira Tavares

    7 de dezembro de 2016 10:05ReplyYour comment is awaiting moderation.

    == Amansou muito e é uma MAGNÍFICA vista! == 

    Ou: «Carne com Chilli» [uma carne com pimenta: comida sucosa]

    UMA PIMENTINHA sempre é muito SABOROSA! Quando não é muito DELICIOSA!

    Imagina uma carne, bem SUCULENTA!, com uma PIMENTINHA inteira, vermelhinha! Vermelhinha!
    Que delícia. É agradável ao paladar e causa prazer. É GOSTOSO.

    Quem não gosta de uma pimentinha ou é MARICAS ou é AFRESCALHADO.

    Assim sendo, um sprayzinho de pimenta é sempre bom também…

    Veja:
    A pessoa nem consegue falar… Fica de boca aberta, meio babando saliva; meio desmaiada. Às vezes, a pessoa tem que ser carregada pelas pernas e braços.

    É excitante! A pessoa entra em TRANSE. É uma beleza mesmo. Relaxa e acalma. A sensação é bem melhor que chá ayahuasca. Nada como um sprayzinho de pimenta! De graça!, borrifado pela polícia.

    FIQUEI OLHANDO o Spray subindo no ar da cidade… Que fumacinha magnífica! Aquele gás embranquecido chega a escurecer a luz do sol.

    PETISTA adora MACONHA… Mas o spray de pimenta também é bom, é lógico. Apazigua e tranqüiliza. Todos petistas ficaram calminho, calminho!, quando a polícia aspergiu as bombinhas. O Centro acalmou loguinho, loguinho. Bendita polícia!

    Reparem que as pessoas já saem de VERMELHO não é à toa, em busca desse remédio maravilhoso, nas ruas. Tudo ao ar-livre.

    Vermelho é a cor da pimenta.

    Os petistas, eles já vão alargando as narinas, como porcos. Vão cada vez mais se aproximando, devagarinho, do esquadrão militar, — fissurados para dar uma cheiradinha nas bombinhas de gás pimenta. É aquela ânsia.

    Spray de pimenta acalma, amansa, relaxa. Uma beleza, mesmo. É bem melhor que o chazinho da VOVÓ.
    Amansou muito o Centro daqui.

    É UMA MAGNÍFICA vista ver o spray de pimenta subindo aos ares, em uma SUBLIME fumaça branca, toda vez que vou ao centro. Acalma tanto! Logo após vem aquela calmaria, e o trânsito flui. É uma beleza.

    Que momento gostoso, delicioso e saboroso.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador