O documentário Educação Proibida

Sugerido por aliancaliberal

A Educação Proibida

 

Documentário produzido no ano de 2012, questiona a escolarização moderna e propõem um novo modelo educativo.

O atual sistema “PRUSSIANO” originado do padrão militar de educação da Prússia, no século 18, tem como objetivo gerar uma massa de pessoas obedientes e competitivas, com disposição para guerrear.

As escolas são colocadas no mesmo patamar das fábricas e dos presídios, com seus portões, grades e muros; com horários estipulados de entrada e de saída, fardamento obrigatório, intervalos e sirenes indicando o início e o fim das aulas.

Ou seja, o sistema educacional vigente acaba refletindo verdadeiras estruturas políticas ditatoriais que produzem cidadãos “adestrados” para servir ao sistema; nesses termos, qualquer metodologia educacional que busque algo diferente será “proibida”.

Infelizmente, esse foi o modelo que se espalhou pela Europa e depois pelas Américas. Sua principal falha está em um projeto que não leva em consideração a natureza da aprendizagem, a liberdade de escolha ou a importância do amor e relações humanas no desenvolvimento individual e coletivo.

E aqui estamos agora, com este problema enorme nas mãos…

Assim, fracassados somos todos os que compactuamos direta ou indiretamente com esta verdadeira máquina de subjugar crianças e adolescentes inocentes.

Este documentário é o resultado de mais de 90 entrevistas realizadas em 8 países através de 45 experiências educativas não convencionais e um total de 704 co-produtores.

Um projeto completamente independente de uma magnitude sem precedentes, o que explica a necessidade latente para o crescimento e o surgimento de novas formas de educação.

Colabore você também, divulgando e compartilhando o vídeo em redes sociais, promovendo um debate no seu meio social.

“Todo mundo fala de paz, mas ninguém educa para a paz. As pessoas educam apenas para a competição e a competição leva à guerra.”
( Pablo Lipnizky )

“Nunca duvide que um pequeno grupo de cidadãos, prestativos e responsáveis possa mudar o mundo. Na verdade, é assim que tem acontecido sempre.”
( Margaret Mead )

“A liberdade real virá quando nós nos libertarmos da dominação da educação ocidental, da cultura ocidental, e do modo de vida ocidental.”
( Mahatma Gandhi )

Algumas das propostas e princípios pedagógicos que sustentam “A Educação Proibida”:
Método Montessori; pedagogia Waldorf (Rudolf Steiner); pedagogia Crítica; pedagogia Liberadora (Paulo Freire); método Pestalozzi; método Freinet; A Escola Livre; A Escola Ativa; pedagogia Sistêmica; educação Personalizada; pedagogia Logosófica.

CRÉDITOS
A Educação Proibida — La Educación Prohibida
DIREÇÃO
Germán Doin
PRODUÇÃO
Verónica Guzzo
MÚSICAS
Introdução – Kokenovem – Fons Vitae – Jamendo
In the Dewdrop – de Expedizion – Guillrmo Agnese
Zoreya (Hang y Sarangi)- Mauro Ortega Zenteno
Juntos – Andrés Garcia
Huested – Matías Córdoba
Solfeggio – Matías Córdoba
Aula Vida – Matías Córdoba
New Andromeda Theory – Wasaru
Brahma – El Perez
LEGENDA
Daniel Slon – Lucia Moretzsohn
REVISÃO e SINCRONIZAÇÃO da LEGENDA
Photo Amaral
EDIÇÃO FINAL
Photo Amaral

Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A teoria que cabe eh a mesma

    A teoria que cabe eh a mesma da “devocao”!

    Nem todo mundo nasceu pra ser “devoto”. Cabe ao sistema uma coisa, identificar o potencial do “devoto”, do “estudioso”.

    Eh o contrario do que acontece hoje.  Ha mais preocupacao em negar aa massa a oportunidade do que “identificar estudiosos”.

    Acidente?  Nao, interesse economico.

    1. Pedido de ajuda off topic

      Ivan, existe no Chrome algum meio de desativar os avisos de malware relativos ao Blog do Nassif sem desativar todos? Acho arriscado desativar todos, mas está enchendo a paciência receber o aviso a cada tópico que se tenta abrir e ter que dar 2 cliques a mais para finalmente abrir. 

      1. A database central de sites

        A database central de sites infectados nao eh privada, eh publica -nao fica no seu computador mas nos do google.  Nao, eu nao sei o que fazer, e a mesma coisa ta acontecendo com o FireFox, com a esquizitice de ter um botao de ignorar o aviso mas nao ter botao de ir pra pagina(!) que eu estou tentando abrir.

        Tente mudar o set up do Chrome para “abrir ultimos tabs acessados ao recomecar” porque assim o cookie do “ignorar aviso” fica no Chrome ao invez de ser apagado -no entanto, voce ainda tem que fazer refresh porque a pagina que voce ve eh a que foi salva no seu computador quando voce saiu do Chrome e esta desatualizada.

        Tente tambem apertar o botao de “ignorar” o aviso na pagina principal primeiro, dessa maneira as sub paginas de posts individuais nao aparecem com o aviso.

  2. O pior que juntamente como

    O pior que juntamente como uma educação que ensina para passar de ano,concurso,vestibular, etc há uma notoria falta de interesse em adquirir conhecimento por parte dos alunos e mais visivel ainda falta de interesse de pais em saber da vida escolar. Sendo assim como não há milagres em educação continuaremos ficando atrás em indices internacionais.

  3. O documentário “Educação

    O documentário “Educação Proibida” é a mesma xaropada da educação marxista que fala na “valorização das expressões culturais que os alunos trazem de suas comunidades”, fala na liberdade, fala nas trocas de experiências (os professores devem aprender com os alunos enquanto ensinam…), nivela professores e alunos, aliás também não é mais “politicamente correto” falar desse modo; seria mais adequado educadores e educandos…

    Graças a esse tipo de pedagogia, os bailes funks, as drogas e a putaria em geral já está invadindo as escolas brasileiras; brigas são constantes, muitas meninas brigam até mais do que os homens e, vez por outra, são os professores que levam na cara…

    ISSO NÃO É EDUCAÇÃO. É UM LIXO QUE OS COMUNISTAS ESTÃO COLOCANDO NA CABEÇA DA NOVA GERAÇÃO…

    Mas, fazer o quê?  É o país da Dilma, do Lula, da Marta Suplici… E só vai começar a se ‘endireitar’ quando os socialistas forem chutados do poder.

     

    Julio Neto

    facebook.com/CentraldaDireita

  4. O documentário “Educação

    O documentário “Educação Proibida” é a mesma xaropada da educação marxista que fala na “valorização das expressões culturais que os alunos trazem de suas comunidades”, fala na liberdade, fala nas trocas de experiências, os professores devem se nivelar aos alunos, e outras “inovações” escabrosas…

    Graças a esse tipo de pedagogia, os bailes funks, as drogas e a putaria em geral está invadindo as escolas brasileiras; brigas são constantes, muitas meninas brigam até mais do que os homens e, vez por outra, são os professores que levam na cara…

    ISSO NÃO É EDUCAÇÃO. É UM LIXO QUE OS COMUNISTAS ESTÃO COLOCANDO NA CABEÇA DA NOVA GERAÇÃO…

    Mas, fazer o quê?  É o país da Dilma, do Lula, da Marta Suplici… E só vai começar a se ‘endireitar’ quando os socialistas forem chutados do poder.

    Na verdade, qualquer escola que preste, vai priorizar a questão de disciplina e nunca vai empurrar essa lorota de ser menos competitivo (conversa socialista das mais velhas e fracassadas…) porque isso é da natureza humana. A questão é trazer justiça, o quanto possível, para as competições que são inerentes a vida, e que são SAUDÁVEIS.

    A competição é um dos principais fatores do desenvolvimento humano e está em quase todos os aspectos de nossas vidas, pois é competindo que se aprende, é competindo que se tem lazer ou esportes (imaginem esportes sem competição…), é competindo que se vai para o trabalho ou que se conquista a pessoa amada…
     
    Querem diminuir a importância da competição na vida? Como fazer isso se não for apenas pelo velho engodo do socialismo “bonzinho”?
     
    Eu vou lhes dar só um exemplo de como é bondoso o socialismo ‘verde, ’ do mesmo tipo que se promove no documentário em questão, que se preocupa tanto com a colaboração entre as pessoas e com a proteção dos vegetais:
     
    É com o pretexto de defender as florestas e os índios, que incontáveis ONGs internacionais, com a cumplicidade dos bondosos esquerdistas tupiniquins, estão tomando conta da Amazônia brasileira, onde existem riquezas incalculáveis a serem “defendidas”.

    Na realidade, esses canalhas estão para dar o golpe final através da convenção OIT 169, que foi ratificada pelo Lula (que também não gosta de competição…), e que tem prazo até 24 de julho próximo para ser revogada por ninguém menos que Dilma, sob pena de gravíssimos problemas, com possibilidade de PERDA DE EXTENSAS ÁREAS e até GUERRA CIVIL…
     
    Documentários como “A Educação Proibida”, que fazem referência a problemas sociais, falam de altos índices de violência e se propõe a contribuir para a resolução de tais problemas, na verdade fazem parte da própria origem desses mesmos problemas, que resultam de décadas de uma revolução gramscista que, infelizmente, se mostrou muito eficaz no Brasil; mas este é apenas mais um dos temas que não se encontram nas atuais escolas, ou que são apresentados de forma completamente distorcida…
     
    Venho lembrar também, para quem tem filhos em escolas que, desconsiderando os graves problemas que enfrentamos, defendem ardorosamente “os frascos, os comprimidos e as plantinhas (…),” que esse movimento verde (política das mais perversas em sua origem) anda de mãos dadas com o movimento gay, que está atuando com total liberdade no Brasil e continua afiando as garras para intensificar o “ensinamento de suas teses” nas escolas…       

    Julio Neto

    facebook.com/CentraldaDireita

     

    Segue um link, para quem esteja pensando em manifestações no Brasil:

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=846041758742701&set=a.776233642390180.1073741828.100000106539528&type=1&relevant_count=1

    1. Resposta

      “Mas, fazer o quê?  É o país da Dilma, do Lula, da Marta Suplici… E só vai começar a se ‘endireitar’ quando os socialistas forem chutados do poder.”
      É o país de gente tão diversificada que, inclusive, tem gente nefasta, moralmente violenta, como você…
       

      1. Educação proibida

        Tem certeza que essa pessoa que fez esse comentário sabe o que está falando? O vídeo acabou de falar que o que ocorre vem desde o século XIX e a pessoa fala de Lula e Dilma, kkkk, só rindo mesmo.

  5. Estou fazendo um trabalho

    Estou fazendo um trabalho sobre esse filme e gostaria de um esclarecimento, se possível. Quais seriam os papeis dos pedagogos e educadores no debate do filme?

     

  6. Cada um dá o que recebeu

     

    É no minimo interessante notar que as pessoas que se opõem à humanização do ensino ou de qualquer forma de trato com o ser humano, se caracterizam sempre por um traço de ódio e truculencia em suas afirmações. Se tivesse recebido uma educação mais humana, certamente não reagiriam assim. 

  7. Por que o documentário recebeu esse nome: La Educación Prohibid

    Bom dia estou fazendo um trbalho para faculdade, meu curso e Pedagogia! É umas das perguntas relacionada e Por que o documentário recebeu esse nome: La Educación Prohibida? Tem como alguem me informa, verdadeiro sentindo e escolha do nome. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador