O estilo José Aníbal no Instituto Teotônio Vilela

 
Em sua primeira intervenção como presidente do Instituto Teotônio Vilela, o ex-deputado José Aníbal definiu logo seu estilo:
 
O título do editorial é “Lula, a sua hora chegou”.
 
O intertítulo não fica a dever ao colunismo de ultradireita ao qual o PSDB passou a andar a reboque: “Ex-presidente terá de responder pelo balcão de negócios que, com sua ascensão à presidência, o PT armou no poder e transformou o governo federal num antro de corrupção”.
 
O artigo exercita o “se”  para apimentar os ataques:  “O Código Penal estipula pena de dois a cinco anos de reclusão para quem for condenado”.
 
Com o estilo escorreito dos grandes pensadores, o editorial decreta: “Lula, sua batata está assando…”. E prossegue com ironias típicas do padrão Veja: “Pelo visto, o investimento da empreiteira na contratação da mãozinha do ex-presidente compensou…”

 
Deixa de lado a informação de que a Camargo Correa contribuiu tanto para o Instituto Lula quanto para o Instituto FHC e decreta: “No início de junho, já haviam (sic) vindo a público pagamentos feitos pela Camargo Correa ao Instituto Lula e à empresa do ex-presidente, a LILS. Documentos apreendidos pela Lava-Jato registram repasses de R$ 4,5 milhões a título de “bônus eleitorais”, “contribuições e doações””.
 
Como não poderia deixar de ser, nesse nível de argumentação, invoca a falta de um dedo de Lula: “O estado atual de degradação em que o país foi posto tem as nove digitais – e muito mais – de Luiz Inácio Lula da Silva”.
 
Tal texto seria adequado para um militante de redes sociais, algum blogueiro alucinado ou para  os comentaristas da ultradireita escatológica. No site do Instituto incumbido de ajudar o PSDB a pensar o futuro, é uma tristeza, que denota a total incapacidade de Aníbal de ajudar o PSDB a recriar um discurso minimamente racional.
 
Para quem conheceu o PSDB de Covas, Sérgio Motta e Montoro, para quem acompanhou a saga de Teotonio Vilela, é a chamada vergonha alheia. É uma desgraça saber que o PSDB perdeu totalmente a capacidade de formular uma alternativa de governo.
Luis Nassif

39 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E pensar que essa costela

    E pensar que essa costela extraída do PMDB se tornaria mais nociva ao país do que a matriz do fisiologismo! 

  2. “Como não poderia deixar de

    “Como não poderia deixar de ser, nesse nível de argumentação, invoca a falta de um dedo de Lula: “O estado atual de degradação em que o país foi posto tem as nove digitais – e muito mais – de Luiz Inácio Lula da Silva””:

    Era so isso que faltava mesmo, mais um que quer saber o tamanho do pinto de Lula!

    Nao, era disse isso mesmo que eu disse, voce nao esta imaginado.  O comentario acima eh viadinho da silva.

  3. O Instituto Lula, tem muito

    O Instituto Lula, tem muito mais classe que esse instituto para tucano “pensar o futuro”. O texto é bem a cara deles atualmente. 

  4. Quem te viu e quem te vê!

    Vi o Zé Anibal pela primeira vez “carregando a valise” do Osmarzinho, em São Bernardo do Campo. Osmar, militante metalúrgico então, desfilava com o hj presidente do Instituto Teotônio Vilela num sábado de manhå a caminho da redação do jornal ABCD, porta-voz dos metalúrgico de São Bernardo do Campo e Diadema – hoje, ABC .

    Quem te viu e quem te vê!

    Naquela época Zé Anibal era uma pessoa comum. Depois de se filiar aos golpistas de hoje e liderar meia dúzia de bicudos incultos passou a cuspir no prato que sempre comeu.

    Chamá-lo de traidor é elogiu para uma pessoa tão vulgar como Zé Anibal.

  5. o Problema

    Nassif, acompanho seu blog desde 2009. Isso não é motivo para se estranhar, pelo contrário. O problema é que o PSDB ficou refém de um discusso. Vamos lá. Não sou petista, tampouco tucano. Para os petistas radicais eu sou tucano. Para os tucanos radicais eu sou petista. Sendo assim, fica difícil abrir caminho para uma terceira via. PT e PSDB monopolizam os candidatos a presidência e não deixam (mas por conta da imprensa) uma terceira via surgir. Não. A Marina não é uma terceira via. O problema do PSDB, como disse antes, é que o partido ficou refém de um discusso. Se o PSDB agir racionalmente, reconhecer os avanços que foram feitos no País por Lula e Dilma, mesmo apontando os erros cometidos nesse período, seus, digamos, militantes, vão achar que o partido afrouxou, ficou mole e etc. Os petistas dirão que é tudo falsidade. Como você já disse, há um vácuo de poder. O problema é que não surge ninguém porque enquanto existir esse clima de Fla X Flu não irá aparecer alguém como alternativa minimamente viável para concorrer com esses dois partidos. E a “reforma” política caminha para deixar isso pior ainda. Pois o PMDB acha que pode ganhar dos dois! Pausa para uma boa gargalhada. Não que o PMDB não tenha bons nomes. Tem sim. Mas para ser cacique no PMDB, como já disse um grande político que agora anda meio afastado do meio político, quanto mais pilantra, quanto mais safado, quando mais ladrão, mais poder tem. Não, o nível do Instituto Teotônio Vilela não caiu e nem se degradou. Ele apenas está dando vóz a sua, digamos, militância. Com relação aos jornalistas que praticam diariamente esse jornalismo que você descreve, puro esgoto, não quer dizer necessariamente que eles acreditem no que escrevem. Não, eles apenas escrevem para agradar seus leitores. Para atender uma grande parcela do mercado. Pois uma coisa que notei é: falar mal do governo dá muito, muito dinheiro!

    1. Me indentifico muito com seu texto,

      porém acho que os “jornalistas” escrevem esse lixo não para agradar os leitores (que provavelmente eles desprezam silenciosamente afim de poder se olhar no espelho de manhã), mas para agradar o patrão.

      E os textos dos tais “jornalistas” no fim são meros espelhos das almas dos patrões…

  6. PSDB – Foro de SP

    Eu devia ter salvado uma carta aberta que havia no site do PSDB, na qual o então presidente do partido José Aníbal esbravejava contra o PT por não conivdar o PSD para particiapar do Foro de São Paulo. Recentemene procurei o documentos no site dos tucanos, mas já era tarde – fora feita a faxina.

     

  7. Tucanos !

    Até que ponto de baixeza irão chegar ! Pobre do Teotônio Vilela ! Não merecia ter um “escritor de leituras do facebook”, como presidente. Não chega um Serra, um Aloysio, um Aécio, um ex presidente despeitado ? Tem de aparecer um Anibal tb ? gente rancorosa!!!!

    Isto é o que chamo de PEQUINEZ , não de Pequin, mas de PEQUENOS mesmo !

    E viva o Lula, o de 9 dedos e muito cérebro, e viva a Dilma, a honesta. Pessoas dígnas que jamais responderão a um traste como este Anibal, nestes termos. São mais educados, pois apesar de tudo, tiveram EDUCAÇão  DE BERÇO. Essencial a meu ver .

  8. Gatunagem

    Não sou alagoano, sou carioca mas vivo aqui em Maceió há 42 anos. Como filho adotivo de Alagoas, protesto por usarem o nome do velho Teotônio Vilela, pai, para batizar um órgão do PSDB.

    Ao contrário de ser homenagem, é uma impropriedade. Teotônio nunca foi tucano, jamais soube que partido é esse. Quando o PSDB foi fundado, em 1988, Teotônio já estava morto – o Brasil perdeu o grande senador em novembro de 1983.

    Provavelmente foi o filho, ex-senador, ex-governador e ex-presidente nacional do PSDB, quem teve a infeliz ideia.

    Teotonio Vilela foi um democrata, mesmo quando era da Arena. Se fosse consultado, certamente declinaria da homenagem, com firmeza e educação. Seu nome hoje se associa a um lamentável antro de direita, o partido dos zé aníbal e aloysio, dos zé serra e fernandenriques, dos aécios e da gangue que controla a imprensa corporativa brasileira.

     

  9. Nassinf, partindo

    Nassif, partindo do esgoto que se tranformou o PSDB você esperaria o que? Um Partido de jagunços que tem o hilário FHC como mentor intelectual é disso pra pior. O PSDB é um clube recreativo formado por descendentes de feitor.

  10. A velha guarda do psdb já tinha chegado no fundo do

    poço com seu baixo nível faz tempo, nunca vou me esquecer do cafajeste fhc se referindo à presidente Dilma como “gordinha”, agora eles passaram a cavar o fundo para irem mais longe ainda e mostrar toda a educação e cultura da nossa “elite”.

  11. De x em quando Nassa pisa na

    De x em quando Nassa pisa na bola,

       Esse cara tá morto.

       E este blog tem uma MONTANHA DE PESSOAS QUE ATÉ SE ESQUECERAM  DELE

              E este blog dá uma sobrevida pro defunto.

                       NASSA: Quem ressuscita morto é Jesus Cristo.

                        O que gostaria de ler mesmo é a postura de Geraldo,governador de SP.

                          TUdo indica que ele não pensa no país, e apenas em sua candidatura pra 2018.

                     Ele sabota tudo, pensando só nele

                      E QUE SE EXPLODA O PAÍS.

                      Evidente que não é um estadista, e sim um OPORTUNISTA.

                            Como ele é pequeno !

  12. É curioso que eles não

    É curioso que eles não acreditem na institucionalidade do Brasil contemporâneo. É claro que pau que bate em Pedro bate também em Paulo. Tarda um pouco, mas chega. Querendo ou não quem primeiro levanta o pau, se ele mesmo não o fizer, não consegue evitar que outros o façam.  

  13. Quosque tandem

    Posso estar mil vezes enganado mas prefiro ficar vermelho um minuto na vida que ficar o resto da vida amarelo:

    Se Lula não exerce nenhuma função pública, o PSDB vai acusá-lo de que?

    Suborno para conceder o que, se ele não tem a caneta?

    Concussão, não é o caso, não exerce nenhuma função pública.

    Corrupção – ganhar dinheiro não é proibido

    Advocacia administrativa? Ele não é funcionário publico

    Chantagem? Para vedar o quê?

    1. lula e o código penal depois da faixa

      Exploração de prestígio. Em princípio me parece o mais adequado a conduta de todos os que saem do governo , mas mantém relações com as instituições. Não disse que o Lula o cometeu, mas em princípio , pelo que sei dos fatos , é o melhor enquadramento que tenho. Mas na verdade, o que eles querem é levar a grana para a caixa 2, lavagem de dinheiro e quem sabe até às campanhas do partido.

  14. Nessa hora cabe relembrar a

    Nessa hora cabe relembrar a entrevista que ele deu ao saudoso Abujamra, no crepúsculo do governo (sic) FHC, onde ele foi demolido, destruído, humilhado, sem dó, sem piedade e sem mesmo um cuspinho para aliviar a dor.

    Abujamra: “A fundação Getúlio Vargas diz que no Brasil tem 49 milhões de indigentes. (…) A ONU diz que há fome no Brasil. Aí burocratas do governo acusam os dirigentes da ONU de incompetentes, desqualificados. (…) O presidente da república diz que “falar de indigentes é fácil, tem que dizer onde eles estão”. José Aníbal, diga a verdade: o governo não sabe onde os famintos estão?”

    Que esses tempos sombrios JAMAIS voltem no Brasil.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=GQ1bSIZS2-M%5D

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=3X1cDcPvg6c%5D

    1. Pegou na veia.
      E são esses

      Pegou na veia.

      E são esses que gostam de dizer que são “técnicos”; e que quem toca os programas que eles sequer entendem são “políticos”.

  15. Se o Cunha hoje foi chamada

    Se o Cunha hoje foi chamada de o ‘bandido do cavalo do cocô”, esse Zé Anibal é o ‘cocô da mosca no bandido do cavalo do cocô”.

  16. Meu deus… Um partido que

    Meu deus… Um partido que perdeu três das quatro derrotas para eleições presidenciais com umn discurso fariisaico de “sangrar” o PT, o Lula, a Dilma e só agora, Nassif, você reconhece que essa gente virou pura baixaria golpista!?

    Não são capazaes de formular uma proposta pra qualquer coisa  nem em eleições (vão “‘melhorar” o que é bom e acabar com o que é ruim”, Há!). Estão reduzidos a um antipetismo neurótico não é de hoje e ainda tem quem se surpreenda?!

    … Bom, vou entender o texto somente como indagaçãoes retóricas….

  17. psdb

    O PSDB É UM PARIDO EM DESFAVOR AO PAÍS, FHC MORRE DE INVEJA DE LULA, O FHC FOI O PIOR PRESIDENTE QUE ESSE PAÍS TEVE, ELE SO FEZ EM AUMENTAR , A FOME, A MISERIA, O DESEMPREGO, DESTRUIU FERROVIA, DESTRUIU RODOVIA, AS BRS 101 E 116 NEM BURACO ELE TAMPAVA, NA EDUCAÇAO AS UNIVERSIDADE QUE TINHA ELE TENTOU A TODO CUSTO DESTRUIR OBRIGANDO OS PROFESSORES APOSENTAREM DE QUALQUER JEITO E NAO CONTENTE COM ISSO CHAMOU OS APOSENTADOS DE VAGABUNDOS, A PRIVATIÇAOES O POVO NUNCA VIU UM REAL SEQUER. MAS DESEMPREGO TEVE A RODO, ENTAO ESPALHA PARA O MUNDO O PSDB ODEIA O POVO BRASILEIRO EM ESPECIAL OS POBRES. FORA FHC . FORA PSDB.

  18. LULA 2018

    As contradições são gritantes. Nunca tiveram um projeto e nem um plano de governo, como agora não tem. Por esse motivo é que o Governo Popular que está instalado, mesmo com as dificuldades que está tendo para continuar as políticas públicas, por conta de uma oligarquia que sempre mamou e usufruiu das benesses do poder e que estão fora há mais de 12 anos, e periga ficar mais 8 anos mesmo tendo impedido a reeleição que eles mesmos aprovaram para continuarem eternamente no poder, como ocorre em São Paulo. Sou paulista, nascido em Martinópolis, na alta sorocabana, e vivi na capital por mais de 30 trinta anos, hoje estou radicado no Norte, no Estado do Amazonas, na sua Capital Manaus, e tenho muita alegria de estar vivendo aqui mas, hoje tenho uma outra visão dos meus conterrâneos paulistas, pelo ranço com que tratam a parte alta do nosso Brasil. o Norte e Nordeste, e isso porque essa geração de hoje, os paulistanos, a maioria são descendentes de migrantes nordestinos da decada de 50 que construíram a riqueza do Estado, por conta da metáfora do “BURRO ENTUSIASMADO, MAS CONTINUA BURRO”, esse é e ntendimento que eu tenho, pois estão sendo governados pelo PSDB há mais vinte anos e parece que estão cegos com relação ao Governo Federal. pois São Paulo foi o Estado melhor aquinhoado com verbas do Governo Popular e vivem rosnando contra nós que aqui vivemos. Por essas e mais outras que LULA é o melhor Presidente que o Brasil já teve e volta com toda certeza em 2018.

  19. E o Instituto chama-se Teotônio Vilela.

    E o Instituto chama-se Teotônio Vilela. 

    Pensar na Educação e sabedoria de Teotônio Vilela, de Franco Montoro, de Almino Afonso, de Bresser Pereira, de Renato Janine Ribeiro, etc. e imaginar o PSDB hoje, alguém sabe explicar como foi possível esta metamorfose?

    Respondo:

    A legenda se tornou o partido da Velha Mídia. 

    Meu tempo de estudante era o tempo que os jovens do PSDB eram a Esquerda moderada, traduzindo de forma um pouco simplória mas cabe a generalização: a social-democracia.

    Os jovens do PSDB eram os “capitalistas sociais”, se me entendem. Nós éramos a Esquerda tradicional, socialista, comunista, éramos a ruptura. 

    Porém, o PSDB era defensor de princípios democráticos, participaram seus fundadores das Diretas Já. Eram pessoas com um olhar social, um olhar mais humano para com o semelhante, em busca de Justiça Social dentro do Capitalismo. 

    Hoje, se bobear até Pena de Morte votam favoráveis, defenderiam até um Golpe Militar, qualquer coisa pelo encurtamento da trajetória petista no Poder Central. 

    Infelizmente, a Mídia no Brasil tem uma linha de conduta que deve ser seguida à risca por quem busca a segurança de realizar seus atos e não ser ameaçada a sua reputação: fazer o que ela quer (a Mídia). O PSDB se tornou o partido da Mídia, e, com ele perdeu a sua identidade.

    O casamento do discurso “Pitbull” do José Anibal com o do Reinaldo Azevedo é a constatação cabal de que PSDB e Velha Mídia formam em instâncias diferentes uma mesma “família”.

    O PSDB é o braço Político da Mídia (o que disputa o voto em favor da Mídia, porque a Mídia não tem voto), se torna “inculpavel” quando de seus atos, dentro de uma lógica: a de controle absoluto da informação no Brasil, onde a Velha Mídia detém a capacidade de ameaçar a reputação e de destruir toda carreira de quem não aceita governar, votar e julgar a seu favor, e compartilhar de suas ideias.

    O PSDB faz exatamente o que a Mídia Oligopólica quer e, então, livremente circula nos meios Políticos agindo da forma que melhor lhe convier, porque não será importunado pela Mídia, será defendido pela Mídia e quem lhe tentar importunar, a Mídia tratará de ameaçar sua reputação e até sua carreira nas mais diversas atrubuições públicas.

    Então, um Processo contra irregularidades do PSDB não tem solução, porque a Mídia o defenderá do modo dela, e quem julgá-lo, mesmo que busque a Justiça para  tentar dar um veredito correto, ficará de mãos atadas, porque é a sua sobrevivência (do julgador) que está em jogo. Sobrevivência financeira, de reputação e até medo de alguma ameaça  contra sua família. 

    O PSDB existe, apenas para fazer o que a Mídia quer. Ele faz o papel em 100% das ocasiões e está livre, leve e solto para fazer o que quiser em relação ao Patrimônio público, contanto que não fira o manual de desejos da velha mídia que o comanda.

    Como a Velha Mídia se tornou uma ultradireita, antinacionalista e neoliberal extremada e defensora do Capitalismo Financeiro (o Mercado) + conservadora nos costumes e anti-petista radical o PSDB veste esse figurino. 

    É a forma de sobrevivência que restou ao Partido que aceitou com o passar dos anos ser o Porta-Voz das ideias da Velha Mídia.

    Não sobraria quase nada da legenda se houvesse uma Lei de Médios com uma Liberdade de Imprensa maior, um equilíbrio com outras fontes de informação mais democráticas e, por conseguinte, mais segurança para a Justiça trabalhar e julgar e condenar seus ilícitos.

    Enfim, ele, o PSDB, se abraçou à Mídia Oligopólica e só tem sobrevida por causa dela. Só tem parte da opinião pública favorável por causa da Mídia. Se tornou quase inatingível na Justiça, mas não tem identidade e nem pode apresentar um Programa de Governo à Nação, porque o seu Programa não renderia votos. 

    1. O PSDB é o que sempre foi,


      O PSDB é o que sempre foi, nunca teve ideologia, um bando de almofadinhas, dissidentes do PMDB pela falta de espaço político, metidos a intelectuais com discurso esquerda caviar, preconceituosos, queriam distância da classe operária.

      Como não tinham identidade e nem ideologia, no poder, não suportaram a pressão das elites capitaneada pela mídia e foram facilmente cooptados, afinal é muito mais comodo estar do lado dos poderosos, do que daqueles que pouco tem a oferecer.

      Por má fé, covardia e incompetência, promoveram o desmonte do estado, permitindo a formação de carteis em quase todas as áreas vitais,  responsáveis pela  desindustrialização sentida até os dias atuais.

      Incompetentes como governo e piores como oposição, vão assumindo aos poucos o papel de golpistas, anti democratas e traidores da pátria.

      Morrerão abraçados com a mídia corrupta.

  20. Ira Santa! T V deve estar se

    Ira Santa! T V deve estar se revirando no túmulo e deverria vir puxar o pé do Anibalesco tucano!

  21. O SR. JOSÉ ANIVAL ESCREVEU UMA NOTA

    repudiando o texto. Mas parece que não mudaram nada. E nem fui verificar. Racistas, preconceituosos, raivosos, não mudam nunca. O Médico SEPULCRO CAIADO também saiu em manifestação com  camiseta mostrando uma mão com nove dedos, debochando de LULA.

        Não é possível mudar, está no DNA.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador