O mecanismo de José Padilha para assassinar reputações, por Dilma Rousseff

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O mecanismo de José Padilha para assassinar reputações

por Dilma Rousseff

O país continua vivo, apesar dos ilusionistas, dos vendedores de ódio e dos golpistas de plantão. Agora, a narrativa pró-Golpe de 2016 ganha novas cores, numa visão distorcida da história, com tons típicos do fascismo latente no país.

A propósito de contar a história da Lava-Jato, numa série “baseada em fatos reais”, o cineasta José Padilha incorre na distorção da realidade e na propagação de mentiras de toda sorte para atacar a mim e ao presidente Lula.

A série “O Mecanismo”, na Netflix, é mentirosa e dissimulada. O diretor inventa fatos. Não reproduz “fake news”. Ele próprio tornou-se um criador de notícias falsas.

O cineasta trata o escândalo do Banestado, cujo doleiro-delator era Alberto Yousseff, numa linha de tempo alternativa. Ora, se a série é “baseada em fatos reais”, no mínimo é preciso se ater ao tempo em que os fatos ocorreram. O caso Banestado não começou em 2003, como está na série, mas em 1996, em pleno governo FHC.

Sobre mim, o diretor de cinema usa as mesmas tintas de parte da imprensa brasileira para praticar assassinato de reputações, vertendo mentiras na série de TV, algumas que nem mesmo parte da grande mídia nacional teve coragem de insinuar.

Youssef jamais teve participação na minha campanha de reeleição, nem esteve na sede do comitê, como destaca a série, logo em seu primeiro capítulo. A verdade é que o doleiro nunca teve contato com qualquer integrante da minha campanha.

A má fé do cineasta é gritante, ao ponto de cometer outra fantasia: a de que eu seria próxima de Paulo Roberto da Costa. Isso não é verdade. Eu nunca tive qualquer tipo de amizade com Paulo Roberto, exonerado da Petrobras no meu governo.

Na série de TV, o cineasta ainda tem o desplante de usar as célebres palavras do senador Romero Jucá (PMDB-RR) sobre “estancar a sangria”, na época do impeachment fraudulento, num esforço para evitar que as investigações chegassem até aos golpistas. Juca confessava ali o desejo de “um grande acordo nacional”. O estarrecedor é que o cineasta atribui tais declarações ao personagem que encarna o presidente Lula.

Reparem. Na vida real, Lula jamais deu tais declarações. O senador Romero Jucá, líder do golpe, afirmou isso numa conversa com o delator  Sérgio Machado, que o gravou e a quem esclarecia sobre o caráter estratégico do meu impeachment.

Na ocasião, Jucá e Machado debatiam como paralisar as investigações da Lava Jato contra membros do PMDB e do governo Temer, o que seria obtido pela chegada dos golpistas ao poder, a partir do meu afastamento da Presidência da República, em 2016.

Outra mentira é a declaração do personagem baseado em Youssef de que, em 2003, o então ministro da Justiça era seu advogado. Uma farsa. A pasta era ocupada naquela época por Márcio Thomas Bastos. Padilha faz o ataque à honra do criminalista à sorrelfa. O advogado sequer está vivo hoje para se defender.

O cineasta não usa a liberdade artística para recriar um episódio da história nacional. Ele mente, distorce e falseia. Isso é mais do que desonestidade intelectual. É próprio de um pusilânime a serviço de uma versão que teme a verdade.

É como se recriassem no cinema os últimos momentos da tragédia de John Kennedy, colocando o assassino, Lee Harvey Oswald, acusando a vítima. Ou Winston Churchill acertando com Adolf Hitler uma aliança para atacar os Estados Unidos. Ou Getúlio Vargas muito amigo de Carlos Lacerda, apoiando o golpe em 1954.

O cineasta faz ficção ao tratar da história do país, mas sem avisar a opinião pública. Declara basear-se em fatos reais e com isso tenta dissimula o que está  fazendo, ao inventar passagens e distorcer os fatos reais da história para emoldurar a realidade à sua maneira e ao seu bel prazer.

Reitero meu respeito à liberdade de expressão e à manifestação artística. Há quem queira fazer ficção e tem todo o direito de fazê-lo. Mas é forçoso reconhecer que se trata de ficção. Caso contrário, o que se está fazendo não está baseado em fatos reais, mas em distorções reais, em “fake news” inventadas.

DILMA ROUSSEFF

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

71 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Uma ex presidente comentando

    Uma ex presidente comentando sobre uma série de TV.

    O produtor não precisava de melhor publicidade, muita gente que sequer sabia da existência da série agora mais do que nunca vai querer assisti-la.

    Convenhamos, inteligência nunca foi o forte da ex presidente.

    1. Ela não tem o direito de

      Ela não tem o direito de reclamar das falsificações grosseiras envolvendo certas situações e personagens? Se o exercício desse direito só aumentar a curiosidade pela série qual o problema? 

      Convenhamos, a repetição desse clichê acerca da suposta obtusidade da ex-presidente já deu o que tinha de dar. Em português mais claro: já está enchendo o saco.

      PS: chegando aonde chegou imagine se fosse mais inteligente. 

       

      1. Falou e disse

        Excelente, JB. 

        Que ela continue incomodando aos medíocres, que não resistem à força dela em enfrentar embusteiros covardes e à capacidade de desmascarar intenções. Ela fez isso quando ainda jovem foi presa por enfrentar um regime opressor, depois ao exercer o cargo para o qual foi eleita pelo voto popular, legítima e honorável presidenta da República do Brasil, e continua fazendo depois de ter, juntamente com seus eleitores, sido usurpada de seus direitos. O resto é História, que estamos fazendo e em que canalhas como o mercador de imagens não entrarão senão como rodapé, ou na história dos oportunistas traiçoeiros da verdade e do país. 

        Sobre o boicote e sobre o Kimneasta (cineasta de fake news, um kim catacoquinho das telas), falarei em comentário separado. 

         

        Obrigada pela atenção.

         

         

        Sampa/SP, 25/03/2018 – 23:34

  2. É fraude! Processo neles!

    O que este seriado golpista está fazendo é uma fraude escandalosa! Espero que os advogados de Lula acionem o Netflix por colocar palavras notoriamente pronunciadas por Jucá na boca do ex-Presidente.

  3. Nassif
    Assisti a série e

    Nassif

    Assisti a série e percebi que é pior que o filme policia federal!

    Pelo jeito não haverá 2 temporada!

  4. Netflix cancelada
    E pus no motivo a citacao de Juca como sendo de Lula

    Amazon Prine custa 7,90 por mês e tem otimas produções cono The Man In the High Castle e Mr Robot que fazem critica social sem precisar mentir.

    1. “otimas produções cono The

      “otimas produções cono The Man In the High Castle e Mr Robot que fazem critica social sem precisar mentir.” Realmente, em The Man In the High Castle os nazistas ganharam a Segunda Guerra e ocuparam os EUA, parte dominado pelos japoneses, parte pelos alemães. Nenhuma mentira nisso! kkkkk

      1. Critica social

        Quem falou em mentira? Falei em critica social, como seria viver numa sociedade facista (dupla, alias, tanto japonesa quanto alemã)

        Ou voce acha que os EUA apos o Patriotic Act continua sendo uma sociedade democratica?

  5. Dilma, processe a Netflix e José Padilha, o cineasta.

    Já liguei para o 0800 887 0202, explicando, com indignação, porque cancelei a assinatura Netflix. Por favor, Dilma (processe, por todos nós anti-golpistas), essa nojenta peça dramatúrgica, mentirosa e perigosa, pois com sua manipulação direta e indireta, reforça em muito, o trabalho já tão bem-sucedido do imperialismo transnacional, pela quebra de nossa soberania, democracia e de nosso povo.

  6. Dilma, processe a Netflix e José Padilha, o cineasta.

    Já liguei para o 0800 887 0202, explicando, com indignação, porque cancelei a assinatura Netflix. Por favor, Dilma (processe, por todos nós anti-golpistas), essa nojenta peça dramatúrgica, mentirosa e perigosa, pois com sua manipulação direta e indireta, reforça em muito, o trabalho já tão bem-sucedido do imperialismo transnacional, pela quebra de nossa soberania, democracia e de nosso povo.

  7. Comentário Bolsonariano: A

    Comentário Bolsonariano: A série é um lixo. Não mostrou que a Friboi é do Lula, que o Lula é sócio da BrOi, nem a fazendaça (Esalq) que ele tem em SP, nem o jatinho, iate e muitos menos as contas na Suiça, Singapura, Ilhas Virgens. Não mostrou a invasão feita pelos cubanos no Brasil, a Ditadura boliviriana implantada pelo PT onde várias pessoas foram presas e torturadas e a imprensa censurada. Enfim, nem a escritura do Triplex em nome do Lula os caras mostraram. A Netflix é comunista!

  8. Tem que verificar se teve

    Tem que verificar se teve dinheiro da lei Roubanet aí ou outro incentivo governamental qualquer. Aliás, cancelei ontem o Netflix.

    1. eu também…

      há tempos notei que 80% era lixo

      mas ver saltar para 90% de repente, com o golpe, não deu para entender nem suportar

      por outro lado, fica a impressão que a presença e a intenção é a de interromper o sucesso da Netflix

      muito comum acontecer

  9. As duas irmãs

    A verdade e a mentira são duas irmãs.

    A verdade é linda, alta, selvagem e normalmente anda nua.

    A mentira, feia, baixinha, de pernas curtas, morre de inveja da irmã e para compensar o que ela faz?

    Anda bem vestida, entra em todos os lugares, (como quem tem boa aparência) e corre, corre muito, de modo que quando sua irmã consegue entrar em algum lugar ( já que anda nua), a mentira já passou e o que a sua irmã-verdade contou não tem qualquer credibilidade.

    Quando a mentira volta por onde a verdade passou, por ser irmã da verdade e andar bem vestida, ela se assina pós-verdade.

    Quando se faz história não há como se esconder e nem como  evitar ser mal interpretado.

       

  10. De “Ônibus 174” à vaidade e ao gosto pelo dinheiro fácil

    Lembro-me do filme de estreia de José Padilha, apresentado a alunos de Direito como um exemplo de arte pautada pela honestidade, busca dos fatos e da verdade. Lembro-me quando José Padilha se mudou com a família para os EUA, depois de uma ameaça da mesma gente que executou Marielle Franco, por “Tropa de elite 2”. Felizmente, não tenho Netflix. Não precisei me chocar, mas senti vergonha por ter elogiado alguém que se entregou à traição da verdade e dos fatos. E tudo por um pouco de dinheiro. Lembrei-me, enfim, de “Fargo”,  dos irmãos Coen.

  11. Padilha, quem diria…

    não resistiu e nos mostra que todo golpe é catraca livre para cineastas impostores

    até no nazismo tivemos dessas coisas

  12. AJUDA
    Alguém por favor explique que baseados em fatos reais não significa documentário. Aproveitem e expliquem o significado de fascista e liberdade artística.

    1. Sim, baseada na realidade

      Sim, baseada na realidade paralela da globo, veja e restolho do pig, que é a mesma dos patos amarelos, maior parte dos consumidores do Netflix. Então você está coberta de razão.

  13. Tática de Propaganda Nazista.

    UMA SÉRIE PARA PATOS:

    A série Mecanismo do diretor golpista da globo se fundamenta na mesma ideia da propaganda política NAZISTA: ” A mentira roda meio mundo antes de que a verdade tenha tido tempo de colocar as calças”.
    Hitler estabeleceu o Ministério do Reich para Propaganda, encabeçado por Joseph Goebbels. O objetivo do Ministério era garantir que a mensagem nazista fosse transmitida com sucesso através da arte, da música, do teatro, de filmes, livros, estações de rádio, materiais escolares e imprensa.

    Adivinha que empresa é o ministério de Goebbels aqui no Brasil?

    Esse “diretor” se coloca como neutro e contra os maiores partidos, mas a intenção é única e clara. Consolidar o Golpe! Só patos continuam caindo nessa manipulação.

    Palavras de Hitler: “A propaganda política busca imbuir o povo, como um todo, com uma doutrina… A propaganda para o público em geral funciona a partir do ponto de vista de uma idéia, e o prepara para quando da vitória daquela opinião”. Adolf Hitler 1926 (em seu livro Mein Kampf).

    BOICOTEM ESSE LIXO!!!

     

  14. Tática de Propaganda Nazista.

    UMA SÉRIE PARA PATOS:

    A série Mecanismo do diretor golpista da globo se fundamenta na mesma ideia da propaganda política NAZISTA: ” A mentira roda meio mundo antes de que a verdade tenha tido tempo de colocar as calças”.
    Hitler estabeleceu o Ministério do Reich para Propaganda, encabeçado por Joseph Goebbels. O objetivo do Ministério era garantir que a mensagem nazista fosse transmitida com sucesso através da arte, da música, do teatro, de filmes, livros, estações de rádio, materiais escolares e imprensa.

    Adivinha que empresa é o ministério de Goebbels aqui no Brasil?

    Esse “diretor” se coloca como neutro e contra os maiores partidos, mas a intenção é única e clara. Consolidar o Golpe! Só patos continuam caindo nessa manipulação.

    Palavras de Hitler: “A propaganda política busca imbuir o povo, como um todo, com uma doutrina… A propaganda para o público em geral funciona a partir do ponto de vista de uma idéia, e o prepara para quando da vitória daquela opinião”. Adolf Hitler 1926 (em seu livro Mein Kampf).

    BOICOTEM ESSE LIXO!!!

     

  15. Quem ganha money romanceando as misérias humanas apenas

    Não esta pensando em mudar a realidade. Não estpá preocupado se distorce a realidade. Não sei se o diretor faz por mal. Sei que faz por dinheiro e fama e isto não é bom

  16. A série é engraçada…

    1. Mostra que quem fez a Lava Jato acontecer foi uma delegada da Polícia Federal;

    2. Mostra tb que os delegados da PF são pobres e não conseguem comprar um carrinho bom pra esposa, recatada e do lar;

    3. Cita a Veja (Leia) mas não cita a Globo;

    4. Diz que quem vazava pra imprensa era um delegado da PF aposentado que ninguém sabe dizer quem é (Ruffo);

    5. Diz que o Paulo Roberto Costa e o Yousseff comemoraram a ida dos processos ao STF (mais tarde voltaram ao Moro) mas não diz que o STF prendeu só os petistas no mensalão…

    7, Usa o nome verdadeiro da operação midiática (Lava Jato), que ficaria muito mais chique se fosse chamada de Car Wash.

    Enfim, não cancelarei a minha assinatura da Netflix, por enquanto. Caso saia a segunda temporada, entretanto, não garanto…

      1. Curioso como não leio nos

        Curioso como não leio nos comentários essa percepção, e sim a de que a série é ficcional MAS BASEADA EM FATOS REAIS!

        Preciso explicar porque é pertinente as reclamações?

  17. Olha

    Cancelei pela segunda vez, na primeira voltei porque sofri pressões da sociedade. O negócio é o chamado soft power, algo que a globo sabe fazer muito bem há décadas. Colocam uma caralhada de coisas mediocres e tendenciosas e um Chomsky ali no meio para tentar enganar, como a globo também faz, no meio do lixo sempre tem um Caco Barcellos. As produções próprias para mim são muito pasteurizadas (sempre o mesmo padrão, não tem uma impureza ali), insossas e bestas, até o aclamado Stranger Things sempre me pareceu algo bem fraquinho. Algumas produções como Ozark e Blood Line até foram interessantes nos primeiros capítulos, mas depois começa uma sequência de repetições que torna a coisa cansativa. Existem séries americanas muto boas como The Deuce, Mr Robot e Handmaid’s Tale mas nenhuma série do Netflix chega se quer perto dessas, é tudo groselha para um público preguiçosos e acomadado.

  18. É comum isto…

    A mídia tem um cacoete em distorcer fatos históricos em suas miniséries, novelas e filmes. Um exemplo, foi a novela ” Novo Mundo “, no qual a Imperatriz Leopoldina enlouquece no final… Só que não ! Na vida real, Leopoldina nunca enlouqueceu, ela morre no final. A personagem mais lúcida da trama, e que lutou patrioticamente pelo Brasil, aliás que foi a principal responsável e artífice de nossa Independência é exculhambada nesta novela imperdoavelmente, num flagrante de desrespeito de fatos históricos sem precedentes. 

     

    1. Leopoldina, uma Habsburgo nos trópicos

      Não há dúvida que foi uma das mulheres decisivas para os rumos da histórica desse pais. De 

      beleza cativante, Leopoldina, filha de Francisco I da Áustria (último imperador do Sacro Imperio Romano-Germânico e primeiro da Áustria), foi uma figura fundamental para consolidar a credibilidade e a respeitabilidade dessas terras nas mais diversas cortes da Europa e, por conseguinte no sistema internacional emergente pós Viena 1815. Era, ademais, avançada ao seu próprio tempo,  dotada de  profundos conhecimentos cientificos, politicos, históricos,  mantendo constantes interlocuocuções com Metternich, subsidiou muito D.Pedro I sobre os acontecimentos na Europa. O amor pela botânica,  gosto herdado de seu pai,  foi motivador para que tivesse um papel fundamental para vinda da Missão Austríaca, um dos mais importantes mecanismos de cooperação e de intercâmbio cientifico e cultural na história do pais.

      Lamentavelmente, a perspectiva da nossa historiografia não conferiu um reconhecimento maior a essa grande mulher. Num momento em que o empoderamento feminino  consolida-se neste país,  deve-se relevar a necessidade por um resgate biográfico à altura desta grande mulher, que, por absoluto amor a esta terra, decidiu abraçar a eternidade como uma verdadeira brasileira nata.

      1. Leopoldina e a nossa Independência

        O rumo que o Brasil tomou, nos 60 anos seguintes, foram fruto dos esforços de Leopoldina. A orientação que ela deu, as diretrizes, junto com os irmãos Andradas, que inclusive foram os professores de Dom Pedro II, foram determinantes, para que o segundo Império fosse um sucesso absoluto e consolidasse a nossa Independência. Ela inclusive, junto com os Andradas, segundo dizem, fizeram Lobby para que um almirante inglês tomasse parte na nossa guerra de Independência, sem o que não teríamos expulsado os portugueses daqui.

        O caráter extremamente honesto e patriota de Dom Pedro II, se deveu à mãe Leopoldina, e aos irmãos Andradas, que lhe ensinaram desde a mais tenra infância.

        A Independência veio no momento certo; se demorasse um pouco mais, já teriam inventado armas mais potentes, automáticas, a partir de 1850, e então, vencer uma guerra contra os portugueses seria impraticável.

        Sem ela, o Brasil teria seguido o mesmo rumo de Moçambique, um dos países mais pobres da África e do mundo, que só teve a Independência de Portugal, depois de 1970. Sem dúvida, o destino de nosso país se deveu a uma mulher.

    2. Quem decretou oficialmente a independência foi ela, em 2/set

      Nossa História é tão falsificada que até a independência é farsesca:

      1) Quem assinou oficialmente o decreto de independência, em 2 de setembro de 1822 foi a Imperatriz com o Conselho de Estado, já que ela governava o então “Reino Unido” com plenos poderes a ela delegados desde 23 de agosto, quando D.Pedro viajou para Santos por terra, passando evidentemente por diversas cidades no trajeto.

      2) D.Pedro, numa parada “técnica” para necessidades fisiológicas no curso entre Santos e SP, recebeu de um mensageiro correspondência oficial dela e do Conselho (ex.J.Bonifácio), colocando-o a par e instando-o a colher o fruto (“não arregar”). Seus comentários supostos, sem comprovação, variaram desde uma comunicação feliz da novidade aos demais até um grito (o “brado”). O fato é que a independência estava já oficialmente DECRETADA há cinco dias e o máximo que ele poderia fazer seria anulá-la na sua volta.

      3) Desde o eventual suposto “grito” (q não se equipararia à um precedente decreto da regência e do Conselho de Estado) até um bem posterior quadro “épico” do pintor Pedro Américo, “inspirado” em outro de Napoleão em Friedland, por J.L.Messonieur, tais falsificações se iniciaram sabe-se lá como ou porque, décadas depois da independência. De forma semelhante ao afamado quadro até nosso Hino inicia-se por um “heróico” Ouviram do Ipiranga… (fora o senhorial Ordem e Progresso da bandeira).

      4) Até uma amante, descasada e apresentada para “distrair” D.Pedro no trajeto entre Santos e SP, cuja maior relevância foi despertar a tesão do fogoso D.Pedro (que depois dela se cansou), tem muito mais destaque em nossa História do que a princesa estadista, culta, educada e que claramente amava e ajudou este país não só na sua independência (que já seria suficiente), mas também nas relações com as cortes europeias, posto que vinha de uma das mais importantes delas.

      5) Curiosamente, os restos mortais de D.Pedro, que cresceu, viveu a maior parte de sua vida e governou o império no Rio de Janeiro (única cidade que foi uma capital européia nas Américas) e de Leopoldina, que também lá viveu, regeu e morreu, no palácio de São Cristóvao (depois museu),, sabe-se lá por que vieram de Portugal para SP.

      Como se pode ver, já desde o nascimento, nossa História, é deturpada, quaiquer que sejam as razões (há m padrão…). E sabemos que um país que não conhece, deturpa e despreza sua História dificilmente chegará a ser NAÇÃO.

      Pelo que temos até hoje, é o que se confirma.

       

      1. Sim, a História foi deturpada

        Sim, a História foi detrurpada, mais do que se imagina. Leopoldina foi morta por Dom Pedro I, ele estava constantemente bêbado, e aos berros queria obrigá-la a ir para Portugal ter o seu filho, para que ela assegurasse o trono de Portugal e do Brasil, na verdade esta sugestão veio de Domitila, que era paga pelo partido portugês para sabotar nossa independência. Com isto Domitila, a Marquesa de Santos intensionava que Leopoldina fosse presa em Portugal. Leopoldina se negou a ir, lógico. Dom Pedro ficou enfurecido, e a agarrou pelo braço, sacudiu ela e a empurrou, e Leopoldina caiu de costas batendo a cabeça, onde teve uma hemorragia cerebral interna, vindo a falecer, ela e o filho que trazia na barriga, em gravidez avançada.

        O povo foi tomado de ira, comoção e desprezo, pois Dom Pedro I além de patife, canalha e cafajeste, era também assassino.Choraram como crianças pela morte de sua amada Imperatriz. Os médicos encobriram o assassinato sórdido, lógico, perante a História disseram que a Imperatriz morreu em consequencia de alguma doença. Mas a verdade foi muito comentada entre o povo, na época, e chegou até os dias de hoje, de boca em boca.

        A partir daí dom Pedro I se tornou uma figura insignificante, expedia decretos os mais contraditórios, para revogá-los logo em seguida. Chegou uma hora, que Dom Pedro I, vacilando e perigando  devolver o Brasil à Portugal, foi apeado do poder pelo povo brasileiro, colocaram ele num navio que partia para Portugal e o ameaçaram para que nunca mais se atrevesse a voltar aqui nestas terras.

        Pelo menos naquelas época, grande parte do povo brasileiro, inclusive a elite e o exército eram patriotas de verdade.

  19. segunda temporada…

    já tiveram uma favela como palco

    já tiveram robôs combatendo seres desumanizados como heróis

    mas para que tivessem a prisão que todos desejavam, ou consideravam ideal,

    ficou faltando alguém…………………………..

    fica parecendo que eles não gostam de personagem principal, Cunha

    1. mas gostam…

      são como as visões históricas de certos personagens que confundimos com os atores………………………..

      ator, sempre o mesmo, mas o personagem, nem sempre…………………………

      deve ser devido ao conhecimento histórico que a mídia bandida nega a todos os brasileiros diariamente

      aí chamam de ficção, liberdade de expressão ao mentir descaradamente e ganhar para isso

  20. Na verdade essa série foi um
    Na verdade essa série foi um tiro no pé,é a prova final do envolvimento dos EUA no golpe,o timming está errado,se adiantaram,talvez pensaram q Lula já poderia ser preso dia 26 e não quiseram voltar atrás,o Netflix abriu mais ainda os olhos de nós do povão,efeito contrário,em Sampa está a maior propaganda, nos jornais gratuitos Destak e Metro de sexta passada(p o povão)estava na capa a propaganda do mecanismo(de mentiras,ô nominho ruim) fora os relógios digitais da cidade q propagandeavam a série, isso é coisa de desesperados e uma tremenda falta de respeito ao povo brasileiro nos tratando como idiotas com essa manipulação tosca,será q eles acham q nós nunca descobriremos se é verdadeiro os “fatos”dela!? Incrível!
    Obs:O relógios digitais fixos da cidade de SP são uma história mal contada,houve licitação p renovação do serviço e a pioneira JC decaux só conseguiu ganhar depois q aceitou q um outro grupo se associasse a ela, esse grupo provavelmente eram associados aos administradores da época(Kassab)

  21. Assisti dois episódios e,

    Assisti dois episódios e, mesmo desconsiderando as falsificações e deturpações grosseiras, não gostei. 

    Não entendo de cinema e muito menos de arte dramática. Se é baseada em fatos reais, deveria aliviar a mão em certos clichês copiados do cinema americano. Em especial os calcados no individualismo típico da sociedade americana pelo qual solitários indivíduos podem assumir protagonismos e estão sempre em luta com o “sistema” e que tais. 

  22. Facistas
    Os facistas mundo afora são ideologicamente a direita. Os facistas brasileiros além de ideologicamente serem a direita tem como característica usarem esse mesmo facismo para esconderem que são corruptos da pior espécie podem observar

  23. Bobagem cancelar a assinatura

    A Netflix usa um parâmetro muito simples para manter uma série. Se os assinantes maratonarem os episódios, a série é continuada. Se não, já era. Não tem sequencia.

    Portanto ninguém precisa deixar de ter Netflix. É só não assistir essa série, que ela acaba na primeira temporada.

     

  24. Que eu saiba a série é baeada

    Que eu saiba a série é baeada eme fatos em reais, não vai mostrar a realidade e tudo como aconteceu de fato. Não é uma série documental. Imagina se o Principe Phillip processar alguém por causa da forma que ele é retratado em The Crown? E olha que o nome dele está ali de fato. Reclamar disso parece aqueles fanáticos religiosos que demonizam o Código da Vinci. É ficção gente, menos censura.

  25. Tropa da elite

    Tropa da elite

    Padilha integra a tropa da elite cleptocrata

    Mecanismo pra poupar os verdaderiamente corruptos, que roubam no atacado, na casa do bilhão de reais, é que não falta. Estou falando de FHC, Serra, AEcio, Azeredo, Aloiso Nunes, Alckmin…..mas não vem ao caso…

    Padilha não passa de um capitão do mato a serivço dos verdadeiramente corruptos.

    Padilha foi um dos que fomentou esse ódio que ronda Brasil adentro e que, dias atrás, presenciamos em cenas reais no RS, o que nos lembrou os velhos tempos dos capitães do mato como Padilha de chicote na mão…

  26. O Mesmanismo, Merece e Deve Ser Ignorado ou Gozado

    Que pena não haver hoje, o “Pasquim” virtual para comandar o esculacho dessa gente incompetente e hilária, nessa tentativa ‘mais da mesma’, agora com o ‘Padilha de Elite’, para destruírem Lula e a ameaça que representa para o golpe atolado e necessitado de ganhar a eleição, para desatolar e seguir em frente, legalizado.

    Os golpistas passam quatro anos massacrando o ‘homem’, patinam no projeto de condena-lo e prende-lo, estendendo-o além da conta, a ponto de verem inviabilizado o plano de legalizarem o golpe, via eleição, e quando finalmente agendam e organizam o ‘gran finale’, com lançamento em 22 de março da série ‘O Mecanismo’, seguido da prisão de Lula em 26 de março, após a não aceitação dos embargos pelo entrosado TRF-4 e a apoteose à noite, no ‘Roda Viva’, da Cultura, com Moro ao vivo anunciando-a, na despedida de Augusto Nunes do programa, vem o STF e em 21 de março, impede que Lula viesse a ser servido nessa festa pobre, que deu chabú, murchou e deixou-os todos de taças vazias às mãos, na descomemoração não planejada.

    Queimaram a chegada e junto a apoteose do Moro e a série padalhiana na Netflix, onde os artistas envolvidos, com ou sem conhecimento a que se destinava, simplesmente devem serem ignorados, pois a série, de fato muito ruím, não merece comentários, a não ser gozações, sobretudo quanto as inacreditáveis personagens caricatas de Lula e Dilma, que não se encaixam sequer no ‘padrão Zorra Total’, do tempo de ‘Zé Bonitinho’, quanto mais em seriado ‘padrão miricano’.

    Deixe rolar, ignore ou tire sarro, não a leve a sério, pois não merece e tampouco precisa, pois fracassa sozinha.   

  27. Netflix
    Cancelei minha assinatura e acho que todos que acreditam na democracia teriam que cancelar.em ano eleitoral divulgar uma propaganda mentirosa e distorcida dos fatos acontecidos recentemente no pais

  28. Todos os exageros são contra o PT! Me corrijam se estiver errado

    Parece um movimento coordenado… orquestrado em diversas frentes simultâneas:

    1-O filme sobre a Lava-Jato foi totalmente partidário… contra o PT

    2-A cobertura da Globo virou piada… mais de 60 horas sobre Lula, mesmo na falta de provas… enquanto provas abundavam do outro lado. Mas a Globo só martela o PT.

    3-Todos os jornalistas da grande mídia só atacam o PT… NUNCA houve um único caso desses jornalistas destilando ódio contra bandidos comprovados do PSDB. Se alguém souber de algum caso dentro da grande mídia de jornalista atacando Aécio, Serra ou Temer da mesma ferocidade que Jabor, Nemades de Pinto, Vilas, Joice, etc. atacam Lula favor colocar aqui.

    5-Membros da Polícia Federal, do Ministério Público e juízes sempre exagerando nas redes, mas só ao atacar o PT… nunca exageram pro lado do PSDB, que coincidência!

    6-Movimentos contra a corrupção… mais uma vez… contra o PT! Sem exceção!!! MBL, RevoltadosOnline, VempraRua… todos eles só atacam o PT!

    7-Agora mais essa… a população é bombardeada de todos os lados!

     

    É um joguinho meio manjado… mas pelo jeito engana boa parte da população!

  29. É um caso a ser estudado essa sofisticada campanha contra Lula

    É um caso a ser estudado essa sofisticada campanha contra Lula.

    Não há paralelo no mundo, nem mesmo na época das fakes news sobre as armas de destruição em massa no Iraque se chegou a ponto de se juntarem toda uma superestrutura contra somente um cidadão, sem poder a não ser o do apoio do povo.

    Já não é de agora esse latido sincronizado desses mercenários fdp prá cima de Lula.

    Com esse alto grau de covardia neste momento em que a fábrica de fake news está com sua produção em grau máxio, o que esse mercenários conseguem demontrar é o quantos esse sabujos são covardes.

    Numa revolução popular, mercenários como Padilha em que ser os primeiros a serem guilhotinados: Liberdade ainda que tardia…

    1. Briga de cachorro grande

      O império do norte não vai largar esse osso, aqui desse lado do mundo, é uma questão de vida ou morte. 

      Imagine só um ‘Putin” na Latinoamérica; é o fim do império, a derrocada final.

      Lula é isso, o grande inimigo, aquele que realmente importa, é Brics, o resto é ciros e freixos.

  30. Isso não é filme sobre a

    Isso não é filme sobre a realidade com pitadas de ficção e sim uso da tecnoligia para ludibriar a verdade, aliás, fosse essa tropa da Globo bem intenciconada, lançaria um filme sobre os feitos de Lula, o que daria um belo filme. Mas como a Globo é um poço de hipocrisia, esse filme não será produzido em menos de 50 anos, quando Lula, assim como Vargas, for apenas uma lembrança de um pais que poderia ter sido e no entanto fora abordado por essa classe dominante formado por traficantes, ladrões, colonialistas, escravistas….

    A ousadia de Lula colocou os EUA em estado de alerta….

    https://josecarloslima.blogspot.com.br/2018/03/a-ousadia-de-lula-desencadeou-guerra.html

      1. Mais idiota do que uma figura

        Mais idiota do que uma figura como você que um manifestoche do seu tipo, que confunde fake news com ficção…o triste é saber que figuras como você existem aos montes….aliás, no mundo existe bastante, no Egito estão comendo o pão que o diabo amassou sob uma ferrenha ditadura, na Líbia nem se fala, idem no Iraque, Siria….

        A nossa crise é, antes de tudo, de caráter cognitivo, ou seja, falta de conhecimento, não conhecem ou fazem de conta que nem conhecem sobre a engenharia social que move este mundo…

  31. Gravíssimo

    Antigamente, para manter sistemas de dominação, era preciso usar a força bruta. Agora, a melhor estratégia é difundir narrativas que desorientem os dominados, levando-os a consentir na dominação que sofrem.

    Que beleza, pensam os donos do poder, se pudermos ter escravos conformados, dóceis e felizes… que  acreditem viver no melhor dos mundos e julguem canalha toda a oposição!

    “Mecanismo” = “Infocalipse” avançando a passos largos, apoiado no poder da grana (o aparato de propaganda que cercou a estréia desse lixo é ainda mais industrial quanto a do escrotérrimo livro da Lava Jato).

    Desonestidade intelectual é pouco para caracterizar o que se passa nessa série mentirosa. É um crime.

    “Editor do site Brazil Wire, o jornalista norte-americano Brian Mier diz que a série “O Mecanismo”, dirigida pelo brasileiro José Padilha, é uma fraude a serviço de interesses dos Estados Unidos; “é uma fake news a serviço do capital estrangeiro, que chega a culpar Lula e Dilma por atos de Romero Jucá, um dos arquitetos do golpe de 2016”; Mier lembra que a Netflix tem, entre seus acionistas a Black Rock, que é também investidora de petroleiras como Shell e Chevron; “Padilha está fazendo o papel de entreguista para os gringos”, afirma” (do Brasil 247)
     

     

     

  32. Padilha traidor do Brasil

    José Padilha é um fascista que está ganhando milhões prestando serviço aos EUA.

    Selton Melo e todos os que ajudaram a produzir esse filme são cúmplices.

  33. Fábrica de fake news em
    Fábrica de fake news em regime de produção máxima…

    “Netflix espalha fake news sobre o Brasil mundialmente. Padilha e Netflix deveriam ser acionados judicialmente” (Carlos Pelegrini)”

  34. É uma questão de tempo

    É uma questão de tempo desmacararmos todas essas fakes, uma a uma, de processos fakes como eese contra o Lula, que começou por causa de uma notícia falsa da Globo, a estas  mensagens fakes disfarçadas de ficção, …não podemos continunar submetidos a esta onda de mentiras 

  35. O mentecapto

    O “josé patrulha” sempre se aproveita dos problemas do país (violência no Rio, corrupção público-privada) para bancar o cineasta engajado como embalagem para seu oportunismo maniqueísta que apela para o simplismo dos piores filmes de mocinho-bandido que nem em Hollywood se leva mais a sério.

    Sobre a netflix, eu dividia assinatura e revezava pagamento, pois como para tod@ brasileir@ não golpista em tempos sombrios, a grana tá mais curta que a esperança. Já excluí o aplicativo e só voltarei a assistir ao streaming quando eles derem espaço para o documentário “O processo”, por exemplo, com o mesmo destaque e publicidade, ou cancelarem a desastrosa série , que não assisti porque já sabia que coisa boa não viria de um diretor mercenário que usa seus truques de cinema para fins escusos – basta assistir qualquer entrevista do afetadinho se achando o Spielberg para se dar conta do que esperar de ilusionista tão deslumbrado, de mentalidade obtusa, militarista e farisaica, que não esconde a vaidade em ter sido cortejado pela indústria do cinema dos EUA. Outro na mesma linha é o cantor Seu Jorge. Pessoas assim de repente se acham especialistas em Brasil porque foram aceitas na máquina de entretenimento internacional, mas não passam de alienados vendidos ao “american way of life” em que nem os próprios americanos minimamente informados e inteligentes acreditam mais (a propósito, é recomendável o documentário “Take your pills”, sobre o uso de estimulantes na sociedade USeira, mas só após o boicote ser atendido pela empresa, ou para quem não adira ao protesto mas queira entender um pouco a cultura de competição que já está fazendo tanto mal aos próprios criadores do monstro (EUA), que dirá aos que os imitam por absoluta falta de originalidade e amor-próprio). 

     O Brasill, para estes novos-burguesóides de ponte-aérea internacional, é apenas desculpa pseudonacionalista para exploração sensacionalista, aparecem às custas da, ainda que caricata, reputação cultural e social do país depois cospem no prato que come(ra)m, ganham a vida e fazem fama “porque são brasileiros e os representam” mas não vivem aqui, não importa o motivo que aleguem; é a partir da imagem, literal e simbolicamente, do Brasil e dos brasileiros, que ganham a vida e disso se esquecem ao levar seus impostos e famílias para “terras civilizadas”: como todo bom colonizado que se identifica com o colonizador, explora as riquezas do lugar para levar para outro mais digno de sua cobiça e confiança. 

    Por que não se naturaliza de vez USamericano e vai filmar os escândalos sexuais do Trump? Ah, porque sensacionalismo com adversário combalido e conhecido é mais fácil, e no caso do Brasil, sempre mais lucrativo porque (voltou a ser) vira-lata, e  não duvida que ele seja da mesma turma do agente laranja, “America first”. O motivo de não filmar o escândalo do helicóptero da cocaína, o Helicoca, e as cinematográficas peripécias dos golpistas se explica pelas convergências com os farsantes da LesaPátria: PSDBistas, basbaques do pior que os EUA representam, falso-moralistas, falsos nacionalistas que usam o país para seus propósitos pessoais, os principais, enriquecimento e vaidade, distorção da realidade factual  para caber em seus roteiros sob medida, e encomenda, para inculcar a narrativa que interessa a quem ganha com o golpe. E se até a Globélica andou falando da baixa qualidade do material é porque não fez sucesso nem entre seu público alvo, em breve vai se chamar o Mico-nismo (essa foi péssima, para não destoar do objeto do comentário). 

     

     

    VIDA FÁCIL – Cazuza (esse É artista de verdade)

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=VKLFzCYF5Fo%5D

    https://www.youtube.com/watch?v=VKLFzCYF5Fo

     

     

     

    Sampa/SP, 26/03/2018 – 00:54 (alterado às 00:58)

     

  36. Equivoquei-me ao imaginar que

    Equivoquei-me ao imaginar que esse canal fosse um contraponto ao monopólio da manipulação exercido pela Globo….SQN….a desgraça é do bloco da emissora que há décadas patrocina golpes no nosso pais….bando de salafrário…..nem sou louco para dar 1 centavo que seja a esta desgraça e vou é fazer campanha pelo boicote

     

    https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/348567/Brian-Mier-Mecanismo-%C3%A9-fraude-a-servi%C3%A7o-dos-Estados-Unidos.htm

     

    Editor do site Brazil Wire, o jornalista norte-americano Brian Mier diz que a série “O Mecanismo”, dirigida pelo brasileiro José Padilha, é uma fraude a serviço de interesses dos Estados Unidos; “é uma fake news a serviço do capital estrangeiro, que chega a culpar Lula e Dilma por atos de Romero Jucá, um dos arquitetos do golpe de 2016”; Mier lembra que a Netflix tem, entre seus acionistas a Black Rock, que é também investidora de petroleiras como Shell e Chevron; “Padilha está fazendo o papel de entreguista para os gringos”, afirma

     

  37. To de saco cheio. Sabe qual o

    To de saco cheio. Sabe qual o problema? e nosso ‘republicanismo’, esse mesmo de Dilma, esse mesmo de Lula. Se na primeira oportunidade que esses canalhas projetassem o golpe de estado, tivessemos saido às ruas e descido o cacete na direita, o país não estaria nessa situação. Se a Dilma tivesse mandar prender o Moro por crime contra a segurança nacional quando ele mandou audios particulares de uma presidente no exercício do cargo para bonner, isto não teria acontecido. O resultado é este, qualquer fdp vendilhão faz o que quer, mente descaradamente, joga palavras de outros na boca de lula e fica por isso mesmo. O futuro desse país e o atual, ser uma republica de bananas.

  38. O dito diretor é apenas mais

    O dito diretor é apenas mais uma peça do mecanismo que o sistema utiliza para se manter no poder.

    O diretor,  que tanto falou do sistema no filme tropa de elite, aderiu ou foi cooptado pelo sistema. Nada como o dinheiro pra comprar e vender posições políticas.

    O sistema criou o  mecanismo que se utiliza de antigas e novas teorias de comunicação em massa para distorcer fatos e criar narrativas e versões da história onde os bandidos posam de heróis e as vítimas sao descritas como vilões.

    O sistema é corrupto, o mecanismo e o diretor são apenas partes do sistema.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador