Revista GGN

Assine

O mensalão do DEM e o rigor seletivo

Sugerido por Webster Franklin

Da Carta Maior

Joaquim Barbosa tropeça no mensalão do DEM

Quatro anos de impunidade do mensalão do DEM escracham o rigor seletivo de Joaquim Barbosa e o caráter da AP 470 como julgamento de exceção.

Antonio Lassance

Uma decisão de Sua Majestade, a Rainha de Copas do Supremo Tribunal Federal, que responde pela alcunha de Joaquim Barbosa, acaba de criar um grave problema. Ao fazer a troca do juiz que cuidava da execução penal dos condenados da AP 470, em busca de alguém "mais duro", Barbosa tropeçou na Caixa de Pandora do mensalão do DEM.

Ao escolher um juiz para chamar de seu, optou, por acaso,  por alguém que é filho de um alto dirigente do PSDB-DF. Pior: o pai desse juiz foi secretário do governo de José Roberto Arruda, no Distrito Federal, e é considerado por muitos como o mais fiel aliado do ex-governador após o escândalo que o derrubou. Arruda caiu flagrado na operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal, que revelou o que se tornou conhecido como o "mensalão do DEM".
A Caixa de Pandora, também por acaso, completa 4 anos exatamente nesta semana. Em 27 de novembro de 2009, a Polícia Federal expôs um farto conjunto de provas materiais do esquema de desvio de dinheiro público. O próprio José Roberto Arruda foi pego com a mão na cumbuca, em um vídeo no qual recebia dinheiro vivo - se Barbosa não sabe, é a isso que se chama propriamente de "domínio do fato".

O DEM ficou com a pecha daquele mensalão, mas é bom lembrar que Arruda era egresso do PSDB, tendo sido líder do governo FHC no Senado. Renunciou para não ser cassado por um outro escândalo, o do painel do Senado. Retornou à política como deputado federal e, depois, como governador, eleito pelo PFL (atual DEM) e trazendo seu querido PSDB para seu governo. Chegou a ser cogitado para vice de José Serra, nas eleições de 2010, não fosse a Federal ter estragado tudo.

O contraste é gritante. Arruda continua livre, leve e solto. Ficha limpa, ele pode inclusive concorrer às eleições do ano que vem. Filiado ao Partido da República (de Waldemar Costa Neto e Anthony Garotinho), Arruda conversa sobre alianças para 2014, no DF, com o PSDB, o PPS e, como não poderia deixar de ser, o DEM.

Detalhe: o processo do mensalão do DEM foi desmembrado. O único que responde atualmente em instância superior é um conselheiro do Tribunal de Contas do DF. Com isso, a maioria dos denunciados, a começar por Arruda, responde a processo em primeira instância, não recaindo na Lei da Ficha Limpa, que exige condenação pelo menos em segunda instância.

Nesse sentido, os quatro anos de impunidade daquele que foi apontado como chefe do mensalão do DEM escracham o rigor seletivo de Joaquim Barbosa e o caráter da AP 470 como julgamento de exceção.

(*) Antonio Lassance é doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB).

Média: 4 (4 votos)
11 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Feliped
Feliped

Tal pai tal filho?

Deixa eu ver se entendi. Iremos desqualificar o trabalho de um juiz por causa do pai dele. Mas quando o filho é do Lula, ele é de extrema competência e não precisou do pai para nada.

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Intrépido
Intrépido

E "o" Barbosa?

Ô Ô Barbosa

Essa curva é perigosa

Siga em frente nessa linha

Que eu vou contar pra Tia Rosa

Ô Ô Barbosa

Ai que dor no coração

Ô Ô Barbosa

Mete o pé nesse bondão!

(UAN TCHU TRI FÓR)3

Seu voto: Nenhum

O Barbosa me lembra aqueles

O Barbosa me lembra aqueles torcedores que aparecem na Globo durante a Copa do Mundo. Quando corta para o reporter e ligam as camaras, dá para ver claramente a galera mudar do tédio para a mais efusiva animação.

Ô Barbosão, está ficando muito na cara! 

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Juliano Santos

imagem de MThereza
MThereza

Diz uma advogada amiga que "a

Diz uma advogada amiga que "a pressa é inimiga da prescrição". JB segue à risca esse preceito, desde que não haja petista envolvido. Nesse caso, ele julga rápido que é para servir de "exemplo" aos futuros malfeitores. Ele não é homem de olhar para trás. Um poço de equilíbrio, coerência, justiça. E ainda se acha no direito de fazer palestras!

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de edward
edward

E a prescrição? Viva o

E a prescrição?

Viva o Brasil!

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Cadeia só prá PPPP

Enviado em 28/10/2011

Este é apenas um trecho, mas a íntegra do Roda Viva com o Zé Dirceu está na internet a quem queira conferir. Também está à disposição para qualquer um que se disponha a achar um trecho em que algum pigmidiático "jornalista" o coloque na parede. Protegidos nas redações de seus patrões, eles posam como senhores da verdade. Na frente do Zé, encolhem-se como ratos.

 

  •  

 

Seu voto: Nenhum (5 votos)

 

...spin

 

 

Recentemente consegui

Recentemente consegui encontrar uma cópia do relatório final da polícia federal acerca do INQ-2474, o famoso "Inquérito do Gavetão", escondido durante anos por Joaquim Barbosa. Trata das investigações a respeito de pagamentos suspeitos das empresas de Marcos Valério que por algum motivo não foram incluídos na AP-470. O relatório apresenta nomes de várias dezenas de políticos de quase todos os partidos (incluindo gente graúda) que receberam boladas das empresas de Valério na mesma época dos repasses aos condenados no Mensalão. Não calculei a quantidade total de dinheiro envolvido no caso, mas só de ler de raspão o documento posso afirmar que ultrapassa significativamente o montante da AP-470. Pretendo trazer essas informações para o pessoal do GGN assim que tiver disponibilidade de tempo.

Só quero chamar a atenção do pessoal para o fato de que não faltam apenas esses outros casos, mas o julgamento do próprio mensalão ficou pela metade (aliás, pela metade não, pelo décimo). A imprensa fica batendo nessa história do "Mensalão nº 2" para dizer que houve algum grau de igualdade no tratamento dispensado aos partidos, quando na verdade esse é um caso mixuruca, em que só restou um réu no STF. O grosso do mensalão, tanto em relação ao dinheiro quanto aos políticos e empresas envolvidos, está no "Mensalão nº 3", o INQ-2474.

Aliás, descobrir esse documento mudou minha opinião sobre Joaquim Barbosa. Até então eu achava que se tratava de um sujeito desequilibrado e não muito inteligente, mas que realmente acreditava em seus votos. Porém, ao encontrar mais informações sobre o que está dentro do "Gavetão", ficou claro para mim que há algo de errado com o cara. Simplesmente não faz sentido ele ter se empenhado tanto no julgamento do Mensalão nº 1, que conduziu de forma tão feroz e dramática, enquanto o inquérito em que o grosso do dinheiro que rolou pelas empresas de Marcos Valério é investigado ficou dormindo em sua gaveta. O quadro não fecha. É lamentável, mas a leitura desse documento convenceu-me de que Joaquim é um homem desonesto.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Marcos Luiz Ribeiro de Barros
Marcos Luiz Ribeiro de Barros

Jorge juka

Jorge juka, publica aqui  na internet o inquérito 2474 que você tem, na integra

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Marcos, não disponho do

Marcos, não disponho do inquérito inteiro, que está sob segredo de justiça e segundo as informações do STF possui 14 mil páginas. Tenho apenas o relatório final da PF sobre o caso, que aliás está disponível na internet desde abril de 2011, ou seja, há mais de dois anos e meio. Vou linkar o documento completo, juntamente com uma lista com os nomes dos políticos investigados, assim que tiver um pouquinho de tempo pra fazer isso.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Dudu Cartucho
Dudu Cartucho

Jorge, traga realmente essa

Jorge, traga realmente essa matéria.

Estamos diante duma aberração jurídica sem precedentes no mundo contemporâneo. Onde a máfia midiática jogou a justiça brasileira!

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de André Sousa
André Sousa

Os ratos e ratazanas em festa nas mansões do Lago Sul

O Barbosa colocou a turma do Mensalão do DEM para assumir a função de carrasco dos petistas, esses ratos estão soltos e o Arruda vai é ser candidato com o apoio do pai desse Juiz, esta figura não vai, por ele mesmo, se declarar impedido, O PGR, kd, e ai Janot, tá com mendo que o  Reinaldo Azevedo lhe enquadre né, ah entendi. Vi só vendo de camarote(nada a ver com o Rei do Camarote) o Barbosa procurando um pezinho prá sair de vítima e nos braços do povo, santa ignorância. As Entidades de Juizes, magistrados, tem que tomar uma providência. Barbosa perdeu a noção de limite, tá que nem aquela moça que matou os pais para agradar o namorado. Barbosa quer agradar a Casa Grande em sua sede de vingança contra o PT.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Barbosa na chapa do Arruda

A tal "licão pedagógica' do mensalão não se aplica aos verdadeiros ladrões do dinheiro público Brasil afora, isso é muito revoltante, o Arruda teve seu processo desmembrado e será candidato, e tudo isso com a forcinha do Joaquim Barbosa, falando nisso, será que Barbosa será candidato no DF, parece que sim e, ao que tudo indica, na chapa do Arruda, que concorrerá como deputado federal num ampla coalizão para derrotar o PT

Seu voto: Nenhum (2 votos)

 

...spin

 

 

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.