Jornal GGN – Reação de Dilma nas pesquisas pode estar diretamente relacionada com otimismo da população com a economia. A conclusão é da Folha, ao analisar a pesquisa feita pelo Datafolha desta terça que coloca o povo reagindo positivamente aos fatos, ao contrário do mercado financeiro. Leia a matéria a seguir.

da Folha
Pesquisa Datafolha mostra que só 31% acham que inflação irá subir, o patamar mais baixo registrado desde 2007
Levantamento desta terça mostra que a petista mantém 52% das intenções de voto ante 48% de Aécio
DE SÃO PAULO
O mercado financeiro, a maioria dos economistas e alguns organismos internacionais podem estar muito pessimistas com a economia do país em 2015. Mas os brasileiros em geral estão na contramão desse sentimento, o que ajuda a explicar o aumento da aprovação da presidente Dilma Rousseff (PT) e sua reação na corrida pela reeleição.
O exemplo mais eloquente dis
so é o da inflação. Pesquisa Datafolha realizada nesta terça (21) mostra que a expectativa de aumento dos preços desmoronou para o patamar mais baixo da série do instituto, desde 2007.
Em abril, no momento de maior pessimismo, 64% achavam que a inflação iria aumentar. No fim de setembro, 50% continuavam esperando o pior. Agora, apenas 31% acreditam nisso.
No sentido oposto, a esperança de queda da inflação também é recorde. Para 21%, o índice irá diminuir.
Ao opinar sobre desemprego, poder de compra, situação econômica do país e a própria situação, a tendência é a mesma: otimismo crescente, pessimismo cadente.
Os dados da corrida eleitoral do Datafolha desta terça são quase idênticos aos da pesquisa da segunda, um dia antes. Em votos válidos, Dilma registrou 52%; Aécio Neves (PSDB), 48%. Empate técnico no limite máximo da margem de erro, de dois pontos.
Em votos totais, Dilma oscilou de 46% para 47%, Aécio manteve os 43%. Brancos e nulos foram de 5% para 6%; indecisos, de 6% para 4%.
A explicação para o aumento do otimismo pode ser a própria campanha eleitoral. Inclusive a de Aécio.
Isso porque tanto a maioria dos eleitores da petista quanto a maioria dos adeptos do tucano apostam que seus respectivos candidatos irão vencer. Então, naturalmente, todos tendem a crer que o próximo presidente terá condições de promover melhorias.
Entre os que votam em Dilma, 82% acham que ela será reeleita. No grupo dos que votam em Aécio, 78% acham que o vencedor será ele.
O descompasso com as perspectivas econômicas parece grande. Depois de entrar em recessão entre janeiro e junho, a economia teve leve recuperação em julho e agosto, mas nada que altere a previsão de que o PIB deve crescer perto de 0,3% neste ano.
Já a inflação, que havia perdido fôlego entre junho e agosto, voltou a acelerar em setembro, com aumento dos preços dos alimentos. O aumento do custo de vida superou o limite fixado pelo próprio governo e está em 6,75%.
Nos segmentos sociais, a pesquisa confirmou avanços de Dilma entre as mulheres (de 42% para 47% desde o dia 9), no grupo dos que recebem entre dois e cinco salários mínimos (de 39% para 45% desde o dia 15) e no Sudeste (de 34% para 40% desde o dia 9).
Também detectou um forte aumento do interesse pela disputa: 50% dizem ter “grande interesse” pela eleição (no fim de agosto, eram 39%).
Combinado com o acirramento da disputa, isso torna o último debate ainda mais importante. O encontro da TV Globo será na próxima sexta.
O Datafolha ouviu 4.355 eleitores.
(RICARDO MENDONÇA E MARIANA CARNEIRO)
Lionel Rupaud
22 de outubro de 2014 12:23 pmO Henfil estava certo!
o sonho do “mercado”, dos 164 “economistas” que tem certeza que não há crise econômica no mundo em 2014, e dos homens de bem/bens/benz desta ilha de civilização que é a São Paulo do Tucanistão, é poder escolher o povo.
No caso trocar o povo brasileiro pela classe media paulista.
Gardenal
22 de outubro de 2014 12:26 pmO “POVO”, com maiúsculas e
O “POVO”, com maiúsculas e aspas, não investe na Bolsa, não especula e, já ha algum tempo, não se deixar manipular pela mídia “famígliar” burguesa. Contra esse mecanismo o PT conta com um exército de VOLUNTÁRIOS. Os demotucanos não tem a menor ideia do que seja isso. Vou repetir a minha paráfrase do Guimarães Rosa: “Sendo a vez, sendo a hora, A MILITÂNCIA entende, atende, toma tento, avança, peleja e faz”.
Fábio de Oliveira Ribeiro
22 de outubro de 2014 1:02 pmNa verdade é o Mercado que
Na verdade é o Mercado que está na contra-mão do povo, pois prefere que alguns lucrem muito enquanto muitos pasam fome sem ter residências.
joao
22 de outubro de 2014 1:12 pmhhhhaaaa
Ri
A midia cede.
Bancos/mercado = Aecio/PSDB CONTRA Dilma/PT=Povo brasileiro/programas sociais.
A associacao com bolsa esta tirando o sono dos poupadores classe media, sem contar o aumento do dolares nas viagens e esta sendo outro tiro no peh. Se nao ajuda atrapalha o PSDB/Aecio. Kkk
A midia encoberta a razao.
A destruicao do estado de SP pela falta de agua, hoje e no futuro.
Julião
22 de outubro de 2014 1:15 pmAndar na contramão da história
Como andam na contramão do povo, gastaram muito bala, tentando convecê-lo de que estamos numa “estagnoinflação” brava!
Que bestas, tentar convencer quem está bem e melhor do que nunca dantes, que está pior. Só gênios, da economia jornalistica, mesmo para tentar esta façanha!
rdmaestri
22 de outubro de 2014 1:33 pmOlha, se eu fosse eleitor do
Olha, se eu fosse eleitor do Aécio (sinônimo de mal-educado) eu mandaria todos estes bancos #@%%&&% $$ %%, mas como minha avó sempre me ensinou a naão escrever palavrões, não vou escrever.
Os grandes economistas e os grandes bancos estão levando a Europa para o fundo (e não o monetário), depois de vários anos de políticas econômicas propostas por estes senhores a economia européia vai de mau a pior, logo se é para ir deste forma prefiro os nossos economistas tupiniquins, que erram e acertam tanto como os outros mas pelo menos falam e escrevem em português!
robertog
22 de outubro de 2014 2:20 pmNão resisto postar uma
Não resisto postar uma resposta musical, na voz doce da Mara Leão:
file:///D:/Users/User1/Music/Gr%C3%A2ndola%20Vila%20Morena%20-%20Nara%20Le%C3%A3o%20-%2010-09-2011.mp3
altamiro souza
22 de outubro de 2014 2:22 pmo povo não come dinheiro.
o povo não come dinheiro.
Jaide
22 de outubro de 2014 3:44 pmO mercado financeiro é que
O mercado financeiro é que está na contramão do povo. Sempre esteve. Em qualquer lugar do planeta.
O Mar da Silva
22 de outubro de 2014 4:03 pmMercado com ou sem Povo: eis a questão.
“O mercado financeiro, a maioria dos economistas e alguns organismos internacionais podem estar muito pessimistas com a economia do país em 2015. Mas os brasileiros em geral estão na contramão desse sentimento, o que ajuda a explicar o aumento da aprovação da presidente Dilma Rousseff (PT) e sua reação na corrida pela reeleição.”
A maioria dos economistas?! k k k k
Alguns organismos internacionais?kkkkkk
Seria reprovado em redação.
alvaro marins
22 de outubro de 2014 4:04 pmSó que não…
Acho que é o “mercado” que está na contramão do povo. Como sempre.
Calvin
22 de outubro de 2014 4:21 pmJá empresários….
http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/economia/20141003/dilma-continuar-brasil-vai-virar-uma-argentina/195813.shtml
Orlando Soares Varêda
22 de outubro de 2014 5:56 pmTenho uma pequena dúvida
Tenho uma pequena dúvida com respeito a afirmação contida no frotispício da matéria: “O povo está na contramão do mercado financeiro, conclúi”… do Jornal GGN.
Não seria tal manchete, uma aguda inversão da realidade factual? Quiçá, vacilo do revisor. Creio merecer um “erramos” como a hipocrisia da Folha costuma aplicar em seus leitores.
Inegavelmente por uma ou outra razão, o título correto seria : O mercado financeiro é flagrado pelo Povo, dirigindo bêbado na contramão. E, se recusa a cheirar, digo, soprar o Bafômetro.
Orlando
Orlando Soares Varêda
22 de outubro de 2014 5:59 pmTenho uma pequena dúvida
Tenho uma pequena dúvida com respeito a afirmação contida no frotispício da matéria: “O povo está na contramão do mercado financeiro, conclúi”… do Jornal GGN.
Não seria tal manchete, uma aguda inversão da realidade factual? Quiçá, vacilo do revisor. Creio merecer um “erramos” como a hipocrisia da Folha costuma aplicar em seus leitores.
Inegavelmente por uma ou outra razão, o título correto seria : O mercado financeiro é flagrado pelo Povo, dirigindo bêbado na contramão. E, se recusa a cheirar, digo, soprar o Bafômetro.
Orlando
Democrata Despovoado
22 de outubro de 2014 6:27 pmEsse povo … sempre atrapalhando…
Assim não há democracia que aguente!!!