O pragmatismo com rumo, nas ações do próximo governo

Os melhores governos são os que não se prendem a padrões ideológicos.

Há que se ter uma visão estratégica, apontar um caminho que conduza ao desenvolvimento econômico e social e, depois, buscar na economia as peças para compor o quebra-cabeças do desenvolvimento.

A marca dos grandes estadistas é o pragmatismo, não o enquadramento ideológico.

Nos anos 50, alguns dos principais homens públicos brasileiros, ligados ao mercado internacional, defenderam a criação da Petrobras estatal, por saber não haver condições de ser bancada por capital privado.

No final dos anos 60, o maior baluarte do liberalismo brasileiro, Roberto Campos, comandou a estatização de empresas do setor elétrico, devido à falta de investimentos do setor privado.

O governo JK, legítimo herdeiro do poder político do getulismo, comandou uma revolução juntando o capital multinacional com capitais brasileiros.

***

O Brasil hoje em dia é um tabuleiro de xadrez com todas as peças. Tem grandes estatais, grandes bancos públicos, uma apreciável poupança privada, um mercado de capitais desenvolvido, um rede universitária expandida, centros de excelência, modelos de gestão, compras públicas, uma sociedade civil extraordinariamente pujante, representada em conferências nacionais.

***

O papel do governante não pode ser abrir mão do aparato público existente e da coordenação das políticas industriais e de compras públicas. Por outro lado, também não pode ignorar o papel relevante da poupança privada e do mercado.

***

Um governo pragmático partiria, inicialmente, de alguns princípios programáticos sólidos:

1. Tem-se uma democracia social que avançou antes que a economia se tornasse competitiva. Por isso é questão nacional o fortalecimento da produção interna, a agregação de valor, o avanço tecnológico.

2. A macroeconomia precisa estar atrelada a esse modelo. Não adiantam políticas industriais com um câmbio que destrói a competitividade e taxas de juros que desviam recursos do investimento.

3. O papel das empresas públicas e dos bancos públicos deve ser supletivo e indutor da poupança privada. Para tanto, há que se trabalhar todos os instrumentos de mercado.

***

É impossível a uma pessoa só decidir sobre a diversidade de temas da mais alta complexidade.

Só é possível governar trazendo lideranças expressivas para conduzir cada setor econômico, social e político.

Tome-se o caso da agricultura. Há estratégias a serem montadas para a carne bovina brasileira entrar nos Estados Unidos, a suína na China. Há questões relevantes sanitárias, questões burocráticas em relação a licenciamento de patentes. Esse desafio exige lideranças com visão ampla, interna e internacional. Não é um político menor ou um burocrata que dará conta desse desafio.

O mesmo vale para todos os demais setores. O exercício da política pública é de constante avaliação, exigindo iniciativa, capacidade de interlocução com os diversos setores, visão internacional.

***

Não se vai para a guerra com um exército de sargentos.

Grande presidente é o que conseguir trazer os melhores oficiais e dar-lhes liberdade para ousar, empreender e avançar. E, passadas as eleições, torne-se o presidente de todos os brasileiros e todos os setores.

 

Luis Nassif

48 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Infelizmente não vejo em

    Infelizmente não vejo em nenhum dos dois candidatos as qualidades que o Nassif expõe acima. Votarei no Dilma só por acreditar que o Lula vai ficar em cima dela para ela não fazer besteira além da conta ( como fez na economia no primeiro mandato ), crendo que Lula irá disputar 2018.

     

  2. Pais dividido

    Essa eleição rachou o país infelizmente. Os dois lados não são riviais, são inimigos mesmo !

    Basta ver o clima nos Blogs, independente de quem apoia, apenas mudam os termos: é um tal de “petralha”, “coxinha” e por aí vai, não vejo ninguém tentando convencer na base das idéias e sim na base da ofensa, que é pouco eficiente.

    Tanto o PT como o PSDB tem culpa nesse racha, que virar uma bomba após a eleição, independente de quem vença.

    1. Mas quem promoveu essa

      Mas quem promoveu essa divisão foi a mídia.

      Tanto é que muitos criticam o PT mas não sabem porque.

      Simplismente repetem o que sai na mídia.

      1. Comportamentos iguais

        Quem vota no PSDB é criticado por repetir o que sai na mídia.

        Quem vota no PT é criticado por repetir o que sai nos blogs.

        Nos dois casos a postura é muito arrogante, do tipo “como voto em XX meu argumento por definição é melhor que o seu”. E com isso a divisão “nós x eles” fica cada vez mais estimulada e acelerada.

         

        Não vejo quase ninguém tentando convencer apenas em argumentos, no máximo na segunda linha já solta algo mais ofensivo. E assim as pessoas vão se dividindo, amizades vão se acabando e por aí vai.

        Independente de quem está no governo tem que haver fiscalização e denúncias de coisas erradas. Mas vendo os comentários a impressão que dá que é cada lado considera o seu escolhido “santo” e o lado oposto o “diabo”. É muito maniqueísmo, isso não existe na vida real.

        Tem gente que não coloca adesivo do seu candidato ou candidata no carro por medo de ser agredido, ter o carro riscado, etc. Acredito que muito dos erros das pesquisas venha disso, a pessoa se sente coagida a falar que vota em X, mesmo lá na urna, em sigilo, votar em Y. 

        Tudo isso está longe de ser algo democrático.

    2. “Basta ver o clima nos Blogs,

      “Basta ver o clima nos Blogs, independente de quem apoia, apenas mudam os termos: é um tal de “petralha”, “coxinha” e por aí vai, não vejo ninguém tentando convencer na base das ideias e sim na base da ofensa, que é pouco eficiente.”

      O pensamento econômico já foi bem explicitado, sobretudo pelos  sites dos jornalistas e revistas onlines, por último tivemos um debate raro na globonews com os economistas dos candidatos, creio que deverá ser regra no debate oficial para as próximas eleições.

      As pessoas esquecem o passado com facilidade, o debate político sempre fora acirrado com adjetivação entre as partes. Quem se lembra dos debates entre Covas e Maluf para governo de SP e entre outros!

      Por fim, a grande mídia é responsável para termos esta situação, pois a mesma entra no jogo de forma descarada com a desculpa que a oposição é pequena em Brasília.

      Eu me pergunto: em São Paulo o PSDB tem a maioria na Assembleia Legislativa e a mídia não faz oposição, muito pelo contrário ela é da situação?

      Sem reforma política e Ley de medio – debate deste gênero perpetuara!

       

      [video:http://www.youtube.com/watch?v=CVAiC2psgaE%5D

  3. Concordo com Jo Lima. A Dilma

    Concordo com Jo Lima. A Dilma não se demonstrou uma estadista, tem muito o que aprender. Mas se ganhar vai ser melhor para o País. Vamos aguardar, confiar e orar bastante para que as coisas corram na direção que o Nassif sugere com bastante precisão. 

  4. O pragmatismo com rumo

    As sábias palavras do Nassif, desamarra toda e qualquer micro idéia de que bastará apenas um “ungido” cheio de retóricas, para destravar todos os avanços capazes de nos levar a uma economia solidificada e consolidada. Nesse ponto, quando se tem uma visão apenas do leite, consequentemente estará ausente o café, o agronegócio e todos os commodities em geral,além da indústria de transformação.

  5. E o ódio Nassif?

    Trabalhado com maestria pela mídia e pela direita (PSDB incluso, é a direita sim Mouro) contra Dilm, Lula e o PT?

    Só o pragmatismo meritocrático vai resolver esse problema chave, que de fato criou uma legião de imbecis políticos que se guiam pelas manchetes do Globo, da Veja e pelo biquinho escroto do Bonner?

    Digamos que Dilma, apesar de todo esse bombardeio pesado e abaixo da linha da cintura dela, ganhe, eu pergunto: ela terá que aceitar de bom grado mais 4 anos de terrorismo dessa gente, pra não “baixar o nível” do debate na sociedade brasileira?

     

    1. Sinceramente eu acho que não

      Sinceramente eu acho que não tem jeito. Isso só tende a piorar para 2018, caso Dilma ganhe.

      A única solução seria Dilma fazer um Governo tão extraordinário aonda todos ganhassem e ganhassem muito, coisa praticamente impossível de se fazer em qualquer local do mundo.

      O interessante é que creio que a tendencia seja se apaziguar apenas se Aécio vencer. Porque ai as pessoas voltaram a se lembrar que todos os Governos cometem erros, que não existe Governo perfeito.

      1. Com essa mídida que temos, as pessoas se lembrarem?

        Daniel,  se Aécio vencer vai implantar por decreto o marcathismo, o ódio ao PT e a tudo que ele representa será transformado em política de estado e com a anuência da mídia… não se iluda, veja o caso de Minas nas mãos dele.

  6. Pragmatismo

    Falando em juros: que tal uma lei que vincule o pagamento de juros a pobres e ricos, ou seja, que estabeleça a paridade entre a remuneração da poupança e a Selic? E sobre a estatização do setor elétrico por Roberto Campos, recomendo a leitura de um discurso do deputado Alde Sampaio, de Pernambuco (irmão do governador Cid Sampaio), feito na Câmara, sobre essas negociatas. Usinas tocadas a lenha foram desapropriadas pagando-se por kw instalado mais do que o preço de usinas novas. Pouca gente sabe disso, porque, naqueles tempos de ditadura militar, certos rumores não podiam ser divulgados.  Como, por exemplo, o de que Roberto Campos teria levado 10 milhões de dólares – uma extraordinária fortuna na época- para conduzir o processo.

  7. Penso que

    Ideologia é política

    Pragmatismo, nada

    “A desaparição da utopia ocasiona um estado de coisas estático em que o próprio homem se transforma em coisa. Iríamos, então, nos defrontar com o maior paradoxo imaginável, ou seja o do homem que, tendo alcançado o mais alto grau de domínio racional da existência, se vê deixado sem nenhum ideal, tornando-se um mero produto de impulsos. (…) o homem perderia, com o abandono das utopias, a vontade de plasmar a história e, com ela, a capacidade de compreendê-la” Mannheim

  8. Tudo é ideologia.

    Tudo é ideologia. Neoliberalismo é ideológico, desenvolvimentismo é ideológico.

    Visão estratégica é ideologia.

    Exemplos:

    – Transportes púbicos de qualidade. Deslocar o pensamento que incentiva o uso dos veículos individuais para os coletivos

    – Educação pública de qualidade. Transferir incentivos das privadas para as escolas públicas.

    Resumindo

    Menos estado X mais estado

    Isso é ideologia na veia

    O papel das empresas públicas e dos bancos públicos deve ser supletivo e indutor da poupança privada.

    Teoricamente sim

    Na prática todos os países que mais cresceram na última década se utilizaram de empresas e bancos públicos

    1. Não é tudo ideologia. Na

      Não é tudo ideologia. Na crise de 20088 o Tesouro dos EUA usou seus recursos para capitalizar o Citigroup, o Bank of America, a maior seguradora do mundo, AIG, a General Motores, nada a ver com ideologia e sim com operação pratica.

      Isso já tinha sido feito no governo Roosevelt com a Reconstruction Finance Corporation, no governo Reagan com o

      salvamento das entidades de poupança e emprestimo, na Segunda Guerra o governo construiu 840 grandes fabricas e  estaleiros , entregou às empresas para produção de material belico, depois da guerra leilou tudo por preços simbolicos.

      Nos anos do imediato pós guerra os EUA tinham excedentes de trigo em grande volume, o governo comprava dos agricultores e vendia a preços baixos aos paises que precisassem, o dinheiro dessa venda era usado em programas sociais nesses paises, foi com os cruzeiros do Fundo do Trigo que foi fundado o BNDE em 1952.

      Nos EUA não há conceito de esquerda e direita, há de liberais e conservadores, o que é outra cois e quando precisa se faz o que precisa, sem categorias ideologicas.

    2. Ideologia é diferente de maniqueísmo …

      Acho que você não entendeu o que o Nassif escreveu. Pragmatismo significa apenas não seguir integralmente nenhum receituário – nem o da “esquerda”, tampouco o da “direita”. Inclusive, fico feliz que o governo da Dilma é muito mais pragmático que a maioria da sua militância, afinal estão tocando um imenso programa de concessões de infraestruturas à iniciativa privada, para ficar em apenas um exemplo.

      Acho curioso vocë citar o exemplo do transpore público, considerando-se que um dos pilares do governo Dilma para segurar o parco crescimento da economia tem sido o fomento à indústria automobilística, combinado com manter os preços de combustíveis artificalmente baixos (por sorte, agora realinhados por conta da queda no petróleo). Como fica a tal “ideologia” nesse caso?

       

  9. No final dos anos 60, o maior

    No final dos anos 60, o maior baluarte do liberalismo brasileiro, Roberto Campos, comandou a estatização de empresas do setor elétrico, devido à falta de investimentos do setor privado.

    É o que está ocorrendo atualmente em todo o mundo, falta de investimentos do setor privado.

    Nos anos 50, alguns dos principais homens públicos brasileiros, ligados ao mercado internacional, defenderam a criação da Petrobras estatal, por saber não haver condições de ser bancada por capital privado.

    No anos 50 existia mais forte que qualquer outra coisa o nacionalismo. Com a globalização o capital privado se tornou volátil e assim como abandonou, por exemplo, a cidade de Detroit tornando-a fantasma, poderá abandonar países.

  10. Pragmatismo no Brasil

    O que falta no Brasil  é pura e simplesmente  PATRIOTISMO. Aqui ttudo  gira em torno do dinheiro ,todos querem levar vantagém em tudo e o País  e  os demais cidadãos  que se dane. Todos querem aparecer  seja qual for o custo.Todos querem apagar a luz do vizinho para fazer brilhar a sua como faz  a Dilma e o PT sempre o fez. Alem do mais  nossos problemas são interminaveis, de todos os naipes  e locais no vasto terriório nacional  e ainda  dependente  da economia  terrestre. `Foi  dificil, é dificil e sera dificil  goernar o Brasil. Aqui  fala se um mudar isto, mudar aquilo e aquele outro mas o que se precisa  mudar  e  a mente  da população para que  deixe de querer levar vantagem  em tudo, passe a produzir mais  , ter mais OBRIGAÇõES  E MENOS DIREITOS, pois se todos cujmprirem  com as obnrigações todos os direitos serão respeitados.

    1. O Brasil se ressente de

      O Brasil se ressente de patriotas, pois os pseudo ´patriotas´ que transitaram por aqui, tiveram ações nefastas ao interesse pátrio.

      Percebemos, tristemente, que a maioria dos ´líderes´ são APÁTRIDAS, e o seu único objetivo é o lucro.

      O nefastro período do arbítrio acabou sepultando o embrionário sentimento, que acabou sendo considerado o ´último refúgio dos canalhas´, como disse alguém.

  11. Mas essa liberdade aos

    Mas essa liberdade aos “generais” não pode ser absoluta, tem de estar aliada às diretrizes do governo, ou seja, sua ideologia sim, caso contrário o governo será uma colcha de retalhos que não se comunica entre si.

  12. “No final dos anos 60, o

    “No final dos anos 60, o maior baluarte do liberalismo brasileiro, Roberto Campos, comandou a estatização de empresas do setor elétrico…”

    Campos tinha lá seus méritos intelectuais, mas era, acima de tudo, um adepto do “manda quem pode, obedece quem tem juizo”. A estatização do setor elétrico foi uma decisão dos militares da ditadura que tinham como ideologia a crença num estado forte. Aliás, nesse caso, um estado forte de triste memória.

  13. do ódio

    Olha, estou extremamente preocupado com o rumo da discussâo politica neste país. Estou muito preocupado com a polarização das idéias, e como todos são jogados na vala comum, como se eu não pudesse ter idéias que vão ao encontro e de encontro às idéias de cada um dos candidatos. Quem provocou isso? Todos. Os dois partidos, as duas mídias (sim, a mídia tem dois lados e com pensamentos abertamente pró e contra governo). Quem quer que seja o vencedor destas eleições vai pegar um país imerso num clima de ódio. Isso é extremamente perigoso para o futuro político e soicial brasileiro. Alguém tem que começar a mudar isso.

    Senti isso na pele ano passado ao debater com colegas e ler blogs sobre o mais médicos. Sou um profissional liberal por opção. Tracei meu caminho. Presto serviço ao Sus desde a minha formação, feita em universidade pública, com o mesmo respeito a todas as pessoas e dando o máximo para ser um bom homem, um bom cidadão e bom profissional.

    Quando expressava minha opinião, falando dos erros e acertos do SUS, do mais médicos e da política de saúde pública e privada, era execrado em ambas vertentes de pensamento, como se eu não pudesse ter um pensamento misto. (sou contra a maneira e o desenho com que o programa foi realizado, apesar de acreditar que poderia ter sido feito de uma maneira diferente,e não cabe aqui esta discussão).

    Mas o ponto é: não podemos ter uma opinião algo balanceada sem levar bordoadas? sem sermos chamados disso ou daquilo???

    1. Hoje em dia, meu caro,

      Hoje em dia, meu caro, infelizmente, não.

      Nos tempos atuais, quem dá as cartas são os radicais.

      Vamos ver até onde isso vai chegar.

  14. Pragmatismo

    A Democracia permite a alternancia de poder, uma reforma nas leis eleitorais são nescessarias para evoluirmos neste ponto , atualmente sou contra a reeleição pois o poder vicia, o poder concentra um unico veio ideologico e o pragmatismo pode ficar leniente devido mesmo ao vício do poder, para não haver pragamentismo ou ideologia os “oficiais” tem que ser honesto ai é o problema achar algum honesto acho impossivel, mas acho que o mais preparado saberá resolver problemas como este com que o pais esta envolvido atualmente, corrupção, descaso com os projetos , marasmo desordem em todas as efereas , estagnação, emfim é necessario um gestor que saiba modificar com ações e atitudes a atual conjectura de crises..,. Áecio demonstra maior capacidade de conseguir a governabilidade já perdida por Dilma. A Presidente teve um mau momento na Onu tlvez por má orientação de seus ideologicos de plantão dexou o pais numa condição de saia justa diante da comunidade internacioanal… é lamentável isso para o Brasil pois o Brasil não e´de um único partido os partido passam as pessoa passam mais a nação como um todo ficara constituindo o pais Ideal.

  15. Plataforma de oposição!

    Nassif apoia a atual gestão, só que não….. esse post é uma plataforma de oposição.

    Sempre levantando uma qualidade que justifica o apoio à continuidade, desde que sejam sanados os 1000 defeitos e senões…..

     

  16. Para nós que criticamos a

    Para nós que criticamos a despolitização da política brasileira,  o balaio de gatos das coalizões não programáticas, para nós que pensamos em democracia como embate entre opostos, criticamos o pragmatismo.

    Como diz o cientista político Luiz Signates:

    “o atual cenário é sintomático e reflete a “despolitização da política brasileira”. “Há hoje um afastamento do princípio da democracia, em que os gestos políticos orientavam a opinião pública e os cidadãos. Adversários eram adversários e se apresentavam como entidades distintas, donos de posições singulares.”

    Boa gestão, busca de competitividade, e cuidado com os bens públicos não é pragmatismo. O esvaziamento do Mercosul e o alinhamento com os EUA é ideologia.

  17. Concordo em parte com o que

    Concordo em parte com o que está escrito aqui. Mas é bom ficar de olho no pragmatismo também. Ele pode ser uma desculpa para se deixar de fazer coisas necessárias ao mirar apenas no curto-prazo. Nesse caso o pragmatismo não serve de muita coisa.

  18. É por isso que eu sempre volto a este blog

    Nada como uma análise objetiva, que mostra (ainda que implicitamente) fraquezas de ambos os candidatos e aponta caminhos concretos para a continuada evolução do país!

    Estou torcendo para a eleição acabar logo e acabar a “trincheirização” que tem acometido tantas pessoas nas últimas semanas, e que atingiu seu auge no dantesco debate de ontem. Uma vez definido o novo presidente, será possível finalmente voltar a discutir os rumos do país com mais tranquilidade e sem esse fogo cruzado que só serve para “animar torcidas”. 

  19. Propina Petrobras a PSDB

    Caro Nassif.

    Me estranhou muito o fato do site IG ter deixado no ar a noiticia do envolvimento do ex presidente do PSDB no caso Petrobras por tão pouco tempo?? Ora, quando a denuncia envolvia apenas o PT, a toda hora e todo o momento o site falava sobre o assunto, agora que envolve o PSDB, eles tiram rapidinho do site??? Isso não é nada democratico.

     

    1. Investigações tem que estar a Cargo do MPF

      Qualquer investigação sobre corrupção e correlatos deverão partir do MPF, que é uma instituição capacitada para tal. Qualquer tentativa de faze-la por conta própria seria no mínimo leviana. Se a notícia não ficou no ar pelo tempo que gostaria o amigo leitor, no mínimo deve haver alguma inconsistência ou é mera especulação sem fundamento. Deixemos o MPF fazer sua parte e ouçamos tudo o que se publica e tiremos nossas próprias conclusões. Se o PT é o mais investigado por suas falcatruas, motivo ele deve ter dado. Pergunto então: Por que o governo não cobra uma investigação mais profunda do MPF? Por que o MPF está sendo imparcial então? O que há por tras disso tudo que está incomodado tanto os camaradas do PT? Algo sinistro pode estar por trás disso? O MPF estaria aliado ao PSDB para prejudicar a candidatura de Dilma? Sinceramente eu não acredito… Acho difícil o MPF se propor a algo parecido sem ser interpelado pelos prejudicados. Acho difícil ainda que as acusações não tenham fundamento. Resta aos alinhados ao PT ficar cobrando ações sobre coisas inócuas, quando o povo brasileiro se defronta com o maior esquema da história desse país para tomar o dinheiro público ou de grandes empresas estatais que estão reféns desse poder. Entendeu amigo?

  20. Inclusão Social

    Fazia muito tempo que não viajava ao NE. Fui no agreste de PE e fiquei surpreso com o que vi: Primeiro na pequena vila onde nasci. Lá chegando vi um pequeno prédio, perguntei ao rapaz, o que era aquilo. Ele me disse: Um posto de saúde, ao lado uma ambulância. Eu falei: Mais não tem médico lá. Ele disse. Não, tem uma médica cubana muita boa que atende a todos. Só pra se ter uma idéia, naquele recanto perdido, há décadas não havia sequer um curandeiro. Outra coisa que me chamou atenção foi o transporte escolar num ônibus novíssimo quando outrora as crianças iam à escola a pé ou em carocerias de caminhão. As estradas excelentes, água de cisterna e poços em todas as pequenas propriedades rurais que antes não tinham água, nem luz. TV, internet, celular, gelaseira já não são itens inimagináveis para a população como tempos atrás. Ao longe num montanha fiquei observando uma quantidade muito grande de pás de geração de energia eólica. Fiquei imaginando comigo mesmo que algo de bom estava acontecendo naquele pedaço que deixei arrasado 30 anos atrás.

  21. creio que o x da questão está

    creio que o x da questão está na sentença em

    que aparece a necessidade da produção interna…

    mas para isso parece que é lógico incluir aí a

    necessidade de se manter o esse nível de emprego 

    e de consumo interno, ou elevá-lo ainda mais,

    para que se mantenha a estabilidade social.

    como já muito s disseram , só repito:

    o governo que conseguiria manter tudo isso foi o

    que manteve esse nível durante s últimos doze anos…

    pois certamente a financeirização da economia retomaria

    aquele modelo (tucano, aliás que desvirtuaria todos esse processo evolutivo.

     

  22. O pragmatismo com rumo, nas ações do próximo governovisão

    Nassif,

    A questão mais emergente, ainda é o PROJETO DE PAÍS se NACIONALISTA ou NEOLIBERAL e, não o modelo de gestão. 

    Estamos diante de duas opções muito claras.

    De um lado, tem-se o neoliberovandalismo econômico/político/midiático/golpista representado pela plataforma do PSDB, e inflada pelo PIG que acredita bancar como fez com Color, um presidente a seu serviço.

    Por tráz do biombo desta plataforma, encontram-se os verdadeiros donos do poder – banqueiros, multinacionais e entreguistas ( no campo entreguista encontram-se alastrados em todos os poderes, especialmente no Judiciário, homens que defendem uma doutrina neoliberal/ultraconservadora e mantenedora do status quo – pagos com dinheiro sujo da corrupção e mantidos sob o manto da impunidade), Esta gente faz parte dos 1% da população mundial que detêm cerca de 50% da riqueza do planeta.

    Não se pode esquecer, que a economia brasileira, ainda é fortemente influenciada por banqueiros, multinacionais e entreguistas, em que pese todos os esforços da Dilma e de sua base de apoio. A estrutura econômica -Indústria, comércio de commodities(dominadom por meia dúzia de megamultis) com interesses entrelaçados com bancqueiros e fundos internacionais – os abutres.

    De outro, tem-se o PT e sua base de apoio, tendo o PMDB como principal âncora de qualquer partido que atualmente queira ocupar a cadeira presidencial. Não é preciso discorrer, sobre a fidelidade e pragmetismo dos partidos políticos brasileirios. Mesmo assim, o PMDB  o PC do B e outros aliados, têm exercido relevante papel na sustentação das políticas inclusivas dos governos LULA/DILMA.

    Não vejo nenhum general de mercado capaz de promover a inclusão social conseguida por LULA/DILMA. 

    Embora, os avanços sociais e econômicos do Brasil sejam inegáveis e, resultado da escolha feita pela sociedade brasileira, que colocou LULA e DILMA para conduzir este processo; ainda não atingimos o grau de independência de fato, para buscar o que você coloca e, concordo, a excelência na gestão e modernização do Brasil, tornando-o mais competitivo, sem perder as conquistas sociais, ao contrário, avançar ainda mais nelas.

    Vejo nesta altura dos acontecimentos que a direção, o rumo, nunca foram tão mais relevantes, que a velocidade que todos almejamos nos avanços tecnológicos, na competitividade que são cruciais para o futuro do país. 

    Assim, dadas as condiçoes atuais da disputa presidencial, o que nos resta de imediato é optar, não por bons gerentes, mas, pela legitimidade de reprersentação popular, pela escolha do avanço econômico atrelado ao avanço social.

    Superada esta fase, devemos todos, e você é indubitavelmente um propositor de projetos sustentáveis ao Brasil; engajarmos na cobrança ininterrupta de um PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL, que busque definir as diretrizes básicas de cada setor econômico e social.

    Estou de pleno acordo quendo você levanta a necessidade de se ter uma VISÃO ESTRATÉGICA conduzida por uma liderança mais preparada, mais conectada internacionalmente sem perder as raízes. Há fragilidades em setores relevantes da economia, e outras áreas, que precisam ser urgentemente sanadas.

    Por fim, passadas as eleiçoes, não vejo o representante do PSDB, caso se elegesse,  governando para todos, mas, ao contrário, vejo uma eclipse de longa duração(quatro anos) projetando sombras neoliberais sobre a jovem democracia brasileira, construida com luta e sangue, por brasileiros que se dispuseram até a morrer pelo país. Vejo o desmantelamento do pouco que foi reconstruído em nossa frágil economia nesses íltimos 12 anos.

    Por isto, a direção a seguir é com DILMA, contra o maniqueísmo miidático e o assalto ao patrimômnio tangível e intangível da população brasileira.

     

  23. Receita neoliberal e aeciana

    Receita neoliberal e aeciana para combater a tal inflação nas alturas (sempre lembrando que FHC entregou a Lula 12% de inflação e hoje ela está em 6%): arrochar os salários não permitindo que tenham reposição da inflação, assim os mais pobres demandarão menos serviços como cabeleireiros, postos de gasolina, escolas privadas, passagens de avião, férias nas praias do nordeste, petisquinhos e cervejas às sextas-feiras. Também não poderão mais comprar carros baratos zero quilômetro e nem financiar as prestações da casa própria. Os juros serão proibitivos. TV Tela Plana de 40 polegadas, esqueçam. Supermercado após o pagamento, com o iogurte pras crianças, carne pro churrascão com os amigos, biscoitos, chocolate, cervejinhas de melhor qualidade, nada disso. Desabarão os preços, com certeza, por absoluta falta de demanda e junto com eles os micro empreendimentos nas favelas e periferias fecharão, professores perderão os seus empregos, escolas na periferia fecharão, agências de viagem demitirão junto com o desemprego de centenas de milhares no turismo e nos hotéis.Algumas empresas aéreas quebrarão. Bares e restaurantes fecharão, desempregando centenas de milhares de trabalhadores. Isso para não falar nos desempregados das indústrias de automóveis, bebidas e refrigerantes e alimentos. Desempregados do comércio e nos serviços serão milhões.
    Mas teremos inflação de 3% com juros de 20% e os banqueiros ficarão muito, mas muito felizes…E o Brasil retornará ao que sempre foi: pobres cada vez mais pobres e ricos que apostam nas finanças e não na produção de riquezas reais cada vez mais ricos. Tudo o que o diabo gosta para produzir uma imensa convulsão social com mortos nas ruas.

  24. Belo comentário

    Tenho insistido na conversa com amigos da necessidade de qualificação da gestão pública, coisa que sinceramente não vejo nos níveis federal e estadual (sou paranaense).

    Sem isso, a implementação de planos de governo, não importam qual sejam, fica inviabilizada.

    Essa situação só fica agravada a partir do momento em que os Governante são incapazes de assumir seus equívocos, e rever conceitos ou revisar projetos e planos.

    Ao pecar no planejamento, certamente não se pode esperar que a execução resolva os problemas que surgem até pela falta de massa crítica.

  25. Bom, como diz o ditado “de

    Bom, como diz o ditado “de boas intenções o inferno esta cheio”. Lamento, Nassif, mas o seu conselho só servirá se Dilma for a candidata eleita.

    Aécio eleito não tem Brasil. Tem mercado e comparsas a serem atendidos. O resto é conversa fiada e a nação brasileira e sua economia vão caminhar sózinhos. É o tal do estado mínimo.

    Lembra do governo FHC. Quantos portos foram modernizados? Quantos aeroportos foram construidos? Quantas novas universidades foram criadas? Qual a política endereçada aos pequenos e médios empresários? Qual a política social relevante que foi criada?

     

     

     

  26. Não é só pelos 20 centavos,
    É

    Não é só pelos 20 centavos,

    É pelos 20 bilhões de reais que pretendem tirar do orçamento para cada 1% de aumento na taxa SELIC.

  27. Acho que a campanha serviu para acordar a muitos, dos problemas

    Nada como uma boa chacoalhada para acordar !

    Parece que tá todo mundo dormindo, esperando cair maná do céu.

    Minha avó, imigrante austríaca, falava que o Brasil era o melhor país do mundo porque dava repolho duas vezes por ano.

    Mas têm de plantar o repolho, se não cavucar a terra, a riqueza não aparece.

    O Brasil, na minha humilde opinião, só vai para a frente quando se definir um Rumo, uma Estrela e um Norte, de acordo com a Astrologia, a Geometria e o Tarot.

    Fora disto, continua marcando passo.

    1. St. Louis Fed president James Bullard no Valor de sexta e o Bill

       

      St. Louis Fed president James Bullard deu entrevista na sexta falando que o FED vai voltar a imprimir como se não houvesse amanhã, pois  os lucros financeiros não estão se sustentando e o mercado está aflito.

      Tai, neste artigo do Bill Bonner do DR o porque o Brasil precisa eleger o Aécio e políticos como ele para canalisar as riquezas brasileiras para os “investidores estrangeiros” e manter os zumbis em pé.

      O Valor econômico publicou o artigo na Sexta, mas não apareceu no blog.

      Sem marionetes para dar sustentação à farsa do livre mercado e do neoliberalismo americano que imprime Dólar, a casa cai no dia seguinte.

      Dilma eleita e crise em Wall Street no dia seguinte, sem choro nem vela.

       

      Trabalho inglório

      Over the weekend, we were down in Nashville at the Stansberry Conference Series event, along with Ron Paul, Porter Stansberry, Jim Rickards and others.

      The question on the table: What’s ahead for the US?

      Ron Paul took up the question from a geopolitical angle. He told the crowd that the military-security industry had Congress in its pocket.

      As a result, we can expect more borrowing, more spending and more pointless and futile wars. They may be bad for the country and its citizens, says Paul, but they are good for the people who make fighter jets and combat fatigues.

      “We’ve been at war in the Middle East for decades,” he said. “We supported Osama bin Laden against the Soviets in Afghanistan… and the result of that was the creation of al-Qaeda.

      “Then we supported Saddam Hussein against Iran. Saddam and bin Laden hated each other. But after 9/11 we attacked Saddam, using a bunch of lies to justify it. We sent over military equipment worth hundreds of billions of dollars. This equipment is now in the hands of ISIS – another enemy we created… and a far more dangerous one.”

      Uphill Battle

      Ron Paul is such a pure-hearted soul. What was a man like him doing in Congress?

      It must have been some sort of electoral accident. Good men rarely run for public office. And when they do, it is even rarer for them to win.

      Poor Ron is retired from Congress now. And he spends his time trying to “get the word out.” He thinks that if people only realized what was happening they would vote for more responsible leaders and more sensible policies.

      Alas, that’s not the way it works. The further the country goes in the wrong direction, the more people there are who have a financial interest in staying on the same road.

      We visited Ron in his office on Capitol Hill. He held a breakfast meeting with a small group of congressmen, trying to convince them to vote his way; we don’t remember what was at issue.

      It was an uphill battle. Only a few members of Congress attended. And those few worried that their districts would lose money… or that the labor unions wouldn’t like it if they voted no… or that they might not get a plum committee assignment if they bucked their own party leadership. Ron was alone.

      Politics favors blowhards, hustlers and shallow opportunists, we concluded. Which makes us wonder how Ron Paul ever got elected to Congress in the first place.

      But not only did he get elected… once in Washington, he never sold out. Neither to the right nor the left. He opposed zombies, malingerers and bullies wherever he found them.
       

      Taper on Pause?

      Which brings us to the subject of our own presentation to the Nashville crowd. We were following the (QE) money.

      “St. Louis Fed president James Bullard let the cat out of the bag last week,” we explained.

      As Bullard told Bloomberg TV last week:
       

      I also think that inflation expectations are dropping in the US. And that is something that a central bank cannot abide. We have to make sure that inflation and inflation expectations remain near our target.

      And for that reason I think a reasonable response of the Fed in this situation would be to invoke the clause on the taper that said that the taper was data dependent. And we could go on pause on the taper at this juncture and wait until we see how the data shakes out into December.

      So… continue with QE at a very low level as we have it right now. And then assess our options going forward.

      We didn’t think it would happen so fast. We thought the central bank would wait. We expected a little more hypocrisy… a bit more posturing… a little more phony resistance… a few denials…

      … the Fed should have played it cool… coy… elusive… hard to pin down, making investors really sweat before coming to the rescue.

      We knew where the Fed would end up… but we didn’t know it would go there so quickly and easily!

      Bullard is admitting to a staggering act of vanity and hypocrisy. In the land of free minds and free markets, apparently only the Fed knows what prices equities should fetch.

      Henceforth, it will approve all price movements on Wall Street.
       

      Hooked on Cheap Credit

      To bring you fully into the picture, dear reader, the US central bank has the economy, and the markets, hooked on cheap credit and printing-press money. It has been supplying both on a grand scale for the last five years.

      But it had promised to stay away from the playground, beginning this month. Now that the economy is recovering, goes the storyline, the Fed will back away from its emergency measures and allow things to return to normal.

      QE ends this month. Higher interest rates are expected next year.

      No bubble has ever been created that didn’t have a pin looking for it. And nobody likes it when the two meet up.

      Last week, it looked as though the Fed’s bubble and Mr. Market’s pin were coming closer. Then quick action by Bullard helped push them apart on Friday.

      QE began in November 2008. And zero interest rates began a month later. This has perverted prices for stocks, bonds, houses… and just about every other asset price on the planet. Stocks are worth more than twice what they were at the bottom of the crisis. The average house is worth $60,000 more.

      Now QE is ending. And that means a lot less money gushing into financial markets.

      Instead of increasing at a 40% rate as it did in 2012, what Richard Duncan calls “excess liquidity” – the difference between what the Fed pumps out via QE and what the government absorbs via borrowing – will go up only 6% this year.

      Next year, there will be even less.

      With less new money coming from the Fed… and still no real recovery… something’s gotta give. No matter what Fed officials say. And since stocks periodically go down anyway, this seems like as good a time as any.

      Regards, 

      1. O fim do Dólar

        Replacing the Dollar

        Posted by 

        1864$10CompoundInt - Table

         

        The conspiracy crowd keep swearing the dollar has to collapse and remain clueless that the world is in serious trouble. The impact of debt is far worse outside the USA than inside yet their myopic vision blinds them to the truth. Taxes are so high in Europe and this renders it is impossible to grow the economy out of recession. Debt use to be debt and the theory was it would be less inflationary to borrow than to print. However, after 1971, debt became merely currency that paid interest as it began in the 1860s. The dollar is now the reserve currency and not even the USA can prevent that – there is no alternative !!!!!!!!

        It is now MORE inflationary to borrow than to print for now the currency just pays interest. You trade markets and post TBills as collateral. So TBills are now cash paying interest. Moving toward electronic money to collect even more taxes will divide the economy with a greater division between above and below ground. If you could not borrow on government paper, then government could not sell it. So they are trapped in a doomed system that cannot be sustained and the press is controlled to ensure the public remains blind, deaf, and dumb about the crisis.

        laffer-curve

        Many insurance companies and pension funds buy government debt for it is considered “riskless”.  We are facing a monumental crisis of tremendous proportion. However, this is NOT about the dollar, it is about global debt and taxes. We have reached the peak of the bell curve that Art Laffer articulated correctly, which the socialists hated. The higher the taxes the lower the growth and the greater the debt. Rising interest rates expand government debt. Government debt defaulting takes down all pension funds. This is a huge problem. We are not in a position to handle the massive uprising when people wake up and realize they have been really living a dream.

        Beyrl-Sprinkel

        I am working on the solution that will be put out shortly. There are those proposing a gold back SDR. Good luck. Been there done that. We are way beyond that and besides do you really want the IMF to be in charge of money creation? That will be worse – an unelected dictatorship.

        AtlasShrugged-1

        We are headed into the abyss where we will have to create a new reserve currency among nations that is debt free. We will be forced to end government borrowing and the Age of Karl Marx will then, and only then, come to an end. This is moving toward Atlas Shrugged.

         

  28. DESCOMPLICANDO A ECONOMIA!

    QUANTO MENOS VOCÊ GANHA, MAIS RICO FICAM OS EXPORTADORES!

    E SÃO ELES QUE FINANCIAM O PSDB E O AÉCIO NEVES…

    Por isso eles trarão desemprego e miséria ao país, se forem eleitos; porque quanto mais desesperado o trabalhador estiver, aceitará qualquer oferta, e menor será seu salário. Os exportadores, patrões do Aécio, vendem seus produtos no exterior, e estão pouco se lixando, se vocês não vão poder consumir seus produtos, querem mais que a gente se dane.

    Já quem explora o mercado interno, como uma padaria, oficina, academia, profissionais liberais, etc; precisam de um equilíbrio entre preços e salários. Porque se o trabalhador ganhar pouco, eles não terão pra quem vender seus produtos.

    Existe uma guerra de interesses por trás da economia, e o Aécio Neves defende os exportadores, o arrocho salarial, o desemprego, a quebradeira de empresas, e a miséria. Vejam como era a saúde de nossas empresas na época do FHC:

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10203805493675154&set=a.2277035762734.2164868.1153925397&type=1

    Era tudo o que eles queriam, pois empresas assim, além de não conseguirem pagar um bom salário, eram vendidas a preço de banana para os empresários estrangeiros, patrões do PSDB. Se ainda existe empresário e trabalhador que apoiam o PSDB, é por falta de conhecimento, de estudo, de vergonha na cara, e até de inteligência. Mas o maior motivo é a falta de personalidade. Existem pessoas, que se recusam terminantemente a pensar e raciocinar. Então, escolhem um ídolo de sucesso, muitas vezes um exportador, e deixam que ele pense por elas. Seria cômico, se não fosse tão triste…

    O MAIOR CULPADO PELO AVANÇO DO AÉCIO!

    Eu diria que vem de dois motivos principais:

    a) O Injusto juízo de reprovação à Dilma. Ninguém é perfeito, não existe papai noel e coelhinho da páscoa! Mas parte da sociedade quer culpar a Dilma pelo erro da própria sociedade. Ela não tem culpa de que o Congresso não quis fazer a reforma política, para reduzirmos a corrupção.

    >>>>Desafio a quem acha que a culpa é da Dilma<<<<

    Que refutem o estudo abaixo, ou parem de falar besteira:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/516544841814516/?type=3&theater

    b) O segundo motivo é a nossa preguiça e omissão. Ficamos apenas reclamando das urnas eletrônicas, mas quase ninguém exigiu o voto impresso durante os protestos de 2013.

    Agora que veio as eleições, ainda tem gente achando que basta votar, que tudo ficará bem. É preciso muito mais! Se não houver participação e ajuda de todos para fiscalizar a eleição, depois não adianta reclamar. Vejam por onde a gente pode estar entrando pelo cano:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/520409424761391/?type=3&theater

    O QUE ESTÁ POR TRÁS DO AÉCIO E DO PSDB:

    NEO LIBERALISMO, a molecagem irresponsável que nos trouxe a DÉCADA PERDIDA do FHC (Fernando Henrique Cardoso), e provocou a crise no mundo inteiro.

    Ou seja, defendem irresponsavelmente, demagogicamente, ignorantemente, a aplicação do neoliberalismo, ou capitalismo selvagem, num país onde a maior parte do capital produtivo está nas mãos de estrangeiros. Ou seja, defendem nossa colonização. Se fosse por eles, teríamos assinado o tratado da ALCA, defendida pelo FHC, Serra, Alckmin, e Aécio Neves. Hoje estaríamos de joelhos, como o México, que assinou, e recentemente precisou pedir 50 bi emprestados ao FMI. Por isso os repudiamos veementemente.

    O neoliberalismo é uma doença que precisa ser erradicada do Brasil. Ele tem demolido os alicerces do próprio sistema capitalista, especialmente a livre concorrência!

    O que os capitalistas precisaram de séculos para fazer, fortalecendo-se, intelectualizando-se, e criando os meios para retirar do poder despótico as monarquias absolutistas e sua nobreza feudal; o neoliberalismo está destruindo em, poucas décadas. Capitalista é o Estado governado em função do capital (meios usados para produzir e distribuir os bens na sociedade) Como hoje os capitalistas estão sendo esmagados pela concorrência fraudulenta, as jogatinas do “mercado”, e os juros abusivos; o Estado não é mais governado em sua função. Atualmente quem manda na maior parte do mundo é a

    ESPECULAÇÃO FINANCEIRA

    E como não produz nem distribui nada, não deve ser considerada capital. Ou seja, sem perceber, os mesmos VERMES, que engordavam na idade média, escravizando a população, sem trabalhar, nem produzir nada; estão voltando ao poder através do neoliberalismo, pela especulação financeira, que temos chamado de

    DITADURA DO MERCADO.

    O poder e a influência desses partidos é algo estarrecedor. Eles simplesmente foram retirados do processo do mensalão, para serem julgados depois; quando a própria lei determina o julgamento simultâneo, devido à conexão dos crimes. Vemos os réus dos outros partidos pressos, enquanto os políticos do PSDB, como o Eduardo Azeredo, que foi quem primeiro se beneficiou do esquema do mensalão; ou o FHC, que também comprou o apoio do congresso, para sua reeleição, que não estão presos junto com os outros.

    ALGUMAS DENÚNCIAS AO AÉCIO NEVES E PSDB:

    (Que tudo indica, que não serão levadas a um julgamento justo e punidas)

    http://correiodobrasil.com.br/destaque-do-dia/fhc-contratou-empresa-que-participa-de-programa-espiao-dos-eua-para-mapear-o-brasil/626668/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=b20130711

    Telegramas interceptados pelo Wikileaks:

    http://wikileaks.org/cable/2009/08/09RIODEJANEIRO288.html

    http://wikileaks.ch/cable/2009/12/09RIODEJANEIRO369.html

    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/08/1320457-siemens-diz-que-governo-de-sao-paulo-deu-aval-a-cartel-no-metro.shtml

    http://flitparalisante.wordpress.com/2013/07/22/psdb-de-sao-paulo-montou-o-maior-esquema-de-desvio-de-dinheiro-publico-da-historia-do-brasil-um-pouco-dessa-grana-foi-parar-no-bolso-de-promotores-de-justica-corruptos/

    http://www.istoe.com.br/reportagens/315089_O+ESQUEMA+QUE+SAIU+DOS+TRILHOS?pathImagens&path&actualArea=internalPage

    Se um grupo de políticos entra no governo, sabendo que pode aprontar o que quiser, que não será punido, você acha que a corrupção irá aumentar ou diminuir?

    Pois esse é o PSDB!

    POR QUE SERÁ QUE ESSE INQUÉRITO ABAIXO ENVOLVENDO O AÉCIO NEVES COM O MARCOS VALÉRIO O MENSALÃO, NUNCA É APURADO?

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/03/1425915-inquerito-sobre-contrato-de-aecio-com-valerio-nao-anda.shtml

    Antes de votar, reflita se você quer de volta a impunidade, e a completa entrega do Brasil ao imperialismo internacional. Porque o PT pode ter muitos defeitos, mas

    O PSDB É MUITO PIOR QUE O PT!

    A MATEMÁTICA DO NEOLIBERALISMO:

    Pegue duas empresas, uma exportadora (normalmente multinacional), e outra fornecedora para o mercado interno.

    EXPORTADORA:

    A exportadora obtém um lucro bruto, entre o resultado das compras e vendas menos os impostos de 100 mil. Tem custos fixos de 20 mil, e gasta 50 mli com salários. Para achar seu resultado final teríamos um equação assim:

    RESULTADO = LB(lucro bruto) – (CF (custo fixo) + S(salário)

    Simplificando:

    R = LB – (CF + S)

    R = 100 – (20 + 50) = 100 – 70 = 30 mil de lucro líquido

    FORNECEDORA PARA O MERCADO INTERNO:

    Mesmo faturamento e lucro da exportadora:

    R = 100 – (20 + 50) = 100 – 70 = 30 mil

    PARA QUEM É BOM O ARROCHO SALARIAl?

    VAMOS DOBRAR O SALÁRIO DAS DUAS EMPRESAS (100 mil agora)

    Exportadora:

    (Repare que as vendas vão diminuir, porque terão que elevar os preços.)

    R = 80 – (20 + 100) = 80 – 120 = – 40 (prejuízo de 40 mil)

    Empresa do mercado interno:

    R = 250 – (20 + 100) = 250 – 120 = + 130 mil de lucro

    (Repare que as vendas mais que dobraram, já que se a renda do povo dobrou, o consumo também dobrará, e a margem de lucro também poderá ser maior, num mercado mais aquecido.)

    O QUE É UM BANCO CENTRAL INDEPENDENTE:

    A Rússia, hoje democrática e capitalista, estava atrás do Brasil em padrão de vida, quando seu povo enfrentou a sanguinária KGB, para derrubar o comunismo. Fizeram isso, porque estavam morrendo de fome e frio. Depois que o comunismo acabou, eles permitiram que multinacionais se instalassem por lá, mas sem dominar qualquer setor da economia, sem exportar, e sem converter seus lucros em dólar.

    O motivo é óbvio! Se dominarem algum setor, imporão seus preços. Se puderem exportar, subornarão políticos, para reduzir o salário dos trabalhadores, como o PSDB fazia no Brasil. Se converterem moeda nacional em dólares, permitirão que os EUA emitam sua moeda sem gerar inflação. Ou seja, valorizam a moeda deles, e desvalorizam a nossa. Mas, acreditem se quiser, várias multinacionais entraram na Rússia, e estão muito satisfeitas com seus lucros em rublos. Tanto que o maior trânsito de multinacionais, dá-se entre os próprios países desenvolvidos. Aliás, a Rússia hoje, mesmo com toda sua dimensão territorial, atingiu um padrão de vida muito próximo dos países europeus, deixando o Brasil bem pra trás:

    http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_Human_Development_Index

    AS MULTINACIONAIS SÃO BEM VINDAS, A CORRUPÇÃO NÃO!

    Mesmo assim, não somos contra as multinacionais, mas achamos um absurdo, que empresas estrangeiras se instalem no Brasil, para exportar seus produtos para seus países. Alguma coisa tem de errado nisso, e é justamente os baixos salários pagos ao nosso povo, decorrentes da roubalheira do governo, que fica sem dinheiro para pagar melhor o funcionalismo, as aposentadorias, e elevar o salário mínimo.

    Acho até que as multinacionais devem ser estimuladas, porque trazem tecnologia ao país, e aumentam a concorrência; mas não podem dominar setores importantes da economia, e nem mesmo entrar nos setores estratégicos, como comunicação, energia, e mineração, transformando-nos numa colônia de exploração.

    São duas forças atuando contra o povo. Primeiro tem o empresário estrangeiro oportunista, e depois a corrupção política, que rouba tudo, impedindo que aumentemos o poder aquisitivo do povo, elevando o salário mínimo, as aposentadorias, e o funcionalismo. A mais execrável dessas forças é a corrupção governamental. Porque as multinacionais tem um trânsito até maior entre os próprios países desenvolvidos, e se sentem satisfeitas em explorar um mercado normal, onde a mão de obra não é subvalorizada como aqui. No Brasil, o trambique deve ser feito justamente, para que elas explorem o mercado por um lado, mas que por outro, também desviem parte significativa de nossas riquezas para os paraísos fiscais no exterior, na conta dos corruptos. É pegar ou largar. O que você faria no lugar de um empresário estrangeiro, que vê seu concorrente entrar na jogada?

    É isso mesmo, empresários estrangeiros devem ser extorquidos por nossos políticos, para que depositem o excesso de lucros em suas contas nos paraísos fiscais. Outra explicação para isso, partiria para problemas mentais e de discernimento…

    CHEGA DE SER COLÔNIA!

  29. O Pragmatismo com Rumo, nas ações do próximo governo

    Ainda bem que agora temos os blogs, porque antes só havia a grande mídia marrom. Ao PT, só restava a voz nas ruas. Debates como este que acontece aqui, não existia. Pragmatismo com rumo ou sem rumo, política, ou ideologia (considero as duas inseparáveis) esse tipo de debate so acontedia nos auditórios das universidades Federais. E esse quadro retrô não não está muito distante. O ódio nessas eleições, se dá pelo fato de o PT ter um canal nos blogs para se posicionar. Muita gente tem saudade do tempo  em que isso não acontecia, quando apenas a direita tinha espaço. Sem ter quem a questionasse era maravilhoso, o contraponto não é bem vindo. Basta observar nas redes sociais de onde vem a carga mais pesada de ódio.

    Abaixo o ódio e viva a liberdade de expressão!

  30. Na minha opinião a dona Dilma

    Na minha opinião a dona Dilma tem 2 opçoes quando eleita.

    Ou da um golpe na ala bolivariana do PT colocando esses imbecis no lugar de onde jamais deveriam ter saido.

    E ai faz o que o Nassif coloca no texto.

    Ou se dobra a voz desses estelionatarios da democracia e apela de vez para o populismo começando a dar vazão aos delirios deles e começa a tentar adotar politicas ridiculas contra a midia , contra o mercado, contra a classe média e com isso iremos fazer parte do clube dos paises mais ridiculos e fracassados do mundo dito civilizado que é composto por: Cuba, Venezuela, Equador, Bolivia e Argentina…

  31. Neologismo: neoliberalismo

    Neoliberalismo é neologismo de privatizar os lucros e socializar os prejuízos. Neoliberalismo, Sabesp, Aécio, tudo haver.

  32. Que seja pragmatismo sem

    Que seja pragmatismo sem canalhada oficial estatal entao.

    So que isso nao eh possivel sem reforma da media e judiciario.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador