O xadrez dos impasses no jogo do impeachment

A segunda-feira foi de preparativos, com os dois lados acumulando forças.

O cenário central que traçamos contempla os seguintes movimentos:

Do governo – Lula avançando na remontagem do pacto político, juntando a antiga base de apoio, tendo o presidente do Senado Renan Calheiros como fiel da balança.

Da oposição – Reorganização do pacto PMDB-PSDB em torno do vice-presidente Michel Temer.

Batalha de Stalingrado – daqui até a votação do impeachment pela Câmara, acirramento das disputas

Conforme previmos, os lances principais de curto prazo foram jogados:

  1. Impedir a atuação de Lula através de ações judiciais junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). A divulgação do grampo ilegal fortaleceu essa hipótese.

  2. Acelerar as ações contra Renan Calheiros.

Do lado de Lula, houve a manifestação dos juristas subscrevendo um Habeas corpus (HC) dirigido ao STF. E Lula se lançando à luta sem necessariamente dispor do cargo de Ministro-Chefe da Casa Civil.

Ontem ocorreram os seguintes episódios:

Temer

O Senador José Serra tentou se valer da parceria com jornais para se apresentar como conselheiro, avalista e coordenador de um futuro governo Michel Temer.

Foi uma entrevista que trouxe apenas uma informação importante: Serra não é jogador central, no máximo é um estrategista dos porões Quem manda nos bastidores jamais se apresenta no palco. Foi imediatamente rechaçado por Temer, consolidando a convicção de que, na eventualidade de um acordo PSDB-PMDB, Serra irá para um cargo secundário.

STF

O Supremo Tribunal Federal mais uma vez tergiversou em relação ao tema Lula. Sorteado relator da medida contra a decisão do seu colega Gilmar Mendes, o Ministro Edson Fachin refugou e declarou-se impedido por ser padrinho de batismo do filho de um dos signatários do documento. Novo sorteio, a bola caiu com a Ministra Rosa Weber. Mesmo tendo sido assessorada pelo juiz Sérgio Moro, no “mensalão”, Weber não se declarou suspeita.

Agora, está sob fogo cruzado.

Do lado da oposição, o uso óbvio das conversas gravadas e divulgadas irregularmente por Sérgio Moro, especialmente o pequeno trecho em que um dos políticos sugere a outro que Dilma converse com Rosa.

Do lado dos pró-Lula, a disseminação de ataques mencionando o filho que trabalha na Globo, o parentesco com a esposa de Aécio e a assessoria de Moro no “mensalão”. São tão desastrados que parecem até planejados pelos golpistas. Rosa Weber é considerada unanimemente uma Ministra séria. Suas vulnerabilidades não se prendem ao caráter, mas à fragilidade emocional  e jurídica nos grandes embates jurídicos, especialmente com implicações políticas como a atual. Os ataques apenas atiçarão mais as idiossincrasias no STF.

Não se entende que uma estilingada de cá legítima bombardeio e fogo de artilharia de lá.

Ainda há que se aguardar a posição do STF. Até agora, não há nenhum sinal de que entrará mais firmemente na contenção de abusos.

Pressões sobre parlamentares

Grupos como o “Vem para a rua” estão trabalhando a rede com o máximo de profissionalismo. Montaram sites com a ficha de cada deputado, sua posição em relação ao impeachment e dados pessoais, sobre como e onde constrangê-los, além do uso abundante de robôs, especialmente no Twitter, e de sites de disseminação de notícias falsas. E, óbvio, com a retaguarda do maior dos perfis das redes sociais: os veículos de comunicação.

Do lado dos lulistas, há também o uso de robôs, de sites com notícias falsas. Mas com eficácia reduzida.

Quando menciono ” lulistas”, não se pense em uma ação estruturada com um comando central, mas em ações dispersas por parte de simpatizantes.

Momentos decisivos

Nos cenários anteriores, alertamos para o óbvio: os próximos dias serão prenhes de grandes jogadas midiáticas e policiais. Podem aguardar sentados novas bombas saindo dos porões diretamente para o Jornal Nacional.

Por outro lado, aumenta a reação ao golpe. Após as grandes manifestações do último dia 18, haverá provavelmente manifestações maiores no dia 31. Além disso, ampliou o posicionamento de artistas, intelectuais e personalidades em geral contra o clima de fascismo e contra o golpe.

Há saídas convencionais para a crise: a derrubada do impeachment e a recomposição do governo Dilma; ou o  impeachment e a entrada de Michel Temer.

Comece a trabalhar com uma terceira hipótese, ensaiada por alguns setores anti-Lula mais preocupados com a institucionalidade a partir das seguintes premissas:

  1. O alvo sempre foi Lula. É Lula que une as esquerdas e pode ameaçar as eleições de 2018.

  2. A queda de Dilma escâncara o golpismo perante o mundo jurídico e a opinião pública mundial. Não haverá como conferir legitimidade ao governo que assumir.

  3. Além disso, ampliará de forma incontrolável o racha, o ódio e a violência.

A saída – segundo esse raciocínio – seria preservar o governo Dilma à custa do sacrifício político de Lula.

Antes, terão que combinar com os russos. Mas tenho convicção de que os próximos passos do jogo serão nessa direção. É por aí que deverão ser estruturadas as próximas ações anti-golpe.

Luis Nassif

108 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu sei que estou falando

    Eu sei que estou falando sobre lógica e coerência, algo tão raro hoje em dia, mas se o PMDB vai “sair do governo”, entregando TODOS os cargos, também não deveria entregar o cargo de vice-presidente?

    1. Jorge Luiz

      Concordo 100%.

      Nada mais lógico e coerente que se o PMDB sair do governo entregando antes o cargo de vice.

      Falo isso desde que Cunha rompeu com o governo… e hoje em dia tenho brincando com os colegas de trabalho coxinhas que se o Temer reunciar ao cargo de vice eu vou na Paulsta com camisa da CPF pedir o impitiman

      1. ‘Nao vai ter golpe’

        O PMDB nao vai sair do governo porque eles ja perceberam que ‘nao vai ter golpe’.  ‘Nao vai ter golpe’ nem que eles saiam.

  2. O presidente Lula é daquelas

    O presidente Lula é daquelas personalidades que,mesmo morto,ainda terá força política para fazer muitos sucessores. Quem joga contra ele está perdendo tempo e dinheiro (muito).

    Os golpistas tentam a todo custo tomar a bastilha,uma vez que as demais instituições já foram tomadas. contudo,como ressaltado no post,a resitência vem aumentando dia a dia e mais importante que numéricamente,é qualitativamente.

    O ingresso maciço dos jovens , intelectuais e artistas comprometidos com a cultura colocará,muito em breve,os golpistas de volta às sua cavernas de onde não deveriam ter saído para fazer o país passar esta vergonha.

  3. Nassif,

    sobre o fator Temer, hoje propus no FB a seguinte reflexão: qual seria o desfecho se o vice-presidente fosse José Alencar, e não Temer?

    De outro lado, tenho pensado muito na sua 3ª hipótese. Manutenção de Dilma, compromisso de Lula a não candidatar-se em 2018, e nas eleições presidenciais apoio do PT a Ciro Gomes.

     

    1. Guardadas as proporçoes ele

      Guardadas as proporçoes ele passou pelo teste no mensalao/2005. Nao entrou no barco. Carater? Relaçao pessoal com Lula? Falta de ambiçao em sentar na cadeira? Medo da aventura e da leitura historica? Todas as anteriores?

      De qualquer forma eh temerario manter um vice isolado do governo, desprestigiado. Esse nao era o caso de Alencar. Era claramente o caso de Temer. Para passar a conspirar eh um passo.

      Conhecido proximo de Brizola diz que o gaucho repetia que “tem que botar vice para trabalhar, senao vice conspira!”. Nao por acaso Darcy Ribeiro acumulava a vice com secretariados e coordenaçao de programas no governo do Estado, assim como Nilo Batista. Se na cabeça de Brizola, que entendia do riscado, isso valia para homens da estatura de um Darcy Ribeiro, como nao vai valer para Temer?

      1. Sobre Temer

        Eu conheci Michel Temer pessoalmente nos anos 90 num evento politico do PMDB. A primeira impressão foi de que não era confiavel. Ele cumprimentava as pessoas com um distanciamento e uma arrogância tais, que eu não conhecia no meio politico, sempre tão hipocrtica, mas nunca distante e frio das pessoas. Quando soube que ele seria o vice de Dilma, fiquei preocupada e disse à época, em 2009, que não achava Temer uma boa escolha. 

        A impressão que sempre tive de Temer é que ele passa seus dias e noites fazendo aquela politica tacanha, plena de intrigas e pequenos golpes. Nunca confiei no vice de Dilma e aquela carta mesquinha, indigna de um vice-presidente confirmou meus pressentimentos.

        Não sei como agiria José Alencar nas atuais condições, mas me pareceu sempre leal a Lula.

        1. arrogancia de fato

          A arrogancia escorria daquela “Carta a Dilma”. Nao sou cientista politico. Apenas acompanho politica desde que me entendo por gente. Lembro que quando a carta “vazou” todos os amigos tucanos comemoraram imediatamente nas minhas timelines. Eu li na 1a hora e – sem nenhum wishful thinking – achei um tiro no pe. E era mesmo.

    2. Desculpe, Rui…

      Mas você realmente acredita que, se o Lula se se comprometer a não se candidatar em 2018, isso vai arrefecer os ânimos dos golpistas? É óbvio que não. Com golpistas, não há diálogo.

    3. Resumidamente, é isso aí.
      A

      Resumidamente, é isso aí.

      A briga maior passou a ser em 2018, tanto que os golpistas querem também, em eventual governo Temer, que o mesmo se comprometa a não ser candidato futuramente (2018).

      Acredito que quem se dispuser a isso – Lula ou Temer, ganha essa peleia.

    4. O Ciro Gomes não o dura o

      O Ciro Gomes não o dura o suficiente para fazer o famoso balanço dos 100 dias de governo. O Lula está sofrendo esse massacre mesmo sendo conciliador, imagina o Ciro que é totalmente descontrolado.

  4. A lenda do golpe

    A lenda do golpe paraguaio

     

    Não existe golpe paraguaio sem respaldo militar. Em sua essência, o chamado “golpe paraguaio” é um golpe militar com mãos de gato, embora os militares dele não tirem nenhum proveito aparente. Então, no caso brasileiro, é preciso que haja uma motivação concreta para que os militares possam chancelar uma aventura golpista e essa motivação não existe, não está dada, pois os militares conhecem os golpistas de outros carnavais e, como o próprio povo, sofreram na carne as agruras de seu governo. Se ao menos o golpe objetivasse a colocar no poder uma terceira força, vá lá… 

    Esse é um aspecto que não tem sido considerado por quem analisa a possibilidade desse mal afamado movimento, seja para apoiá-lo ou rechaçá-lo.

    Em 2009 o presidente eleito de Honduras Manuel Zelaya foi seqüestrado de pijamas em sua residência e largado na Costa Rica, pelo Exército hondurenho.

    Em 2012 Fernando Lugo foi deposto sem opor a menor resistência aos golpistas civis, mas sabe-se que o exército estava de prontidão para sacá-lo do poder. Sua declaração em 22 de junho após ser destituído pelos golpistas diz muito sobre sua covardia em não defender o mandato que conquistou em eleições limpas: “Hoje me retiro como presidente, mas não como cidadão. Que o sangue dos justos não se derrame”. Onde se encontra hoje o cidadão Lugo?

    Quem conhece minimamente o perfil, o caráter e a história dessa mulher que ocupa a Presidência do Brasil, deve saber de antemão, que os dois modelos acima não se adaptam a ela.

    As características dela está mais para Allende, resistir e morrer lutando, e um pouco menos para Getúlio, matando-se no exercício do cargo. Em um ou outro caso arrastando atrás de tal ato uma onda de revolta de conseqüências imprevisíveis e, diria mesmo incontidas, incontroláveis, mesmo diante de apelos de lideres populares.

    Ainda mais contando com uma esquerda com o grau de organização incomparável na América Latina.Estaria a oposição golpista sopesando essa possibilidade e suas conseqüências?

    Outra pergunta que faço é: Por que as Forças Armadas Brasileiras dariam apoio aos golpistas quando sabemos e elas, as FAs também sabem, que os golpistas serão os mesmos que a deixaram em petição de miséria no período  que antecedeu aos governos do PT?

    Que se deve aos golpistas o sucateamento das 3 armas, a paralisação de projetos estratégicos,que os governos petistas retomaram fazendo pesados investimentos na Marinha, Exército e Aeronáutica?

    Que se deve aos golpistas políticas privatistas de empresas que são símbolos da soberania nacional, tão cara aos militares. E que essa sanha seria imediatamente retomada com o advento do golpe, notadamente em relação a Petrobrás e ao pré sal?

    É preciso levantar, comparar e divulgar dados nas redes sociais sobre investimentos no setor pelas duas forças políticas antagônicas, que agora se enfrentam de forma mais direta, pois mais do que nunca, a meu juízo, é pela conquista de corações e mentes militares que a luta deve ser travada. Aos militares nunca é demais lembrar esses dados.

    Tão ou mais importante que articulações político-partidárias, nesse momento o trabalho do Ministro da Defesa Jaques Vagner junto ao Estado Maior das Forças Armadas é de vital importância para rechaçar qualquer chancela aos “Golpistas institucionais”.É preciso reforçar o papel constitucional da presidenta como Comandante Chefe da Forças Armadas, como ocorre em todos os países democráticos.

    Aliás, como não ocorre nos outros poderes que compõe um governo, como o Poder Judiciário e MPF, nas Forças Armadas quem escolhe o chefe supremo é o povo através de votação direta.

    Que a comandante em chefe das FAs tem sido objeto de achincalhe por parte de lideranças oposicionistas e da mídia em geral que açula parte do povo, desinformado-o atingindo assim, também as Forças Armadas cujo apoio querem conquistar.

    Não seria de todo fora de propósito um “Ordem do dia” das FAs, exigindo respeito a sua comandante, como os militares tem respeitado o processo democrático.

       

     

     

      1. Falta comunicação social

        Não se vê, por exemplo, os agentes políticos do governo denunciando o ataque ao programa nuclear e ao reaparelhamento da aviação de caça da Aeronáutica.

    1. O ministro da defesa é o Aldo

      O ministro da defesa é o Aldo Rebelo.

      E nada indica que exista essa articulaçã por parte do Governo com as FAs contra um possível golpe.

      A meu ver deveria haver essa articulação contra a república do paraná.

      Mas nada indica que o Governo atue nesse sentido.

      O seu artigo é bom, mas é um ajuntamento de fatores sem conexão. Seria preciso alguma articulação para juntar todos esse elementos e se  contrapor ao Golpe. Coisa que o Governo ja demonstrou não ter capacidade, infelizemnte.

      Lembrando que o Golpe ja vem sendo dado pela lava jato e mídia faz tempo. Já deveria ter havido reação. Se o Governo perder no voto no congresso, se não conseguir 171 votos, de 513, não será golpe, será falta de reação e leniencia do Governo.

       

    2. Contra-golpe

      Da minha parte, assim como não me agrada a idéia de militares fiadores do golpe (intervenção militar constitucional!?), repudio qualquer intervenção militar a afiançar um contra-golpe.

      Que governo seria esse, no day after, sob a tutela das Forças Armadas?

      Afora isso, vamos raciocinar: institucionalmente as Forças Armadas têm se mantido ao largo das discussões jurídico-políticas, o que parece ser recomendável sob todos os aspectos, revelando a intenção de, no pós-ditadura civil-militar 1964/1985-9, profissionalizar-se e voltar para a caserna. Vide a manifestação recente, se não me engano do Comandante do Exército, repudiando os pedidos golpistas de intervenção.

      Mas, vamos e venhamos, o oficialato é, majoritariamente, de classe média/média-alta, e não tenho qualquer dúvida de que, individualmente, como cidadãos, estão apoiando silenciosamente as pretensões de derrubada do governo.

      Os argumentos sobre penúria em governos anteriores e fartura nos governos de esquerda não significam absolutamente nada, como não significam nada para grandes contingentes beneficiados por esses governos que seguem compondo as hostes dos eternamente insatisfeitos.

      A questão é ideológica. Jamais admitirão os acertos dos governos populares; só enxergam e enxergarão seus erros. Jamais admitirão que um homem de esquerda (ou nem tanto assim…), um nordestino de origem humilde, um metalúrgico, seja aclamado com um dos maiores estadistas que o País já teve e, menos ainda, que ele volte ao poder!

  5. O país pega fogo e o STF

    O país pega fogo e o STF  entra em recesso ? Brincadeira, como diria aquele chato comentarista de futebol da Band!!!!!!!!!!

    Entrar em recesso faz parte da tentativa de golpe!!!!

  6. Discordo de Nassif, não creio

    Discordo de Nassif, não creio que irão preserva Dilma a custa da cabeça do Lula. Eles querem tudo, querem a Presidência da Republica e a cabeça de Lula. Pouco importa se haverá legitimidade internacional após o golpe, se o Brasil será reduzido a fragalhos, a besta é insaciável.

    1. Dilma x Lula

      Concordo com seu cometário. A Dilma é pouco, eles querem o Lula. E a Dilma não vai entregá-lo de jeito nenhum, nem sob tortura.

  7. Nassif, você é uma pessoa

    Nassif, você é uma pessoa extremamente bem informada. A terceira hipótese é a mesma do day after do mensalão. Deixar o Lula enfraquecido e sangrando e retomar o poder pela via institucional nas eleições seguintes.

    Hoje o cenário é, com certeza, mais favorável à oposição nesta estratégia, devido a fatores já largamente discutidos mesmo por você. Mas a bala de prata desta estratégia é o Lula (sempre ele), e não acredito que o Lula será calado, mesmo preso. E a oposição sabe disto. Portanto vejo grande a possibilidade de avançar no golpe, independente de colocar ou não o país em situação conflagrada. 

    A guerra de audios e quetais será letal para a nossa democracia. O governo aparenta uma imobilidade irritante, mas acredito não ser possível ser esta a realidade palaciana. Tem que haver um mínimo de estratégia de defesa e ataque ao mesmo tempo. Prefiro aguardar as próximas peças mexendo e confesso, torcendo, pra que você não esteja certo totalmente. 

    Como é triste viver estes dias de guerra política.

  8. Com todo respeito
    Se são cérebros, cidadania e caráter o que falta nesta quadra de vida pública, quem afiançaria esta terceira hipótese?

    Sacrificar um legado e uma biografia preciosíssima, por uma presidente que deixou o caldo entornar por absoluta incompreensão do que vem a ser governar?

    Governos, caro Nassif, são exercidos com a orientação e inspiração de liderança. Não vejo ninguém deste quilate no horizonte. Só vão aparecer mediante intervenção, capacitação e autorização divinas…

  9. Que tipo de “sacrifício

    Que tipo de “sacrifício político” do Lula? Se for sua prisão e humilhação completa, isso não é saída, é guerra. Não entendi.

    O que vejo, ainda mais com essa nova operação Xepa é que o Moro vai jogar uma bomba no JN tipo ligando a Odebretch ao governo e/ou à Lula, para no dia seguinte, com o “clamor popular” efetuar a prisão. Já que dificilmente o STF já teria decidido o HC. É assim que ele smepre aje. Então que o governo de previna*.

    Outra questão é sobre se realmente é fato que o STF vai assistir os abusos do Moro com cara de paisagem. Que eles estão acuados, sem dúvida. Mas ao mesmo tempo estão incomodados. A impressão que eu tenho é que a posição dos garantistas tem como porta-voz o Marco Aurélio, sem dúvida, o mais corajoso

    *Eu tiraria a Globo do ar se houvesse cheiro de bomba do Moro para o Bonner detonar. Guerra é guerra

    1. Deve ser por isso que a

      Deve ser por isso que a esquerda esta mais perdida que cego em tiroteio.

      A solução para resolver o problema da esquerda é calar os criticos, sem a informação desfavorável, tudo estará resolvido ?

      Vamos tirar a Globo do ar, prender o Juiz, amarrar o procurador, soltar os caguetas da prisão e pronto

      Lula em 2018, só dando rolê nos jatinhos dos empresários caguetas.

       

  10. midia internacional

    Parte podenreavel da mídia internacional acordou para o que de fato está ocorrendo no Brasil. Muitas reportagens boas sobre a ameaça `a democracia no país. Paradoxalmente o Guardian continua se alinhando com a direita brasileira, enquanto até o Financial Times e o The Economist criticam Moro, Cunha, o golpe… O tempora, o mores…

  11. midia internacional

    Parte podenreavel da mídia internacional acordou para o que de fato está ocorrendo no Brasil. Muitas reportagens boas sobre a ameaça `a democracia no país. Paradoxalmente o Guardian continua se alinhando com a direita brasileira, enquanto até o Financial Times e o The Economist criticam Moro, Cunha, o golpe… O tempora, o mores…

  12. Falta de controle das ruas

    Concordo com esta avaliação, mas também acredito que exista um intuito maior nisso tudo.

    Toda esta estratégia utilizada parece saída de um filme de espionagem dos anos 70 e para quem gosta de Teorias da Conspiração, são um prato cheio:

    A retração econômica e perda de controle sobre a América Latina, faz com que o Governo dos EUA promova Golpes de Estado em todos os países que não se alinham com eles.

    Ao invés de como fizeram em 1964, quando os golpes foram militares e iniciados no maior país, foi criado todo um planejamento de forma a dar aos golpes um arcabouço jurídico, usando o Poder Judiciário, o único autônomo, como executor e perpetrador do ato.

    Como este processo é complicado, iniciaram por países pequenos, como Honduras e Paraguai. Na Argentina, não houve necessidade, pois o Golpe se deu na Eleição. Na Venezuela, devido à polarização no país e a anos de Chavismo, a coisa precisa ir mais devagar.

    Até que, chegou a hora do Brasil. Com a contribuição dos inúmeros erros políticos e econômicos do Governo Dilma e a derrota nas últimas eleições por um placar apertado, uma enorme operação foi posta em execução, estendendo o que já acontecia antes do final do primeiro mandato.

    Investigações tendenciosas, vazamentos à Imprensa, assassinato de reputações e manipulação de mídia são algumas das práticas utilizadas para derrubar um governo eleito. Como é necessário dar uma aparencia de legitimidade, utiliza-se o impeachment.

    O único problema nesse plano é que perderam o controle das ruas. Tanto de um lado quanto do outro. Quem apóia, nas ruas, o impeachment, não se satisfaz com o fim do governo do PT. Quer a aniquilação de toda a classe política. E quem é contra o impeachment, não irá se calar se o resultado da votação determinar o afastamento da Presidente.

    Neste cenário de guerra civil, duas coisas podem ocorrer:

    1. A entrada em cena das forças armadas para estabelecer a ordem, sabe-se lá do lado de quem (em princípio, legalista, ao lado do governo)

    2. A entrada em cena de um Salvador da Pátria que consiga desequilibrar o jogo para um dos lados.

     

    A primeira hipótese parece muito remota. Não existe disposição nos militares para intervir no país, a menos que dentro da Lei.

    A segunda seria mais possível, desde que o dito Salvador da Pátria existisse. Pela esquerda, parece que Lula não cumpre este papel, ainda. E pela direita, ainda não se apresentou. Pode até existir, afinal há ainda alguns candidatos a Salvadores da Pátria, mas ninguém com respaldo popular suficiente.

    Enfim, isto é apenas uma teoria, entre muitas outras, mais loucas ou não que essa. Mas estes são tempos loucos.

     

  13. A nossa parte, a do povo, é

    A nossa parte, a do povo, é aumentar a mobilização.

    Essa é a parte que cabe ao povo.

    Façamos a nossa parte muito bem feita.

    É a parte que nos cabe.

  14. É o Golpe dos 1%

    Fatos que percebo nos últimos dias:

    1. Explosão de ataques fascistas pontuais em todo o Brasil contra quem apoia o governo. Até criaram um grupo no Google Maps para denununciar essa barbárie.

    2. Movimentos de rua e posicionamentos setoriais contrários ao Golpe ganhando força, embora não articulados.

    3. Posicionamento internacional de autoridades e veículos de mídia contrários ao Golpe. Até agora não vi ninguém fora do Brasil apoiando o outro lado.

    4. Disputas intestinas entre os golpistas, Serra, Temer, Aécio, Cunha, assim como entre PF e Moro.

    5. Silêncio suspetíssimo de Janot, o provável líder do Alto Comando do Golpe.

    6. Uso indiscriminado da palavra “golpe” em vez de “impeachment”, bem diferente da epoca do Collor.
     

      1. Money

        Nem impeachment, nem golpe, o que eles querem é a grana das reservas internacionais que já estavam contabilizadas uma semana antes do Aécio perder as eleições.

        Batedores de carteira.

  15. Legitimidade internacional??

    Causa espécie que ninhum articulista tenha se detido muito sobre esse tema. A imprensa estrangeira majoritária num primeiro momento adotou uma postura mais passiva, limitando-se a traduzir e embalar pros seus fregueses as reportagens editorializadas da imprensa familiar brasileira. A crise durou tanto tempo e se tornou tão rocambolesca que os veículos estrangeiros foram ver por si mesmos.  Muitos, ainda que de linha editorial conservadora, passaram a trazer visao mais matizada, quando nao a constataçao pura e simples de que eh golpe.

    Ocorreu momento historico, pelo ridiculo, na semana passada quando o perfil no Tweeter da revista the Economist passa a ser atacado agressivamente por partidarios do impeachment apos ponderar que um juiz tb estava submetido as leis. Nao titubearam em taxar a revista centenaria da city londrina de: “PETRALHA!!!!!”    0_o

    Bem, isso é a imprensa. Mais importante é a percepção de investidores estrangeiros e governos. Aparentemente ja foi precificada a percepçao de Brasil como local sujeito a “regime change”, independentemente do desenrolar agora. Ou seja, a maneira como nossa “democracia” (agora teremos de usar aspas mesmo) e institucionalidade é percebida aqui fora desceu vaaarios degraus. Obama, no seu “legacy year”, certamente vai fugir de “photo ops” com alguem que encarne para metade de seu pais um golpe. O mesmo para lideres europeus mais consequentes.

    Pro bem e pro mal, Lula eh figura mundial e o desenrolar dos eventos vai repercutir. Dilma demorou mas ha noticias de que pretende falar a imprensa mundial. O que nao entendo, mas atribuo à “presidente republicana que nao interfere”, foi Dilma ha muito tempo nao ter pegado o telefone e dado uma ligada pro Obama, pedindo para ele enquadrar o DoJ nessa cooperaçao com o MPF. Para mim eh claro que a atuaçao do DoJ eh pautada por lobbies de diferentes segmentos da industria americana e nao por uma diretiva clara de governo. Obama nao eh Hillary.

    A dimensao internacional eh mais um flanco que ate agora foi ignorado pelo governo. Ja passou da hora de mudar.

  16. Erro de data

    Nassif,

     

    Só uma pequeno erro que já vi em outra notícia sua.  As manifestações foram no dia 18/03/16 sexta-feira.

     

    Att,

  17. O Supremo é o que mais preocupa. Nesse momento de total anarquia

    O Supremo é o que mais preocupa. Nesse momento de total anarquia jurídica e abusos sistemáticos aos direitos do ex-presidente e da própria presidenta, a corte continua inerte, alheia a toda a crise. Tanto o legislativo, quanto o judiciário estão violando a separação de poderes e impedindo o executivo de governar. A violação ao princípio fundamental da separação dos poderes é muito grave, o supremo não pode permitir tamanha ofensa à Constituição:

    Art. 2º Constituição Federal -“São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.”

  18. A comissão do impeachment

    Que País é este? O Cunha ladrão confesso deu a largada para o golpe. A comissão escolhida parece uma quadrilha, Bruno Coveiro, PF encontra 100 mil em especie com articulador da campanha. Carlos Sampaio omite dinheiro em sua declaração ao TRE. isso so dois pilantras, imagina de pesquisar mais.

     

  19. O combate é muito desigual

    Retorno ao ponto em que o articulista escreve sobre o profissionalismo das organizações pró-golpe. Esses caras são MUITO profissionais. Tem grana pesada por trás e não é em real. Egito, Líbia, Ucrânia….agora é a vez da América Latina. Este refluxo autoritário será violento e duradouro. Gostaria de ser mais otimista, mas tá difícil. Abraços e boa sorte a todos.

  20. Comentários

    A semanas atrás eu pontuei que o Lula diz que é candidato justamente para ter mais uma carta na manga, margem pra negociação – e deu certo! Ninguém sabe quem é o verdadeiro candidato do PT e Lula já falou milhares de vezes que não queria ser candidato.

    O gênio político vai oferecer algo precioso mas que não interessava a ele: a sua candidatura, ao mesmo tempo que prepara o próximo Presidente rs. Brilhante.

    Já é óbvio que o golpe e a guerrilha é entre o judiciário e o executivo. Olho em Cardozo, Aragão e Janot – que continua escondendo as cartas. Lula e JW atacam o legislativo pra encerrar o golpe na câmara e destravar os projetos.

    O Planalto sabe jogar o jogo midiático muito bem, estão de parabéns. Aragão chamou os ataques pra si, projetou uma sombra sobre o tabuleiro e agora se recolhe as sombras pra trabalhar a peãozada. Cardozo trabalhando mais do que nunca, tentando forçar o STF a agir.

    O STF continua em seu bunker meditando em como fugir da decisão, esperando alguém tomar a decisão por eles. Será que darão uma no cravo e outro na ferradura? Tiram o Lula e o Moro do jogo? Parece um comportamento típico do STF.

    Arrisco dizer que o fiel da balança na batalha do judicário é o Janot, a peça mais forte do trio.

     

  21. Vamos para ALGUMAS conseguências:

     O Day After

     

    Já havia cantado essa bola aqui:

    Massageando o ego

    11/03/2016 – 11:00

    Fator Lula: Seguindo a lógica Jobiniana ele seria um apaziguador conforme alguém já se referiu aí abaixo, mas não no sentido de “salvar” o EX-PRESIDENTE, mas sim de “negociar” a não prisão em troca do Lula não disputar o pleito. “E em nome da paz pode ser que os dois, Lula e Jobim, cheguem a um acordo, falta combinar com os russos.”

    Mas, e sempre tem um ou dois, suponha que o congresso aloprado consiga, insuflado pela poderosa e seus satélites, 1. Isolar Lula 2. Golpear Dilma (tanto pela via do golpe institucional ou através dos meretríssimos do STE, Gilmar Dantas à frente) e colocando à frente do país o Temer ou ainda pior, o Cunha, em conflagração social total, o cenário será muito pior que o que hoje ocorreu em Bruxelas, e:

    Morte definitiva do projeto pré–sal brasileiro, incluindo aí as tecnologias das empresas nacionais bem como o projeto do Almirante do submarino nuclear (que é a razão principal do financiamento do golpe por parte do Departamento de Estado dos EUA.)Morte do contrato do chamado projeto Gripen NG envolve, além dos caças, o treinamento de pilotos e mecânicos brasileiros na Suécia.Morte do projeto do EC – 725 dos helicópteros e do treinamento do pessoal das três forças em Itajubá e São José dos Campos (ITA).Para satisfação do Sr. vice-presidente do COI, John Coates, um tchau bem verde e amarelo de vergonha para as Olimpíadas do Rio de Janeiro. 

    1. LACosta

      por todos os itens por vc elencados é que não entendo as FFAA

      Queiram ou não É FATO que os governos do PT SIM, foram os únicos pós ditadura civil/militar 64-85 que estão interessados em fazer das FFAA a Defesa do Brasil. É tão claro, isto…

  22. Impeachment

    Já falei e vou repetir. Considerando que o processo de impeachment é ilegal, porque as pedaladas não se justificam, o protagonismo maior será do STF. Mesmo se a câmara aprovar, o STF deverá julgar a legalidade ou não do processo. Nesse caso a pergunta é: conseguirá o STF ser garantirista ou se submeterá a pressão para apoiar a ilegalidade? Se o STF negar o impeachment qual será a posição dos apoiadores do golpe? Se o STF chancelar o golpe, qual será a posição dos anti golpe? Ainda não vi essa análise por parte do jornalggn.

    1. Uma coisa que poucos estão atentando é o seguinte:

      Se por um acaso for aprovado o processo de golpe pelo legislativo, a PR será afastada por até 180 dias. Quem assume? O alfredo, o mordomo-vampiro. Uma vez afastada, o VP, assume e aí já era. Se com a Dilma, legislações retrógradas (como o fim da exclusividade da Petrobrás no pré-sal ou a lei antiterrorismo) são aprovadas com poucos ou quase nenhum veto, imagina com o alfredo*? Vai passar boi, boiada, cavalo e peão-boiadeiro, do jeito que os golpistas querem.

       

      * Aquele mordomo da propaganda do papel higiênico.

  23. Sacrificar o Lula

    Sacrificar o Lula politicamente? Ora, o objetivo maior a ser alcançado é: 1) Destruir o Lula como pessoa e como político. 2) Depreciar os governos petistas através da super valorização dos seus equívocos e subestimação das suas conquistas. 3) Criminalização do PT e provável cassação do seu registro. Se houver alguma concessão, será com relação a esse último quesito. 

    Pelo andar da carruagem não se vislumbra solução negociada, e mesmo que esta ocorra as sequelas levarão a outros desdobramentos de caráter político e social. Por exemplo: em 2018 um acréscimo significativo na bancada conservadora e de extrema direita, ou seja, uma piora acentuada no perfil  dos congressistas. 

  24. O golpe já foi dado entramos,

    O golpe já foi dado entramos, agora, na fase da teatralização, ou seja, buscar aparência de legalidade para a tomada do poder pelos golpistas.

    Pra quem ainda tem esperanças afirmo o STF está no golpe, não todo mas pelo menos a metade, a estratégia dos malandros é fazer um encenação, uma enganação em juridiquês para se entregar docimente ao golpismo como é a tradição do tribunal.

    A boa notícia é a reação firme e crescente da sociedade, a defesa da democracia é um tema suprapartidário e a tendência são as manifestações de rua aumentarem exponencialmente; juventude, intelectuais, artistas… uma pluralidade que os golpistas não tem.

    Acho que tentarão sim inviabilizar Lula… com prisão ou outro recurso qualquer Lula será sempre uma ameaça para a direita golpista e precisa ser ‘eliminado’.

     

     

  25. Esqueçam o stf, quando aquilo

    Esqueçam o stf, quando aquilo serviu apar alguma coisa?? A Dilma tem que lutar com as armas que ainda dspões antes de ser derrubada, depois já era, tem que convocar uma cadeia de radio e tv e fazer um discurso as claras dizendo o que está em jogo neste momento, os trilhões do pre sal, as centenas de bilhões das reservas, os direitos trabalhistas, os direitos sociais, o brasileiro está sendo mantido na ignorancia, não sabe de nada disso, dos 400 anos de reservas que o Brasil já possui, a ignorancia do brasileiro é a arma com que os golpistas contam para impedir a Dilma e inflingir o sofrimento para os mais pobres, não adianta mais mimimi que a midia é golpista, que o temer aquilo que o cunha é isso, é guerra!! 

  26. Seriedade não combina com covardia.

    “… Rosa Weber é considerada unanimemente uma Ministra séria. Suas vulnerabilidades não se prendem ao caráter, mas à fragilidade emocional e jurídica nos grandes embates jurídicos, especialmente com implicações políticas como a atual.”

    Ora, Nassif!, e desde quando “fragilidade emocional e jurídica nos grandes embates” podem conviver com uma atuação séria?

    A fragilidade é exatamente pela relação emocional com “o filho que trabalha na Globo, o parentesco com a esposa de Aécio e a assessoria de Moro no “mensalão”.

    Fosse séria mesmo, já teria se declarado impedida.

     

    1. Grande indagação Jurídica?

      Não vejo grandes indagações Jurídicas a serem resolvidas pela excelente ministra Rosa. Muito pelo contrário, o STF é uma casa política por determinação constitucional. 

        1. Política com P maiusculo é a arte maior na Sociedade

          Política é a ética em letras grandes na polis, mas “alguns” não dão valor ao conquistado com muita luta e sangue.

  27. A grana ainda está com a Dilma, não existe golpe

    Mais ainda, Dilma, não que conselho seja coisa que sê dê, se vende, mas porque não chamar o Renan e o Lula e prometer para o Renan 10% dos 500 milhões das reservas internacionais, o Senador é pessoa patriótica e ele o Lula farão um 7X0 em cima da oposição.

  28. Michel Temer é macaco velho.

    Michel Temer é macaco velho. Tenho certeza que ele não se uniria ao golpe da oposição mantendo seu governo com uma espada no TSE sempre prestes a cair em sua cabeça. Nem mesmo a promessa de que Gilmar Mendes deixaria o processo em “banho maria” até 2018 deve ter sido suficiente, já que seria um ponto de chantagem sempre pronto para ser usado.

    Tenho certeza que, logo após um eventual impeachment, o PSDB vai retirar a ação no TSE, em nome de um “pacto de governabilidade” ou qualquer outra desculpa esfarrapada. E não se ouvirá nenhuma panela batendo por causa disso.

    1. O Michel é um celebrado constitucionalista republicano

      Não vai entrar em esparrelas defendendo batedores de carteira, tenho certeza que saberá guardar a devida distância de tais indivíduos, se têm uma coisa que ele não é, é trouxa.

    2. Ele já deu provas sobejas de

      Ele já deu provas sobejas de apetite desmedido pelo poder  que não conseguiu com o voto. O que ele havia conseguido era um lugar de vice garantido pelos votos em Dilma Rousseff, quando o vice poderia ser qualquer outro peemedebista, o resultado eleitoral seria o mesmo. Ainda há pouco, foi com sede demais ao pote e ficou ridículo, porque o golpe não estava com a bola toda que ele esperava que estivesse. Ao tempo do Collor, uma aventura eleitoral, o Itamar fez parte da chapa vencedora, claramente como uma garantia de segurança dada ao eleitor por um político de impecável seriedade. Isso não aconteceu com Temer, repleto de acusações e semi-acusações. Um amigo e parceiro de Eduardo Cunha, se ele entrou na chapa como fiador de alguma coisa, não foi obviamente daquela seriedade inabalável de um tamar Franco.  

    3. Tenho certeza que esse acordo

      Tenho certeza que esse acordo Temer PSDB já foi selado.

      Tanto que todas as lideranças tucanas não falam mais nada de TSE. A única oposicionista que ainda briga por essa tese – casssação da chapa no TSE- é Blablarina Silva

  29. PASSO A PASSO DO PROCESSO DE IMPEACHMENT

    PASSO A PASSO DO PROCESSO DE IMPEACHMENT

    Artigo de Antônio Augusto de Queiroz, diretor do Diap

    Com a eleição da comissão especial, em 17 de março de 2016, a Câmara dos Deputados iniciou formalmente o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

    A comissão, composta de 65 deputados, do ponto de vista partidário, é constituída de 44 deputados de partidos da base, 17 de partidos de oposição e quatro de partidos independentes em relação ao governo.

    Politicamente, entretanto, a composição não reflete esse placar. Somadas as dissidências da base, cerca de 13 deputados, com os 17 dos partidos de oposição e os quatro independentes, o governo fica em minoria na comissão.

    Os principais dirigentes da comissão, especialmente o presidente, deputado Rogério Rosso (PSD-DF), e o relator, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), embora formalmente pertencentes a partidos da base do governo, têm atuado com independência em relação à agenda governamental.

    Os dois pertencem ao grupo político do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), um dos mais ativos defensores do impeachment, e tendem a agir de acordo com a conjuntura política e com a correlação de forças no interior da comissão. Ou seja, tanto podem pender para o governo quanto para a oposição.

    O rito do processo de Impeachment determina a observância de alguns prazos, medidos em número de sessões da Câmara e em dias corridos, para apresentação de defesa, elaboração do perecer e votação na comissão e no plenário.

    A contagem dos prazos começa na data da instalação da comissão. Portanto, a partir de 18 de março, abre-se um prazo de 10 sessões [1] (algo como três semanas) para a presidente da República oferecer sua defesa perante o colegiado. Se, por hipótese, houver sessão todos os dias úteis, de segunda a sexta, com exceção apenas do feriado da Paixão de Cristo (dia 25), o último dia de prazo para apresentação da defesa seria dia 1º de abril.

    Terminado o prazo para defesa, o relator passa a dispor de até cinco sessões [2] (uma semana ou um pouco mais) para apresentar seu parecer. Supondo que o relator deixe para apresentar seu parecer no último dia e considerando que haverá pedido de vistas, seja qual for o conteúdo de seu voto (contra ou a favor), a data provável seria em torno de 11 de abril.

    A votação do parecer na comissão deve acontecer num prazo de até 10 dias após sua apresentação, período durante o qual, além da discussão, poderá haver diligências e esclarecimento de dúvidas. Essa etapa deve ocorrer na quarta semana de abril.

    Concluída a votação na comissão, que se dá por maioria simples, com aprovação ou rejeição do parecer, a matéria é submetida ao plenário da Câmara dos Deputados.

    Para aprovação do processo de Impeachment no plenário da Câmara são necessários os votos de dois terços da Casa, ou seja, de 342 deputados. Portanto, se a soma dos ausentes, dos que se abstiverem e dos que votarem contra for igual ou superior a 172 votos, o processo será automaticamente arquivado.

    Se aprovado na Câmara, o processo segue para o Senado. Antes do julgamento propriamente dito no Senado, ocasião em que a sessão de julgamento será presidida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, o processo passará por uma votação prévia de admissibilidade, na qual se exige apenas maioria simples.

    Aceito na votação de admissibilidade, o pedido de impeachment será processado, com a citação e o imediato afastamento da presidente da República por 180 dias e a consequente posse do Vice-presidente da República. Se rejeitada a admissibilidade, o processo é automaticamente arquivado.

    O julgamento, em sessão sob a direção do presidente do Supremo Tribunal Federal, requer o voto favorável de dois terços dos senadores, ou seja, 54 votos. Se o governo conseguir apoio, entre ausências, abstenções e voto contra, de mais de um terço ou pelo menos 28 senadores, o processo será rejeitado, com o seu arquivamento e o imediato retorno da presidente às funções de Chefe de Estado e Chefe de Governo.

    (*) Jornalista, analista político e diretor de Documentação do Diap

    João Franzin – 22.03.2016 

    1. Arquivado?

      “Concluída a votação na comissão, que se dá por maioria simples, com aprovação ou rejeição do parecer, a matéria é submetida ao plenário da Câmara dos Deputados.

      Para aprovação do processo de Impeachment no plenário da Câmara são necessários os votos de dois terços da Casa, ou seja, de 342 deputados. Portanto, se a soma dos ausentes, dos que se abstiverem e dos que votarem contra for igual ou superior a 172 votos, o processo será automaticamente arquivado.”

      Com o Cunha, ele apresenta de novo, e de novo, até ser aprovado.

      Notou que ninguém mais fala das mudanças das leis que ele tentou uma vez, nao conseguiu, e pos de novo na mesma sessao legislativa, contrariamente ao que dita a CF?

  30. eu tenho para mim que Lula não tinha intenções de disputar 2018

    eu tenho para mim que Lula não tinha intenções de disputar 2018, mas foi puxado para o jogo somente porque os golpistas tem medo do carisma populista dele

    e tambem porque tem alguma com uma raiva/odio/inveja do Lula, da pessoa dele, não do político…

    acho que Lula tava indo bem co suas palestras pelo mundo e sua real intenção era ser secretário da ONU, na parte de alimentação, desenvolvimento ou políticas sociais, e no futuro quem sabe ser o secretário geral

    é assim que eu vejo: Lula não estava interessado no pos Dilma

    se o PSDB tivesse um pingo de bom senso, teria se reorganizado para ver o que faltou para ter ganho (afinal bateu na trave), criar um ou maia governos de exemplo, com politica moderadas e sociais, administração séria e tal, e aí vir com esta bagagem na próxima eleição

    a Dilma com certeza não faria um sucessor, e o PT ficaria numa briga interna para ver quem seria o candidatyo que acho que seria fácil ganhar.

    Agora, a falta de visão do Aecio e do prórpio PSDB deu nisso, uma zika que eles próprios não serão os beneficiários.

     

     

     

     

    1. Interessante

      É triste de ver o PSDB, considerando suas origens, chegar ao patamar que chegou. Um partido rastejando em expedientes nefastos de partidos fisiológicos, como o DEM, por exemplo, cuja aliança seria imprescindível apenas se os tucanos estivessem no poder. Isso porque, infelizmente, a direita nunca saiu do poder e nem vai sair. Se não se confabula com eles, simplesmente não se governa. A única opção a isso seria uma ruptura total, o que, atualmente, é impossível.

    2. Serio isso?

      “criar um ou maia governos de exemplo, com politica moderadas e sociais, administração séria e tal, e aí vir com esta bagagem na próxima eleição”

      Cite UM governo do PSDB que tenha alguma politica que não seja destruição do estado. 20 anos em São Paulo, sei lá quantos no Paraná, e agora em Goiás.

      NUNQUINHA que eles fariam um governo bom para ganhar no voto. Chance tiveram. E muita. E preferiram trogloditas como Arthur Virgilio (AM) e biônicos da ditadura como Agripino Maia (RN) fazendo a cara do partido, sem contar Serra e Aécio, obviamente.

       

      1. Típico pensamento do Petista,

        Típico pensamento do Petista, “governo bom pra ganhar voto”. Daí vem o Governo das ações de curto prazo, das pedaladas fiscais e maquiagem de dados (crimes de responsabilidade), das mentiras discaradas de campanha, do vale-tudo pra ganhar eleição. Ganhar eleição assim não é difícil, difícil é pagar a conta que fica, e fazer o Petista assumir que errou. Vide agora.

        Um Governo incompetente pra não dizer outra coisa, que leva o Brasil à pior crise dos últimos 30 anos, quebra a maior empresa do país, junto com milhares de outras menores com uma depressão de 2 anos consecutivos de queda de 4% no PIB, milhões de vagas de trabalho extintas. Um Governo que no momento da maior operação de combate à corrupção do país, ela critica as instiuições que as realizam, e tenta impedi-las de agir, ao invés de apoiá-las, pedir a punição dos envolvidos, ou pelo menos dar explicações sobre os seus membros diretamente envolvidos no escândalo. Um Governo que pediu a deposição de todos os governos eleitos desde a redemocratização, até chegarem ao poder, não tem condição nenhuma de chamar de golpe o momento político que vivemos. 

        1. Uma “pequena” correcao

          Se for citar, seja honesto (e homem) o suficiente para copiar e colar corretamente apesar de “toda dificuldade” do processo de se fazer uma citacao.

          Nao coloque palavras e frases na boca dos outros simplesmente para fazer generalizacoes sem fundamento (pensamento ptista, governo incompetente). Incompetente eh naturalmente voce alem de me parecer que vc nao tem uma capacidade cognitiva muito desenvolvida. De qqer forma, voce claramente fez isso so para poder julga-los (os tais “petistas”) com toda sua mediocridade.

          Assim como rege o lema da direita, que diz que votaram no Aetico só para ser contra DIlma, muita gente votou na DIlma nao por ela ser contra o Aecio ou se opor ao PSDB ou DEM em si. Mas principalmente por ela se opor a dinamicas historicas pessimas que alguns partidos teimam em representar abertamente. A saber: interesses entreguistas, golpistas, sexistas, racistas, oligarcas além de interesses corporativistas de algumas classes de profissionais “liberais” ou de funcionarios publicos.

          Corrigindo, o colega disse ” governo bom para ganhar NO voto”. O contrario disso seria um governo “ruim” que nao consegue ganhar no voto (tem que ganhar no tapetao). Voce na verdade pertence a direita “mortadela”, que foi para escola particular e deu nisso.

          Se fosse para discutir as variaveis mais importantes influindo na economia com certeza a Dilma ia ser a que tem menos efeito no modelo. Internamente pode-se talvez explorar a lava jato, associacoes comercias e de produtores pela pressao na inflacao (p.ex. precos de alimentos) e o congresso que so vota pauta bomba ha alguns anos como variaveis influindo negativamente. Ja outras influencias sao externas como o preco baixo do petroleo, o FED, a desacelaracao do crescimento da China.

          Pare de assistir globo que vai ver melhora sua condicao mental e lhe volta a faculdade de pensar.

          1. Muito bem Sr. Zé Correção,

            Muito bem Sr. Zé Correção, que se esconde através de nicknames para agredir e subjulgar pessoas que nem conhece direito. O  Sr. que pensa ser superior ao resto da população brasileira por não ser manipulado pela Globo (e todos os outros canais e meios de comunicação, fora blogs chapa branca). Aceite uma sugestão, pense que talvez não seja bem assim, que há pessoas que pensam diferente de você e não são tão burras, e que talvez sua soberba e seu fanatismo estejam te colocando num campo de distorção de realidade, não aceitando os fatos que cada vez mais se tornam inegáveis, por mais que alguns canais agora forcem a barra, e por mais foco que a PF esteja dando aos escândalos do PT. Porque quer você queira ou não, são sim casos graves de corrupção e apropriação da maquina pública para benefícios pessoais e partidários.

            E me desculpe mas o Governo Dilma é sim o principal responsável pela crise economica que o país vive. Os alertas vem sendo dados há anos desde que o controle da inflação ficou em segundo plano, as despesas correntes só aumentando, combinando com queda de receita por desonerações sem sentido. Intervenção excessiva no BC, situação fiscal piorando ano após ano, controle de preços, e o cenário perfeito pra qualquer investidor e empresário por o pé no freio. Mantega pôs abaixo os esforços de Malan e Palocci, em dar ao país credibilidade com estabilidade e abertura econômica. Outro erro crasso do Governo, política externa desastrosa e o país se isolando cada vez mais, vivendo de exportar minério e soja, e a industria nacional definhando. Se isso não é incompetência eu não sei o que é. É claro que queda das commodities, e desaceleração da China agravam a situação, mas estão longe de ser o fator principal. Sobre o Congresso deixar de apoiar os projetos do Governo e votar pautas Bombas só me elucida duas coisas, a incapacidade de articulação política do Governo (incompetência), e a prova de que o apoio que o Governo um dia teve foi muito bem comprado com Ministérios e Diretorias de Estatais, a Lavajato acabou com a “boquinha”, acabou o apoio. O Presidencialismo de Coalisão está falido. 

            Mas como sou apenas mais um Brasileiro medíocre, com baixa capacidade cognitiva e manipulado pela Globo, o Sr. não vai dar muita importância para o que escrevi. Mas fica ligado aí no GGN (mídia “isenta”) que tem mais delação pra sair. 

  31. Vocês já repararam que o

    Vocês já repararam que o impeachment não tem mais cabeça? Falo de cabeça política. Quem é o cabeça do impeachment? Aécio o era de certo modo, mas foi defenestrado. Cunha também o é de certo  modo, mas está sendo resguardado pelos golpistas, escondido e disfarçadamente blindado pela mídia. Quem é o cabeça? O Mendonça? O Agripino Maia? O Sampaio? O Serra? Nenhum desses é o cabeça político do golpe e nem poderia se apresentar como sendo. O Temer? Também não é, ele está apenas esperando que assustem o cavalo selado em sua direção. E a Globo também não é, ela apenas tenta transformar, para os olhos iludidos do povo, heróis em bandidos e vice versa. A  cabeça política do golpe está tão bem escondida que sequer seu nome é pronunciado, mas a verdade é que o golpe só tem um símbolo, uma bandeira, um estandarte, uma efígie, um escudo, que se chama Sérgio Moro. Repleto de atos evidentes de abuso de autoridade, e agora acusado de cometer crimes por ninguém menos que um ministro da Suprema Corte do país. Um homem sobre o qual pairam suspeitas de sintonia com interesses geoestratégicos que não são os interesses nacionais.   

    1. Nada me tira da cabeça…

      Nada me tira da cabeça que ‘os cabeças’ do golpe são GLOBO/CIA. Moro, Aécio, Cunha são peradores… fazem o que mamãe globo mandar

      1. A cabeça do golpe

        Vou apenas dar uma dica, já que ninguem ousa a explicitar. A cabeça do golpe e uma “seita” muito atuante no brasil nos estados e municipio, o numero 6 que representa a cifra 60 do codigo apocalípitico “666” onde tem como o (cabeça) o codinome de “BESTA” que na realidade, não e besta coisa nenhuma. esse código 666, se complementa do fim para o inicio, onde o seis ja se saba onde atua, agora entra o numero “sessenta”, este se complementa aqui no brasil e fora dele num mesmo sistema, por fim, restará o “seiscentos ” esse se dara numa catastrofe mundial.

  32. Lula é o alvo

    Concordo Nassif,  acho que a Dilma se salva, pq esse impeachment é um golpe muito escancarado, em contrapartida Lula vai pagar a conta, pois o STF não terá peito para barrar o impeachment e fazer Justiça no caso dele. Vão fazer uma média com a sociedade para agradar oposição e governo e acalmar os ânimos. Não acredito que Lula seja preso, mas vão tirá-lo da disputa em 2018.

    Aílton.

  33. Caro, você pode estar certo

    Caro, você pode estar certo mas… até hoje, apesar de conviver dentro de vários grupos de apoio ao governo, nunca vi o que você descreveu como :

     

    “Do lado dos lulistas, há também o uso de robôs, de sites com notícias falsas. Mas com eficácia reduzida.

    Quando menciono ” lulistas”, não se pense em uma ação estruturada com um comando central, mas em ações dispersas por parte de simpatizantes.”

     

    Pode dar um exemplo destes robôs e sites? Gostaria mesmo de ver…

  34. O Golpe é da Rede Globo & Cia. e sem apoio dos brasileiros.

    O golpe é da Rede Globo & Cia. e sem o apoio dos brasileiros.

    A tentativa de Golpe se fez e faz por dois caminhos que se cruzaram até outro dia (dia 13 de março) e que hoje fazem um X.

    1) O monopólio das comunicações nas mãos de 5 ou 6 famílias, capitaneado o Golpe na mídia pela Rede Globo e seus aliados na Política e no Judiciário.

    Monopólio que controla, quase de forma exclusiva, as notícias do cotidiano do Brasil e do Mundo que os brasileiros podem ler, ouvir e assistir diariamente.

    Golpe, somente possível e em andamento, por causa deste absurdo monopólio que busca tornar os brasileiros que ocupam posições de destaque na Política e na Sociedade, no Executivo, Legislativo e Judiciário, que tenham a coragem de divergir dele, reféns destes meios de comunicação, via ameaças de assassinatos de suas reputações.

    É o Golpe do medo. Da sociedade refém de uma mídia oligopolizada e defendendo o Golpe, apenas, por seus interesses particulares. 

    Lula é o maior refém e o sujeito que mais procuram assassinar a reputação  no Brasil de hoje.

    2) A classe média e médio-alta, que desde sempre foi contrária ao PT, Lula e Dilma. A mesma classe que votou em Collor, Maluf, FHC, Serra, Alckmin, Aécio numa mistura de anti-petismo + a ilusão de ser uma classe social diferenciada, e que, portanto, vota nos candidatos que ela acredita serem defensores dos seus interesses particulares e não vota no PT.

    Parcela desta gente saiu às ruas para protestar no dia 13 de março. Os teleguiados da Rede Globo & Cia. + a extrema-direita.

    Por que o Golpe?

    Como ocorreu a realidade nova, implementada pelo PT, e seguida à risca e de forma radical no Governo Dilma Rousseff, e que está ai por anos seguidos em funcionamento:

    A realidade de um Judiciário equipado e livre para investigações sem restrições (o famoso doa a quem doer de Dilma) e capaz, de forma inédita, até de punir políticos, empresários, empresários de comunicação e funcionários públicos de alto-escalão corruptos precisam os golpistas tirar a Presidenta Dilma do Poder.

    Aconteceu de esta realidade nova desembocar em um mar agitado, ela pisou em águas nunca dantes navegadas, um ponto remoto do oceano brasileiro, e foi se tornando difícil blindar alguém que cometa ilícitos de investigações e até, os nunca antes investigados, de possíveis punições, mesmo se pertencerem à classe política que defenda os interesses das elites midiáticas, mesmo se pertencerem à própria elite midiática.

    A vontade de dar à Justiça o direito de investigação sem freios e sem seletividade, atingindo todas as classes sociais, e a Presidenta Dilma precisa ser derrubada do jeito que der, mesmo que sem motivo nenhum passível de derrubá-la.

    É a luta da Presidenta honesta contra todos os desonestos e corruptos do Brasil.

    Em um Golpe, só capaz de ser encaminhado, e, pelo corrupto mor: Eduardo Cunha, por causa do monopólio das comunicações no Brasil em mãos de 5 ou 6 famílias e suas ameaças diárias de assassinar reputações de quem ir na direção contrário ao Golpe.

    É a sobrevivência financeira da Rede Globo que alimenta, diariamente, o Golpe.

    Torna-se preciso deixar claro que por mais classista e, muitas vezes, seletiva que é a Justiça no Brasil não temos nela, sempre, magistrados que vão aceitar apenas dar cabo às investigações contra o PT, Lula e Dilma.  

    Existem brechas impossíveis de serem escondidas e controladas.

    A população descobriu e descobre a cada dia mais, ainda mais com a Internet, mesmo que de forma menos contundente e pouco explorada pela velha mídia, que a Corrupção não é exclusividade do PT e sabe que ela nasceu bem antes dos Governos Lula e Dilma e que os aliados políticos da velha mídia e até a velha mídia praticam.

    Neste ponto da História, o do combate à corrupção, Lula e Dilma foram revolucionários.

    Escancaram a hipocrisia das elites midiáticas e seu monopólio das comunicações e seus políticos aliados aos olhos dos brasileiros.

    A hipocrisia da seletividade. Dos santos e dos pecadores. Por isto a raiva e o ódio de destruir Lula, Dilma e o PT da Rede Globo de Televisão.

    Por mais que a elite midiática tenha no Judiciário aliados e muitos magistrados receosos de dar parecer contrário à elite midiática e prontos para que não seja, sempre, investigada e punida por seus erros e corrupções, por mais que seja blindada a Rede Globo & Cia. e seus aliados, o fator novo, a Internet, escancarou a seletividade desta gente da elite midiática.

    Escancarou a seletividade das investigações, punições e até das perseguições às legendas políticas e políticos.

    E, hoje, o que se vê é um Golpe sem respaldo social, feito apenas pelos comandantes da velha mídia e seus aliados na Política e no Judiciário.

    Dirão!

    Existem os manifestantes brancos das classes média e médio-alta nas ruas do Brasil e eu direi: – Sim!

    Porém, estes, já não podemos dizer aliados do Golpe!

    Não foram eles que expulsaram os próprios colaboradores e apoiadores do PSDB: Aécio, Alckmin e Aloísio da manifestação do dia 13 de março?

    Os mesmos políticos que sempre foram queridinhos da Rede Globo?

    Não foram eles que não compareceram na noite de quarta-feira passada na Av. Paulista, mesmo, após o apelo da Rede Globo?

    Tudo bem que foram de preto no dia seguinte trabalhar.

    Porém, eles protestavam contra Dilma, Lula e o PT, apenas?

    Não!

    Eles estavam de luto para com toda a Política brasileira.

    E, eles combinam suas manifestações, não por causa da Rede Globo, combinam na Internet, via ZAP, Facebook e Twitter e assemelhados.

    O X (xis) foi riscado em 13 de março.

    Quem pariu o ódio aos políticos de esquerda, partidos políticos de esquerda e a Política, também, foi riscado do mapa.

    Sobrou a extrema-direita nas ruas, ninguém a coibindo se sentiu livre, leve e solta para fazer o que bem entender.

    Erro do Governo Dilma. Chamar de democrática manifestação que pede ditadura militar, que aceita simpatizantes do fascismo, que pede a morte de gente, inclusive da Presidenta, que não respeita a orientação sexual das pessoas e demais aberrações sociais.

    Erro da velha mídia e da oposição política. Aceitar o apoio desta gente para derrubar o Governo Dilma. Vão morrer tragados pelo próprio Golpe e abraçados na loucura da extrema-direita. 

    As manifestações da Direita branca vão refluir em abril, idêntico como aconteceu em abril de 2015, mesmo com o calendário do impeachment do Golpe midiático na Câmara dos Deputados. E as manifestações contrárias ao Golpe crescerão.

    Como sabemos disto? É só fazer a pergunta básica:

    – Se cair Dilma quem vai assumir? Temer, Aécio, Cunha, Renan, Serra?

    – Os políticos expulsos das manifestações de 13 de março?

    Os desavisados de março de 2015 não voltaram em abril de 2015 quando viram que Kim Katiguri, Revoltados on Line, Bolsonaro, Lobão, MBL os representavam.

    2016 vai ser igual. Em abril, se a elite branca fizer outra manifestação vai a metade do público.

    O Golpe é sem povo. O único povo que na rua estará para apoiá-lo é o da extrema-direita.

    Golpe tramado pela Rede Globo e parceiros da velha mídia e parceiros da Política e do Judiciário.

    E visando os interesses particulares de todos eles e que podemos elencar aqui:

    1) Da Rede Globo & Cia. Conseguir junto a Receita Federal o abatimento das dívidas existentes com um Governo aliado, empréstimos via BNDES a fundo perdido, publicidade governamental exclusiva e assinaturas de revistas e jornais e demais publicações pelo Governo Federal aliado para sobrevida desses meios de comunicação, que com o aparecimento da Internet estão perdendo espaço publicitário e de audiência de forma progressiva e inexorável;

    2) Dos políticos golpistas. Extinguir as investigações da Lava-jato, Zelotes e outras do Judiciário contra as elites e políticos aliados e, claro, paulatinamente, esvaziar a Justiça de mecanismos de investigação e punições, centrando, apenas fogo, no PT, Lula, Dilma e demais forças progressistas da Esquerda e movimentos sociais;

    3) Dos aliados máximos da Rede Globo: José Serra, Sérgio Moro e EUA. Retomar a Política econômica neoliberal. Agora, na versão 2.0 privatizando tudo o que resta de patrimônio público, entregando o Pré-Sal e seu valor de trilhões de dólares ao Capital Financeiro Internacional para controle e uso das nações desenvolvidas e destruição de toda a cadeia produtiva brasileira ligada ao desenvolvimento soberano do Brasil (grandes empreiteiras, Petrobrás, Indústria naval e de defesa, Ciência e Tecnologia, etc.) e nos tornar um País agrário-exportador de commodities, de biodiversidade e de recursos naturais.

    Tudo posto para nos tornar reféns dos interesses do Imperialismo.

    Tudo posto deixo algumas perguntas para reflexão.

    – Na hora H eles vão dar para trás no Golpe?

    – Eles são capazes de segurar a convulsão social no País sem respaldo das urnas?

    – Não seria todo este barulho para não haver a possibilidade de uma candidatura Lula em 2018? E, para facilitar a vitória de um candidato da Direita na próxima Eleição presidencial?

    – Não se está apenas se considerando a moeda de troca, o Pré-Sal, para todo o Golpe sair das páginas da velha mídia?

    – Não seria a hora de escancarar ao mundo o Golpe da elite midiática?

    – Por que a demora em manifestarmos o real motivo do Golpe tendo como epicentro a Rede Globo e os seus interesses privados e as suas alianças com o Capitalismo Financeiro Internacional e o Imperialismo Norte-americano? 

    1. O golpe é da rede Globo

      Alexandre

      Sinto muito, mas os teleguiados que foram trabalhar de preto na quinta-feira eram sim somente contra Lula, Dilma e o PT, pouco se importando com a corrupção de Eduardo Cunha, Aécio e etc, desde que estes fossem adversários/inimigos do PT, de Lula e do governo federal. 

    2. Caramba Alexandre,análise

      Caramba Alexandre,análise estupenda!!

      NASSIF QUE SE CUIDE TB !(brincadeira!,vc agrega aqui,não é concorrente ou adversário!)

      Ô Nassif posta este comentário por favor,prometo não radicalizar mais como nos outros posts!!!

  35. Não vai ter golpe !
    Por

    Não vai ter golpe !

    Por razões que o Nassif elencou, e por uma percepção pessoal.

    Tenho conversado com algumas pessoas que não são petistas e apoiam o golpe, mas não sabem por que.

    Quando você diz à  pessoas quem está pretendendo dá o golpe, e quem poderá  assumir caso a Dilma caia, eles dizem “aí não, então é melhor deixar a Dilma”

    O que estão faltando é informação ao grande povão, de quem pretende dá o golpe.

    Se o governo através de campanha conseguir passar essa informação, não vai ter golpe.

    1. Saco de gatos

      Sem contar que a oposição é um saco de gatos. Quando não há conflito de interesses (vejam a polêmica Temer x Serra), há uma nítida imagem de um salve-se quem puder (Cunha e sua turma).

      A “cola” parece ser somente tirar a Dilma, Lula e PT de campo. E depois? A “Ponte para o Futuro” do PMDB se aproxima do projeto do PSDB na teoria, mas político vive de paternidade de resultados (novamente, vejam a polêmica Temer x Serra)…

  36. FRAGILIDADES DO GOLPE

    Na minha humilde opinião, para que se consiga evitar graves danos à democracia brasileira, com reflexos negativos para toda a sociedade, é recomendável abordar de maneira coerente e incisiva as fragilidades observáveis na tentativa de golpe em marcha.

    Neste sentido, surge como elemento central da estratégia de defesa da democracia a explicitação minuciosa e incansável de todas as inúmeras evidências que mostram a flagrante distorção da realidade alardeada pelos asseclas do golpismo, bem como de todos os aspectos que  demonstram à exaustão a absoluta inexistência de requisitos jurídicos válidos para embasar o pseudo impiche da Presidente Dilma Roussef.

    Fato é que, apesar de todo o bombardeio midiático cotidiano, com vazamentos seletivos, espetacularização de operações policiais e investigativas, delações premiadas e grampos ilegais, não existe nenhuma prova de nenhum crime de responsabilidade da Presidente.

    E a absoluta inexistência de provas concretas contra a Presidente Dilma pode ser verificada tanto em relação às falaciosas denúncias alegadas no pedido de impiche interposto na Câmara, quanto em relação a tudo que a direita golpista assaca contra o governo federal no TSE e na mídia corporativa, serviçal do capitalismo predatório.

    Apesar de todas as ilações teleológicas expendidas na mídia e alhures, nenhuma das informações divulgadas até o momento mostra indícios aptos a comprovar a ocorrência de iniciativas do Executivo federal voltadas para a obstrução da Justiça, nem nenhum envolvimento da Presidente em ilícitos de qualquer espécie.

    Portanto, a fragilidade da estratégia de golpe em ação é a sua dependência de falácias insustentáveis, pois se apreciadas à luz da verdade e do Direito, as acusações de crime de responsabilidade esgrimidas pelos golpistas carecem de qualquer fundamento.

    Assim, urge intensificar a mobilização da consciência coletiva acerca da necessidade inadiável de ampliar e fortalecer a articulação das instituições em defesa da democracia. Para tanto, é imprescindível a difusão do entendimento de que a sociedade brasileira e o mundo civilizado anseiam pelo resgate e pela efetiva preservação do respeito às leis, com a expectativa de que a alta corte da Justiça esteja à altura de sua missão histórica.

    Neste sentido, é crucial valorizar as iniciativas coerentes e exemplares que buscam alertar a sociedade para a importância crucial e inexorável da defesa da democracia.

    Por fim, resta lembrar que o poder democrático emana do voto popular; que a História não absolverá os que forem omissos ou desleais; e que, se necessário, o saneamento da Justiça será construído pela sociedade através da recomposição do Senado Federal.

  37. interpretacoes da Legalidade

    Todos sabemos que no Direito  uma coisa sao os textos legais e outra as interpretacoes dos textos para ditar

    um veredito .

    A inocecia na politica nao perdoa e nos momentos de ameaça da Democracia pelo Fascismo é mortal.

     

    O STF, o MPF, o TSE, a PF, a PGR rodas estas  e quaisquier  das instituçoes sao compostas por MULHERES

    e HOMENS da nossa sociedade, com suas ideias pessoais, das que eles adherem, das que eles se sentem

    obrigados de seguir por multiples pressoes . NAO sao maquinas. Seus vereditos sao o resultado complexo

    de muitos fatores.

     

    Hoje  nao podemos esperar como uma “verdade divina” o que eles vao determinar no seus vereditos. O POVO

    conta,  somos nos  O SOBERANO do PODER DEMOCRATICO e  nossa presencia nas   RUAS, nos Espaços publicos

    nas Universidades,Escolas, etc  é o fator indispensavel para  a DEFESA da DEMOCRACIA  E SUA LEGALIDADE,

    nos fator de  LEGITIMIDADE  e REALIDADE  devemos exercer nosso papel politico para nao deixar com todo o poder de decisao absoluto  aos representantes nas instituçoes de arbitragem, policiais e outros corpos armados.

    HOJE devemos estar presentes com argumentos e com a força numerica para que as decisoes sejas tomadas

    responsavelmente com a realidade politica da sociedade brasileira. O fascismo   é antinomico aos valores do

    respeito humano e a paz. 

     

     

  38. Coisas a acrescentar ao pós-impeachment.

    O Procurador-Geral da República pode ser exonerado de ofício antes do fim do mandato dele pelo Presidente da República – em exercício – com a anuência da maioria absoluta do Senado. Isso pode ser visto depois do impeachment da Pr. Dilma. O Alto Comando está ciente disso? Claro que isso pode acontecer. Sem mais espeneios.

    Assim como os Ministros do STF podem ser alvo de impeachment. Se há dois terços pra retirar a Pr. Dilma, imagina uns Ministros do STF. Há grampos por aí, senhores.

    E o novo PGR não será o primeiro da lista, e poderá ser o último, e será brindeiramente alçado ao cargo, sem necessitar novas instruções. E os Procuradores republicamente terão de aceitar isso, pois é a lei, está na Constituição Federal. E a Polícia Federal colocará o galho dentro, ou não?

    Dilma fora, Alto Comando ameaçado. Imagina o PGR com a mira apontada para o PMDB de Cunha, Renan e Temer. E o Dr. Moro, promovido para o TRF para julgar recursos referentes à aposentadoria do INSS, como o Dr. De Sanctis. Tudo voltará ao normal.

    Pano rápido.

  39. Mais Dados para o Jogo

    Nassif:

    agora que a Rosa, que se supunha botão, já se abriu , negando o habeas corpus, o que era esperado, vamos ao que interessa.: o Congresso. Pelo comportamento do Temer e açodamento do Serra, podemos concluir que, da parte dos golpistas, a operação é já vitoriosa. Que assim seja, mas a que custo?

    Isso é o que está me encafifando. Ou será que somos tão idiotas a ponto de consideramos que os “nobres” representantes agem desinteressadamente? Na emenda que proporcionou a reeleição de Fernando Henrique Cardoso, é sabido até pelas pedras, a grana correu solta. Houve até confissão, como a do deputado Ronivon Santiago, que admitiu ter levado R$ 200 mil, claro, sem nenhuma “Lava Jato” para incomodá-lo e aos seus pares.

    Quantos dos ilustres representantes ainda estão no muro, ou seja, em leilão? Você duvida?

    Como você encara a atuação da Fiesp, bancando o “rancho” dos manifestantes que ali acamparam, em claro desafio às “regras” estabelecidas pelo Alkmin para as manifestações. Se pagou ali, quando o objetivo era apenas manter o clima, qual será o seu papel quando se joga o verdadeiro jogo?

    Por acaso tem algum “repórter investigativo” seguindo a grana?

    Pois é meu amigo, é aí que está o perigo. As instituições, como o STF, em que pese a indignação de seus ministros, comportam-se como delas esperava o ex-presidente Lula em seu jargão curto e grosso. Não apenas covardemente, mas a la Jarbas Passarinho, mandando às favas o que resta de escrúpulos. 

    Nesse quadro tenho uma proposta original, difícil de ser aprovada pois trata-se de uma emenda constitucional: que se mude o nome da República Federativa do Brasil para algo mais condizente com o resultado da novela que assistimos: República Surrealista del Gran Paraguay, ou, simplesmente, Paraguai de Cima

     

  40. CONTRA GOLPE URGENTE

    ESTÁ PASSANDO DO TEMPO PARA QUE HAJA UMA REAÇÃO REAL URGENTE POR PARTE D ETODOS CONTRÁRIOS AO GOLPE, A PRESIENTE DEVERIA CONVOAR REDE NACIONA DE TV E RÁDIO PARA EXPLICAR A TODOS COM USO DE JURISTAS EXPLICANDO A SITUAÇÃO GRAVISSIMA POR QUE PASSA O BRASIL.

  41. MAS PELO QUE SE PODE

    MAS PELO QUE SE PODE DEPREENDER DE TUDO QUE VEMOS NO CENÁRIO INSTITUCIONAL DO BRASIL..

     

    O PAÍS MERECE MESMO O TEMMER NA PRESIDENCIA..AFINAL TEMOS AÍ:

     

    CUNHA, RENAN, MENDES, TOFFOLY, WEBER, JANOT, FHC, AÉCIO, SERRA, ETC.

     

    DAÍ PRA FRENTE É SÓ O LULA PEDIR ASILO POLÍTICO AO URUGUAI..

     

     

     

  42. A história e a prova do pudim.

    A prova do pudim está em comê-lo.

    Assim sendo, se a hipótese do Nassif, Paulo Nogueira e Azenha sobre o junho de 2013 estiver correta, pode ser que algo inusitado ocorra.

    E qual era a hipótese?

    Que o povo que tomou as ruas não era CONTRA o governo e as políticas sociais, mas a FAVOR de mais participação, mais investimentos em prol da sociedade e não de grandes empresas e políticos a elas vinculados.

    Essa era a hipótese.

    Será que esse “gigante” irá acordar para o que está acontecendo (uma retomada do poder do Estado, pela Globo, pelas “velhas raposas” da política e o mercado empresarial, especialmente, o financeiro, em conluio com interesses internacionais)?

    Nesse caso, se a hipótese acima apresentada estiver correta, placas tectônicas podem estar se movendo sem que a gente perceba.

    E aí poderá ocorrer uma síntese histórica.

    A esquerda que criticou as massas difusas, na verdade não tinha sido capaz de perceber a essência por trás da aparência. Talvez o movimento do tempo e do espaço os una. E os faça reencontrarem-se num movimento real – que funde pensamento e ação, como um produto histórico – na construção de um Brasil mais moderno.

    As civilizações recuam, mas não retrocedem – historicamente.

    Estamos vivendo um recuo ou a dor de um parto?

    Quem viver verá.

  43. um STF acovardado e derrotado por um juiz de primeira instacia..

    pelo visto o STF está lavando as mãos, não vai ter mais ninguem seguidno as leis, é no grito e na força  mesmo…quem bater na mesa e gritar mais alto leva…

    um STF acovardado e derrotado por um juiz de primeira instacia…

    agora as leis vao existir somente para punir a Dilma/Lula/PT  e para punir/criminalizar as esquerdas….

    para os  demais é liberou geral a esculhambação….está do geitinho que o Cunha gosta…

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

     

     

     

     

     

  44. Como raios as manifestações

    Como raios as manifestações do dia 31 serão maiores se são em uma quinta-feira? Grande parte do sucesso das últimas foi ser numa sexta. As pessoas que trabalham dia seguinte não vão ir na manifestação do di 31. Por que não fazer na sexta, dia 1o de abril, já que esse foi o real dia do golpe de 1964?

  45. Não existe essa possibilidade

    Não existe essa possibilidade de deixar Dilma e sacrificar Lula. Eles estão de tal forma ligados que não pode haver a queda de um e a sobrevivência do outro.  Porque o que está em jogo não é nem um nem outro, exatamente.  É o projeto de país que, bem ou mal, tem sido levado a efeito nesses anos todos. E a retomada do poder, pela força se for preciso, é essencial  para a sobrevivência da direita brasileira e internacional com o apoio de suas mídias vendidas.

    A melhor análise até agora é a que foi feita por Alexandre Tambelli, às13:47 hs. Ele podia atualizá-la com a notícia de que a Weber entendeu incabível o HC proposto por advogado do Lula e outros juristas.

  46. Os cabeças

    A pergumnta agora é onde está Wally?

    Além do grupo dos Marinhos com participação decisiva certamente tem mais gente, e bem grande, nesta história toda.

    As estratégias de longo prazo, muito bem feitas por sinal,  certamente tem origem desconhecida (ainda) e fogem dos Temers, Cunhas e outros operadores.

     

    Por falar em gente grande, por onde anda Daniel Dantas, André Esteves e outros figurões do mundo financeiro nacional e internacional? quando esta gente fica sumida, fico até preocupado!

     

     

  47. acabou

    o Brasil tal como o conhecíamos acabou. não há retorno. vivemos o maior impasse de nossa História. qual Brasil prevalecerá?

    o Brasil do lulismo certamente não. faliu. seus erros nos trouxeram a esta encruzilhada. foi pelos repetidos equívocos do lulismo paz e amor que isto aqui virou um inferno.

    prevalecerá o Brasil de Temer, Cunha, Renan, Aécio, Alckmin, Serra, FHC, Marina, Gilmar Mendes? o Brasil de uma PF autônoma? alguma força armada pode ser autônoma numa Democracia? o Brasil de um MP fora do controle social? o Brasil de um Judiciário venal, seletivo, corporativo e classista? o Brasil de um Congresso ocupado por gangsteres? um Brasil de relações sociais completamente contaminadas pelo ódio do qual sempre foram alvo os negros, os índios, as mulheres, os gays e travestis?

    não haverá nenhuma governabilidade tampouco estabilidade social se este Brasil prevalecer. será  imposto através de um regime de força, pelo terror e aniquilamento da oposição e da resistência.

    mas há um outro Brasil se erguendo poderosamente. a articulação da sociedade civil e a retomada do protagonismo dos movimentos sociais são a ponta de lança de um outro Brasil que surge dos escombros do atual cerco à Democracia. enquanto as instituições se desintegram, uma imensa,  heterogênea e descentralizada resistência se opõe ao cerco.

    são dois Brasis colidindo. um definitivamente morto, nos arrastando junto com ele para o túmulo. e outro lutando por nascer, sem ainda o conseguirmos trazer à luz.

    .

     

  48. Teori é o homem do Golpe

    OS CAPANGAS E OS MANDANTES

    Esqueçam Sergio Moro, ele não vem ao caso. Sergio Moro não faz nada que não lhe seja determinado. Sergio Moro é só o capanga. Seu papel é o do matador de aluguel. É ele quem dispara a arma, sem dó nem remorso, como soe acontecer com os pistoleiros de aluguel. O mandante é outro. Nos crimes de encomenda, o mandante é sempre o mais oculto, é aquele que não pode aparecer ou o que tem que manter a aura de inocência e alheamento dos fatos.
    Não, tampouco o procurador Geral é mandante de nada, é só outro executor do mandante. O procurador não pode nada se o ente maior não permitir. Assim como Moro não pode nada se esse ente não consentir. O mandante, ao que tudo indica, é ninguém menos que ela, a Suprema Corte. Pode até não ser, porém não há ninguém com as mãos mais ensanguentadas que o STF.
    Nenhum juiz de primeira instância fez e continua fazendo o que Sergio Moro faz sem o beneplácito das instâncias superiores, em especial daquela que se diz a Guardiã da Constituição. Ao primeiro sinal de prisão ilegal, o STF deveria ter se pronunciado e mandado soltar quem estivesse sofrendo ilegalidades, fazendo assim prevalecer o que vai escrito em sua suposta protegida. Mas não: o Supremo coaduna, coonesta, corrobora e, como se vê agora, lava as mãos e olha pro outro lado. Se mantém de costas enquanto a Cidadania, os Direitos Fundamentais e a própria Democracia são, sistemática e ininterruptamente violentados. Só faltam assoviar e sair de perto com as mãos cruzadas nas costas…
    O STF tem seu cão raivoso solto e causando estragos, porém não dá o menor sinal de que o quer na coleira. Seus matadores estão à solta e têm uma missão a cumprir. Moro e Janot são só os capangas. O Nome do Golpe é SUPREMA CORTE, como foi em Honduras e como foi no Paraguai. Zelaia e Lugo que o digam.
    Se temos que personificar o Golpe, então que o chamemos de Teori Zavascki. Não, não é Gilmar, o helminto do PSDB na corte, nem tampouco Joaquim, o Silvério do mensalão; muito menos Fux, aquele que precisa de provas da inocência de todos, menos ainda Rosa Weber, aquela contra-parente de Aécio que condena sem provas, porque seu assessor Moro(!) assegurou que, pela literatura, pode-se tudo; erra também quem pensa nas indiretas de Carmen, que decretou a vitória do escárnio sobre o cinismo, só pra atingir certo partido. Todos esses têm sim, a marca indelével do golpe em suas togas. Porém são nódoas antigas, já de todos sabidas. O que vai em andamento, contudo, é novo e se chama Teori Zavaski (afora as mãos trêmulas e pernas bambas de Fachin). E o que o faz ser o novo, não é seu tempo de Corte e sim seu perfil no desenrolar do golpe. Discreto, ao contrário de Mendes, tranquilo, ao contrário de Joaquim e aparentemente inabalável, diferentemente de todos os outros. É o golpe Low Profile.
    Marcelo Odebrecht, como tantos outros, sofrem privação de direitos na cadeia e Teori nem se mexe, a não ser para coonestar o absurdo e fortalecer a ilegalidade. Soltar quem não poderia estar preso, coibir abusos, desfazer shows midiáticos em nome de uma suposta justiça, seria trazer a verdadeira justiça para a Lava Jato e assim desarmar qualquer tentativa de golpe. Mas o que faz, ou fez, Zavascki pra trazer a normalidade ao país? 
    Duas ou três canetadas e Teori poria o Brasil de volta nos trilhos. Mas o que se vê? Com exceção de Marco Aurélio, vemos todo o STF, juntamente com Zavaski, assoviando e olhando pro outro lado, enquanto pisam no sangue que se esvai dos justiçados pelos capangas Moro e Janot.
    Esqueçam Moro. Esqueçam Janot. Tudo só ocorre porque Teori Zavascki permite. Tudo só teria solução se Teori Zavascki resolvesse atuar como Juiz de uma Suprema Corte que se respeita.
    Esqueçam Moro. Teori Zavascki é o nome!
    TG Meirelles

  49. E o novo IBAD?
    GILMAR PROMOVE SEMINÁRIO COM TEMER, AÉCIO E SERRA EM PORTUGAL
    :
    Instituto Brasiliense de Direito Público, que tem o ministro do STF Gilmar Mendes como sócio-fundador, fará um seminário em Portugal com a presença das principais lideranças do impeachment, como o vice-presidente Michel Temer (PMDB), os senadores Aécio Neves e José Serra, ambos do PSDB, o presidente do TCU, Aroldo Cedraz; estará presente ainda o ministro do STF Dias Toffoli, além do próprio Gilmar Mendes

    Brasil 247

  50. sobre a Weber…

    “Rosa Weber é considerada unanimemente uma Ministra séria. Suas vulnerabilidades não se prendem ao caráter, mas à fragilidade emocional  e jurídica nos grandes embates jurídicos, especialmente com implicações políticas como a atual.”

     

    O fato dela não ter se declarado impedida, enquadra-se em qual categoria? Fragilidade emocional ou Jurídica?

     

  51. Rosa Weber é considerada unanimemente por vc uma Ministra séria
    Pois é, Nassif, criticando as críticas corretas dos comentaristas que demonstram as parcialidades da Rosa Weber (pela covardia/apoio do paranaense Fachin que tanto tem demonstrado conluio com GloboMoro), com seu filho Weber trabalhando pela Globo e vínculos parentais com os Weber e os  Aécio Cunha e, pior e escancaradamente, com seu assessor de confiança Sérgio Moro que produziu a maior pérola da anticonstitucionalidade explícita da Constituição, lida pela própria Weber em sua decisão contra Zé Dirceu “não tenho provas mas a literatura jurídica me permite condená-lo”?Seu artigo parece ter sido escrito pelo Zé Mané Cardoso. Parece até que o economista e jornalista que tantos anos morou no condomínio tucano da Folha e arrebaldes de antanhos está procurando o mote do “republicanismo apartidário” para conseguir espaço logo à frente se o golpe der resultado. Mas a Internet ainda Livre não apaga tão rápido as opções políticas e as palavras nela escritas, assim como não apagou, pelo contrário trouxe à visão e memória de todos os cidadãos os acervos visuais dos grandes jornais , mostrando o que foi escrito e o que continua a ser escrito por eles e pelos blogs.Internet ainda (e tomara que para sempre) Livre!”Do lado dos pró-Lula, a disseminação de ataques mencionando o filho que trabalha na Globo, o parentesco com a esposa de Aécio e a assessoria de Moro no “mensalão”. São tão desastrados que parecem até planejados pelos golpistas. Rosa Weber é considerada unanimemente uma Ministra séria. Suas vulnerabilidades não se prendem ao caráter, mas à fragilidade emocional  e jurídica nos grandes embates jurídicos, especialmente com implicações políticas como a atual. Os ataques apenas atiçarão mais as idiossincrasias no STF.”Afinal, você concorda ou não com a decisão da ministra “séria”? Saia do muro, por favor, pra gente saber o que estamos lendo em várias análises sobre o jogo de xadrez.

     

  52. O Nome é Golpe e o Título Seja Qual For o Day After é Golpista

    Há muito tempo o pessoal avisa: pelamordedeus, republicanismo sem preparação do terreno é um erro.

    Agora, até a polícia federal , que antes de 2002 só brincava de pião e pipa , diz que a meritocracia criou a manifestação espontanea do poder em seu(s) bureau(s).

    Diria estarmos em normalidade política quando observamos hipocrisia como tática, rabo preso como tática, farinha pouca meu pirão primeiro como tática, demagogia como tática. Não fossem as concentradas e sincronizadas ações de falsa moral e de falsa bandeira.

    É triste, mas não haverá conciliação a partir desse ponto.

    Todo aquele pessoal que pregava: “Índio não tem alma!” Está de volta. Alguns já apontavam por aí nas sub sessões legislativas.

    Talvez até seja possível trégua, mas o perigo segue além do rompimento institucional para o rompimento federativo.

    Claro que nessa altura do jogo: Constituição x atos ilícitos – legalistas estão em choque.

    Toda lógica civilizatória e o bom senso estão sendo tratados pelo sistema golpista como invenções da esquerda para salvar corruptos.

    Qualquer atitude equilibrada que vise a conservação de todas as forças pela mera mudança direcional tende a rápida execração pública.

    A necessidade é de espaço multidimensional, mas infelizmente, clamam pela bidimensionalidade escancarada.

    Tem uma leva de cabras marcados no tabuleiro onde a “Personificação do Estado de Direito” poderia testar outro nível de organização republicana, haja visto que o modelo aplicado anteriormente foi falho e precisa ser recolhido para um recall.

  53. COMEQUIÉ? A SAÍDA É ENTREGAR LULA?
    Quer dizer então que a única saída que aparece no horizonte é entregar Lula à sanha da direita, já que depor Dilma ia pegar muito mal pra eles?  No post aí em cima, Nassif dá a entender que essa alternativa genial não é dele, mas “é por aí que deverão ser estruturadas as próximas ações anti-golpe”. ANTI-GOLPE, viram bem? Como se pegar Lula não fosse o cerne do golpe. Vamos recapitular o que Nassif tem proposto pra Lula ultimamente? MOMENTO 1: Moro tentou prender Lula, mas não conseguiu, por algum motivo que nossos briosos jornalistas, inclusive os progressistas, não conseguem descobrir – ou não podem nos dizer. O tiro saiu pela culatra, pois, uma vez liberado, Lula fez um excelente pronunciamento de quase meia hora que foi transmitido ao vivo pela TV aberta e teve um impacto extremamente positivo na militância.  Indignado, mas calmo, seguro e desafiador, Lula nos fez lembrar por que se tornou o maior líder popular deste país. De forma praticamente espontânea, as ruas se encheram de gente a protestar em seu favor. Ele continuava correndo o risco de ser preso pelo juizinho fascista de Curitiba, mas a reação era coisa certa. De certa forma, ele estava em vantagem. É justamente aí que começa a campanha para que Lula assuma um ministério, ideia que sempre me pareceu uma tremenda burrice, pois, com a mídia toda contra ele, terminaria prevalecendo a versão de que ele estava “fugindo de Moro”, o que, de fato aconteceu (prevaleceu essa versão negativa). Além disso, sua família ficaria ainda mais exposta à sanha do tribunal de exceção do Paraná.  Nassif, porém, foi um defensor entusiasta da ideia. Seria uam verdadeira panaceia. Lula não estava querendo, segundo Nassif, porque preferia ser preso pela direita e virar mito. Mas Nassif botava a faca nos peitos dele: em vez de querer ser mito, tenha coragem pra ser um estadista. (Este blog foi o primeiro lugar onde vi esse tipo de argumentação que desquqlificava Lula no caso dele não aceitar o ministério; depois vi em mais uns dois outros lugares). MOMENTO 2: Lula aceitou o ministério e deu tudo errado (aconteceu tudo de ruim que se imaginava e muito mais). Não deu certo, mas Nassif até agora não fez auto-crítica. Apareceu num hangout gozando Rodrigo Vianna por ter sugerido que Lula se refugiasse numa embaixada, embora eu não veja outro jeito dele não ser preso – e agora achincalhado, sem a situação de relativa vantagem que tinha logo depois da “condução coercitiva”. MOMENTO 3: No post de hoje Nassif desanca os lulistas. Pela falta de diplomacia com a impoluta Rosa Weber – como se ela fosse votar a favor do HC se “os lulistas” não tivessem levantado suas ligações com Moro e Aécio. Por agirem igual aos golpistas – com robôs e calúnias – só que com muuuuuito menos eficácia. (Além de escrotos, são incompetentes.) Depois, de forma muito trivial, fala da saída que vem sendo desenhada pelos setores anti-Lula “preocupados com a institucionalidade”: entregar Lula à sanha do tribunal de exceção, não importando o fato de que NÃO HÁ PROVAS contra ele (enquanto que Moro cometeu crimes em flagrante). É o preço que teremos de pagar para que Dilma não seja deposta. Embora essas pessoas “preocupadas com a institucionalidade” queiram evitar a deposição só pq vai pegar mal no meio jurídico e no plano internacional. Então é isso, Nassif? Agora é fazer com Lula o que se fez com Dirceu? NÃO, NÃO E NÃO! FUI CONTRA QUANDO ERA DIRCEU E SOU MAIS CONTRA AINDA NO CASO DE LULA.DUVIDO QUE A MILITÂNCIA TROQUE LULA PELA CONTINUIDADE DO MANDATO DE DILMA. 
    EM DEFESA DE LULA!!!  

  54. Temos alguns problemas a

    Temos alguns problemas a longo prazo tb.

    os sindicalistas foram destruidos pela midia, qm deles sobrou que pode se candidatar a um cargo importante tal como lula? E qto ao proprio lula, qm eh poderia sucede-lo daqui uns anos, nao como candidato, mas como essa liderança q ele representa?

    olhe o que estamos passando e o que produzimos. Na ditadura tivemos lideranças como lula e brizola. Agora, nao criamos nenhuma e talvez estamos a ver nascer kataguiris e bolsonaros….

     

  55. Direção

    Isso que vemos é o que o Brasil sempre foi.

    Não estamos inventando um novo tipo de pessoas.

    O que era VELADO agora escancarou…

    O que temos de novo É A POSSIBILIDADE DO POVO LEGALISTA TOMAR CONTA DE SEU DESTINO E ESCOLHER UMA DIREÇÃO!

    Os EUA tem DIREÇÃO!

    Entra republicano ou democrata – ELES TÊM UMA DIREÇÃO –  mudança básica é quem paga mais ou menos impostos!

    A Argentina não tem – Saiu Cristina e Macri mudou a direção!

    Essa será A GRANDE CONQUISTA DO POVO BRASILEIRO!

    Não importa se vai ser PT ou Não PT – o que IMPORTA É A DIREÇÃO!

    É o pré-sal, Amazônia Azul e Verde, BEM COMO SOBERANIA!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador