Odebrecht ameaça curso da narrativa da Lava Jato, por Tereza Cruvinel

Do Brasil 247

Lava Jato: a narrativa sai dos trilhos

Tereza Cruvinel

A Operação Lava Jato desenrolou-se, nos últimos dois anos, seguindo uma narrativa com início, meio e fim. Uma história que devia terminar com Lula preso e responsabilizado pela montagem de um mega-esquema de corrupção para financiar a manutenção do PT no poder. Caracterizado como podre e corrupto, o partido, no final da história, também poderia ter seu registro cassado e desaparecer de cena. De Dilma, cuidaria o Congresso com o impeachment.  Alguns fatos recentes, entretanto,  estão ameaçando o curso da narrativa. Por isso a lista da Odebrecht agora foi posta pelo Juiz Moro sob sigilo, depois de ele ter autorizado a divulgação do grampo Dilma-Lula. Por isso o Ministério Público praticamente dispensou a “colaboração definitiva” da empreiteira.

Em agosto do ano passado, quando José Dirceu foi preso às vésperas do protesto do dia 16 daquele mês contra Dilma e o governo, a narrativa fez uma forte inflexão. Registramos neste blog, no dia 25 de agosto:  “Lava Jato muda narrativa para chegar a Lula”.  Falando sobre a 17ª. Fase, em que Dirceu foi preso, o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, porta voz mais frequente do comando de Curitiba, afirmou repetidas vezes em relação a Dirceu: “Chegamos a um dos líderes principais, que instituiu o esquema, permitiu que ele existisse e se beneficiou dele”. E estabeleceu a comparação com o mensalão de 2005: “O DNA é o mesmo: compra de apoio político”.  Com muita insistência afirmou que o esquema “teve início no governo Lula” e perguntado se o ex-presidente também seria investigado respondeu:“nenhuma pessoa no regime republicano está isenta de ser investigada”. A frase inteira em que ele responsabiliza Dirceu foi claramente insinuante: “Não descarto que existam outros cabeças mas chegamos a um dos líderes principais, que instituiu o esquema, permitiu que ele existisse e se beneficiou dele”.

Vieram as outras fases. A Odebrecht foi a única empreiteira que, mesmo tendo seu principal executivo e herdeiro preso, recusou-se a fazer acordo de delação. Nas fases seguintes, não foram encontradas provas de que Lula era “o outro cabeça” ou a principal cabeça do esquema Petrobrás. Ele então começou a ser investigado pelas obras no sítio de Atibaia e por reformas no apartamento que não chegou a comprar. Dava no mesmo, ou quase.

 O cerco a Lula foi se fechando ao mesmo tempo que o Congresso avançava contra Dilma com o impeachment. Quando ela chama Lula para ajuda-la a resistir e a soerguer o governo, e o nomeia ministro,  Moro dá o tiro de escopeta da divulgação ilegal dos grampos. Foi aí que a narrativa começou a sair dos trilhos. Moro expôs-se mais que o devido, para além do previsto no script.

 A base social de Lula e do PT também foi às ruas. A consciência jurídica manifestou-se contra o impeachment por razões políticas, que assim sendo, ganha outro nome, como disse Renan Calheiros. O nome de golpe.

E para completar, com a operação Xepa invandindo suas sedes em várias cidades, a Odebrecht informa em nota que está disposta a fazer uma “colaboração definitiva” sobre fatos que se relacionam com a existência “de um sistema ilegal e ilegítimo de financiamento do sistema partidário-eleitoal”. Opa, de um sistema? Na narrativa original estava escrito “um partido”.

E começa o vazamento da lista com mais de 300 nomes do “sistema” que receberam dinheiro da empreiteira. Doações legais ou ilegais? Não importa, pois as doações das empreiteiras ao PT não são consideradas como “propinas”.

O “sistema”, segundo a lista, é antigo, remonta aos anos 1980. Opa, isso contradiz o procurador que afirmou sem sombra de dúvida que ele “foi instituído no governo Lula”.

O Ministério Público então avisa que não tem interesse pela delação da Odebrecht. Ela poderia ser um tiro fatal na narrativa.

Mas aí vem Pedro Correa, um velho político das franjas do sistema, com uma delação em que espalha bala para todo lado. Afirma até que FHC comprou a emenda da reeleição com a ajuda do Banco Itaú.

Encalacra o PSDB, o TCU e todo mundo.

O país também tem direito à delação de Pedro Correa. Só falta ela ser protegida por sigilo, como nenhuma outra foi.

Definitivamente, a narrativa está saindo do script original.

Está se caracterizando a existência de um “sistema” de financiamento da política a partir do Estado mas não um financiamento público transparente e lícito. Tal sistema se baseia no financiamento pelo Estado a partir dos contratos com grandes empresas fornecedoras, e nele os operadores de dentro e fora do Estado embolsam uma boa parte. Baruscos e companhia. Um sistema que gera e realimenta a corrupção, qualquer que seja o partido no poder.

Esta verdade não interessa à Lava Jato e aos que dela se valeram para fomentar a crise. Não interessa ao “sistema”.

Mas é a partir dela que poderemos realmente passar o sistema político a limpo para o bem da democracia.  Se ele for mantido,  mesmo com Lula defenestrado da cena política, Dilma afastada e o PT banido para a terra do mal, mesmo com as empreiteiras sangradas, abrindo espaço para empresas estrangeiras, outras crises virão.

A palavra do momento é acordão. Faz-se o impeachment e na poeira todos escapam. Com isso, as ruas não podem concordar. Nem as que estão contra Dilma, nem as que combatem o golpe.

Redação

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem está vazando a lista é

    Quem está vazando a lista é a Odebrecht.

    O Moro não teria interesse em vazar uma lista com propina para o santo, que segundo dizem é o Alkimin.

    Qual o interesse do Moro detonar tucano peludo ?

      1. OK, falamos a mesma coisa com

        OK, falamos a mesma coisa com linguarem diferente.

        vazando ou divulgando, não faz a mínima diferença.

        O importante que a Odebrecht está espalhando merda para todos os lados.

        E caquinha fedida !!!

  2. A lógica

    O impedimento de um governante pode ocorrer através de um processo previsto na constituição.A esquerda nega que se configure este quadro processual ,porque alega que o suposto crime de responsabilidade imputado à presidente é forjado pelos seus adversários detentores do poder político e econômico , e também porque supostamente considera inidôneos aqueles que eventualmente irão julgá-la.Sob esta ótica é perfeitamente compreensível a conclusão de que impeachment é golpe. Haveria outro raciocínio ? De qualquer forma,  as cartas já foram lançadas.

  3. e o ‘santo’, quem é o ‘santo/apóstolo’ em são paulo?

    assim eles esculhambam a vaza jato, já viram que não rende mais. está na hora de segurar para proteger os ‘santos’ patrocinadores.

  4. Memorial da lava-Jato

    Por isso acho de SUMA IMPORTANCIA, QUE OS BLOGS SUJOS TENHAM A SUA NARRATIVA DA LAVA-JATO, não somente as “oficiais” do PIG, do MP, com toda CRONOLOGIA PARA QUE POSSAMOS TODOS ENTENDER O ROTEIRO DOS GOLPISTAS.

  5. Se investigassem a existencia

    Se investigassem a existencia de alguma lista dos planos de saúde , saberiamos quem pegou grana para derrubar a CPMF, os hipocritas que cantaram o hino nacional após a votação, tenho certeza que varis nomes iriam surgir nas “doações legais” , mas, não vem ao caso.

      1. Você não entende o que é uma

        Você não entende o que é uma ironia, não? Explico, já que é necessário. A expressão usual não é bala, é outra coisa. Acho que você consegue deduzir…

  6. Excelente tocou no ponto que

    Excelente tocou no ponto que eu já havia falado. Poderemos ter agora duas manisfestações na Rua: A dos que querem a punição somente oa PT e essa os procuradores da Lava Jato e Moro, estarão na linha de frente; E dos que querem passar o país a limpo, mas principalmente o sistema de propina do mundo político, nessa esratão a frente todos os legalistas.

  7. Santa hipocrisia, isto sim…
    Isso aí é um eterno jogo de guerra nas estrelas, aonde sempre coexistirão os lados “negros” e brancos da Força!
    Ou alguém imagina que o Judas foi só aquele que delatou Cristo por 30 moedas?
    Neste mundo todo, do Japão ao Haiti, sempre haverá um filho-da-puta desfilando de Ferrari com dinheiro desviado da merenda das criancinhas. ..
    E também, poderosos escrotos e seus drones jogando bombas em hospitais e escolas alegando legítima defesa…
    Tem jeito não: homo sapiens, tua herança foi essa desgraça geral!!!
    Aff!!! Nem os seus Deuses salvam!!!

  8.  
    Ligaram o ventilador e, não

     

    Ligaram o ventilador e, não assutaram que a merda não havia sido recolhida. Ai veio, lascaram-se todos. Até as vestais, que se passavam por virgens…sairam fedendo que nem sanitário público.

    Orlando

  9. “Se ele for

    “Se ele for mantido,(…)”

    Claro que será! Essa zorra vem assim desde 1549, e o único objetivo no momento é expulsar do trono “os intrusos” da Senzala que ousaram dele apossarem-se. A elite nacional (exceções de praxe, por favor) não vive sem roubar! Está no seu DNA.

    De fato tudo que ora vemos é produto da teimosia da Dilma em querer fazer omeletes sem ovos; querer peitar o quatrocentista sistema de ladroagem sem gente pra isso. Só vai conseguir tornar a sociedade mais cínica porque, ou desesperançada, ou com a cultura do roubo consolidada.

    Não se futuca o cão com vara curta.

  10. Se esse povo não acordar para a realidade dos fatos…

    Creio que quem entre nós, não enxergou ainda, ou não tem acesso a internet, só à imprensa, e não pensam com a cabeça.
    Está mais do óbvio que tudo vem sendo preparado e forjado para a derrubada do governo, desde a vitória em 2014.
    Tentam de todas as maneiras, e com isso, travam o país, gfazendo não só o governo sangrar, mas principalmente o povo que não é tão elite assi, o trabalhador. 
    Gostaria de ver o congresso acordando do que estão colaborando para o “Empeachment”  Golpe, que isso, ao infrigir dos ovos, serão derrotados também. Porquenão será bom pra nenhum brasileiro. Pelo menos você povo, Acordem!

  11. /Cmd+V 
    Creio que quem entre

    /Cmd+V 

    Creio que quem entre nós, não enxergou ainda, ou não tem acesso a internet, só à imprensa, e não pensam com a cabeça.
    Está mais do óbvio que tudo vem sendo preparado e forjado para a derrubada do governo, desde a vitória em 2014.
    Tentam de todas as maneiras, e com isso, travam o país, gfazendo não só o governo sangrar, mas principalmente o povo que não é tão elite assi, o trabalhador.
    Gostaria de ver o congresso acordando do que estão colaborando para o “Empeachment” Golpe, que isso, ao infrigir dos ovos, serão derrotados também. Porquenão será bom pra nenhum brasileiro. Pelo menos você povo, Acordem!

  12. Creio que quem entre nós, não

    Creio que quem entre nós, não enxergou ainda, ou não tem acesso a internet, só à imprensa, e não pensam com a cabeça.
    Está mais do óbvio que tudo vem sendo preparado e forjado para a derrubada do governo, desde a vitória em 2014.
    Tentam de todas as maneiras, e com isso, travam o país, fazendo não só o governo sangrar, mas principalmente otrabalhador,  o povo que não é tão elite assim, 
    Gostaria de ver o congresso acordando do que estão colaborando para o “Empeachment”  Golpe, que isso, ao infrigir dos ovos, serão derrotados também. Porque não será bom pra nenhum brasileiro´e todos lembrarão.
     Pelo menos você povo, Acordem!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador