
Jornal GGN – Na sexta-feira, dia 12, a OMS agradeceu o governo de Cuba, pelo envio de 165 profissionais de saúde para auxiliar no atendimento de ebola na África Ocidental. No apoio recém-anunciado, estão incluídos médicos, enfermeiros, epidemiologistas, especialistas em controle de infecções, especialistas em cuidados intensivos e agentes de mobilização social. A ação se concentra em Serra Leoa.
“Cuba é conhecida mundialmente por sua capacidade de formação de médicos e enfermeiros destacados, bem como pela sua generosidade em ajudar outros países no caminho para o progresso”, disse a diretora-geral da OMS.
“Se quisermos ir para uma guerra contra o ebola, precisamos de recursos para lutar”, disse Margaret Chan, diretora-geral da OMS. “Estou muito grata pela generosidade do governo cubano e dos profissionais de saúde que vão fazer a sua parte para ajudar a conter o pior surto de ebola da história. Esta colaboração vai fazer uma diferença significativa em Serra Leoa”, disse ela.
Para o enfrentamento do ebola, proposto no dia 28 de agosto, a OMS enfatiza a necessidade de dar uma resposta de escala massiva em apoio aos países afetados. O compromisso do governo cubano é um exemplo do tipo de esforço internacional necessário para melhorar e reforçar as capacidades nacionais, disse a agência da ONU para a área de saúde.
Os profissionais de saúde cubanos serão enviados para Serra Leoa na primeira semana de outubro e ficarão lá por 6 meses. Todos já haviam trabalhado anteriormente na África.
alfredo machado
15 de setembro de 2014 8:52 pmIronia
Nassif,
A ONU não está preocupada com os salários a serem recebidos pelos médicos cubanos ? Como foi a tal contratação, ou foram de graça ? Muitos médicos brazucas se preocupam bastante com estes detalhes burocráticos, já com o ebola…
Todos os 165 profissionais cubanos já haviam trabalhado na África, como é possível isto?
Frederico69
15 de setembro de 2014 9:14 pma amb devia fazer o mesmo
afinal os médicos cubanos evitaram que os nossos tivessem que ir pro interior.
quem sabe eles não terceirizam com cuba uma delegação ‘brasileira’??
sergio m pinto
15 de setembro de 2014 9:33 pmMédicos cubanos? Só não pode
Médicos cubanos? Só não pode em Pindorama, uai.
Lucinei
15 de setembro de 2014 10:17 pmIiiihhh, a ONU cubanizou!
Iiiihhh, a ONU cubanizou!
Luiz Cesar 2
15 de setembro de 2014 11:21 pmLucinei e Alfredo, o CRM já
Lucinei e Alfredo, o CRM já está preparando um protesto, vigoroso, contra a ONU por mandar médicos cubanos para o interior da África e pagar salários de U$ 1.500.
Marcelo Henrique
16 de setembro de 2014 12:09 amCRM
O Conselho Regional de Medicina virá a público arregimentar seus probos médicos para, a exemplo dos médicos cubanos, prestarem todo tipo de ajuda no combate à epidemia. Por uma questão burocrática o Conselho de Medicina vem perdendo precioso tempo e pede desculpas à OMS por não ter se apresentado antes do Governo Cubano.
Patricinho
16 de setembro de 2014 3:27 pmO comunismo começa assim.
Primeiro mandam profissiomais de saúde solidários, socialistas. Depois contaminam aquela gente braba com o pensamento comunista. Depois tornam a África um continente todinho vermelho, que nem estão fazendo nos rincões do Brasil.
Tomara fosse assim, tomara.