Os desenhos de crianças que sofreram abusos

Do Ovelhas Voadoras

Os monstros da minha casa – Desenhos de crianças retratando o abuso que sofreram
 
LUCAS MOMBAQUE
 
Esses são os desenhos da exibição bizarra e comovente “os monstros da minha casa” que aconteceu em Outubro de 2010, na Espanha. Várias crianças que sofreram abusos sexuais fizeram esses desenhos acompanhados por especialistas, que interpretaram as imagens.
 
Andreu, 8 anos

Foi abusado pelo padrasto desde os 4 anos. No desenho ele representa ele mesmo em pânico, e dá atenção especial ao zíper da sua calça e os botões de sua camisa, que pra ele representam um símbolo de quando os atos sexuais iriam começar.
 
Fernando, 13 anos.
 
 
Ele foi abusado pelo seu pai desde cedo, e agora mora com a mãe, que conseguiu fazer ele se recuperar bem. Ele desenhou o pai como um demônio em um bar, bebendo cerveja e jogando em caça-níqueis. Os riscos saindo do demônio representam o cheiro de álcool. Fernando sente raiva quando mencionam o pai perto dele.
 
Elena, 6 anos.
Elena sofreu abusos sexuais do seu pai. Agora ela vive com a vó. No desenho, ela coloca sua avó e sua mãe bem grandes. Ela se sente protegida perto das duas. Ela também representa o seu pai transando com ela, bem pequeno, em cima das letras.
 
Continua aqui

 

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Muita calma nessa hora

    É necessário muito cuidado ao tentar-se interpretar desenhos de crianças muito pequenas, em idade pré escolar, por exemplo.

    No mais das vezes são apenas desenhos.

    Dar interpretações de adultos para esses desenhos pode ser uma irresponsabilidade.

    No EEUU, houve, anos atrás, uma verdadeira máfia de psicólogos interpretando desenhos infantis e vendo abuso sexual neles. Muito pai teve problemas com a justiça por conta de um divórcio litigioso onde a mãe aparecia com uma interpretação de um desenho dos filhos avaliado por uma “psicóloga” como prova de abuso sexual.

  2. Desenhos e palavras

    Não percebo nenhuma conotação sexual nos desenhos mostrados. Creio que se os desenhos fossem interpretados sem que se conhecesse a história dos autores não chegaria nem perto de tais interpretações.

    Outrossim chamo a atenção para o texto da analise do terceiro desenho (Elena, 6 anos): “…o seu pai transando com ela…”. Não creio que “transar” seja o termo indicado para descrever a situação afinal trata-se de abuso sexual perpetrado por um pai em sua filha de seis anos.  

     

  3. É pra chorar. Sou pai de duas

    É pra chorar. Sou pai de duas lindas moças, uma de 25 e outra de 11. São lindas e foram criadas no seio da família com carinho e proteção. Peço a DEUS que esta guarda de uma família para todas as crianças.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador