Os padrões de tomadas elétricas pelo mundo

Por Paulo Gurgel Carlos da Silva, no Portal LN

Uma tomada elétrica é o ponto de conexão que, através de um plugue macho conectado a ela, fornece a eletricidade que faz funcionar um aparelho.

(Nem precisava definir, todo mundo sabe o que é uma tomada.)

Desde o dia 1.º de julho de 2011, a NBR 14136 é o padrão oficial de tomadas no Brasil. O padrão foi escolhido por ser o mais seguro e por contar com o condutor terra. E os aparelhos elétricos e eletrônicos produzidos atualmente no país, para serem certificados pelo Inmetro, devem sair de fábrica com um modelo de plugue apropriado a este padrão de tomadas.

Modelos de tomadas pelo mundo

Deve ser um pesadelo para quem gostar de viajar pelo mundo levando seus aparelhos, não?

 

Redação

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. complementando

      Podemos categorizar as tomadas em tristes, assustadas, nervosas e felizes. A nossa é uma feliz de cabeça para baixo.

      magnus

      complementando sua douta arguta observação… eu gostei mais das tomadas risonhas felizes da Dinamarca e as da chave da Alemanha e também das engraçadas assustadas da chave do Canadá… cujas feições imagéticas humanizadas têm mais empatia instintiva com os dedinhos curiosos das crianças…

  1. Os problemas no sistema adotado

    O sistema adotado de 3 pinos tem duas opções, uma para pinos mais finos  de 4 mm (até10 A) e outra com pinos mais grossos de 4,8 mm (até 20 A) de espessura.  

    Teoricamente um plug de 10 A (fino) pode ser ligado em tomadas de 10 A e 20 A. Digo teoricamente, pois o uso constante de plugs de 10 A em tomadas de 20 A diminui em muito o tempo de vida útil da tomada. Isto se deve, provavelmente, a um contato deficiente do pino mais fino com o orifício mais grosso. As tomadas sobreaquecem, pelo mau contato, e derretem. 

    Tenho trocado várias tomadas de 20 A, com menos de um ano de uso. Isto cria um grande problema para decidirmos onde colocar tomadas de 10 A ou de 20 A. Numa pia de cozinha, por exemplo, usaremos plugs de 10 A e de 20 A. O pior é que visualmente é difícil diferencia-los.

    Outro grande problema é que prédios antigos não costumam ter terra nos quadros. Levar o terra para todos os apartamentos seria tarefa do condomínio. Nem sempre há consenso para esta instalação pelo condomínio, então as unidades reformadas ficam com o sistema novo porém com o terra desativado.

    Não adotamos, com certeza, um sistema adequado. Ele garante, mesmo assim com restrições, maior segurança somente em edificações novas (já com fio terra). Além disto, as adequações (adaptadores) para quem ainda permanece com tomadas de padrão antigo deixam o sistema mais vulnerável.

     

      1. Eu construo assim há pelo menos 20 anos

        Luis,

        É verdade o que você colocou, mas deveriam ter.

        Nas casas que eu construi ou reformei sempre instalo o terra, há mais de 20 anos.   

        1. Pode ser agora, Gil, mas nao

          Pode ser agora, Gil, mas nao era “normal” no Brasil ha 35 anos atraz e ate a ultma vez que notei (em 2000, quando meu sobrinho queimou uma maquina de “sauna” de um sitio de aluguel no aniversario de 80 da minha mae) ainda nao existia (exatamente porque esse fio nao existia a maquina de vapor se queimou).

          Eu tambem nao conheco fio-terra em tomadas de BH, nem sequer um.

    1. Para saber a amperagem correta da tomada

      Use a fórmula: potência (W) = voltagem (V) x amperagem (A)

       

      A potência dos aparelhos normalmente (talvez sempre) é informada em alguma etiqueta.

       

      1. nāo é este o problema

        O problema ė que numa área de pia você pode precisar de tomadas de dois tipos. Processadores mais potentes e cafeteiras tem plug de 20 A. Liquidificadores plug de 10 em geral. Quem liga sem prestar atenção usa  o liquidificador na de 10 ou de 20A pois as duas aceitam o plug de 10 e tem pouca diferença visual. As tomadas vermelhas, custumo usar para a tensão de 220 Volts.

        Aí reside o problema. Se usar continuamente o plug de dez em tomadas de 20A elas terão puco tempo de vida útil.

         

         

      2. Tomadas elétricas

        O termo “AMPERAGEM” e “VOLTAGEM” do ponto de vista da engenharia não são corretos.

        O certo é dizer:

        “TENSÃO” a qual é medida em volts, representado sempre com um “V” maiúsculo porque esta unidade de medida é uma homenagem ao físico italiano Alessandro Giuseppe Antonio Anastasio Volta (1745 – 1827)

        “CORRENTE” a qual é medida em amperes, representado com um “A” maiúsculo porque esta unidade de medida é uma homenagem ao cientista André-Marie Ampère (1775 – 1836). 

  2. Outro dia em meu serviço, uma

    Outro dia em meu serviço, uma colega cheia de razão, daquelas que finalizam o discurso contra o Lula e a Dilma dizendo que leu na Veja, me veio com sua indignação com o padrão de tomadas brasileiro. Falou que poderia me mostrar uma entrevista de um cientista, que havia lido em tal e tal lugar, que o padrão foi imposto para enriquecer o filho do Lula. Na mesma linha do jatinho, da mansão, etc. 

    Ela transbordava seu ódio e sua ira. Não pus fermento para não render o assunto e mudei o rumo da conversa. De pouco adiantou: e me veio ela novamente com padrão de tomadas, Friboi, jatinho. Respirei. Pensei, seriamente, se sugeria que ela fosse à merda naquele momento ou se mais tarde. Não fiz nem isso nem aquilo. Saí em silencio. A iracunda colega já está impregnada de suas certezas e de um ódio que lhe cega. 

    1. Bom Gustao existe um pouco de

      Bom Gustao existe um pouco de cegueira em vc também em defender este governo do PAO E CIRCO que esta sendo o mais corrupto dos ultimos tempos… E o povo ignorante continua feliz em sua vida medilcre e os “bolsas idiotas” e o “mais medicos que não são medicos”… Desculpe não queria desviar tanto assim o assunto… E viva a tomada jabuticaba e os ignorantes que dela gostam.

  3. Padrão de tomadas elétricas

    O pior são os desinformados, desatents, distraídos brasileiros que atribuíram a Lula/PT este tipo de tomada no Brasil, onde todo o mundo só tinha um padrão. Agora se sabe mesmo a verdade das tomadas. Só faltou incluir o focinho de porco, que deve ser o padrão que os idiotas aprovam.

  4. Não é jabuticaba

    Quando foi feita a mudança também ouvi muitas reclamações sobre a tomada jabuticaba do Brasil. Em maio do ano passado viajei à Suiça a trabalho e qual não foi minha surpresa ao descobrir que a jabuticaba era uma… cereja? O Novotel de Zurique vende por um preço razoável um kit com 3 tomadas para fazer a extensão com qualquer tipo de tomada da UE e EUA. 

  5. Cúmulo da (des)Globalização

    Cúmulo da (des)Globalização

    Morei 01 ano na Inglaterra, aquele país que se considera uma ilha isolada de outras nações (rs…)

    Imaginem um cara recém formado em Londres, duro, vivendo de bicos e “paitrocínio” (quando a coisa apertava) comprando produtos destinados ao mercado da Índia e Paquistão (mais baratos) nas lojas dos chineses. Nas primeiras compras só quando chegava em casa via que o plug não servia. Tocava eu ir na Trafalgar Square ou outro ponto turístico qualquer comprar o adaptador para as tomadas inglesas!

    (só depois soube que nesses pontos turísitcos era possível comprar TODOS os adaptadores para TODOS os aparelhos elétricos existentes na face da Terra, nem que fosse preciso formar um “trem” de adaptadores pra fazer funcionar o carregador de bateria da sua câmera.

    O mesmo acontecia quando ia pra “Europa” e trazia de lá alguma coisa mais barata (Pounds x Euros) e toca procurar mais adaptadores.

    E as coisas que “importava” do Brasil? Lá ia eu…

    Isso num país que não dá pra secar o cabelo ou usar barbeador elétrico depois do banho pq é proibido ter tomadas ou qualquer contato com eletricidade nos banheiros! Estranhamente na cozinha isso não acontecia…

    Pra acender a luz na hora de se aliviar a gente puxava uma cordinha de tecido presa no teto no melhor estilo “casinha”!

    Toda vez eu pensava na rainha tenho que puxar essa cordinha pra sentar no “trono”!

  6. Adendo

    Só uma pequena complementação: nossas tomadas made in Brasil possuem 2 diametros: 4,0mm – 10A e 4,8 mm – 20A, ja as tomadas Suiças apesar de terem o mesmo formato possuem 4,5mm de diametro.

    Seus aparelhos com tomada de 20A (4,8mm) só ligarao no Brasil…

    Nada de viajar com secador de cabelos, nao vai adiantar. Compre um fora que e muito mais barato e quando voltar ao Brasil, use um adaptador.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador